segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Três apostas levam a Mega da virada

Uma foi feita em Goiás e as outras duas em São Paulo.
Cada uma leva o prêmio de 81 milhões, 594 mil, 699 reais e 72 centavos - segundo reportagem no portal BOL.
Para acessar, CLIQUE AQUI.

Especial Roberto Carlos - Arlindo Cruz - O Homem - Reflexões (HD) 25/1...

Confira os números da Mega da Virada

14 - 32 - 33 - 36 - 41 - 52
O prêmio supera a previsão da Caixa. É de quase 245 milhões de reais.

Cancelamento da queima de fogos em Ponta Negra foi determinado pela Justiça

O Governo do Estado está publicando nota em seu portal explicando que o cancelamento da queima de de fogos em Ponta Negra atende decisão judicial.
O cancelamento foi requerido pelo Ministério Público devido à situação de insegurança decorrente do rombo no calçadão da praia - de quase três quilômetros de extensão.
Segundo o governo, está mantida a queima de fogos na Ponte Newton Navarro, bem como o show da virada na Praia do Meio, começando às 22 horas e indo até o amanhecer do dia 1º.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa,

Manifestantes invadem embaixada do Vaticano em Paris

Reportagem no portal VOZ DA RÚSSIA revela que os invasores protestam contra o tratamento oferecido por autoridades francesas a imigrantes ilegais, a maioria da Argélia.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Charge de Rômulo Estânrley


Hillary Clinton está hospitalizada

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, está hospitalizada desde ontem, dia 30, no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque.
Durante exame de rotina, foi constatado que ela estava com um coágulo sanguíneo em consequência de recente queda.
CLIQUE AQUI e leia reportagem no portal de O GLOBO.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Charge de Eliabe Alves


Agricultura familiar reúne prefeitos do Trairi para discutir a seca

A Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro - Coopercacho vai promover reunião com prefeitos, vereadores e demais autoridades dos municípios do Trairi para uma discussão sobre a seca e seus efeitos na região.
Será dia 15, começando às 8,30, no auditório do IFRN de Santa Cruz.
A Coopercacho é um empreendimento da agricultura familiar.
Também estão sendo convidados representantes do MDA, Emater regional e estadual, movimentos sociais e parlamentares.
No convite que me foi encaminhado pelo presidente Expedito Alexandre Pontes é anunciada, especificamente, a presença do deputado Fernando Mineiro (PT).

Artigo de Paulo Afonso Linhares

2012: 
muitas perdas poucos ganhos 

Paulo Afonso Linhares

Partindo das perspectivas local e regional o balanço do ano 2013 oscila mais para o lado negativo: uma das maiores secas que sentem notícia se abateu sobre a região nordestina sem que os governos tivessem qualquer preparação para enfrentá-la. Diante disto, é previsível que mais de 40% do rebanho bovino do Rio Grande do Norte pereça de fome, sede e doenças oportunistas que afetam esses animais quando em estado de desnutrição. Infelizmente o governo federal e os governos estaduais se recusam em aceitar que é possível a convivência com o fenômeno das estiagens, e mais, dele tirar bons proveitos.

E cada vez que não chove no sertão se repetem os clamores seculares por soluções perenes para o problema das secas que, a estas alturas, é apenas político, pois as soluções técnicas já estão de há muito colocadas. Que é das obras da transposição das águas do Rio São Francisco para bacias fluviais do Nordeste setentrional? Tudo "enganchado" na burocracia do controle de contas públicas dos cartórios  de licenças ambientais. E essa grande obra que se constitui um passo importante para solução do problema das secas no Nordeste está paralisada. Até mesmo por não ter maior afinidade cultual com a região nordestina, a presidente Dilma não tem demonstrado maior vontade de tocar essas obras da transposição, contrariamente do seu antecessor,  Lula, que era nordestino.

No "capital" humano, as perdas de 2012 foram pesadíssimas, bastando citar a morte do arquiteto-mor Oscar Niemeyer para que se tenha a dimensão de nossa perda. Pode-se lembrar,  ainda, a morte do jornalista Joelmir Bething e, no plano local, a do nossa Raibrito - pesquisador e escritor Raimundo Soares de Brito - que deixa enorme e impreenchível lacuna na produção intelectual em Mossoró. Neste campo ficamos bem mais pobres, pois Raibrito mantinha, sozinho e a despeito da idade provecta, um ritmo de pesquisas e produção de conhecimentos que rivalizavam com instituições universitárias inteiras.

 Outra perda considerável foi o retrocesso patrocinado pelo Supremo Tribunal Federal de alguns direitos fundamentais, quando do julgamento do processo do "Mensalão". Se é bem certo que as instituições republicanas brasileiras devem dar uma reposta dura aos casos de corrupção, mas certo ainda é que isto se paute no mais estrito respeito aos princípios que imantam o sistema de direitos e garantias o cidadão, de raiz constitucional. A propósito, em artigo recente publicado no Consultor Jurídico, afirma o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos: "À sombra da legítima expectativa republicana de responsabilização, viceja um sentimento de desprezo pelos direitos e garantias fundamentais. O "slogan" do combate à impunidade a qualquer custo, quando exaltado pelo clamor de uma opinião popular que não conhece nuances, chega a agredir até mesmo o legítimo exercício da 'liberdade de defender a liberdade', função precípua do advogado criminalista".

A principal crítica feita por juristas de todos os matizes político-ideológicos, é relativa à precarização que o STF impôs, no julgamento do "Mensaläo", à sistemática probatória, de modo que meros indícios passaram a ser suficientes para condenação e imposição de severas penas restritivas de liberdade, ademais da aplicação canhestra da chamada "teoria do domínio do fato" que resulta na responsabilização pura e simples daquele que exerce certo cargo público pelos eventos dos como criminosos ocorridos, mesmo que não haja sua participação direta, no órgão que dirige. "Quando juízes se deixam influenciar pela 'presunção de culpabilidade' são tentados a aceitar apenas 'indícios', no lugar de prova concreta produzida sob contraditório. Como se coubesse à defesa provar a inocência do réu!", escreveu Thomaz Bastos no artigo referido. Nesse mesmo rumo, avalia  um do mais brilhantes e não menos conservador jurista brasileiro, Ives Gandra Martins: "Havia um entendimento de que o processo penal deve beneficiar o réu. Para condenar, teria que haver provas mais do que contundentes. Houve essa evolução do Supremo para a teoria do domínio do fato". O perigo da ditadura não é o ditador, mas, o guardinha da esquina que executa as regras autoritárias daquele emanadas. Neste raciocínio, o perigo é se os milhares de juízes destes Brasis resolverem seguir a cartilha do STF e começarem a condenar pessoas a partir de meros indícios...

