domingo, 30 de setembro de 2012

Charge de Rômulo Estânrley


Real Madri endurece as regras para se chegar à sua presidência

Vi, agora, no portal espanhol ABC.
O Real Madri, que é uma sociedade anônima, aprovou modificações em seus estatutos dispondo, entre outras coisas que:
1 - Só pode se candidatar à sua presidência quem tiver, no mínimo, 20 anos como sócio da empresa.
2 - O candidato a presidência precisa ter patrimônio pessoal pessoal capaz de garantir 15% dos orçamentos do Real.

Artigo de Paulo Afonso Linhares


DEU A LOUCA NAS PESQUISAS
Paulo Afonso Linhares
           Observando a cena política destas eleições de 2012, em Mossoró, é inevitável a comparação com aquela fábula de Esopo (moralista e fabulista grego do século 6 a.C., que teria nascido em alguma cidade da Anatólia, no extremo oeste da Ásia), intitulada “O menino e o lobo”, assim resumida: “Um pastor de ovelhas achava a vida muito monótona. Por isso, inventava de tudo para se distrair. A sua diversão favorita era fingir que estava em apuros. - Um lobo! Socorro! Socorro! - costumava gritar aos quatro ventos. Quando as pessoas do povoado vinham em seu socorro, encontravam-no perfeitamente seguro, rindo a valer. Um dia apareceu um lobo de verdade na frente do pastor. Desesperado, ele começou a gritar como sempre fazia: - Um lobo! Socorro! Socorro! Desta vez ninguém veio socorrê-lo, e o pastor teve de se esconder em cima de uma moita de espinhos, enquanto o lobo devorava todas as suas ovelhas. Moral: Quando os mentirosos falam a verdade, ninguém acredita.” O pastorzinho abusou e se deu mal.
            Assim, a opinião pública brasileira começa a enxergar as pesquisas eleitorais, sobretudo, se tomado o exemplo específico de Mossoró, com absoluta desconfiança. A verdade é que essas sondagens, publicadas ao longo do presente processo eleitoral, têm confundido a cabeça do eleitor pelas enormes disparidades dos números apresentados. E não era para serem assim utilizadas as pesquisas eleitorais – como reles peças das campanhas dos partidos e coligações –, mas, como ferramentas para aferição a cada momento de um processo eleitoral do comportamento do eleitor. Os resultados de uma boa amostragem podem ser bons elementos para correção dos rumos das campanhas, do agir dos candidatos etc. O mais grave é que as pesquisas eleitorais, no atual processo eleitoral, servem a todos os figurinos, apetites políticos e possibilidades financeiras; algumas são realizadas por empresas (chamadas todas elas de “institutos”) sofisticadas e outras por empresas de fundo de quintal, entretanto, em qualquer dos casos elas querem satisfazer aquele que paga pelo serviço, que geralmente utiliza como testa-de-ferro o veículo de comunicação que publica a pesquisa.
 Quem primeiro utilizou as pesquisas de opinião pública, foi George Gallup que fundou The American Institute of Public Opinion (Instituto Americano de Opinião Pública) - que mais tarde se tornaria a The Gallup Organization – no ano de 1935. Na verdade, Gallup desenvolveu um método de “estudos de opinião pública em uma ampla gama de questões políticas, sociais e econômicas, incluindo as esperanças e temores de pessoas ao redor do mundo, as atividades que realizam em momentos de lazer, sua moral e crenças religiosas” (disp. 28 set 2012). A utilização de métodos e técnicas apropriados – que tiveram um enorme incremento nas “sociedades da informação”, para usar a categoria popularizada por Manuel Castells na obra “Sociedade em rede” – de sondagem da opinião pública sempre rende enorme dividendos em diversos domínios, como um bom índice de aproximação das realidades cujo conhecimento se busca. O inverso é desastroso, principalmente quando se visa falsear estas realidades, presentes e, sobretudo, futuras.
Mais uma vez o problema é o abuso. Toda uma parafernália ligada às campanhas eleitorais (os showmícios, a distribuição de camisetas, bonés e outros elementos de propaganda etc), em boa hora foram legalmente banidos das campanhas eleitorais, no Brasil. Havia enormes abusos, como as dispendiosas contratações de artistas para os showmícios; quem tinha mais “bala” fazia melhores campanhas que atraia um eleitorado composto por jovens que não dispunham de maiores opções de lazer e que faziam dos eventos eleitorais verdadeiras baladas. Em alguns desses, aliás, quando os discursos dos candidatos eram recebidos com estrepitosas vaias. Enormes abusos. Já sanados, na legislação eleitoral. O legislador pátrio impôs um regramento às pesquisas e testes eleitorais nos art. 33 a 35, da Lei nº 9.504, de 30/09/1997. Com os abusos que continuam, em larga escala, a tendência é que surja uma legislação mais severa, até mesmo proibitiva das pesquisas e testes, nos próximos pleitos eleitorais.
Em suma, o grave é que das quase duas dezenas de pesquisas publicadas em Mossoró é impossível saber quem estaria mais próximo da verdade. Daí que, por mais credibilidade e prestígio que tenham o “instituto” que a realizou e o veículo de comunicação que a divulgue, ainda assim ninguém mais acreditará. Como na fábula do pastorzinho mentiroso e do lobo. Acima dessas patifarias, uma certeza: a pesquisa das urnas, no próximo dia 7 de outubro de 2012 revelará a face da verdade. E ai, alguma Inês já será irremediavelmente morta.

sábado, 29 de setembro de 2012

Fifa define cidades que sediarão a Copa de 2018 na Rússia

A FIFA anunciou a relação das 11 cidades russas que sediarão a Copa de 2018.
São as seguintes:
Moscou
São Petersburgo
Kaliningrado
Nijni Novogorod
Kazan
Samara
Saransk
Volgogrado
Rostov-do-Don
Sochi 
Ektatarimburgo.
Segundo reportagem no portal A VOZ DA RÚSSIA, cada cidade dessas entrarará com um estádio, à exceção de Moscou que terá dois estádios na Copa de 2018.

