quinta-feira, 28 de março de 2013

Charge de Eliabe Alves


Roberto Guedes pede às autoridades do RN que garantam sua segurança

O jornalista Roberto Guedes publica em seu blog carta que endereçou à governadora Rosalba Ciarlini, ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino e outras autoridades do RN, sobre ameaças que vem sofrendo em Caiçara do Rio do Vento:

"Prezados Senhores:

Comunico a Vossas Excelências que estou sendo ameaçado de receber agressão física, cadeia e mesmo morte violenta para não viajar nesta noite ou na manhã desta quinta-feira, 28, amanhã, para a cidade de CAIÇARA DO RIO DO VENTO, a bela terra que adotei como meu lar, e entrego-vos a responsabilidade por minha incolumidade.
Ameaçam-me por diferentes meios os mesmos autores do atentado à minha vida perpetrado a 15 de setembro do ano passado, e desta feita acrescenta-se um Sargento PM atrabiliário e comprometido politicamente, do qual recebi nesta quarta-feira a informação de que serei preso, pela prática de crime hediondo, algo impensável a meu respeito, se pisasse em Caiçara do Rio do Vento esta semana.
As ameaças não vêm de hoje; apenas elevam o tom, e não mais adotam apenas a mim como alvo. Na última segunda-feira, 25, anteontem, um dos organizadores do atentado de setembro perseguiu um carro que transportava familiares meus, de Caiçara do Rio do Vento para Natal, até alguns quilômetros depois de Santa Maria, agindo intimidadoramente, para de repente fazer o retorno na direção oeste.
Marginais mobilizados por um dos grupos que disputam a prefeitura de Caiçara do Rio do Vento somaram-se à tendenciosidade de um agente do estamento fardado de segurança naquela ocasião e repetem o conluio agora, contando em ambas ocasiões com a omissão conivente dos agentes locais da Justiça estadual e da Justiça Eleitoral e do Ministério Público – estadual e Eleitoral.
Não mais tenho a quem pedir a proteção que o Estado deveria proporcionar a mim e a meus familiares. Em setembro, recorri à agente do Ministério Público em Caiçara do Rio do Vento, a promotora JULIANA ALCOFORADO, S. Excelência confirmou, por escrito, já saber que eu estava recebendo ameaça de ser esquartejado e salgado na via publiça, nominando o autor da ameaça, e deixou-me na mesma.
Horas depois, como amplamente divulgado, fui atacado e não morri porque Deus conseguiu me guiar enquanto era perseguido por oito veículos cheios de marginais que prometiam me linchar.
Consegui chegar ao posto da Polícia Rodoviária Federal em Macaíba, onde pedi proteção, e nunca, desde então, vi algum dos agressores ser presos, apesar de em Natal mostrá-los, um a um, a um delegado de polícia civil que, adredemente orientado pelo grupo político de Caiçara do Rio do Vento, recebeu-me acusando-me de atentar contra vidas alheias. 
Hoje, o mesmo Sargento então envolvido com os autores do atentado age abertamente como cabo eleitoral em Caiçara do Rio do Vento, intimidando eleitores do PMDB e prometendo me desmoralizar porque, mesmo sem ser eleitor na cidade, mesmo sem tomar partido na presente campanha eleitoral, venho, como Jornalista e como Advogado, noticiando irregularidades que desnudam a moral de muita gente que empalma os três poderes em Caiçara do Rio do Vento.
Minha família torce para que eu não viaje, mas o que seria de mim se me curvasse agora diante desta intimidação? Se esta me alcança, sem contudo recomendar-me uma atitude de fuga, Vossas Excelências podem fazer idéia do que outras pessoas em Caiçara do Rio do Vento estão sofrendo nas mãos desses agressores fardados e protegidos pela Justiça e pelo Ministério Público.
Para que Vossas Excelências tenham idéia do quanto a situação é complicada, um Ministro de Estado, o senador GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB), titular da pasta da Previdência, impressionou-se tanto ao tomar conhecimento da violência instalada por esta gangue em Caiçara do Rio do Vento que, para ir participar de um ato público na noite do último sábado passou alguns dias pedindo ao Exmº Sr. Comandante da Polícia Militar que reforçasse e despartidarizasse o policiamento na cidade, porque não gostaria nem aceitaria sofrer os constrangimentos que o sargento em tela, que se gaba de ser vinculado ao Dem, vinha impondo a peemedebistas locais, quando estivesse na cidade, na companhia da terceira pessoa da linha sucessória da Presidência da República, o Exmo. Deputado Federal HENRIQUE EDUARDO ALVES, MD Presidente da Câmara Federal. 
O Coronel Araújo até procurou melhorar a situação descrita pelo Ministro, enviando uma equipe do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar para Caiçara do Rio do Vento. Mas esbarrou, porém, numa inédita e descabida exigência apresentada em uníssono pelas representações locais da Justiça e do “Parquet”, no sentido de que adotasse as providências que considerasse necessárias, mas de forma agora aceitariam que retirasse o comando do policiamento em Caiçara do Rio do Vento das mãos do referido sargento.
Nos blogs que edito, BLOG DE ROBERTO GUEDES e DIARIO DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO, Vossas Excelências encontrarão as razões de tal interesse, assim como no blog oficioso da campanha do Dem, o DIÁRIO CAIÇARENSE, editado por um marginal foragido que se acoita em nossa cidade com o respaldo do Ministério Público e do Sargento em questão, farão idéia da campanha difamatória que promovem contra mim a fim de gerar o clima de violência de que necessitam para atentar contra minha integridade, se possível através da minha extinção.
Diante do que viu nesse blog marginal e das ameaças que documentei e lhe mostrei, uma autoridade do estamento estadual de Segurança me perguntou por que eu insistia em enfrentar “esta gente”, e eu só encontrei uma resposta: se é para o mal, a maledicência, a violência, a chantagem e o suborno vencerem a moral, a ética e a honestidade, melhor seria a sociedade não custear polícia, ministério público, justiça ou qualquer braço de governo.
Quem seria eu se, diante de tanta ilegalidade, preferisse ficar calado, receando represálias e deixando que a comunidade que integro permaneça a mercê da marginalia?
É por isto, Senhoras e Senhores, que viajarei em questão de horas.
É por isto que Vos peço que façam o possível para frear a Besta, sob pena de serem responsabilizados depois pelo que de trágico me ocorrer.

