quarta-feira, 30 de julho de 2014

"O pequeno príncipe" - palestra de abertura de turma na Nova Acrópole


Henrique lidera pesquisa Currais Novos: 45,5%

Deu na coluna de Gilberto de Souza na Gazeta do Oeste desta quarta-feira, dia 30, sob o título "Seridó se manifesta":

- O Item Pesquisas Técnicas, em parceria com o Blog Geraldo Júnior, divulgou a primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo nº RN-00007/2014. Os dados foram colhidos somente em Currais Novos, nos dias 22 e 23 deste mês. Margem de erro: 4,0% para mais ou para menos. Foram ouvidas 600 pessoas, na cidade e nas comunidades rurais. Veja os números na pesquisa estimulada: Henrique Alves (PMDB) – 45,5%; Robinson Faria (PSD) – 29%; Araken Farias (PSL) – 0,7% ; Robério Paulino (PSOL) – 0,5%; Simone Dutra (PSTU) – 0,5%; Indecisos/Brancos/Nulos – 23,8%.

terça-feira, 29 de julho de 2014

TRT condena a CUT-RN por perseguir sua própria secretária-geral

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região condenou a CUT - Central Única dos Trabalhadores por prática de conduta anti-sindical pelo afastamento ilegal da Secretária Geral da Central, Janeayre Almeida de Souto, dos quadros da executiva da Central. A sentença proferida pela 4ª Vara do Trabalho de Natal determina que a Entidade Sindical pague, a título de indenização por danos morais, o valor de R$ 10 mil para a sindicalista que ainda a reintegre as atribuições que o cargo lhe confere.

No julgamento se verificou que, Janeayre Souto, apesar de regularmente eleita secretária-geral da CUT para o triênio 2012/2015, foi afastada de imediato de suas funções pela a Direção Executiva da Central sem oportunizar a sindicalista a manifestação de defesa por atender acusações infundadas.

“Fez-se justiça”, declara Janeayre Souto manifestando que “sendo que a CUT uma entidade defensora dos trabalhadores jamais poderia perseguir, julgar e condenar seus dirigentes sindicais sem obediência ao estatuto da entidade, bem como negar o direito amplo de defesa contra as acusações infundadas e oportunistas de quem que que seja. Volto para a Central na qual milito e defendo por toda a vida de cabeça erguida na certeza que continuarei contribuindo na defesa dos interesses da classe trabalhadora.”

O processo correu a revelia da CUT uma vez que não houve comparecimento de representante legal a audiência mesmo depois que notificada dentro do prazo estabelecido pelo Tribunal. A Reclamação Trabalhista ocorreu em Rito Sumaríssimo no processo de número 0000634-86.2014.5.21.0004. Janeayre Souto além de Secretária Geral da CUT é presidenta do SINSP/RN – Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Rio Grande do Norte.
Nota encaminhada pelo Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN.

Jovens sãogonçalenses recebem formação na Casa do Menor Trabalhador

O Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, esteve presente no Ginásio do Colégio Sagrada Família para prestigiar a formatura de alunos da Casa do Menor Trabalhador e assinar o convênio com a instituição. 
Os secretários Jane Oliveira (Assistência Social), Klênio Alves (Desenvolvimento Econômico) e Abel Neto (Educação) e Marília Costa (subsecretária de Imprensa) estiveram prestigiando o evento, além da Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante, responsável pela parte musical.
Na solenidade foram formados 475 alunos e boa parte deles são do município. A formalização do convênio entre a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania, a Casa do Menor Trabalhador e o Instituto George Mark Klabin (IGMK) vai beneficiar mais de 100 jovens sãogonçalenses. 
O objetivo é de oferecer aos alunos atividades complementares, na ampliação das condições de aprendizagem em tempo integral e capacitação em cursos oferecidos.
“Estou aqui para agradecer esse trabalho feito por vocês com esses jovens, inclusive, muitos são da nossa cidade. Muitas vezes se distribui renda, mas quando é formação se distribui riqueza. É a melhor das riquezas, essa o ladrão não rouba. O saber é tão bom que quando mais a gente distribui, mais ele cresce. Se vocês forem fazer qualquer coisa, façam o melhor que puderem. Se todos fizerem assim, muito breve teremos um mundo melhor” afirmou o prefeito Jaime Calado.
Texto e fotos (de Wendell Jefferson) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.




segunda-feira, 28 de julho de 2014

Proerd forma mais 1.300 alunos em São Gonçalo

O Ginásio de Esporte Lourival Florêncio de Morais, no conjunto Amarante, ficou repleto de crianças e pais, por ocasião da realização de mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Prestigiando o evento estavam o vice-prefeito, Poti Neto, ao lado dos secretários Agripino Oliveira (Defesa Social), Maria Marluce (adjunta de Educação), João Eider (Gabinete Civil), Jane Oliveira (Assistência Social), Hiram Campos (adjunto de Comunicação), Clemilson Protásio (adjunto de Defesa Social) e os Vereadores Rayure Protásio e Geraldo Veríssimo.
O programa é promovido pela Polícia Militar do Estado, tendo no município a coordenação municipal do sargento Luzenildo, e visa manter as crianças longe das drogas e ensinar orientações básicas de segurança pessoal e recomendações para que estas possam se livrar de situações de risco. Neste primeiro semestre de 2014 foram 1.300 formandos, o que já totaliza mais de 14 mil crianças formadas pelo Proerd no município, em cinco anos de existência.
“Segurança não é apenas o combate ao tráfico, com armas e homens. A Polícia Militar, junto com a Prefeitura de São Gonçalo, tem um papel importante no trabalho de prevenção e no combate a esse mal terrível que é a droga, que por conseqüência gera a violência. Já formamos mais de 14 mil alunos e a determinação do prefeito Jaime Calado é que essa ação seja permanente”, enfatizou Agripino Oliveira.
Em São Gonçalo, o PROERD conta com total apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Defesa Social e Educação. O evento teve a participação da Banda Municipal e a Banda Proerd, apresentações das crianças, além de distribuição de pipoca e picolé.
Texto (de Marília Costa) e fotos (de Isaías Santana) encaminhados pela Secretaria de Comunicação.