Hebe e outras mulheres cantam Roberto Carlos

Pra quem gosta de ler em espanhol

GARLA KAT: Rasgo final: Clique e acesse o blog de poemas de Garla Kat.

Hebe trabalhou como empregada doméstica

A apresentadora de TV, Hebe Carmargo, que sofreu uma parada cardíaca na manhã deste sábado, em sua casa, em São Paulo, e morreu era de família pobre.
Ela estava com 83 anos.
Hebe teve uma infância difícil. 
Só conseguiu estudar até a quarta série do ensino fundamental. 
Para ajudar a família, chegou a trabalhar com doméstica na ca de parentes - revela reportagem em O GLOBO.
CLIQUE AQUI e leia.

Pesquisa nacional destaca avaliação positiva obtida por Jaime


A edição de nº 18 da revista Prefeitos & Vices da Associação Nacional de Prefeitos e Vices do Brasil traz a publicação dos gestores municipais mais bem avaliados do país. 
Entre os melhores está o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado Pereira dos Santos (PR), que é candidato a reeleição ao lado do vice Poti Neto (PMDB).
De acordo com a publicação de tiragem nacional a pesquisa foi feita por amostragem. Mais de 50 municípios dos principais Estados tiveram os dados coletados e entre eles as obras de maior destaque definidas e escolhidas para a lista entre 2009 e 2012.
Todos os prefeitos bem avaliados tiveram índices acima de 60%. 
No entanto, o prefeito Jaime Calado figura lá em cima da lista com 70% de aprovação da gestão. 
A revista aponta a administração de São Gonçalo como um sucesso por ter melhorado todos os setores públicos e a vida do povo, caminhando a passos largos para um futuro ainda melhor.

Imagem positiva de Kaká conta ponto no Madri mesmo sem jogar

Li, há pouco, no portal espanhol ABC, que a imagem positiva de Kaká teve peso fundamental no contrato de patrocínio que o Real Madri acaba de fechar, até 2020, com a Adidas.
Segundo a reportagem, mesmo sem jogar, em mercados poderosíssimos como o americano e o asiático, o nome de Kaká, sem ser titular do time desde a Copa de 2010, situa-se no mesmo patamar em que se encontra o do grande astro - Cristiano Ronaldo.
Não é à toa que os espanhois celebram a perspectiva de ressureição do futebol de Kaká, a partir de sua convocação para os próximos dois amistosos da Seleção Brasileira.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem no portal ABC.

Morre Luiz Gonzaga Cavalcanti, ex-prefeito de Riachuelo


Faleceu na noite de ontem, sexta-feira (28.09.12), de ataque cardíaco, o ex-prefeito da cidade de Riachuelo, Luiz Gonzaga Cavalcanti. 
Líder político na região há décadas, ocupou a prefeitura em duas oportunidades (1983/1988 e 1993/1996). 
Chamado de Gonzaga pelos amigos e correligionários, morreu fazendo o que mais gostava: política. 
No momento em que passou mal, fazia um caloroso discurso no comício de sua filha, Mara Cavalcanti, sucessora política e candidata favorita com ampla maioria, na eleição pela prefeitura de Riachuelo.
O corpo esta sendo velado em Riachuelo. A Missa de Corpo Presente será realizada às 14h em Potengi Pequeno e o sepultamento ocorrerá às 16h.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

ABC oferece o Frasqueirão ao Baraúnas

O presidente do ABC, Rubens Guilherme, acaba de afirmar na 98 FM que colocou o Frasqueirão à disposição do Baraúnas para a disputa dos seus jogos do quadrangular final da Série D.
Sem custo.
Apesar desse gesto de boa vontade, Rubens não gostou nada do resultado do jogo desta noite do seu time contra o ASA - 1x1.

Janilson Ferreira encontra-se internado em estado gravíssimo

Vi a notícia, agora, no blog de Daltro Emerenciano, que cita várias fontes da família.
Janilson está hospitalizado em Fortaleza, onde foi submetido a um transplante de fígado.
A situação se complicou em razão de uma infecção hospitalar.
CLIQUE AQUI para ler a nota no blog de Daltro.

Hemonorte precisa, com urgência, de sangue de todos os tipos

Recebi do Hemonorte de Natal-RN, nota em que afirma está precisando de sangue de todos os tipos para repor seu estoque.
Com urgência
A nota acrescenta:

"A doação pode ser feita  de segunda a sábado na  sede da Unidade, na Av. Alexandrino de Alencar (próximo ao Parque das Dunas), no horário  das  07h às 18h ou no Posto de Coleta da Zona Norte,  Complexo Cultural, situado na Av. João Medeiros Filho - Potengi, no horário das  08h ás 17h".
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde.

