sábado, 30 de novembro de 2013

Glácia Marillac assume nova função na comunicação do governo do RN

A jornalista Glácia Marillac, coordenadora de comunicação da Assecom até ontem (29), assume, a partir de janeiro, a coordenação de comunicação do projeto RN Sustentável, desenvolvido por várias secretarias do Governo do Estado. 
Para o cargo de coordenador de comunicação, o Diário Oficial anunciará na próxima terça-feira (3) o jornalista Inamar Alves.

O assessor de comunicação, Paulo Araújo, lembrou que a parceria entre os dois aumenta, devido a integração entre a comunicação geral do governo e a do projeto.
“Glácia tem o perfil ideal da jornalista que o Banco Mundial busca no desenvolvimento e divulgação dos seus projetos com os Governos ao redor do mundo: olhar sensível para a área social, articulação com o Terceiro Setor e especialização em mídias sociais”.

Extremoz-RN ganha agência da Caixa Econômica

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ao visitar a cidade de Extremoz, na região metropolitana de Natal, nesta sexta-feira (29), enalteceu o papel social da Caixa Econômica Federal e elogiou a gestão do prefeito Klaus Rego. 
Por sua vez o prefeito disse ao deputado que as transformações no município têm a participação decisiva de Henrique Alves. Ele citou o exemplo da nova agência da Caixa, inaugurada com as presenças do presidente da Câmara, de autoridades locais e dirigentes do banco.

A cidade contava apenas com casas lotéricas. Inicialmente o banco passou a operar no município com uma agência móvel. Antes das instalações físicas inauguradas com novo padrão visual e de atendimento, a população já havia sentido a importância de um banco perto de casa. 
“Ninguém precisa mais ir até Natal para movimentar uma conta ou receber um benefício”, afirmou o deputado. Henrique Alves lembrou que a Caixa é executora da maioria dos programas sociais do governo, sejam eles através de financiamento ou pela transferência de renda. 
“A mudança mais significativa virá ao longo do tempo com os negócios gerados em função dos serviços oferecidos pelo banco”, ressaltou. “Cria-se um círculo virtuoso, desde a abertura de uma conta ao financiamento de um negócio. E um novo empreendimento gera mais desenvolvimento para o município”.

Além da participação decisiva de Henrique Alves na seleção de Extremoz para receber uma nova agência da Caixa, o prefeito Klaus Rego, citou o empenho do deputado para a construção de 800 casas populares, erradicando as casas de taipa na cidade; compra de equipamentos para o hospital Café Filho, já em funcionamento, inclusive com a realização de partos; incentivo ao artesanato e ao turismo com a construção de novos equipamentos; escola técnica para qualificação profissional dos jovens; e infraestrutura urbana e turística para o município que tem a praia de Genipabu como cartão postal. 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Governo proíbe venda e uso de gasolina comum a partir de 1º de janeiro

Entra em vigor no dia 1º de janeiro a portaria da Agência Nacional de Petróleo proibindo a venda, nos postos, da gasolina comum - informa reportagem no site de O POVO.
De acordo com a notícia, a partir de janeiro de 2014 diminuirá o teor de enxofre presente na gasolina.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Adolescente de 17 anos é violentada por 11 homens em Salvador

Uma adolescente de 17 anos foi violentada por 11 homens no bairro de Pernambués, em Salvador.
Em estado de choque, a garota foi encontrada pela mãe e conduzida ao Hospital Geral do Estado.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente, segundo o site de A TARDE.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Gasolina sobe 4% nas refinarias; diesel, 8%

A Petrobras anunciou hoje um aumento de 4% na gasolina (nas refinarias) e de 8% no óleo diesel - informa O GLOBO.
O aumento começa a vigorar no primeiro minuto deste sábado, dia 30.
O último aumento da gasolina foi de 6,6% em janeiro deste ano.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Vem aí uma biografia "não autorizada" de Carlos Lacerda

Será lançada dia 3 no Rio de Janeiro - revela reportagem de O GLOBO.
O autor é o historiador Rodrigo Lacerda, neto do biografado.
O livro - "A República das abelhas" - está sendo editado pela Companhia das Letras.
Sobre a morte do avô, Rodrigo admite achar que, assim como JK e Jango, Lacerda também pode ter sido assassinado. 
Mas, a família ainda não chegou a um consenso sobre isso.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Henrique conclama juventude do PMDB a se empenhar na reconquista do governo do RN

O presidente da Câmara dos Deputados e do diretório regional do PMDB-RN, Henrique Eduardo Alves, convocou a militância jovem do partido para reforçar a decisão do PMDB-RN de disputar a eleição para governador, no próximo ano, com candidato próprio. 
“O PMDB já decidiu: a candidatura própria é irreversível. O campo está aberto; o terreno está fértil. Saiam às ruas aplainando o caminho”, reafirmou o presidente do PMDB-RN. 
O deputado ressaltou que ninguém ganha eleição sozinho e que, após eleito, o partido majoritário precisa de apoio de outros partidos para governar. 
Ele descartou o radicalismo e a intolerância nas negociações com as demais legendas. “O PMDB já foi vítima dessa política radical”, lembrou.

O encontro da Juventude do PMDB foi na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e reuniu lideranças do partido de todo o estado, entre elas, o ministro Garibaldi Filho, da Previdência Social. 
Além do presidente da Câmara, também compareceram ao encontro os deputados da bancada estadual do PMDB: Waltar Alves, Hermano Moraes, Gustavo Fernandes e Nélter Queiroz. 
“Já somos o maior partido do estado. Temos 55 prefeitos, 350 vereadores, vários deputados aqui representados e faremos o futuro governador do Rio Grande do Norte”.

