sexta-feira, 31 de julho de 2015

"Não sei como, mas vamos dar a volta por cima", diz Edno

Um dos poucos jogadores do ABC a dar entrevista após a derrota contra o Bahia por 3x0, esta noite, no Frasqueirão, em Natal, Edno afirmou compreender a revolta da torcida e disse que não sabe como, mas tem esperança de que "o time dará a volta por cima".
- Temos bons jogadores e, sem dúvida, a diretoria vai reforçar a equipe, contratando atletas mais experientes. Essa é uma competição que exige atletas experientes.
O comentarista da 98, Exmar Tavares, voltou a afirmar que o placar fez justiça ao melhor desempenho do Bahia, contra um ABC "medíocre, sem garra e sem alma".
- Se o Bahia não puxa o freio - destacou - estaríamos vivendo uma situação ainda mais humilhante.

Resultados desta noite pela 16ª rodada da Série B
Boa Esporte 1x1 Criciúma
Payssandy 1x1 Mogi Mirim
ABC 0x3 Bahia

Bahia derrota o ABC e chega à vice-liderança da Série B

O Bahia derrotou o ABC por 3x0 em jogo que terminou agora no Frasqueirão, em Natal, e chega, com 28 pontos, à vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B.
O placar foi todo construído no primeiro tempo e, pelos comentários, fez justiça ao melhor futebol do time de Salvador.
A renda do jogo chegou a R$ 26.635, com 3.145 pagantes.
O ABC vai dormir, hoje, na 16ª posição, com 16 pontos ganhos.

Carol Celico anuncia separação de Kaká "com desdobramentos delicados"

O portal da revista Época está disponibilizando comunicado em que a empresaria Carol Celico anuncia o fim do seu casamento de 10 anos com o jogador Kaká
No texto, ela assegura que sempre o respeitará e que os dois manterão "um bom relacionamento, de carinho e estima".
E destaca:
- Somente eu e Kaká sabemos a verdade de nossa distância e diferenças.
Num outro trecho, ela afirma que (a separação) "vem com desdobramentos delicados e um processo de luto".
CLIQUE AQUI e leia o texto integral no portal da Época.

Rômulo faz o 3º do Bahia no Frasqueirão

Aos 13 do segundo tempo, o Bahia chega ao terceiro e faz 3x0 sobre o ABC no Frasqueirão.
Parte da torcida abecedista faz uma romaria e vai saindo do Estádio.

ABC volta com Bismarck em lugar de Edno

Começou às 22,35 segundo tempo de ABC x Bahia pela 16ª rodada da Série B do campeonato brasileiro.
O jogo tá 2x0 para o Bahia.
Uma mudança no ABC - Bismark em lugar de Edno.
Indagado sobre a mudança, Exmar Tavares exclamou:
- Se o técnico for tirar todo jogador do ABC que não se saiu bem no primeiro tempo, teria que substituir o time inteiro.

Termina o 1º tempo no Frasqueirão. ABC 0x2 Bahia

Terminou o primeiro tempo do jogo ABC 0x2 Bahia, no Frasqueirão, valendo pela 16ª Rodada da Série B.
. Clima tenso no Frasqueirão. Torcida dá sinais de insatisfação e a equipe do ABC deixa o campo sem aceitar dar entrevistas.
Repórteres chamam a atenção para a necessidade da Polícia estar atenta para conter a indignação da torcida abecedista.
Exmar Tavares afirma na 98 FM:
- O ABC precisa de uma grande metamorfose - tipo a água se transformar em vinho, tamanha a falta de garra, a falta de objetivo e a falta vontade do futebol qye o ABC apresenta esta noite no Frasqueirão.
- Hoje o ABC é uma caricatura de um time de futebol. Um time sem alma.
Lembrou que as primeiras situações de gol no primeiro tempo foram a favor do ABC. Mas disse que, se isso tivesse ocorrido, seria uma injustiça pelo futebol que o ABC apresenta.
- Pra sorte do ABC, o Bahia não pisou fundo no acelerador - destacou Exmar.