Ano ruim? Sim, porém com alguma coisa positiva: a realização de mais uma eleição nacional para prefeitos e vereadores. Sim, uma enorme proeza em prol da democracia foram as eleições de 2012, abrangendo todos os Municípios brasileiros, com o emprego de uma mega logística por parte da Justiça Eleitoral, que demonstrou alto índice de eficiência na condução do processo, algo que não somos acostumados de ver no serviço público. Boas eleições. Ganhou a democracia e salvou-se este 2012 que se finda. Ufa!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Em mensagem, Rosalba anuncia "ano novo dos nossos sonhos"

Para ver e ouvir a mensagem de Ano Novo da governadora
Rosalba Ciarlini, CLIQUE AQUI.

Venezuelanos consideram insuficientes informações sobre a saúde de Chávez

Mais de 70% dos internautas que votaram até às 16h44 deste sábado, numa enquete do portal EL UNIVERSAL, consideram insuficientes as informações proporcionadas pelo governo sobre o estado de saúde do presidente Hugo Chávez.
Conforme o quadro que reproduzo à direita, na hora em que visitei o portal a situação era a seguinte:
Como avalia a informação do governo sobre a saúde do presidente Chávez?
1 - Oportuna.Há informes diários sobre sua evolução - 2,84%
2 - Coerente. Oferecem informações quando há novidades - 2,33%
3 - Contraditória; Há muitas versões - 23,44%
4 - Insuficiente. Não se apresentam boletins médicos - 71,38%

Orador da turma de Medicina 2012.2 é aplaudido de pé

Eu nunca tinha ouvido um discurso de conclusão de curso tão bem elaborado e tão magistralmente pronunciado como o da noite de ontem, no Centro de Convenções de Natal, onde ocorreu a colação de grau de Medicina, turma 2012.2, da UFRN.
Foi de arrepiar.
Ao final, o orador - o novo médico Raniere Luna e Silva - foi aplaudido de pé.

Rede estadual inicia matrícula de novos alunos no dia 2


Começa na próxima quarta-feira, 2, o período de matrículas para os novos alunos da rede estadual de ensino. 
Em Natal, as matrículas devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.sigeduc.rn.gov.br
No interior, as matrículas serão presenciais e os pais ou responsáveis devem se dirigir às secretarias das escolas.
Os alunos que irão migrar da rede municipal ou privada e aqueles que estão fora da escola terão até o dia 11 de janeiro para se matricular. 
A rede estadual tem capacidade para atender 400 mil alunos em 2013. Atualmente, a demanda atendida é de 300 mil.
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação.

Empenhada emenda de Fábio Faria para campus da UERN em Apodi


O Ministério da Educação comunicou nesta sexta-feira (28) ao deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) o empenho de emenda no valor de 1 milhão de reais para iniciar a instalação do Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte na cidade de Apodi. 
Fábio Faria já indicou outra emenda, agora no Orçamento Geral da União (OGU) para 2013, no valor de R$ 19 milhões para a continuidade do projeto que deve custar R$ 20 milhões no total.

“Este é um pleito do município de Apodi, que todos os dias envia oito ônibus com estudantes universitários para Mossoró, mas também para toda a região da Chapada. Um investimento importante na área da educação para o nosso Estado e para o fortalecimento da UERN”, afirma Fábio Faria. 
A nota de empenho publicada nesta sexta-feira no valor de R$ 1 milhão de reais permitirá à universidade iniciar as obras logo no início do ano.

Fábio Faria destaca toda a competência e envolvimento do reitor Milton Marques e sua equipe para a execução do projeto e atendimento a todas as exigências do Ministério da Educação. 
Enfatizou ainda a agilidade da prefeita de Apodi, Gorete Silveira, e dos vereadores na doação do terreno onde será erguido o campus, e também o prefeito eleito, Flaviano Monteiro, que sempre defendeu enfaticamente o investimento para Apodi.

“Também quero agradecer a bancada federal do Rio Grande do Norte por sempre apoiar nosso pleito, e à deputada Fátima Bezerra, que lutou conosco pela liberação destes recursos. Continuamos defendendo o desenvolvimento da UERN e do meu Estado”, completou Fábio Faria.
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa do deputado Fábio Faria.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bancada federal coloca Natal em 2º plano

A bancada federal do RN colocou Natal em segundo plano, em comparação com Mossoró, na destinação de emenda consensual no Orçamento Geral da União para 2013.
Enquanto Mossoró foi contemplada com uma emenda de R$ 70 milhões de reais, a emenda destinada a Natal é de apenas R$ 40 milhões.
Foram sete as emendas consensuais que a bancada federal conseguiu incluir no OGU do próximo ano.
A relação abaixo me foi encaminhada pela Assessoria de Imprensa do senador Paulo Davim:


1 - Construção do Terminal Pesqueiro - R$ 70.000.000,00
2 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - R$ 70.000.000,00
3 - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) - R$ 70.000.000,00
4 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) - R$ 70.000.000,00
5 - Governo do Estado - R$ 70.000.000,00.
6 - Prefeitura do Natal - R$ 40.000.000,00.
7 - Prefeitura de Mossoró - R$ 70.000.000,00.

Empenhada emenda de Paulo Davim para o Walfredo

Uma emenda de autoria do senador Paulo Davim (PV-RN), no valor de R$ 5 milhões, foi empenhada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS), para ser utilizada na aquisição de equipamentos e reforma naquela unidade. 
Essa emenda fez parte do OGU de 2012 mas, só agora foi liberada pelo MS. 
"Todos sabemos das demandas e necessidades do Walfredo Gurgel. Fico muito satisfeito que finalmente essa emenda tenha saído", disse o senador  pevista.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do senador Paulo Davim.

População carcerária do Brasil é a 4ª maior do mundo

Reportagem da BBC-Brasil revela que só os Estados Unidos, a China e a Rússia tem população carcerária maior que o Brasil.
O problema brasileiro se agrava porque a quantidade de presos é 66% maior que o número de vagas, segundo dados do DEPEN.
A reportagem cita dados de 2008 da CPI do Sistema carcecário, segun os quais pela legislação brasileira cada preso teria que ter, no mínimo, seis metros quadrados de espaço no sistema prisional.
A CPI encontrou situações em que havia preso dispondo de apenas 70 centímetros de espaço.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Municípios do Seridó Central elegem novo presidente


O prefeito eleito Vilton Cunha (Currais Novos) foi aclamado e empossado nesta quinta-feira (27) como presidente da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO). 
O prefeito eleito de Acari, Isaías Cabral será o vice-presidente e o Consórcio Municipal de Saúde terá na presidência o prefeito eleito de Bodó, Tinhá.

