sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Charge de Eliabe Alves


Direção nacional do PV prestigia gestão Paulo Davim no RN


Tem data para começar a reestruturação do Partido Verde no Rio Grande do Norte, sob a presidência do novo diretório estadual, tendo à frente o senador Paulo Davim (PV-RN). 
Todos os prefeitos e vereadores eleitos no mais recente pleito, assim como filiados ao Partido Verde, foram convidados para o 1º Seminário Pensando Verde, que ocorrerá neste sábado, 1º de dezembro, no Conselho Regional de Medicina, a partir das 8h. 
O diretório nacional do PV estará presente, nas pessoas do presidente nacional, o deputado federal Luís Penna (PV-SP) e o jornalista e um dos principais ativistas do PV, Fernando Gabeira.
Indagado sobre o que pretende fazer nesse momento do PV no Rio Grande do Norte, Davim afirma que o momento é de trabalhar: 
“Precisamos nos unir, deixar de lado vaidades e personalismos e arregaçar as mangas para defender e levantar as principais bandeiras do PV no Rio Grande do Norte. Um partido de ressonância internacional, como o nosso, precisa dizer a que veio. E, não vejo uma outra maneira, se não com trabalho e dedicação”, disse o único senador pevista no Congresso Nacional.

O 1º Seminário Pensando Verde pretende aglutinar conceitos e ações que se coadunam com esse novo momento do PV no Estado, oferecendo assim, uma formação técnica e política para seus integrantes atuais. 
Além dos nomes nacionais do PV, participam também como convidados palestrantes, os técnicos,  Sílvio Wesley, que falará sobre Captação de recursos para os municípios e Luís Jorge Natal, que falará sobre Marketing Político.

Durante o Seminário, que já estava previsto ocorrer no início de dezembro, deverá ocorrer a posse simbólica do senador Paulo Davim à presidência do Diretório Estadual do Partido Verde. 
"Queremos construir um novo cenário para o PV, estamos em dívida com a população. Não é mais hora de olharmos para o retrovisor, e sim, de olharmos para a frente”, frisou o senador.

Texto:  Assessoria de Comunicação  do Senador Paulo Davim – jornalista Sheyla Azevedo

Castelo Pub celebra aniversário com duas bandas


Nesta sexta-feira, 30, o Castelo Pub comemora seu aniversário ao som da banda Rastafeeling, a partir das 23h.
A banda, que gravou seu primeiro DVD no final do ano passado, promete animar a galera com canções autorais e os sucessos do reggae nacional e internacional. 
A festa conta ainda com show da banda Fluído Natural, que está de volta aos palcos.
Ainda haverá sorteio de uma tatuagem (George Tattoo), de cds da banda Fluído Natural e vôo de parapente com Pedro das Virgens.
A entrada custa R$10,00 e o Castelo Pub fica na Rota do Sol, em frente ao estádio do ABC.
Texto e ilustração encaminhados por Cristianne Leite Martins.
Clique sobre a ilustração para ampliá-la



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dora Kramer relata mobilização de adversários de Henrique Alves

Em artigo intitulado "Projeto Piloto", disponível no portal do ESTADÃO, a jornalista Dora Kramer relata que a mobilização de adversários da candidatura Henrique Alves à presidência da Câmara conta com o endosso (não declarado) do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Mas, assinala, "para todos os efeitos", ele "não tem nada com isso".
CLIQUE AQUI para acessar o texto integral.

Governo Rosalba espera "deslanchar" em 2013

Fiquei sabendo dessa expectativa lendo o amigo Gilberto de Souza em sua coluna desta quinta-feira, dia 29, na GAZETA DO OESTE.
Segundo Gilberto, "a expectativa é de um canteiro de obras em todo Estado, o atendimento das reivindicações dos municípios e, enfim, as pazes com as diversas categoriais funcionais e, principalmente, com a população de Natal".
Dizemos nós: "Tomara!".
CLIQUE AQUI para acessar o portal da GAZETA.

Liszt Madruga será um dos homenageados pela Secretaria de Turismo

O jornalista Liszt Madruga, presidente da Abrajet/RN e colunista dos jornais METROPOLITANO e GAZETA DO OESTE será um dos agraciados com oTroféu Mérito "Destino do Sol - jornalista Hélio Cavalcanti", da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
A entrega vai ser nesta sexta-feira, dia 30, durante a 1ª Feira de Antiguidades de Petrópolis, na Praça das Flores, pelo secretário de Turismo de Natal, Murilo Barros.
Também serão contemplados: Paulo César Gallindo, (empresário), Carlos Sodré (ex-presidente da Emproturn e consultor de turismo), Zenaide Castro (jornalista do site “Malas Prontas”), Marco Aurélio de Sá (diretor do Jornal de Hoje), Fernando Paiva (empresário), arquiteto Franklin Delano  (funcionário da Seturde e um dos fundadores da Secretaria de Turismo de Natal) e o vice-almirante, Bernardo José Pierantoni Gambôa (comandante do 3° Distrito Naval), bem como a instituição educacional UNP (Universidade Potiguar). 

Revista oferece dicas de decoração natalina


Após uma edição de excelente repercussão com a Formas Kids, adentramos Novembro com este número cheio de novidades, já com algumas dicas de decoração natalina.
Mostramos um breve perfil de um dos grandes nomes do designer brasileiro, Zanini de Zanine, e ainda destacamos os novos lançamentos da cantora e já compositora Marina Elali e do fotógrafo Canindé Soares, agora com um robusto livro de fotografias – dois orgulhos potiguares.
A Gesso e Serviços apresenta as vantagens do gesso para modelar a sua casa, no caso, com o diferencial qualitativo da empresa.
O arquiteto Carlos Ribeiro Dantas mostra o pomposo trabalho realizado na arquitetura do Centro Administrativo com a implantação da Escola de Governo.
A Construtora I.G. Potiguar realiza uma espécie de prestação de contas e mostra o último dos três empreendimentos entregues este ano: o Bellavista Tirol.
E ainda cinco ambientações e projetos de residência diferenciados para você se inspirar e montar o seu próprio projeto, amparados nas ideias de Claudinê Lima, Fábio Nunes e Quênia Chaves, e Marília Bezerra, ou ainda o trabalho de Nelson Araújo para um escritório jurídico. São projetos para diferentes estilos.
Clique sobre a imagem para ampliá-la.
CLIQUE AQUI para acessar.


Livro de João Faustino será lançado nesta 5ª feira


O livro auto-briográfico "Eu perdoo", do professor e suplente de senador João Faustino (PSDB-RN), será lançado nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 18 horas, no Salão de Eventos Cardeal Sales, anexo da Matriz de Santa Terezinha, no Tirol, em Natal.
O livro, que tem como sub-título "Uma reflexão sobre a nossa capacidade de perdoar", tem apresentação do senador e ex-ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e prefácio do presidente da Academia Norte-riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima.
Numa das orelhas da capa, escreve o deputado Macelo Nobre, filho do ex-deputado federal Freitas Nobre, que foi líder da bancada do PMDB na Câmara, ao tempo do regime militar.
Diz ele:
- A história de vida de João Faustino poderia, facilmente, confundir-se com algum filme de ficção. Mas não é ficção! É vida real!
E acrescenta:
- Apesar das adversidades, João Faustino nunca perdeu a fé e nem deixou de exercitá-la através do perdão.
Na contracapa quem escreve é o professor Alexandre de Moraes, considerado um dos principais constitucionalitas do país na atualidade.
O lançamento deverá prolongar-se até às 22 horas e o livro será vendido a R$ 50,00 o exemplar.