domingo, 27 de julho de 2014

Paulo de Tarso: "Aliança de Henrique com Wilma é oportunidade única para o RN"

Em visita ao município de Santana do Matos, onde participou no último sábado (26) da procissão em homenagem à Nossa Senhora de Sant’Ana, o candidato a governador do PMDB, Henrique Alves, recebeu o apoio da prefeita Lardjane (DEM) e do ex-deputado estadual Paulo
de Tarso Fernandes.
O ex-deputado recebeu Henrique em sua casa e declarou o voto no candidato do PMDB. “Henrique reúne as condições para melhorar o RN. O Estado chegou a um ponto onde é preciso união política e união de propósitos em favor do avanço em todos os setores”, disse Paulo de Tarso, que também apóia a candidatura de Wilma de Faria (PSB) ao Senado.
“Desde que iniciei a vida política acompanho o PMDB e sigo orientação de Garibaldi e de Henrique. Vejo esta aliança como uma oportunidade única do RN, porque vamos juntar o êxito do presidente da Câmara Federal, um dos políticos mais importantes e articulados do país, com a enorme experiência de Wilma, já colocada em prática como uma deputada constituinte nota 10, além de prefeita e governadora aprovada”, acrescentou Paulo de Tarso.
A prefeita Lardjane falou sobre a importância de votar na chapa Henrique e Wilma. “Henrique governador será importante para conseguirmos maiores investimentos para nosso estado, com sua forte atuação em Brasília, além de articulação com outros países. E temos certeza que Wilma vai ajudar como uma ex-governadora que já contribuiu muito com nosso município e estado. Só quem tem a ganhar com essa aliança é a população”.
Também apoiam os candidatos da coligação ‘União pela Mudança’ o vice-prefeito Edvaldo Junior (PMDB), o ex-deputado federal, Cipriano Correia (PMDB), o ex-deputado estadual Neto Correia (PMDB), o vereador Mago de Miro (PSD), além de outras lideranças municipais.
Fotos: Tiago Lima.

Artigo de Paulo Afonso Linhares

DEMOCRACIA 
ALÉM DOS PARTIDOS?

Paulo Afonso Linhares

O Brasil vive, atualmente, a dupla condição de país emergente: na economia é o "B" do quinteto de países que formam o bloco denominado BRICS; na política, começa a se consolidar a segunda maior democracia do planeta, com seus 142.822.038 eleitores (curioso é que os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram 41,6% do eleitorado brasileiro, com 59.388.252 votantes), somente atrás de outro ilustre emergente que é a Índia. No entanto, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral projeta-se uma situação curiosa e não menos preocupante: somente 15.328.977 pessoas são filiadas a algum partido, um pouco mais de 10% dos eleitores. Periodicamente, devem os partidos políticos  informar  à Justiça Eleitoral nome, título de eleitor e local de votação das pessoas filiadas à sigla.  

E por que esses dados preocupam? Ora, todas as reflexões teóricas acerca da democracia colocam os partidos como os grandes vetores das atividades políticas nas sociedades abertas contemporâneas. Nos Estados democráticos, a preservação e proteção dos direitos e das liberdades civis, individuais, coletivas e suprainduviduais, os cidadãos devem modelar o governo que estabelecerem através das manifestações legitimadoras  da soberania popular, através de eleições livres.

Entretanto, os processos de legitimação do poder nos Estados contemporâneos - caracterizados pela tendência de despersonalização do poder - dificilmente isto terá êxito sem a providencial intermediação dos partidos políticos, que são instituições  que se fundam em ações conscientes e na aprovação dos diversos grupos sociais que se fazem representar. Aliás, são muitos os estudiosos do tema que  não enxergam democracias autênticas sem partidos políticos fortes e atuantes na representação de segmentos da sociedade; alguns até consideram os partidos como aglutinadores de ações políticas mesmo nos Estados não democráticos, a exemplo do constitucionalista Paulo Bonavides, para quem “tanto na democracia como na ditadura, o partido político é hoje o poder institucionalizado das massas”, ademais da circunstância de que  "a legitimidade no poder se relaciona com a necessidade e a finalidade mesma do poder político que se exerce na sociedade através principalmente de uma obediência consentida e espontânea" (cfr. Ciência política. 10. ed. São Paulo: Malheiros, 1999, p. 267/277).

