quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Henrique anuncia para 2ª edital das obras entre Natal e Parnamirim

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que o Diário Oficial da União sairá na próxima segunda-feira, com o edital do DNIT abrindo o processo licitatório (presencial) para a realização de obras viárias na BR-101, entre Natal e Parnamirim.
- Serão obras complementares e de adequação de capacidade de todo o trecho de 13 quilômetros, começando no Viaduto de Ponta Negra e prosseguindo até o acesso a Pium, depois da Cohabinal, na altura da Cidade do Vaqueiro – revelou o deputado.
Frisou que a publicação do edital traz um alento muito grande à população que sofre todos os dias com o congestionamento do tráfego na ligação entre as duas cidades – afetando todas as comunidades que ficam às margens da BR, inclusive Emaús, Nova Parnamirim e Neópolis. Henrique fez questão de externar uma palavra de gratidão à presidenta Dilma, que determinou ao DNIT as providências para que esse anseio da população potiguar se tornasse realidade.
- Todos os semáforos na extensão de 13 quilômetros serão eliminados coma implantação de seis viadutos – um na altura de Neópolis; outro no acesso à Abel Cabral, um terceiro em Emaús; outro em frente ao Parque Aristófanes Fernandes; mais um, ali naquele semáforo de acesso à Cohabinal, perto da Câmara Municipal e o último - o sexto – no acesso a Pium, nas proximidades da Cidade do Vaqueiro – explicitou o deputado.
De acordo com a exposição feita por Henrique Eduardo Alves, além dos seis viadutos, haverá ainda no percurso um conjunto de 5 passarelas e uma passagem inferior alcançando a Maria Lacerda, indo até as proximidades do Rio Pitimbu. 
O edital também contemplará a realização de obras destinadas à segurança de tráfego, eliminação de pontos críticos, ampliação de vias emergenciais e construção de obras de arte especiais.

Kaká celebra seu 96º gol com a camisa do Milan

A comemoração está em sua página no Facebook, como você pode ver aqui:
Para acessar a página do Kaká no Face
CLIQUE AQUI.


Prefeito Jaime Calado recebe homenagem em Natal

O colunista e apresentador Paulo Macedo realizou uma noite de festa para premiar personalidades dos mais diversos setores da sociedade. A III Noite dos Iluminados aconteceu nesta quarta-feira (30), no Versailles Recepções e reuniu centenas de convidados.

Foram homenageados homens e mulheres de destaque com o troféu de Líderes Iluminados e Mulheres de Valor, apontados por meio de uma consulta entre 105 profissionais potiguares como jornalistas, empresários, professores, estudantes, pesquisadores, estatísticos, damas da sociedade, contabilistas, cerimonialistas, médicos, advogados e dirigentes de associações de classe.

Entre os homenageados estava o prefeito do município de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado Pereira dos Santos, escolhido como o prefeito mais atuante no ano de 2013. “Fico lisonjeado com a lembrança do meu nome e o reconhecimento do trabalho que não é só meu, é de toda uma equipe comprometida com o desenvolvimento de São Gonçalo”, comentou Jaime.

A Noite dos Iluminados chega terceira edição com a proposta de reconhecer o trabalho pessoal e profissional daqueles que estão a favor do crescimento, desenvolvimento e contribuição para o Rio Grande do Norte.

Artigo de Poti Neto

Radicalismo fora de mora
Poti Neto
Vice-prefeito de São Gonçalo

Tive o cuidado de gravar a entrevista que o presidente da Câmara dos Deputados e do meu partido aqui no RN – o PMDB - deputado Henrique Eduardo Alves concedeu na última sexta-feira, dia 25, à jornalista Geórgia Neri, da TV Ponta Negra.
Como sempre, Henrique respondeu com muita firmeza as indagações da jornalista que centralizou as perguntas no rumo do momento e do futuro político do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Aliás, uma realidade está muito ligada com a outra, embora em algumas oportunidades pareçam muito distantes.
Duas coisas prenderam mais a minha atenção:
A primeira foi a seguinte afirmação do presidente: “Hoje em dia o radicalismo está fora de moda”.
E acrescentou que, por entender assim, é que o PMDB hoje está aberto e disposto a abrir uma frente de negociação “transparente” com todos os partidos que desejarem discutir um projeto de “reconstrução” do Rio Grande do Norte.
- Com todos – enfatizou – inclusive com o DEM.
O segundo momento foi quando a atenta jornalista colocou:
- Mas o PT aqui do Estado já disse que não aceitará participar de coligação com partidos em cujo arco de aliança haja espaço para o DEM...
Henrique respondeu que, muitas vezes, quase sempre, aliás, uma postura de radicalismo pode nos levar a não enxergar a realidade em toda sua dimensão.
E deu um exemplo: No momento, o PSB constitui uma ameaça muito mais próxima ao projeto nacional PT-PMDB do que o DEM. Primeiro, porque o DEM não terá candidato próprio à Presidência da República; e o PSB tudo indica que terá.
Ou seja: Não será o DEM que vai radicalizar, na campanha eleitoral, contra a candidatura da presidenta Dilma, “que é a nossa candidata”, e, sim, o PSB.
Por fim, na sequência do seu raciocínio e de sua argumentação, o presidente Henrique Eduardo citou o exemplo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, “líder maior do PT”.
Para Henrique, Lula deu um grande exemplo e uma grande prova de que, no momento, intolerância é coisa do passado. Foi quando viu que, para reconquistar a Prefeitura de São Paulo, o PT tinha que procurar somar com outras forças políticas, sem qualquer restrição, sem qualquer discriminação.
O que aconteceu então? O presidente Lula não hesitou em ir, pessoalmente, à casa de um adversário, o deputado Paulo Maluf, historicamente um dos políticos mais distantes do PT, e o convidou a apoiar o seu candidato à Prefeitura de São Paulo. Obteve êxito nessa missão e está aí o petista Fernando Hadad dirigindo a prefeitura da maior capital brasileira.
Como iniciante na política do meu Estado, onde começo a engatinhar como vice-prefeito de São Gonçalo, recebo essas colocações do deputado Henrique Eduardo Alves como uma grande lição de atitude política.
Na realidade, ninguém é dono da verdade. Por isso mesmo, nada perdemos quando discutimos nossos desafios cotidianos, mesmo quando temos opiniões conflitantes.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Câmara realizará Comissão Geral sobre a crise nos municípios