Quanto a definição do nome do candidato, Henrique Alves afirmou que as pesquisas atuais indicam que 78% dos potiguares ainda não tem ideia em quem vão votar. 
“A preocupação imediata da população é com a saúde, a educação, a segurança, o trânsito e o lazer. Não se preocupem com pesquisas nem percam seu tempo”, afirmou, lembrando que as negociações vão levar a escolha do candidato no tempo certo.

No encontro do PMDB Jovem, coordenado por Gleydson Macedo, do diretório estadual, foi empossada a nova diretoria de Natal.  
O estudante universitário Everton Santos vai comandar a ala jovem do partido na capital potiguar. 
Vários militantes jovens do PMDB que exercem mandatos participaram da solenidade, entre eles, o prefeito de Messias Targino, Arthur Targino; o vereador natalense Felipe Alves, e os vice-prefeitos de São Gonçalo e Mossoró, Poti Neto e Wellington Filho, respectivamente. 
As ex-prefeitas de Mossoró, Fafá Rosado, e de Macaíba, Marília Dias, também prestigiaram o evento da Juventude do PMDB.

Homem de 33 anos executado em Natal com 20 tiros calibres 380 e 12

Reportagem no site da Tribuna do Norte identifica a vítima como Raufy Cavalcante de Araújo.
O crime foi na Cidade da Esperança, nesta quinta-feira de noite. Raufy caminhava com seu cachorro e, quando chegou próximo da esquina das Ruas Natal e Areia Branca, três homens chegaram num Gol e desceram atirando.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Ivete Sangalo admite ter sido cantada por mulheres, mas diz que nenhuma a atraiu

A cantora Ivete Sangalo afirmou que sempre recebe cantada de mulheres, mas garantiu que nunca se sentiu atraída por qualquer delas. 
Com relação à sua amizade com a Xuxa, assinalou numa entrevista à VEJA citada em reportagem no site de O POVO:
- Se que gostasse de mulher, ela já teria recebido uma cantada.
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem em O POVO.

Reginaldo Rossi está numa UTI do Recife desde 4ª feira

O cantor Reginaldo Rossi está na UTI do Hospital Memorial São José, do Recife, desde quarta-feira, informa reportagem do Jornal do Commercio.
De acordo com a assessoria de Imprensa do Hospital, o cantor reclamava, ao chegar, de fortes dores no peito.
O empresário de Reginaldo Rossi revelou que ele espera ter alta nesta sexta-feira.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Esta 6ª é o dia D para o aumento da gasolina e do diesel

Reportagem no site de O GLOBO revela que o Conselho de Administração da Petrobras vai se reunir nesta sexta-feira, dia 29.
Na pauta do encontro, o reajuste da gasolina e do diesel. A previsão é de que a gasolina sofra um reajuste de 5% e diesel de 10%.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Ouça o programa de Henrique desta 6ª feira

Para acessar, CLIQUE AQUI.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Kleber Fernandes assume o comando do PDT em Natal-RN

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) empossará nesta sexta feira (29) o novo Diretório Municipal de Natal. 
O ato acontecerá na sede do partido, no bairro de Tirol (rua Dr. Ezequias Pegado, Nº 1018), às 17h30, e contará com a presença dos membros do partido na capital e do presidente estadual da sigla, prefeito Carlos Eduardo.
A legenda na capital estava sendo conduzida por uma comissão provisória e passará agora a ter um mandato de dois anos sob a presidência do advogado e administrador de empresas Kleber Fernandes, que exerce atualmente a função de Diretor Geral do Procon Municipal.
Para o novo presidente municipal do PDT, a intenção do seu mandato é fortalecer a legenda a partir da capital, filiar novos militantes e criar Núcleos de Base em cada bairro da cidade. 
“Pretendemos ampliar os nossos quadros, capacitar nossa militância e fazer um trabalho de conscientização política”, afirma Kleber Fernandes.
Para o ano de 2014, o partido espera ampliar o espaço na Assembleia Legislativa, que atualmente conta com a representação de um deputado estadual (o deputado Agnelo Alves), conquistar uma cadeira na Câmara Federal e ter voz ativa no processo de construção da chapa majoritária com os demais partidos de oposição ao atual governo.

Betinho Rosado fica fora do listão de deputados infieis

O Ministério Público eleitoral entrou com uma ação de cassação dos mandatos de 13 deputados federais considerados infieis por terem abandonado a legenda em que se elegeram, em 2010, para se filiarem a outro partido.
O listão, disponível no site de O GLOBO, não inclui o nome do potiguar Betinho Rosado, que deixou o DEM e agora é presidente estadual do PP-RN.
CLIQUE AQUI e leia reportagem,

Noiva de Berlusconi pede audiência ao Papa

Francesca Pascale, de 27 anos, fez o pedido através de uma entrevista publicada no jornal "Corriere della Sera" - informa o portal ABC, de Madri.
Acrescenta que Berlusconi, seu noivo de 77 anos, considera-se injustiçado por ter tido o seu mandato parlamentar cassado pelo Senado italiano.
CLIQUE AQUI e leia reportagem no ABC.

São Gonçalo consolida seu espaço no Polo Costa das Dunas

O município de São Gonçalo do Amarante participou da eleição do Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas, coordenado pela Secretaria de Turismo do Estado e o Banco do Nordeste, por meio da Secretaria Executiva do Polo de Turismo Costa das Dunas. 
A secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giselle Moura, e o secretário municipal de Habitação, Paulo Emídio, estiveram presentes ao evento.

O objetivo da reunião era eleger 9 (nove) representantes do Setor Público Municipal que terão assentos no Conselho para discutir projetos e ações de melhorias do Turismo do Estado. 
A eleição ocorreu com os próprios Prefeitos votando em nove dos 18 municípios concorrentes. 
São Gonçalo conseguiu 9 (nove) votos e com ele mais oito cidades conseguiram o assento: Arez, Canguaretama, Rio do Fogo, Extremoz, Natal, Pedra Grande, São Miguel e Tibau do Sul.

