terça-feira, 30 de junho de 2015

Diógenes Dantas entrevista o ministro Henrique Alves

O jornalista Diógenes Dantas gravou nesta terça-feira, em Brasilia, uma entrevista para a 96 FM com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Com 20 minutos de duração, a entrevista deverá ser transmitida nessa quarta, dia 1º de julho no Jornal da 96, que começa às 7,30.

Servidor adventista da Cosern ganha no TST direito à folga adequada à sua religião

A 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão de instância inferior assegurando a um servidor da Cosern, em Caicó, o direito a ter o seu repouso semanal remunerado adequado às normas de sua Igreja - a Adventista.
A Cosern alegou que o trabalhador só entrou nessa igreja 28 anos depois de ter sido admitido e, durante todo esse período, cumpriu jornada que incluiu o trabalho aos sábados.
Pela Igreja adventista, seu horário de folga - assegurado pelo TST - tem que ser entre às 17h30 da sexta-feira às 17h30 do sábado.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no site do TST.

Samu Natal recebeu 615 trotes até abril deste ano

Fiquei estarrecido com o que vi agora no site da Prefeitura de Natal.
Nos primeiros 4 meses deste ano, foram passados nada menos que 615 trotes para o SAMU-Natal.
Brincadeira de imbecis.
Todo mundo sabe que o SAMU é um serviço emergencial para o salvamento de vidas. O tempo que suas equipes perdem saindo para atender chamadas mentirosas atrapalha, e muito o padrão de qualidade do atendimento que procura oferecer à população.
No total foram mais de 20 mil chamadas atendidas.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no site da Prefeitura de Natal.

Pintor e escritor cubano decide retratar todos os fuzilados pelo castrismo

Tou lendo aqui no jornal digital cubano independente "14 y medio" sobre um projeto fantástico do pintor e escritor cubano Juan Abreu.
Ele decidiu retratar - um a um - todos os fuzilados do castrismo, grande parte dos quais lutaram ao lado de Fidel pela derrubada do governo anterior - de Fulgênio Batista.
À medida que vai aprofundando sua pesquisa, Abreu levanta histórias incríveis.
Diz ele:
- A história dos fuzilamentos em Cuba é uma história não contada. Aliás, não só não contada. Quando falam dela, sempre procuram desacreditar seus protagonistas (as vítimas), apontados como bandoleiros e assassinos.
- Essas acusações carecem de qualquer tipo de evidência histórica - assinala. 
Em seguida, Abreu não esconde o impacto que lhe provocaram alguns casos por sua truculência e crueldade.
Um deles, o de Antonio Chao Flores. Um jovem idealista que, aos 16 anos, começou a lutar contra Batista, ao lado de Fidel. Chegou a ganhar capa de uma revista (Bohemia) como heroi da Revolução.
Dois anos depois já estava lutando contra Castro também.
Condenado sumariamente à morte, foi obrigado a se arrastar da cela, na fortaleza La Cabaña, até o paredão, porque, sem a perna perdida em combate, foi privado das próprias muletas pelo seu carcereiro.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no site "14 y medio".

Rock in Rio abre inscrições para bandas brasileiras

Estão abertas até o dia 15, na Internet, inscrições para bandas brasileiras interessadas em participar do Rock in Rio 2015.
CLIQUE AQUI para conhecer o regulamento e se inscrever.

Morre a Irmã Salésia, das Filhas do Amor Divino, aos 90 anos

A Arquidiocese de Natal informou hoje, em sua página do Facebook, o falecimento da irmã Salésia Fernandes, da Congregação Filhas do Amor Divino (Colégio das Neves).
Foi na noite dessa segunda-feira, dia 29. Leia, abaixo, a nota da Arquidiocese:

Faleceu às 23 horas desta segunda-feira, 29, a Irmã Maria Salésia Fernandes, da Congregação das Filhas do Amor Divino. 
O corpo está sendo velado no Centro de Velório do Cemitério Morada da Paz, no bairro de Emaús, onde, às 16h, desta terça-feira, será celebrada missa, seguida do sepultamento.
Irmã Salésia tinha 90 anos de idade e residia na Comunidade Vila Maria, das Irmãs do Amor Divino, em Emaús.
(Crédito: Facebook Padre Gleiber Dantas)

Pesquisador indica sua seleção do ABC em 100 anos

O amigo Carlos Nascimento Andrade, grande pesquisador da história do futebol potiguar, alecrinense declarado, postou em sua página no Facebook o que considera ser o melhor time do ABC em 100 anos.
Confira:

Sou torcedor do Alecrim F.C., mas como pesquisador do futebol do RN selecionei o ABC dos 100 anos: 

1. Ribamar 2. Gageiro 3. Edson 4. Dequinha 6. Marinho 5. William 10. Jorginho 7. Pageú 8. Alberí 9. Xixico (31 a 39 – 9 títulos) 11. Paulo Izidro
TÉCNICO: Edésio Leitão

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Nem o governador do RN sabia que a arrecadação estadual tinha crescido

Só hoje, dois meses depois dos números levantados, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, celebrou, com postagens no twitter, o fato da arrecadação estadual haver subido no período de janeiro a abril de 2015. Mais de 22% de crescimento.
Pelo jeito, o governador só veio saber disso hoje, quando o jornal Folha de São Paulo divulgou um balanço nacional e mostrou que, apesar da crise, os Estados que cobram imposto mais caro sobre o consumo da energia elétrica tiveram um incremento na arrecadação.
O Rio Grande do Norte ficou em segundo lugar no Brasil.
Robinson, pelas notas que colocou no twitter, está exultante. Como se diz no popular, está "se achando" por "esse grande feito".

