sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Waltinho fará campanha em 13 municípios no final de semana

A programação do final de semana do deputado Walter Alves (PMDB) começa nesta sexta-feira, com visita a três municípios:
1 - Barcelona em apoio à reeleição do prefeito Carlos Zamith (PMDB).
2 - Serra Caiada, em apoio à candidata a prefeita pelo PMDB, Ana Angélica - Keka.
3 - Bom Jesus, em apoio à reeleição do prefeito Edmundo Júnior, o Júnior de dona Lourdinha, também do PMDB.
Amanhã, sábado Waltinho estará nos seguintes municípios:
1 - Lucrécia, onde apoia o candidato a prefeito do PT, Dr. Fernandi Pimenta, cujo vice, Vanildo Soares é do PMDB.
2 - Frutuoso Gomes, em apoio à releição do prefeito Lucídio Jácome (PSD) e vice, Vera Lúcia Todrigues (PMDB).
3 - Patu, em apoio à candidata a prefeita Evilásia Gildênia (PSB) e vice, Gorete Fortes (PMDB).
4 - Messias Targino. em apoio ao candidato a prefeito Arthur Targino, do PMDB.
5 - Janduís, em apoio à chapa Lídia Félis (PSDB) e João Neto (PMDB).
6 - Caraúbas, em apoio à reeleição do prefeito Ademar Ferreira (PMDB).
Visitas marcadas para o domingo, dia 2:
1 -Antônio Martins, para apoiar a reeleição do prefeito Edmilson Amorim (PMDB).
2 - Olho d´Água dos Borges, onde apoio o candidato a prefeito Brenno Queiroga (PMDB).
3 - Felipe Guerra, onde apoia Iolanda Costa (PMDB).
4 - Apodi, em apoio à reeleição da prefeita Gorete Silveira (PMDB).
Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Walter Alves.

RN tem (ou teve?) um deputado marcado para morrer

Um deputado estadual do RN teve sua execução contratada por um grupo liderado pelo presidente da Câmara de Assu, Odelmo Rodrigues.
O nome do parlamentar não foi revelado.
Dois pistoleiros chegaram a ser encarregados de executar o crime. 
Falharam e, por isso, foram mortos.
Por denúncia do Ministério Público, Odelmo foi preso.
Quem será o deputado que escapou da morte?
A ameaça continua?
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no portal da TRIBUNA.

Governo Dilma acena com 63 mil vagas no serviço público em 2013

A informação está no portal do CORREIO BRAZILIENSE e tem como fonte a proposta orçamentária do Governo Federal para o próximo ano.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Internet restabelece acesso ao Facebook

Tão logo acabei de postar a nota abaixo, verifiquei que o Facebook voltou a permitir acesso normal no Brasil.
O ESTADÃO acaba de restabelecer o anúncio normal na capa do seu portal com um grupo de leitores que o seguem ou curtem no Facebook.

Acesso ao Facebook está suspenso no Brasil

A Internet suspendeu o acesso ao Facebook no Brasil às primeiras horas desta sexta-feira.
Acredito que seja por decisão judicial.
Os jornais que costumam abrir espaço para os leitores que os curtem ou seguem no Facebook, o ocupam com o anúncio aí à direita, do ESTADÃO, informando que sua página no Face "não está disponível".

Anunciado aumento de 30% para os militares

O aumento sairá em três parcelas de 9,2% cada, a partir de 1º de março de 2013 - informa reportagem de O DIA, creditando a informação ao ministro da Defesa, Celso Amorim.
A primeira parcela sai no contracheque de abril.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

FIFA muda tabela da Copa para o Brasil jogar no Maraca mesmo que não chegue à final

O plano da FIFA ainda está em segredo, mas foi revelado nesta quinta-feira, pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao participar de um debate na Federação do Comércio.
O prefeito não deu maiores detalhes, mas o jornal O DIA está publicando ampla reportagem sobre o assunto na edição desta sexta-feira.
De qualquer forma, para jogar no Maracanã mesmo que não chegue à final. a seleção Brasileira terá que chegar, pelo menos, à fase de quartas-de-final.
A reportagem, que está na manchete de capa da edição impressa, encontra-se disponível AQUI.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Participação do povo na eleição é crucial, diz Lula

Charge de Eliabe Alves


Brasileiro é finalista do Festival Youtube em Veneza

O curta brasileiro "Cine Rincão" classificou-se como um dos 10 finalistas do Festival de Curtas do Youtube, cujo vencedor será conhecido no dia 2 de setembro no 69º Festival de Cinema de Veneza (Italia).
O curta - dos cineastas Fernando Grostein Andrade e Fernanda Fernandes - foi um dos três brasileiros classificados entre os 50 semi-finalistas.
Está concorrendo a um prêmio de 500 mil dólares.
Conta a história real de um garoto de 15 anos, da periferia de São Paulo, que sobrevive a um tiro no peito.
CLIQUE AQUI para ler reportagem no portal DW.

NASA planeja implantar base na Lua

A revelação foi feita em Moscou pelo diretor de voos tripulados, Michael Serber, discursando no Congresso Internacional Aeroespacial - informa o portal VOZ DA RÚSSIA.
CLIQUE AQUI para ver a nota completa.

João Paulo Cunha "joga a toalha" em Osasco-SP

O ex-presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT), condenado pelo STF no caso do mensalão, decidiu retirar-se da disputa pela Prefeitura de Osasco-SP.
Apesar de ter o apoio do atual prefeito, João Paulo estava em terceiro lugar na última pesquisa divulgada.
A informação está no blog Terra Magazine, assinado por Bob Fernandes.
CLIQUE AQUI para ler a nota completa.

