domingo, 31 de agosto de 2014

Artigo de Paulo Afonso Linhares

A QUENGA E O VEREADOR

Paulo Afonso Linhares

Quebrou a calmaria paroquial mossoroense a notícia que o vereador Jório Nogueira, em veemente pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, teria afirmado que os alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte não ”faziam sequer um ‘o’ com uma quenga”. Claro, essa é uma expressão bem típica da falar sertanejo, desta região potiguar, na qual o “o” é apenas aquela inocente quarta vogal do alfabeto e “quenga”, bem, não é o que as pessoas gostariam que fosse, pois há “quengas” e “quengas”, mas, a referida no polêmico discurso daquele edil  é apenas aquela banda do endocarpo lenhoso do fruto do coqueiro (Cocos nucifera), de formato arredondado e muito utilizada como recipiente (em algumas localidades substitui as xícaras e canecas) para servir bebidas diversas, de água a cachaça, enfim, uma vasilha feita com a metade de um coco. Que também serve para traçar um círculo, fazer um “o”.  A outra acepção de quenga, bem chula e com muitos “os” a considerar, é prostituta, garota de programa, periguete e por ai vai...
Claro, alunos, ex-alunos e professores da UERN assomaram às trincheiras das redes sociais para protestar contra as invectivas do vereador Jório Nogueira. A retaliação foi grande, de tuíte a fuxibuque. Interessante é que têm assentos na Câmara Municipal de Mossoró vários edis egressos dos cursos universitários da UERN, inclusive o seu presidente que, aliás, é docente dessa instituição. O atual prefeito de Mossoró, Francisco José Lima da Silveira Júnior, e o vice-prefeito, professor Luiz Carlos de Mendonça Martins, são egressos, também, da UERN. Brios feridos à parte, tudo não passou de mais uma trovejante e ciberespacial Batalha de Itararé, aquela que nunca houve.
A UERN não precisa dar explicações acerca da capacidade ou não de seus alunos fazerem um singelo “o” que seja. Em mais de quatro décadas de existência, essa notável instituição que é  fruto da ousadia da gente mossoroense, tem sido um dos mais notáveis pilares do desenvolvimento regional não apenas com abrangência no Rio Grande do Norte, mas, também no vale jaguaribano e no sertão da Paraíba. É injusto e absurdo negar a enorme contribuição da UERN. Sem mais nem menos ela é reflexo da estrutura social e econômica desta região do semiárido nordestino, nem tão melhor ou pior que outras instituições similares da mesma região. Aliás, desde o surgimento da vetusta Università di Bologna, na Itália, fundada em 1088, que essas instituições são marcadas pelos motivos que justificam as suas criações, sempre com profundas imbricações culturais, econômicas, políticas e sociais.
Com 87 cursos de graduação, entre bacharelados e licenciaturas, 15 cursos de especialização, 7 mestrados e 2 cursos de pós-graduação interinstitucional (um mestrado e um doutorado), a UERN está anos-luz à frente do singelo dilema de fazer um “o” com uma quenga. Outro aspecto relevante é tocante à qualidade técnica e profissional de seus egressos. E os exemplos são diversos: o Curso de Direito do campus de Mossoró está entre os cem melhores cursos jurídicos do país, a tirar pelo selo que lhe conferiu o Conselho Federal da OAB. Aliás, é muito alto o índice de aprovação de egressos da UERN no exame da OAB e em concursos públicos na área jurídica. Esse perfil se repete noutras áreas do ensino e pesquisa da Instituição. O episódio aqui comentado, por desagradável que possa ter sido, tem um lado positivo: trouxe à baila uma discussão sobre o papel atual da UERN, nos contextos social, econômico, cultural e político desta região. Em especial, neste momento em que se realizarão eleições em diversos níveis, inclusive para escolha do novo governador deste Estado, que assumirá em primeiro de janeiro de 2015, também, na condição de chanceler da UERN.
Ressalte-se que, diante da repercussão dessa querela, o vereador Jório Nogueira, em recente entrevista à Rádio Difusora de Mossoró, negou ter feito aquela afirmação; teria sido tudo um mal-entendido, pelo qual pediu desculpas à comunidade acadêmica da UERN. Meno male! Episódio esclarecido, caso encerrado. E a brava UERN segue em frente, por vezes até aos trancos e barrancos, mas, sempre, liber vi spiritus!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Veja a participação da presidente Dilma no debate da Band

Professora dá testemunho sobre trabalho de Ricardo Motta

“Como professora, tenho a obrigação de fazer aquilo que ensino aos meus alunos em sala de aula: ter o respeito a quem estende a mão para a gente. Só visto a camisa e trabalho para quem tem trabalho. E Ricardo Motta tem trabalho para mostrar”, afirmou a professora Kézia Adriana, durante reunião realizada na noite desta terça-feira (26), no Conjunto Panatis, em Natal.

Ricardo fez questão de deixar claro  o seu pedido de voto para Henrique governador e Wilma senadora.

O encontro com cerca de 300 pessoas foi organizado por Adriana Trindade para o deputado estadual e candidato a reeleição Ricardo Motta (PROS) e para o vereador e candidato a deputado federal Rafael Motta (PROS).  “Estamos fortalecendo a rede de amigos de Ricardo e de Rafael. É muito gratificante trabalhar com os dois porque são pessoas simples, que recebem as pessoas sem distinção por cargo e independente do que são ou fazem. São pessoas que nasceram para a vida pública”, disse Adriana Trindade.

Falando para um público formado, em sua maioria por professores e jovens, o deputado Ricardo Motta relembrou o início de sua trajetória política, aos 22 anos. “Meu pai morreu aos 50 anos, cego por causa de diabetes. Me tornei responsável por minha família ainda muito jovem por conta das tragédias da vida”, afirmou. Ricardo fez um retrospecto da sua carreira, de seis mandatos na Assembleia Legislativa e sua atuação parlamentar, destacando a apresentação de projetos e requerimentos com o intuito de beneficiar sobretudo a população mais carente do Estado. “É assim que me apresento mais uma vez”, completou.

Alvorada
Já no Alvorada, também na Zona Norte de Natal, o deputado Ricardo Motta falou em seu nome e de Rafael Motta em reunião na casa da presidente do Conselho Comunitário do Conjunto, Isabel Cristina. “Rafael cresceu acompanhando o meu trabalho, conhecendo a história de meu avô, tios e pai que têm uma folha de serviços prestados ao Rio Grande do Norte. Então, sua entrada na política, sua candidatura a vereador em Natal, foi algo muito natural. É um jovem que no primeiro ano do seu primeiro mandato foi escolhido o parlamentar destaque na Câmara”, afirmou Ricardo Motta.