"Sarau de Primavera", amanhã, na Aliança Francesa


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Charge de Rômulo Estânrley


Bispos de Mossoró (RN) e de Campina Grande (PB) sofrem acidente

Os bispos de Mossoró (RN), dom Mariano Mazzana, e seu colega de Campina Grande (PB), dom Manoel Delson, sofreram um acidente na noite de domingo, dia 23, quando viajavam pelo interior pernambucano.
Foram atendidos no Hospital de Caruaru e passam bem - informa o portal da Diocese de Campina Grande.
A posse de dom Delson como bispo de Campina Grande está marcada para o próximo dia 29, às 16,30.

domingo, 23 de setembro de 2012

Refletindo 21 de setembro

Dia Nacional de Luta 
das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído a partir dos movimentos sociais, em 1982, com representação de todas as entidades nacionais. 
A escolha do dia 21 de setembro se deu pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação e representatividade do nascimento das lutas... reivindicações pela efetivação da cidadania e pela participação plena em igualdade de condições. 
Com a adesão da sociedade civil organizada em favor da data e com a ênfase nas comemorações alusivas foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Esta data é comemorada como um momento, espaço para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social deste segmento muitas vezes invisível ou esquecido nas garantias de direitos, como o direito de ir e vir com autonomia e segurança, que são indispensáveis na construção de todo esse processo social.
Hoje, no Brasil, 45 milhões de pessoas, ou seja, 23% - segundo o Censo IBGE/2010, declaram alguma deficiência. E o Rio Grande do Norte hoje é o Estado brasileiro com maior percentual de Pessoas com Deficiência - 27,86% .
Baseados no princípio de igualdade e do direito para todos, quando se trata de Políticas Públicas e cidadania, compreendendo o segmento da pessoa com deficiência, neste intuito tal aspecto ressalta a compreensão indispensável da inclusão social que está articulado à efetivação de igualdade e de cidadania.

 Este é o princípio no qual a ninguém é negada uma efetiva e real participação.
Texto encaminhado por Éliton S. Costa.

Novo CD de Khrystal à venda neste domingo

"Dois Tempos", o novo CD de Khrystal está à venda neste domingo em vários pontos da cidade.
Por exemplo:
1 - Banca do Tota, na Afonso Pena
2 - Nas dias bancas em frente do Colégio Atheneu
3 - Na banca de frente ao Shopping do Artesanato, em Ponta Negra.
Amanhã, segunda-feir,a dia 24, você também o encontrará na Livraria do Campus e no Sebo Balalaika, próximo da Prefeitura de Natal.
Esse novo CD de Khrystal é um verdadeiro canto de amor a Natal.

Artigo de Paulo Afonso Linhares


MOSSORÓ: OS MATIZES DO VERDE
Paulo Afonso Linhares

          Estudante de graduação em Direito, na UnB, li um pequeno livro escrito pelo general Ferdinando de Carvalho – Os Sete Matizes do Vermelho (editado em 1977, pela BIBLIEX – Biblioteca do Exército) que tinha o mesmo ritmo da Cavalgada das Valquírias (em alemãoWalkürenritt, que é o termo popular da Europa para o início do ato III da ópera Die Walküre (A Valquíria) de Richard Wagner) rumo ao apocalipse ou ao próprio inferno. Em resumo, o livro tem 166 páginas, composto de doze crônicas que “narram os aspectos cotidianos dos comunistas, suas características, suas formas de ações, seus pensamentos. A narração, ao mesmo tempo, se dá na primeira e terceira pessoa” (Hessmann, 2010 - http://bit.ly/R6hbvz). As narrativas desse livro são, segundo o autor, um misto entre ficção e realidade, compondo uma terrível catilinária contra o perigo do comunismo, visto como uma vasta maré vermelha que contaminava a tudo e todos. Um horror. Nem sei por que me dei ao trabalho de ler obra tão gosmenta; estava, é verdade, na “fase abutre”, em que lia tudo que me passasse à frente, de bula de remédio a compêndios de filosofia, política, sociologia, história, economia política ou de literatura, em prosa e verso. Depois, não me atrevi em ler Os Sete Matizes do Rosa (de 1978) nem tampouco o seu último livro publicada pela BIBLIEX: Lembrai-vos de 35.

            A lembrança desse livro é mais para enfatizar esta ligeira reflexão sobre a influência das cores na atual campanha política, mormente em Mossoró. Claro, de há muito que as cores servem para expressar posições políticas ou religiosas. Nas guerras antigas, seja no ocidente ou no mundo oriental, as flâmulas coloridas pautava a organização dos exércitos nos campos de batalha, assim como as cores das vestimentas dos soldados eram distintivos nas formações militares. Valem as menções do sábio chinês SunTzu no seu “A arte da guerra”. Cuidemos de outra guerra: a partir dos anos sessenta, no Rio Grande do Norte, com a conquista do governo do Estado por Aluizio Alves, que encabeçava um movimento político chamado “Cruzada da Esperança”, tendo como característica o uso intenso da cor verde, que é a de um pequeno gafanhoto (Neoconocephalus triops) conhecido, nesta parte do Brasil, como “esperança”. As facções política comandadas pelo arquiadversário de Aluizio, o senador Dinarte Mariz, paradoxalmente envergavam a cor vermelha, o “encarnado”. O paradoxo desta história era a fama que Mariz tinha de anticomunista, porém, usava a mesma cor consagrada como característica dos comunistas do mundo todo, inclusive, os potiguares.
            No auge dessa guerra cromática, os aluizistas adotaram o papagaio (de penugem verde) e os dinartistas a arara (de penugem predominante vermelha), ambas aves psitaciformes da família dos psitacídeos, para autodenominação. Sob essas cores a política potiguar viveu intensamente mais de três décadas quando, após a terrível “mistura” que foi a tal “Paz Pública” que uniu o então governador Tarcísio Maia e Aluizio Alves, passou a drapejar a flâmula cor de laranja da campanha de José Agripino, eleito governador do Estado em 1982, derrotando esse mito que foi Aluizio. Depois que “araras” passaram a ser chamados “bicudos” e “papagaios” de “bacuraus”, ambas facções perderam a referência cromática, embora os seguidores do aluizismo, comandados pelos primos Henrique e Garibaldi Alves Filho, tenham levado adiante a tradição do verde.
            Em Mossoró, na atual campanha, a assessoria da candidata Larissa Rosado resolveu abandonar a cor vermelha, que tanto marca o seu partido, o PSB, quanto à agremiação do candidato a vice-prefeito Josivan, o PT, para usar um verde esmaecido, um “verde-cana”, como se diz por aqui. Até hoje ninguém entendeu a razão da troca, sobretudo, porque o vermelho com amarelo (do PSB) ou até com o branco (do PT), garante excelente visual. Do outro lado, embora a candidata Cláudia Regina use a cor laranja de seu padrinho, senador José Agripino, a sua campanha se vestiu, também, de um intenso verde, o chamado agora “verde bacurau”, um verde que dói na vista, representativo do PMDB do candidato a vice-prefeito Wellington. Engraçado é a propriedade do verde tem sido reivindicada tanto pelos que seguem Larissa quanto pelos que apoiam Cláudia Regina. Até acusação de que um dos verdes “é do Paraguai” já houve... Enquanto isto, os candidatos a prefeito Cinquentinha, Ednaldo Calixto e o Prof. Josué, sem cores qualquer, caminham, também, no rumo do próximo sete de outubro. Para ver a cor do voto.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ibope deixa 2º turno nas mãos da margem de erro