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), aprovou a realização de uma Comissão Geral no Plenário Ulysses Guimarães para debater a crise financeira vivenciada pelos municípios brasileiros, proposta pelo segundo vice-presidente, Fábio Faria (PSD/RN). 
O requerimento 8940/2013 foi protocolado na tarde desta quarta-feira (30), com assinatura de apoio de todos os líderes partidários. 

“Essa será uma oportunidade de trazermos para o Plenário da Câmara uma discussão mais ampla e aprofundada da grave situação enfrentada pelos municípios, tão bem relatada recentemente no movimento ‘SOS Municípios’, realizado em Natal há cerca de dez dias. Apesar de ser um tema frequente na Casa, entendemos que é necessário amplificarmos o debate neste momento”, justificou Fábio Faria em discurso.

Segundo Henrique Alves, debater a crise financeira dos municípios na Câmara também é compromisso seu, assumido no encontro “SOS Municípios”. 

O presidente indicou que a Comissão Geral poderá ser realizada na manhã de 12 de novembro, data em que está programada uma grande mobilização de prefeitos em Brasília, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

No requerimento, Fábio Faria indica que sejam convidados para o debate a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Federação de Municípios da região Nordeste, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a Frente Nacional dos Prefeitos e a Associação Brasileira de Câmaras Municipais, entre outros órgãos.
Texto e foto encaminhados pela Assessoria do deputado Fábio Farias

Justiça Militar condecora Henrique Alves

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu, nesta quarta-feira (30), do ministro-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general-de-exército Raymundo Nonato Cerqueira, a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar, no grau Grã-Cruz.
Criada em 1957, a medalha é uma homenagem concedida a autoridades dos três Poderes e a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado reconhecidos serviços à Justiça Militar. 
A honraria é a mais alta distinção da Justiça Militar da União.
Para Henrique Alves, a honraria em reconhecimento ao seu trabalho como parlamentar e presidente da Câmara dos Deputados, só acontece porque o povo potiguar confia no trabalho dele e o reelegeu deputado federal 11 vezes. 
"Já são 43 anos de trabalho em favor do Rio Grande do Norte a quem eu dedico essa medalha com muita honra".
Texto e foto (de J. Batista) encaminhados pela Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara dos Deputados.


Mossoró busca apoio para seu programa de combate à insegurança

O deputado federal Felipe Maia (DEM) e a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, estiveram com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesta terça-feira (29), em Brasília, com o intuito de pedir recursos para a instalação de três Bases Integradas Cidadãs (BICs) na cidade. 
As chamadas BICs são centros de apoio para prevenção e combate à violência que unem a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
“A iniciativa pioneira da prefeitura apresentou resultados extremamente positivos. O ministro ficou impressionado com os números, aprovou a proposta e acreditamos que há a propensão em apoiar o plano”, destacou o parlamentar.
Em agosto deste ano, a prefeitura de Mossoró instalou a primeira Base Cidadã no bairro Santo Antônio, região com elevados índices de violência e tráfico de drogas. 
O bairro concentrava 40% dos homicídios e 60% do tráfico de drogas na cidade. Cerca de dois meses após a BIC a criminalidade caiu aproximadamente 70%.
A Base Cidadã já existente é totalmente custeada pela prefeitura. Entretanto, de acordo com a prefeita Cláudia Regina, a parceria com o Ministério para a instalação das próximas Bases é fundamental para auxiliar com recursos.
 “Os custos são elevados e precisamos de investimento federal para podermos atender um número maior de moradores”, esclareceu a prefeita.
A Base Integrada Cidadã atende uma população média de 44 mil pessoas e reúne atuação policial com ações sociais. 
O encontro com o ministro da Justiça ainda contou com a presença de Alexandre Lopes, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano; Edward Smith, comandante da Guarda Civil Municipal de Mossoró; e Tereza Dantas, consultora de segurança.
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Imprensa do deputado Felipe Maia.


Bira Rocha vai a Ceará-Mirim discutir, na Câmara, a economia local

Franklin Júnior
A Câmara Municipal realizará nesta quinta-feira (31), a partir das 15:30, uma audiência pública sobre a “Ressuscitação da Economia do Município de Ceará-Mirim", convidando como palestrantes, o empresário Bira Rocha e ex-vereador Franklin Marinho Barbosa de Queiroz.

O requerimento da audiência pública é de autoria do vereador Franklin Marinho Barbosa de Queiróz Júnior (DEM).

O vereador proponente e o presidente da Câmara Municipal, Renato Martins (DEM), em nome de todos os vereadores convidam a população cearamirinense a participar da audiência e discutir diretrizes na busca de soluções para fomentar a economia da cidade.

Texto encaminhado pela Jornalista Daiana Brandão, Assessora de Comunicação Social da Câmara Municipal.