Em ambas as reuniões, o deputado apresentou e recomendou os votos em Henrique Alves (PMDB) para o governo do Estado e em Wilma de Faria (PSB) para o Senado.



Carlos Eduardo volta a pedir ajuda de Natal para eleger Henrique e Wilma

Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, reforça, em discurso, nesta terça-feira (26), sintonia com sua vice-prefeita, a candidata ao Senado, Wilma de Faria, afirmando que ela dará continuidade ao resgate de Natal com atuação em Brasília, além de ajudar a Henrique no Governo.
Em reunião das lideranças da Cidade da Esperança, Marneide e Fátima Lima, Carlos Eduardo destacou a experiência de ter sucedido uma excelente administração de Wilma na prefeitura de Natal, ressaltando que em todos os bairros da cidade tem obra, programa ou projeto dos governos Wilma. 
“A gente tem que votar numa prefeita que andava nos bairros e comunidade, fazendo creches, praças, calçando ruas”.
Carlos Eduardo, ainda comentou que durante as administrações de Wilma, os salários dos servidores eram pagos em dia, que nunca se ouviu reclamações de atrasados, porque ela valorizava os funcionários, que trabalhavam para sustentar suas famílias. 
Vamos ajudar a Wilma, em retribuição à sua vida pública de trabalho, em Natal e no Estado. No Senado ela vai ajudar ainda mais a esse prefeito”.
O prefeito enfatizou que seu candidato a deputado federal é Sávio.
Ainda na noite desta terça-feira, Wilma participou da reunião do vereador Aquino Neto, no bairro Satélite, onde foi apresenta aos seus amigos como sua candidata ao Senado. Participaram da reunião de Aquino os candidatos a deputados Felipe Maia (DEM) e Raimundo Fernandes (PROS), federal e estadual, respectivamente, e no encontro de Marneide e Fátima, o candidato a deputado federal Sávio Hackradt (PDT) e vereador Raniere Barbosa (PRB).

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tomba: "Vitória completa é com Henrique governador, Wilma senadora, e Rafael federal"

Ao destacar a importância de os eleitores elegerem nas urnas de outubro próximo candidatos comprometidos com o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) afirmou na noite desta terça-feira que a sua vitória não será completa, se o eleitor de Santa Cruz não eleger também o deputado federal Henrique Eduardo Alves governador do Estado e a professora Wilma de Faria senadora da República.
A declaração do parlamentar municipalista ocorreu durante uma concentração popular que realizou no bairro do "Paraíso", em Santa Cruz, ao lado do presidente do PROS, Rafael Motta, seu candidato a deputado federal, da prefeita Fernanda Costa e de vereadores aliados. O que seria uma simples reunião de campanha, transformou-se em uma grande concentração popular, com a participação de cerca de duas mil pessoas.
Em seu discurso, Tomba falou do trabalho que a sua esposa, a prefeita Fernanda Costa, vem desenvolvendo em favor do município e destacou que a grande parte dos benefícios obtidos por Santa Cruz é oriunda de sua atuação parlamentar na Assembléia Legislativa.
O deputado do PSB explicou à platéia a importância de votar em Henrique Alves para o governo do Estado, para que este possa continuar a ajudar o município. Tomba disse ainda que, mesmo sem ter nunca votado em Henrique, ele sempre se mobilizou para atrair recursos para Santa cruz. "Foi assim para a construção do teleférico, que Henrique conseguiu R$ 5 milhões para torná-lo uma realidade. E ele nunca foi votado pelo deputado Tomba", declarou.
 Tomba Farias também enumerou benefícios conquistados por Santa cruz durante a gestão de Wilma de Farias no governo do Estado.
O deputado do PSB, que tem o apoio de 14 prefeitos do Rio Grande do Norte, destacou que para se fazer o bem e ajudar as cidades não precisa de ser votado. Como exemplo, ele citou a cidade de Currais Novos, que tem recebido a sua ajuda, embora o prefeito não tenha votado nele. "Hoje durmo em paz porque sei que sou um deputado presente, que cumpro com meus compromissos. Sou respeitado por onde ando porque sou um deputado de palavra e compromisso. As pessoas sabem que a palavra de Tomba é uma palavra que tem valor", afirmou.
Tomba alertou ainda a população com relação a atuação de candidatos que aparecem na cidade para pedir o voto do povo e depois somem sem levar nenhum benefício para o município. 

Aprenda a usar o tempo a seu favor


Garibaldi e Walter: "Vitória completa é com Henrique, governador e Wilma, senadora"

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, esteve ontem (25) ao lado do deputado estadual Walter Alves, que tenta uma vaga para federal, nos municípios de Pendências e Afonso Bezerra, na região Central, onde participaram de mobilizações políticas que levaram milhares de pessoas às ruas. 

Em Pendências, Garibaldi e Walter percorreram os principais pontos da cidade ao lado do prefeito Ivan Padilha. Na ocasião, presente o deputado Zé Dias (PSD), que também é apoiado pelo prefeito. Durante seu discurso, o ministro Garibaldi Filho se emocionou ao lembrar do seu pai, o senador Garibaldi, que fez política na região central durante os anos 60.

"Voltar aqui sempre me emociona muito. Percorri essa região diversas vezes ao lado do meu pai, ainda jovem. Hoje venho trazer um pedido que é em nome do meu filho, que tenta um voo mais alto para defender o Rio Grande do Norte em Brasília", discursou Garibaldi.

Em Afonso Bezerra, ao lado do ex-prefeito Robson, o ministro se emocionou novamente. "Eu tinha uns 14 anos na época, e percorríamos essas cidades todas. Poder rever as pessoas e receber esse carinho é uma coisa que sempre nos deixa emotivos", disse o ministro, que salientou o trabalho do deputado Walter Alves em defesa do Rio Grande do Norte.

"Walter tem se mostrado um homem vocacionado para a vida pública. Na Assembleia, ele já demonstrou isso durante os dois mandatos como deputado estadual. Ele foi bem avaliado sendo escolhido como o melhor deputado por duas vezes", salientou Garibaldi. E complementou: "Não podemos esquecer que essa vitória precisa ser completa. Além dos nossos deputados, vamos fazer de Henrique nosso governador e de Wilma nossa senadora".

Veja o mais recente programa de Henrique na TV (25/08 noite)

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Carlson Gomes recebe apoio para estadual

O domingo (24) foi de diversos anúncios de apoio ao candidato a deputado estadual Carlson Gomes, nos municípios de Currais Novos, Taipu e Pureza.