É o caso de se perguntar: 

Quer dizer que, agora, vai dar pra atender às reivindicações da UERN?
Quer dizer que, agora, vai dar pra investir na saúde e acabar com a falta de esparadrapo e gaze no Walfredo Gurgel e demais unidades da rede pública de saúde?
Com a arrecadação "subindo", como justificar os artifícios para "completar" a folha dos servidores, comprometendo o futuro do IPE?
E a segurança pública?

PMDB e PT estão juntos na campanha de Luís Gomes

O deputado federal Walter Alves (PMDB) participou, na noite de ontem (28), de um comício em prol da candidata à prefeita Mariana Fernandes (PMDB), no município de Luís Gomes. Mariana é filha do ex-prefeito Dr. Pio X Fernandes, e o candidato à vice-prefeito na chapa é Luciano Pinheiro, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Antes do comício, Walter percorreu as ruas do município em uma caminhada, ao lado dos partidários de Mariana. Além de Walter, estavam no comício o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB).
Durante discurso, Walter foi incisivo ao falar que o município precisa de Mariana no comando do Poder Executivo. “Luís Gomes precisa de força, capacidade e juventude para lutar pelo seu desenvolvimento. Mariana representa tudo isso”, disse Walter Alves.
Ainda discursando, Walter afirmou que coloca o mandato à disposição da futura prefeita. “Nosso mandato está inteiramente à disposição para ajudar Mariana a enfrentar e vencer as dificuldades”, pontuou.
Segundo calendário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), as eleições suplementares em Luís Gomes ocorrem no próximo domingo, dia 5 de julho.
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria do deputado Walter Alves


Agnelo Alves fará muita falta à união do ABC, diz Judas Tadeu

Falando, hoje de manhã, na sessão solene da Assembleia Legislativa que celebrou o centenário do ABC Futebol Clube, o ex-presidente Judas Tadeu afirmou:
- A força do ABC está na união de cada um e Agnelo Alves nos fará uma falta imensa nessa junção.
A sessão foi realizada por iniciativa do deputado José Adécio.
Durante a solenidade, foram homenageadas as seguintes personalidades com passagens marcantes na história dos 100 anos:


José Nilson de Sá (Conselheiro e ex-presidente)
Abelírio Rocha Sobrinho (Conselheiro e ex-presidente)
Severo Alves Câmara (Conselheiro e ex-presidente)
Judas Tadeu Gurgel (Conselheiro e ex-presidente)
Leonardo Arruda Câmara (Conselheiro e ex-presidente)
Ferdinando José Araújo Teixeira (Ex-técnico)
Deputado Agnelo Alves (Conselheiro) – In memoriam
Alberi José Ferreira de Matos (ex-jogador)
Michell Miller Silva de Medeiros (Diretor da Torcida Organizada Movimento 90)

CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no site da Assembleia

RN é o Estado do Nordeste onde a arrecadação mais cresceu

Reportagem disponível no site da Folha de São Paulo, mostra que o Rio Grande do Norte é o estado nordestino que registra maior crescimento da arrecadação entre janeiro e abril de 2015 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Esse crescimento é atribuído ao aumento do preço da energia.
Segundo a Folha, a arrecadação do RN subiu 22,05% nos 4 primeiros meses deste ano.
No Brasil todo, só quem conseguiu crescimento maior foi o Estado do Pará: 31,66%.

Nota do blog: Eu só queria entender pra onde está indo esse dinheiro.
Pois, até hoje, até para pagar a folha de pessoal, o governo do RN está tendo que "comer na frente" - feito enxada - metendo a mão em recursos que, pela lei, deveriam estar sendo guardados para o pagamento de futuras aposentadorias ou adotando outros artifícios.
Agora é que começo a entender o significado do que o governador Robinson dizia, logo depois de ser eleito: "O problema do RN não é a falta de recursos; é a falta de gestão".

CLIQUE AQUI para ler a reportagem da Folha.

124 concursos no Brasil oferecem mais de 23 mil vagas

O listão está disponível no site G-1 e assinala que são oferecidas oportunidades para todos os níveis de escolaridade.
Sua chance pode estar num desses concursos. 
Acredite em você. 
Mesmo que precise fazer várias vezes, porque tem gente na sua frente na fila, pois vem se preparando há mais tempo, você não parando de estudar, um dia sua chance chegará. Sem dúvida.
CLIQUE AQUI para acessar.