Um dos principais temas que Vilton Cunha colocará na pauta da associação a partir de 2013 será a da instituição de uma previdência própria nos municípios. 
Segundo afirmou, irá buscar parcerias com os bancos do Brasil e Caixa para projetos sociais e linhas de crédito para os municípios, assim como as instituições federais de ensino, Sesi, Senai, Sesc, e Fiern.

“A AMSO é importante para a união dos municípios e o fortalecimento da região. Vou me empenhar para que outros consórcios sejam criados, como a de compras de máquinas agrícolas para combater a seca”, disse Vilton Cunha.

Presentes, os prefeitos eleitos de Acari (Isaías Cabral), Carnaúba dos Dantas (Dr. Sérgio), Bodó (Tinhá), Lagoa Nova (João Maria Assunção), Cruzeta (Nena), São Vicente (Joci Lins), Tenente Laurentino (Titico), Florânia (Júnior de Janúncio), e os reeleitos, Novinho de Cerro Corá, Francisco de Parelhas, além dos prefeitos que encerram o segundo mandato, como Erivan Costa de Lagoa Nova e Sally de Cruzeta. A cidade de Ouro Branco deverá integrar a AMSO a partir de 2013. 
Texto e foto encaminhados por Rodrigo Rafael – DRT/RN 1462-JP. 
Crédito da foto: João Bezerra
Prefeitos que participaram da aclamação

Ronaldo Fenômeno e Bia Antony anunciam separação

Uma nota distribuída pelos dois comunica o fim do casamento de Ronaldo Fenêmno e Bia Antony, após sete anos de vida conjugal, durante a qual tiveram duas filhas.
Um resumo da nota está disponível no portal da VEJA.
- Essa decisão foi resultado de um consenso cuidadoso, fruto da nossa história e principalmente das nossas filhas - disseram.

Concluintes de Medicina doam lençois para o WG

Os concluintes deste ano do curso de Medicina da UFRN tiveram um gesto louvável: Fizeram doação de lençois para o falido Hospital Walfredo Gurgel.
Foi durante o ofertório da missa em ação de graças pela sua formatura celebrada na noite de ontem, pelo padre Nunes, na Catedral Metropolitana de Natal.
Pelo gesto aqui vai a relação completa dos concluintes:
Breno Gustavo Rocha Dantas
Igor Rebouças Castro
Gabriela Carminhola Gomes Varela
Marina Ferreira Arruda Câmara
Carina Maria de Sena Machado
Juliana Duarte de Figueiredo
Raniere Luna e Silva
Paulo Tarcísio de Albuquerque Cavalcanti Neto
Antônio Correia dos Santos Júnior
Rafael Góis Campos
Jéssica Santos de Medeiros
Ádison Mitre Alves de Lima
Mirna Cavalcanti Gurjão
Nilce Ariane Spencer Santos
Alice Silvana Gaggliuffi Ferreira
Larissa Correia Alves da Silva
Hilkéa Carla de Souza Medeiros Lima
Miguel Rogério de Melo Gurgel Segundo
Daniele da Cunha Brandão
Daniel Barros Garcia Hernandes
Priscila Nobre Dantas
Daniel Barros Rogério
Juliana Bento da Cunha
Flávia Rayana Souza Cândido
Emilly Auxiliadora A. de Oliveira
Vinicius Matias Monteiro Cavalcante
Lucas Lima Pimenta
Raimundo Vinicius de A. Rego
Kenio Osmar de Araújo Formiga
Hugo Gonçalo Guedes
José Augusto Targino de Almeida Filho
Yzabel Cibelle Basílio Moreira
Renata Mendes Vieira
Maria Luísa Nobre Medeiros e Silva
Gabriela Lucena de Araújo
Nelson Soares de Souza Dantas
Matheus Santana Fernandes Freire
Alexandre Barbosa C. de Souza
Roberta Cecília Moreno Mendonça
Renata Davin Gomes Parente
Luana Clarisse Pinheiro Rego
F[abio Aires Araújo
Victor Carbone Bernardes de Oliveira
Layra Ribeiro de Souza Leão

Bancos não vão abrir segunda-feira, dia 31

Não haverá expediente nas agências bancárias no dia 31, segunda-feira próxima.
Como todos os anos, o dia 31 de dezembro é reservado para o balanço dos bancos.
Portanto, hoje, sexta-feira, dia 28, é o último dia de expediente bancário para o público em 2012.

"Justiça não tem independência na Venezuela", diz ex-magistrada

Ex-magistrada do Tribunal Supremo da Venezuela, Blanca Rosa Mármol, afirmou que, como se sabe, a Justiça não tem independência em seu país.
Numa entrevista que concedeu ao apresentador Fernando del Rincon, da rede de TV CNN, a prova disso é que "existe juiz preso por decidir".
Uma reprodução da entrevista acaba de ser transmitida na CNN em espanhol.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Walfredo adverte que está superlotado e pede cautela na celebração do ano novo

O Hospital Walfredo Gurgel distribuiu a seguinte nota:


"O  maior hospital público do Rio Grande do Norte, o Hospital Monsenhor Walfredo 
Gurgel tem registrado, nos últimos dias, uma demanda de atendimentos considerada acima de sua capacidade.  Com 230 leitos, sendo 31 de UTI, a unidade hospitalar vem trabalhando com um percentual de 30% acima desse total.

Nesta quarta feira (26), o hospital contava com 21 pacientes de clínica médica, distribuídos pelos seus corredores. Na manhã desta quinta feira (27) ,este número subiu para 32. 
Juntos, pacientes que precisam de cirurgias ortopédicas em unidades conveniadas e os que aguardam um leito vago de UTI, somam mais 46 internos nas áreas de circulação do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS).

Mediante a demanda registrada no feriado prolongado do Natal, a direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), pede à população de todo o Rio Grande do Norte que modere o consumo de bebidas alcoólicas durante as festividades do Reveillon. 
Como em todas as comemorações em que há concentração de grandes aglomerações, o consumo do álcool pode acarretar alterações de comportamento, os quais podem resultar em brigas, acidentes e ferimentos por armas brancas e de fogo.