Em Currais Novos, recebeu o apoio do vereador João Neto (DEM), que está em seu terceiro mandato, tendo chegado à presidência da Câmara Municipal.

Carlson Gomes também esteve em Taipu, onde recebeu o apoio de Naldinho Bandeira, que é irmão do prefeito do município.

Depois de Taipu, Carlson participou de uma reunião em Pureza, para receber o apoio do grupo liderado pelo ex-vice-prefeito Costa Neto e Adalberto, que é composto pelo ex-vereador Irmão Magnus, pelos suplentes Dôra, Paulinho, Nandinho e Jorge Machada, além de diversas lideranças.

“O apoio do vereador João Neto fortalece o nosso grupo político em Currais Novos. Agradeço e o parabenizo pela decisão coerente, somando com este projeto de trabalho sério para o bem e desenvolvimento de Currais Novos, enquanto os apoios recebidos em Taipu e Pureza reforçam nosso compromisso de trabalhar pelos dois municípios na Assembleia Legislativa.”

Com João Neto

Com Naldinho

Reunido com amigos de Pureza

Maratona pelo Oeste é concluída em Grossos e Upanema

No encerramento da passagem neste fim de semana  da Caravana da Mudança pela região Oeste, as cidades de Grossos e Upanemas promoveram, na noite domingo, 24, algumas das maiores mobilizações da atual campanha eleitoral. O deputado Henrique Alves, candidato a governador, a candidata ao Senado, Wilma de Faria e candidatos a deputados foram recebidos em clima de festa  em ambas as cidades em eventos marcados pela alegria e pelo entusiasmo.
Em Grossos, o prefeito Mauricinho, do PMDB, deixou claro o porquê da ruidosa festa que tomou conta de toda a região central, ocupando praticamente todas as ruas: “Grossos está recebendo hoje alguém que olhou para o nosso município muito antes de pensar em ser candidato”, disse ao enfatizar que sempre encontrou abertas as portas do gabinete do deputado Henrique Eduardo Alves quando foi a Brasília pedir recursos para administrar a cidade.
Para o prefeito Mauricinho não há dúvidas de que Henrique é o mais preparado para governar o Rio Grande do Norte. “O melhor para governar o Rio Grande do Norte e ajudar no desenvolvimento de Grossos é Henrique Eduardo Alves”, disse o prefeito ao conclamar seus eleitores a fazer a opção por quem tem serviços prestados ao município.
Ao lado de Wilma de Faria, dos deputados Leonardo Nogueira, Gustavo Fernandes e também candidatas Fafá Rosado, ex-prefeita de Mossoró e da advogada Kátia Nunes, Henrique agradeceu a acolhida em Grossos. “Quero agradecer a maneira educada e respeitosa com que todos nos receberam, nos proporcionando uma das mais belas e festivas acolhidas dessa campanha”, disse o deputado e candidato a governador para em seguida destacar o trabalho que sempre realizou em prol dos município do Estado. “Não há, Grossos, uma só cidade do Rio Grande do Norte que não tenha a presença do trabalho de Henrique”.
UPANEMA
Na cidade de Upanema, a festa não foi menor nem menos intensa. Comandada pelo prefeito Luiz Jairo, um gestor comprovadamente aprovado pela população da cidade, uma multidão saiu às ruas e acompanhou toda a movimentação em torno dos caravaneiros da Mudança. Um ano e meio depois de participar da campanha eleitoral no município, em que o PMDB foi derrotado, Henrique agradeceu o apoio do prefeito e a demonstração de união em torno de seu projeto de governo. “Upanema me proporcionou uma noite que eu jamais vou esquecer. Quando for a outras cidades, vou contar o que vi esta noite aqui e do exemplo que Upanema está dando”, enalteceu.
O prefeito Luiz Jairo explicou aos amigos e eleitores a sua opção na campanha para o Governo do Estado e o Senado. “Henrique tem prestígio nacional, experiência e capacidade de articulação para, com a ajuda de Wilma no Senado, ajudar a desenvolver o Rio Grande do Norte e o município de Upanema”.
Henrique disse estar feliz em encontrar receptividade à aliança política montada para tirar o Rio Grande do Norte da difícil situação em quem se encontra. E disse que a recepção não o surpreendeu. “Upanema me viu menino lutando para resistir ao golpe militar que tirou o mandato e calou a voz do meu pai. Eu resisti e me tornei o deputado federal de Upanema e sempre ajudei os prefeitos do município. Porque tem onze mandatos de deputado federal prova que tem palavra, tem compromisso e o respeito dos eleitores”.
Em Upanema, onde tem o apoio de oito dos nove vereadores, Henrique esteve acompanhado do companheiro de chapa, o deputado João Maia, da candidata ao Senado Wilma de Faria, da médica Zenaide Maia e da ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado, o deputado Leonardo Nogueira, dentre outros candidatos às eleições proporcionais.





Delegados de Polícia opinam sobre segurança pública

Na próxima quarta-feira (27), a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol/RN) promoverá o Encontro de Delegados com os candidatos ao Governo do Estado. Na ocasião, os candidatos devem apresentar suas propostas para a Segurança Pública, em especial para a Polícia Civil do RN, e discuti-las junto aos profissionais da área.

O Encontro terá início às 10h com o candidato Henrique Alves (PMDB). Em seguida, às 11h, será a vez de Araken Farias (PSL). Já às 11h30, a candidata do PSTU, Simone Dutra, será ouvida pelos delegados. Às 12h será a vez do professor Robério Paulino (PSOL) apresentar suas propostas. Robinson Faria (PSD) encerrará a rodada com os delegados do Rio Grande do Norte às 14h.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da Adepol-RN.