Jornalistas precisam se credenciar para cobertura da Seleção Brasileira de voleibol

CREDENCIAMENTO DE JORNALISTAS



AVISO À IMPRENSA: 


Está aberto credenciamento para o jogo amistoso do Brasil em Natal
. Seleção adulta masculina de voleibol que representará o Brasil nos Jogos Pan Americanos fará amistoso contra a Argentina, às 19 horas do dia 4 de julho (sábado), no Ginásio Nélio Dias, em Natal.
A Confederação Brasileira de Voleibol convida os jornalistas interessados em cobrir o amistoso contra a Argentina, a fazerem o devido credenciamento.
Os profissionais da imprensa do Rio Grande do Norte devem enviar email para imprensa@volei.org.br com nome completo, identidade, função, órgão em que trabalha e a(s) cidade(s) em que deseja acompanhar as partidas, já que o Brasil fará também mais dois outros amistosos contra a Argentina, em Fortaleza e João Pessoa.
Os jornalistas que tiverem seus pedidos aceitos serão informados pela assessoria de comunicação da CBV sobre local e data de retirada das credenciais. Informações complementares poderão ser feitas através dos telefones (21)2114-7268/ 7278/7298 (CBV).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.

Nota do Blog: Este comunicado me foi enviado pelo amigo Igor Ribeiro Dantas, que conseguiu incluir Natal no roteiro da Seleção Brasileira a custo zero para os governos.

domingo, 28 de junho de 2015

Papa Francisco pede para mascar coca durante visita à Bolívia

O anúncio foi feito pelo ministro boliviano da Cultura, Marko Machicao.
Reportagem da agência AFP publicada no site chileno Emol revela que o ato de mascar coca é muito usado pelos turistas que chegam à Bolívia, como forma de combater os efeitos da altitude, que chega a 3.600 metros em La Paz.
O Papa Francisco realizará visita à Bolívia entre os dias 8 e 10 de julho.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Padres de Natal farão retiro em Aparecida (SP)

A Arquidiocese de Natal divulgou, por meio de sua página no Facebook, a seguinte nota:

"O clero da Arquidiocese de Natal participa de retiro, no período de 06 a 10 de julho, na cidade de Aparecida (SP). O tema do encontro será "Presbíteros, na perspectiva da Evangelli Gaudium". 
O encontro terá como pregador o bispo emérito de Coari (AM), Dom Jaércio Gonçalves Pereira. 
No mesmo período, os padres idosos da Arquidiocese também participarão de retiro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal".

Artigo de Paulo Afonso Linhares

JUSTIÇA: VINGANÇA E DELAÇÃO

Paulo Afonso Linhares

Na esteira da ideia-força de que toda corrupção deve ser castigada, parcela significativa do aparato punitivo estatal brasileiro condensado no tripé Magistratura-Ministério Público-Polícia, aliado às poderosas estruturas midiáticas nacionais, tem investido no “espetáculo”, na “novelização” dos processos judiciais, a exemplo do tom espetaculoso dos desdobramentos judiciais da chamada “Operação Lava Jato”, da Polícia Federal, que apura  práticas de ilícitos relacionadas com o pagamento de propinas milionárias a executivos da Petrobrás, com destinação de recursos financeiros para financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais.  Por decorrência da regra processual da “prevenção do juízo”, cabe à 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, cujo titular é o juiz Sérgio Fernando Moro, o processo e julgamento de diversas ações criminais, a despeito dos atos tidos como delituosos terem ocorrido em diversos outros locais do Brasil ou mesmo até fora deste país.

Nesse caso judicial que se arrasta há meses, sugestivamente dividido em “fases” (as recentes prisões dos executivos principais das construtoras Odebrecht e  Andrade Gutierrez deram início à 14ª Fase), tendo como modelo os “capítulos” das novelas da Rede Globo, o juiz Sérgio Moro passou a ocupar, para o bem ou para o mal,  a posição que meses antes pertencia ao ministro do STF Joaquim Barbosa, atualmente aposentado: a de anjo vingador ou, mais especificamente para nós de cultura lusitana, um redivivo Dom Sebastião de brilhante armadura e espada em riste a investir contra hordas de empresários e políticos corruptos.

De sólida formação jurídica, inclusive com passagem pela prestigiosa Harvard Law School, além de ser Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, o juiz Moro surfa na enorme notoriedade que o comando dos julgamentos dos crimes descobertos na Operação Lava Jato atribui, sendo elevado à condição de herói por enorme parcela da população brasileira, com a enorme alavancagem midiática derivadas dos enormes interesses políticos e econômicos em jogo. Sobretudo, é imprescindível sempre possa o juiz distinguir o reto do que é efetivamente torto, para lembrar conhecida expressão do poeta latino Horácio (“Curvo dinoscere rectum”).