A pesquisa IBOPE-TV Cabugi divulgada há pouco, no RN TV, deixa a definição da possibilidade de 2º turno na eleição para a Prefeitura de Natal, nas mãos da sua margem (que é de 4%).
Ou seja: Pelo Ibope, se a eleição fosse agora Carlos Eduardo obteria 44% dos votos, contra 40% da soma dos seus adversários, que estão assim:
Hermano - 21%
Mineiro - 9%
Rogério - 7%
Robério - 2%
Roberto - 1%
Caso o IBOPE não tenha cometido nenhum erro, a única alternativas dos demais candidatos é investir na conquista de votos indecisos: 6% do eleitorado.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Charge de Rômulo Estânrley


Novo pub será aberto amanhã, no Alagamar

Os natalenses ganham mais uma opção de lazer nesta sexta-feira, 21. 
Desta vez, a novidade é o UP, que fica localizado na Rua das Algas, em Alagamar, Ponta Negra. (antigo Vyola)
A inauguração conta com um super show das bandas Samba de Elite (PB) e Chamou Porque Quis. 
No sábado, 22, a festa continua com as bandas Deixe de Brincadeira e Forró Flashback. 
O UP conta com um espaço agradável, aconchegante e bem localizado. Ideal para aqueles que saem à procura de música de qualidade, excelentes bebidas, um delicioso cardápio e principalmente, se sentir bem à vontade.  
Para isso o pub conta com um espaço climatizado, com decoração Black e White, iluminação de bom gosto e ótima estrutura de palco e som.
A casa tem capacidade para 450 pessoas e pretende se tornar o ponto de encontro de todas as tribos da cidade, bem eclética, juntando mauricinhos e patricinhas, pagodeiros, rockeiros e universitários. 
Seja de terno ou de chinelo, aqui a diversão é para todos!
Para quem gosta de música, o UP irá trazer grandes atrações nacionais e locais, de todos os estilos, do samba ao rock, além de dj’s. 
O UP funcionará todas as sextas e sábados, a partir das 23h.
Autêntico, descontraído e aconchegante, o UP pretende revolucionar o conceito de pubs em Natal.
Dê um upgrade na sua balada!
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da casa.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Charge de Eliabe Alves


Henrique Alves convidado a visitar Taiwan

FOTO: Daniel Lemos (Reprodução)
O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), recebeu o embaixador de Taiwan, Jorge Shyu, e o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ). 
O encontro foi no gabinete da liderança do PMDB nesta quarta-feira, 19, em Brasília. Durante a audiência, o diplomata fez convite, em nome do Governo de Taiwan, para Henrique Alves conhecer o país asiático em visita oficial. 
Nota e foto encaminhados pela Assessoria de Imprensa da Liderança do PMDB na Câmara.

No dia mundial sem carro, sorteio de duas bicicletas em Natal


Quero ganhar minha bicicleta no Dia Mundial sem Carro
Participe do Concurso Cultural da ACIRN - Associação dos Ciclistas do RN. “Quero ganhar minha bicicleta no Dia Mundial sem Carro” em parceria com a Ong Baobá, loja Bike Aventura e o Complexo Capiba, enviando uma frase sobre o que a bicicleta representa para você e concorra para ganhar duas bicicletas.
Qualquer pessoa que mora no estado do RN
A partir dos dezoitos anos poderá participar do Concurso Cultural. O candidato deverá enviar a frase/resposta até às 23h00 do dia 22 de setembro de 2012.
Este concurso cultural tem como objetivo
Estimular as pessoas a usar a bicicleta como um meio de transporte, grande promotor da saúde e forte aliada do meio ambiente.
As duas frases/respostas mais criativas
Serão contempladas com uma bicicleta cada. As instruções e os dados sobre a inscrição estão no site http://acirn.blogspot.com.br as respostas/frases serão enviadas para o endereço associclistasrn@gmail.com
As respostas mais criativas
Serão escolhidas por uma comissão composta pelas seguintes pessoas: Haroldo Mota, Pedro Brito, Márcio Leite, Josmar Ambrosio e Gustavo Marinho.
Serviço
Concurso Cultural da ACIRN
Quero ganhar minha bicicleta no Dia Mundial sem Carro
Realização: ACIRN
Apoio: Loja Bike Aventura, Complexo Capiba e Ong Baobá
Informações e inscrições:
tel.: (84)9927.6555/8845.4603
Fonte
Texto encaminhado por Haroldo Mota, da ACIRN.