Os números do TSE apenas revelam algo bastante conhecido empiricamente: os partidos políticos brasileiros são estruturas frágeis e que, ainda, têm menos influência nas ações políticas que determinadas lideranças ("Lula é maior que o PT"...), segmentos econômicos, grupos de pressão e, lastimavelmente, de norte a sul destes Brasis, as velhas e novas oligarquias políticas. Com efeito, os partidos nada mais são que "cartórios" onde se alugam ou se vendem legendas para candidaturas parlamentares ou executivas, bem assim os espaços de propaganda eleitoral de rádio e TV. Um verdadeiro mercado persa, onde o que menos conta é o interesse público.

Outros dados curiosos mostram o ranking dos partidos políticos brasileiros: o PMDB, que é o partido mais antigo em exercício registrado na Justiça Eleitoral,  fundado em 30 de junho de 1981, desponta como a sigla fundado em 1980mais popular, com 2.355.480 votantes (15,3% de todos os filiados no país). No segundo lugar vem o PT, fundado em 1980 e registrado na Justiça Eleitoral em 1982, com 1.589.635 filiados, 10,3% do total declarado pelos partidos. Registrado no TSE em 1995, com 9,2% do eleitorado, o PP é o terceiro partido com maior número de filiados (1.416.188). O PSDB vem em quarto lugar, com 7,8% (1.350.574 filiados). Em quinto lugar vem o PDT, com 1.207.682 filiados. No último lugar, dos 32 partidos registrados no TSE está o PCO (Partido da Causa Operária), fundado em 1997, com apenas 2.659 (0,01%) eleitores filiados. O  PEN, criado em junho de 2012, é o segundo partido com menor registro de filiados, 11.288 ou 0,07%.


Pequeno ou grande, pouco importa, os partidos políticos brasileiros pouca influência têm na formulação das políticas de governo e no cumprimento do papel tradicionalmente reservado à oposição, de fiscalização da gestão governamental. Os partidos políticos - e de resto a própria atividade política e os políticos em geral - são vistos com enorme desconfiança, quando não com indisfarçado desdém, atitudes que recebem enorme reforço dos meios de comunicação e artísticos, mesmo aqueles de cariz conservador. Sem dúvida, grassa na sociedade brasileira, máxime nos setores de classe média, um latente anarquismo que se traduz numa aversão às instituições, a ponto que se lançam em protestos de rua e confrontos vazios de conteúdo políticos, como é o caso dos black blocs. O baixo número de filiados é péssimo sinal porquanto induz a ideia de um déficit de legitimidade que contamina todo o sistema político e agudiza ainda mais a crise da democracia representativa no Brasil. No mais,  é torcer para que haja uma reforma que mude as perspectivas dos partidos políticos e os coloque no lugar em  que efetivamente merece, para que possamos ter uma democracia autêntica e verdadeira. Avante.  

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Rafael Motta ouve caicoenses


Presidente estadual do PROS, o vereador de Natal, Rafael Motta, prestigiou nesta quinta-feira (24) os festejos de Sant'Ana, em Caicó e, ao lado de lideranças políticas, circulou pela Feirinha da cidade e conversou com caicoenses sobre as demandas do município. Rafael Motta, que é candidato a deputado federal, também elogiou a organização do evento.

“Esse contato direto com a população é muito importante, ouvindo os pleitos e as reivindicações, e nestes dois anos como vereador de Natal pude vivenciar essa experiência”, ressaltou Rafael Motta. “Quanto aos festejos de Sant'Ana, só tenho a elogiar. A organização é muito boa, o clima é muito bom. E, sem dúvida, a Feirinha de Sant'Ana é um patrimônio do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

Em Caicó, Rafael Motta circulou com o deputado federal Vivaldo Costa, candidato a reeleição; o ex-deputado Dadá Costa e os vereadores Nildson, Leleu Fontes, Ivanildo, Alisson e Mara Costa, todos do PROS. Encontrou, também, com o senador Paulo Davim, do PV; o deputado Gustavo Carvalho; a deputada Márcia Maia; os ex-prefeitos de Macau, Flávio Veras, de Timbaúba dos Batistas, Ivanildinho; o atual prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar, e os candidatos ao Senado, Wilma de Faria, e ao Governo, Henrique Eduardo Alves.

Na semana passada, Rafael Motta já havia visitado a cidade de Caicó, onde foi homenageado com a entrega do título de cidadão caicoense pela Câmara Municipal. A proposição foi da vereadora Mara Costa. 
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Comunicação de Rafael Motta.

Fábio Faria também marca presença na "feirinha"

O deputado federal Felipe Maia esteve nos municípios de Tangará e Caicó na quinta-feira (24). Na cidade da região do Trairi potiguar, o parlamentar foi recebido pelo ex-prefeito de Tangará, Giovannu César, mais conhecido por Gija, o atual prefeito Alcimar Germano, os vereadores Ricardo Vicente e Nilson Lima e demais lideranças da região.
No encontro realizado na casa de Gija, foi dado o pontapé inicial na campanha do parlamentar. “Sou muito grato a Tangará pelo apoio que recebi em outras eleições. Essa parceria tem rendido frutos para a cidade e é assim que pretendemos continuar realizando o nosso trabalho”, disse o deputado.
Depois de Tangará, o parlamentar acompanhou mais uma edição da tradicional Feirinha de Sant’Ana, em Caicó. Ao lado de correligionários, Felipe Maia cumprimentou a população presente ao evento. A feirinha faz parte do calendário da festa da padroeira Sant’Ana que começou no dia 17 e se encerrará no próximo domingo (27).
“A Feirinha de Sant’ana é um grande encontro das famílias do Seridó. É aqui que revemos os amigos e aproveitamos para pedir as bênçãos a Sant’Ana padroeira de Caicó e de tantos municípios do Rio Grande do Norte”, comentou Maia.