Lideranças sindicais de petroleiros, a exemplo de Emanuel Cancella, do Sindipetro-RJ, sem meias palavras acusa Moro de parcialidade e de que estaria a serviço do PSDB e de empresas petroleiras multinacionais, principais beneficiários  do estardalhaço da Operação Lava Jato. O PSDB é o grande beneficiário político, pelos estragos direcionados que ela tem causado ao Partido dos Trabalhadores e, sobretudo, à imagem da presidente Dilma, ademais de visar como objetivo de médio prazo o alijamento do ex-presidente Lula da disputa presidencial de 2018, a partir do seu envolvimento, direta ou indiretamente, por obra de delações premiadas, como beneficiário de recursos oriundos da corrupção feita na Petrobrás. Ressalta, todavia, que o sonho de consumo de tucanos e outros despeitados de diversas extrações, é ver nas grades o filho de Dona Lindu, a qualquer custo, por razões que nem Freud explica, porém, que estão bem claras nas cartilhas das elites conservadoras, perversas, oligárquicas e aristocráticas, aboletadas em suas casas-grandes, seus sobrados, suas mansões suntuosas e apartamentos de luxo...  

Do ponto de vista econômico, as concorrentes multinacionais da Petrobrás ganham muito com o desgaste de sua imagem no mercado mundial, que inevitavelmente vem ocorrendo, inclusive o enorme aviltamento do valor da empresa (tomado como base as cotações de 22 de dezembro de 2014, a Petrobrás teria perdido, em dólar, 43,6% do seu valor de mercado nesse ano, caindo de US$ 91 bilhões para US$ 51,6 bilhões. Em 2015 esse valor continuou em queda, embora, haja sinais de recuperação nos últimos dois meses). Lembram essas lideranças, que a esposa do mesmo juiz, Rosângela Moro, é advogada do PSDB e de empresa multinacionais de petróleo. No processo da Operação Lava Jato o uso excessivo de delações premiadas levanta a suspeita de abuso, ademais dos enormes casos de vazamento de informações para grandes veículos da imprensa, tudo para fortalecer o entendimento de que algo de podre deve haver nesse reino da Dinamarca...

A atuação mesma do juiz Moro é cercada aspectos polêmicos, a começar pelo excessivo peso que têm as  delações premiadas no processo e que serve de base para decretação de prisões preventivas, apreensão de bens, bloqueio de ativos financeiros etc. Estranho é que o próprio Moro tenha declarado que “[...] É certo que os depoimentos de Alberto Youssef, de Paulo Roberto costa (...) devem ser vistos com muitas reservas, já que se tratam de pessoas acusadas por crimes graves e que buscam benefícios de redução de pena [...]” e noutro momento asseverado que a delação “é um instrumento de investigação e de prova válido e eficaz, especialmente para crimes complexos”.

Pelo visto, essa opinião não encontra conforto na melhor doutrina do direito processual penal brasileiro. O ex-ministro do STJ, Gilson Dipp, que foi também corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça e membro da Comissão da Verdade, jurista e magistrado de alto conceito entre seus pares, em recente palestra na Associação Comercial de São Paulo, afirmou que "a palavra do delator vale muito pouco" e que a delação premiada "não é prova", de modo que "é apenas um instrumento de obtenção de prova. Não vale a palavra dele para condenar, muito menos para oferecer uma denúncia se for apenas na sua informação. Uma delação não tem o condão de fundamentar uma sentença judicial. Eu diria mais: não tem o condão de fundamentar sequer uma denúncia." Palavras sábias de quem, doutra feita, corajosamente afirmou que "O juiz tem que ser magistrado e não majestade" e sabe, como diz Michel Foucault, no clássico Vigiar e Punir, que “é preciso que a justiça criminal puna em vez de se vingar”. Justiça, sim, vingança jamais.

sábado, 27 de junho de 2015

Nova missa por Agnelo Alves será às 17h em Parnamirim

Nova missa de 7º Dia na intenção do deputado Agnelo Alves será celebrada a partir das 17 horas, na Matriz de Parnamirim.
A primeira missa foi realizada no fim da manhã deste sábado (27), às 11 horas. na Catedral Metropolitana de Natal.
Presidida pelo arcebispo emérito de Natal, dom Heitor de Araújo Sales, a missa reuniu familiares de Agnelo, como a esposa Celina Alves, os filhos Carlos Eduardo (prefeito de Natal), Agnelo Filho e José Luiz, além dos sobrinhos Henrique Eduardo Alves (ministro do Turismo) e Garibaldi Filho (senador) e de inúmeros amigos do deputado estadual, ex-senador e ex-prefeito de Natal e Parnamirim.
Abaixo algumas fotos de Joana Lima:






sexta-feira, 26 de junho de 2015

Governo do RN projeta reaproveitamento de policiais que estão na reserva

O governador em exercício, Fábio Dantas, assinou na tarde de hoje (26), Projeto de Lei Complementar que será enviado à Assembleia Legislativa, dispondo sobre a designação de policiais militares da reserva remunerada para o serviço ativo.

No Projeto de Lei Complementar, policiais militares da reserva com até 65 anos, homens, e 60 anos, mulheres, poderão voltar à ativa por um prazo máximo de 24 meses, para prover segurança dos imóveis pertencentes ao Estado ou aos Poderes, ao Ministério Público e Tribunal de Contas.