Joelmir Beting morre aos 75 anos

O jornalista Joelmir Beting morreu aos primeiros minutos desta quinta-feira, dia 29, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Joelmir estava internado desde 22 de outubro, tratando-se de um problema renal. Domingo agora, sofreu um acidente vascular hemorrágico.
Ex-boia fria, ele era um dos mais importantes jornalistas de economia do Brasil. 
CLIQUE AQUI para ler reportagem em O GLOBO.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Wilma nega pretensão de disputar o governo do RN

A vice-prefeita eleita de Natal, Wilma de Faria (PSB), negou, nesta quarta-feira, dia 28, que tenha pretensão de disputar o Governo do Estado na eleição de 2014.
Numa entrevista que concedeu ao JORNAL DE HOJE afirmou que o seu desejo é se candidatar a deputada federal.
Quanto à possibilidade de disputar o governo, disse:
- Não há desejo meu, pretensão, nem decisão nossa. Não há nada. O que existem são especulações.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Marcela Cavalcanti: Veja qual a base ideal para cada tipo de pele

coisas de mulher

Show de Khrystal no RJ é destaque no blog de Tárik de Souza

Zé Dias tá pulando de Alegria.
O show será dia 11, no Studio RJ.
Para completar, Tárik disponibiliza um vídeo de divulgação do novo CD de Khrystal - "Dois tempos".
CLIQUE AQUI para acessar a notícia e ver o vídeo. O CD, pra mim, é sen-sa-ci-o-nal.

Walter Alves é escolhido "Parlamentar do ano"

Com 18 votos (dos 27 eleitores), o  Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa elegeu, hoje de manhã, o deputado Walter Alves (PMDB) como "Parlamentar do ano".
Em segundo lugar, ficou Fernando Mineiro (PT), que recebeu 7 votos.
Também foram votados os deputados José Dias (PSD) e Getúlio Rego (DEM).

Charge de Rômulo Estânrley


Procon-SP denuncia mais de 200 sites de compras

Todo cuidado é pouco na hora de comprar alguma coisa via Internet.
Agora mesmo, reportagem de O GLOBO informa que só o Procon de São Paulo está denunciando mais de 200 sites de compras.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Wilma sente que pode voltar a sonhar com o governo

Isto é o que estou entendendo das declarações feitas pela deputada Márcia Maia numa entrevista publicada nesta terça-feira no JORNAL DE HOJE.
Segundo Márcia, o nome de Wilma "é lembrado para o governo e senado, sobretudo para o governo, o que é natural diante da péssima e catastrófica administração estadual".
CLIQUE AQUI para ler a reportagem no portal do JH.

Charge de Eliabe Alves


Professores de Riachuelo reclamam de lei aprovada pela Câmara

Fiquei sabendo lendo o blog da amiga Adriana Nascimento, Riachuelo em ação.
Segundo ela, a lei aprovada pela Câmara é inconstitucional, pois, na prática, reduz salários dos professores.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Pepe dos Santos precisa de um "colchão caixa de ovo"

O jornalista Pepe dos Santos, grande nome do jornalismo policial do RN, hoje padecendo de Alzheimer e há quase 7 meses internado no Hospital da Unimed, em Natal, está precisando da nossa ajuda.
Especialmente, da doação de um "colchão caixa de ovo".
Trancreveo abaixo, o bilhete que recebi do seu filho, o amigo Gutemberg Câmara:

"Papai continua internado com o mesmo estado, aptº 305, ele faz uso continuo de colchão de ar "caixa de ovo", pois tem uma escara (ferida devido ao longo período de internação). 
Já são três colchões que ele usou, nesses quase 7 meses de internação, que fura; o último, agora sábado, furou. 
Ele não pode passar muito tempo sem esse tipo de colchão e estou sem dinheiro para comprar. Você pode fazer um apelo a alguém que tenha esse tipo de coclhão, as vezes guardado em casa ou até mesmo que queira fazer uma doação de um novo.
O preço é de no máximo R$ 160,00 nas lojas especializadas em equipamentos hospitalares como a Orto Rio, algumas farmácias vendem. Se preferirem podem depositar naquela conta e eu comprarei".

Bom, amigos: Volto a pedir a compreensão e a solidariedade de todos quantos puderem ajudar.
Dou meu testemunho do carinho e da atenção com que Gutemberg cuida do seu pai, o amigo e colega Pepe dos Santos.
E quando ele pede é porque, na realidade, está nas últimas.

Pepe dos Santos, como todos sabem, é apelido dos seus bons tempos de jogador (amador) de futebol. O nome completo do jornalista é Eletiel Bezerra da Câmara.
Conta poupança no Banco do Brasil: 35.310-8
Agência - 3293-x
Variação: 51.
Tenho certeza de que quem fizer alguma doação sentir-se-à muito feliz pela oportunidade de ajudar a quem precisa.
CLIQUE AQUI para ler outras notas aqui publicadas sobre o estado de saúde do amigo Pepe dos Santos

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cipriano desafia o PT e aceita convite de Carlos Eduardo

O médico Cipriano Vasconcelos Maia afirmou ter aceitado o convite do prefeito eleito, Carlos Eduardo, para assumir a Secretaria de Saúde - informa, em manchete de capa, a edição desta segunda-feira do JORNAL DE HOJE.
- Os desafios de reconstrução do SUS são maiores do que a discussão dentro do PT - desabafou.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Pré-estreia de "Casablanca" foi em Nova Iorque há 60 anos

Foi num dia como hoje, 26 de novembro de 1942, a pré-estreia de Casablanca, em Nova Iorque.
O lançamento em circuito comercial só ocorreria dois meses depois - 26 de janeiro de 1943, data do encerramento da  Conferência de Casablanca.
Segundo reportagem no portal alemão da DEUTSCHE WELLE, foi nessa conferência que o primeiro ministro britânico, Winston Churchill e o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt acertaram que a II Guerra Mundial só poderia terminar com a capitulação incondicional da Alemanha, Itália e Japão.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Joelmir Beting internado há mais de um mês em SP

Internado há mais de um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o jornalista Joelmir Beting teve o seu quadro agravado neste domingo, 25, quando sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico - informa a FOLHA.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Grupo de Reggae busca patrocínio para celebrar o "Viva Natal"


O Grupo Amigos do Reggae está se mobilizando para realizar em Natal a comemoração do aniversário da cidade, fundada no dia 25 de dezembro de 1599. 
Para tanto criou o espetáculo "VIVA NATAL". 
Trata-se de um projeto que nasceu com o objetivo de contribuir para a revitalização da cultura popular potiguar.
O grupo, formado por artistas e músicos, organizou um cronograma de atividades a ser desenvolvidas nos dias 21 e 22 de dezembro na árvore de Natal, no bairro de Mirassol e, para colocar em prática, necessita de apoiadores e patrocinadores para a ideia de resgate da cultura e memória natalense.
Concretizando-se em dezembro, o VIVA NATAL terá continuidade durante todo o ano de 2013 com edições mensais realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês. As ações, planejadas pelo grupo Amigos do Reggae, também terão participação dos amantes e apreciadores de outros estilos musicais como o reggae, rock, axé, MPB e forró.   
Os interessados em participar do projeto tem que entrar em contato com a assessoria de comunicação do grupo, através do número, 8866-5480.
Divulgação da Assessoria de Imprensa do Grupo.