ROBERTO GUEDES DA FONSECA
"


Para saber mais, acesse o blog de Roberto. AQUI.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Dom Jaime concelebra Missa dos Santos Óleos com 150 padres

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá a ‘Missa dos Santos Óleos’, na próxima quinta-feira, 28, às 8 horas, na Catedral Metropolitana. 
A missa será concelebrada pelos cerca de 150 padres e 60 diáconos permanentes da Arquidiocese de Natal. 
Durante a missa, o óleo de oliva, misturado com perfume (bálsamo) será consagrado pelo Arcebispo para ser usado nas celebrações do Batismo, da Crisma, da Unção dos Enfermos e nas Ordenações Sacerdotais.
Nota encaminhada pela Arquidiocese de Natal.

Novo livro de Caby será lançado dia 5 em Natal


Daniela Freire e Túlio Lemos estreiam na SIM-TV 2ª feira

Recebi da SIM TV-Natal e  publico com o maior prazer a seguinte nota:


Débora Oliveira

Comprometida com os seus telespectadores, parceiros e colaboradores, a Sim TV reafirma o seu compromisso com a verdade.

E a partir da próxima segunda-feira, 1º de abril, estréia em horário nobre de sua grade, às 13h, o “Jornal Verdade”, que será apresentado pelos jornalistas Daniela Freire e Túlio Lemos.

O “Jornal Verdade” será um telejornal diário imparcial e informativo, onde as notícias de todas as áreas, com ênfase na política e no empreendedorismo, serão transmitidas de maneira dinâmica, contanto com a interatividade dos telespectadores, que também acompanharão entrevistas exclusivas com as principais personalidades do Estado. Tudo isso em um só jornal, que terá como grande diferencial a informação comentada de forma leve e objetiva.

Mais: o “Jornal Verdade” terá reprises diárias à noite e um mix de tudo o que mais repercutiu durante a semana em um só programa, que será exibido aos sábados e domingos.

MUDANÇAS
Com essa nova programação jornalística, a Sim TV terá mudanças nos horários das atrações locais: o novo telejornal será exibido das 13h às 13h40, logo após “O Povo na TV”, com Luiz Almir, que entra no ar ao meio dia. Após o Jornal Verdade, as notícias do esporte com Madson Fernandes no “Sim Esportes”, das 13:40h às 14h.

NOVA GERÊNCIA
E neste mês de abril, a SimTV terá ainda novidades na sua equipe. A atual Diretora de Jornalismo da emissora, Daniela Freire, deixará o cargo para se dedicar exclusivamente ao Jornal Verdade.

A partir dessa data, a atual Chefe de Redação da Sim TV, a jornalista Débora Oliveira, responderá pela Gerência de Jornalismo da Casa.

Desta maneira, a afiliada da Rede TV em Natal ingressa em uma nova Era, sempre pensando no melhor para o telespectador e para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Fotos de Luciana Brasil.
Túlio Lemos e Daniela Freire

Jovens católicos iniciam retiro nesta 5ª feira


Terá início nesta quinta-feira, 28, a “6ª edição do Retiro de Semana Santa” promovido pela Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus. O encontro que ocorrerá no período em que se celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo seguirá até o domingo, 31, na Casa de Retiro, em Parnamirim (mapa abaixo).
Mais de 120 fiéis de diversos movimentos e paróquias de Natal e do interior do RN já confirmaram presença. Ainda restam vagas para quem desejar vivenciar o Tríduo Pascal de uma forma diferente e com espiritualidade propícia.
As pessoas que querem participar deverão entrar em contato pelos telefones 3201-3499 ou 8733-7161, a diária do evento será de R$ 10 - valor de inscrição por dia incluindo o almoço. O espaço conta ainda com áreas de lanchonete, capela, calvário e área verde destinada a momentos de retiro e espititualização.
A programação terá início na tarde desta quinta-feira e segue até a tarde do domingo de Páscoa. Durante o evento haverá as celebrações do lava-pés, vigília pascal, encenação da Paixão de Cristo e momentos de oração e louvor. Estarão ministrando o retiro padres convidados, entre eles o arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha e o arcebispo emérito Dom Matias, além dos membros e fundadores da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, César Mariano e Mara Maria. Mais informações pelo site: www.discipulosdamaededeus.com.br.
Nota e ilustrações encaminhadas pela Assessoria de Comunicação Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus.

terça-feira, 26 de março de 2013

Charge de Eliabe Alves


Paulo Davim chama a atenção para a ameaça que a tuberculose ainda representa


Domingo passado foi o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data instituída desde 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O senador Paulo Davim (PV-RN), que também é médico, lembrou desta data no Plenário do Senado Federal na tarde dessa terça-feira, 26 de março, e alertou para a importância da informação sobre essa doença que ainda mata milhões de pessoas em todo o mundo, em pleno século 21. 

Segundo um relatório da OMS no mundo inteiro existem cerca de 10 milhões de crianças órfãs porque perderam seus pais para esta doença. Ainda segundo o estudo, Davim comentou que 8,7 milhões de pessoas contraíram a tuberculose somente em 2011. E, no nosso país, a incidência ainda é muito alta, colocando o Brasil no ranking dos 22 países do mundo, onde mais se manifesta a doença. Só em 2011 foram 70 mil pessoas vítimas do bacilo de Kock, responsável pela tuberculose.