Os militares designados terão direito a abono de permanência, enquanto durar a designação; férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3; recebimento e uso de fardamento; e ficarão sujeitos às obrigações a cargo dos militares da ativa.

Os municípios que quiserem ter a sua disposição militares designados para a ativa, ficarão responsáveis, integralmente, pelos custos da cessão.

A medida tem como objetivo "assegurar a guarda dos imóveis pertencentes os Estado e não acarretará aumento de despesa com pessoal, pois os destinatários das convocações receberam, somente, as parcelas correspondentes ao abono de permanência, terço de férias e verbas indenizatória", segundo a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha.
Nota distribuída pela Assessoria de Comunicação do governo do RN.

Agora de noite tem forró pé de serra na Praça Pedro Velho, em Natal

Prossegue esta noite na Praça Pedro Velho, em Natal, o Festival de Gastronomia junina, com forró pé de serra e muita animação.
A programação musical desta sexta-feira 26, será aberta em grande estilo pelo forró de raiz de As Nordestinas, seguindo-se a apresentação do cantor e compositor Fabiano Barbosa.
Patrocinado pela Prefeitura, o Festival tem entrada franca.

Estandes de restaurantes convidados:
Tenda de Vinhos Canessa & Montanares
Embutidos Pata Negra
Restaurante da Totoia
Restaurante Blackitchen
Papillon Creperie
Ombak Cachaçaria e restaurante
Bar 294
A Cozinharia
Paçoca de Pilão
Curva do Vento
Atelier Culinário da Chef Ítala Selda

Quiosques convidados
Mise en Plase (Utensílios culinários e temperos)
Tenda de Drinks 
Edi do Acarajé (comida típica)
Sweet Cake (doces)
Sweet Vanilla Food Bike
Bonal (empório)
Go! Temakeria (Comida oriental fusion)
Cozinha Ecológica da chef Debora Sá (funcional)
Tapiocaria da chef Ana Lima (regional)
Leo Caldinhos (regional)
Mediterrâneo Buffet do chef Michele Maisto (Antepastos, pães e massas)


E mais:
Tendas da canjica e comidas típicas (regionais nordestinos)
Tenda das canjicas e comidas típicas de vários estados


CLIQUE AQUI e acesse a programação completa no site da Prefeitura de Natal.

Amanda Gurgel só fica com R$ 3.680,00 do seu salário como vereadora em Natal, diz revista

Pedindo as bênçãos do professor Raimundo e com o “salário Ó”, a revista _rn chega causando com Amanda Gurgel que quer igualar salário de vereadores aos de professor.
De acordo com a revista, Amanda Gurgel só fica com R$ 3.680,00 do seu salário de vereadora em Natal. O resto vai para o partido e movimentos sociais.

Ainda na edição 32 já disponibilizada na Internet:

- Entrevista com Tárcio Fontenele 
- “Itismailaifi”, desenhista quer terminar trilogia autobiográfica
- Governo determina retorno de servidores
- Desapropriação de terreno deve acabar na Justiça
- Festival Gastronômico Junino segue até o domingo na Praça Pedro Velho
- Ensaio fotográfico com Brunno Antunes
- Por Elas: De volta ao começo
- Grito de alerta (2), por Rinaldo Barros

E mais:

As colunas de Luis Fausto, Ana Cadengue, Erasmo Carlos Firmino, Raildon Lucena, Brito, Ramirez Fernandes e Túlio Ratto.
Para acessar, CLIQUE AQUI.

Imóvel em terreno de 30 mil m² vai a leilão judicial

A Justiça Estadual de Natal em conjunto com o leiloeiro oficial Davi Eduardo Paulim, realizam leilão presencial e eletrônico no dia 01 de julho de 2015, a partir das 11:00 horas, no Fórum e com lances online de qualquer lugar do país, pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rn
Será leiloado imóvel comercial com 30.000m² de área de terreno com edificação com 1.320m², localizado em Mossoró. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rn ou então pelo 0800-707-9272.
Nesse site é disponibilizada a foto abaixo e assinala que o imóvel fica na antiga estrada Mossoró/Governador Dix-sept Rosado, B. Bom Jesus.

Fies anuncia mais 61 mil e 500 financiamentos na 2ª edição de 2015

Nota publicada nesta sexta-feira, 26/05, no portal do MEC:
"A segunda edição de 2015 do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) vai priorizar cursos de formação de professores, engenharia e na área de saúde, foi o que anunciou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta sexta-feira, 26. Nesta edição serão oferecidos 61.500 novos financiamentos.
De acordo com o ministro, também serão priorizados os cursos de maior qualidade, com notas cinco e quatro, e as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal. “Os cursos de maior qualidade receberão particular ênfase pois assim se garante que os estudantes estarão pagando e o país estará financiando cursos que serão melhores para a sua formação”, disse.
Janine afirmou que a priorização, entretanto, não exclui vagas em cursos de outras áreas de formação, nas regiões Sul, Sudeste e no Distrito Federal, além de cursos com nota três. “O objetivo é melhorar a igualdade das regiões, é melhorar a qualidade dos cursos ofertados e focar os cursos nas prioridades da sociedade brasileira”, concluiu.
Pela primeira vez, o Ministério da Educação conseguiu um desconto de 5% nas mensalidades que serão financiadas pelo Fies. Os juros do financiamento são de 6,5%, subsidiados pelo Governo Federal. O edital e as portarias que regulamentam a segunda edição do Fies devem ser publicadas no Diário Oficial da União no dia 3 de julho.
Assessoria de Comunicação Social"