Marqueteiro sugere chapa Lula e Gabriel Chalita para o governo de SP

O marqueteiro do PT, João Santana, afirmou que a melhor chapa para disputar o governo de São Paulo em 2014 seria formada pelo ex-presidente Lula (PT) e o deputado Gabriel Chalita (PMDB), como candidatos a governador e a vice respectivamente.
Mas, assinalou:
- É uma pena que o nosso candidato imbatível não aceita nem pensar nesta idéia.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa na FOLHA.

Rio parte para o confronto contra 25 Estados na disputa pelos royalties

Decidido a partir para o "tudo ou nada", em matéria de royalties pela exploração do petróleo na faixa do pré-sal, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, está convocando a população para uma manifestação destinada a pressionar a presidente Dilma a vetar o projeto de distribuição aprovado pelo Congresso.
O Rio não aceitou negociar uma partilha que contemplasse todas as unidades da Federação, todas elas credoras e financiadoras da Petrobras, na parte em que continua como empresa pública.
Por isso, perdeu a batalha no Congresso, que aprovou uma partilha mais solidária, diminuindo um pouco a parte que cabe aos Estados produtores, de modo que também sejam contemplados os demais Estados, que, mesmo sem produzir, pagaram e pagam para que a Petrobras seja o que é.
CLIQUE AQUI para ler a matéria de O DIA que deixa bem claro o sentimento egoista do governo, e de parte da imprensa e da população do RJ.

Brasil é o país que dá pior retorno aos impostos

Entre os países que mais cobram impostos no mundo, o Brasil é o que dá o pior retorno aos contribuintes - informa reportagem no portal de O GLOBO, com o título "Imposto de rico, serviço de pobre".
A matéria se baseia em estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), com base em dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico relativos ao ano de 2011.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

A caminho do Instituto Histórico do RN

O fotógrafo do jornal Tribuna do Norte, Adriano Abreu, fez a foto
no momento em que o ex-p
residente do Tribunal de Contas do RN, 

conselheiro Valério Alfredo Mesquita, deixava a sede do TCE
 em direção ao IHGRN - Instituto Histórico e Geográfico do RN,
instituição que irá presidir no triênio 2013/2015,
ladeado pelos confrades eleitos: 
Carlos Roberto de Miranda Gomes,
Secretário Geral e Ormuz Barbalho Simonetti, Vice-Presidente.

domingo, 25 de novembro de 2012

Khrystal dá uma canja no Rio de Janeiro

Olha aí, pessoal:
Vamos mandar esta sugestão para nossos amigos e familiares que residem no Rio de Janeiro: O show de Khrystal, dia 11-12.
No dia seguinte, será aqui em Natal, no Teatro Riachuelo.

CLIQUE sobre a ilustração para ampliá-la.

IBOPE: Dilma lidera pesquisa espontânea

Pesquisa do Ibope publicada neste domingo, no portal de O GLOBO, coloca a presidente Dilma Roussef na liderança da corrida presidencial a ser disputada em 2014.
Na pergunta espontânea, ela obteve 24% das indicações, contra 19% do ex-presidente Lula; 4% de José Serra; 3 de Aécio Neves; e 2% de Marina Silva.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

sábado, 24 de novembro de 2012

Carlos Eduardo x Garibaldi: Chegou a hora do troco

Em reportagem intitulada "Família Alves cada vez mais dividida", assinada por Maciel Gonzaga, o JORNAL METROPOLITANO revela: O prefeito eleito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), não tem a menor disposição de apoiar uma eventual candidatura do ministro e senador Garibaldi Filho (PMDB) à sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), em 2014.
Em sua reportagem, Maciel Gonzaga cita comentário que atribui ao deputado Agnelo Alves, numa roda de amigos em Pirangi, referindo-se aos sobrinhos Garibaldi Filho e Henrique Eduardo:
- Eles ficaram contra nós e agora nós não temos mais compromisso de apoiá-los.
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem no portal do JM.

Segmento audiovisual em alta em Macaíba


Desde o dia 12 de novembro está sendo realizado em Macaíba o “Curso de Cinema”, promovido pelo ITEC (Instituto de Estudos Culturais), em parceria com o Cepac (Centro de Estudos, Pesquisas e Ação Cidadã). 
A grade curricular do curso inclui aulas de Roteiro, Direção de Fotografia, Câmera e Direção e são ministradas por Geraldo Cavalcanti e Carlos Tourinho. 
Ao final do curso os participantes irão produzir um filme de curta metragem, cujo roteiro está sendo criado por eles mesmos. 
O curso é parte integrante do projeto de ponto de cultura “Cinema na Cidade”, promovido pelo ITEC, com recursos do Governo Federal, através do Programa Mais Cultura do MinC.
As aulas vão até o dia 30 de novembro e estão sendo ministradas na Casa de Cultura Popular de Macaíba e no Sinsemac (Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba).
Durante o curso de Roteiro, o cineasta Geraldo Cavalcanti se reuniu com os participantes e criaram a “Câmara Setoral do Audiovisual de Macaíba”, órgão consultivo e propositor que representa a categoria do audiovisual no município.
A Câmera Setorial do Audiovisual de Macaíba encaminhou à Câmera Municipal, dia 22, a proposta de criação de um centro de formação audiovisual, para ser inserido no plano orçamentário de 2013. 
O centro funcionará como curso de extensão da Faculdade de Artes dos Meios de Comunicação Audiovisual da Universidade Superior de Artes de Cuba.
A coordenação científico-pedagógica e o corpo docente do referido centro será formado por profissionais da faculdade cubana, que é uma das maiores referências em formação do segmento audiovisual em toda a América Latina.
Se for aprovado pelos vereadores e executado pelo prefeito eleito Fernando Cunha Lima Bezerra (PMN), Macaíba poderá se tornar, em 2013, “a primeira cidade a ter um centro de formação audiovisual no RN e um dos melhores do Brasil, o que irá contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade e com a geração de ocupação e renda”, finalizou Cavalcanti.
Texto e foto encaminhados por Rômulo Estânrley.
Geraldo Cavalcanti

Dilma afasta assessores indiciados pela PF

A chefe de gabinete da Presidência da República (em São Paulo) e o nº 2 da AGU, denunciados pela Polícia Federal, foram afastados pela presidente Dilma Roussef, informa reportagem no portal de O GLOBO,
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

LEIA também aqui no blog:
Corrupção dentro da Presidência está nas manchetes.