"A tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública", disse ele em seu pronunciamento, continuando: "A tuberculose é uma doença atrelada à pobreza. As estatísticas falam por si, quando os maiores riscos para se ter a doença passam por condições sociais e econômicas desfavoráveis tais como: moradias inadequadas, falta ou pouca ventilação, fome, baixa imunidade e vícios que podem levar à preexistência da doença como alcoolismo, tabagismo e consumo de drogas". 

Preocupado com o número de pessoa que ainda têm tuberculose no Brasil e no mundo, o senador pevista também se coloca como um otimista: "Mas, a boa notícia é que a tuberculose é uma doença curável, que só precisa de mais ênfase na informação que, por sua vez, leva à prevenção, assim como também ao combate e controle da doença. A cura no momento é realizada em seis meses, e pode ser obtida através de medicamentos dados de graça, em qualquer unidade de Saúde do SUS". 
Texto encaminhado pela Assessoria de Comunicação do senador Paulo Davim.

Folha da Prefeitura de Natal pulou de 24 milhões para 52,diz Carlos Eduardo

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, disse que quando passou a Prefeitura para a ex-prefeita Micarla de Sousa, a folha salarial estava em 24 milhões de reais. Agora está em R$ 52 milhões.
A revelação do prefeito ocorreu durante a visita que recebeu de organizadores de mais uma edição do Seminário "Motores do Desenvolvimento", à frente a reitora da UFRN, Ângela Paiva, acompanhada por representantes da FIERN e da Tribuna do Norte.
Segundo a reitora comunicou ao prefeito, a próxima edição do seminário será em abril e terá a presença do ministro da Educação, Aloisio Mercadante.
CLIQUE AQUI para acessar reportagem no portal da Prefeitura de Natal.

Sandra propõe rito sumaríssimo na apuração de crimes contra idosos


O Plenário da Câmara dos Deputados aprecia nesta tarde proposta da deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN) que institui o rito sumaríssimo em processos de crimes contra idosos, caso sejam puníveis com pena privativa de liberdade de dois a quatro anos. 

A proposta que altera o Estatuto do Idoso é o item 4 da pauta da semana que engloba ações voltadas para o trânsito e segurança.

Entre os crimes que merecem rito sumaríssimo, de acordo com o proposto por Sandra Rosado, estão abandono de idoso; maus-tratos com lesão corporal grave; apropriação indébita de proventos, pensão ou renda do idoso; exibição de informações ou imagens depreciativas ou injuriosas ao idoso; indução do idoso sem discernimento à assinatura de procuração para administração de bens; e lavratura de ato notarial que envolva idoso sem discernimento e sem representação legal.

*Com informações da Agência Câmara - nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação da deputada Sandra Rosado.

CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no portal

Agripino aplaude Dilma mas cobra ações efetivas contra a seca


O presidente nacional e líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN), aplaudiu a presidente Dilma pela inauguração do sistema de adutoras no Pajeú (PE), mas cobrou ações de apoio efetivo do governo para ajudar agricultores e pecuaristas e enfrentarem a seca que atinge o Nordeste.
Segundo o senador, são nordestinos que produzem e não pedem emprego nem bolsa-família e também não estão aposentados pelo Funrural.
Por isso, precisam que ação do Governo chegue até eles – através da distribuição de ração para estancar a mortandade do que resta do seu rebanho, bem como da execução de um  programa de perfuração de poços que garanta água de beber para as pessoas e para os animais.
CLIQUE AQUI para acessar no portal do Senado um resumo mais abrangente do pronunciamento do senador.

Encenações da Paixão começam dia 28 em São Gonçalo


Os grupos de teatro de São Gonçalo do Amarante vão manter a tradição da Paixão de Cristo com encenações do espetáculo que narram a estória de crucificação e a ressureição de Jesus Cristo., a partir de quinta-feira, dia 28.
São seis grupos que receberam incentivo cultural da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, e vão mostrar o talento dos artistas locais.

Além do apoio financeiro, os grupos também vão receber ajuda para a estrutura das apresentações. 
O calendário de espetáculos foi fechado entre os grupos e o presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique. 
“Os nossos artistas passam o ano se preparando para esses espetáculos e a cada ano se superam para manter viva a tradição da Paixão de Cristo. O apoio da prefeitura, através da Fundação de Cultura, é fundamental para a manutenção dessas apresentações”, disse Flávio.

Os grupos Gruteg, Gruteu, Coração de Jesus, Tesap, Tesga e o grupo de teatro de Massaranduba têm apresentações agendadas para todo o município e outras cidades do Rio Grande do Norte, mas de acordo com o cronograma ficaram acertadas as principais encenações e que devem reunir centenas de pessoas durante essa Semana Santa.
Nota e ilustração encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Série B 2013: Na estreia, o ABC recebe o Paraná

Vai ser no sábado, 25 de maio, jogo no Frasqueirão. 
No mesmo dia o América enfrentará o Figueirense na casa do adversário.
CLIQUE e leia reportagem no G-1.

Nos 100 anos de "Royal cinema", homenagem a Tonheca Dantas


Para homenagear e resgatar a obra do maestro potiguar Tonheca Dantas no ano em que a sua música mais famosa, a valsa Royal Cinema, completa 100 anos, a Cooperativa de Música do Rio Grande do Norte está produzindo o projeto “Tonheca Dantas, o Maestro dos Sertões”.
O projeto, que tem como objetivo dar visibilidade e valorizar a obra do maestro e a nossa cultura, é composto pelo lançamento de um encarte que contém um CD com doze músicas de Tonheca Dantas e suas partituras digitalizadas, que foram arranjadas para orquestra, e da biografia digitalizada do músico ("A Desfolhar Saudades"), do professor e escritor Cláudio Galvão. 
O encarte será distribuído entre orquestras, bandas de música,escolas e bibliotecas do Rio Grande do Norte.
Também dentro da programação do centenário da Royal Cinema está prevista a realização de vários concertos com a Orquestra Sinfônica do Rio do Grande do Norte, parceira do projeto e responsável pela adequação das partituras.
“Tonheca Dantas, o Maestro dos Sertões” está sendo produzido pela Cooperativa de Música do Rio Grande do Norte em parceria com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e com patrocínio do Grupo Vila, por meio da Lei de Incentivo Djalma Maranhão.
Nota encaminhada por Ana Paula Silva, da Lumiar Comunicação, Assessoria de Imprensa