O Bahia faz o 2x0 sobre o ABC no Frasqueirão

Gol de Souza aos 43 minutos da 1ª etapa. Aumenta a vantagem do Bahia sobre o ABC no Frasqueirão. Agora tá 2x0.

Romário diz que a Veja baixou o tom

O senador Romário, PSB-RJ, assim reagiu sobre a nota da revista Veja afirmando que, apesar do seu desmentido, não tem porque duvidar da autenticidade do extrato da conta em nome dele na Suiça: 

- A Veja falou, falou e nada disse. Baixou o tom, exaltou o papel da imprensa e afirmou não ter porque duvidar do "extrato" falso. Fui à Suíça e o banco admitiu que nunca tive vínculo com eles. Próxima semana a revista terá que responder à justiça. É isso.

Leia também aqui no blog:

Revista Veja diz que continua acreditando no "extrato" da conta de Romário

Romário volta a cobrar da Veja uma palavra sobre a farsa da conta na Suiça

Bahia abre a contagem contra o ABC no Frasqueirão

O Bahia abre a contagem aos 28 do 1º tempo.
Gol de Alexsandro, de cabeça. Agora no Frasqueirão ABC 0x1 Bahia.
Exmar Tavares considera que o placar parcial faz Justiça ao Bahia.
Segundo ele, o time baiano está melhor: "Tem mais posse de bola, maior volume de jogo e tem mais criatividade, jogando mais pelos lados".

Começa a amadurecer o gol do ABC, diz Jorge Aldir

O narrador da 98 FM, Jorge Aldir entenbde que, com o apoio da torcida, o ABC dá sinais de crescimento.
Assinalou há pouco: Está amadurecendo o gol do ABC.
25 minutos do 1º tempo: ABC 0x0 Bahia.


Exmar vê o Bahia com mais iniciativa que o ABC

Analisando os primeiros momentos do jogo ABC x Bahia pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o comentarista Exmar Tavares disse, há pouco, na 98, que o Bahia está com mais iniciativa de jogo e tem mais volume.
O jogo, no Frasqueirão, em Natal, estova nos 16 minutos do primeiro tempo. Por enquanto, 0x0.

Veja o vídeo que levou a Prefeitura de Natal a reiterar "profundo respeito" ao TJ e ao MP

Jogos que abrem a 16ª Rodada da Série B

Aberta a disputa da 16ª Rodada do 1º Turno da Série B com três jogos nesta sexta-feira, um dos quais já terminou Boa Esporte 1x1 Criciúma.
Os outros dois são:
ABC x Bahia
Payssandu x Mogi Mirim

Revista Veja diz que continua acreditando no extrato da "conta" de Romário

Reagindo ao desmentido do senador Romário (PSB-RJ) afirmando ser "falso" o extrato de uma suposta conta que, segundo publicou, ele teria num banco suiço, a VEJA acaba de publicar nota dando, parcialmente, a versão do ex-craque da Seleção Brasileira.
Ao final, afirma:
- O extrato que ilustra a reportagem está nas mãos do Ministério Público Federal. Ao contrário de Romário, VEJA não tem nenhuma razão para duvidar da autenticidade do extrato que publicou. Essa conta, portanto, não fecha facilmente.
CLIQUE AQUI para ler a nota da revista Veja.

Leia também aqui no blog:

Romário volta a cobrar da Veja uma palavra sobre a farsa da conta na Suiça


UFRN procura apoio para expandir ensino da saúde no Seridó e no Trairi

A administração central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), juntamente com a direção da Escola de Saúde do Campus Caicó, pediram à senadora Fátima Bezerra, do PT/RN, apoio junto ao MEC para ações que fortaleçam a rede pública de saúde dos municípios das regiões do Seridó e do Trairi, e a aquisição de área física para edificar o prédio da Escola.
O pleito foi apresentado durante encontro dos gestores da UFRN com a senadora na manhã desta sexta-feira, 31, no prédio da Reitoria, em Natal. 
Segundo a reitora Ângela Maria Paiva Cruz, “A Universidade pretende expandir os espaços públicos hospitalares e aumentar a quantidade de residências médicas nos municípios em que a Instituição oferta o Curso de Medicina Multicampi”.
Na ocasião, o professor George Dantas, diretor da Escola, destacou o papel inovador da unidade para a formação de profissionais na área de saúde nas duas regiões, exemplificando que mais de 60% dos alunos matriculados no Curso de Medicina Multicampi são das duas regiões.
A reunião contou também com a participação do vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.
Texto distribuído pela AGECOM.