Para a Diretora Geral do HMWG, Maria de Fátima Pinheiro, “não só a festa de reveillon, mas toda e qualquer comemoração, deve ser celebrada com responsabilidade. 
- Estamos com o hospital cheio há semanas. A situação piorou agora com o feriado do Natal. É preciso que a população se conscientize de que, bebida e direção, por exemplo, não combinam. Se o reveillon repetir o número de atendimentos que tivemos no Natal, será realmente preocupante" .

Construção da Arena das Dunas chega à metade

O Governo do RN anunciou nesta quinta-feira, dia 27, que a construção da Arena das Dunas chegou a 50%.
Foi durante visita da governadora Rosalba Ciarlini ao canteiro de obras, acompanhada de assessores e do prefeito em exercício de Natal, Ney Lopes Júnior.
Segundo reportagem publicada no portal oficial, 1.600 trabalhadores estão mobilizados na obra 24 horas por dia.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.


Fotos: Demis Roussps/ACS/Divulgação

Presidente da Síria pede asilo à Venezuela

A informação está no portal VOZ DA RÚSSIA, citando como fonte reportagem da rede árabe de TV Al Jazira e de outros meios de comunicação da região.
CLIQUE AQUI para acessar o portal VOZ DA RÚSSIA.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Zezo dará show nesta 5ª, 27, no Paradise Recepções


O cantor Zezo é a grande atração do Natal do Paradise Recepções, nesta quinta-feira, 27, às 22h, com um show para eternos apaixonados. 
O evento tem ainda participação da Banda Comando 3.

Conhecido também como um dos maiores seresteiros do Brasil, Zezo interpreta os seus maiores sucessos, e também, músicas de outros cantores como Alcione, Agnaldo Timóteo, Roberto Carlos e muitos outros.

As mesas estão sendo vendidas ao preço de R$200. 
Informações pelo telefone 8813.4452 e 9441.0498

O Paradise Recepções fica na Rua do Bari Palesi, na Zona Norte. 
Texto e ilustração encaminhados pela Assessoria de Imprensa do evento,

Novo trem chinês faz 2.298 km em 8 horas

A viagem inaugural está sendo feita nesta quarta-feira, 26/12, data do nascimento do líder Mao Tse-Tung.
Os 2.298 km entre Pequim e Cantão serão cobertos em oito horas, a uma velocidade média de 300 km/h, com 35 paradas ao longo do percurso, segundo reportagem no portal do jornal espanhol EL PAIS.
Para acessar, CLIQUE AQUI.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Missa do Natal chega ao momento da elevação

A elevação foi há pouco, às 19,30, pelo horário de Natal
CLIQUE AQUI e leia um resumo do sermão do Papa publicado no portal da VEJA.
O portal da Rádio Vaticano também publica um resumo e a tradução integral para o português do pronunciamento do Santo Padre. CLIQUE AQUI para acessar.

Agora: Vaticano transmite via internet a Missa do Natal


Para acompanhar: CLIQUE AQUI.

As voltas que a vida dá

Há quatro anos, exatamente por essa época, Natal vivia um gostoso e contagiante clima de otimismo e esperança.
Por isso, há algum tempo, me recuso a endeusar e/ou a satanizar quem quer que seja.
Cada vez mais as aparências continuam a enganar.

Livro de Henrique custa R$ 20 destinados ao Educandário Oswaldo Cruz

O livro "O que eu não quero esquecer", de autoria do deputado Henrique Eduardo Allves, será lançado na próxima sexta-feira, dia 28, no Memorial Aluízio Alves (em frente da TV Cabugi, no Candelária).
Começará às 18 horas.
Cada exemplar tem o preço simbólico de R$ 20,00 e toda renda será revertida em benefício do Educandário Oswaldo Cruz.
Segundo Ancelmo Gois, em seu blog no portal de O GLOBO, um dos capítulos do livro é dedicado à "Lealdade aos amigos".
Para ler a nota no blog de Ancelmo, CLIQUE AQUI.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Concursos públicos vão oferecer quase 50 mil vagas em 2013

A notícia foi dada em manchete de primeira página na edição deste domingo do CORREIO BRAZILIENSE.
Apenas um resumo da reportagem está disponível na Internet.
Para acessar, CLIQUE AQUI.

Congresso proíbe adoção de crianças russas por norte-americanos

Vi a notícia agora, no portal VOZ DA RÚSSIA, já anunciando medidas de retaliação por parte dos Estados Unidos o que poderia levar as duas nações a um delicado momento em suas relações diplomáticas.
CLIQUE AQUI para ler a nota no portal VOZ DA RÚSSIA.
Numa outra reportagem, o mesmo portal acusa os Estados Unidos de negarem a diplomatas russos acesso a crianças russas adotadas por famílias norte-americanas.
Segundo a reportagem, há casos de crianças cuja adoção foi repassada a terceiros e, inclusive, hã pelo  me nos um  caso em que a criança foi vítima de abuso sexual.
Para ler essa segunda reportagem, CLIQUE AQUI.

PMDB aprova moção de aplauso a Felipe Maia

O PMDB-RN aprovou moção de aplauso do deputado Felipe Maia (DEM) por ter sido escolhido pela revista VEJA como o parlamentar mais comprometido com um "Brasil mais moderno e competitivo".
A moção foi proposta pelo presidente reeleito do diretório estadual, Henrique Alves, durante a convenção estadual que o partido realizou neste domingo.
No chamado "Ranking do Progresso", a VEJA relacionou 42 deputados dos mais diversos partidos e, nessa lista, o primeiro colocado - Felipe Maia (DEM-RN) - recebeu nota 10.
Veja abaixo a lista completa dos parlamentares incluídos no ranking da revista.

PMDB convoca encontro estadual para março

A Convenção Estadual do PMDB definiu, na convenção realizada neste domingo, que será em março de 2013, o encontro estadual para definir os rumos do partido na campanha de 2014.
Sobre o futuro partido, a declaração mais enfática foi a do ministro da Previdência, senador Garibaldi Filho:
- Não vamos nos contentar com a vitória de ontem. Vamos nos preparar para a vitória de amanhã.