Artigo de Heitor Scalambrini Costa, da UFPE


Celpe: exemplo de desrespeito à população

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

O resultado do modelo mercantil/privatista adotado no setor elétrico, foi catastrófico para a sociedade brasileira. Além da explosão tarifária, herdamos, em períodos mais recentes, além do racionamento em 2001/2002, uma deterioração da qualidade dos serviços com as interrupções temporárias de energia cada vez mais constantes, conhecidas popularmente de “apagões” e “apaguinhos. E “batemos na trave” nos dois últimos anos, com a possibilidade concreta de novos desabastecimentos/racionamentos de energia elétrica.

Em Pernambuco, a situação com relação à distribuição de energia, não é diferente do que acontece em outros estados. Com a agravante falta de compromisso, de transparência e de total desrespeito com a população, por parte da Companhia Energética de Pernambuco, a Celpe.

Não podemos nos esquecer, que as justificativas e promessas realizadas para a venda da companhia, feitas pelos gestores do Estado na época, eram de que as tarifas diminuiriam, e que os serviços oferecidos à população iriam melhorar através da gestão privada.

 Ao completar 13 anos da privatização da empresa, mais uma vez as promessas dos políticos, que se revezam no comando do Estado (ora oposição, ora situação) não foram cumpridas. E a população enganada, sofre as conseqüências de pagar uma das tarifas mais caras do Brasil, e ter um serviço de péssima qualidade.

O episódio mais recente, e que muito repercutiu na mídia, aconteceu na madrugada do dia 18 de fevereiro último. O Centro do Recife, e alguns bairros, como Santo Amaro, Encruzilhada, Parnamirim, Casa Amarela e Casa Forte, foram atingidos pela queda de energia. Moradores e comerciantes da área apontam para mais de 7 horas de interrupção. E pelas redes sociais, internautas de diversos bairros do Recife, denunciaram que a falta de energia elétrica, se estendeu a outros bairros, como Torreão, Madalena, Ilha do Leite, Boa Viagem e até no Janga, em Paulista. Neste dia, a Câmara Municipal do Recife, por falta de energia, cancelou a sessão. Haveria a instalação da Comissão de Direitos Humanos.

No dia 4/3 novamente faltou energia em vários bairros do Grande Recife, por volta das 3h da madrugada, atingindo principalmente a Zona Norte, como Graças, Casa Forte, Ilha do Leite, Boa Vista, Beberibe, Encruzilhada, Santo Amaro e Casa Amarela. Mas houve registros também na Zona Sul, como em Imbiribeira e Boa Viagem, e na Zona Oeste, como no Jiquiá, e em Jardim São Paulo.

Dia 19/3 um importante corredor viário do Recife, a avenida Norte, teve queda de energia em mais da metade de sua iluminação pública, e casas circunvizinhas foram atingidas. No dia 21/3 a imprensa anunciou que moradores desta região manifestaram contra as freqüentes e duradouras interrupções de energia interrompendo o transito com queima de pneus.

No interior a situação não é muito diferente. Somente neste mês de março as reclamações se avolumam.

No dia 4/3, quedas de energia ocorreram na região do sertão do Pajeú, nos municípios de São José do Egito, Itapetim, Tabira, Brejinho e Santa Terezinha. No dia 5/3 varias cidades do Agreste, Zona da Mata e até na região metropolitana, ocorreram interrupções no fornecimento de energia. Depois do Pajeú, no dia 11/3 foi à vez dp município de Floresta sofrer uma interrupção de aproximadamente 2 horas.

Estes episódios de interrupção de energia têm se tornado recorrente não somente no Recife, mas em todo Estado.

Quando há algum tipo de explicação, a Celpe resume a afirmar, em nota oficial, que “são descargas atmosféricos, queda de arvores, etc, etc, que causam as interrupções”.

Com certeza não é por falta de caixa, de recursos financeiros, que os serviços de modernização, manutenção não estão sendo realizados. Basta ver os extraordinários lucros desta empresa nos últimos anos, através dos balancetes contábeis. O que se verifica é que as tarifas foram reajustadas exorbitantemente, ao longo dos anos, e mesmo assim os serviços pioraram.

Segundo a Aneel, as tarifas devem garantir o fornecimento de energia com qualidade e assegurar aos prestadores receitas suficientes para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessários para expandir a capacidade e garantir o atendimento. O que não tem ocorrido

E lamentavelmente, apesar das denuncias, reclamações, manifestações constantes, NADA tem sido feito, nem mesmo para garantir, o que está nos contratos de prestação de serviços. Há uma evidente quebra de contrato da empresa com o consumidor e com o Estado. O poder público age como avestruz, se eximindo de uma responsabilidade que é sua.

Neste descaso todo, não devemos esquecer a lei de Murphy que diz: “nada está tão ruim que não possa piorar”.