Entidades culturais de São Gonçalo reconhecem o trabalho de Jaime

Durante o último final de semana São Gonçalo do Amarante se tornou a cidade potiguar do folclore. Considerado o “Berço da Cultura Popular”, o município realizou um festival de arte popular para comemorar o Dia Nacional do Folclore. A abertura dos festejos aconteceu na tarde da sexta-feira (22) com um cortejo cultural pelas ruas do Centro da Cidade, terminando com uma cerimônia no patamar da Igreja Matriz.
A solenidade contou com a presença do prefeito Jaime Calado, do presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique, o vice-presidente Alexandre Santos, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, além de representantes e integrantes dos grupos participantes. Na ocasião, os organizadores do evento homenagearam o prefeito Jaime Calado com uma placa de agradecimento e reconhecimento pelo incentivo ao folclore e a cultura popular.
“Essa homenagem conferida ao Senhor prefeito Jaime, é uma forma de agradecimento, por que a cultura de um lugar só permanece viva se tiver o compromisso da gestão de investir e incentivar. Essa é uma forma de dizer muito obrigado pela criação da Lei do Fundo Municipal de Cultura que destina porcentagem do orçamento municipal para patrocinar projetos culturais, o que certamente fortalecerá a política cultural do município”, enfatizou Flávio Henrique.
As apresentações reuniram um grande público no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo, nos dias 22 e 23 de agosto, para acompanhar o trabalho dos grupos locais e visitantes. Participaram do evento Elizabete Freire (PE), Eita de Projeções folclóricas (PB), Balé Popular Terras Potiguares (Passa e Fica), Cia. de Danças Macambirais (Passa e Fica), Cia. Cangaia (Parnamirim), Grupo Xaxado (Paranamirim), Caboclos (Major Sales), Sete Estrelas (São José do Campestre), Raizes Potigures (Stº Antônio do Salto da Onça), Dançante Cia. de Dança (Natal), Filhos da Arte (Macaíba), Grupo de Dança do Complexo Cultural (Natal), além dos grupos tradicionais do município: Parafolclórico Folguedos, Coco de Calemba, Bambelô da alegria, Mestre Atanásio, Pastoril Dona Joaquina, Boi Calemba Pintadinho e Boi Surubim.
“A participação de vocês aqui, com todo esse colorido, está deixando São Gonçalo ainda mais bonito. Fazer cultura popular e manter as tradições não é fácil, e vocês fazem isso com muita alegria. Esse festival é importante por que vai promover o intercâmbio cultural entre os grupos de Pernambuco, Paraíba, de outros municípios do Estado e de São Gonçalo. São essas experiências que fortalecem o nosso folclore. Agradeço a homenagem e reafirmo o nosso compromisso com a cultura do nosso povo”, declarou Jaime Calado.

Texto e fotos (de Marcos Oliveira / Paulo Góis Locha) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.


domingo, 24 de agosto de 2014

Nicki Minaj - Anaconda - libera vídeo cheio de sensualidade

Wilma recebe lideranças da Assembleia de Deus

A candidata ao Senado, Wilma de Faria, teve mais uma reafirmação do apoio do segmento evangélico neste sábado (23). O pastor-presidente da Assembléia de Deus de Mossoró e região, Francisco de Miranda, assim como o responsável da igreja na região de Assu, Pastor Alfredo, e o Pastor de Natal, Jailton Santos, juntamente com o candidato a segundo suplente de Wilma, Pastor Edmilson vereador pelo PMDB), falaram sobre o trabalho que estão realizando na defesa da campanha da ex-governadora, assim como de Henrique Alves ao Governo.
"O nome da senhora é muito bem aceito, pelos muitos serviços e trabalho que realizou, independente de estar hoje candidata ao Senado. Seu trabalho como prefeita de Natal conseguiu extrapolar os limites da capital e depois teve o seu governo que foi bem avaliado", disse o Pastor Miranda, que contabiliza 12 vezes votando e apoiando Wilma. 
Segundo frisou, como pastor que tem o dever de orientar seus fiéis, defende os candidatos que possuem identificação com a igreja, como Wilma. "A senhora tem vantagem grande sobre adversários e, agregado ao seu nome, tem a presença de um pastor como segundo suplente que tem muito respeito dentro da Assembléia", reforçou. E o Pastor Alfredo complementou: "É uma benção de Deus a senhora ter colhido um dos melhores nomes do nosso segmento".
O Pastor Edmilson, por sua vez,  reforçou que está trabalhando a candidatura  por todo o estado. Certos eventos, frisou, reúnem de uma só vez os dirigentes e membros da igreja de mais de 50 cidades.
MAIS
A Caravana da mudança, liderada por Wilma de Faria e Henrique Alves,  candidatos a senadora e governador, respectivamente, percorreu mais ruas da cidade de Mossoró no fim da tarde deste sábado (23), passando pelos bairros Belo Horizonte, Lagoa do Matos, Alto do Xerém, Carnaubal e finalizando com comício na Boa Vista.
Wilma, nascida em Mossoró, ressaltou durante discurso, sua característica de mulher forte, afirmando ser herança do povo mossoroense. Falou das pesquisas duvidosas, mostrando que pesquisa se faz nas ruas e, que, o povo de Mossoró mostrou que quer mudança, quer Wilma no Senado e Henrique no Governo.
Wilma pediu o voto dos mossoroenses para trabalhar mais por Mossoró e pelo Rio Grande do Norte. "Vamos juntos com o PMDB de Henrique e Garibaldi. Vamos juntos com PR de João Maia. Vamos juntos, Mossoró, mostrar que queremos mudança", disse Wilma, que finalizou: "Peço o apoio de todos vocês, porque agora a palavra é uma só: lutar e vencer".

Artigo de Paulo Afonso Linhares

ELEIÇÕES 2014: NOVO CENÁRIO

Paulo Afonso Linhares

A trágica e prematura morte de Eduardo Campos, ademais de comover toda a nação brasileira, impôs inesperada e por demais significativa mudança na cena política nacional, mormente em vista da eleição presidencial deste ano de 2014 em que o político pernambucano despontava como o terceiro dos candidatos nas intenções de votos colhidas em diversas sondagens até agora realizadas. Na corrida presidencial, Eduardo Campos patinava entre 8 e 10 por cento, contra cerca de vinte por cento de Aécio Neves e quase 40 por cento de Dilma Rousseff. Esta, aliás, vinha aparecendo como provável vencedora do embate eleitoral ainda no primeiro turno. A tragédia de Santos, todavia, pode representar uma reviravolta neste cenário.

Ora, imediatamente depois das exéquias do ex-governador Eduardo Campos e dentro do prazo legal, a coligação partidária liderada pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB colocou Marina Silva como candidata à presidência e o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque a vice-presidente. Por um capricho do destino, o acidente que vitimou Campos repôs a premissa lógica de que Marina - já agraciada com uma montanha de vinte milhões de votos na última eleição presidencial -, prima facie, seria eleitoralmente mais viável. Claro, sem ter conseguido "armar" a sua Rede Solidariedade, o partido que fundou e que não conseguiu registro no TSE a tempo de participar das eleições 2014, não lhe restou alternativa senão aderir ao arrojado projeto de Eduardo Campos que, na condição de condottiere do PSB, para si próprio reservou a cabeça da chapa presidencial, embora sua nova correligionária aparecesse com intenção de votos mais mais robusta, nas pesquisas até então divulgadas. E Marina Silva passou a figurar apenas como uma espécie de "dama de companhia", candidata à vice-presidência embora inicialmente com maior percentual de intenção.

