quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ezequiel requer Ronda Cidadã para Ceará-Mirim

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa, requereu a implantação do Projeto Ronda Cidadã, no município de Ceará-Mirim, que fica na Região Metropolitana. O requerimento foi encaminhado ao governador Robinson Faria e a secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite Gonçalves. 
 “As estatísticas apontam um crescimento significativo da criminalidade na Região Metropolitana. Com o objetivo de conter as ações criminosas, o Governo do Estado implantou o Projeto em Natal e já sinalizou que levará para Parnamirim. Solicito ao governador que implante o Ronda Cidadã também em Ceará-Mirim, município importante que hoje tem mais de 70 mil habitantes”, argumentou Ezequiel. 
De acordo com o presidente da Assembleia, o Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, descuidar-se do policiamento repressivo, de forma qualificada. O programa se inspira em experiências que deram certo em outros países, como Colômbia e, mais perto, no estado do Ceará.

Ronda Cidadã

O Programa Ronda Cidadã garante a presença policial nos bairros e a proximidade ao cidadão para combater a violência, assegurando maior agilidade no atendimento à população. O projeto trabalha em duas frentes: a reativa e proativa. 
A primeira, conta com o pelotão atuando na prevenção e repressão qualificada, a partir do patrulhamento com viaturas, motocicletas, e bicicletas (ciclo patrulhas). Já o pelotão proativo consiste no acolhimento e inclusão social, por meio do Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadã de Visitas Comunitárias e Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência, que funciona nos moldes da Lei Maria da Penha, da Base Móvel Ronda Cidadã e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Texto e foto encaminhados pela Assessoria de Imprensa do deputado Ezequiel Ferreira de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.