O Prefeito Jaime Calado, em viagem a Brasília, foi representado por Gisele Moura.

“São Gonçalo, hoje, possui um investimento de mais de R$1 bilhão com o novo Aeroporto Cidade, acessos, projetos de infraestrutura pública, instalação de novas empresas entre outros. O Turismo religioso é o que mais cresce no Estado, o nosso município tem um patrimônio histórico e cultural imenso, temos o Monumento dos Mártires de Uruaçu, que a cada dia três de outubro (Feriado Estadual) recebe milhares de pessoas, Igreja Matriz (Centro) tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM), a Igreja de Utinga tombada pela Fundação José Augusto, sem falar na nossa gastronomia que já é bastante conhecida. Por esse e outros motivos, a cidade de São Gonçalo é merecedora desse assento no Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas” enfatizou.

Paulo Davim recebe homenagem da Federação Nacional dos Médicos

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) faz homenagem hoje (28/11), na abertura do Congresso Extraordinário Charles Damian, a alguns parlamentares do Congresso Nacional. 
Dentre eles, o único potiguar e senador da República, Paulo Davim (PV-RN), pelos serviços prestados na luta por melhorias na saúde e pelo apoio à luta médica. 
"Sinto-me muito honrado e feliz pelo reconhecimento do nosso esforço", disse Paulo Davim, pouco antes de embarcar para o Rio de Janeiro, onde ocorrerá o Congresso.

Nesse ano a Fenam completa 40 anos e além de celebrar a data, pretende também levar para a agenda do Congresso Charles Damian a análise da conjuntura nacional sobre a medicina e a saúde do Brasil. 
Além do senador Davim, serão homenageados os deputados federais, Eleuses Paiva (PSD-SP); Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).
Texto encaminhado pela Assessoria de Imprensa do senador Paulo Davim.

Walter Alves cobra maior divulgação para remédios da Farmácia Popular

O Rio Grande do Norte possui várias farmácias e drogarias parceiras do Farmácia Popular, programa federal que tem como principal objetivo ampliar o acesso aos medicamentos entre os cidadãos brasileiros. O problema é que muitas pessoas não são beneficiadas com o programa por falta de informação.

Tentando minimizar esse problema, o deputado estadual Walter Alves, líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, apresentou um projeto de lei que obriga a afixação da relação dos medicamentos contemplados pelo programa em um local de fácil acesso nas dependências das farmácias e drogarias.

"A publicidade é necessária para que o programa atinja de forma otimizada seus objetivos, que são da mais alta relevância, pois, busca ajudar aqueles que mais necessitam da ajuda estatal. Sem essa divulgação em locais de fácil acesso, o programa acaba não atingindo todo o contingente possível, por pura desinformação da população", explicou.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Maria Célia Aguiar, elogiou a iniciativa do parlamentar por lembrar que a informação facilita o acesso aos medicamentos ofertados no programa federal.

"O que falta na população é informação. Então, quanto mais informação melhor. O deputado está de parabéns", destacou.

A aposentada Rita Maria Santana frequenta todos os meses a Farmácia Popular para pegar medicamentos para controlar a diabetes. Ela também acredita que o projeto será benéfico para a população.

"Eu vou todos os meses lá pegar meu medicamento. Nunca soube quais são os outros medicamentos que distribuem por lá. Acho que isso vai ajudar muita gente a saber", confessou.

O projeto de lei será lido em plenário e, em seguida, encaminhado às comissões de trabalho da Assembleia Legislativa. Após o trâmite interno, o projeto será apreciado no plenário da Casa. Com a aprovação dos deputados, a lei segue para a sanção governamental.
Texto encaminhado por Janaína Amaral- Assessora de Imprensa do Deputado Walter Alves

Flamengo deita e rola com o TRI da Copa do Brasil

Quem entrar no site do Flamengo vai encontra, hoje,
essa capa aí de cima. CLIQUE AQUI para acessar.

Uma capa pra torcida do Mengão guardar

Para acessar, CLIQUE AQUI.

Artigo de Heitor Scalambrini Costa, prof. da UFPE

Energia nuclear: 
falsa solução para um falso problema
Heitor Scalambrini Costa
Professor na Universidade Federal de Pernambuco.