Representação do Exército visita obras do Aeroporto em S. Gonçalo-RN

O prefeito Jaime Calado participou de um encontro de militares do Exército Brasileiro, em visita ao Rio Grande do Norte para conhecer as obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que conta com o trabalho do setor de engenharia da instituição militar, responsável pela construção das pistas de pouso e decolagem.

Estavam reunidos oficiais da reserva e da ativa dos batalhões de engenharia de Brasília, Recife, João Pessoa e Natal. Jaime Calado foi recebido pelo chefe geral do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, general Joaquim Maia Brandão Júnior.

Na ocasião o prefeito Jaime Calado ofereceu aos representantes dos batalhões a medalha de São Gonçalo e lembranças com peças representativas do artesanato e obras literárias do município e recordou com o general Brandão dos tempos que serviu o Exército Brasileiro. Os oficiais ainda visitaram o canteiro de obras do aeroporto, observando de perto as pistas e o terminal de passageiros.

Fotos (de Isaías Carlos) e texto encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.



Prefeituras do RN anunciam greve contra redução do FPM

A Federação dos Municípios do RN anunciou que as prefeituras vão fechar nas próximas terça e quarta-feiras.
É para protestar contra a redução do FPM, segundo reportagem de Jalmir Oliveira no NOVO JORNAL.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Papa Francisco recebe líder da oposição na Birmânia

Reportagem no portal do Vaticano destaca que o Sumo Pontífice a encorajou e elogiou suja contribuição à democracia e à paz.
CLIQUE AQUI para acessar. 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sai o gabarito oficial do ENEM. Confira!

Para acessar, CLIQUE AQUI.

OAB-RN desagrava advogados ofendidos pelo Corpo de Bombeiros

Os advogados que estão sendo desagravados são: Bruno Saldanha e Samuel Vilar Oliveira Montenegro.
Decisão será explicitada em ato público marcado para o dia 13 de novembro. CLIQUE AQUI e acesse o texto publicado no portal da OAB.

Ex-presidente Lula recebe homenagem da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, entregou nesta terça-feira (29), a medalha “Suprema Distinção” ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Em comemoração aos 25 anos da Assembleia Nacional Constituinte, da qual participou o ex-presidente, Alves também outorgou a ele a medalha da Constituinte, por sua participação nos trabalhos de elaboração da Constituição de 1988.

Em seu discurso, Henrique Eduardo Alves destacou que poucas pessoas são tão merecedoras de receber essa medalha quanto o ex-presidente. Ele lembrou a história de migrante do homenageado, de Pernambuco até São Paulo, onde começou sua trajetória de sindicalista a fundador do PT e presidente da República.

“Com 87% de aprovação popular, tornou-se um dos políticos mais respeitados do mundo inteiro. Com Lula, os brasileiros perderam o complexo de inferioridade e o País ganhou destaque no cenário externo, além de mudanças positivas no cenário interno, com a criação de 15 milhões de empregos sem descontrole da inflação”, afirmou.

Alves também registrou a importância de sua presença no cenário político nacional. “Quero deixar o reconhecimento, em nome da Câmara dos Deputados, pelo papel que o senhor tem desempenhado durante toda a sua atuação política”, disse, citando a frase célebre pronunciada pelo ex-presidente de que somente sossegaria quando todo brasileiro fizesse três refeições por dia. “Muito obrigado, presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, finalizou.

Texto e fotos (de J. Batista) encaminhados pela Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara dos Deputados


Grupo Ponta Negra festeja liderança da TV e 21 anos da 95 FM

O grupo Ponta Negra de Comunicação, TV e Rádio 95fm, comemora nesta quinta – feira, 31, às 19h, no Espaço Guinza – Via costeira, o primeiro lugar absoluto na audiência local da TV Ponta Negra, afiliada ao SBT, e a nova cara da programação da 95fm que na ocasião festeja seus 21 anos.
 Cerca de 300 convidados entre agências de publicidade e propaganda, anunciantes e autoridades são aguardados na festa que tem a assinatura do produtor Chrystian de Saboya, com decoração da Amorosa Décor e iluminação da Castelo Casado.
 Os comunicadores do grupo apresentarão um novo conceito de comunicação, além das novidades da nova programação dos dois veículos. A proposta é que os convidados se sintam dentro de um estúdio de rádio/tv.
Segundo a superintendente do grupo Ponta Negra de Comunicação, Mirian de Sousa, este é o momento  de agradecer os parceiros, clientes e amigos e mostrar para o mercado que a empresa  já está consolidada e que conquistou a audiência através de um trabalho sério com uma equipe comprometida.  
“A festa está sendo preparada com muito amor e doçura”, acrescenta Mirian.
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa do Grupo Ponta Negra.

Fotos de Madona, tiradas nos anos 70, vão a leilão

CLIQUE AQUI para ver as fotos em HD no portal CLARIN
Para ler reportagem em espanhol, CLIQUE AQUI

Pesquisa indica que, em Pernambuco, Eduardo só perde pra Lula

Pesquisa publicada nesta segunda-feira pelo JORNAL DO COMMERCIO, do Recife, indica que o governador Eduardo Campos liderá a corrida sucessória presidencial, tendo a presidente Dilma como candidata à reeleição.
Se tiver que enfrentar Lula, Eduardo perde. O ex-presidente é que seria vitorioso, a eleição sendo agora, por 44% a 25%.
O gráfico abaixo mostra o cenário tendo a presidente Dilma concorrendo a eleição.
Para ler a reportagem completa, CLIQUE AQUI.

Henrique volta a defender, no rádio, necessidade de um pacto que salve os municípios

Para ouvir, CLIQUE AQUI.