Equipe da UFRN participa de evento sobre astronomia na China


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte participa da XVIII Assembleia Geral da União Astronômica Internacional (XVIII International Astronomic Union - IAU), que acontece em Pequim (China) desde o dia 20 deste mês.
A equipe potiguar é liderada pelo professor Renan Medeiros, coordenador do Programa de Pós-graduação em Física (PPGF) da UFRN. 
O evento discute, até esta sexta-feira, dia 31 de agosto, os últimos avanços na Astrofísica e Astronomia.
Esse é considerado o maior evento da área em todo o mundo, ocorrendo a cada três anos. Em 2009, o encontro foi no Rio de Janeiro.
Divulgação da AGECOM.

Orçamento projeta mínimo de R$ 670,95 em 2013

A proposta orçamentária para 2013 do Governo Federal projeta um salário mínimo de R$ 670,95.
Ou seja: O reajuste com relação ao valor atual é de 7,9%.
CLIQUE AQUI para ler reportagem no portal do ESTADÃO.

Representantes de 30 países discutem engenharia de dados na UFRN

Começou ontem, em Natal, a 13ª Conferência Internacional em Engenharia de Dados e Aprendizagem Automática (IDEAL, do inglês International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning). O evento acontece até amanhã, sexta-feira, dia 31, e conta com palestras, plenárias e sessões técnicas.
A Conferência tem o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que será representada por alunos, professores e diretores durante todo o evento. A reitora Ângela Paiva, que esteve presente na abertura oficial do evento, saudou a todos os participantes e expressou a alegria de ter a UFRN engajada em mais um evento deste porte.
“Estou convencida de que, com eventos assim, o conhecimento científico se afirma. E mais convencida estou de que é com o sentido social implícito nos ganhos que resultarão das atividades deste encontro que a instituição universitária pública cumpre, na plenitude, o seu papel”, disse a reitora em seu discurso de abertura.
Além da presença da reitora, a UFRN estava representada na mesa de abertura pelo professor José Daniel Diniz de Melo, diretor do Centro de Tecnologia da UFRN. O evento de abertura também contou com a presença de representantes do governo e de instituições de apoio à pesquisa do estado, além dos coordenadores do evento, os professores José Alfredo Costa e Hujun Yin, da Universidade de Manchester.
Em sua 13ª edição, é a primeira vez que a Conferência acontece em um país do hemisfério sul e conta com participantes de 30 países diferentes. O evento envolve professores, pesquisadores, profissionais, alunos e empresários das áreas de engenharia e computação, interessados nas áreas de análise e gestão inteligente de dados, mineração de dados e sistemas de aprendizagem associados.
Gestão de dados
A Conferência se destina a estudar sistemas avançados de computação, tópicos emergentes e desafiadores do conhecimento científico contemporâneo, reunindo cientistas e pesquisadores de diversos países. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC) é, como descreve a reitora Ângela Paiva, “uma oportunidade ímpar para troca de conhecimentos e experiências”.
A reitora ressaltou em seu discurso, também, a atuação da UFRN na área, com o desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), software de gerenciamento de dados que é utilizado por instituições de todo o país. O SIGAA foi adaptado recentemente pela Secretaria Estadual da Educação sob o nome de SIGEduc e integra todo o sistema educacional do Estado.
A UFRN também se destaca pelos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação, além do programa Metrópole Digital, que promove a inclusão de jovens estudantes do ensino médio público. “Temos feito da Informática uma mola propulsora para nosso desenvolvimento”, disse a reitora Ângela Paiva.
Nota encaminhada pela AGECOM.

TRE-RN terá nova direção a partir de amanhã


O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), desembargador João Batista Rebouças, toma posse às 17h de amanhã, sexta-feira (31), no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE). 
Na mesma solenidade, será empossado o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Amílcar Maia. Os dois estarão à frente da administração da instituição no biênio 2012-2014.
João Rebouças, que comandará o processo eleitoral que culmina no dia 7 de outubro, nasceu em Areia Branca, no oeste do Estado. É graduado em Direito pela UFRN, pós-graduado em Direito Público e Mestre na área de pesquisa Político-Jurídica. Foi Juiz de Direito das Comarcas de Pendências, Martins, Mossoró e Natal.
Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJ/RN) em novembro de 2004. Atualmente é diretor em exercício da Escola da Magistratura do RN e presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público para o provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal Permanente do TJ/RN.
Amílcar Maia é natural de Mossoró. Foi nomeado Juiz de Direito em dezembro de 1990 para a Comarca de Almino Afonso. Em seguida, assumiu as Comarcas de Patu, Mossoró e Natal. Em outubro de 2008 foi nomeado desembargador e atualmente integra a Primeira Câmara Cível.
O COJE localiza-se na Rua da Torre s/n, Tirol, próximo a entrada do Parque das Dunas, antigo Bosque dos Namorados.
Nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação do TRE-RN.

Salesiano anuncia trabalho social em três comunidades de Natal


A comunidade educativa do Salesiano São José promoverá uma manhã de solidariedade e confraternização, neste sábado, 1º de setembro, em prol das famílias carentes do Passo da Pátria, Favela do Maruim e Rocas. A Ação Social acontecerá das 8h às 11h, no colégio da Ribeira.
O colégio promove essa Ação Social todos os anos. “Esse evento é importante para as comunidades circunvizinhas de nosso colégio, porque a maioria delas são comunidades repletas de jovens em situação de risco ou famílias inteiras desprovidas de assistência social”, explica Pe. Carlos Junior, Coordenador de Pastoral do Salesiano de Natal.
Por meio dessa Ação Social, com participação de educadores, alunos, ex-alunos, pais, entre outros membros da sociedade em geral, será possível oferecer, de forma eficaz e eficiente, serviços sociais e educativos para todo esse público. “E o que é melhor, de forma rápida, amorosa e gratuita”, acrescenta o Padre.
           Na manhã do próximo sábado as famílias contarão com clínico geral, orientação odontológica, pediatria, orientação jurídica, orientação psicológica, orientação religiosa, corte de cabelo, teste glicêmico, além de brincadeiras e oficinas para a criançada.
            “Essa ação também é importante para a Família Salesiana, porque representa a nossa fidelidade e perseverança no carisma educativo e evangelizador deixado por São João Bosco. O nosso santo fundador voltava uma atenção especial e específica para os jovens e para as famílias pobres e mais necessitadas”, finalizou Pe. Carlos Junior.
Nota encaminhada por Carla Sousa, coordenadora de Comunicação do Salesiano.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Reviravolta na campanha eleitoral do Recife