Existe uma ação de manipulação da opinião pública – concatenada pelo lobby nuclear – com foco em Pernambuco (Nordeste), voltada a propagandear e defender a necessidade de se instalar usinas nucleares na região. Isso ocorre através de editoriais nos jornais, reportagens autopromotoras, entrevistas com especialista”, tudo dirigido para subverter a opinião pública com informações, no mínimo, dúbias sobre esta fonte energética tão polêmica. Infelizmente não se pratica um jornalismo informativo, nem investigativo. Não se ouve e nem se dá o mesmo destaque ao outro lado da questão, aos críticos.
Neste ano, em particular, ocorreram diversas iniciativas neste sentido, e recursos financeiros consideráveis foram despendidos, para evidenciar junto à opinião pública os benefícios, a inexistência de riscos, e a necessidade “urgente” da região receber uma usina nuclear (ou mais de uma).
Aos defensores dessa tecnologia, apoiados pela grande mídia (que precisa das verbas de publicidade para sobreviver), se juntam alguns setores acadêmicos (que recebem recursos para financiar suas pesquisas), grandes empreiteiras, fabricantes de equipamentos, e – por motivos óbvios – setores militares, todos com amplo espaço na “mídia amiga” para alardear a sua concepção e assim formar uma opinião publica favorável a este tipo de empreendimento que – em países desenvolvidos – já vem sendo abandonado.
Nesse contexto, o vale tudo e a insanidade predominam. Chegam à raia da desonestidade científica e intelectual ao afirmarem que “as usinas nucleares não oferecem risco a população”. Deixa-se mesmo de levar em conta a tragédia do desastre em Fukushima (Japão, março 2011) que parece não ter fim, pois as atividades de limpeza da área da usina devem levar ainda mais 40 anos. E o que agrava mais a situação é que será preciso ainda desenvolver tecnologias para finalizar esse trabalho sem precedentes.
Outra seara que emerge nesse debate – onde o nuclear se apresenta como falsa solução, para um falso problema – é com relação aosapagãos e apaguinhos (interrupções de energia elétrica) dominantes e recorrentes no dia a dia da população da região. Apregoam que tudo seria diferente se as usinas nucleares estivessem funcionando. Mentem descaradamente associando eventos que estão ligados à questão da gestão do setor elétrico, à falta de investimentos e de manutenção das redes, e mesmo à incompetência dos gestores do sistema elétrico nacional. Querem fazer crer que as usinas nucleares resolveriam o problema dessas interrupções no fornecimento de energia elétrica que a população brasileira vem tendo que suportar. Afirmam também que a eletricidade nuclear é barata e não vai onerar o bolso do consumidor. Tudo mentira. A energia nuclear é uma das mais caras fontes energéticas comerciais, com enormes subsídios que desviam recursos e mascaram o preço final do Mwh produzido.
A falácia maior é a afirmativa de que não produz gases de efeito estufa, sendo assim uma “fonte limpa” de energia. Não levam em conta que para se obter o combustível nuclear são utilizados diversos processos industriais (mineração e produção do concentrado, conversão, enriquecimento, reconversão, fabricação de pastilhas e de elementos combustíveis...) que contribuem para a produção e emissão de considerável quantidade de CO2. Fonte limpa coisa nenhuma.
Não se justifica, tampouco, a afirmação de que essas usinas vão incrementar o desenvolvimento regional através de aumento do emprego e da renda, pois estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) comprovam que as indústrias ligadas às cadeias produtivas de energia eólica e de energia solar geram mais emprego e renda do que a cadeia da indústria nuclear.
Têm-se ainda os resíduos – o chamado lixo atômico – um dos enormes problemas dessa tecnologia de produção de energia elétrica. Esses resíduos são deixados para as gerações futuras, uma vez que não se sabe qual destinação dar a eles, cuja radiação permanece ativa por milhares de anos.
Concluindo: temos que dizer, em alto e bom som, que o Brasil, o Nordeste, e Pernambuco não precisam de usinas nucleares. Xô Nuclear.

Paciente abandonado em hospital de Natal busca familiares

Encontra-se no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho um homem de aparentemente 50 anos de idade, encontrado no último dia 21 caído na Avenida Tomaz Landim, no bairro de Igapó, na zona norte de Natal. 
Ao chegar ao hospital, resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o paciente não portava documentos e declarou se chamar Almir Pereira. 
Para maiores informações, entrar em contato com o Serviço Social pelo telefone: 3232.7533 / 3232.7587. 
Nota encaminhada pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel - Assessoria de Imprensa

Ouça o programa de Henrique desta 5ª feira

CLIQUE AQUI para acessar.

Machadinho assume hoje sua vaga na Academia

O jornalista João Batista Machado, autor de 10 livros sobre política no RN, será empossado nesta quinta-feira, dia 28, como o mais novo integrante da Academia Norte-rio-grandense de Letras.
Vai ocupar a cadeira 32 que, fundada por Tércio Rosado Maia e que, até 2009, tinha como ocupante o advogado João Batista Cascudo Rodrigues.
CLIQUE AQUI e leia reportagem no site do NOVO JORNAL.

Vem aí a versão masculina do "Lulu"

A versão masculina no "Lulu" já tem nome: Será o "Tubby" (nome em inglês do famoso personagem "Bolinha") - informa reportagem no site de O DIA (RJ).
Deverá será lançado dentro de uma semana, como uma "revanche" doa homens. O "Tubby" já tem página no Facebook.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Nação flamenguista sorri com a conquista da 3ª Copa do Brasil

Foi ontem à noite num Maracanã engalanado. 2x0 sobre o Atlético Paranaense. Um de Elias e o outro de Hernane.
Os outros dois títulos foram em 1990 e em 2006.
A história de mais essa conquista está no site de O GLOBO com galeria de fotos.
CLIQUE AQUI para acessar.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Velório de Nilton Santos começa às 20h em General Severiano

O velório do lateral esquerdo Nilton santos, que faleceu aos 88 anos, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, começa às 20 horas, no Salão Nobre da sede do Botaofogo, em General Severiano-RJ.
O sepultamento será amanhã - informa O GLOBO.
Nilton Santos sofria de Alzheimer desde 2008. 
Como jogador do Botafogo disputou 723 partidas e fez 11 gols.
Na Seleção Brasileira fez 84 jogos e marcou 3 gols.
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem.

Com Nilton Santos, Botafogo foi 4 vezes campeão carioca

Num texto em homenagem a Nilton Santos, ilustrado com um video lembrando grandes momentos do craque e sua festa comemorativa dos 88 anos, o Botafogo informa que o craque ajudou a equipe as conquistar 4 títulos de campeão carioca - 1948 - 1957 -1961 e 1962.
Pela Seleção Brasileira, Nilton Santos foi campeão mundial em 1958 e em 1962.
Nilton Santos nasceu na Ilha do Governador-RJ, no dia 16 de maio de 1925.
CLIQUE AQUI para acessar.

Botafogo lamenta morte de Nilton Santos

O Botafogo está publicando, em sua página na Internet, um texto em homenagem ao seu lateral esquerdo, Nilton Santos, que faleceu nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, aos 88 anos de idade. Segundo o texto, Nilton é tão adorado quanto Garrincha e tão respeito quanto Pelé.
Segundo a nota, ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do grande ídolo do time.
CLIQUE AQUI para acessar o site do Botafogo.