"Jesus não é um espírito", diz o Papa: "É uma pessoa"

Essa reflexão do Papa Francisco foi feita durante a celebração que presidiu na manhã desta segunda-feira, na Casa Santa Marta.
Disse ele:
- Jesus não é um espírito! Jesus é uma pessoa, é um homem, com carne como a nossa, mas na glória. Jesus tem as chagas nas suas mãos, nos seus pés, no seu lado e quando reza mostra ao Pai este preço da justificação e reza por nós como se dissesse: Mas Pai que não se perca isto!”
Para ler a reportagem completa no portal da Rádio Vaticano, CLIQUE AQUI.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

"Voz da Rússia" realiza enquete sobre a sucessão no Brasil. Marina lidera

Visitei o portal da Rádio "Voz da Rússia", de Moscou, há pouco - 19,30, pelo horário de Natal e lá encontrei o gráfico com o resultado daquele momento. E este:

Putin: homossexuais terão muito conforto nos Jogos Olímpicos de Sochi

Putin promete que não haverá discriminação sexual nos Jogos Olímpicos de Inverno
Os jogos serão em 2014. A legislação local proíbe propaganda da homossexualidade.
CLIQUE AQUI e acesse o portal Voz da Rússia.

Torcida do América acredita mais que a do ABC

Agora às 15,16 (horário de Natal) visitei o portal "No ar" e encontrei uma pesquisa sobre o futuro dos clubes potiguares na Série B. 

Governo perde nos grandes centros, mas mantem o controle do Parlamento argentino

A oposição ganha as eleições legislativas em 12 dos 24 distritos da Argentina, inclusive nos cinco maiores, segundo os primeiros resultados oficiais do pleito realizado domingo - informa o portal espanhol EL PAIS.
Mesmo assim, as forças lideradas pela presidente Cristina Kirchner mantem o controle do Parlamento, com maioria absoluta nas duas casas do Congresso.
Para ler a reportagem completa, CLIQUE AQUI.
Sobre o mesmo assunto, leia a cobertura de O GLOBO:
Vitória põe opositores na disputa presidencial na Argentina.

Cientistas comprovam a existência de um Ser Supremo

Dois cientistas europeus - um da Universidade Livre de Berlim e o outro da Universidade Técnica de Viena - provaram informaticamente o "Teorema de Gödel", desenvolvido ao final do século passado pelo matemático austríaco Kurt Gödel e que conclui, com base nos princípios da lógica, que deve existir um Ser Superior.
Segundo reportagem que pode ser lida no portal ABC (espanhol), em fins dos anos 70, Gödel argumentou que, por definição, "não pode existir nada maior do que um ser supremo" e propôs, mediante argumentação lógico-matemática, a existência de Deus.
Agora, o novo estudo demonstra que a teoria de Gödel está matematicamente correta. 
Para ler a reportagem completa, CLIQUE AQUI.

Henrique dirige mensagem ao servidor público no programa de rádio

Para ouvir, CLIQUE AQUI.

Oposição proclama vitória na eleição para o Parlamento argentino

CLIQUE AQUI para ler o noticiário no CLARIN

Texto encaminhado por Éliton S. Costa: Dia do Servidor Público

28 de outubro: 

Dia do Servidor Público


Comemora-se no dia 28 de outubro. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937, o atendimento dos serviços se popularizou em 1938 com status de direito à população do Brasil sob a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público.
O novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais foi publicado em 11 de dezembro de 1990. A Lei nº 8112 altera várias disposições da antiga lei, no entanto os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, e referendados nos estatutos das entidades em que trabalham.
Para o cargo de servidor público é preciso ser aprovado em concurso, para garantir a vaga enquanto profissional. O servidor tem garantido estabilidade, ou seja, não pode ser dispensado de suas funções, a não ser em casos extremos, em que se tenha comprovada a falta de idoneidade, onde o mesmo será afastado ou perderá o cargo.
O dia do funcionário público é um dia especial, pois são muitos os brasileiros que se dedicam e trabalham para que todos os departamentos públicos funcionem de uma forma rápida e prática. Sabe-se que nem sempre é possível, pois ainda falta muito a ser investido no setor público que merece respeito.
Hoje ao comemorar o dia do servidor público, se faz necessário uma reflexão de como essa categoria muitas vezes trabalha sem nenhum recurso e que por vezes só recebem salário mínimo ou em atraso, sem segurança, apoio logístico e num ambiente sem estrutura física. Muitos esperam políticas de incentivo e neste intuito, muito se tem por construir, lutar e apoiar antes de comemorar somente.

Mesmo assim, parabéns aos trabalhadores do atendimento nos serviços públicos que fazem o seu trabalho com competência, honestidade, da melhor forma possível para atender a todos, concretizam mais um direito da população que dele  depende no desempenho da função sabendo que cada um é responsável pelo resultado de uma equipe.
Texto encaminhado Por Éliton S. Costa

domingo, 27 de outubro de 2013

Médico condenado pela morte de Michael Jackson sai da cadeia amanhã

O médico norte-americano responsabilizado pela morte do pop star Michael Jackson, Conrad Murray, de 60 anos, termina amanhã seu período de condenação.
Ele está recolhido a um presídio de Los Angeles.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completo no portal chileno EMOL.

Salvador anuncia mudanças para o carnaval 2014

As principais mudanças afetarão o circuito, o roteiro dos trios e o número de camarotes.
O desfile dos trios e blocos será encurtado.
A rua Carlos Gomes sairá do percurso dos trios e blocos, que será de Campos Grande à Praça Castro Alves, com o desarme dos trios na rua Chile.
Quem quiser mais informações, CLIQUE AQUI para ver reportagem completa no portal de A TARDE.