O candidato do governador Eduardo Campos à Prefeitura do Recife, Geraldo Júlio (PSB), subiu de 7% para 29% na pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira e empatou com o candidato do PT, senador Humberto Costa que caiu de 35% para 29%.
A pesquisa anterior foi realizada nos dias 19 e 20 de julho.
O candidato do DEM, ex-governador Mendonça Filho que, na pesquisa anterior, estava em 2º lugar com 22%, na de hoje caiu para 9%; e o candidato do PSDB, Daniel Coelho, subiu de 8 para 12%.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem completa no portal da FOLHA.

Imposto e lucro aumentam o preço do carro brasileiro

Reportagem de O GLOBO revela que um carro brasileiro chega a custar 106% mais que o estrangeiro, embora o custo de produção no Brasil seja menor do que a média internacional.
O GLOBO publica um gráfico mostrando que um carro cujas despesas com produção e distribuição representam, no Brasil, 58% do total, no mundo não sai por menos de 79%.
O que custa mais no Brasil são os impostos (32%, contra 16% no mundo); e o lucro das empresas - 10% no Brasil e 5% no mundo.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.
Gráfico reproduzido de O GLOBO

Ecocil entra no "Liquida Natal" e vai sortear um apartamento

A Ecocil vai patrocinar o "Liquida Natal 2012" que ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro. 
A cada R$ 25 reais em compras nas lojas credenciadas o consumidor recebe um cupom para concorrer a 5 motos, 5 caminhões de prêmios, 1 carro 0km e 1 apartamento Ecocil.
A grande novidade é a participação pela primeira vez de uma construtora no "Liquida Natal". 
Os clientes que comprarem um apartamento Ecocil  durante a campanha, também receberão um cupom a cada R$ 25. 
Ou seja, se o cliente comprar um apartamento de R$ 150.000,00 receberá 6 mil cupons que darão o direito de concorrer a todos os prêmios.
Para maiores informações: Henrique Cavalcanti: (84) 9937-0440 ou 8866-5212.

"Estadão" expõe atitude de Henrique em defesa de sócio

Sob o título "Líder do PMDB faz lobby por sócio que disputa contrato público de R$ 7 bilhões", o portal do ESTADÃO publica reportagem sobre gestões de Henrique Alves junto a ministros do TCU.
Os ministros vão se manifestar sobre concessão do trecho da BR-101 entre o Espírito Santo e a Bahia, cuja licitação ganha pelo Consórcio Rodovia Capixaba, foi questionada.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Congresso espírita será aberto amanhã


"Mediunidade - Vida em Abundância" é o tema central do 22º Congresso Espírita do Rio Grande do Norte, evento nacional promovido pela Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, com sede em Natal.
O Congresso que projeta o RN além fronteiras potiguares e brasileiras reúne 14 conferencistas de renome internacional, e será aberto oficialmente amanhã (30) indo até 2 de setembro, no Centro de Convenções de Natal. 
A presidente da Casa de Caridade Bezerra de Menezes (CCBM) é a médica Mércia Carvalho. 
A sede própria do CCBM fica na Avenida Lima e Silva, 1520, Lagoa Nova, próximo a garagem da empresa de ônibus Nordeste.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do evento.

Encontro do rock será sexta-feira em Natal


Um grande encontro do rock, com cover das bandas Coldplay e Red Hot Chili Peppers, será realizado sexta-feira, dia 31, no Arena Hall, às 22h.

Formada por músicos consagrados do cenário potiguar, a banda United apresenta os maiores clássicos do Coldplay, desde o primeiro álbum até o mais recente (Mylo Xyloto). No setlist da noite sucessos como Yellow, Paradise, Shiver, entre outros.

Já a banda Hotplay traz no repertório os maiores hits da banda californiana Red Hot Chili Peppers, desde os primeiros discos até os seus atuais sucessos radiofônicos.

O evento conta ainda com uma participação especial do vocalista da banda Yanks, Yong Kim.

Envie nome para contato@arenahallnatalrn.com.br e garanta sua entrada com desconto.

O Arena Hall fica na Av. Afonso Pena, 501, Petrópolis.
Nota e fotos encaminhada pela Assessoria de Imprensa do evento.
Banda Hotplay

Banda United

Servidores da Justiça Federal recebem presidente do TST com ato público


Os servidores do Judiciário Federal realizam na manhã desta quarta-feira (29) um ato público unificado com a presença dos servidores do TRT, TRE e Justiça Federal além dos servidores do MPU e de outras categorias do serviço público federal.

O protesto é contra a falta de negociação do governo Dilma que ofereceu uma proposta de 15.8% de aumento para anular a discussão sobre as perdas acumuladas nos últimos 6 anos tem como objetivo coibir as lutas dos servidores públicos federais e contribuir para reeleição do mandato da presidente.
 
O ato acontece durante a visita do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen que vem instalar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).