Morre Nilton Santos, lateral esquerdo da Seleção de 1958

O botafoguense Nilton Santos, de 88 anos, Campeão do Mundo pela Seleção Brasileira de 1958, morreu, há pouco, numa Clínica de Botafogo-RJ - informa o blog Ancelmo.com, no site de O GLOBO.
Nilton Santos também jogo as copas de 1950 e 1954.
No ano 200, a FIFA o escolheu como o melhor lateral esquerdo de todos os tempos.
CLIQUE AQUI para acessar.

97% dos servidores do RN recebem novembro no dia 29, diz o governo

A Secretaria de Planejamento do Governo do Rio Grande do Norte comunica que os salários de 97% do funcionalismo serão pagos nesta sexta-feira, dia 29.

Nesta data, receberão todos os funcionários da Saúde, Educação, Segurança, UERN, Detran e órgãos com receita própria, independente do valor do contra cheque, e todos os outros funcionários de outras secretarias que recebem até R$ 4.000,00 líquidos. 
Isso corresponde a 97% do total do funcionalismo estadual.

Os 3% restantes receberão seus salários no dia 10 de dezembro (terça-feira).
Nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação Social do Governo do RN.

Festival literário de Caicó dedica último dia ao cordel

Caicó irá sediar, nesta sexta e sábado, 29 e 30, o I Festival Literário do Seridó. Serão dois dias com bate papo, literatura, música, poesia,  cordel e cantoria.  
Um dos temas abordados será Leitura, Literatura e Desenvolvimento Regional, reunindo o monsenhor Tércio Araújo e as escritoras Tânia Cristina Garcia e Rúbia Dantas. 
O festival acontecerá na Casa de Cultura, a partir das 19h. O último dia do evento será todo dedicado ao Cordel e contará com a participação de Djalma Mota, Lindoaldo Campos e do poeta popular Antônio Francisco, havendo em seguida uma apresentação de violeiros do Seridó.
 
O Festival é promovido pela Oficina da Notícia e tem o patrocínio da Cosern e apoio da Fundação José Augusto, Casa de Cultura, Sebrae e Prefeitura de Caicó.
 

Programação

29.11.13 – Sexta-feira

19h – Abertura oficial do Festival Literário do Seridó
19h às 20h– Bate-papo – O Sebrae contando uma história de sucesso do empreendedor potiguar, com: Maria de Fátima Dantas e Pedro Alexandro Azevedo
20h – Bate papo - Leitura, literatura e desenvolvimento regional, com: Monsenhor Tércio, Tânia Cristina M. Garcia e Rúbia Dantas  
21h –Apresentações culturais, com: Coral Canto Caá e o Teatralizando a Poesia

30.11.13 – Sábado

19h – Bate-papo - Cordel, versos e cantoria, com: Antonio Francisco, Djalma Mota e Lindoaldo Campos
20h – Apresentação de Violeiros do Seridó
20h30min – Apresentação cultural com o poeta Antonio Fancisco

*Todas as atividades acontecerão na Casa da Cultura
Nota e ilustração encaminhada pela OFICINA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Concerto da Orquestra Sinfônica do RN homenageia o "Maestro dos Sertões"

O lançamento do projeto que resgata a obra de um dos principais músicos potiguares, o maestro e compositor Tonheca Dantas, acontece no dia 11 de dezembro, no Teatro Riachuelo, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

A apresentação é aberta ao público e gratuita. 
Para garantir o ingresso basta preencher um formulário no pop up do site do projeto www.tonhecadantas.com.br até o dia 5 de dezembro. 
Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Teatro Riachuelo a partir do dia 07 de dezembro.

Tonheca Dantas: o Maestro dos Sertões 

Desenvolvido com patrocínio do Morada da Paz e da Prefeitura de Natal, via Lei Djalma Maranhão, e realizado pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e a Cooperativa da Música do Rio Grande do Norte, o projeto traz dois CDs, um com 13 composições de Tonheca Dantas gravadas pela OSRN e outro com fotografias, partituras e o e-book “A Desfolhar Saudades: uma Biografia de Tonheca Dantas”, do professor e escritor Cláudio Galvão. 

Tonheca Dantas foi um sertanejo, músico, maestro, autodidata, autor de mais de mil peças musicais, muitas delas conhecidas mundialmente, como a bela e famosa valsa Royal Cinema, tocada até na BBC de Londres, que completou 100 anos esse ano. 

Serviço:
Concerto de lançamento do Projeto Tonheca Dantas: o Maestro dos Sertões com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

11 de dezembro - Teatro Riachuelo

Programação:
21h - Abertura dos portões
21h30 - Início da Cerimônia
22h - Início do Concerto

Entrada gratuita mediante preenchimento de formulário no pop up do site www.tonhecadantas.com.br
Texto encaminhado pela Lumiar Comunicação - Assessoria de Imprensa.

Uso do "Lulu" pode gerar ação judicial e punição

O uso do aplicativo em que as meninas fazem avaliação do desempenho dos homens pode proporcional a identificação da pessoal responsável - revala reportagem no site do jornal O DIA (RJ).
- A Constituição garante proteção à intimidade e veda o anonimato" - explica um advogado, assinalando que a busca judicial de uma reparação pode gerar pena de detenção e multa de até 10 mil reais.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Ouça o programa de Henrique desta 4ª feira

Para ouvir, CLIQUE AQUI.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Fluminense fica sem Fred até 2014

Buscando recuperar-se da lesão que sofreu no dia 31 de agosto, o atacante Fred sofreu outro edema e é muito remota a possibilidade de voltar a jogar este ano, segundo reportagem disponível no portal de O GLOBO.
- Fluminense só deve ter Fred em 2014 - diz o título da matéria, como você pode ler aí ao lado.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa.