Lauro Neto elogia desempenho do Mecão

Vi, agora, no Facebook, um comentário de Lauro Neto reconhecendo que o América está melhor do que o seu ABC e que deve permanecer na série B em 2014.
Pra mim, o problema é o seguinte: sempre que Lauro Neto fala bem do América, dá um azar danado.
Mas, não posso negar: Não é por ser meu amigo e vizinho (ele em Ceará-Mirim e eu em São Gonçalo) - Lauro Neto joga em qualquer seleção que se fizer dos melhores comentaristas do Brasil.
Vamos, então, ao que ele fala no Facebook e, com certeza, na rádio de Jony Som em Ceará-Mirim: 

- Meus amigos, bom dia, bom dia, bom dia pro cordão encarnado que vai disputar o brasileiro 2014 na Série B e com merecimento.
Ontem, podia der metido 2, 3 no Ceará num grande jogo. 
O lado bom foi na esquerda, com Anderson e Regis. Fabinho jogou muito.
Agora, o "cara" dos vermelhos é o tal do Max. Com ou sem, pô, ele é poderoso: fez o gol e jogou muito num jogo eletrizante. 
Maior do que Max só a festa vermelha, coisa linda pra matar de inveja esse pobre contador de histórias do futebol. 
Agora preciso fazer um registro: Li no face o protesto da gostosa Ilana contra o comportamento da policia. A fofinha, com certeza, não estava no vermelhão. Estava vendo, mais uma vez, nosso ABC ser roubado no brasileiro. 
Foi fato bandidos vindos do Ceará tentarem cometer todos os crimes previstos no código penal e nos 10 mandamentos da santa igreja católica. E só não aconteceu uma tragédia pela bravura e competência da Policia Militar que enfrentou os bandidos vindos do Ceará antes, durante o intervalo e até a hora que Max fez o gol e acalmou os bandidos de preto.
Festa linda dos vermelhos e de parabéns a policia pelo trabalho competente.
Lauro - sem medo!!!

Artigo da Paulo Afonso Linhares

ELEIÇÕES 2014: O XADREZ 
DA POLÍTICA POTIGUAR

Paulo Afonso Linhares

“João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili/que não amava ninguém./ João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,/ Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,/ Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história.” Este singelíssimo verso de Drummond, do poema intitulado "Quadrilha", faz lembrar o samba de crioulo doido que é a política do Rio Grande do Norte em vista das eleições (quase) gerais de 2014, quando serão renovados os mandatos de todos os deputados federais e estaduais, 1/3 dos senadores, do presidente da República e seu respectivo vice-presidente.

Substituindo-se os termos dessa equação poética, isto é, os nomes das personagens drummondianas pelos de políticos bem conhecidos nestas terras do índio Poti - e nem precisaria mudar o nome do poema... - fica fácil de entender a dinâmica dos diversos grupamentos políticos e lideranças no azáfama da preparação das candidaturas para os diversos postos eletivos às eleições de 2014. Claro, tudo a partir do zero: os correligionários e aliados de ontem podem não ser os dessa próxima caminhada; os adversários e desafetos de ontem talvez sejam os grandes parceiros nessa nova travessia periodicamente imposta pelo regime democrático. Afinal, não há amor que dure para sempre, nem ódio que nunca acabe. E com os políticos de todas as latitudes e extrações, inclusive os potiguares, isto é até mais verdadeiro.

As peças do xadrez - este na acepção mesma daquele jogo em que reis, rainhas, bispos cavaleiros, torres e peões, participam de intrincadas disputas de inteligência e perspicácia... - começam a ser movimentadas no tabuleiro da política potiguar. Embora sejam os primeiros movimentos, já são perceptíveis os rumos que tomarão lideranças expressivas e outras sem qualquer expressão. Claro, como sempre ocorre (ou "sói acontecer",  como se dizia na linguagem pedante de tempos idos), o sonho de consumo de muitas dessas lideranças é montar um projeto que facilite-lhes a vida e permita o desfrute do poder, embora com custos de campanha reduzidos.  A partir daí, tudo passa a ser possível e permitido: alianças políticas estranhas para agasalhar interesses os mais diversos de grupos políticos e de lideranças individualmente consideradas, tudo para perpetuação de certas relações de mando e uns tantos privilégios. No jargão da política local, esse nirvana atende pelo nome grosseiro e vulgar de "chapão".

Sim, todas as inúmeras conversas que marcam essa fase inicial do processo político de 2014 - onde "todo o mundo conversa com todo o mundo" - confluem preliminarmente para a formação de um verdadeiro "chapão" que contemplaria muitos grupamentos políticos e respectivas lideranças. Claro, pensar em "chapão" pressupõe decidir que certos grupos,  partidos e lideranças ficam de fora do festim do poder, no "sereno" nem tanto assim obsequioso; são os "naufragados" em algum desastre político, administrativo ou até  sendo personagem da crônica policial. Os "chapões" tão ansiados geralmente não dão certo por uma simples razão: as lideranças políticas se "esquecem" de combinar, também, com o povo que, sendo o dono do voto, muitas vezes decide de outro modo.