Waltinho se consolida como a liderança jovem mais expressiva do PMDB

O deputado estadual Walter Alves será eleito neste domingo, dia 23, vice-presidente do PMDB-RN.
Com isso, ele se consolida como a liderança jovem mais expressiva do partido devendo ser o sucessor natural do deputado Henrique Alves napresidência.
Henrique será reeleito na convenção de hoje.
Aqui está a composição integral da Comissão Executiva Estadual do PMDB-RN definida na Convenção deste domingo:
Presidente de Honra - Geraldo Melo
Presidente - Henrique Eduardo Alves
1º Vice-presidente: Walter Pereira Alves
2º Vice-presidente: Nelter Queiroz
3º Vice-presidente: Hermano Morais
Secretário geral: Elias Fernandes
Secretário adjunto: José Maria Melo
1º Tesoureiro - Eurico Alecrim Filho
2º Tesoureiro - Aluizio Dutra
1º Vogal - Gustavo Fernandes
2º Vogal - Gleire Belchior
3º Vogal - Ana Catarina
4º Vogal - Álvaro Dias
1º Suplente - Antônio Petronilo
2º Suplente - Jaime Mariz
3º Suplente - Rose Cantídio
4º Suplente - Herman Ledebour Neto

Financiar uma casa, tendo mais de 60 anos, é muito difícil

Se o interessado tem mais de 60 anos, o prazo máximo dado pelos bancos é 10 anos.
A prestação vai para as alturas.
No portal da Caixa Econômica tem um simulador de financiamento com base no valor do imóvel, na renda do interessado e em sua data de nascimento.
Uma completa reportagem sobre o assunto está disponível no portal de O DIA.
CLIQUE AQUI para acessar.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Miguel Weber coloca seu programa de rádio na Internet

O comunicador Miguel Weber anunciou neste sábado, via Facebook, que abriu um portal - "Em busca da felicidade", no qual disponibiliza o áudio de quadros que integravam o programa que apresentou na FM 95 até o final de outubro.
Leia, abaixo, a íntegra da nota que ele publicou: 

"A música da minha vida, Momento de Reflexão, foram quadros do meu programa de rádio que marcaram. Não apenas quem ouvia como também a mim, que por inúmeras vezes me emocionava também... Tratei com muita dedicação para não deixar essa emoção "morrer". E é com muito carinho que anuncio para vocês que esses dois quadros, como outras novidades, à partir de agora será possível ouvir todos os dias... Finalmente meu SITE ficou pronto. Agora se você quiser matar saudades e ouvir lindas histórias e reflexões, acesse: www.embuscadafelicidade.com.br. É lá que nos encontraremos todos os dias. Ah, me faz um favor: ESPALHE ESSA NOTÍCIA E ESSE ENDEREÇO... Beijos no coração de todos..."

Messi termina o ano de 2012 com 91 gols

Messi marcou um dos gols da vitória do Barcelona sobre o Valladolid por 3x1, em partida disputada neste sábado pela 17ª rodada do campeonato espanhol.
CLIQUE AQUI para ler a notícia completa no portal da FOLHA,

PMDB-RN indica Geraldo Melo como presidente de honra

Durante a convenção estadual que realizará neste domingo, dia 23, em sua sede em Natal, o PMDB escolherá o ex-governador Geraldo Melo como seu presidente de honra.

Vereador de Natal vai definir quanto quer ganhar até 17 mil

Só hoje vi, na Tv Câmara, a reprise da sessão do dia 18, da Câmara Municipal de Natal em que ficou definida a questão salarial dos futuros prefeito, vice, e vereadores.
O prefeito eleito ganhará 20 mil e a vice, 16 mil.
Já para vereador, foi definido o salário "maximo" de 17 mil reais por mês.
Dentro desse limite, a resolução aprovada dá a cada vereador a prerrogativa de definir, por escrito, quanto quer ganhar por mês e, ao mesmo tempo, definir para onde vai o que sobrar dos 17 mil - se para o erário municipal ou para alguma instituição filantrópica.
Para secretário municipal foi aprovado um salário e R$ 12 mil.

Twitter do Papa também terá mensagens em latim e chinês

O Vaticano anunciou que, "nas próximas semanas", a conta do Papa Bento XVI no twitter - @pontifex - também terá paginas em latim e em chinês.
Atualmente, o Santo Padre transmite mensagens, via twitter, em oito idiomas: inglês, espanhol, italiano, alemão, polonês, árabe, francês e português.
CLIQUE AQUI e leia a notícia completa no portal da Rádio Vaticana (em português), incluindo as mensagens postadas nesta sexta-feira, dia 21.

Papa concede perdão ao mordomo que divulgou documentos secretos

A Santa Sé acaba de emitir comunicado informando que o Papa Bento XVI foi à prisão onde se encontrava recolhido o seu mordomo, Paolo Gabriele, e lhe comunicou que aceitara o seu pedido de perdão.
De acordo com a nota, foi um gesto paternal do Sumo Pontífice para uma pessoa com quem conviveu, diariamente, durante vários anos.
O mordomo já deixou o cárcere e se encontra em sua residência.
CLIQUE AQUI para ler a nota da Santa Sé em Espanhol.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Charge de Rômulo Estânrley


Fim do mundo só daqui a 4,5 milhões de anos, diz o presidente da Rússia

A declaração foi feita durante uma coletiva em Moscou - informa o portal VOZ DA RÚSSIA.
Segundo Vladimir Putin, o sol vai se apagar e, com isso, fará a vida no planeta desaparecer.
Como diria o amigo Jurandy Nóbrega, "quem viver, verá"...
Por sua vez, Renato Dantas. desafiaria: "Quem tiver achando pouco vá reclamar no Ministério Público".
Para ler a nota completa, CLIQUE AQUI.

São Gonçalo terá Auto de Natal, nesta 6ª, às 17 horas


O espetáculo Auto de Natal Musical, realizado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, será apresentado nesta sexta-feira (21), a partir das 17h, no patamar da Igreja Matriz.

O auto natalino é um espetáculo de luzes e cores que narra a estória do menino Jesus tendo como protagonistas os artistas sãogonçalenses e as crianças e jovens beneficiados pelos programas sociais desenvolvidos pelo município.

Esse ano, além da participação da Banda Municipal de São Gonçalo, o coral do Peti e a encenação dos alunos do Projovem, foi formado um coral com servidores da Prefeitura Municipal. 
Outro diferencial vai ser a homenagem ao centenário do Rei do Baião Luiz Gonzaga.
Texto e fotos encaminhados pela Secretaria de Comunicação e Eventos.




Artigo de Paulo Afonso Linhares


A RAZÃO ATROPELADA

Paulo Afonso Linhares

Findo o julgamento em plenário do processo do Mensalão e a despeito de sequer haver ainda a publicação da decisão, já a "canaille" urra pela prisão imediata dos condenados. Depois de publicada a sentença no Diário Oficial, têm os condenados o direito dela apelar,  como é garantido a qualquer condenado criminalmente. Somente após julgada as apelações dos réus e quando dela não mais couber qualquer recurso - momento em que se opera a coisa julgada - inicia-se o cumprimento da pena imposta individualmente pelo STF aos condenados. Qualquer possibilidade de sair desse figurino será suprimir direitos fundamentais dos réus.

