quinta-feira, 6 de agosto de 2015

UFRN: Comissão de apoio a alunos com necessidades especiais tem nova direção

A professora Catarina Shin Lima de Souza é a nova presidente da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Docente da Escola de Música, atuando recentemente também com musicografia Braille e educação especial e inclusiva, a educadora substitui o professor de Fisioterapia Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, que se afastou para realização de pós-doutorado.
“É um desafio motivador. O foco, neste momento, é enfatizar ainda mais ações neste processo de sensibilização da comunidade em relação às pessoas com necessidade educacional especial”, disse a professora.

“Neste sentido, aprofundaremos o trabalho que o professor Ricardo vinha desenvolvendo, com o intuito de fortalecer a política existente na busca de uma inclusão efetiva para todos. Entendo que as capacitações são relevantes neste aspecto, para criar a cultura de sabermos lidar com as diferenças, oferecendo um atendimento específico para cada necessidade”, acrescentou.
A professora Catarina Shin é mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, possui Especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e Licenciatura em Educação Artística (habilitação em Música) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
CAENE
A CAENE fica localizada no Centro de Convivência, ao lado da agência dos Correios, e atende no horário das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. O corpo funcional possui pedagogos, interpretes de libras e tutores.
A comissão foi criada pela Portaria nº. 203/10 - R, de 15 de março de 2010, vinculada ao Gabinete da Reitoria, com a finalidade de apoiar, orientar e acompanhar a política de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no âmbito da Universidade.
Dentre as unidades parceiras, tem destaque atualmente o Laboratório de Acessibilidade Digital. Informações adicionais podem ser obtidas no site da caene.
Material divulgado pela AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.