A mobilização se inicia às 9 horas da manhã em frente ao prédio do TRT 21 e servirá de "esquente" para a paralisação de 48 horas dos servidores do Judiciário Federal prevista para esta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 agosto, se somando aos 13 estados e o Distrito Federal que estão em greve por tempo indeterminado em todo o país.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

1ª etapa da irrigação da Chapada do Apodi fica pronta no começo de 2014

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinou hoje, em Brasilia, a ordem de serviço para que o consórcio EIT/FIDENS inicie a implantação da primeira etapa do projeto de irrigação da Chapada do Apodi.
Segundo reportagem transmitida pela liderança do PMDB na Câmara, as obras começarão em outubro e estarão concluídas, na primeira etapa de 4.024 hectares, no começo de 2014.
O projeto total, de 13 mil hectares, tem previsão de conclusão dentro de 30 meses.
Serão contemplados:
324 lotes de 8 hectares destinados a pequenos irrigantes.
48 lotes de 16 hectares, destinados a técnicos agrícolas.
25 lotes cada um com 24 herctares serão disponibilizados para egnhenheiros agrônomos.
E 5 lotes de 48 hectares serão destinados a médios irrigantes.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no portal do deputado Henrique Alves.

Charge de Eliabe Alves


Arquibancadas da Arena das Dunas começam a ser montadas agora

Em reportagem publicada no seu portal, o governo do RN anunciou que a montagem do conjunto de Arquibancadas da Arena das Dunas começa em setembro.
Um guindaste a ser utilizado na montagem, com capacidade para 300 toneladas, já está sendo armado no local.
No momento, nada menos que 1.200 trabalhadores, divididos em quatro turnos, estão mobilizados na obra, mas outros 300, segundo a reportagem, deverão ser contratados para a etapa de conclusão.
A Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil espectadores. Durante a Copa de 2014 deverá sediar 4 jogos - um no dia 13 de junho, outro no dia 16, outro no dia 19 e o último no dia 24 de junho.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa no portal do Governo do RN.
1.200 trabalhadores estão mobilizados na obra
(Foto: Canindé Soares/Divulgação).

Cientistas russos simulam a mente humana num computador

Cientistas russos desenvolveram um programa de computador que é, apenas, 0,8% menos capaz que o cérebro humano - revela o portal VOZ DA RÚSSIA.
O programa, denominado Evgueni, foi o vencedor do recente concurso internacional de inteligência cibernética, realizado no Reino Unido.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Davim faz contundente discurso em defesa da saúde

O senador Paulo Davim (PV-RN) fez hoje um contundente discurso cobrando providências para salvar a saúde pública brasileira.
- No meu RN, onde a saúde pública teve reconhecida a situação de calamidade em que se encontra, a situação de carência beira a imoralidade - disse o parlamentar.
Saudando a posse da nova diretora da Federação Nacional dos Médicos, presidida pelo norte-rio-grandense Geraldo Ferreira Filho, destacou a situação de penúria da rede hospitalar pública.
- Os corredores dos nossos hospitais públicos estão transformados em enfermarias, sem nenhum respeito à privacidade dos pacientes que, ali, na frente uns dos outros, fazem as suas necessidades fisiológicas.

Contas falsas explodem no twitter

Informações que colhi no blog "Tuitologia", no portal espanhol EL PAIS, assinado por Tom C. Avendaño.
Contas falsas explodem no twitter nos mais diferentes pontos do planeta.
São criadas, em sua maioria, por empresas para vendê-las a "celebridades" que se vangloriam de terem muitos seguidores; ou a distribuidores de spam.
O seu volume é espantoso - revelou reportagem do NYT publicada quarta-feira.
Por exemplo: 
O ser humano com o maior número de seguidores é Lady Gaga. Eram 29 milhôes na época do estudo. Cerca de 71% são fantasmas, segundo a ferramenta Fake Follower Check.
Aliás, nem o twitter do presidente Barack Obama escapa. Pelos mesmos cálculos, podem ser falsos 70% dos seus 19 milhões de seguidores.
CLIQUE AQUI para acessar o blog de Tom C. Avendaño.

Governo do RN assegura que está melhorando a situação nos hospitais

O Governo do RN anunciou, em reportagem disponibilizada no seu portal, que está melhorando a situação de abastecimento (de medicamentos e suprimentos) em todos os hospitais da rede pública.
De acordo com números apresentados ontem à governadora Rosalba Ciarlini, a média geral de abastecimento alcança 90% dos itens.
A situação menos confortável é a do Walfredo Gurgel, onde a situação do abastecimento está em 53%.
No momento, o grupo gestor da situação de calamidade, está elaborando o perfil de atendimento de cada unidade da rede hospitalar do Estado.
A idéia é que, já a partir do dia 5 de setembro, o encaminhamento de pacientes aos hospitais seja feito a partir das unidades básicas de saúde e em função do "perfil" de cada um.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Sexta-feira tem "Encontro do rock"


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Charge de Rômulo Estânrley


Filha de vice-presidente cubano está morando nos Estados Unidos

Glenda Murillo Diaz, de 24 anos, filha do vice-presidente cubano Marino Murillo, de 51 anos, está morando na cidade de Tampa desde 16 de agosto - informa o jornal EL NUEVO HERALD, de Miami, com base em informações de fonte que não identifica.
Em sua reportagem disponibilizada na Internet, o jornal usa uma foto da garota em território norte-americano.
A cidade de Tampa fica na Flórida. É onde está sendo realizada a convenção do Partido Republicano.
Em Cuba - revela Yoani Sánchez em seu twitter - virou piada a fuga de Glenda.
As más línguas dizem que ele fugiu levando o cartão de crédito do pai.

Artigo de Heitor Scalambrini Costa

Intransigência governamental

Heitor Scalambrini Costa

Professor da Universidade Federal de Pernambuco

 


     A greve nas instituições públicas de ensino superior (IFES) completou 100 dias. A duração desta greve é comparada à outra realizada em 2001, em plena era FHC. Mas porque greves na educação, reconhecida como prioridade nacional chegam a estes patamares de longevidade?