"Memória viva" de amanhã na TV-U será com Hilneth Correia

O programa de maior audiência na TV Universitária – Memória Viva – comandado por
Tarcisio Gurgel, terá a jornalista/colunista/blogueira Hilneth Correia como entrevistada nesta quarta-feira (27), às 19h.

Ela foi buscar histórias lá no fundo do baú, de uma Natal efervescente e preconceituosa.

Participaram da entrevista os amigos jornalista/psicóloga Elza Dutra e o
artista plástico Jomar Jackson.

O programa será reprisado no dia 1º de dezembro, às 15h.

Henrique: laudo da Junta Médica sobre Genoino deve sair até amanhã

CLIQUE AQUI e leia reportagem no Portal da Câmara dos Deputados

Petista é escolhido o "Parlamentar do Ano" no RN

O deputado Fernando Mineiro (PT) foi escolhido hoje o "Parlementar do Ano", no Rio Grande do Norte, em votação realizada pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa.
Mineiro obteve 16 votos. Votaram 31 jornalistas.
Em segundo lugar, ficou Agnelo Alves (PDT), com 7 votos, seguido por Kelps Lima, com 3 e Ricardo Mota, com 2.
Com um voto cada, tambem foram lembrados os deputados Walter Alves, Márcia Maia e Larissa Rosado.
Houve um voto nulo, conforme registrou em sua página no Twitter o jornalista Gerson de Castro.
Para acessar o twitter de Gerson, CLIQUE AQUI.

STJ endossa legalidade do "passaporte" do Flamengo

A ação em que o Ministério Público do Rio de Janeiro requeria a declaração de ilegalidade do "passaporte" do Flamengo, foi recusada pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça.
O MP entendia o contrário, por considerar que o passaporte, que é um cartão pago, recarregável, oferece vantagens "apenas" para alguns torcedores.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no site do STJ.

Flávio Rocha recebe medalha da Constituinte

O ex-deputado federal e empresário potiguar Flávio Rocha recebeu nesta terça-feira (26), em Brasília, a medalha concedida pela Câmara dos Deputados aos constituintes de 1988. O ex-deputado recebeu a condecoração do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.  O ato solene foi no gabinete do presidente.  Na mesma ocasião também foram condecorados os ex-deputados José Maranhão (PB) e José de Camargo (SP). O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PR) também participou da entrega das medalhas.

As medalhas foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte. Por conta de uma ação judicial, as medalhas não foram entregues à época e, desde então, ficaram guardadas em um cofre na Câmara dos Deputados. Neste ano, com o arquivamento da ação e a aprovação de um projeto de resolução, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decidiu entregá-las aos constituintes e colaboradores que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte.

Para Henrique Alves as medalhas são uma homenagem ao trabalho histórico desenvolvido por constituintes, funcionários do Congresso, jornalistas e outros profissionais que contribuíram direta ou indiretamente para os debates e a elaboração do Constituição de 1988. Flávio Rocha agradeceu o reconhecimento público ao trabalho de todos que contribuíram para a construção do texto constitucional.

Foto (de Luiz Macedo) e texto encaminhados pela Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara dos Deputados.

Papa condena a economia da exclusão e da desigualdade social

Na primeira Exortação Apostólica do seu Pontificado, o Papa Francisco afirma:
- Assim como o mandamento "não matar" põe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, assim também hoje devemos dizer "não a uma economia da exclusão e da desigualdade social".
E prossegue:
- Esta economia mata. Não é possível que a morte por enregelamento de um idoso sem abrigo não seja notícia, enquanto o é a descida de dois pontos na Bolsa. Isto é exclusão.
E mais:
- Não se pode tolerar mais o fato de se lançar comida no lixo, quando há pessoas que passam fome. isto é desigualdade social.
CLIQUE AQUI e acesse o texto integral (em português) da Exortação Apostólica do Papa Francisco.

"Diálogo inter-religioso é uma condição para a paz", diz o Papa Francisco

O Vaticano liberou, nesta terça-feira, dia 26, em diversos idiomas, inclusive o português, o texto integral da Primeira Exortação Apostólica do Pontificado do Papa Francisco.
No texto, o Santa Padre afirma que "o ecumenismo é uma contribuição para a unidade da família humana"; externa respeito pelo judaismo e assinala que "o diálogo inter-religioso é uma condição necessária para a paz no mundo".
Sobre o evangelho, diz o papa Francisco: "A alegria do evangelho é uma alegria missionária... é para todo o povo. Não se pode excluir ninguém".
CLIQUE AQUI para acessar o texto integral da Exortação Apostólica "A alegria do evangelho"

Dois encapuzados executam professor de 21 anos em Caraúbas-RN

O professor Roany Linhares de Oliveira, 21 anos, foi executado a tiros de rifle 44, na sala de sua casa em Mirandas, zona rural de Caraúbas, no Oeste do RN.
Ele foi atingido na cabeça e no tórax.
Os encapuzados chegaram e fugiram numa moto.
Segundo reportagem em O MOSSOROENSE, a mulher da vítima está grávida e assistiu o crime.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Deputados homenageiam karatecas medalhistas

A delegação da Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte-Rio-Grandense (Fekaen) foi homenageada em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do RN, na manhã desta segunda-feira, 25, pelas conquistas obtidas no III Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo Educacional, realizado na cidade de Simões Filhos, Bahia. 
A propositura foi do deputado estadual Antônio Jácome (PMN).

Os 130 atletas ganharam 130 medalhas de ouro, 70 de prata e 72 de bronze, totalizando 272 medalhas. Com isso o Rio Grande do Norte tornou-se tricampeão brasileiro consecutivo ao ganhar nos anos de 2011, 2012 e 2013.