Show do Padre Zezinho em Natal será domingo

Será domingo agora, dia 23, no Juvenal Lamartine, a partir das 16 horas, o show do Padre Zezinho, com renda em benefício do mosteiro das irmãs carmelitas descalças.
O ingresso custa R$ 20 e está à venda na sede da Arquidiocese de Natal e nas Livrarias Paulinas e Paulus.
O mosteiro está sendo construído vizinho ao Cemitério Morada da Paz, em Emaús.
ATUALIZAÇÃO - A programação do Padre Zezinho, neste final de semana, em Natal e Mossoró foi cancelada. 
CLIQUE AQUI para saber maiores detalhes.

Fazer oposição no Brasil é mais difícil que na Venezuela, diz senador

Foi ontem. 
Num discurso da tribuna do Senado, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), afirmou que tão forte é o poder de pressão do governo brasileiro que, aqui, está sendo mais difícil fazer oposição do que na Venezuela.
E olhe que, na Venezuela, a constituição vigente foi elaborada e promulgada do jeito que o presidente Chávez quis. 
Pois a oposição não apresentou e, em consequência não elegeu, candidatos à Assembleia Constituinte.
A Constituição da Venezuela foi feita, integralmente, da primeira a última letra, ao bel prazer e sonhos megalomaníacos de Hugo Chávez.
Pessoalmente, não sei se o senador Álvaro Dias está exagerando.
Mas, na realidade, poucos conseguem se segurar na oposição - sabe-se lá porque.

"Rosalba é um fenômeno e a maior eleitora de Mossoró", diz Juetê

Em sua coluna de hoje na GAZETA DO OESTE, o jornalista Luís Juetê afirma reconhecer que a governadora Rosalba Ciarlini é a maior eleitora de Mossoró.
Depois de se auto-identificar como "crítico contumaz" da governadora, desde o seu tempo de prefeita de Mossoró, Juetê registra:
- A força da imagem da governadora Rosalba Ciarlini, em Mossoró, é tão forte que a oposição pautava a sua linha de campanha em críticas à administração estadual.
E prossegue:
- Não teve efeito algum. Pelo contrário, ficou constrangedor para a oposição pedir votos na periferia "sentando a ripa" em Rosalba.
Mais adiante, Luís Juetê destaca que tal é a credibilidade da governadora em sua terra, que a campanha do PSB-PT, para reforçar a competência com que sua candidata a prefeita, Larissa Rosado, exerce o mandato de deputada estadual, usa a voz e a imagem de Rosalda dando um depoimento em que endossa esse entendimento.

Sai domingo a pesquisa do Vox Populi em Natal

O jornalista Cassiano Arruda anunciou, nesta quarta-feira, que a pesquisa Vox Populi sobre a disputa pela Prefeitura de Natal sairá na edição de domingo do NOVO JORNAL.
A pesquisa é patrocinada pela FIERN.
Antes da eleição sairá outra, provavelmente no dia 5.

UFRN ganha canal de TV digital

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comemora mais uma importante conquista: é a primeira universidade do País a ter um canal digital de televisão. 
A consignação foi dada pelo Ministério das Comunicações, conforme portaria publicada na edição desta quarta-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU).

A portaria assegura à UFRN o Canal 48, correspondente à faixa de frequência de 674 MHz a 680 MHz, para transmissão digital do serviço de radiodifusão de sons e imagens.

Para o superintendente de Comunicação da UFRN, professor José Zilmar Alves da Costa, a consignação do canal digital à UFRN representa “uma conquista maiúscula, não só por consagrar para a UFRN o tão aguardado canal digital, mas também por lhe ratificar o pertencimento do Canal 5 (analógico), depois de um período de ceticismo”.

Ainda segundo o professor José Zilmar, a obtenção do canal digital cumpre uma etapa fundamental do planejamento da instituição para produzir, operar e transmitir serviços de radiodifusão e imagens em tecnologia digital, com algumas etapas já alcançadas. 

“Antes, a UFRN já tinha dado dois passos importantes no processo de migração digital. Um deles foi com a construção da nova torre de transmissão, em dezembro de 2011, e o outro com a aquisição do transmissor digital, em julho de 2012”, disse Zilmar Alves.   

O superintendente disse ainda que até o início efetivo das transmissões em tecnologia digital outras etapas do planejamento terão que ser superadas, como a construção de um abrigo para o transmissor, a aquisição de equipamentos para a produção e a capacitação de recursos humanos.

“Com tudo isso, estamos fazendo história no sentido de melhor prover a UFRN e devotadamente atender à sociedade”, afirmou.

Divulgação da AGECOM.

Orientações para concorrer a bolsas de residência artística

As inscrições para concorrer a essas bolsas estão abertas até o dia 3 de outubro.
Qualquer pessoa interessada por participar.
Cada bolsa tem o valor de R$ 50 mil.