Uma das evidências comuns da estratégia dispensada no tratamento da greve pelo ”patrão”, o governo federal, é inicialmente ignorá-la, acobertando suas reais causas, prolongando o máximo possível à negociação com os grevistas, na tentativa de vencer pelo cansaço e de jogar a população contra os professores, chamando-os de “intransigentes” e “radicais”, sem ao menos discutir suas reivindicações. Tenta também, aparelhar o movimento grevista pelas forças políticas aliadas do Governo que dirigem a maior parte das Entidades dos Servidores Públicos no sentido de impor uma derrota exemplar ao movimento e responsabilizar os dirigentes autênticos. A presente greve  que se desenrola, não foge a esta regra, com o governo se negando a negociar.

No caso atual, foi o descumprimento de um acordo feito entre o governo federal com a representação da categoria, o Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES) no ano passado, que resultou no uso extremo do recurso da greve. Além do mísero reajuste de 4%, havia sido acordado que o governo, em março de 2012, apresentaria uma proposta para a carreira dos docentes, que nos últimos anos foi totalmente desestruturada e avacalhada, tratando de forma desigual, aqueles que desempenham as mesmas funções, tornando-a assim menos atrativa a carreira de professor universitário. É esta a questão que está em jogo na greve das universidades federais. Com o acordo não cumprido e a falta de diálogo levou a categoria, a nível nacional, à decisão extrema de entrar em greve no dia 17 de maio, mostrando a exclusiva (ir)responsabilidade do governo federal. Este é um ponto que merece ser destacado, pois se tenta junto a setores da opinião publica, responsabilizar e marcar com a pecha da intransigência os docentes e seu sindicato nacional.
 No estado de direito, a negociação em casos de conflitos, é o caminho desejável para se tentar resolver impasses. Mas a intransigência do governo, desde o primeiro dia da greve foi evidente. Somente depois de transcorrido 60 dias de paralisação é que houve o primeiro encontro entre as partes, e uma proposta foi colocada na mesa, que, diga-se de passagem, não tinha nada a haver com o pleito dos docentes. Esta provocação seguida de uma ação midiática foi totalmente desmascarada. Aumento de 40% em 3 anos, foi este o destaque dado pela mídia. Após os esclarecimentos devidos, à sociedade entendeu o embuste, pois somente 5% da categoria receberiam este aumento parcelado em três anos, e o restante da categoria seriam penalizados; e alguns, nem teriam a reposição da inflação (como avaliar a evolução inflacionaria nos próximos três anos?). Depois da rejeição unânime, passados algumas semanas, o governo apresentou a mesma proposta, com uma pequena elevação na soma dos recursos alocados, representando um acréscimo de R$ 100,00 para os docentes com a titulação de mestres. Outra provocação para a categoria, que quer discutir além de salário, suas condições de trabalho e a reestruturação da carreira. Novamente a proposta “requentada” foi rejeitada maciçamente pelos professores.
 Diante da firmeza de propósito e da união do movimento docente, a estratégia governamental foi modificada. Com a adesão de um grupo de sindicalistas “chapa branca” (tão freqüente na historia dos movimentos sociais no país), com ligações político partidárias com o atual governo, assinou-se um simulacro de acordo entre o Ministério da Educação (MEC)/ Secretaria de Ensino Superior (SESU). Mesmo repudiado pela maioria de 90% dos docentes, o SESU/MEC neste momento, encerrou as “negociações (?)” unilateralmente. Esta cronologia dos fatos mostra claramente a intransigência e o autoritarismo de quem nunca se dispôs a negociar, e sim impor com truculência e ameaças suas propostas.

domingo, 26 de agosto de 2012

Pesquisa da Gazeta aponta Larissa com mais de 11 pontos sobre Cláudia

A candidata do PSB à Prefeitura de Mossoró, Larissa Rosado, está com 11,9 pontos percentuais sobre sua concorrente mais próxima, Cláudia Regina, do DEM, segundo pesquisa divulgada neste domingo pela GAZETA DO OESTE.
Realizada pelo Instituto CIPEC de 21 a 23 deste mês e registrada no TRE-RN, sob o nº 00060/2012, a pesquisa apresenta os seguintes percentuais na resposta á pergunta estimulada:
Larissa - 48,8%
Cláudia Regina - 36,9%
Josué Moreira (PSDC) - 1,4%
Ednaldo Calisto (PRTB) - 0,8%
Cinquentinha (PSOL) - 0,6%
Nulo/branco - 6,3%
Não sabe - 5,4%.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem da GAZETA.