No esforço de manter  suas ações sob intenso bafejo midiático o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tem lançado mão de chicanas jurídicas dignas dos antigos rábulas de aldeia. Assim foi que, no começo da Ação Penal 470 (também conhecida como "processo do Mensalão") ele requereu fossem os réus condenados imediatamente presos. No entanto, na sessão final do julgamento desse processo e diante do interesse de alguns ministros do STF em discutir se essas prisões dos condenados seriam antes ou somente após o trânsito em julgado das decisões individualmente consideradas, cujos acórdãos sequer foram publicados até agora, Gurgel surpreendeu a todos com o pedido de desistência do requerimento antes formulado. Ficou mais do que evidente a sua tática: em face do recesso do STF a partir do dia 20 de dezembro, o procurador-geral da República renovaria o pedido para ser apreciado unicamente (ou "monocraticamente", como dizem os operadores do Direito...) pelo atual presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, que, imagina o chefe do Parquet, concederia a medida mesmo antes dos réus  do Mensalão tomarem conhecimento das sentenças condenatórias, repita-se, ainda não publicadas.

Apesar da veemência das diatribes do ministro Joaquim Barbosa contra os réus do Mensalão, nos votos que proferiu, dificilmente ele se aventuraria no cometimento de uma ilegalidade dessa magnitude, mormente porque se evidenciou a intenção do Ministério Público de subtrair essa questão (da prisão ou não desses réus) da apreciação do plenário do Supremo Tribunal Federal que, segundo avaliação dos profissionais que cobrem as atividades daquele, votaria desfavoravelmente  à razão de 6 contra e 3 a favor (somente poderiam votar, neste momento apenas 9 ministros).

Ora, qualquer réu condenado criminalmente somente tem a execução de sua pena iniciada quando a sentença condenatória não couber mais qualquer recurso (quando se diz que a sentença está com "transito em julgado"). Sem a autoridade da coisa julgada ("autoritas rei judicata"), a execução da pena não pode ser implementada pois configuraria inafastável violação ao princípio (do contraditório) e da ampla defesa com os recursos a ela inerentes. Ressalte-se que os réus são primários e de bons antecedentes criminais, pelo que fazem jus a recorrer em liberdade, como ocorre com qualquer pessoa condenada crime punível com reclusão, ou seja, aquelas pessoas bem comuns, que não tem qualquer notoriedade.

O filósofo grego Epicuro de Samos  (341-270 a.C.) alude que "[...] A serenidade espiritual é o fruto máximo da justiça." E deve ser mais serena  a Justiça quanto mais importante for o tribunal que sob os seus desígnios atua. O Supremo Tribunal Federal há de ser, sempre e sempre, o grande azimute do Judiciário brasileiro, de modo que suas decisões sejam balizas para os tribunais e juízos inferiores. Dai não poder julgar sob o influxo da sedução da mídia, atropelando garantias constitucionais de todos os cidadãos, sob pena de se generalizar aquela ameaça  tão bem descrita em (sufocante) trecho do poema  "No caminho com Maiakovski" do poeta brasileiro Eduardo Alves da Costa (errônea e injustamente atribuído a Bertolt Brecht e/ou Vladimir Maiakovski): "Na primeira noite eles se aproximam/ e roubam uma flor/do nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem;/ pisam as flores,/ matam nosso cão,/ e não dizemos nada./ Até que um dia,/ o mais frágil deles/ entra sozinho em nossa casa,/rouba-nos a luz, e,/ conhecendo nosso medo,/ arranca-nos a voz da garganta./ E já não podemos dizer nada."  Serenidade e muita calma nesta hora.

Professores do RN terão promoções a partir de março

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou que as promoções verticais e horizontais a que têm direito professores do RN e que estão suspensas, serão liberadas "progressivamente" a partir de março.
Esta é apenas uma das medidas contidas numa "agenda positiva" para 2013, anunciada na noite desta quinta-feira, dia 20, durante a a solenidade de encerramento do ano letivo de 2012, no Centro de Convenções.
A reportagem completa está no portal do governo.
Para acesá-la, CLIQUE AQUI.
A "agenda positiva" foi anunciada para um auditório lotado
(FOTO: IVANIZIO RAMOS)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

UFRN paga aos fiscais do vestibular 2013


A Pró-reitoria de Administração (PROAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF), informa que os fiscais que trabalharam no Vestibular 2013 já podem receber seus respectivos pagamentos. 

O resgate da remuneração está liberado a partir desta quinta-feira, 20, e poderá ser efetuado em até 10 dias.  
Para receber, os estudantes devem se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil, portando RG e CPF, e solicitar nos caixas de atendimento o pagamento para os fiscais do Vestibular 2013. Já os fiscais que são servidores da UFRN receberão o pagamento em contracheque.

As vagas para a função foram abertas a alunos de graduação e pós-graduação (mestrado ou doutorado) e aos servidores do quadro permanente da UFRN (técnico-administrativos ou docentes). 
Os voluntários se inscreveram pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

A remuneração será de R$ 165, porém o fiscal que faltou, sem justificar, a qualquer um dos três dias de aplicação das provas não será remunerado.
Nota distribuída pela AGECOM.

40 conselheiros votaram na reunião do Consuni, diz a UFRN


O Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou por unanimidade a adesão da UFRN à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em reunião na tarde desta quinta-feira, 20, no prédio da reitoria.


Os quarenta presentes decidiram a favor da adesão, não havendo abstenções. A reunião deu continuidade à votação iniciada em 1º de novembro, interrompida na ocasião por manifestantes contrários à medida.

O diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Ricardo Lagreca, comemorou a decisão. “A assistência à saúde no mundo contemporâneo atingiu outra dimensão, mas o modelo de gestão dos hospitais universitários nunca se modificou. A administração conduzida por uma empresa pública garantirá equanimidade no atendimento e conseguirá explorar melhor o potencial dos nossos profissionais”, disse.

O relator do processo de adesão à EBSERH e pró-reitor de Planejamento da UFRN, João Emanuel Evangelista de Oliveira, explicou que a mudança acompanha a posição das demais universidades federais, e também se deve à necessidade de regularizar a reposição de pessoal dos hospitais universitários.