Ex-namorada alemã de Joaquim Barbosa afirma: "Ele é incrivelmente íntegro"

Uma ex-namorada alemã do novo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, foi entrevistada pela redação brasileira do portal DEUSTSCHE WELLE.
- Ele é incrivelmente íntegro - afirmou.
Atualmente com 44 anos de idade, Friedericke Technau, contou que conheceu Barbosa entre 1987 e 1988, período em que fez intercâmbio no Brasil.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem no portal da DW.

Observadores colocam brasileiro entre prováveis sucessores de Bento XVI

Trata-se do Cardeal João Braz de Aviz, de 65 anos, atual Prefeito da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, ex-arcebispo de Brasília.
Também estão na lista:
O italiano Dom Angelo Scola, Cardeal Arcebispo de Milão;
O canadense Marca Ouellet, de 68 anos, prefeito da Congregação dos Bispos;
E o arcebispo de Manila, Luis Antonio Tagle, de 55 anos, elevado ao cardinalato pelo Papa Bento XVI na sexta-feira, dia 23.
Segundo observadores, apesar de sua idade, Tagle é um dos candidatos com mais possibilidade de ser eleito Papa na sucessão de Bento XVI.
Em reportagem do portal espanhol EL MUNDO, ele é apresentado como "grande comunicador e um respeitado teólogo, além de ser muito sensível à situa~~ao dos mais desfavorecidos".
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem do EL MUNDO.

Corrupção dentro da Presidência está nas manchetes

CLIQUE AQUI e leia a reportagem de O GLOBO.
CLIQUE AQUI e leia a reportagem do CORREIO BRAZILIENSE.
CLIQUE AQUI e leia reportagem no ESTADÃO.
Segundo reportagem da revista VEJA, com base em informações da Polícia Federal, a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, usava o nome do ex-presidente Lula para fazer tráfico de influência.
Ainda conforme a VEJA, o grupo denunciado pela PF operava em sete órgãos do Governo Federal.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem da VEJA.

Artigo de Paulo Afonso Linhares


DE HERÓIS E OUTRAS MIUDEZAS

Paulo Afonso Linhares

"Triste do país que precisa de heróis". Sem dúvida, como tudo que Bertolt Brecht  disse ou escreveu, esta é uma frase de grande verdade. Ora, os heróis somente medram naqueles momentos de graves perturbações e perplexidades nas vidas dos povos;  quando tudo parece estar perdido, as virtudes submergidas e as esperanças se distanciam  cada vez mais, o povo atônito busca algo em que acreditar e que seja sua tábua de salvação. O seu caminho mais retilíneo é simplesmente o da invenção de um herói. Foi essa a compreensão que decerto teve o gênio Mário de Andrade quando, na literatura, traçou o perfil daquilo que deveria ser o proto-herói brasileiro: o escrachado Macunaíma. Bingo! Melhor retrato não poderia ser concebido. Aliás, é como se fosse possível escrever no código genético deste Brasil cada uma das infinitas partes desse herói sem caráter, que gosta do "jeitinho" brasileiro, que acha ótimo quando as leis são desrespeitadas e a ética motivo de olímpico olvido, que prefere o "sem nota", o "por fora" ou "por baixo do pano". E, na dúvida, "é melhor levar vantagem em tudo, certo?"

O Brasil vive um bom momento na economia, na política, nas relações com outros países, embora em alguns locais de seu território viva-se um clima típico de guerra civil, como é o caso do enfrentamento entre o Estado de São Paulo e algumas facções criminosas que resolveram vingar-se da ação policial que resultou na morte de alguns de seus membros matando membros das corporações policiais. Uma situação  que inspira cuidado, embora,  possa ser superada. Há diversas outras questões e gargalos a serem resolvidos, porém, pesados e medidos corretamente tem-se um "clima" mais para positivo. As soluções inelutavelmente hão de nascer no seio do povo para por ele serem resolvidas. Nada de milagrices, de "deus ex-machina", de super-heróis longas capas. Não precisamos de heróis, mas, de cidadãos conscientes dos seus papéis sociais, sobretudo, o de ser partícipe, através da mediação  de múltiplos e variados processos,  da gestão e do controle do próprio Estado.

A grande imprensa brasileira está, neste momento, extasiada com a bela história do menino pobre e negro que recentemente estou-se na curul de presidente do Supremo Tribunal Federal. Uma espanto, sim, para uns tantos desavisados; algo normal para quem vê esse fenômeno pela ótica republicana. Claro que o ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes é um vigoroso exemplo de superação pessoal, com arrimo do estudo e na perseverança. Contudo, nada rigorosamente excepcional ser ele alçado à condição de presidente da principal corte judiciária do país. Se ele é membro do STF e todos os seus colegas mais antigos já passaram pela presidência, pela lei esta seria a sua vez. Tudo como manda o figurino republicano e o normal funcionamento das instituições jurídico-políticas. Aliás, milhões de brasileiros tiveram, têm e terão trajetórias de superação pessoal que em nada deixam a dever ao exemplo do ministro Joaquim Barbosa. Sem, contudo, qualquer pretensão heróica.

Excepcional mesmo foi o que ocorreu naquele dia que já vai longe, no ano de 2003, quando o presidente da República, simples torneiro mecânico de profissão, resolveu nomear ministro do Supremo Tribunal Federal aquele jovem  e brilhante jurista negro. Está bem, alardearam que o ministro Joaquim Barbosa chegou ali por sua capacidade intelectual e não pela cor da pele. Ora, o ex-presidente Lula o nomeou cônscio de que ele preenchia os requisitos constitucionais da "notável saber jurídico e ilibada reputação", todavia, buscou alguém de origem afro-brasileira para demarcar uma posição política de seu governo contra o preconceito de cor e até mesmo a racismo ainda vivo na sociedade brasileira. Um belo e saudável  gesto republicano no rumo do reconhecimento da enorme dívida que herdamos da Estado escravagista no período do Império. Pelo que se tem visto e ouvido ultimamente,  Lula foi lastimavelmente incompreendido.

Khrystal e Alceu Valença no Riachuelo a preços populares

O tão esperado Projeto *Grandes Encontros Musicais de Natal*, tem sua estreia confirmada e será em uma data mística, 12 de dezembro de 2012 - (12.12.12) - uma quarta-feira, às 21h30min no Teatro Riachuelo, e irá reunir dois grandes nomes da nossa música popular: a cantora potiguar Khrystal e sua banda; e o pernambucano Alceu Valença, fazendo uma participação mais que especial na noite que contará também com a participação da cantora e compositora Simona Talma - uma das colaboradoras do novo cd de Khrystal.O projeto tem criação e direção artística do produtor cultural e jornalista, Amaury Júnior, que vem formatando o projeto há cerca de dois anos. 
O Projeto *Grandes Encontros Musicais de Natal* é uma proposta inovadora para uma efetiva valorização da música produzida no RN e a realização de produtivos encontros e intercâmbios entre artistas locais, protagonistas do projeto, e artistas de renome nacional, atores fundamentais no processo de valorização do trabalho autoral dos nossos compositores e promoção dos seus nomes nos grandes centros culturais do país.Os ingressos serão vendidos a preços populares, R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), graças ao incentivo cultural do Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, com o patrocínio da Unimed Natal. O projeto prevê seis edições até maio de 2013.
Enfim no dia 12-12-12: Khrystal e banda no
Teatro Riachuelo, com Alceu Valença e Simona Talma

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Liga realiza mutirão preventivo de câncer de pele


Neste sábado, 24/11, a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove em Natal, a partir das 8h da manhã, no Hospital Dr. Luiz Antônio, um grande mutirão preventivo de câncer de pele.
Com o objetivo de alertar a população sobre os perigos da doença (um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil), e identificar o maior número possível de casos suspeitos, o evento terá início às 08h, com a distribuição de fichas para as consultas por ordem de chegada, e segue até às 12h. 
A estimativa da organização é realizar mais de 1.000 atendimentos e cerca de 100 Cirurgias.