Enfermeira assume Secretaria de Saúde de Natal

A Prefeitura de Natal anunciou, hoje, o pedido de demissão da secretária de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro, aceita pela prefeita Micarla de Sousa.
Para o seu lugar foi nomeada a enfermeira Joilca Bezerra Loureiro Carvalho que, desde maior de 2011, era coordenadora de Estratégia de Saúde da Família.

Arena Hall promove "Invasão Sertaneja"


O sertanejo toma conta do Arena Hall, depois de amanhã, sexta-feira, dia 21, com a festa "Invasão Sertaneja", a partir das 22h.

A dupla Tiago & Santafé promete animar a noite com os melhores sucessos do sertanejo e ainda canções autorais como Me Perdeu, Ao Meu Lado entre outras. 
A noite conta ainda com show do cantor Valber Sertanejo e da dupla revelação Hayner e Fabrício.

Envie nome para  listavip@arenahallnatalrn.com.br e garanta entrada com desconto.
Também tem promoção para as mulheres que enviarem os nomes para a lista.

Os ingressos antecipados estão à venda no Açaí Petrópolis, das 14h às 22h. 
O Arena Hall fica na Av. Afonso Pena, 501, Petrópolis.
Informações pelos telefones: 9410.0660 / 9603.8207.
Texto e ilustração encaminhados pela Assessoria de Imprensa do evento.

Certus aponta liderança de Maurício em Parnamirim

Pesquisa Certus realizada nos dias 14 e 15 deste mês e registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00105/2012, aponta os seguintes número na resposta espontânea sobre a disputa pela Prefeitura de Parnamirim:
Maurício - 44,67%
Gilson - 32,22%
Tita - 3,33%
Nenhum - 7,78%
Não sabe - 11,33%.
Vi esses números numa nota publicada nesta quarta-feira na coluna "Notas & Comentários", da Tribuna.

Nova pesquisa do Ibope em Natal sai na sexta-feira

A nova pesquisa do Ibope sobre a sucessão municipal em Natal sairá depois de amanhã, sexta-feira, no RN TV da noite, na TV Cabugi.
Vem aí também uma pesquisa Vox Populi sobre a mesma disputa. Paga pela FIERN, sairá no NOVO JORNAL, provavelmente na terça-feira.
Outra Vox Populi está prevista para o dia 5 de outubro.

Juiz lança livro de crônicas

"De longe e de perto", livro de crônicas do juiz federal Ivan Lira de Carvalho, será lançado dia 27, no Solar Bela Vista.
Soube agora de manhã, lendo a coluna de Woden Madruga, na TRIBUNA.
O livro está sendo produzido pelo Sebo Vermelho, editora do amigo Abimael Silva.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Livro "A arte de nascer" será lançado nesta 4ª feira


A médica Carolina Damásio lança nesta quarta-feira, 19, na Poty Livros da avenida Sen. Salgado Filho, a partir das 19 horas, o livro “A Arte de Nascer”
Destinado às mulheres que desejam engravidar, as que já estão grávidas, as que já tiveram seus bebês e as crianças de um modo geral, o livro traz orientações importantes sobre a gestação, os cuidados com o bebê e ainda ensina sobre a arte de educar, com dicas preciosas de como interagir com o universo infantil desde o ventre através da arte, além de orientações importantes sobre saúde da gestante e do filho.

O livro conta ainda com uma coletânea de poemas da poetisa potiguar Drika Duarte, voltados a esse encontro amoroso da mãe com o  filho, e um CD infantil “A Arte de Nascer em Canto”, produzido pelo cantor e compositor Alvamar Medeiros, com acalantos e músicas infantis.
 
A venda do trabalho será revertida para ajudar os projetos já desenvolvidos pelo "A Arte de Nascer" em comunidades carentes no Brasil e na África, como a compra de enxovais de bebês  para mães em situação de pobreza e formação de novas células do projeto.

SOBRE A AUTORA:
Carolina Damásio é Médica e infectologista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e desde 2008 dedica-se a trabalhos na área de Saúde Materna com o projeto “A arte de Nascer”.
Em 2010, lançou seu primeiro livro A arte de Nascer- 12 encontros para formação de saúde em gestantes. Nomesmo ano foi vencedora do concurso internacional “Young Champions of Maternal Health”, que elegeu 15 jovens no mundo com idéias inovadoras na área de saúde materna. Carolina morou no Mali, África, onde teve a oportunidade de adaptar o projeto para a cultura local, escrevendo o livro “L´art de Naître”.
A autora luta pela humanização do nascimento e acredita no fortalecimento do vínculo materno infantil pela arteterapia. 
Mais informações sobre o projeto e as atividades desenvolvidas disponível no site: www.aartedenascer.com.br

Dia 20: Jantar de adesão pró Júlia Arruda


RN abre inscrições para municípios onde há falta d´água

A Coordenação Estadual de Defesa Civil abriu prazo até 28 de setembro para que os prefeitos de municípios com necessidade de carros-pipa para suprir eventual falta d´água se inscrevem na SEJUC.
Também foi aberto prazo para o cadastramento dos proprietários de carros-pipa que desejarem firmar contrato de locação com o governo.
CLIQUE AQUI e acesse a notícia completa no portal do governo do RN.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Gisella Amaral cumpre agenda em Natal

Gisella Amaral

Gisella Amaral chega a Natal nesta segunda-feira (17) para cumprir agenda de ações solidárias para divulgar a necessidade da prevenção e mostrar os direitos dos portadores de câncer.
A programação começa nessa terça-feira (18), às 09h30, com uma visita ao Hospital Infantil Varela Santiago e palestra no Auditório para  pacientes, familiares e equipe do hospital. 
À tarde, a partir das 16h30, será a vez de Gisella participar de um chá promovido pela Associação das Ex-Alunas, sob a presidência de Márcia Marinho. 
O encontro é voltado não só para as ex-alunas, como para convidados, assistentes sociais e advogados da UNI-RN.
As visitas prosseguem até a próxima quinta-feira (20), e incluem ainda a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, o Hospital Luiz Antonio, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, entre outras instituições e casas de apoio.
Texto e foto encaminhados por HR Eventos.