A entrada de Marina Silva muda o jogo, apesar de dificilmente impedir que Dilma Rousseff conquiste o seu segundo mandato presidencial. Aliás, nesse ninho de cancão que é a eleição presidencial, um dos propósitos confessados de Eduardo Campos já é uma realidade: a lógica da política brasileira atual foge à polarização enfadonha entre petistas e tucanos. Nesse contexto, o mais prejudicado será o candidato Aécio Neves, que nos próximos dias será ultrapassado por Marina, que também tentará encostar em Dilma Rousseff. Para esta, real perigo seria uma aliança política de Marina e Aécio que, aliás, será a grande beneficiária se não ocorrer essa (improvável e quase impossível) união de forças.

Entretanto, a despeito do considerável apelo popular da candidatura Marina Silva no meio urbano, verdade é que ela se apequena muito no meio rural, porquanto a ex-ministra do governo Lula e antiga militante petista é considerada ferrenha inimiga do agronegócio, em especial nas questões ambientais. Passada que seja a comoção que causa no público a morte de Eduardo Campos, será bem mais nítida a posição de cada um dos principais candidatos à presidência da República à eleição de outubro de 2014 e quanto mais distante ficar das eleições o impacto eleitoral dessa tragédia se diluirá.

Desde logo, ressalte-se, favorece a candidatura de Dilma a circunstância de que não existe maior diferença político-ideológica entre os principais projetos em disputa: os três governos petistas (dois de Lula e um da Dilma) foram uma continuidade da política econômica de FHC e Marina Silva nasceu politicamente no PT, ademais da circunstância de que o PSB sempre foi um aliado estratégico petista (a enorme alavancagem do processo de crescimento do Estado de Pernambuco que tornou o então governador Eduardo Campos um mito, foi obra de Lula continuada por Dilma). Em suma, posto que em graus variados, as três candidaturas principais (Aécio, Dilma e Marina) se situam na faixa de centro-esquerda do espectro ideológico. Claro, quem ganhar a eleição armará um grande esquema político-parlamentar para garantir a governabilidade, que finda sendo um gigantesco balaio de gatos.

O palanque eletrônico terá cada vez mais importância nas eleições brasileiras e a atuação dos candidatos, a despeito das plataformas assemelhadas, poderá ser o diferencial a ser captado pelo eleitor e transformado em voto. Claro, algum candidato e seus epígonos encastelados em veículos de comunicação importantes continuarão a disseminar pânicos, sobretudo, ao alardear uma severa crise econômica que não existe e o fantasma de um desastre econômico de proporções bíblicas, caso Dilma Rousseff confirme nas urnas as leituras favoráveis à sua reeleição feitas através das pesquisas de opinião. Bobagem, embora Dilma tenha errado quando recusou-se a fazer ajustes imprescindíveis na economia nos dois primeiros anos de seu governo, insistindo em manter o crescimento econômico apenas com a expansão do crédito, que findou por gerar inflação e alguns amargos corretivos, a exemplo da escalada dos juros pelo Banco Central.

Segundo assertiva  do brilhante e insuspeito economista Luís Carlos Mendonça Barros, na conferência "Brasil: o fim de um modelo ou ajuste cíclico", proferida em evento ocorrido em São Paulo, dia 21 de gasto de 2014, "não estamos no meio de uma crise, mas, de algo como uma "parada técnica" depois de dezessete anos de crescimento, apenas a crise conjuntural de um modelo de sucesso que requer ajuste cíclico".  Vivemos um período de ajuste cíclico." Nada de pânico. Claro, a natureza e a intensidade desse ajuste dependerá de quem será eleito presidente.  Aquele que for ungido pelos urnas de outubro deste ano de 2014, como presidente da República, obrigatoriamente deverá fazer esse ajuste cíclico, porquanto os indicadores econômicos mostram que, a despeito do ciclo econômico virtuoso de 17 anos, a economia atingiu limites intransponíveis a inspirar cuidados  e preocupações caso não se façam os necessários ajustes. Vale esperar. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Jaime Calado: "Quem anda com a bandeira da paz e da união está com a gente"

Encerrando a agenda desta quinta-feira (21), a candidata ao Senado, Wilma de Faria, participou de reunião promovida pelo vereador Júnior Grafith (PRB), na zona Norte de Natal, além de comício organizado pelo prefeito de São Goncalo do Amarante, Jaime Calado (PR).

No primeiro evento, no Panatis, além de Wilma, foram apresentadas as candidaturas de Henrique Alves (governo), Rafael Motta (deputado federal) e Laura Helena (deputada estadual).

Já no de São Gonçalo, o chefe do executivo lançou a candidatura de sua mulher, Zenaide Maia, para a Câmara Federal, além das de Wilma e Henrique e João Maia (vice-governador) e de George Soares e Adão Eridan (Assembleia Legislativa).

"Quem quiser ter uma senadora que vai trabalhar muito pelo estado e por São Gonçalo vai votar Wilma. Já estou até pedindo várias emendas para ela para a nossa cidade. Quem anda com a bandeira da união e da paz, está com a gente. São Gonçalo precisa desses apoios para fazer muito mais por nossa cidade. Não temos um convênio sequer com o Estado hoje. Henrique vai mudar isso", destacou.

Já João Maia, disse que mais do que união, o Rio Grande do Norte precisa de força para poder mudar a situação. Observou ainda que Henrique e ele estão cientes das dificuldades e do grande desafio que estão querendo enfrentar e que por isso buscarão soluções.

Wilma observa que São Gonçalo  está crescendo por causa da união de políticos locais, mas principalmente do povo, e o Rio Grande do Norte precisa disso. E lamentou o abandono estadual, observando os muitos investimentos que fez no município enquanto governadora. "Mas precisamos fazer mais".


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Veja o vídeo do 1º programa de Henrique no horário eleitoral

Vigilantes podem ter piso salarial exclusivo

Lançamento da candidatura de Laura Helena será nesta 4ª

A candidata a deputada estadual Laura Helena (PPS) realiza nesta quarta-feira, dia 20, o lançamento oficial de sua campanha para a Assembléia Legislativa. 
O evento acontecerá no Versailles Tirol, a partir das 20h, e contará com as presenças do candidato ao governo do Estado pela coligação ´´União Pela Mudança´´, Henrique Eduardo Alves, do vereador natalense, Junior Grafith, além de outras lideranças da política local.
Durante o evento, Laura Helena reunirá amigos, lideranças comunitárias e eleitores, aos quais vai apresentar algumas das suas propostas de desenvolvimento do Rio Grande do Norte nas áreas de cidadania e ação social, saúde, esporte, educação, combate as drogas e segurança pública, entre outras.
Disputando pela primeira vez um mandato para o Legislativo estadual, Laura Helena, é advogada e representa com a sua candidatura a ´´Força Jovem´´ do Rio Grande do Norte.