 

Sobre a doença


O câncer da pele é uma neoplasia com altas taxas de cura se tratado de forma adequada e oportuna. 
Contudo, em alguns casos em que há demora no diagnóstico, esse câncer pode levar a ulcerações e deformidades físicas graves. 
Esse tipo de câncer afeta todos os grupos étnicos em alguma proporção e a exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco para seu surgimento. 
No Brasil, figura como o tumor mais incidente em ambos os sexos.
Estima-se que o câncer de pele Melanoma, no Rio Grande do Norte, atinja 20 casos para cada 100 mil habitantes, e não melanoma, 1.280 casos para cada 100 mil habitantes. 
Embora o câncer de pele seja o tipo mais freqüente, corresponde a 42% de todos os tumores malignos registrados no Rio Grande do Norte, quando detectado precocemente apresenta altos percentuais de cura.

Nota encaminhada por Diogo Damasio, da OFICINA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Robinson revela articulação com vistas à sucessão de Rosalba

Numa entrevista que o JORNAL DE HOJE publica nesta sexta-feira, o vice-governador Robinson Faria afirmou que os partidos que formaram a coligação de apoio a Carlos Eduardo para prefeito de Natal planejam continuar juntos a fim de enfrentar a eleição estadual de 2014.
Sâo citados pelo JH: PDT, PSD, PSB e PT.
Na chamada de primeira página dessa entrevista de Robinson, diz o JORNAL DE HOJE: "Oposição pode sair com Robinson Faria para o governo e Fátima para o Senado".
Para ler a reportagem, CLIQUE AQUI. 

Professor da UFRN fica em 3º lugar em Prêmio do Tesouro Nacional

O professor Severino Cesário Lima do Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve seu trabalho “Capacidade de Endividamento dos Grandes Municípios Brasileiros”, aprovado no 17º Prêmio Tesouro Nacional 2012, em terceiro lugar com menção honrosa. 

O concurso escolheu monografias que visam a estimular estudos e pesquisas na área de Finanças Públicas. 

Das diversas categorias, o professor Severino Cesário venceu o concurso sobre o tema “Política Fiscal e Dívida Pública”. 

Para cada assunto, os três primeiros colocados ganharam uma premiação em dinheiro, publicação dos trabalhos na internet e em um livro eletrônico, além de certificado de participação. 

O evento foi patrocinado pela Fundação Getúlio Vargas e realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). 

Ao longo dos 16 anos participaram do Prêmio 1,527 monografias e foram premiados 218 trabalhos, em várias áreas temáticas tais como: Ajuste Fiscal e Dívida Pública; Tópicos Especiais de Finanças Públicas; Tributação, Orçamentos e Sistemas de Informação sobre a Administração Financeira Pública, Qualidade do Gasto Público, Lei de Responsabilidade Fiscal e Política Fiscal e a Crise Econômica Internacional.

Divulgação da AGECOM.

Prefeitura de Natal denuncia roubo de notebook


PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL 

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO 

COMUNICADO À POPULAÇÃO 



A Prefeitura Municipal do Natal, por intermédio da Controladoria Geral do Município, informa que o prédio da Control, situado à rua Seridó, no bairro de Petrópolis, foi alvo de invasão seguida de furto de um notebook. Imediatamente após a descoberta do fato, por volta das 7h40 da manhã de hoje, a Control acionou a Secretaria Municipal de Defesa Social, que por sua vez acionou a Polícia Civil e solicitou a realização de perícia técnica que possa ajudar a elucidar tal fato delituoso. O trabalho de investigação e de perícia ajudará, inclusive, a comprovar se houve furto de documentos.

Com o objetivo de garantir a integridade do ambiente e a coleta de provas e evidências, o expediente foi imediatamente suspenso, assim como o acesso ao local.

A Prefeitura Municipal do Natal lamenta e deplora tal fato, informa que colaborará com a investigação e reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade.
Natal, 23 de novembro de 2012 

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


Carnatal: Cadastramento de ambulantes será na sede da SEMSUR


Os ambulantes que pretendem trabalhar no entorno do Carnatal -  carnaval fora de época de Natal - terão de se cadastrar na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). 
O órgão mudou o local de inscrição, nesta sexta-feira (23) devido a um problema de logistica da Secretaria.
Informamos ainda que os registro dos autônomos começará na próxima terça (27) e não na segunda-feira (26) como antes foi divulgado. 
Ainda segundo a Semsur, serão cedidas 200 permissões e o atendimento será realizado por ordem de chegada. 
Os interessados devem se dirigir, a partir das 8h, a sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), na Rua Princesa Isabel, 313, Ribeira.
De acordo com o departamento de Concessões e Fiscalização da Semsur, é preciso levar cópias da carteira de identidade, do CPF, comprovante de residência e comprovante de quitação eleitoral, além da carteira de vacinação e duas fotos 3X4.
A Semsur também informa que as licenças só será concedida aos ambulantes que efetuarem a inscrição e comparecerem ao curso oferecido pela Coordenadoria da Vigilância Sanitária (Covisa), a ser realizado na quarta-feira, dia 28. 
As palestras  serão ministradas no Cemure local aonde serão entregue as licenças.
Texto encaminhado por Gilberto Oliveira Silva Júnior, da Assessoria de Marketing da Semsur.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Desgaste do governo Rosalba é "momentâneo", diz Ney Lopes

O ex-deputado Ney Lopes (DEM) afirma em entrevista, publicada nesta quinta-feira no JORNAL DE HOJE, que o desgaste enfrentado pelo governo Rosalba Ciarlini, é "momentâneo".
Segundo entende, o problema decorre do aperto financeiro que atinge o Tesouro estadual em decorrência da perda de 280 milhões de reais na arrecadação do FPE.
Para Ney Lopes, o que desgasta governo em caráter definitivo é a corrupção e a malversação.
- E isso não tem no governo Rosalba - assinalou.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Candidato do PMDB ao Governo já é dado como favas contadas

A opção peemedebista de sair com candidato próprio à sucessão da governadora Rosalba Ciarflini, em 2014, está sendo dada como "favas contadas" por uma grande lista de analistas políticos do Estado.
O nome mais badalado, como não poderia deixar de ser, é o do ministro da Previdência, senador Garibaldi Filho.
Mas, diante da afirmação do senador de que já não tem o mesmo "apetite" de antes e  que a idade já começa a pesar, o nome do deputado Walter Alves, filho dele, começa a ser encarado como uma possibilidade concreta.