Sindicato repudia agressão contra Roberto Guedes

O Sindicato dos Jornalistas do RN emitiu nota de repúdio contra agressão de que foi vítima, em Caiçara do Rio dos Ventos, o jornalista Roberto Guedes.
Roberto, com o braço quebrado, está internado no Hospital da Unimed - informa reportagem do DIÁRIO DE NATAL.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

domingo, 16 de setembro de 2012

VEJA insinua que tem tudo gravado

A propósito de informações que colocam em dúvida a autenticidade de afirmações atribuídas ao publicitário Marcos Valério sobre o envolvimento do ex-presidente Lula no esquema de desvio de recursos públicos conhecidos por "mensalão", a VEJA ainda não se pronunciou oficialmente.
Mas, na capa do seu portal na Internet, tem uma chamada para uma nota no blog do seu colunista Reinaldo Renaldo Azevedo, com o seguinte título:
- Petistas, peçam o áudio com a entrevista de Marcos Valério!

Charge de Rômulo Estânrley


Roberto Guedes sofre agressão em Caiçara do Rio dos Ventos

Transmito a minha solidariedade ao amigo Roberto Guedes, agredido em Caiçara do Rio dos Ventos.
A notícia está disponível no portal da TRIBUNA DO NORTE com foto e vídeo, além do reportagem feita por outro amigo, Valdir Julão.

Copa 2014: Veja como ficará o Maracanã

O portal do ESTADÃO disponibiliza reportagem com gráfico sobre as
obras de adequação do Maracanã, no Rio, para a Copa de 2014.
Vale a pena conferir. Para acessar, CLIQUE AQUI.

Vamos ajudar a AMICO

Começa dia 20 a Feira do Livro do Seridó


Artigo de Paulo Afonso Linhares


A RAZÃO DOS REFLETORES
 Paulo Afonso Linhares

Definitivamente, estava errado no momento em que rasguei elogios à superexposição midiática de alguns tribunais, mormente do Supremo Tribunal Federal, “clef-de-dôme” do Poder Judiciário brasileiro e proclamado guardião da Constituição, embora fosse mais preferível como tribunal constitucional do tipo da Corte de Karlsruhe, da Alemanha. Inda bem que o detectei com a necessária brevidade. Afinal, Molière (1622-1673) já dizia que “os erros mais breves são sempre os melhores”. Os refletores fazem mal aos juízes e lhes embaralha os julgamentos. Afinal, o ofício da judicatura é incompatível com arroubos e vaidades juvenis, com a falta de serenidade, com a intolerância e com o estrelismo hollywoodiano que pode acometer algumas pessoas diante das luzes da ribalta. Aliás, engraçado é que o julgamento do “Mensalão”, no STF, tenha a mesma marcação de uma dessas novelas da Rede Globo, deixando sempre o suspense da próxima “atração”.

O episódio do julgamento do "Mensalão" tem sido didático no sentido do poder nefasto dos refletores para o STF. Rara tem sido a sessão que não se transforma em comédia pastelão de terceira classe, com cenas de intolerância por parte de ministros que não respeitam as opiniões de colegas externadas na forma de votos. Isto sem levar em conta os raciocínios tacanhos e as acanhadas fundamentações fáticas e jurídicas das decisões. Uma lástima. Sob a intensa luz dos refletores, é natural que os raciocínios se embotem e prevaleça a vontade de agradar a opinião pública do que mesmo o escopo de realizar a Justiça. Ao fim, o julgamento se transforma num enorme torneio de acendradas vaidades, no qual o que está em jogo é a premissa: se todos já são deuses, qual dos insignes ministros será mais divino? Besteira, diante das câmeras nem imaginam suas excelências que são homens e mulheres de carne, ossos e fezes (que não é o plural de "fé"...), iguais a bilhões de humanos que viveram, vivem ou viverão. Aliás, tinha razão o poeta alemão Hölderlin (1770-1943) quando disse que “o homem, quando sonha, é um deus, quando reflete, é um mendigo”.

Se for bem certo que exercem importante munus público, mais ainda que os magistrados em geral e em particular os ministros do STF, têm a seu cargo o dever republicano de educar politicamente o povo a partir dos julgamentos que fazem. Embevecido com o potencial “educativo” das filmagens para televisão, Internet etc., das sessões de julgamento do STF e de outros tribunais brasileiros, não me apercebi do quão prejudicial isto seria para a qualidade das decisões, com baixas dosagens de Direito e de Justiça a impregná-las, ademais de desfiguradas a partir do enorme assedio das mídias e da pressão direta da opinião pública sobre o Tribunal. Em suma, nas decisões até agora exaradas pelo STF no processo do “Mensalão”, é perceptível o conteúdo mais político do que jurídico nas razões de decidir externadas pelos julgadores desse Tribunal. Pode ser até que justiça tenha sido feita, porém, não fossem tantas luzes de irrefletidos refletores, a ofuscar mentes que não deveriam ser ofuscadas, talvez o espírito da Justiça pousasse com mais firmeza nesse chão de mulheres e homens concretos e falíveis. Sem mais flashes e holofotes.