Felipe Maia visita Tangará e Caicó

O deputado federal Felipe Maia esteve nos municípios de Tangará e Caicó na quinta-feira (24). Na cidade da região do Trairi potiguar, o parlamentar foi recebido pelo ex-prefeito de Tangará, Giovannu César, mais conhecido por Gija, o atual prefeito Alcimar Germano, os vereadores Ricardo Vicente e Nilson Lima e demais lideranças da região.
No encontro realizado na casa de Gija, foi dado o pontapé inicial na campanha do parlamentar. “Sou muito grato a Tangará pelo apoio que recebi em outras eleições. Essa parceria tem rendido frutos para a cidade e é assim que pretendemos continuar realizando o nosso trabalho”, disse o deputado.
Depois de Tangará, o parlamentar acompanhou mais uma edição da tradicional Feirinha de Sant’Ana, em Caicó. Ao lado de correligionários, Felipe Maia cumprimentou a população presente ao evento. A feirinha faz parte do calendário da festa da padroeira Sant’Ana que começou no dia 17 e se encerrará no próximo domingo (27).
“A Feirinha de Sant’ana é um grande encontro das famílias do Seridó. É aqui que revemos os amigos e aproveitamos para pedir as bênçãos a Sant’Ana padroeira de Caicó e de tantos municípios do Rio Grande do Norte”, comentou Maia.
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Comunicação do deputado Felipe Maia.


Rogério Marinho cumpre agenda no Seridó

O candidato a deputado federal pelo PSDB, Rogério Marinho, cumpriu agenda de campanha, nesta quinta-feira (24), nos municípios de Santa Cruz, Caicó e Parelhas. 
Acompanhado da seridoense Francielle Lopes (PPS), candidata a deputada estadual, Rogério prestigiou os festejos de Sant'Ana durante a realização da Feirinha de comidas típicas de Caicó.
"Essa é uma oportunidade de retribuir todo o carinho que a população de Caicó sempre teve a mim. A Feirinha de Sant'Ana é o maior evento de encontro de famílias do Rio Grande do Norte. A devoção das pessoas daqui é o que tornou e mantêm a Festa de Sant'Ana patrimônio imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional", afirmou.
Após a Feirinha, Rogério Marinho seguiu estrada até o município de Parelhas, onde teve a oportunidade de visitar instalações da indústria têxtil. Na terra de Santa Rita de Cássia, Santa Cruz, Rogério esteve reunido com amigos e lideranças locais.
Texto e fotos (de Melina Soares) encaminhados pela Assessoria de Rogério Marinho.


Henrique conversa com o bispo de Caicó sobre indenizações em Oiticica

Após participar da novena de Santana, na noite desta quinta-feira (24), o deputado federal Henrique Alves, candidato do PMDB ao Governo do Estado, conversou com o bispo da Diocese de Caicó, Antônio Carlos Cruz Santos, e explicou a situação das obras da Barragem de Oiticica.
Durante a missa, o bispo falou sobre a situação das famílias que serão desabrigadas, mas estão angustiadas com o processo de desapropriação. Ao encontrá-lo do lado de fora da igreja, Henrique informou que o Ministério da Integração Nacional aguarda um estudo orçamentário detalhando as despesas das obras e das desapropriações.
“O governo do estado deu um prazo de dez dias para entregar esse estudo. A partir daí, com os custos definidos, vêm os recursos. Do que for sendo liberado, metade vai para as obras e a outra metade para as desapropriações”, explicou o deputado. A conversa também entrou nas amenidades e os dois falaram até sobre futebol carioca, já que o bispo veio do Rio de Janeiro. “Descobri que ele torce pelo Fluminense”, comentou Henrique.
Após a novena, ele visitou a Feira de Artesanato do Seridó (Femuse), na Ilha de Santana. Na companhia do prefeito Roberto Germano (PMDB) e do candidato a deputado estadual Álvaro Dias (PMDB), conheceu os produtos expostos nos stands, reencontrou amigos e eleitores antigos.


Garibaldi, Walter e Henrique na festa de Sant´Ana

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, participou ontem (24) de extensa programação durante a Festa de Sant´Ana de Caicó. No período da manhã, acompanhado do deputado estadual Walter Alves, candidato a deputado federal, do candidato a governador Henrique Eduardo Alves e da candidata ao Senado Federal, Wilma de Faria, Garibaldi circulou pela tradicional Feirinha, evento social que congrega  milhares de caicoenses e seridoenses, além de turistas que circulavam pela cidade durante o período festivo

Segundo o ministro, que fora recepcionado pelo prefeito Roberto Germano (PMDB), "a ocasião é uma grande oportunidade para rever amigos e correligionários". Além de cumprimentar os presentes à feirinha, Garibaldi Filho se encontrou com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios vizinhos. Já no início da noite, Garibaldi Filho, Walter Alves e Henrique Eduardo participaram da missa celebrada na Matriz de Caicó e logo após circulam pelo largo situado ao lado da igreja, onde se encontraram com o Bispo do município, Dom Antônio Carlos. 