Charge de Eliabe Alves


Carnatal: Cadastramento de ambulantes será dia 26


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) dará início ao cadastramento dos vendedores ambulantes que irão atuar no entorno do Carnatal. 
O registro dos autônomos acontecerá no próximo dia 26.11 segunda-feira a partir das 08hs no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE, na avenida Coronel Estevam, 3705, Bairro Nazaré.
De acordo com o departamento de Concessões e Fiscalização da pasta, é preciso levar cópias da carteira de identidade, do CPF, de um  comprovante de residência, comprovante de quitação eleitoral, carteira de vacinação e duas fotos 3X4.
Na ocasião serão concedidas duzentas permissões para atuação na área, e no dia do cadastro todo atendimento será realizado por ordem de chegada. 
Outra informação é que a licença só será concedida para aquelas pessoas que além de efetuarem a sua inscrição participem também de um curso que será ministrado pela COVISA no dia 28.11, quarta-feira, no mesmo local onde foi realizada a inscrição.

Texto encaminhado por Gilberto Oliveira Silva Júnior - Assessor de Marketing Semsur

Bruno casou-se com dentista no Presídio Nelson Hungria

O casamento de Bruno com a dentista Ingrid Calheiros foi realizado, no presídio Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, no dia 12 de junho - revela o portal de O DIA.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Macarrão entrega Bruno

Contrariando previsões segundo as quais iria assumir a responsabilidade pelo desaparecimento de Eliza Samúdio, Macarrão apontou Bruno como o mentor de tudo.
O depoimento de Macarrão no Tribunal do Júri de Contagem (MG) só terminou na madrugada desta quinta-feira.
CLIQUE AQUI e leia reportagem no portal da VEJA.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Culturas populares em estudo na UFRN

Clique sobre a ilustração para ampliá-la

Mãe Luiza mobilizada contra a AIDS


A II Mostra de Saúde e Cultura de Mãe Luiza: conhecer e prevenir acontecerá no dia 30 de novembro, das 17h às 21h, no bairro de Mãe Luiza, em Natal. Organizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC-UFRN), em parceria com grupos da comunidade, o evento antecede as atividades do Ministério da Saúde do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. 
Neste ano, o tema central é o acesso ao diagnóstico precoce do HIV, alinhado à estratégia do Fique Sabendo.
A programação terá apresentações de Hip Hop, grupos de dança, artes marciais, pastoril, suingueira, grupos musicais, esquete teatral com integrantes da Escola Estadual Dinarte Mariz, da Casa do Bem, da Casa Crescer e do Espaço Solidário. 
As ações de saúde serão voltadas à prevenção das DST/Aids, como o “Fique Sabendo – Testagem rápida para HIV e Sífilis” e a Tenda da Prevenção, que vai informar a população sobre sexo seguro, cuidados e prevenção às DST/Aids e distribuição de material educativo e preservativos.
Durante a realização da Mostra, ocorrerá a Premiação do Concurso de Fotografias e Vídeos voltados para o tema: Prevenção das DST/Aids, às 20h, no pátio externo da Pastoral de Mãe Luiza, na Rua João XXIII.
Esta ação é promovida pelo projeto “Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção em DST/AIDS: Conhecer e Intervir”, financiado com recursos do Fundo Nacional de Saúde/MS, através de parceria estabelecida entre Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, da UFRN, e Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais/Ministério da Saúde.
Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no blog do Projeto Viva Mãe Luiza: projetovivamaeluiza.wordpress.com
Divulgação da Assessoria de Comunicação do evento.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Charge de Eliabe Alves


Terceira parte dos quadrinhos sobre o Caso Bruno

O portal O DIA (RJ) disponibiliza nesta segunda-feira
a 3ª parte dos quadrinhos relatando um passo a passo do
assassinato da modelo Eliza Samúdio.
Clique sobre a ilustração acima para ampliá-la.
CLIQUE AQUI para acessar a 3ª parte dos quadrinhos.
CLIQUE AQUI para acessar a primeira parte dos quadrinhos.
CLIQUE AQUI para acessar a segunda parte dos quadrinhos.

Julgamento de Bruno e sua turma deve durar 10 dias

O julgamento começa nesta segunda-feira, dia 19, em Contagem-MG, como relata reportagem de O GLOBO.
CLIQUE AQUI para acessar.

domingo, 18 de novembro de 2012

Bicheiros cariocas eliminam concorrentes gaúchos dentro do RS

Reportagem disponível no portal do jornal ZERO HORA, de Porto Alegre, revela que bicheiros cariocas estão jogando pesado no Rio Grande do Sul.
Eles eliminam concorrentes e espancam desafetos - destaca a reportagem.
- O que está em disputa - assinala - não é o velho e tradicional jogo do bicho, com suas cadernetas obsoletas e métodos precários de arrecadação. Hoje, o mercado se reinventou.
Chegamos à era do bicho online.
Estimativa do Ministério Público e da Polícia Federal, citada pelo ZERO HORA, indica que a arrecadação do jogo do bicho na Grande Porto Alegre chega a meio bilhão de reais/ano.
Para ler a reportagem, CLIQUE AQUI.

Transparência total, governadora


Quanto mais a democracia avança, mais se torna vital a questão da transparência na administração pública.
Mais ainda num momento como o atual, em que tudo na gestão pública exala o odor fedorento da corrupção.
Não sai da minha cabeça a afirmação feita pela ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon, numa de suas visitas a Natal:
- Para enfrentar a corrupção, só existem dois remédios: transparência e gestão.
No caso específico do governo do RN, imagino que só a transparência total poderá ajudar a governadora Rosalba Ciarlini a tentar superar os elevados índices de insatisfação popular diante da gestão que vem realizando.
Hoje, a situação chegou a um ponto tal, que só a propaganda – ou, com muitos preferem dizer - só a maquiagem não resolve.
A governadora precisa se voltar, prioritariamente, para aqueles setores que são a cara da gestão. Enquanto ele não der um jeito no Walfredo Gurgel, por exemplo, não adianta fazer propaganda da Arena das Dunas, do Aeroporto de São Gonçalo, do Porto de Natal, de nada. Tem que dar condições decentes de funcionamento ao Walfredo Gurgel.
Ela está há dois anos no governo e a situação só faz piorar. Falta dinheiro? Pode ser até que falte. Mas, essa é uma desculpa que, sem transparência, hoje em dia não cola mais. Pode até explicar. Mas, não justifica.
Quanto é que sai, por dia, para o Governo, manter o Walfredo nas condições atuais?  Quanto seria necessário para transformá-lo, dotando-o de condições decentes de funcionamento? 
Por que a governadora não dá esses números? E, depois, por que não ir atrás desse dinheiro?
A governadora precisa se conscientizar do seguinte: O povo está cansado de saber que, por piores que sejam as condições financeiras do erário, para aquilo que o governo quer, nunca falta dinheiro.
Então, ela não se iluda: Por mais injusto e apressado que seja o julgamento popular, no imaginário de cada pessoa, só existem duas razões para justificar as condições desumanas de funcionamento do Walfredo Gurgel: 1) a vontade ou 2) a incompetência do governo.
Para Rosalba, um agravante: Como ninguém vai dormir competente e acorda incompetente, sobra, então, a justificativa de sua, digamos, “má” vontade com relação à saúde da população mais necessitada do Rio Grande do Norte.