Tribunal que se preza fica longe dos refletores, nem julga para agradar a segmentos da opinião pública. Menos ainda, julga apressadamente como vem julgado o STF no affair do “Mensalão”. Já Sófolces (496-406 a.C., Fragmentos, 772) asseverava que “o raciocínio e a pressa não se dão bem”, porquanto “a pressa gera o erro em todas as coisas”, nas palavras de Heródoto (484-430 a.C.,Histórias, VII, 10). O Supremo Tribunal Federal, neste momento, julga com enorme pressa, atarantado com os refletores. Os resultados são enfadonhamente previsíveis: os principais acusados, em especial o ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu, serão condenados, “ao vivo e em cores para todo o Brasil”, a despeito da defesa que possam ter feito e da ausência das provas que, em alguns casos, o Ministério Público não trouxe nos autos. Neste particular, não apenas conta o embanamento dos refletores, mas, igualmente a existência de interesses políticos nessas condenações. De um ou de outro modo, o show não pode parar: na próxima semana, mais um capítulo dessa novela bisonha que é o processo do “Mensalão”. Com José Dirceu e outros no banco dos réus. Aguardemos esse próximo capítulo.

sábado, 15 de setembro de 2012

Dois bailarinos cubanos fogem em busca de liberdade e de oportunidades

Milena Teresa Garcia Valido e Julio César Concepcion Medeiros, integrantes do grupo Camagüey, o mais importante de Cuba, depois do Ballet Nacional, abandonaram uma excursão que realizavam pelo Equador e, através do México, chegaram aos Estados Unidos.
No próximo domingo, vão se apresentar no encerramento do Festival Internacional de Ballet de Miami - informa reportagem no portal espanhol DIÁRIO DE CUBA.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Ballet em vídeo: Grupo Camagüey, o segundo mais importante de Cuba

Advogado de Marcos Valério nega entrevista à VEJA

O criminalista Marcelo Leonardo afirmou que o publicitário Marcos Valério não dá entrevista desde 2005.
Com isso, desmente as declarações que lhe são atribuídas pela revista VEJA, em reportagem de capa, acusando o ex-presidente Lula de ser o chefe do mensalão.
CLIQUE AQUI e leia o desmentido do advogado em reportagem disponível no portal de O GLOBO.

Da 1ª para a 3ª pesquisa, Carlos Eduardo caiu mais de 10 pontos

Pelos números divulgados em sua edição deste domingo, dia 16, e antecipados no blog de Anna Ruth Dantas, o líder das pesquisas, Carlos Eduardo Alves acumula uma queda superior a 10 pontos percentuais, da pesquisa divulgada no dia 15 de julho para a que saiu neste final de semana.
Em 15 de julho, o ex-prefeito contava com 55,71% das intenções de voto.
Na que está saindo neste final de semana, alcançou 44,75%.
O candidato do PMDB, Hermano Morais, no mesmo período, teve um acrescimento de quase 10 pontos percentuais, tendo avançado de 7,29% para 16,88.

Pesquisa Certus constata nova queda de Carlos Eduardo

Vi agora no blog de Anna Ruth Dantas alguns números da terceira rodada da pesquisa CERTUS/TRIBUNA DO NORTE que será publicada na edição impressa deste domingo, dia 16.
Carlos Eduardo segura a liderança, com 44,75% das intenções de voto, bem a frente do segundo colocado, Hermano Morais, com 16,88%.
Em relação à pesquisa anterior, nova queda de Carlos Eduardo - mais de 5 pontos; e novo crescimento de Hermano: 3 pontos percentuais.
Mineiro e Rogério também subiram. Veja abaixo um quadro com o resumo das três pesquisas já divulgadas pela CERTUS/TN.
Segundo Anna Ruth, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº 098/2012 e foi realizada nos dias 12 e 13 deste mês.

Pesquisas Certus/TRIBUNA DO NORTE
Candidatos
Data: 16/09
Data: 02/09
Data: 15/07
Carlos Eduardo
44,75%
50%
55,71%
Hermano
16,88%
13,88%
 7,29%
Mineiro
  7,75%
  6,5%
 5,14%
Rogério
  7,38%
  6,25%
 7,43%
Robério
  0,88%
  1,13%
 0,14%
Roberto
  0,38%
  0,75%
 0,43%
Nenhum/ind.
 21,63%
 21,51%


Vox Populi divulgará pesquisa sobre Mossoró dia 22

Vi, agora, na coluna do amigo Gilberto de Souza, na GAZETA DO OESTE.
Sairá dia 22 a primeira pesquisa da Vox Populi sobre a sucessão em Mossoró.
De hoje a uma semana, portanto. Sábado.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal dos amigos Canindé Queiroz/Maria Emília, com o patrocínio da FIERN. 
Antes da eleição, sairá outra - dia 5 de outubro.

Charge de Eliabe Alves


Impugnado, Zé Lins retira candidatura em Currais Novos

Não tendo conseguido, junto ao TRE, registrar sua candidatura à Prefeitura de Currais Novos, o ex-prefeito Zé Lins jogou a toalha, como se diz na gíria, e retirou-se da disputa.
Mas, não vai ficar fora da campanha. Indicou para substituí-lo o empresário Vital Cunha.
O anúncio oficial da desistência foi na noite desta sexta-feira, num comício realizado no centro da cidade, com a presença do deputado João Maia, ex-governadora Wilma de Faria e deputado Ezequiel Ferreira.
Com informações e foto encaminhados pela Assessoria de Comunicação da Coligação "A favor do povo"
Foto do comício de ontem (Laurivan de Sousa)