O "chapão" que se pretende montar para as eleições de 2014, no RN, iria do DEM ao PT, passando pelo PMDB (que lideraria a aliança, cabendo-lhe indicar o candidato a governador), PSB, PR, PDT, PTB e o novíssimo PROS, que não tem nada contra, "muito porém pelo contrário"...  Nomes? Sim, esse "chapão" que já ocupa alguns corações e mentes tem como candidato a governador o empresário e ex-senador Fernando Bezerra, cujo vice seria dado pelo PT de Fátima Bezerra/Fernando Mineiro ou pelo PSB de Wilma de Faria; para a (única) vaga de senador disputam a indicação  Fátima Bezerra e Wilma de Faria, ambas com bons cacifes hauridos dos resultados das primeiras pesquisas eleitorais até agora divulgadas, porém, a decisão de quem fica e de quem "dança" nessa história dependerá em muito de injunções externas, de Brasília e alhures; candidatos a deputados federal, a começar pelo atual presidente da Câmara de Deputados, Henrique Eduardo Alves, participariam de uma enorme coligação que, por baixo poderia eleger até seis deles, valendo o mesmo procedimento para a coligação de deputados estaduais. Claro, tudo daria certo se combinado e, sobretudo, aceito pelo povo.


Nessa "invencível armada" (ou seria "armação"?) não haveria lugar para a atual governadora Rosalba Ciarlini Rosado, cujo governo enfrenta dificuldades e desacertos irremediáveis, nem para o seu atual vice (e desafeto político), Robson Faria, que vem construindo a ferro e fogo uma candidatura a governador, sem combinar com outros caciques da política potiguar, nem com o povo.  São os dois que não entrariam nessa história. Se abrir mão dessa pretensa candidatura a governador, Robson Faria poderá ganhar espaço nesse "chapão", capaz de recolocá-lo na Assembleia Legislativa do RN e garantir a reeleição do deputado federal Fábio Faria. Aliás, Rosalba sequer teria legenda para disputar a reeleição, face às desavenças que a separam, atualmente, do seu correligionário senador José Agripino Maia, cuja pretensão política já  confessada, para 2014,  é reeleger o filho, deputado federal Felipe Maia. Enfim, são caminhos e veredas para todos os gostos e desgostos. Vejamos no que dará esse balaio de gatos.

sábado, 26 de outubro de 2013

Artigo de Cid Montenegro

ABC DE RUBENS LEMOS

CID MONTENEGRO.
Conselheiro do ABC FC
flabcid@uol.com.br
 
Lendo um artigo de Alex Medeiros sobre Rubens Manoel Lemos bateu uma saudade danada de Rubão como seus amigos o chamavam. Ele nasceu em 1941 e eu 1965 mas a diferença de idade não nos separava. 
Tinhamos três coisas em comum : O gosto pela política, o sabor pela boêmia e o principal: A paixão pelo ABC. 
O conheci através do meu adorado pai Antônio Montenegro que me levava menino ao Café Nice no Alecrim onde estavam dr. Grácio Barbalho, Galego Pintor e outros amantes da MPB. 
Em muitas vezes na minha residência, no casarão da Hermes, eu o recebia e sempre ouvíamos o que meu pai me ensinou a gostar: Silvio Caldas, Orlando Silva, Chico Alves, Aracy de Almeida, Vicente Celestino e antes que um leitor passe e mail eu respondo. 
"Época é uma parcela do tempo, cada um vive sua época, porém  os ídolos nunca morrem, apenas envelhecem e deixam legados para eternidade". 
Ele adorava contar histórias e eu adorava ouvir. Ele o professor e eu o eterno aprendiz. Começou na rádio Poti em "A Grande Parada" e nunca mais parou. Um profundo conhecedor de futebol, grande comentarista, trabalhou em emissoras do RN, PB E MT. Frase dele: "Jornalista não faz discurso, acompanha a história". Terminava seus programas exclamando: "Até amanhã, se deixarem". 
Um político por ideologia, por vontade de servir, por vocação ou por convocação. Um amigo leal, um intimorato em todos os sentidos, um batalhador, um patriota, literalmente falando ele pôs em prática uma frase do estadista Getúlio Dornelles Vargas: " Ponho em holocasuto a minha própria vida" .  Só que o presidente Vargas se despediu e Rubens Lemos lutou. 
Eu disse uma vez a ele no ar na rádio Cabugí: "Se hoje respiramos o oxigênio puro da democracia, é porque muitos como você. Rubão, lutaram". Ele se emocionou e nada falou, ao terminar o programa ele me deu um beijo na cabeça. 
Certa vez  eu estava com Chico Buarque, Alcione Marronzinha, Nilcemar de Oliveira (neta de Cartola)  e outros muitos mangueirenses lá no Rio na casa de Júnior, ex jogador  do Flamengo e seleção brasileira. para um pagode com  integrantes da bateria da escola.  Lá, o já falecido médico sanitarista,  deputado  parlamentarista Sérgio Arouca (PCB). falou em seu partido, sua ideologia e citou Rubão. Falou com muita emoção e disse que ouviu do próprio então presidente Lula que ele, Lula, o adorava, talvez poucos potiguares saibam disso.  A Frasqueira está em êxtase, uma prova que a Força do Povo é como a fé, remove montanhas. E se ele estivesse aqui estaria feliz. Entretanto lá do alto. ao lado de Souza Silva, de Adeodato Reis, de Marco Antonio Garotinho, Rubão está vibrando, afinal o ABC é do povo mas é também o ABC de Rubens Lemos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aeroporto, o maior empreendimento da história de São Gonçalo

Vi, ontem, quinta-feira, pela primeira vez, assim, de perto, o canteiro de obras do Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante. É um negócio, verdadeiramente, grandioso.
Tão grande que é preciso ver, para ter uma ideia real da sua dimensão. Com o Aeroporto, sem dúvida, São Gonçalo passa a ter uma presença de destaque no mapa do mundo.
Há pouco, visitando o blog do amigo Idelfonso Farias, revivi momentos marcantes da visita realizada por autoridades, inclusive a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o senador de Segipe, Antônio Carlos Valadares, seu filho deputado federal Valadares Filho, e o deputado federal Danrley de Deus.
Vale a pena ver o amplo material fotográfico publicado por Idelfonso. CLIQUE AQUI.
Muito boa, também, a abertura do blog do amigo Dudé Soares, também com amplo material fotográfico. Vale a pena conferir, clicando AQUI.