Veja vídeo: Mickey está fazendo 84 anos

Disponibilizada 2ª parte dos quadrinhos sobre o "Caso Bruno"

CLIQUE AQUI e leia a reportagem sobre o julgamento que começa
nesta segunda-feira, dia 19, e acesse a 2ª parte dos quadrinhos.
Para ver a primeira parte dos quadrinhos CLIQUE AQUI.

Mistão do Vasco quebra sequência de 7 derrotas

Foi ontem, em Curitiba, contra o Coritiba. De virada: 2x1.
Foi só Roberto Dinamite anunciar o retorno de Ricardo Gomes à direção técnica para o time voltar a ganhar.
Rubinho Lemos Filho deve tá vibrando. Ele merece.
Leia reportagem no portal de O GLOBO.

Artigo de Paulo Afonso Linhares


QUE REPÚBLICA?

Paulo Afonso Linhares

           A proclamação da república completou, neste 15 de Novembro de 2012, cento e vinte e  três anos. Antes de ser uma marca o evento nos obriga a uma reflexão em torno do que seja efetivamente o espírito republicano. De princípio, o mais grave é constatar que as instituições republicanas brasileiras, caldeadas pela filosofia positivista da elite militar que afundou a combalida nau da monarquia, sempre foram muito frágeis em face do mando das oligarquias, do patrimonialismo e do paternalismo político, elementos estes absolutamente antagônicos à noção da república. Com efeito, de 1889 a 1930 teve o Brasil a chamada “República Velha”, marcada inicialmente pelo poder autocrático dos militares, cujo melhor exemplo foi o marechal Floriano Peixoto, pretensa versão tupiniquim do marechal prussiano Otto von Bismarck. A diferença é que Bismarck foi um grande estadista. Já Floriano, embora tenha consolidado a nova ordem catalisada na Constituição de 1891, governou com motins e sedições (de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894), com orientação nacionalista e centralizadora a partir da implantação de uma ditadura de salvação nacional.

 Quando decretou estado de sítio, em abril de 1892, Floriano Peixoto prendeu e desterrou seus opositores para a Amazônia. O advogado Rui Barbosa impetra habeas corpus (o famoso Habeas Corpus nº 300/STF) em favor do Senador Almirante Eduardo Wandenkolk e outros cidadãos, indiciados por crimes de sedição e conspiração, presos ou desterrados em virtude de decretos expedidos pelo Vice-Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, na função de Presidente. Segundo consta do sítio do STF, Rui fundamentou o pedido “na inconstitucionalidade do estado de sítio e na ilegalidade das prisões ocorridas, umas antes de decretado o estado de sítio, outras, depois de terminada a sua vigência, quando devem imediatamente ser restabelecidas as garantias constitucionais”. Informado, o marechal Floriano ameaçou o STF asseverando: "se os juízes concederem habeas corpus aos políticos, eu não sei quem amanhã lhes dará o habeas corpus de que, por sua vez, necessitarão". O STF negou o habeas corpus por dez votos a um.

 A partir da saída de Floriano, a República Velha se pautou pela política das oligarquias agrárias de São Paulo e Minas Gerais, a política do “Café com Leite”, que teve fim com a emergência de uma nova elite industrial e financeira eminentemente urbana e com a insatisfação da jovem oficialidade do Exército, que constituíram a base da chamada “Revolução de 30” e entronizou no poder federal o gaúcho Getúlio Vargas, como ditador, por quinze anos, período conhecido como do “Estado Novo”.

 Os dezenove anos seguintes (1945-1964) da República, à exceção do governo Dutra (1946-1951) que gozou de estabilidade política, foram conturbados e culminaram com a instalação de mais uma ditadura em março de 1964 e que duraria mais vinte e um anos, período caracterizado pelos governos dos militares que, embora mantendo em funcionamento algumas instituições republicanas como fachada, o espírito republicano esteve ausente na condução desses governos que suprimiram as liberdades civis, amordaçaram o Congresso Nacional e intimidaram o Poder Judiciário quando impostas as aposentadorias compulsórias de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (Hermes Lima, Victor Nunes Leal e Evandro Lins e Silva) pelo Ato Institucional nº 5 (em 16 de janeiro de 1969), além das aposentadorias voluntárias dos ministros Antônio Gonçalves de Oliveira e Antonio Carlos Lafayette de Andrada, em solidariedade aos colegas compulsoriamente aposentados. Registre-se, ainda, a aposentadoria do ministro Adaucto Lúcio Cardoso em 18 de março de 1971, após o episódio da sessão ocorrida oito dias antes (Em 1971, o STF julgou constitucional a lei da censura prévia, editada pelo Governo Médici. Vencido o Ministro Adauto Lúcio Cardoso manifestou sua indignada repulsa diante daquela decisão, despiu sua capa. atirou-a em sua curul e abandonou acintosamente o recinto, segundo narra Evandro Lins e Silva no seu “O Salão dos passos Perdidos”).

 Nunca o Brasil esteve tão perto de colimar certo modelo republicano, quanto após o advento da Constituição de 1988. Alguns solavancos começam a preocupar, principalmente na rota de colisão que se apresenta entre o Supremo Tribunal Federal e os outros poderes da República. Afinal, para o segmento político mais conservador – aquele chamado pelo marechal Castelo Branco de “vivandeiras alvoroçadas a rodar os bivaques dos granadeiros” – a salvação da República estaria nas togas e não mais nas fardas. E o sábio Marcus Tullius Cicero passa a ser lembrado: “Que as armas cedam à toga, o triunfo militar à glória cívica.” Para Cícero, a toga era o símbolo da República e não era necessariamente o pálio dos juízes, mas, dos estadistas.

sábado, 17 de novembro de 2012

Cuba sugere bloqueio americano contra União Européia

A proposta está na capa da edição digital do GRANMA neste sábado.
Numa chamada para matéria interna, assinada por Patrício Montesinos, o jornal oficial do PC cubano pergunta no título: " Por que os Estados Unidos não bloqueiam a União Europeia por violação de direitos humanos?".
Na matéria de capa, ilustrada com uma foto creditada ao EL PAIS, de Madri, onde aparece um manifestante supostamente dominado por policiais. GRANMA afirma que os direitos humanos estão sendo flagrante violados na União Europeia onde se desenvolve violenta repressão contra manifestantes pacíficos.
CLIQUE AQUI para ler a matéria completa (em espanhol).

Mais de 40 crianças morrem em acidente com ônibus escolar no Egito

O acidente foi provocado por um trem numa linha férrea num vilarejo ao sul do Cairo. É grande também o número de feridos, segundo reportagem em O GLOBO.
CLIQUE AQUI para acessar.