Prefeitura de São Gonçalo garante o peixe a 14 mil famílias


A Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de São Gonçalo do Amarante (Semtasc) montou um cronograma especial para a entrega do peixe e o arroz da Semana Santa que vai abranger todo o município. 
A distribuição começa a partir das 13h desta terça-feira (26).
A entrega do peixe, aliado ao arroz, durante o período da Semana Santa, é uma tradição que o prefeito Jaime Calado faz questão de manter e a cada ano beneficia milhares de pessoas das zonas urbana e rural. 
Este ano serão 14 mil famílias atendidas.
De acordo com o calendário a distribuição do benefício será iniciada, primeiro na área urbana, que concentra a maioria de famílias beneficiadas. 
Na quarta e quinta-feira a entrega passa ser feita nas comunidades da zona rural. 
Ao todo, 53 comunidades são visitadas, o que exige o envolvimento de servidores de todas as secretarias do Governo Municipal.
Como aconteceu em anos anteriores os beneficiados são determinados pela inscrição do Bolsa Família como critério de escolha. 
Cada ficha dá direito ao recebimento de um quilo de arroz e um quilo e meio de peixe para o almoço da Sexta-feira Santa.
Confira abaixo o calendário da distribuição (Texto e ilustração encaminhados pela Prefeitura Municipal):


Semana Santa começa nesta 2ª na Capela Dom Bosco


A Capela Dom Bosco, localizada no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Nova Parnamirim, terá uma programação diferenciada durante esta semana para celebrar a Páscoa. 
As atividades para a comunidade começam com atendimento de confissão nesta segunda (25) e terça-feira (26), das 19h às 21h.

Na quinta-feira, dia 28, acontecerá às 19h a celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés. 
Já na Sexta-feira Santa (29), único dia durante o ano em que não se celebra missa, a Capela Dom Bosco receberá os fiéis, a partir das 15h, para refletir sobre a Paixão e Morte de Cristo.

No sábado, dia 30, às 19h30, será realizada a Vigília Pascal, e no domingo (31) acontecerá a celebração da Páscoa do Senhor e Missa da Juventude, às 17h. 

Nota encaminhada por Karine Brito - Coordenadora de Comunicação Salesiano Dom Bosco – Parnamirim/RN

Dom Jaime reúne a imprensa para falar sobre a Semana Santa

A Arquidiocese de Natal convida para coletiva de imprensa, na próxima quarta-feira, 27, às 10 horas, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana. 
O entrevistado será o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que falará aos jornalistas  sobre o significado das celebrações da Semana Santa, especialmente a ‘Missa dos Santos Óleos’, a ‘Missa da Ceia do Senhor’, a ‘Celebração da Paixão e Morte de Cristo’, a ‘Vigília Pascal’ e a ‘Celebração de Ressurreição de Cristo’.
Nota encaminhada pela Pascom da Arquidiocese de Natal.

domingo, 24 de março de 2013

Tuberculose ainda mata 2 milhões por ano

É o que informa o portal alemão da Deutsche Welle.
Mas, o portal dá conta de uma esperança e assinala:
- Passados 50 anos  da criação do primeiro medicamento contra a tuberculose, surge novo tratamento que promete trazer esperança a milhões de pessoas infectadas.
O dia 24 de março é considerado o Dia Mundial da Tuberculose porque foi a 24 de março de 1882 que o médico alemão Heinrich Hermann Robert Koch anunciou a identificação do bacilo causador da doença.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Xuxa diz que chaga aos 50 "feliz pacas"

O portal ZERO HORA, de Porto Alegre, está disponibilizando texto de uma entrevista que a apresentadora Xuxa concedeu, via email, à revista DONNA.
A maioria das perguntas focalizou o 50º aniversário da apresentadora.
Ela se declara feliz e afirma não ter mais medo de envelhecer.
- Já tô velha pra isso... - frisou.
CLIQUE AQUI para acessar a entrevista,

Comício em Caiçara do Rio do Vento fortalece Arnaldo


O deputado estadual Walter Alves (PMDB) participou, na noite deste sábado (23), do comício do candidato a prefeito de Caiçara do Rio do Vento, Arnaldo Acioli. 
Na cidade de Caiçara a escolha do novo prefeito na eleição suplementar será dia 7 de abril.

"Fiquei feliz quando soube que o candidato era Arnaldo. O povo vai escolhê-lo prefeito, porque sabe que você é o candidato que reúne mais condições de fazer o melhor pelo povo de Caiçara", discursou.

Também participaram da movimentação política o ministro Garibaldi Alves (Previdência); o deputado federal Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados; e o estadual Gustavo Carvalho (PSB).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu realizar eleições suplementares no município porque 52% dos votos foram anulados em virtude da candidatura irregular do filho de um ex-prefeito.

Fotos de Marcius Valerius e texto encaminhados por Janaína Amaral- Assessora de Imprensa do Deputado Walter Alves


Um cristão não pode ser triste, diz o Papa Francisco

- Nunca sejais homens ou mulheres tristes. Um cristão jamais pode ser triste - disse o Papa Francisco em sua pregação neste Domingo de Ramos.
E acrescentou: "Nunca vos deixeis vencer pelo desânimo. Nossa alegria não é algo que nasça de ter tantas coisas materiais. Nossa alegria nasce do encontro com uma pessoa - Jesus. De saber que, com ele, nunca estamos sós, principalmente nos momentos difíceis".
Referindo-se, especificamente aos jovens, disse o Santo Padre, segundo reportagem no portal espanhol ABC:
- Aguardo com alegria (a Jornada Mundial da Juventude) no próximo mês de julho no Rio de Janeiro.
CLIQUE AQUI para ler a  reportagem completa em espanhol.
Leia um resumo em português da pregação feita pelo Santo Padre na abertura da Semana Santa, no portal do Vaticano. AQUI.
AQUI ESTÁ (em português), no portal do Vaticano, o texto integral da homilia do Papa Francisco.

Artigo de Paulo Afonso Linhares


AS CORES TRÁGICAS DA SECA

Paulo Afonso Linhares  
  
A vivência multissecular na região nordestina do Brasil ensina que a convivência com as secas - não o seu combate -  é induvidosamente mais adequado e razoável; em suma, esse fenômeno climático que assola o Nordeste brasileiro periodicamente deve ser usado como uma vantagem múltipla para o seu desenvolvimento sustentável. Infelizmente, desde o governo do imperador D. Pedro II - que na trágica seca de 1877 prometeu doar a própria coroa para socorrer os flagelados - a briga com as secas vem sedo a tônica das ações governamentais, mormente o federal que, aliás, até instituiu há mais de cem anos o Departamento Nacional de Obras contra as Secas - DNOCS (autarquia federal criada em 21 de outubro de 1909, com o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS), como sede em Fortaleza-CE, cujo dístico atual é "políticas de convivência com o semiárido".