O gestor acrescentou que “para aderir ao novo modelo, a UFRN exigiu à EBSERH o respeito à autonomia universitária e ao plano acadêmico da instituição, assim como a exclusividade de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a possibilidade de acompanhamento dos atos da nova administração”.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, deverá agora apresentar ao Tribunal de Contas da União o plano de transição da gestão dos hospitais universitários. Após a análise do TCU, será firmado o contrato entre a UFRN e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Nota distribuída pela AGECOM.


Adesão à Ebserh foi decidida em 48 segundos

O SINTEST-RN está divulgando em seu portal na Internet que a decisão do CONSUNI aprovando, por unanimidade, a adesão da UFRN à nova empresa pública criada para gerir hospitais federais, foi tomada em 48 segundos.
CLIQUE AQUI e acesse a nota na íntegra.

Sindicato diz que UFRN "deu um golpe" para aprovar adesão à Ebserh

O SINTEST - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Superior, emitiu nota afirmando que a reitoria da UFRN aplicou um golpe para conseguir, no CONSUNI, a aprovação da adesão da instituição à nova empresa criada pelo Governo Federal para gerir seus hospitais.
A nota, na integra, é a seguinte:

"O SINTEST/RN vem por meio desta comunicação denunciar à imprensa o golpe aplicado hoje à tarde pela reitoria da UFRN que culminou com a votação e aprovação da adesão da universidade à Ebserh.

O relato dos fatos:

Para acessar a sala dos colegiados, local da reunião, se fazia necessário credenciamento na parte inferior do prédio da reitoria tornando demorado o processo de chegada na sala. Fato como este nunca ocorreu em nenhuma reunião de conselho da história da UFRN. Ocorre que esta informação foi ocultada dos conselheiros contrários à adesão, tendo dominío da mesma todos os conselheiros ligados à Administração Central.

Com isso, muito antes das 14h todos os conselheiros pró-Ebserh se organizaram na sala e todo o "cenário" já estava montado. Em seguida a reitora abriu a sessão e em apenas 48 segundos colocou para votação, encerrando a sessão imediatamente em seguida.

Vale destacar que o horário praticado foi o não usual, já que todas as reuniões do Consuni, de praxe iniciam às 14h30. Para o SINTEST/RN tudo isso aconteceu com o objetivo de confundir e desmobilizar a categoria.

A "discussão" esperada não aconteceu. Vale ressaltar que o próprio comunicado para a imprensa entitulava " Consuni discute adesão da UFRN à Ebserh".

A diretoria do SINTEST/RN está reunida neste momento com representantes da Fasubra e da base da Saúde para traçar os próximo passos do movimento".

Consuni aprova adesão da UFRN à Ebserh

Vi, agora, na pagina do amigo Zilmar Costa, no Facebook, que o CONSUNI aprovou, nesta quinta-feira, por unanimidade, a adesão da UFRN à Ebserh.

Albergue aguarda doações para presentear desabrigados em Natal-RN


O Albergue Municipal José Augusto da Costa promove, no próximo dia 24 de dezembro, às 18h, a tradicional ceia de Natal para pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. 
O Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS), responsável pela administração do lugar, conta com o apoio de funcionários e da população para arrecadar itens de higiene pessoal que serão presenteados aos desabrigados.

A intenção é fazer do Natal dessas pessoas um momento mais feliz. Os interessados em contribuir com o Natal do albergue podem doar cremes dentais, escovas, desodorantes, toalhas e sabonetes. 
O endereço é rua Câmara Cascudo, 176, Ribeira. Essa rua é paralela à Duque de Caxias. Fica entre a Dr. Barata e a Duque de Caxias.

ALBERGUE
Para dar assistência aos usuários, o albergue conta com 27 profissionais. 
São educadores sociais, cozinheiras, vigias, psicólogos e pedagogos que estão aptos a recepcionar e orientar pessoas que, na maioria dos casos, não têm a quem recorrer. 
Todos os atendidos são maiores de 18 e com idade inferior a 60 anos. 
O acolhimento é temporário e obedece princípios da "Política Nacional para a População em Situação de Rua". 
São 19 quartos, sendo no máximo cinco pessoas em cada um, distribuídos em alas masculina e feminina. 
O horário de atendimento é das 18h às 6h do dia seguinte. São servidas duas refeições: jantar e café da manhã.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do Albergue.

Família de Dominguinhos pede orações pelo seu restabelecimento

O cantor, considerado o herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, está internado num Hospital do Recife em estado grave, desde segunda-feira, dia 17 - segundo o portal G-1.
Além de enfrentar um câncer no pulmão, Dominguinhos chegou ao hospital com um quadro de arritmia cardíaca e infecção respiratória.
O Hospital em que Domingos, de 72 anos, encontra-se é o Santa Joana, no Derby.
CLIQUE AQUI ´para ler a nota completa.

BBC esclarece dúvidas sobre a profecia do fim do mundo

A BBC Brasil está disponibilizando um estudo com respostas sobre perguntas básicas a respeito das profecia "maia" de que o mundo vai se acabar nesta sexta-feira, dia 21.
Entre outras informações, o estudo responde as seguintes perguntas:
1 - De onde vem as profecias?
2 - Quando começou a profecia?
3 - O que dizem os especialistas?
4 - O que aconteceu com os maias?
CLIQUE AQUI para ver a nota completa.

Brasil colocado entre os 5 países mais perigosos para jornalistas

O ranking foi elaborado pela organização internacional "Repórteres sem fronteiras" - segundo reportagem no portal BBC Brasil.
Os outros quatro sâo: Síria, Somália, Paquistão e México.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Sintest volta a condenar adesão da UFRN à Ebserh

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Superior no RN emitiu nota afirmando que o principal argumento da UFRN para forçar sua adesão à empresa pública criada pelo Governo Federal para administrar hospitais públicos foi derrubado pelo próprio Tribunal de Contas da União.
A nota intitulada "TCU acusa governo e reitorias de usar argumentos ilegítimos para forçar adesão à Ebserh" tem o seguinte teor.