Renovação dos contratos do FIES pode ser feita até o dia 30

Nota emitida no dia 26 de maio e que permanece publicada nesta sexta-feira no portal do Ministério da Educação e Cultura:


O Ministério da Educação vai prorrogar o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Agora, os estudantes têm até 30 de junho para concluir o processo de renovação dos contratos. A portaria com a ampliação do prazo será publicada na próxima quinta-feira.
O compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento. Até o momento, cerca de 100 mil alunos ainda não concluíram o processo.
Nesta terça-feira, 26 (de maio), o MEC se reuniu com representantes das instituições privadas de ensino superior para debater o Fies.
Assessoria de Comunicação Social

Nota do Blog: Acho que o portal do MEC tem a obrigação de ser mais atualizado. Só depois que baixei essa nota vi que ela foi emitida há exatamente um mês.


Funcionamento da Justiça deixa a desejar em Santo Antônio-RN

Os advogados vêm encontrando dificuldades para desenvolver suas atividades junto à Comarca de Santo Antônio, no Agreste do Estado. A situação foi exposta em uma audiência na manhã desta sexta-feira (26) pela Associação dos Advogados do Rio Grande do Norte (AARN), representada pela advogada Magna Letícia (ouvidora-geral da entidade) e pelo advogado Marcilio Mesquita (tesoureiro), ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Cláudio Santos. 
A audiência também teve a participação do advogado Marco Polo Trindade, que representou os profissionais da região coberta pela Comarca de Santo Antônio. 
A comitiva da AARN relatou para o desembargador Cláudio Santos problemas que a Comarca está enfrentando, dentre eles a falta de Diretor de Secretaria e de Juiz titular. São dificuldades que vêm inviabilizando o pleno exercício da advocacia naquela região. O presidente do TJ/RN se comprometeu com o grupo em acionar a Corregedoria do Tribunal para estudar as soluções para os problemas apontados pelos advogados. 
“Saímos otimistas e confiantes da reunião com o presidente Cláudio Santos, que nos recebeu com muito respeito e cordialidade e demonstrou sensibilidade para com os problemas que estão sendo enfrentados pelos colegas advogados da região de Santo Antônio”, destacou a advogada Magna Letícia.
Texto e foto encaminhados pela graphoscomunica
Da esquerda para a direita, advogado Marco Polo Trindade,
advogada Magna Letícia, desembargador Cláudio Santos
e advogado Marcilio Mesquita.

IBGE aprova novos mapas para 16 municípios de Alagoas

Os novos mapas são dos seguintes municípios alagoanos:
Arapiraca - Não disponível no site do IBGE
Atalaia
Branquinha
Cajueiro
Canapi
Capela
Craíbas
Feira Grande
Igaci
Lagoa da Canoa
Maceió
Mata Grande
Murici
Ouro Branco
Rio Largo
Satuba

O IBGE também anunciou modificações em mapas de municípios nos Estados do RN, BA, ES, MA, MG, MT, PB, PE, PI e RS, totalizando 206 municípios.

STF abre inscrições para preencher vagas de desembargador e juiz estadual no CNJ e CNMP

O site do Supremo Tribunal Federal divulgou nesta sexta-feira a seguinte nota:


Abertas inscrições para preenchimento de vagas de conselheiro do CNJ e CNMP
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu o processo de seleção para candidatos a vagas de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ambos os órgãos abrirão vagas este ano, e cabe constitucionalmente ao STF indicar para o cargo o nome de um desembargador de Tribunal de Justiça e de um juiz estadual, para compor o CNJ, e um juiz para compor o CNMP.
Os mandatos dos conselheiros são de dois anos e as vagas tanto no CNMP como no CNJ estarão abertas em 27 de agosto deste ano. O prazo para inscrição dos interessados termina no próximo dia 8 de julho. 

Os currículos dos candidatos deverão ser enviados ao STF por via eletrônica, e seu conteúdo preenchido em formulário padronizado, que pode ser acessado no site da Corte. Encerrado o prazo, a Presidência do STF colocará os currículos à disposição dos ministros e convocará sessão administrativa para a escolha dos nomes. A lista dos magistrados inscritos e os respectivos currículos será divulgada no site da Corte.