Artigo de Paulo Afonso Linhares


UM HERÓI BRASILEIRO
 Paulo Afonso Linhares 

     Uma folha em branco a desafiar àquele que escreve. Falar sobre o quê? Uma folha e mais um pouco de outra deve ser produzida como obrigação semanal de encontrar o(a) leitor(a) através das páginas deste jornal. Encontro decerto prazeiroso e que já se fez hábito de vida, para mim. Os assuntos, todavia, se mostram cada vez mais despidos de novidades e mesmo de interesse. Escassos até. Depois de correr o olho nas notícias do dia, restou um assunto digno de nota, que se refere à morte de Félix Miéli Venerando, paulista, 74 anos, falecido em decorrência de uma doença pulmonar obstrutiva crônica agravada por pneumonia. E quem seria esse cidadão senão o Félix, goleiro do selecionado brasileiro que conquistou o tricampeonato da Copa do Mundo da FIFA de 1970, ficando definitivamente com a Taça Jules Rimet (por uma ironia, roubada por um argentino quando exposta no Estádio do Maracanã, em 1983, e jamais recuperada, pois teria sido derretida - eram mais de quatro quilos de ouro - para satisfazer a cobiça dos ladrões)?  No Brasil, quando nos faltam todos os chãos, temos ainda o chão do futebol sobre o qual deitar a nossa escrita.
     Para alguns apenas o "gato Félix", cujas defesas espetaculares foi complemento perfeito à obra de Jairzinho, Pelé, Tostão, Rivelino, Gerson e Carlos Alberto, findou como uma das mais notáveis surpresas do escrete tricampeão de 1970, mormente pela circunstância de que tradicionalmente o Brasil jamais foi pátria de bons goleiros e na memória de todos ainda estava para todo o sempre aquela figura patética do goleio Barbosa, engolira os dois malfadados gols que embargaram a voz de cem mil pessoas numa certa tarde do Maracanã. Aliás, o bom Babosa foi um enorme injustiçado com a pecha de responsável pela derrota para os uruguaios em 1950. Coisas que nem os deuses do futebol podem explicar.
     Certo é que o Brasil precisava de um goleiro com personalidade para a seleção que, sob o comando do polêmico Zagalo, tinha o papel histórico de reescrever páginas gloriosas do futebol mundial, mormente o que se passaria no Estádio Azteca, da Cidudad de México,  naquele 21 de junho de 1970, quando impusemos aos italianos uma cachoeira de (quatro) belos gols - a começar pela bela cabeçada de Pelé no cruzamento de Rivelino, aos 18 do primeiro tempo - contra apenas um da dominada Azzura. Nas três fases dessa Copa pontificou na seleção Canarinha aquele goleiro, o nosso sisudo Félix, que embora não fosse capaz de fazer defesas tão espetaculares como aquela que fizera o já então lendário Gordon Banks naquele 1x0 do Brasil vs Inglaterra, na primeira fase, cujo lance mais célebre da partida foi a forte cabeçada para o chão de Pelé que não atingiu o gol graças à impressionante defesa de Banks, que conseguiu com as pontas dos dedos mandar a bola por cima do travessão. O providencial gol de Jairzinho  sacramentou a vitória dos brasileiros pela contagem mínima. Félix também não tinha o prestigio de um Ladislao Mazurkiewicz, o polaco-uruguaio considerado o melhor goleiro da Copa de 1970, ou o do alemão Sepp Meier, mas, ao fim do torneio, deixou os gramados do México como um respeitável goleiro.
     Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em junho passado, a Lei Geral da Copa que teve incluído dispositivo que concedia aposentadoria para os campeões mundiais da seleção brasileira que participaram dos três primeiros  campeonatos mundiais de futebol ganhos pelo Brasil. Essa Lei valeria a partir de janeiro de 2013, cujo benefício não pôde ser desfrutado diretamente pelo goleiro Félix, ele que indubitavelmente foi um herói verdadeiro das gentes deste Brasil. Ave, Félix! 

sábado, 25 de agosto de 2012

Presidente do América diz que pagou o "bicho" ontem

O presidente do América, Alex Padang, afirmou, agora, numa entrevista na 98 FM, que esteve ontem na concentração do time e pagou o bicho adiantado.
Depois, advertiu aos jogadores:
- Eu não quero vir aqui amanhã pra pegar esse dinheiro de volta, não.
O jogo terminou, há pouco, no Nazarenão com a vitória americana por 1x0, gol de Isaac, aos 40 do primeiro tempo.
O público anunciado no clássico-rei do futebol potiguar foi vergonhoso: 2.969 pagantes, com renda de R$ 45.535,00.
Segundo o comentarista da 98 FM, Lupércio Luiz, os números anunciados são irreais.
Com o resultado de hoje, o América fica na 7ª posição e o ABC na 16ª.

Vídeo mostra imagens da explosão na refinaria: EL PAIS

Do princípe inglês na festa do cabide

- Quem não tiver gostando pode pegar sua roupa e ir embora...
Agora, aqui pra nós, em vez de ficar ameaçando a imprensa, Sua Majestade - a rainha - devia era chamar o neto e ordenar-lhe que seja mais discreto nas suas orgias.

Explosão em refinaria de petróleo mata 24

Vinte e quatro pessoas  morreram e 82 sairam feridas em consequência da explosão ocorrida na refinaria de petróleo de Amuay, Estado de Falcón, na Venezujela - informa o portal do EL UNIVERSAL, citando o vice-presidente da República, Elías Jaua.
Segundo a reportagem, autoridades locais disseram que a situação está sob controle, não havendo possibilidade de expansão do fogo.
Foto reproduzida via Internet

Pesquisa mostra quadro eleitoral em S. José de Mipibu

Pesquisa PERFIL/Jornal Metropolitano divulgada neste final de semana indica o seguinte quadro sobre a disputa pela Prefeitura de São José de Mipibu:
Respostas estimuladas para prefeito:
Arlindo Dantas (PMDB) - 45,20%.
Kerinho (PSD) - 24,80%.
Roda (PTN) - 4%.
Indecisos - 18%.
Branco/Nulo - 8%.
Realizada nos dias 4 e 5 de agosto, a pesquisa tem margem de erro de 3% e foi registrada na Justiça Eleitoral no dia 13, sob o número 00056/2012.
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem no portal do JORNAL METROPOLITANO.

Tribuna do Norte adia pesquisa para o outro domingo

A segunda rodada da pesquisa Certus sobre a disputa eleitoral em Natal, contratada pela TRIBUNA, que deveria ser divulgada neste domingo, dia 26, foi adiada para o próximo, 2 de setembro.
Em nota que publica em sua edição impressa deste sábado, a TRIBUNA explica que o adiamento foi decorrente da constatação de que seria importante colher uma eventual influência dos programas de propaganda eleitoral no desempenho dos candidatos.
Os programas de propaganda eleitoral foram iniciados no dia 21.

Candidatos voltam a debater na televisão em Natal

Todos os candidatos à Prefeitura de Natal confirmaram presença no debate que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte convocou para o dia 3 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo, a partir das 22 horas, pela TV Universitária, Fm Universitária e WebTV AGECOM (www.ufrn.br).