De lá, o grupo seguiu para a Ilha de Sant´Ana, onde prestigiaram a Feira de Artesanato dos municípios do Seridó (FEMUSE). O ministro Garibaldi Filho permanece na cidade, onde nesta sexta-feira (25) participa do tradicional Baile dos Coroas. Já no sábado, Garibaldi segue viagem para o município de Santana do Matos, onde participa da procissão, também em homenagem à Nossa Senhora Sant´Ana. 
Texto e fotos encaminhados por Filipe Mamede.



Robinson reúne-se com o DEM de Pau dos Ferros

Em tom caloroso, os líderes e integrantes do partido Democratas em Pau dos Ferros receberam na noite desta quinta-feira (24) os candidatos da coligação Liderados pelo Povo Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (PCdoB) .

Durante o encontro, Robinson disse acreditar na parceria com o Democratas em Pau dos Ferros nas eleições de outubro. "Nós temos apenas um palanque aqui em Pau dos Ferros. O palanque que escuta o povo e que quer o melhor para sua região", justificou.

Os líderes do partido Democratas na região do Alto Oeste, o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, o deputado estadual Getúlio Rego e o ex-prefeito Leonardo Rego escutaram com atenção as propostas de Robinson para o Governo e de Fátima para o Senado.

Na próxima semana o partido Democratas em Pau dos Ferros deve anunciar o posicionamento político que adotará nas eleições deste ano.
Nota e foto (de Jany Amorim) encaminhados pela Assessoria do candidato Robinson Faria.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

São Gonçalo está ganhando novo sistema adutor

Os motoristas que passam pelo trecho do acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, esta semana, estão se deparando com uma obra de instalação de tubos. Muitos ficaram se perguntando do que se tratava. A obra de instalação das tubulações é parte da construção do Novo Sistema Adutor de São Gonçalo do Amarante, realizada pela Prefeitura Municipal com recursos destinados pelo governo federal.
O Novo Sistema Adutor de São Gonçalo do Amarante vai garantir o abastecimento de água durante os próximos 30 anos, atendendo também a demanda do Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves. O montante de recursos do projeto é da ordem de R$ 83 milhões que estão garantidos pelo Ministério das Cidades, através do PAC-2.
A obra possui captação de água bruta, estação de tratamento de água, adutora principal com extensão de 43 Km, duas estações elevatórias de água tratada, além de reservatório apoiado e reservatório tipo TAU. A água captada no Rio Maxaranguape, localizado no município de Barra de Maxaranguape, seguirá via adutora para reservatórios localizados em São Gonçalo do Amarante, onde será distribuída para o abastecimento doméstico, comercial e industrial.
Texto e fotos (de Isaías Carlos) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.


Igreja escolhe o melhor filme sobre a vida de Jesus, fita que censurou em 1964

O filme “O evangelho segundo São Mateus”, de 1964, do diretor italiano Pier Paolo Pasolini, foi apresentado esta semana pelo diário “L´Osservatore Romano”, como a melhor película sobre a vida de Jesus.
Quando foi lançado em setembro de 64, o filme de Pasolini (ateu, marxista e homossexual) foi considerado pela Igreja como “pouco sagrado”, por apresentar um Jesus “demasiadamente humano e sensível”, relata reportagem no site chileno Emol.
No artigo desta semana, o jornal do Vaticano diz que se trata de uma das grandes “obras mestras” do cinema mundial.
O filme que narra a vida de Jesus desde o seu nascimento até a ressurreição tem como protagonista o anarquista espanhol Enrique Irazoqui e a mãe de Pasolini como a Virgem Maria.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa em espanhol.

Felipe Maia visita Tangará e Caicó

O deputado federal Felipe Maia, candidato à reeleição, cumpre agenda nesta quinta-feira (24), no município de Caicó, onde participará da tradicional feirinha de Sant’Ana. Antes, o parlamentar será recebido em Tangará pelo ex-prefeito Giovannu César, o Gija, o atual prefeito Alcimar Germano e também por lideranças do Trairi.
Na sexta-feira (25), o deputado segue para os municípios de Pau dos Ferros e Luiz Gomes. Já no sábado (26) é a cidade São José de Mipibu que recebe Felipe Maia. 
O parlamentar conclui sua agenda no domingo (27) acompanhando o torneio de futebol no bairro de Bom Pastor e, em seguida, prestigia a procissão de encerramento da festa do padroeiro do Passo da Pátria, em Natal.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do deputado Felipe Maia.

Simone defende 30% do orçamento do RN para educação

Candidata a vice, Socorro Ribeiro
A candidata do PSTU ao governo do RN, Simone Dutra, se encontrou com educadores da cidade Extremoz nesta quarta-feira (23). 
A categoria lotou a Câmara de Vereadores para acompanhar uma palestra da enfermeira sobre a saúde do trabalhador e a longa e extenuante jornada de trabalho dos professores. 
Como solução para as doenças que afligem os educadores, Simone Dutra defendeu melhorias nas condições e locais de trabalho e a redução da jornada sem redução de salário. 
“O país precisa investir, imediatamente, 10% do PIB em educação pública. Aqui no RN, não podemos aplicar menos que 30% do orçamento no setor. Só assim vamos começar a tirar a educação e os educadores desse caos.”, disse a candidata do PSTU ao governo.
Também participaram da palestra a candidata à vice-governadora, Socorro Ribeiro, que é professora no município, e a candidata ao Senado, professora Ana Célia, que logo depois realizou uma panfletagem em frente à fábrica têxtil Guararapes, onde convidou operários e operárias para o lançamento de seu comitê de campanha em Ceará-Mirim.
Educadores de Extremoz ouvem Simone Dutra