O Nordeste Setentrional espera há anos pela chagada das águas da Bacia do São Francisco, obra monumental já iniciada, porém, que tem sofrido inúmeras interrupções  e atrasos. Uma das mais vigorosas soluções para resolver o problema das estiagens nordestinas é essa transposição de bacias hidrográficas, pensada há mais de um século, que se constitui numa técnica milenar utilizada com sucesso em várias partes do mundo, a exemplo da fertilização de vastas regiões semiáridas da Califórnia com a transposição das águas do Rio Colorado, no começo do século XX.

As águas do velho Chico ainda não chegaram por aqui e parece difícil um prognóstico de quando ou se efetivamente virão. Há poucos dias, com a passagem do "dia de São José" (19 de março), sem chuva alguma no mundo nordestino, as esperanças dos sertanejos se desvaneceram: 2013 será "um ano ruim", a exemplo de 2010, 2011 e 2012. No entanto, ao que se afigura, se nesses anos anteriores a estiagem era preocupante, agora começa a adquirir as cores sombrias da tragédia, sobretudo diante cada vez maior escassez de água tanto para dessedentar a população e quanto os rebanhos. Fato é que os reservatórios estão cada vez mais vazios e a perspectiva era de que, ao menos, haveria uma recarga de potencial hídrico com as chuvas que cairiam na região. Nada de recarga. O grave é que, mantido esse quadro, pouca água restará por volta de setembro deste ano nos maiores reservatórios como a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a Barragem Santa Cruz; os milhares de médios e pequenos açudes e barragens já estão completamente esturricado desde agora. Outras consequências: o quase aniquilamento dos rebanhos bovinos e os enormes prejuízos com o reflexo da seca na produção agrícola (estima-se que mais de 50% dos cajueiros da região, por exemplo, poderão morrer).

Para a população nordestina, especialmente aquele contingente que vive no interior, as perspectivas se mostram assustadoras; será, infelizmente o mesmo "dejá vu" de sempre, com esse desfile de horrores de reses mortas ao sol "de mil peixeiras de luz" e romarias de severinos e severinas em buscas de uns "carocinhos d'água". As velhas elites nordestinas, sobretudo, governadores, vereadores, prefeitos, deputados e senadores, como sempre ocorre, querem tirar uma casquinha da calamidade e, sempre que possível, tirar algum proveito dos recursos que serão alocados para fazer frente à situação emergencial, aliás, algo muito sórdido. Difícil mesmo é saber quando terá um fim esse calvário da gente nordestina, tudo decorrência direta do descaso, da ausência de vontade política e da incompetência de governos que teimam em brigar com brigar com as secas, ao invés de aprender a conviver com elas. Até quando?

sexta-feira, 22 de março de 2013

Charge de Rômulo Estânrley


Joacy Bastos fica como vice do Forum de secretários

O secretário do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos, é eleito o vice-presidente institucional do Fórum Nacional de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer. A eleição ocorreu na manhã da quinta-feira (21), no Centro de Convenções de Brasília, por ocasião da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer.
O ponto alto da reunião, que contou com as presenças de secretários do Esporte de 20 estados brasileiros, foi a eleição do novo presidente, vice-presidente institucional, secretário executivo, e de cinco vice-presidentes regionais do Fórum.
O secretário Joacy Bastos participou efetivamente da formação de uma chapa de consenso e abriu mão de uma candidatura a presidência que já contava com apoios dos secretários do Norte, Nordeste e Centro Oeste, em nome da unidade do Fórum Nacional de Secretários do Esporte e do Lazer.
O Fórum terá na presidência o consagrado medalhista olímpico, secretário do Esporte de Minas Gerais, Rogério Romero.
“Agradeço a manifestação de apoio dos meus companheiros secretários do Esporte e do Lazer. Nossa intenção sempre foi a de somar esforços para o fortalecimento da unidade do Fórum como força propulsora do desenvolvimento do esporte nos estados e no país”, afirmou o secretário Joacy Bastos.
A reunião do Fórum foi aberta com palestra do secretário nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Vicente Neto, que falou sobre “as articulações com as secretarias estaduais do Esporte”.
Após a eleição, o secretário Joacy Bastos, já na condição de vice-presidente institucional do Fórum Nacional, manteve conversa com o secretário executivo e ministro interino do Esporte, Luis Fernando, sobre os Jogos Escolares da Juventude Brasileira (antiga Olimpíada Escolar) que acontecem em setembro na cidade de Natal.

Gravidez precoce estimula evasão escolar

A governadora Rosalba Ciarlini assina nesta sexta-feira (22) termo de cooperação com o Instituto Kaplan, para desenvolver no Rio Grande do Norte uma política de prevenção da gravidez na adolescência, através do projeto Vale Sonhar. A assinatura, prevista para ocorrer às 16h, no auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado da Educação, marca o lançamento do projeto Vale Sonhar.
 