Charge de Eliabe Alves


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Veja o primeiro programa de Carlos Eduardo na TV

Manifestação dos servidores da Justiça Federal vai afetar o trânsito

Servidores da Justiça Federal, TRT, TRE e Ministério Público da União e do Trabalho realizarão amanhã, dia 24, uma manifestação de protesto contra a posição do Governo da presidente Dilma de não querer negociar os pleitos relativos à questão salarial.
Os servidores alegam que estão sem reajuste há 6 anos.
A concentração, a partir das 9 horas, será em frente do TRT da 21ª Região, na Rua Lauro Pinto, saindo às 10 horas e cumprindo o seguinte percurso:
Avenida Capitão Mor Gouveia, Av. Prudente de Morais, Rua Raimindo Chaves e retorno pela Rua Lauro Pinto.
Certamente, o trânsito da área deverá ser profundamente afetado.
À frente da mobilização, está o Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário que anunciou a participação também, de servidores federais de outras categorias  como INCRA, IBGE, Receita Federal, Polícia Federal, INSS, UFRN e IFRN entre outros.
Em nota distribuída à imprensa, o Sindicato afirma:

"O governo acenou esta semana com uma proposta de reajuste salarial em três parcelas de 5% a serem aplicadas sempre nos meses de janeiro de 2013 a 2015. O percentual acumulado, índice com o qual o Planejamento trabalha, fica em 15,8%.  Para a categoria esta é uma proposta absurda, uma afronta, pois não repõe nem a inflação dos últimos seis anos. Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento do Sintrajurn - Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte -  ao dividir os 15,8%  em três parcelas chegará ao equivalente a meia cesta básica para o técnico judiciário e uma cesta básica ou uma cesta e meia para o analista judiciário, dependendo da região onde mora. A categoria teve o último reajuste em 2006.
"Essa primeira contraproposta do governo desde o início da luta pelo PL 6613/09, que completa três anos, mostra que o movimento grevista do Judiciário Federal e do MPU, em conjunto com outras categorias do funcionalismo público, começa a surtir efeito. No Brasil, servidores do Judiciário estão em greve em 10 estados, são eles: Alagoas, Piauí, Maranhão, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais.  Em Natal, os servidores do MPU entraram em greve na última sexta-feira (17). O movimento em todo o país deve se intensificar nos próximos dias, considerando que o governo tem até o dia 31 de agosto para enviar o projeto final da Lei Orçamentária Anual de 2013 ao Congresso Nacional.

STF: Cada um tem a sua verdade

Ouvindo o voto do ministro Lewandowski, depois de ter ouvido, também, o do ministro Joaquim Barbosa, sobre a questão do "mensalão", vejo sair configurada e  reconhecida pela Justiça a tese que diz: Verdade, cada um tem a sua.
Surpreso?
Confesso que não.
Na face da terra, onde, queiramos ou não, cada cabeça é um mundo, essa é a realidade com que nos deparamos em nosso dia-a-dia.

Grupo Pedubreu promove tributo a Raul Seixas em São Gonçalo

Considerado um dos pioneiros do Rock Brasileiro, o Maluco Beleza "Raul Santos Seixas", será celebrado pelo 2° ano no Esporte Clube São Gonçalo do Amarante.

Sábado, dia 25, numa festa em grande estilo e atitude com exposição fotográfica, documentários sobre vida e obra e muito Som com a Banda de Rock Potiguar Taxímetro e Raulzito, que apresentaram suas versatilidades musicais e as obras de um dos maiores gênios musicais.

É uma realização do Grupo Pedubreu com a seguinte programação.

CRONOGRAMA:


15:00h – (Abertura)
• Discoteca Raul com o DJ Nego Dlasonga, Exposição de fotos, recortes de jornais e revistas, discos, camisas e exibção de videos em telão com imagens de Raul Seixas.

16:00h – (1° Show Musical)
• Raulzito e Banda

18:30h – (intervalo)
• Tempo para sorteios de Brindes e espaço aberto para poesias e outras perfomances livres: 

20:00 – (2° Show Musical)
• Banda Taxímetro

22:00h – (Encerramento)
• Considerações finais, agradecimentos e créditos de patrocinadores.


Serviço
: 2° Tributo a Raul Seixas com a Banda: Taxímetro e Raulzito

Onde
: Esporte Clube – São Gonçalo do Amarante

Dia
: 25 de Agosto de 2012

Que horas
: 15:00

Quanto
: R$: 5,00

Informações
: (84) 8809-0452

"Formas" anuncia os melhores projetos de ambientação infanto-juvenil

A revista "Formas da Arquitetura Potiguar" anuncia para outubro a sua edição "kids", trazendo os melhores projetos de ambientação infanto-juvenil. No momento, está em circulação a edição nº 140 que está disponível na Internet.
Para acessá-la, CLIQUE AQUI.
A revista circula mensalmente e caminha para completar o seu décimo ano, em dezembro.

Veja o segundo programa de Hermano na TV

Veja o segundo programa de Rogério Marinho na TV

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Só Rogério e Hermano colocaram o programa na Internet

Só encontrei na Internet os programas de Rogério Marinho e de Hermano Morais.
Por isso, só esses dois consegui divulgar aqui no blog.
Caso encontre os outros postarei também, com o maior prazer, como uma prestação de serviço àqueles que se interessarem em ver.
Agora à noite, tanto Rogério, quanto Hermano, quanto Carlos Eduardo apresentaram programas novos.
Logo que estiverem disponiveis na Internet estarei postando aqui no blog.

Veja o primeiro programa de Hermano na TV

Veja o primeiro programa de Rogério na TV

Charge de Eliabe Alves


Garibaldi dá uma cutucada em Carlos Eduardo e Wilma no programa de Hermano

Coube ao senador - e Ministro da Previdência Social - Garibaldi Filho, sem citar nomes, dar uma cutucada na chapa Carlos Eduardo/Wilma de Faria ao participar do programa eleitoral do candidato do PMDB, Hermano Morais, nesta quarta-feira.
Depois de lembrar que Natal ficou nos últimos 20 anos nas mãos de um mesmo grupo político, Garibaldi salientou:
- Agora eles estão juntos, mais uma vez, para continuar esse pacto da mediocridade.
Garibaldi participando no programa de Hermano
Para acessar o programa CLIQUE AQUI.