Henrique encontra velhos amigos em reunião na Zona Norte

Na noite desta terça-feira, 19, depois de participar do debate promovido pelo Fórum Potiguar da  Cultura, o deputado Henrique Alves, candidato a governador pela coligação União pela Mudança, fez uma espécie de viagem no tempo. Foi a um encontro com famílias que moram na zona norte de Natal, convocado por amigos e eleitores que o acompanham há desde o início da sua vida pública.
Benivaldo Azevedo, Jorge Maurício e Genildo Andrade se juntaram para chamar os amigos, vizinhos e correligionários para promover um encontro com o candidato a governador.  Foi muito mais do que um encontro com Henrique candidato ao Governo. Foi um encontro com o amigo e deputado a quem acompanham desde o início de sua caminhada na política, desde o tempo em que o velho MDB cabia num Fusquinha.
Benivaldo Azevedo, que ganhou um abraço do amigo e uma homenagem do deputado em quem votou, pela primeira vez, há 44 anos, chamou os amigos, os parentes, os vizinhos “Foi uma forma de juntar os antigos bacuraus”, afirma, ao seu lado, Jorge Maurício, vice-presidente do PSC em Natal.
Todos eles tem muitas histórias para contar. Mas ninguém está na estrada há mais tempo que seu Leonel das Rocas, como gosta de ser chamado. Ao lado da mulher, ele conta que votou em Aluizio Alves, pela primeira vez, em 1952. E recorre à memória para lembrar que se filiou ao então MDB em 6 de março de 1976. “Dos onze mandatos que Henrique tem de deputado eu votei nele em dez. Em apenas uma eleição eu não votei nele, porque votei no próprio Aluizio”, conta, sem esconder a emoção.
O local do encontro de Henrique com velhos amigos e novos eleitores foi numa espécie de condomínio familiar no conjunto Panatis. São 14 casas, ocupadas por membros da mesma família. Henrique lembrou das enormes dificuldades dos primeiros anos da vida pública, quando pegou a estrada para manter acesa a chama despertada pelo pai Aluizio Alves.  Hoje, 44 anos depois, ele disse ter finalmente descoberto porque os mais velhos, que o procuram para mostrar broches, retratos antigos e cartazes, ainda amam e cultuam a memória do ex-governador.
“Meu pai dizia em casa e na rua, nos palanques, nos comícios, nos encontros com o povo, que governo foi feito para os pobres, que rico não precisa de governo”, lembra, emocionado, o candidato da coligação União pela Mudança. “Rico só precisa que o governo não o atrapalhe, para que ele possa continuar trabalhando e produzindo, gerando trabalho e renda. Pois eu digo a vocês que estou pronto, me preparei para ser um bom governador, se não do mesmo tamanho que Aluizio, porque isso é impossíve, mas um governador que traga as mudanças, que faça o Rio Grande do Norte voltar a caminhar e tenha as portas abertas em Brasília”, declarou.
Do encontro na Zona Norte também participaram a candidata ao Senado da coligação, Wilma de Faria, o deputado Agnelo Alves, o jornalista e ex-secretário da Prefeitura de Natal Sávio Hackradt e o ex-vereador Adenúbio Melo, todos candidatos às eleições proporcionais. 
É de Sávio, um jornalista bastante experiente e que até bem pouco tempo era chefe do Gabinete Civil do prefeito Carlos Eduardo, uma declaração que resume o momento que o eleitorado potiguar viverá no dia 5 de outubro: “O Rio Grande do Norte precisa de algo muito simples: trabalho e experiência. Quem tem trabalho e experiência, tem prestígio. E o Rio Grande do Norte tem essa pessoa, que é o deputado Henrique Eduardo Alves, que vai precisar de uma boa equipe e apoio no Legislativo para levantar o Rio Grande do Norte, assim como o prefeito Carlos Eduardo está fazendo em Natal”. Fotos: Tiago Lima.





terça-feira, 19 de agosto de 2014

Henrique fala aos alunos do Contemporâneo

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, apresentou suas propostas na área da Educação para estudantes do colégio Contemporâneo, nesta segunda-feira (19), durante debate promovido no ginásio da escola, localizada no bairro de Lagoa Nova.
Henrique defendeu maior investimento na Educação Básica, destacou a importância do ensino profissionalizante e da escola em tempo integral. “A educação básica é fundamental para a formação dos jovens. É quando a criança toma gosto pela leitura, pelo hábito escolar”, afirmou.
Sobre o ensino profissionalizante, o candidato incentivou os jovens a buscarem alternativas de inserção no mercado de trabalho. “Vocês precisam encontrar uma maneira de conciliar os livros com o ensino profissionalizante. É humilhante para jovens com diploma na mão não ter emprego e renda.”
Outro ponto defendido foi a implantação de escola em tempo integral, uma forma, frisou Henrique, de dar apoio ao estudante. Além disso, ele ressaltou a necessidade de se combater, de forma mais contundente o analfabetismo no Estado.
Henrique Alves também defendeu a estruturação e interiorização da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). “Temos que levar a UERN onde a UFRN não possa chegar. Na prática temos que desenvolver a UERN”, completou.
Ao final do debate, o candidato conversou com vários estudantes no ginásio, agradeceu o convite e enfatizou: “Quanto debates vocês quiserem fazer, eu venho. Não haveria nenhuma hipótese de faltar a um debate como esse".
Além de Henrique Alves, participaram os candidatos Simone Dutra (PSTU), Robério Paulino (PSOL) e Araken Farias (PSL). O candidato Robinson Faria (PSD) não compareceu ao debate.
Fotos de Cláudio Abdon.




Leonardo Boff vem dar aula magna na UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a Aula Magna do segundo semestre letivo 2014, na quarta-feira, dia 27, às 9h, no auditório da Reitoria, tendo como palestrante convidado o professor, teólogo e escritor Leonardo Boff. O tema de sua palestra será “Ecologia e o papel da universidade no mundo contemporâneo”.

Leonardo Boff, natural de Santa Catarina, é autor de uma vasta produção intelectual no campo da Filosofia, da Teologia e da Educação, desde 1962. Ele tem mais de 60 obras publicadas, muitas delas traduzidas em diversos países.

Pensador e crítico da Igreja Católica, se tornou mais conhecido, dentro e fora do Brasil, pela divulgação da Teologia da Libertação, da qual se tornou seguidor e teórico. Atualmente é professor aposentado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), articulista de dezenas de jornais e conferencista que viaja o Brasil divulgando os temas abordados em sua obras.