Segundo as resoluções 503 e 504, de 23 de maio de 2013, os processo seletivos para conselheiros do CNJ e CNMP devem ser divulgados pelo site do STF, pela Rádio Justiça e pela TV Justiça. Também haverá comunicado da Presidência aos tribunais estaduais para que procedam internamente à divulgação da abertura do procedimento, nos meios disponíveis. Os editais de abertura das inscrições foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do STF desta sexta-feira, 26 de junho. 

Os interessados devem fazer suas inscrições e preencher os formulários pelos endereços eletrônicos www.stf.jus.br/vagacnj e www.stf.jus.br/vagacnmp

IBGE promete resolver problema com o novo mapa de Caraúbas-RN

Recebi, via twitter, comunicação do IBGE informando que está procurando resolver, no seu site, o problema que vem evitando que seja aberto o novo mapa do município de Caraúbas-RN, divulgado nesta sexta-feira, junto com outros seis aqui do RN.
Confira:
CLIQUE AQUI e acesse a notícia sobre a liberação dos novos mapas.

IBGE: População brasileira aproxima-se dos 204 milhões e 500 mil habitantes

CLIQUE AQUI e acesse o site em que o IBGE acompanha,
em tempo real, a evolução da população brasileira

Suprema Corte dos Estados Unidos aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

O movimento pelo direitos dos homossexuais obteve grande vitória nesta sexta-feira na Suprema Corte dos Estados Unidos.
Por 5 votos a 4, os juizes reconheceram que é "um direito nacional" o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A decisão ganhou manchete de capa na edição do The New York Times.
CLIQUE AQUI para ler reportagem em inglês.
De acordo com reportagem no portal espanhol El Pais, a decisão inclui a declaração de inconstitucionalidade das leis estaduais que proibem esse tipo de casamento.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem no site EL Pais.
CLIQUE AQUI e acesse o site do The New York Times

IBGE aprova novos mapas para 206 municípios, sendo 7 do RN

O IBGE anunciou haver atualizado, para efeito de estimativas populacionais, os mapas de 206 municípios brasileiros, sendo 7 no Rio Grande do Norte.


Os sete municípios do RN que passam a ter novos mapas elaborados pelo IBGE são os seguintes: 

Caiçara do Norte
Caraúbas
Jandaíra
Parazinho
Santana do Matos
Tenente Laurentino
Upanema

Cozinhar a própria comida faz bem. Sabia? Venha conferir

Salesiano/Natal ganha destaque em promoção da Foco Nordeste

Nesta semana, o Top of Mind 2015, realizado pela revista Foco Nordeste, fez a entrega dos prêmios às marcas consolidadas na preferência do consumidor potiguar. 
Entre as instituições da categoria escola de ensino médio particular, o prêmio ficou para o colégio Salesiano.
Para Padre Robson, diretor geral, o êxito que vem sendo alcançado e o sucesso na preferência e na lembrança do natalense resultam do trabalho árduo dos irmãos salesiano e dos educadores que atuam nos colégios com o objetivo de garantir aos seus alunos uma educação pautada pela eficiência, eficácia, competência, compromisso e profissionalismo. 
“Para isto temos metas e objetivos que são harmonizados a muitos talentos, muita disposição e seriedade no que fazemos”, afirma Padre Robson.
A solenidade de premiação aconteceu no Versailles Recepções e reuniu empresas de toda a capital premiadas em diversos segmentos. Esta foi a décima edição do prêmio que toma como base pesquisa realizada pelo Instituto Smart Pesquisa de Opinião para a revista Foco Nordeste.
Texto e fotos encaminhados pela Fácil Comunicação.

Morre ex-prefeito de Areia Branca-RN

Morreu ontem, dia 25, aos 81 anos, o ex-prefeito de Areia Branca, Luiz Duarte Vasconcelos (Luiz de Vovô).
Ele governou a cidade entre 1977 e 1982. O sepultamento será nesta sexta-feira.
A prefeita Luana Bruno decretou luto oficial por três dias.

Seis meses depois, Robinson ainda não disse a que veio, julga professor da UERN

Na véspera de completar seis meses de administração, o governador Robinson Faria recebeu um qualificativo nada positivo do professor aposentado da UERN, Antônio Gomes, especializado em "Realidade  Política e Econômica do RN".
Disse ele numa entrevista disponível no site da Gazeta do Oeste:
- O governo está sendo inócuo. Estamos quase em julho e o governador ainda não disse a que veio.
- O que lamento - acrescentou - é que o descaso não é só com a Universidade do Estado. O descaso é com todo o Rio Grande do Norte.
Segundo o professor Antônio Gomes, o governo de Robinson Faria está muito parecido com o da sua antecessora, Rosalba Ciarlini. 
E sentenciou:
“Ficar apenas olhando para o retrovisor não resolverá os problemas do RN”
CLIQUE AQUI para ler a reportagem na Gazeta do Oeste.