Charge de Rômulo Estânrley


Khrystal abre o Teatro Riachuelo para o povão

Será no dia 12 de dezembro o show especial de Khrystal, no Teatro Riachuelo, a preços populares - inteira: R$ 20,00; Meia: 10,00.
Será um mega espetáculo com Khrystal e banda, a partir das 21 horas, com duas participações especiais: Alceu Valença e Simona Talma.

O DIA relata, em quadrinhos, o assassinato de Eliza Samúdio

O portal de O DIA está disponibilizando a primeira parte
dos quadrinhos em que relata o assassinato da modelo
Eliza Samúdio. Clique sobre a ilustração para ampliá-la.
CLIQUE AQUI para acessar o portal de O DIA.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aninha Cabeleireiros recebe maquiador top do Brasil

Trata-se de Rosman Braz, atualmente radicado em São Paulo.
No próximo dia 19, às 19 horas, ele estará no Salão de Aninha (da rua Potengi) para um bate-papo sobre o universo de beleza e moda.
Com informações de Hilnet Correia.

Artigo de Heitor Scalambrini Costa, prof. da UFPE


A rotina dos “apaguinhos” de energia

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

A promessa de que o processo de privatização do setor elétrico, em particular das distribuidoras de energia elétrica favoreceria a concorrência e assim ofereceria melhor qualidade dos serviços e a modicidade nas tarifas, acabou sendo uma enorme decepção para aqueles que nutriram esperanças na transferência da gestão pública para a privada.

Hoje com as distribuidoras 100% privatizadas, a tarifa paga pelo consumidor brasileiro é uma das mais caras do mundo. E a qualidade dos serviços deteriora ano a ano com os sucessivos “blecautes” atingindo vários estados brasileiros, quer por problemas na geração, como também na transmissão da energia. A justificativa das autoridades do setor, que enxergam o consumidor como “bobo da corte”, recaem quase sempre sobre fenômenos naturais (temporal, enchentes ou seca) e/ou falhas humanas. Todavia o problema é mais grave e teve inicio nas mudanças ocorridas em 1995, quando o setor elétrico passou a ser gerido pelas leis de mercado. Hoje a falta de investimentos em novos equipamentos, na qualificação de pessoal, na fiscalização e essencialmente na gestão do sistema nacional integrado são as principais causas das sucessivas interrupções no fornecimento de energia.

Além do problema que tem suas causas na geração e na transmissão, com ampla repercussão na mídia nacional e internacional, têm-se as recorrentes quedas de energia nas cidades atendidas pelas distribuidoras estaduais, penalizando o consumidor. A fiscalização deste serviço é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que conveniada com as Agências Reguladoras Estaduais é quem deveriam monitorar a prestação dos serviços das concessionárias estaduais.

A Aneel por sua vez para incentivar a melhoria dos serviços prestados a população, a partir da visão do consumidor residencial, concede anualmente o Premio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC” para as concessionárias melhores avaliadas. O IASC é o resultado de uma pesquisa amostral realizada diretamente junto ao consumidor abrangendo a área de concessão das 63 distribuidoras do país. Para esta verificação são realizadas entrevistas com um pequeno número de consumidores de cada distribuidora. Este numero de questionários aplicados depende do numero total de consumidores de cada empresa  No caso da Companhia Energética de Pernambuco, para uma clientela em torno de 3 milhões de consumidores, são 450 questionários para todo o Estado (selecionados alguns municípios), incluindo pouco mais de 100 questionários para Recife.

Em 2011 para concessionárias com mercado maior que 1 TWh, a Celpe foi classificada na 4ª posição entre 33 empresas. O que a coloca a níveis de eficiência que a situam entre as melhores distribuidoras de energia do Brasil. Esta classificação deveria possibilitar uma comparação da qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias. Mas não é o que acontece. O ranking foi elaborado com base no Indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), é que permite avaliar o nível da continuidade dos serviços prestados pela distribuidora (valores apurados de duração e freqüência de interrupções) em relação aos limites estabelecidos para a sua área de concessão (limites determinados pelas resoluções autorizativas da Aneel). As distribuidoras são avaliadas em diversos aspectos do fornecimento de energia elétrica através dos indicadores de continuidade como o DIC que é a duração de interrupção individual por unidade consumidora, ou seja, o intervalo de tempo que, no período de apuração, em cada unidade consumidora ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica; o FIC, que é a freqüência de interrupção individual por unidade consumidora, logo o número de interrupções ocorridas, no período de apuração, em cada unidade consumidora; e o DMIC é a duração máxima de interrupção contínua por unidade consumidora, ou seja, o tempo máximo de interrupção contínua de energia elétrica, em uma unidade consumidora. 

Os indicadores FIC, DIC e DMIC são estampados na fatura de energia elétrica enviada ao consumidor, em um pequeno quadro “Duração e Freqüência das Interrupções”. São mostrados o valor apurado pela companhia (mensal e trimestral) e os limites máximos autorizados pela Aneel. O que chama a atenção é que os valores apurados pela Celpe são imutáveis. Mesmo tendo o consumidor verificado naquele mês um maior número de interrupções do que o mês anterior, esta situação não modifica os valores apurados e indicados na fatura. Lembrando que na fatura é também informado que o cliente poderá a vir a ser compensado quando há violação em relação aos índices pré-estabelecidos pela Aneel. Todavia a falta de credibilidade dos índices apontados pela companhia é total, e não serve para o consumidor verificar se houve ou não descumprimento na prestação do serviço, e assim poder reivindicar seu direito de consumidor.

O caso de Pernambuco é emblemático, pois é grande a freqüência das interrupções no abastecimento de energia ocorridas não só na capital, como nas cidades interioranas. Já algum tempo a queda de energia nos bairros de Recife e em outras cidades atendidas tornou uma rotina, mas infelizmente estes episódios não têm a visibilidade de um apagão atingindo vários estados brasileiros ao mesmo tempo. Mas que não são menos importantes, pois os chamados “apaguinhos” trazem os mesmos problemas e transtornos. Os jornais, as rádios e os órgãos de defesa do consumidor é quem reverbera as denúncias e a insatisfação do consumidor pernambucano.

A situação atingiu tal nível de insatisfação que até o atual governador, em um momento raro de defesa dos interesses da população, acusou publicamente a empresa de “não gostar de pobre”. Este fato ocorreu na solenidade de lançamento do Programa Chapéu de Palha no município de Afogados da Ingazeira (380 km de Recife), Neste dia, fez sérias acusações a Celpe de não fazer obras para os pobres, acusando-a de boicotar ações contra a seca, atrasando obras dos Governos Federal e Estadual, apesar de ter lucrado em 2011 mais de R$ 400 milhões, e de ter enviado seus lucros para a Espanha. Também criticou a imprensa, por não denunciar a Celpe por ser uma forte anunciante desses veículos. Pura retórica populista.

É bom que se diga, que não é somente com a prestação de serviços elétricos que o cidadão sofre “as duras penas”, mas também com a qualidade dos serviços de água e esgoto, na área de saúde, telefonia, com as companhias aéreas, entre outras. Reclamar a quem? Só se for ao Bispo de Itu, pois as autoridades responsáveis, não estão nem ai. Fazem de conta que o problema não existe. Vivem em outro planeta.