Texto distribuído pela AGECOM.

Nova Acrópole anuncia palestra gratuita sobre "O mito do Rei Arthur"



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Garibaldi representa Walter Alves nas mobilizações do Oeste

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, representou ontem (17) o deputado estadual Walter Alves (PMDB), candidato a federal, durante a passagem da "Caravana da Mudança" por mais seis municípios da região oeste do estado, evento que levou centenas de pessoas às principais ruas e avenidas de todas as cidades por onde as candidatos da coligação passaram neste domingo. 

Cumprindo uma agenda paralela na região do Seridó, o deputado Walter Alves foi substituído pelo pai, que reforçou por onde passou os compromissos que Walter tem cumprido com seus apoiadores ao longo dos dois mandatos na Assembléia Legislativa, tendo sido - inclusive - escolhido como o melhor deputado do ano por duas edições. Em São Francisco do Oeste, ao lado do deputado federal Henrique Eduardo Alves, candidato a governador, o ministro Garibaldi foi recebido pela prefeita Gildene Barreto, do PTB.

Em Taboleiro Grande, Garibaldi Filho esteve no palanque da prefeita Clébia Bessa (PSD), ao lado dos candidatos da coligação. De lá, o ministro seguiu com o grupo para o município de Rodolfo Fernandes, onde eram aguardados pelo prefeito Monteiro Neto (PR). O ministro esteve presente ainda às mobilizações de Severiano Melo, onde contou com o apoio do presidente do PMDB do município, Raimundo Alves, Itaú e Umarizal, localidade onde o ex-prefeito Nel (PMDB) declarou que vota em Walter Alves para deputado federal.

Missa de 7º dia por Eduardo Campos, em Natal, será na antiga Catedral

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, celebrará missa, em sufrágio da alma do ex-governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, e das demais vítimas do acidente com o jato, ocorrido no litoral de Santos (SP), na última quarta-feira. 
A celebração acontecerá na próxima terça-feira, 19, às 17h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Cidade Alta, Natal (antiga Catedral).
Dom Jaime recebeu a visita do então candidato à presidência da República, Eduardo Campos, na tarde do dia 11 de julho.  
O tema do encontro, que aconteceu no gabinete arquiepiscopal, foi focado nas problemáticas do Nordeste, em especial do Rio Grande do Norte, relativas à seca, que afeta, principalmente, a população dos municípios do seminárido potiguar.
Nota distribuída pela Pascom da Arquidiocese de Natal.

Henrique conclui maratona pelo Oeste

A passagem da Caravana da Mudança pelas regiões do Médio e Alto Potiguar foi encerrada neste domingo, 17, com a realização de algumas das maiores concentrações da atual campanha eleitoral. Lideranças políticas e a população das cidades de Severiano Melo, Itaú e Umarizal promoveram intensas de manifestações de apoio ao receber o  deputado Henrique Eduardo Alves, candidato a governador, o senador e ministro Garibaldi Filho e candidatos a deputado federal e estadual da coligação União pela Mudança.
Em razão de viagem a Recife para o sepultamento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a candidata ao Senado, ex-governadora Wilma de Faria, não participou da programação do domingo. Henrique Alves foi a Recife pela manhã, participou do velório e retornou ao Estado para concluir a programação iniciada na sexta-feira.

SEVERIANO MELO
No final da tarde, a Caravana da Mudança chegou a Severiano Melo, onde centenas de pessoas recepcionaram os candidatos e saíram em passeata pelo centro da cidade. O clima de união política e o discurso contra o radicalismo, adotado por Henrique Alves, conseguiram atrair para o mesmo palanque o ex-prefeito Silvestre Monteiro, do PSB, o vice-prefeito Jacinto Carvalho (PTB), o presidente municipal do PMDB, Raimundo Alves de Lima, os vereadores Dadilson Matias, Josilma Andrade, Bruno Melo, Derimar Barra, Coitinho e Gilson Carvalho, além de diversas outras lideranças do município.
A recepção aos integrantes da Caravana da Mudança foi marcada pelo clima de festa e união entre correntes políticas que se enfrentam no município. O senador e ministro Garibaldi Filho sintetizou o clima de entendimento ao destacar que Hen rique Alves “é o candidato da união e das mãos unidas”. Garibaldi pediu o voto casado em Henrique para o governo e Wilma de Faria para o Senado e também nos candidatos a deputado federal e estadual da coligação. “Ele vai precisar da união de todos. Nunca um governador precisou tanto”, completou.

ITAÚ
Em Itaú, a passagem da Caravana da Mudança resgatou a campanha popular como há muito não via. Ao lado do prefeito Ciro Bezerra, de vereadores e lideranças, Henrique percorreu a pé um longo trecho pela região central da cidade. A alegria coloriu a noite de Itaú com um clima de grande animação envolvendo pessoas vestidas de vermelho, verde e azul. “Itaú está lhe dando um voto de confiança porque temos a certeza de que você, com 44 anos de vida pública, tem honrado o Rio Grande do Norte e tem portas abertas para fazer o nosso Estado avançar”, disse o prefeito Ciro Bezerra, do DEM, que pediu portas abertas do futuro governo para o atendimento aos pleitos do município.
Ao agradecer a animada recepção, que o fez participar de uma longa caminhada e até dançar forró com a mulher, a jornalista Laurita Arruda, em plena rua, Henrique Alves pediu a compreensão dos companheiros do PMDB, como o ex-prefeito Dr. Neuremberg, para este momento novo da política estadual. “Sozinho, apenas com a bandeira do PMDB, eu não conseguiria me eleger e enfrentar o desafio a que me proponho que é o encarar e resolver os grandes problemas do Rio Grande do Norte”, afirmou o candidato a governador.
Em Itaú, além do PMDB e do prefeito Ciro Bezerra, Henrique e Wilma contam com o apoio do vice-prefeito Paulo César e dos vereadores Jailson Brito, Toinho Galego, Fafá, Gildo Pinheiro, Márcio Lima, Alex Brasil, Reykson Brasil e Ítalo Medeiros.
Ao caminhar pelas ruas da cidade e cumprimentar homens e mulheres, crianças e jovens, Henrique deixou uma ótima impressão. Dona Maria Fernandes de Oliveira, de 79 anos, que saiu às ruas acompanhada de familiares, foi uma das pessoas cumprimentadas pelo candidata. “Ele é muito gentil”, disse após revelar que já votou nele duas vezes para deputado federal e que espera que ele seja eleito e faça um bom governo.