“Essa homenagem é mais do que justa para esses atletas que elevaram o nome do nosso pequeno estado do RN. Nosso mandato tem se preocupado muito com a prática saudável de esportes como caminho para um futuro melhor. O número de medalhas impressiona, mas o que é mais importante é o trabalho diário e permanente de dedicação e renúncia”,destacou Antônio Jácome. 

Emocionado, o professor André Calixto, que desenvolve atividades em escolas públicas de Natal e interior do estado há 18 anos, foi rápido no discurso. “O resultado que estamos comemorando aqui é de toda uma equipe que ajuda no dia a dia. Quero agradecer aos atletas, que são minha segunda família e amo de todo o coração, aos apoiadores, professores, patrocinadores e quem nos ajuda”, disse. 

MaisA Fekaen foi fundada no ano 2000 para atender crianças de escolas publicas e atualmente desenvolve atividades em 70 escolas públicas de Natal, 12 no interior do estado e em seis projetos sociais.

(Fonte: Assecom da Assembleia Legislativa)
(Fotos: Eduardo Maia/Assecom ALRN)

Rodrigues Neto estreia na TV Metro entrevistando Wilma

Com mais de vinte anos de carreira, o jornalista Rodrigues Netto estreou na tarde desta segunda-feira (25), o programa RN em Revista na TV Metropolitano, afiliada da Rede Brasil de televisão, canal 30 da Cabo Telecom. 
O programa ao vivo, tem duração de trinta minutos e vai ao ar de segunda a sexta-feira às 16 horas, com reprise às 23 horas.
O programa abordará temas políticos, cultura, economia, negócios, turismo, saúde, educação e o cotidiano norteriograndense, sempre com os comentários do experiente Rodrigues Netto. 
Também será entrevistado diariamente alguma celebridade, empresário, político ou pessoa de grande renome no estado.
A entrevistada da estréia nesta segunda-feira foi à vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB), que falou sobre a situação política do estado, eleições para o ano 2014, o pedido do impeachment da governadora Rosalba e os problemas enfrentados financeiramente pelo Rio Grande do Norte.

“Desejo todo sucesso do mundo a este programa maravilhoso, feito por um jornalista tão importante para o estado, responsável pela difusão de notícias de qualidade para a população. Parabéns a toda equipe”, destacou a vice-prefeita Wilma de Faria. 
Foto (de Kalina Veloso) e texto encaminhados pela Assessoria de Imprensa.

Zé Dias: "Não me refiz do choque com a morte de Manoca"

O produtor cultural Zé Dias distribuiu, por email, a seguinte nota dirigida aos amigos:

Não me refiz do choque com a morte de Manoca. Só tive certeza de sua morte quando cheguei no velório com Khrystal. Amigos de infância dele, amigos do Marista, amigos da Universidade, alunos e parceiros da Música.
Vi Todos os meus ídolos: Joca Costa, Roberto Taufic, Frankling Nogvaes, Mario Cavalcanti Primata, Carito Cavalcanti, Gilberto Cabral, Wigder Valle, Jubileu Filho e à distância Tertuliano Aires. Deve ter faltado algum que esqueci, mas fazer o que. 

Em todos, um sentimento de tristeza profunda e a reverência a um ser humano Extraordinário. 
Manoca, para os
Amigos um pai (O Véio), para os alunos, uma MÃEZONA, zelosa, cuidadosa de lamber suas crias. Todos que passaram por seus ensinamentos, TODOS, levam a lembrança do ensinamento com as cordas e com a Vida. 

Os seus amigos, levam a lembrança do excesso de generosidade. 
Certo dia, quando soube que Khrystal tinha gostado de um violão que ele tinha, fez de tudo para que ela o adquirisse. Liseu grande e incentivei a Khrystal pegar a
viola. 

- Zé você me paga quando puder. 
A Vida seguiu, Khrystal melhorou, mas o liseu continuou e ela incomodada com a situação. 
Certo dia, no Buraco da Catita, a chamou num canto e foi cirúrgico: "Não precisa me
pagar, quando tiver o dinheiro, doe a uma instituição que cuide de crianças. 

Foi a todos os shows dela em que lançasse um novo trabalho. Ao ver Manoca na plateia do lançamento de COISA de PRETO no TAM, KHRYSTALEIRA, como a chamava, dedicou o show a ele.
Hoje é um dia para se desistir da Vida e da Música, mas por MANOCA, vou reascender a chama.
Beijos amigo e obrigado por tudo.

Seca se agrava no Ceará

Dos 144 açudes cearenses, 106 encontram-se em estado crítico, com menos de 30% de sua capacidade - revela o site do jornal O POVO. A situação é mais alarmante no sertão do Crateús - destaca.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

TRIBUNA: "Manoca deixou carta para a família"

Reportagem de Yuno Silva e de Tádzio França disponibilizada no site da Tribuna do Norte afirma: "Há informações de que o músico (Manoca) deixou uma carta para família!".
O texto, porém, não oferece outros fatos sobre o assunto, referindo-se, porém, ao momento de comoção vivido no RN pela perda do grande mestre da guitarra e à manifestação de amigos e admiradores nas redes sociais.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Governo tenta derrubar desaposentação no STF

A Advocacia Geral da União tentar convencer o STF de que a desaposentação causará um rombo no INSS da ordem de R$ 70 bilhões - informa reportagem de O DIA.
A medida permite que aposentados que voltaram a trabalhar, usem as novas contribuições para melhorar os seus rendimentos.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Ouça o programa de Henrique desta terça-feira

Para acessar, CLIQUE AQUI.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jantar de confraternização é adiado devido a morte de Manoca Barreto

A professora Luiza Maria Dantas publicou em sua página no Facebook a seguinte nota:
- O jantar de confraternização do Natal da Associação dos ex-professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ASPEM) que seria na próxima quinta-feira, dia 28, foi adiado devido o falecimento do professor Manoca Barreto. Todos os ex-professores estão solidários com sentimentos de pesar pela inesperada e triste notícia. Ex-professores e atuais professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão e estarão sempre unidos, durante toda vida, na alegria e na tristeza. A nova data para o jantar do Natal dos ex-professores posteriormente será registrada.
Luiza Maria Dantas.