Candidata a governadora do PSTU, Simone Dutra

Henrique visita bairros em Natal e fala sobre potencial do Estado

O candidato a governador Henrique Alves visitou nesta quarta-feira o bairro de Pajuçara e o Conjunto Pirangi, em Natal, onde conversou com lideranças e eleitores dos vereadores Júlio Protásio (PSB) e Luiz Almir (PV). Henrique falou sobre os problemas de segurança no Estado e o potencial do Rio Grande do Norte ainda não aproveitado.
As fotos da reunião no Pajuçara estão ao lado. Abaixo, as fotos da reunião no Conjunto Pirangi.
O primeiro encontro ocorreu em Pirangi com as presenças da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), o candidato a deputado federal, Walter Alves (PMDB), que ocupa atualmente o cargo de deputado estadual, o candidato a deputado estadual, Álvaro Dias (PMDB), e o candidato a deputado estadual, Albert Dickson (PROS), que é presidente da Câmara de Vereadores de Natal, além de Júlio Protásio.
Henrique elegeu a segurança como prioridade para o Rio Grande do Norte. “A segurança é o maior problema do Estado hoje. As delegacias estão abandonadas, falta equipamentos para os policiais. Mas a segurança não é somente uma questão de polícia. É uma questão de dar lazer, educação para o jovem”, afirmou.
Júlio Protásio falou sobre o papel de Henrique Alves, como presidente da Câmara Federal, na resolução dos problemas das obras de mobilidade de Natal. “O RN está falido, quebrado. Por isso, precisa de recursos federais para fazer investimento. E quem conseguiu destravar o dinheiro para as obras de mobilidade de Natal foi Henrique. Precisamos dele no Governo”, disse. Walter Alves falou sobre a dependência do Estado em relação ao Governo Federal. “O RN vai precisar de Henrique. O que o Estado arrecada hoje é para pagar a folha”, apontou.
Em Pajuçara, na Zona Norte, Henrique esteve com Wilma de Faria, a candidata a deputada federal, Zeneide Maia (PR), e com o vereador Luiz Almir. O projeto do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foi destaque nas palavras do candidato do PMDB ao Governo do Estado. “Traremos indústria, parque industrial e emprego para o Estado. A Zona Sul de Natal se desenvolveu por conta do Aeroporto Augusto Severo e esperamos que aconteça o mesmo com a Zona Norte com o novo aeroporto. O RN é um estado rico, tem sal, petróleo, tem um novo aeroporto. Precisamos aproveitar esse potencial”, explicou.




quarta-feira, 23 de julho de 2014

Luiz Almir promove reunião pró Henrique na Zona Norte

O vereador natalense Luiz Almir promove reunião de lideranças e famílias que o acompanham com o candidato da coligação "Unidos pela mudança" ao governo do estado, Henrique Eduardo Alves.
Está marcada para começar às 21 horas, na rua Juliano Moreira, ao lado da igreja católica do Conjunto Pajuçara.
Antes, às 19 horas, Henrique estará na rua Porto das Pedras, 4572 (a rua do depósito Monte Belo), na 3ª etapa do Conjunto Pirangi.


Programação de cursos da Nova Acrópole


Segurança do RN emite nota sobre número de homicídios

GOVERNO DO ESTADO 
DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA 
PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL - SESED 


Natal (RN), 23 de julho de 2014


Nota à imprensa

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) vem por meio desta nota comunicar que, ao contrário do noticiado, o número de homicídios no RN não chegou aos mil casos. Tanto por discrepância entre os números divulgados, quanto pela ausência de distinção entre ‘morte por crime violento’ e ‘óbito’. Conforme dados oficiais elaborados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), elaborados com informações do Portal SISNECRO, que é o sistema utilizado pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) até o dia 09 de julho deste ano, foram registradas 903 mortes violentas.

Porém, os crimes violentos estão subdivididos em: homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e confronto com a polícia. Neste último caso, o Código Penal Brasileiro aponta: “Art. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato: III – em estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular de direito”. Sendo assim, no período de 1º de janeiro a 9 de julho deste ano deverão ser contabilizados 881 homicídios, uma vez que 22 dos casos computados a vítima morreu em confronto com a polícia, segundo os mesmos dados do Ciosp.

A distribuição do número de ocorrências registradas pelo ITEP, tipo crimes violentos letais, por tipo, de 01 de janeiro a 09 de julho de 2014, no Estado foi de 688 para homicídio doloso, 170 para lesão corporal seguida de morte, 23 roubo seguido de morte (latrocínio) e 22 mortes de confrontos com a polícia. Destaca-se ainda que os casos de morte apontados pelo Itep como ‘a esclarecer’ tem sido computados dentro do número total de mortes, o que leva a uma leitura incorreta dos dados.