Rogério e Hermano usam um mesmo argumento na TV

Uma coisa que me chamou a atenção na abertura dos programas de candidatos a prefeito em Natal: 
Tanto Rogério quanto Hermano chamaram a atenção para o fato de não serem apresentadores de TV.
Ambos revelaram que ficam até encabulados diante de uma câmera. 
Talvez por isso os dois tenham contratado excelentes apresentadoras.

Nesse primeiro dia, foram os dois que mais me agradaram.
O de Rogério com a vantagem de ter mais agilidade.


Celebração do Dia dos Pais no Hospital Severino Lopes será amanhã

Com a presença das famílias, amigos e voluntários será realizada amanhã, dia 23, a celebração do Dia dos Pais na área de recreação do Hospital Severino Lopes.
Haverá show com Zé Martins e a banda "Fibra de Coco".
Começa às 14 horas, conforme reportagem publicada no Hospital da instituição.
Para ler, CLIQUE AQUI.

Meu artigo de hoje no NOVO JORNAL

[PLURAL] Eis a campanha

Acerto de Adriano com o Flamengo: 60 mil por jogo

A informação está no portal da FOLHA.
O novo contrato do Imperador com o Mengão vai até o final do ano.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Inscrições para o Ministério da Fazenda terminam dia 26

Terminam dia 26 as inscrições para o concurso do Ministério da Fazenda visando preencher 463 vagas de nível médio.
A prova será em outubro, segundo o portal TECNOLEGIS.
Além de todas as informações necessárias, lá você também encontra testes para você ter uma idéia do que poderá cair na prova.
Para acessar, CLIQUE AQUI.

UPA da Esperança vai passar para o Estado

O Governo do Estado anunciou que a UPA concluída na Cidade da Esperança vai ser passada para o Estado pela Prefeitura de Natal.
Pergunto eu: Isso é bom? Ou isso é ruim?
Só o tempo vai dizer. 
Por enquanto, acho que os resultados alcançados - tanto no âmbito da administração municipal, quanto no âmbito da administração estadual - deixam muito a desejar.
O Governo não esclareceu quando isso vai acontecer, nem quando a UPA da Cidade da Esperança vai começar a funcionar.
Ou seja: Por enquanto, a coisa tá na base da promessa.
Vamos ver. Eu sei que tudo é muito difícil, burocratizado e devagar na administração pública.
Essa lentidão agoniza qualquer um, especialmente quem está precisando.
Mas, eu ainda acredito que a governadora Rosalba está fazendo tudo o que está ao seu alcance para dar a volta por cima.
Não sei é se vai conseguir.
Tomara que consiga. Tomara, para o bem do nosso povo.

Viúva de Chico Anysio cria instituto para estimular pesquisas

A viúva de Chico Anysio, Magda de Paula, acaba de criar, no Rio de Janeiro, o Instituto Chico Anysio, com o objetivo de estimular pesquisas com células-tronco no tratamento do enfisema pulmonar.
Em reportagem publicada em O DIA, ela disse que pretende "sensibilizar as pessoas, como uma familiar que perdeu alguém que ama".
E acentuou:
- É horrível a gente ver uma pessoa que a gente ama morrer sem poder respirar.
Magda revelou ainda: "Chico dizia que a única coisa que se arrependia na vida era ter fumado".
- O sofrimento dele foi muito grande, foi cruel.
Para ler a reportagem completa, CLIQUE AQUI.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Russomano ultrapassa Serra em São Paulo

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira coloca o candidato do PRB, Celso Russomano, pela primeira vez, à frente do seu concorrente do PSDB, José Serra, na eleição para prefeito de São Paulo. 
Celso tem 31% das intenções de voto e Serra, 27 - segundo relata o portal BOL.
Na pesquisa anterior, publicada dia 21 de julho, Serra tinha 30% e Russomano 26%.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

"Mediunidade - Vida em abundância"

Esse será o tema Central do 22º Congresso Espírita do Rio Grande do Norte, como informa em sua coluna de hoje, na TRIBUNA, o grande mestre do nosso jornalismo, Woden Madruga.
Promovido pela Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, o Congresso vai ser a partir do dia 30, no Centro de Convenções de Natal.

Italo Anderson questiona contratação do ABC

Inaugurando nova apresentação visual do seu site, o comentarista Italo Anderson questiona a contratação de um novo atacante pelo ABC.
- Um ou dois laterais não serviriam mais ao ABC no momento? - pergunta Italo.
CLIQUE AQUI para ler a nota completa.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Restart fará show em Natal em setembro


A banda Restart voltará a se tocar em Natal, no dia 16 de setembro, às 16h, em apresentação única, no Vila Hall.
Antes, no dia 15, fará um show em Mossoró.
Os ingressos estão à venda nas lojas Colcci do Natal Shopping e Midway.
Com informações de Cristianne Leite Martins.

UFRN promete abrir curso de Medicina no Seridó

A UFRN projeta a abertura de um curso de Medicina na região do Seridó, tendo sede em Caicó e ramificações em Santa Cruz e em Currais Novos.
A expectativa é de que o novo curso comece a funcionar em agosto de 2014, oferecendo 40 vagas para começar.
A boa nova foi anunciada em reunião promovida pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó - ADESE, pelo representante da UFRN, prof. Enilson Medeiros.
Segundo acrescentou o MEC, inclusive, já autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 60 docentes e prometeu disponibilizar 14 milhôes de reais para as despesas com a instalação do curso.
A reunião da ADESE foi presidida pelo bispo Dom Manoel Delson e teve ainda a presença do prefeito Bibi Costa, dos deputados federais João Maia e Fátima Bezerra e do padre Ausônio Tércio.
Com informações da AGECOM