Inframerica apresenta em Brasília um balanço das obras em São Gonçalo-RN

O prefeito Jaime Calado, participou na tarde desta quinta-feira (24), em Brasília, da 2ª Reunião de Acompanhamento da Concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante/RN. 
O encontro aconteceu no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek por decisão do Consórcio Inframerica.

Após a reunião que discutiu as providências dos grupos de acompanhamento por parte da Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Inframerica, os participantes foram convidados a conhecer as obras de ampliação do terminal de passageiros de Brasília, administrado pelo mesmo consórcio.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mais uma rádio passa a transmitir o programa de Henrique no RN

A partir desta quinta-feira, dia 24, mais uma emissora do RN passa a transmitir, espontaneamente, o programa “Trabalho de Henrique”: Trata-se da Rádio Cidade FM, localizada em Jucurutu, na região do Seridó.
“Trabalho de Henrique” é transmitido por uma rede de emissoras do RN de segunda a sexta-feira e está disponível para qualquer outra emissora aqui na Internet. Cada rádio define o horário mais adequado á sua programação.

No programa de hoje, está sendo reproduzido mais um trecho da recente entrevista que o deputado Henrique Eduardo Alves concedeu ao jornalista potiguar Alex Viana, apresentador da FM Cidade, em Natal.

Programa de Henrique reproduz entrevista a Alex Viana

No trecho utilizado nesta quarta-feira, o presidente da Câmara focaliza questões como as mobilizações sociais efetivadas em junho, a reforma política prevista para ser votada em novembro e a PEC do orçamento impositivo que está para ser votada no Senado.
Para ouvir, CLIQUE AQUI.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Magistrado sugere que PEC da segurança também contempla o sistema prisional

O Juiz Henrique Baltazar, especialista em processo civil esteve hoje (22), no gabinete do deputado, Walter Alves solicitando que a PEC da segurança de autoria do parlamentar que está tramitando na Casa e quando aprovada vai destinar 9,5% do orçamento do estado para segurança pública, contemple também o sistema penitenciário.
“O sistema penitenciário vive em dificuldades estruturais e de pessoal. É importante que essa PEC seja aprovada para melhorar a segurança pública do RN, mas é fundamental que o sistema penitenciário também seja favorecido, já que também faz parte da segurança pública”, explicou o juiz Henrique Baltazar.
Walter se comprometeu a conversar com os membros da comissão especial da Assembleia que analisam a PEC da Segurança e vai sugerir que os deputados coloquem uma emenda com as sugestões do juiz.
De acordo com a PEC o governo do Estado ficará obrigado a aumentar os gastos com segurança. Serão mais 200 milhões para as polícias Civil e Militar, bombeiros e para o Itep. Além de obrigar o investimento, a PEC possibilitará para a segurança do RN, condições de contratar mais efetivo e equipamentos de segurança.
O juiz Baltazar estava acompanhado da promotora de justiça Luciana Assunção.
Texto e foto encaminhados pela Assessoria do deputado Walter Alves.

MP com incentivos à produção de etanol no Nordeste entra na pauta desta 3ª

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Oito mortos num acidente em Ceará-Mirim-RN

Segundo reportagem disponível no portal do JORNAL DE HOJE, o acidente foi provocado por um Kadet que fazia transporte clandestino de Primeira Lagoa, em Ceará-Mirim, para Natal.
O Kadett foi atingido por uma Hylux na BR-406, proximidades do estádio Barretão.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.
ATRIBUNA DO NORTE tambem publica ampla reportagem sobre o desastre com vasto material fotogfráfico. CONFIRA.

Ainda atual: A entrevista de Henrique a Diógenes Dantas

A entrevista do deputado Henrique Eduardo Alves ao jornalista Diógenes Dantas, na Band, foi no dia 11. Mas permanece atual.
CLIQUE AQUI para ouvir o trecho reproduzido nesta segunda-feira no programa "Trabalho de Henrique".

Cadeirantes do RN tentam chegar à elite do basquete nacional

O Clube de Basquete Paraolímpico do RN – América Tigres (Unimed, Natalcard, Potigás, Governo do Estado, Uniodonto, Uni-RN, IFRN, 10Sports) está pronto para buscar mais um título para o Rio Grande do Norte. De 23 a 27 de outubro, na cidade de Maceió, o time disputa o Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão de Basquete em Cadeira de Rodas. Para o grupo, o objetivo principal é chegar ao título e garantir uma vaga na elite do esporte nacional.

A competição contará com a participação dos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alagoas, além do Distrito Federal. De acordo com a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas, a estreia da equipe potiguar acontece contra o ACIDEF/SC, dia 25, às 10h.

Para Eduardo Gomes, presidente do América Tigres, o grupo está realizando um trabalho duro de preparação. “
Estamos preparados para o grande desafio e estamos realizando um treinamento intenso para não sermos surpreendidos. Motivação, garra e superação são as características que definem muito bem a equipe, pois tem sido dessa forma em todos os campeonatos”, garante.