De acordo com a governadora, o tema gravidez na adolescência será abordado nas salas de aula das escolas da rede estadual, através de atividades modelos, desenvolvidos pelo instituto em vários estados do país. “A ideia é trabalhar em turmas de Ensino Médio da Rede Estadual as consequências de uma gravidez não planejada e como ela pode intervir na construção de seu futuro.” O projeto atenderá aos mais de 119 mil estudantes do Ensino Médio do Estado.
Para a Secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, trabalhar em sala de aula a conscientização da gestação juvenil será prioridade com a adoção desse projeto. “Para isso, disponibilizaremos nossos técnicos e formaremos os professores de Biologia para serem agentes de prevenção. Nosso intuito é mais uma vez utilizar o espaço escolar para debater temas que envolvem o cotidiano dos estudantes”.
“Ações de prevenção e de acompanhamento de doenças ligadas à sexualidade já são trabalhadas na rede pública de ensino. Apesar disso, segundo o Ministério da Saúde, 21% das estudantes que cursam o Ensino Médio no Rio Grande do Norte deixam a escola devido à gravidez precoce. Daí a importância desse projeto, que será mais um aliado para reverter esse quadro”, conclui a secretária.
Nota encmainhada pela Assessoria de Comunicação da Educação/RN.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Arquidiocese de Natal estimula doação de sangue


A Arquidiocese de Natal, através da Paróquia da Catedral, e o Hemonorte fazem campanha de doação de sangue, no período de 25 a 27 deste mês, no horário das 9 às 17 horas. 
Nesses três dias, as pessoas podem fazer doação de sangue na Catedral Metropolitana, no Centro Cultural (antiga Penitenciária), na zona norte de Natal, e no Hemonorte, que fica situado na Av. Alexandrino de Alencar, no Tirol. 
A abertura da Campanha será na próxima segunda-feira, 25, às 9h30, na Catedral Metropolitana, com a presença do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.
Este é o quarto ano consecutivo da realização da campanha, promovida pela Arquidiocese e Hemonorte.
Texto encaminhado pela Pascom da Arquidiocese de Natal.

Rádios comunitárias querem autorização para faturar

O Coordenador Executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, José Soter, visitou o gabinete da Segunda Vice-Presidência, onde foi recebido pelo chefe de gabinete, Abraão Saigg, e pelo assessor Emmanuel Bezerra. Sater pediu apoio ao Projeto de Lei que modifica a legislação atual no que diz respeito ao recebimento de recursos pelo patrocínio de programas, eventos e projetos.
“A aprovação do projeto deve dar mais segurança aos empresários locais que tem interesse de divulgar produtos e serviços nas rádios comunitárias, mas até hoje não temos suporte legal para isso”, acredita José Soter.
O Representante da Associação no Rio Grande do Norte, Hugo Tavares, lembrou que as rádios comunitárias sobrevivem da insistência dos seus proprietários. “Não temos recursos financeiros para sustentar o funcionamento das nossas rádios. E não queremos ser maiores, mas queremos o mesmo tratamento para aquisição de patrocínio e viabilizarmos nossa atividade”, completou Hugo Tavares.
O assessor Emmanuel Bezerra lembrou que desde o primeiro mandato o deputado Fábio Faria tem dedicado atenção especial às rádios comunitárias do Rio Grande do Norte, permitindo acesso à comunicação para as comunidades de pequenos municípios e até da zona rural. Emmanuel considera que as mudanças na lei vão fazer justiça ao importante trabalho que as rádios comunitárias desenvolvem em todo o país.
Texto e foto encaminhados pela Assessoria do deputado Fábio Faria.

Filhos de agricultores de Apodi ganham prêmio em São Paulo

O auditório Angélica Moura, na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, recebeu na manhã desta quinta-feira (21) os alunos que foram premiados na maior mostra de ciências para estudantes pré-universitários do país, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo.
Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlin homenageou, em conjunto com a secretaria da SEEC, Betânia Ramalho, os estudantes com o diploma de honra ao mérito pelo 1º lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias.
A pesquisa apresentada na 11ª edição do evento pelos alunos da Escola Estadual professora Zenilda Gama, em Apodi, foi sobre o uso de cera de abelha no Revestimento de Frutos.
O estudo foi desenvolvido por Antônio Torres Geracino, Francisco Joel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, que cursam o Ensino Médio.
A orientação foi da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira.
           Na SEEC, a governadora Rosalba Ciarlini assistiu a uma exposição dos trabalhos dos estudante, filhos de agricultores, e desenvolveram o estudo para conservação das proteínas, peso e qualidade dos frutos.
           Além disso, a chefe do Executivo Estadual visitou estandes com projetos de lava jato sustentáveis, uso da palma para fabricação de produtos para o semiárido, uso do biodiesel a partir de óleos residuais de frituras e aplicação da casca do juazeiro para limpeza bucal.
          Todos os projetos foram apresentados na feira e selecionados dentre 1.898 trabalhos.
           Rosalba Ciarlini se disse feliz com a competência e inteligência dos alunos e professores, e destacou o projeto campeão, cujos estudantes são residentes da zona rural de Apodi e que apenas se reuniam na Escola para dar continuidade ao estudo com a cera de abelha.
           “As escolas estaduais do RN estão avançando. A cada ano, mais trabalhos de todas as regiões do estado representam o RN lá fora. Estamos levando projetos importantíssimos e sendo premiados. Isso é fruto do estímulo e incentivo do Governo, que deu condições para que eles possam avançar em pesquisa e inovação”, declarou.
           Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós-colheita. Agora, os alunos potiguares deverão publicar a pesquisa na revista Inciência e apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia.
Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico foram expostos durante a 11ª FEBRACE. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos apresentados em 65 feiras afiliadas em todo o país. Do Rio Grande do Norte, oito projetos científicos de estudantes e professores da rede estadual de ensino foram apresentados. O investimento do Governo do Estado com passagens, hospedagem e alimentação, para que os oito grupos de estudantes da rede pudessem participar da feira, foi de R$ 80 mil.
Nota encmainhada pela Assessoria de Comunicação do RN. Texto: Artur Dantas - Fotos: Demis Roussos
 

Câmara celebra Dia Mundial da Síndrome de Down

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participou na manhã desta quinta-feira (21) do lançamento da exposição "Eu tenho Down e sou profissional", em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down. No evento, a professora potiguar Débora Seabra, de 31 anos e com síndrome de Down, fez uma palestra sobre sua vida escolar e acadêmica, explicando que nunca estudou em escolas especiais e defendendo a inclusão no sistema educacional e no mundo profissional.