Associação Nacional homenageia Jaime Calado em Brasilia

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, viaja para Brasília na manhã desta terça-feira (26), onde vai receber o “Prêmio ANPV 2013 – As 100 Cidades Mais Sustentáveis do País”.  
A cerimônia de entrega acontecerá na quarta-feira (27), no Auditório Petrônio Portela - Senado Federal. 
A premiação é oferecida pela Associação Nacional de Prefeitos e Vices (ANPV). 

Essa não é a primeira vez que Jaime é homenageado e apontado como um dos 100 melhores prefeitos do Brasil. Em 2011 ele recebeu o Troféu e a Medalha Premium do prêmio ANPV 2011. 

Velório de Manoca Barreto está sendo no Morada da Paz em Emaús

O velório do músico, Manoca Barreto, que faleceu nesta segunda-feira, começou às 14h, na Capela Central do Morada da Paz, em Emaús. 
A missa de corpo presente e o sepultamento acontecem também no Morada da Paz, logo mais às 17h e 18h, respectivamente.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Morada da Paz.
Segundo reportagem no site da TRIBUNA, Manoca, de 49 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, em sua residência, no Tirol.

Dilma promete contratar mais 1950 creches até 2014

A presidente Dilma Roussef afirmou, nesta segunda-feira, 25, no programa "Café com a presidenta", que, desde 2011, o seu governo já contratou 4 mil e 700 creches, das quais cerca de duas mil estão em obras ou foram entregues.
- Outras 1950 serão contratadas até 2014 - acentuou.
CLIQUE AQUI e acesse um texto com um resumo das declarações da presidente e ouça o áudio completo do programa desta segunda-feira.

Candidata da esquerda também se declara vencedora em Honduras

O jornal EL NUEVO HERALD, editado em Miami, informa que dois candidatos estão se declarando vencedores do pleito presidencial disputado ontem (domingo, dia 24) em Honduras.
Além de Juan Orlando Hernández, também se diz vitoriosa a candidata Iris Xiomara Castro, esposa do presidente deposto, Manuel Zelaya.
O jornal assinala, porém, que os partidários desses dois candidatos ainda não sairam as ruas para comemorar.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem. 

Candidato do governo se proclama vencedor em Honduras

Juan Orlando Hernández, candidato do Partido Nacional, proclamou-se vencedor da eleição presidencial em Honduras, quando o TSE lhe apontou com 34% dos votos após a apuração de 44% das mesas de votação.
CLIQUE AQUI e leia reportagem o site do jornal hondurenho LA TRIBUNA.

Candidato do governo lidera apuração em Honduras

Reproduzido às 11,43 (em Brasilia), do site de LA TRIBUNA.
Para acessar, CLIQUE AQUI.

Acidente de trem mata 8 pessoas no interior de São Paulo

Oito pessoas morreram e, pelo menos mais 5 ficaram feridas, quando um trem, com 10 vagões carregados de milho, saiu dos trilhos e avançou sobre casas em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Foi no domingo.
CLIQUE AQUI para ver fotos e ler reportagem no site do ZERO HORA.

Ouça o programa de Henrique nesta segunda-feira

Para acessar, CLIQUE AQUI.

domingo, 24 de novembro de 2013

Papa apresenta fragmentos ósseos que seriam de São Pedro

Após presidir a missa de encerramento do "Ano da Fé", neste domingo no Vaticano, o Papa Francisco apresentou à multidão e incensou o relicário que contém fragmentos ósseos que, segundo a Santa Sé, são de São Pedro.
Desde 1971, esse relicário está guardado na capela particular do Papa, no Palácio Apostólico do Vaticano.
CLIQUE AQUI para ler (em português) reportagem sobre o assunto.

Reportagem publicada no site argentino LA NACION, assinala que, até agora, nenhum Papa havia assumido que essas relíquias pertencem a São Pedro.
De acordo com a tradição, São Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo entre os anos 64-70, no Circo de Calígula, onde hoje se encontram os jardins do Vaticano.
As relíquias foram descobertas durante escavações realizadas na Basília de São Pedro, após a morte do Papa Pio XI.
Pela reportagem do jornal argentino, desde 1968, essas relíquias foram colocadas na capela privada do Papa, por determinação de Paulo VI. CONFIRA.

Irã fecha acordo histórico com potências mundiais sobre energia nuclear

As negociações se desenvolveram em Ganebra com a participação das cinco potências com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha.
As cinco potências com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra.
CLIQUE AQUI e acesse reportagem completa em portugUês no site alemão DW.

Segundo reportagem publicada no site "A VOZ DA RÚSSIA", pelo acordo o "mundo reconhece direito do Irã ao enriquecimento de urânio".
O mesmo portal registra reação do primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu: "Acordo com o Irã é um erro histórico".
CLIQUE AQUI e AQUI.

Mulher de presidente deposto lidera corrida presidencial em Honduras

Xiomara Castro, mulher do ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, deposto em 2009 por um golpe de Estado, lidera a corrida sucessória que se efetiva neste domingo, segundo revela reportagem no site espanhol EL PAIS.
Seu principal adversário, é o candidato do governo, Juan Orlando Hernández. Como terceira força, aparece o locutor esportivo da TV, Salvador Nasralla.
O ex-presidente Manuel Zelaya está disputando o pleito como candidato a deputado.
CLIQUE AQUI para ler reportagem no EL PAIS.
São 8 candidatos disputado a presidência de Honduras.
Cada um apresenta três candidatos ao Parlamento Centro-Americano.
Reprodução do portal LA TRIBUNA.