RN APRESENTA NÚMERO MELHORES EM RELAÇÃO A CAPITAIS DO NORDESTE

Uma análise do cenário nacional e regional revela que o Rio Grande do Norte apresenta uma taxa de homicídios menor do que em estados limítrofes. No RN são 34,7 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto que em estados limítrofes, como Pernambuco (37,1), Paraíba (40,1) e Ceará (44,6), a incidência de mortes violentas é maior. No Brasil, essa taxa fica em 25,2 para cada 100 mil habitantes. Além disso, mesmo com um aumento nos homicídios em Natal, as cidades de Fortaleza, com índice de 72,8, e João Pessoa, com 66,9, estão classificadas entre as 10 cidades mais violentas do mundo, na 7ª e 9ª posições respectivamente, com Natal aparecendo na 12ª colocação, com taxa de 57,6.

GOVERNO DO ESTADO ADQUIRE MATERIAIS E CONVOCA APROVADOS NA POLÍCIA CIVIL

Para reforçar a estrutura dos órgãos de segurança pública do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado investiu mais de 31 milhões de reais, em 2014, para aquisição de equipamentos para uso na atividade policial. Dentre eles, destaque para os materiais adquiridos para as Polícias Civil e Militar: veículos sem compartimento de prisão (50), Furgão para transporte de equipamentos táticos (3), motocicletas (60), algemas (1824), pistolas automáticas (500), fuzis de Precisão (4), escudos e capacetes Nível III para o Bope (40), coletes balísticos (3020), rádios portáteis digitais (1200), munição (56 mil) e capacetes para controle de distúrbios civis (300), além de outros materiais. O investimento totalizou cerca de R$ 31,1 milhões de reais investidos pelo Governo do Estado.

Além disso, foram convocados também, somente neste ano, quase 90 novos policiais civis que estavam formados e aguardavam nomeação para assumir seus cargos. A distribuição foi de 16 delegados, 19 escrivães e 49 agentes. Não obstante as dificuldades de ordem orçamentária e/ou de responsabilidade fiscal, os dados acima revelam que o Governo do Estado mantém seu compromisso com a Segurança Pública e com a sociedade potiguar, a fim de dar-lhe a devida proteção.

POLICIA MILITAR REFORÇA POLICIAMENTO ATRAVÉS DE OPERAÇÕES

A Polícia Militar, por sua vez, tem intensificado o número de operações nas ruas como forma de mostrar que o patrulhamento ostensivo vem acontecendo. Destacamos as Operações Divisa Segura, realizadas através de parceria entre as Polícias Militar e Civil do RN e estados vizinhos, como Ceará e Paraíba, para abordagem de veículos em trânsito entre as unidades federativas. Entre abril e julho deste ano já foram realizadas nove destas missões. Além destas, ocorreram também duas Operações Cadeado, nas fronteiras do Estado, a Operação São João, nas cidades de Assú e Mossoró, Operação Verão e Operação Carnaval. A Polícia Militar também irá acompanhar a Festa de Sant’Ana no município de Caicó com o auxílio do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (Ciccm/RN), assim como foi utilizado no Mossoró Cidade Junina.

Finalizamos informando que estamos com gestões junto ao Ministério da Justiça (MJ) para recebermos o reforço da Força Nacional de Segurança para as ações de Polícia Investigativa, para cobrir as deficiências de efetivo da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Reforçamos nosso compromisso com a defesa da sociedade e fazemos o chamamento aos profissionais de Segurança Pública de que cada um deve cumprir o seu papel, conforme os compromissos profissionais assumidos.
“Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis” - René Descartes.

Evento na Zona Norte em apoio a Henrique, Wilma, Zenaide e Gustavo Carvalho

Nesta terça-feira (22), a ex-vereadora Rejane Ferreira reuniu mais de uma centena de amigos e anunciou apoio à reeleição do deputado estadual Gustavo Carvalho 90888. O evento aconteceu no bairro Santa Catarina, na zona norte de Natal, e conta também com a participação da candidata à deputada federal Zenaide Maia, do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e da candidata ao senado Wilma de Faria.

"Eu estou na política por vocação, meu gabinete está sempre aberto, meu mandato à disposição das demandas populares. Mais que política, eu faço amigos e quero continuar servindo à comunidade", diz Gustavo Carvalho.

Candidata ao Senado, Wilma lembrou de obras feitas na zona norte quando esteve à frente da Prefeitura do Natal e do Governo. 
"O Rio Grande do Norte passa por um momento difícil e precisamos dos melhores nomes, das melhores pessoas. Gente com Gustavo Carvalho, que começou na política como meu auxiliar e tanto fez por essa cidade e esse estado. Gente como Zenaide Maia, uma mulher de coragem. Gente como Henrique, que vai buscar os recursos necessários para investir no RN. Gente como eu, que não se nega ao trabalho. A hora é de união", afirma.
Texto e foto encaminhados pela Assessoria de Imprensa da campanha de Gustavo Carvalho.
Para acessar o site de Gustavo, CLIQUE AQUI.

Site de Henrique Alves ganha visual mais leve

O site do candidato Henrique Alves ganha a partir de hoje um visual mais leve e colorido. As mudanças fazem parte do compromisso de aprimorar constantemente a experiência dos internautas que visitam a página do candidato. Esse compromisso está em consonância com o conceito de mudança, presente em toda a campanha de Henrique Alves.
As atualizações são diárias para que o visitante tenha sempre algo de novo para ver, ler, compartilhar e baixar.
Para acessar, CLIQUE AQUI.