UMARIZAL
A população de Umarizal, última cidade a receber a visita da Caravana da Mudança, neste domingo, 17, promoveu uma das maiores manifestações da atual campanha eleitoral. Milhares de pessoas saíram às ruas da cidade para promover uma ruidosa e alegre manifestação de apoio, em clima de festa e união. Acompanhado do ministro Garibaldi Filho e de candidatos a deputado federal e estadual, Henrique foi saudado com euforia. 
Na cidade, sua candidatura conta com o apoio do prefeito Mano Onofre, dos ex-prefeitos Rogério Fonseca e Néo (Manoel Paulo Cavalcante e dos vereadores Érico, Naldo, Bazoca e Zé Moura. Todos pediram ao candidato que enfrente e encontre soluções para os problemas que afligem a população nas áreas de segurança e saúde pública. “Umarizal está precisando de uma mudança urgente no Governo do Estado”, declarou o ex-prefeito Néo.
Ao agradecer as manifestações de apoio, Henrique disse que Umarizal lhe reservara uma das maiores emoções de sua vida pública. Defendeu a união entre correntes políticas antagônicas como forma de criar condições para o enfrentamento dos maiores problemas do Rio Grande do Norte. “Me preparei para este momento. Eu quero dizer a Umarizal que estou pronto e pedir a cada homem e mulher que me deem esta oportunidade para realizar um grande governo à frente do Rio Grande do Norte”, afirmou em um discurso marcado pela emoção que contou conta das ruas de Umarizal.
FOTOS: Tiago Lima.





domingo, 17 de agosto de 2014

Henrique dará duas entrevistas nesta segunda-feira, dia 18

A primeira será ao meio dia, na TV Tropical, a Salatiel de Souza.
A outra será às 18,30, na Inter Tv Cabugi.
Às 16 horas, Henrique estará no Conjunto Pajuçara para uma caminhada, saindo da Rua Flor do Paraíso.
Às 19 horas irá ao Nova Natal para uma reunião organizada pelo vereador Júlio Protásio e, às 20 horas, no mesmo bairro, reunião com apoiadores de Walter Alves e de Hermano Morais.

Getúlio Rego une o seu grupo no apoio a Henrique

Centro geográfico e político e caixa de ressonância de uma região que reúne quase 40 municípios,  Pau dos Ferros ofereceu na noite deste sábado, 16, uma demonstração de como a união em torno de interesses maiores do Estado pode ajudar a superar divergências politicas e lutas partidárias. Numa autêntica festa democrata, o deputado Getúlio Rego anunciou formal e oficialmente o seu apoio e de todo o seu grupo político à candidatura do deputado Henrique Alves a governador do Rio Grande do Norte.
"O nosso partido decidiu não ter candidato próprio. E decidimos quem apoiar da maneira mais democrática. Ouvimos o povo. E ouvimos os dois principais candidatos. E fizemos uma opção por você, Henrique, com o seu preparo, prestígio e experiência", declarou Rego. "O Rio Grande do Norte está literalmente quebrado e você é a pessoa certa para tirar o estado desta situação.  Estamos convencidos de que é preciso construir uma opção viável e palpável para que o Rio Grande do Norte possa se reerguer".
A declaração e o anúncio de apoio foram feitos em um comício de lideranças do Democratas que lotaram Éden Clube, em Pau dos Ferros. Prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios do Oeste marcaram presença no evento.
 O presidente da Assembleia Legislativa e candidato à reeleição, Ricardo Motta, também participou do encontro.


Do senador José Agripino,  presidente estadual e nacional do DEM ao prefeito Fabrício Torquato, passando pelo deputado federal Felipe Maia e o ex-prefeito Leonardo Rego, as lideranças se revezaram ao microfone para destacar a competência, o compromisso e a habilidade de Henrique Alves. "Mais da metade desse povo, que não vende o voto, mas troca o voto por serviço prestado, nunca votou em você. Agora vai votar porque foi convencido democraticamente. E quem os convenceu, Henrique, foi você, que mostrou ser competente e preparado", disse o senador.
Antes, o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, mandou um recado aos adversários da aliança política: “Aos que tratam esta aliança pejorativamente de acordão, eu recomendo que ponham o pé no freio, porque a retaguarda é estreita”. E arrematou: “Não fazemos parte de qualquer acordão, mas de cabeça aberta estamos pensando e fazendo o que é melhor para o futuro do Rio Grande do Norte”.

AGRADECIMENTO
Ao final do encontro, Henrique fez um emocionado de agradecimento. Disse que se a reunião em que foi pedir o apoio dos democratas foi a mais difícil de sua vida, a deste sábado foi a mais importante. "Não quero o apoio e o voto de vocês por agradar, agradar por agradar ou tentar ser esperto ou ser o que não sou. Já cometi erros no passado, na juventude, no tempo do enfrentamento e do radicalismo, mas amadureci, mudei “, disse o deputado e candidato a governador.
Henrique agradeceu aos municípios pela calorosa recepção e às lideranças políticas pelo apoio. E disse estar plenamente ciente das responsabilidades e dos desafios que terá no governo. “Eu poderia ter decidido ser candidato a mais um mandato de deputado, mas atendi ao chamado de muitos companheiros para ser candidato a governador. E se eu vim pra cá, vim pra acertar. Não posso errar. Se eu topei o desafio é porque sei que com o apoio de vocês vamos dar um jeito no Rio Grande do Norte”, completou.

CARAVANA
Depois do que chamou “noite inesquecível de Pau dos Ferros”, Henrique e os caravaneiros da Mudança retomaram o giro pelas cidades do Alto Oeste. Antes de ir para a cidade administrada por Fabrício Torquato, visitou Riacho de Santana onde foi recebido pelo prefeito Jessé Freitas, pelo vice Aristóteles, vereadores e demais lideranças políticas do município. “O povo do Rio Grande do Norte fará um exame de consciência e verá que Henrique e Wilma são a melhor opção para o nosso Estado”, declarou o prefeito.
Após deixar o Èden Clube, Henrique, Wilma e outros caravaneiros visitaram as cidades de Rafael Fernandes e Água Nova, próximas a Pau dos Ferros. Nas duas cidades, o candidato a governador destacou a importância do que acabara que acontecer na maior cidade da região. Em Rafael Fernandes, a caravana foi recebida pelo prefeito Nicó Júnior e centenas de pessoas. O prefeito destacou que “toda a cidade é testemunha do carinho, respeito e consideração que Henrique Alves tem pelo nosso município”.
Em Água Nova, a caravana foi recebida pela prefeita Rafaela e pelo ex-prefeito Iromar,por vereadores e lideranças. Apesar de tarde da noite, a população saiu às ruas para ver e ouvir os caravaneiros da Mudança.
Fotos: Tiago Lima.