20 cidades do RN já enfrentam racionamento d´água

O Rio Grande do Norte está prestes a enfrentar um colapso no abastecimento d´água.
Há poucos dias, conversando com o amigo Manoel Ramalho, diretor da TV União, ele me disse:
- Paulo, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está secando. A antiga cidade de São Rafael que tinha ficado submersa, agora tá toda do lado de fora.
Hoje, na Gazeta do Oeste, leio uma entrevista do meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn, na qual ele coloca os pontos nos iis:
- A sêca atual começou em 2012 e é a maior que se abateu sobre o RN nos últimos 100 anos.
E mais: A reportagem confirma o que disse Manoel Ramalho sobre a barragem Armando Ribeiro Gonçalves: Tem capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água e está com pouco mais de um quarto disso - 681 mil metros cúbicos.
Ou seja: Tá seca, não seca.
Dos 167 municípios do Estado, 153 encontram-se em situação de calamidade. Em 20 deles, o sistema de abastecimento d´água enfrenta a necessidade de racionamento, adotando o rodízio na distribuição.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem da Gazeta.

Ezequiel coloca a Assembleia no estímulo às adoções

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, defende a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente. Proposta foi apresentada durante a audiência pública sobre a adoção. O tema foi discutido em audiência pública, realizada nesta quinta-feira (25), no auditório da Casa.

“A Frente vai atuar em ações que incluiu até o lançamento de uma cartilha educativa com o passo a passo sobre adoção para ajudar a diminuir as angústias dos futuros pais adotivos, mostrando o caminho a seguir para concretizar o processo de guarda e tutela definitiva. Vamos promover ações junto com o Judiciário e as secretarias de Assistência Social”, disse Ezequiel.

De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, do Conselho Nacional de Justiça, cerca de 5 mil crianças estão na fila de adoção no Brasil. A maioria delas foi abandonada ou perdeu a família, e há aquelas que foram afastadas do seio familiar por questões judiciais.

Do outro lado estão as famílias, que estão prontas para amar, oferecer um lar para essas crianças que precisam de amor, de apoio e de carinho. Hoje no Brasil, 30 mil famílias estão nessa lista. É importante lembrar ainda que o Brasil tem cerca de 40 mil crianças e adolescentes vivendo em abrigos.

Durante seu discurso, o presidente destacou também os entraves para a adoção. Um dos entraves é o preconceito com as crianças mais velhas. “Apenas um em cada quatro pretendentes admite adotar crianças com quatro anos ou mais. Já após os 10 anos, o número de interessados se reduz a quase zero. É por isso que, cada dia que passam nos abrigos afasta as crianças ainda mais da chance de encontrar um novo lar”, destaca Ezequiel.

Uma das ações da campanha será levar a partir de agora a todas as Assembleias Cidadãs do Rio Grande do Norte, atendimentos gratuitos e esclarecimentos as famílias que querem adotar e que precisam colocar suas crianças na fila de adoção. Um trabalho social que terá grandes e bons resultados nos próximos anos.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Mulher de preso político relata reunião com senadores brasileiros

Lilian Tintori, mulher do líder oposicionista venezuelano Leopoldo López, relatou, nesta quinta-feira, a reunião que teve com a delegação do Senado brasileiro que foi a Caracas para um contacto com a realidade política do país.
Postagem a postagem, numa tradução não profissional, leia o seu relato.
- Hoje tivemos reunião com delegação do Senado Federal do Brasil integrada por  y
- Junto com Mitzy de Ledezma,  y  expusemos a crítica situação dos Direitos Humanos e a ausência de Justiça.
- (Os senadores) Disseram: "Estamos escutando os argumentos de familiares de Daniel e Leopoldo e estamos a favor da Justiça".
- Mostramos a situação crítica de saúde de Andrés Leon e a necessidade de que seja posto em liberdade imediatamente.
Abaixo uma das fotos postadas por Lilian, reproduzida do seu Twitter.
Para acessar a página de Lilian Tintori no Twitter, CLIQUE AQUI.
ATUALIZAÇÃO:
O último preso político citado, Andrés Leon,  por cuja "libertação imediata", os parentes de prisioneiros intercederam junto à comissão do Senado brasileiro, teve sua soltura anunciada há pouco. Ele estava preso há 415 dias e, ultimamente, encontrava-se em greve de fome.




Venezuela fará campanha eleitoral de 20 dias

A campanha eleitoral para a renovação dos 167 lugares no Parlamento da Venezuela, na eleição de 6 de dezembro, terá 20 dias de duração, indo do dia 13 de novembro a 3 de dezembro - informa reportagem no site independente de Cuba, 14ymedio.com.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem (em espanhol).

Capriles registra reunião com senadores brasileiros

O governador do Estado de Miranda, Venezuela, Henrique Capriles, registrou no Twitter, reunião com os senadores brasileiros ligados ao governo aos quais agradeceu pelo interesse em escutar aos que desejam mudanças em seu país.
Candidato oposicionista derrotado pelo atual presidente Nicolas Maduro, Capriles citou os parlamentares brasileiros por suas contas no twitter:  .
O líder oposicionista referiu-se também à reunião que fora agendada com representantes da oposição brasileira, encabeçadas pelo senador @AécioNeves, e que não se concretizou, segundo destacou, "por razões conhecidas".