Robinson e Fátima reunem-se com sindicalistas

Os representantes dos movimentos sindicais estiveram reunidos com os candidatos ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD) e ao Senado, Fátima Bezerra (PT) para anunciar apoio e formatar uma agenda pluripartidária em defesa das candidaturas.

Durante a reunião, o presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Eulálio Luiz da Silva comentou a importância do debate sobre a pauta unificada dos trabalhadores no Rio Grande do Norte e no Brasil. “Iremos formatar essa agenda e levantar o debate aqui no Estado”, disse.

Os líderes dos movimentos sindicais anunciaram ainda a criação do Comitê Sindical Pró-Dilma que terá apoio de Fátima e Robinson com ações dos candidatos durante a campanha.

De acordo com Francisca Elpídio, conhecida como Chica, diretora da Central dos Trabalhadores, os sindicalistas vão criar um documento para ser incluído no Plano de Governo de Robinson e nos projetos de Fátima. “Vamos construir esse documento com participação de todos do movimento sindical”, argumentou Chica.

O diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido da Costa também participou da reunião e confirmou o apoio da força sindical aos candidatos da coligação Liderados pelo Povo.

No próximo dia 14 de Agosto os representantes dos sindicatos irão anunciar a agenda com os candidatos e entregar o documento.
Texto e foto encaminhados pela Assessoria da campanha de Robinson Faria.

Walter a Hermano participan da festa de Sant´Ana em Natal

Os deputados Walter Alves e Hermano Morais estiveram na Paróquia de Sant´Ana, zona Norte da capital, onde participaram da programação religiosa em homenagem a Santana.

O deputado Walter destacou que momentos religiosos como o da noite da segunda-feira passada são importantes para garantir a renovação de fé. Durante a cerimônia, Walter ainda foi agraciado com uma lembrança da paróquia.

"Fico feliz sempre em poder participar de momentos como esses. Ainda mais em se tratando de Sant'Ana, a mãe da mãe de Jesus. Independente de religião, é em momentos como esses que renovamos a força que nos guia", pontuou.

Walter Alves e Hermano Morais fazem dobradinha em Natal. Walter é candidato a deputado federal e Hermano à reeleição no mandato de deputado estadual.

Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Imprensa do Deputado Walter Alves.



Ezequiel ganha novos aliados em Campo Redondo

O deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) ganhou novos aliados. Em Campo Redondo, o vice-prefeito Manoel Egídio (PP) e os vereadores Luiz Antônio (PR) e Reginaldo Professor (PP) vão trabalhar pela reeleição de Ezequiel.

“Ezequiel é um deputado atualmente na Assembleia Legislativa, onde cobra melhorias para os municípios do Estado em saúde e segurança pública. Ele também já solicitou através de alguns requerimentos, ações e benefícios para o povo de Campo Redondo”, comentou o vice-prefeito Manoel Egídio. 
Foto: Yure Samuel

Livro de Valério Mesquita será lançado dia 31


Henrique reúne-se com moradores do Conjunto Pirangi

O candidato do PMDB ao governo do RN, Henrique Eduardo Alves, vai se reunir na noite desta quarta-feira com moradores do Conjunto Pirangi - 3ª etapa.
A reunião está sendo organizada pelo vereador Júlio Protásio e está prevista para começar às 19 horas, na rua Porto das Pedras, 4572. É a rua do Depósito Monte Belo.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Paciente da Zona Norte aguarda por familiares no Walfredo Gurgel

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) solicita o comparecimento com urgência de amigos ou parentes do paciente, João Maria da Silva, internado na unidade desde o último dia 16, vítima de um acidente com moto. João não portava documentos pessoais no momento do socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e deu entrada no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) sem a devida identificação legal. Ele afirma morar no loteamento Paraíso, na zona norte de Natal e trabalhar como servente de pedreiro. Qualquer informação que possa levar a identificação de conhecidos ou familiares deve ser repassada ao NIR, através dos telefones: 3232-7611 ou 3232-7525.
Nota encaminhada pela assessoria de Comunicação da Sesap.

Golandim recebe obras realizadas pela Prefeitura de São Gonçalo

“Eu estou achando muito bom. Acabou com a lama, buraqueira e facilitou o acesso a minha residência e de outros moradores. Ficou 100%! Hoje eu posso entrar tranquilamente com meu carro em casa”, afirmou Lenilda Maria da Silva, moradora da Rua Câmara Cascudo. O depoimento de mais uma sãogonçalense satisfeita com as obras que estão sendo feitas no município.
Além da Rua Câmara Cascudo a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando o serviço de pavimentação a paralelepípedo pelo método convencional em outras ruas do Golandim como a Padre João Maria e Bela Vista. A obra é custeada com recursos do Orçamento Geral do Município (OGM) no valor aproximado a R$ 110 mil para os três logradouros públicos.
O Bairro do Golandim está passando por grandes transformações como a entrega da Unidade Básica de Saúde, Posto Policial, Asfaltamento, Pavimentações, Academia da Terceira Idade, Construção de Ginásio Poliesportivo, em andamento, e outras obras que vão beneficiar a população. Já foram mais de 10 ruas pavimentadas e o objetivo é chegar ao fim da gestão com o bairro 100% pavimentado.
Texto (de Marília Costa) e fotos (de Isaías Carlos) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.