Ficha técnica:
Atletas: Adriano Gonçalves, Alyson Miranda, Cláudio José, Eduardo Gomes, Abrain Paixão, Anderson Silva, Luiz Sérgio, Nazareno Oliveira, Rafael Silva, Renato Freitas, Romero Ramos, Sandro Rogério, Valdemir Tavares e José Maria.
Técnico: Juliano Cruz
Auxiliar técnico: Ruan Queirós
Preparador físico: Jonatas Silveira
Staff: Andson Melo
Terapeuta ocupacional: Edineide Bezerra
Chefe delegação: Décio Santiago

Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Imprensa América Tigres


Prefeitura de São Gonçalo celebra o Dia das Crianças

Crianças, adolescentes e até adultos de São Gonçalo do Amarante tiveram um final de semana de diversão e magia. Durante dois dias a Prefeitura Municipal realizou a comemoração do Dia das Crianças. 
Foram quatro locais de festa para atender a criançada do município, sendo sábado (19) nos ginásios de esportes de Jardim Lola e conjunto Amarante e no domingo (20) nos ginásios de esportes de Santo Antônio do Potengi e Centro. O prefeito Jaime Calado prestigiou todas as festividades, acompanhado da filha Mada Maia Calado e as netas Valentina e Cecília.

O evento teve a realização da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Semtasc) e contou com o envolvimento das Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Comunicação e Eventos, Fundação Cultural Dona Militana, Serviços Urbanos e Secretaria Extraordinária, todas contribuindo para mais um ano de sucesso, agradando baixinhos e altinhos.

Para receber milhares de crianças, de diversas partes do município, foi montada uma programação com brincadeiras e disputas entre os pequeninos que foram premiados com brinquedos. 
A Prefeitura Municipal também ofereceu gratuitamente pipoca, picolé e algodão doce para crianças e acompanhantes. No Centro de São Gonçalo, que concentrou famílias de todas as comunidades, os brinquedos infláveis, cama elástica e trenzinho fizeram a festa da meninada.

A programação também foi enriquecida com a apresentação do espetáculo “Baú das Histórias Infantis”, da Ágile Entretenimentos, que mostrou a magia dos contadores de história e os personagens que mexem com imaginário infantil. Crianças e adultos se divertiram com o “Toy Story”, “Gummy Bear”, “Backyardigans”, “Mickey e Mine”, a “Baratinha Carochete” e “Cocoricó”.

Maria Dalva, moradora do Novo Amarante, levou as duas filhas e ficou encantada com a organização. “Tá tudo muito organizado. Ver a alegria das minhas filhas, que estão tendo uma tarde diferente, é realmente gratificante. A cada ano a prefeitura faz essa festa que é muito bom pra os nossos filhos”, declarou.
Texto e Fotos (de JB Santos / Isaías Carlos) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação. 



domingo, 20 de outubro de 2013

Artigo de Heitor Scalambrini Costa. prof. da UFPE

Petróleo: a história se repete

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Naqueles anos, de triste recordação para o povo brasileiro, mal assumiu o governo, Fernando Henrique Cardoso (FHC) enviou ao Congresso um projeto de emenda constitucional que visava acabar com o monopólio da Petrobrás sobre a exploração e produção de petróleo.

Em 3 maio de 2013 completou 18 anos da histórica e heróica greve de 32 dias dos petroleiros, que em plena era FHC, foi fundamental como movimento de resistência para impedir a privatização da Petrobrás (ou PetroBrax como se chamaria). Naquele ano de 1985 foi autorizado pelo presidente da Republica que o exército com tanques, metralhadoras e militares ocupassem as refinarias e reprimissem os trabalhador@s.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), que liderou este movimento, acabou despertando um movimento nacional de solidariedade resultando no grito único de que “somos todos petroleiros”. Um alto preço foi pago, resultando na demissão de muitos trabalhador@s, e de multas astronômicas para os sindicatos ligados a FUP. Com toda repressão a luta valeu a pena, e a Petrobrás não foi totalmente privatizada.

Agora, novamente, os petroleiros mostram o caminho em uma greve contra o leilão do Campo de Libra, na Bacia de Santos - a primeira licitação de área do pré-sal. Libra não é um mero campo, é um reservatório totalmente conhecido, delimitado e estimado em seu potencial de reservas em barris. Ou seja, esta área não é um bloco aonde a empresa petrolífera irá “procurar petróleo”. Constitui na maior reserva comprovada de petróleo brasileiro no pré-sal, descoberto pela Petrobrás em 2010, e uma das maiores descobertas mundiais dos últimos 20 anos, possuindo entre 12 e 14 bilhões de barris de petróleo (equivalente a dois terços das atuais reservas brasileiras).
No dia 17/10 a presidente Dilma Rousseff assinou um decreto que autoriza o envio, além das tropas do Exército, homens da Força Nacional de Segurança, da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para garantir (?) a realização do leilão da área de Libra, que ocorrerá na segunda-feira (21/10) no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O Ministério da Defesa coordenará as ações com apoio do Ministério da Justiça, em uma operação denominada de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e será executada pelo Comando Militar do Leste, que contará com mais de 1.100 homens. Não está descartada a possibilidade de reforço da Marinha e até da Aeronáutica.

Mais uma vez a presidente Dilma decidiu imitar FHC, pois além de privatizar o petróleo, chama o exército contra aqueles que denunciam o entreguismo, como o tucano fez em 1995. Além disso, alimenta a judicialização e a criminalização por parte da mídia. Sem dúvida ficará para a história pelo uso do exército, contra os manifestantes que defendem os interesses nacionais.

Contra os leilões do petróleo e pela soberania nacional. O petróleo é nosso.