"Eu quero dizer que estou muito bem lá na minha escola (onde trabalha). A gente não pode ser excluída da escola pública." Débora afirmou que sofreu preconceito de dois colegas quando estudava no Ensino Fundamental e que isso se repetiu no Magistério. "Sofri preconceito, me senti excluída", disse.

Isso não impediu que concluísse o curso e se dedicasse à carreira escolhida: "Minha família sempre me apoiou muito, tenho muito orgulho. Mas, quem escolheu a carreira fui eu. Na minha vida, eu faço tudo. Sou palestrante, professora, atriz".

Em seguida, a professora cobrou mais investimentos do governo na área cultural: "Eu fiz oficinas de teatro em 2009. Fiz o Auto de Natal. Agora a oficina está fechada. O Centro Experimental de Teatro está fechado. Tem que abrir as portas!".

Henrique Alves chamou a mãe de Débora, Margarida Seabra, ao palco, e a cumprimentou pela dedicação absoluta à filha, primeira professora formada com Síndrome de Down. "Débora Seabra é orgulho para o Rio Grande do Norte", afirmou o presidente. A exposição "Eu tenho Down e sou profissional" ficará aberta ao público até 28 de março.
Texto e foto encmainhado pela Assessoria de Imprensa
www.henriqueeduardoalves.com.br


twitter: @HenriqueEAlves

Recife se mobiliza contra a energia nuclear


 O show-protesto "Energia Nuclear Nunca Mais", contra a instalação de mais usinas nucleares no Brasil, será realizado no Alto José do Pinho (Recife-PE)  no próximo domingo (24/3)
Na ocasião, haverá shows das bandas B.U., Elemento Natural, Contra Ataque e Nação Corrompida. 
O evento começa a partir das 16 h, em frente ao caldinho do Biu.
Realização da Articulação Antinuclear Brasileira, Movimento Ecossocialista de Pernambuco e Rádio Comunitária Alto Falante. 

Qualquer emissora pode utilizar boletins da Rádio Câmara


A Rádio Câmara disponibiliza em seu portal amplo material jornalístico com a cobertura das atividades na Câmara dos Deputados.
Para acessar CLIQUE AQUI.
O material está liberado para download nos formatos WMA e MP3.
Além disso, para emissoras cadastradas, a Rádio Câmara disponibiliza de segunda a sexta-feira, um boletim eletrônico.
Para cadastrar sua emissora, CLIQUE AQUI.

Paulo Davim chama a atenção para o problema da água


O Dia Mundial da Água - data instituída há 21 anos pela ONU para servir de reflexão e discussão a respeito do bem mais precioso e perecível do planeta - foi tema de pronunciamento do senador Paulo Davim (PV-RN) na tarde desta quarta-feira (20), no Plenário do Senado. 

Davim lembrou que a água é um bem de consumo bastante caro, sobretudo para quem não tem em abundância. 
"Há uma expectativa que daqui a aproximadamente 20 anos o mundo terá nove bilhões de pessoas, isso poderá significar um aumento de até 30% do consumo de água" - alertou o senador portiguar, acrescentando:
- Até 2025 se não forem tomadas medidas drásticas e preventivas, sobretudo no que diz respeito às mudanças no padrão de consumo de água, mais da metade da população global, poderá sofrer com a escassez de água doce".
 
Davim também lembrou que o Brasil tem grandes reservas hídricas, mas há regiões onde a situação é preocupante: "A Agência Nacional das Águas (ANA), inclusive, divulgou um estudo no qual indica que de um total de 29 aglomerados urbanos no país, 16 já precisam buscar novos mananciais para garantir o abastecimento de água até 2015".
O senador anunciou para esta sexta-feira, 22 de março, em Natal, uma  mobilização da Juventude do Partido Verde em comemoração ao Dia Mundial da Água. A partir das 16h haverá uma panfletagem nas proximidades do Midway Mall. 
Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Paulo Davim.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Tribunais de Contas e Magistrados apresentam pleitos na Câmara


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta quarta-feira (20), os conselheiros da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entre eles, Paulo Roberto Alves, presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte. 

Os conselheiros defenderam a formação de um Conselho Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil e a lei que padroniza os procedimentos de todos os tribunais de contas brasileiros. Outra proposta apresentada pelo presidente da Atricon, Antônio Joaquim, trata da ampliação da idade para aposentadoria compulsória na magistratura de 70 para 75 anos. 

ELEIÇÃO DIRATA NO JUDICIÁRIO - Em outra audiência o presidente da Câmara ouviu a posição dos membros da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) sobre a proposta, em tramitação na Casa, de eleição direta para a escolha dos presidentes dos tribunais de justiça dos estados. A AMB, segundo seus conselheiros, é  favorável a realização de consulta aos juízes de todas as comarcas  para escolher o desembargador que vai presidir o Tribunal de Justiça de cada estado. Atualmente apenas os desembargadores participam da eleição. 
Texto e foto encaminhados por
Assessoria de Imprensa
Twitter: @HenriqueEAlves

Ministro das Cidades promete liberar emendas de Fábio


O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, recebeu na tarde desta quarta-feira (20) o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Fábio Faria (PSD/RN) e assegurou a liberação de emendas para infraestrutura urbana em municípios do Rio Grande do Norte.

“Estamos destinando R$ 6,5 milhões em emendas individuais ao Orçamento Geral da União de 2013 só para o Ministério das Cidades, para viabilizarmos obras importantes para a qualidade de vida da população de diversos municípios do nosso Estado, como pavimentação de ruas, drenagem, construção de unidades habitacionais”, disse Fábio Faria ao ministro ao solicitar compromisso no empenho e liberação destes recursos ainda este ano.

Aguinaldo Ribeiro também garantiu recursos para a construção de 70 casas populares no município de Jardim de Piranhas e liberou restos a pagar de 2008 e 2009 para os municípios de Pedra Grande e Antônio Martins, emendas de autoria do deputado Fábio Faria.
Texto e foto encaminhados pela Assessoria do deputado Fábio Faria.