"O principal e maior argumento utilizado hoje pela reitoria da UFRN para adesão à Ebserh cai por terra nas linhas do parecer do procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo, acolhido pelos Ministros do próprio Tribunal no último dia 10.
O documento deslegitima o argumento de que a Ebserh é a única saida legal para o grave problema dos terceirizados nos HUs. O parecer gerou o Acórdão 3463/2012 do MP/TCU que prorroga o prazo até dezembro de 2013 para que as universidades resolvam o problema dos terceirizados de seus Hospitais Universitários.
Esta informação é muito importante e pode ser decisiva nesta quinta-feira (20), na reunião do Consuni da UFRN, marcada para as 14h e que tem como ponto de pauta a decisão sobre a adesão ou não à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Passagens do parecer do procurador chegam a classificar a atitude do governo federal, reproduzida pelas reitorias das universidades, de ilegítima e imoral:

"Cumpre denunciar que o Poder Executivo está atuando de forma inconstitucional, ilegítima e imoral em sua tentativa de implantar a EBSERH nos HUs deste país, usando indevidamente o nome do Tribunal de Contas da União como meio de pressão ilegítima, de absurda coação moral, para constranger os gestores das universidades federais, especialmente seus reitores e os diretores dos HUs, a aceitarem essa verdadeira intervenção na gestão das universidades comoúnica saída legal para o grave problema dos terceirizados nos HUs.

Vale dizer, aqueles que não aceitarem a adesão irrestrita ao modelo proposto de entrega de gestão dos HUs à EBSERH, serão punidos pelo TCU com julgamento de contas irregulares, multas etc e pelo Ministério Público Federal com ações de improbidade administrativa. Ver-se-ão ainda privados de investimentos e liberação de recursos pelo Poder Executivo, que privilegiará as entidades que aceitarem sua intervenção.

Ou seja, as universidades que, legitimamente, na defesa e no exercício pleno de sua autonomia universitária e da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, decidirem não sucumbir e não se submeter à proposta da EBSERH, estarão inconstitucional e imoralmente desprovidas de uma autorização necessária e inadiável do Ministério do Planejamento, com têm estado até hoje, para a solução do grave problema dos terceirizados em seus HUs."


A passagem do voto do ministro-relator José Múcio, que deixa claro que as decisões do TCU não indicam nenhum modelo de gestão a ser adotado, em resposta à denúncia do procurador de contas:


"Por fim, ressalto que o TCU determinou a eliminação dos terceirizados irregulares, mas nãopredefiniu nenhum modelo a ser seguido para a solução do problema, cabendo ao Governo Federal adotar soluções jurídicas adequadas à Constituição Federal a fim de resolver a questão."

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

UFRN volta a discutir adesão à EBSERH

A Agência de Comunicação da UFRN distribuiu no começo desta noite a seguinte informação:
"O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte se reúne nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro de 2012, a partir das 14h, na Sala dos Colegiados, localizada no prédio da Reitoria, para discutir a adesão da UFRN à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)".

Pra quem não se lembra: Da última vez que essa questão esteve em discussão no CONSUNI, a reunião teve que ser interrompida em virtude da confusão que se formou entre defensores e contrários à adesão.


Liminar suspende redução de salários em Riachuelo

Em decisão liminar, a Justiça de Riachuelo suspendeu os efeitos da lei que alterou dispositivos do Plano de Cargos e Salários dos Professores de Riachuelo - informa o blog "Riachuelo em Ação", de Adriana Nascimento.
A decisão acatou ação anulatória movida pelos vereadores Jorlan Karderk, Josivan e Erivan Birico, através do advogado Antônio Carlos do Nascimento.
Para ler a notícia completa, CLIQUE AQUI.

Natal terá concerto ao ar livre dia 21


Produção de petróleo cresce no Brasil

A produção brasileira de petróleo crescerá 3,5 milhões de barris até 2035 - revela estudo da Agência Internacional de Energia, citado em reportagem da BBC-Brasil.
Fora do Oriente Médio, a produção do Brasil só ficará abaixo da do Iraque.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa. 

Emanoel Amaral coloca à venda seu acervo cultural de 50 anos


O jornalista e cartunista, Emanoel Amaral, está disponibilizando para vendas, através de um bazar, o seu acervo artístico cultural que colecionou durante 50 anos.
São histórias em quadrinhos (algumas bem raras) livros de arte, história, cangaço, indianismo, negritude, artefatos indígenas, desenhos, pinturas, charges, ilustrações, etc.
O bazar será realizado na Pinacoteca Estadual (antigo Palácio do Governo).
Durante a abertura, 20 hs, nesta sexta-feira, 21, será lançada a revista em quadrinhos, "Jesuino Brilhante, o cangaceiro romântico" (uma co-produção de Emanoel com Aucides Sales e Luiz Elson Dantas). 
Na oportunidade será servido um coquitel.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do evento.

Agente federal assassinado tem os olhos arrancados

Bandidos assassinaram o agente do Presídio Federal de Mossoró-RN, Lucas Barbosa Costa, de 23 anos, e arrancaram os seus olhos - informa O MOSSOROENSE em sua edição desta quarta-feira, 19.
A notícia foi dada em manchete de capa e está disponível na Internet.
Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Nadador sãogonçalense é o 2º no ranking nacional SPS


O nadador sãogonçalense Jackson Alexandre completou 9 anos de paratletismo e está em segundo lugar no ranking nacional na categoria SPS (100 metros nado peito). Posição conquistada com muitos treinos e dedicação. Aos 30 anos de idade ele é uma das estrelas paralímpicas da delegação brasileira e um dos destaques na equipe potiguar.
Jackson que integra o quadro de paratletas da Sociedade Amigos dos Deficientes Físicos (SADEF/RN) fecha o ano de 2012 como vice-campeão brasileiro da 3ª Etapa do Circuito Loterias Caixa, competição válida pelo brasileiro do esporte para portadores de necessidades especiais. O evento aconteceu no início desse mês de dezembro na cidade de Fortaleza/CE.
Nas duas primeiras etapas do Circuito Loterias Caixa, realizadas ao longo do ano, ele repetiu os mesmos resultados, sempre estando no podium, ficando em segundo lugar nos 100 metros nado peito e em segundo também nos 50 metros nado borboleta, e ainda o terceiro lugar dos 50 metros nado livre.
Jackson é um dos atletas de alto rendimento apoiados pela Prefeitura de São Gonçalo. Além disso, ele conta com a bolsa atleta, oferecida pelo governo federal para aqueles que estão entre os três melhores colocados do ranking, e o patrocínio do SICOOB Judiciário e a Orto Rio.
Agora, o foco dos treinamentos é para baixar ainda mais o tempo para disputar o Mundial Paraolímpico que acontecerá no Canadá em 2013. 
“Sou grato ao prefeito Jaime Calado, que através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, vem me dando esse apoio que é importante na minha trajetória”, declarou Jackson.
Texto e foto (de Isaias Carlos) encaminhados pela Secretaria de Comunicação e Eventos de São Gonçalo-RN.