Em Natal, Henrique visita o Parque da Cidade com Carlos e Fred

Em visita ao parque da cidade Dom Nivaldo Monte, na tarde desta sexta-feira (31), em Natal, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, destacou a importância da área verde para o lazer da população e de quem visita a capital potiguar.
Henrique Alves estava acompanhado do prefeito, Carlos Eduardo e do secretário de turismo do município, Fred Queiroz. Além de trilhas e espaços para educação ambiental e realização de eventos, o parque oferece como atração principal a torre de observação projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer.
A área de preservação de dunas e de mata nativa fica localizada entre as zonas sul e oeste da capital e ainda exerce a função de recarga do lençol freático, que abastece vários bairros de Natal através da captação feita em poços tubulares.
O ministro ressaltou a importância do uso equilibrado dos recursos naturais como atrativos turísticos, para que sejam preservados e explorados de maneira sustentável.
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo


Natal: Prefeitura emite nota sobre vídeo que pode causar polêmica

NOTA DE ESCLARECIMENTO 
SOBRE VÍDEO COM O 
PREFEITO CARLOS EDUARDO

Em respeito à sociedade e ao Poder Judiciário do Estado, a Prefeitura Municipal do Natal vem a público para se pronunciar sobre a tentativa de se criar uma falsa polêmica em torno de uma gravação em vídeo, feita inadvertidamente, de uma audiência de trabalho realizada com a participação do prefeito Carlos Eduardo, de secretários do Município e de sindicalistas representantes de categorias do funcionalismo público.
Ainda que uma expressão proferida no trecho do referido vídeo não tenha sido a mais apropriada, o que se buscou naquele momento foi tão somente transmitir a gravidade do atual quadro econômico enfrentado pelo Município. Um quadro que impossibilitava, e ainda impossibilita, o atendimento às reivindicações apresentadas pelos sindicalistas e que se acentua pelos fatos citados naquela reunião. Em meio a todo o contexto tratado na audiência em questão, foram feitas referências a pleitos legítimos de sobrestamento de dívidas do Município à Justiça. Restou explicitado que, sem esse recurso legítimo, a administração da Prefeitura ficaria seriamente comprometida, para não dizer inviabilizada, sem condições de se reorganizar financeiramente e de honrar seus compromissos, sobretudo com os seus servidores. As próprias história e vida pública do prefeito Carlos Eduardo desautorizam qualquer outra interpretação que siga em uma direção diferente desta.
A atual administração da Prefeitura do Natal reitera com toda a ênfase seu profundo respeito ao Poder Judiciário e a todos os seus integrantes. Da mesma forma, ratifica o propósito de manter a relação harmônica e o espírito colaborativo com as instituições que o compõem, incluindo nesta relação o Ministério Público. Com a mesma veemência, a gestão municipal lamenta que o assunto esteja sendo desvirtuado com fins e instrumentos bem nítidos, mas nem sempre confessáveis.

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

Sindicato dos servidores da PF apoia o "Natal pede paz"

NOTA

O SINPEF/RN (Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Rio Grande do Norte) faz parte do Fórum de Segurança Pública do RN e juntos apoiam e participam da caminhada “Natal Pede Paz” no próximo domingo (2), a partir das 14h, na Praça Cívica, bairro de Petrópolis. O movimento é apolítico e não recebe apoio financeiro de instituições públicas ou privadas.

José Antônio Aquino
Presidente do SINPEF/RN

Revista digital RN coloca na capa o clamor de todos pela paz

Entrou nesta sexta-feira, 31/07, na Internet a edição nº 37 da revista digital rn que anuncia:

Na capa:
“Bandeira branca, amor/ não posso mais/ pela saudade/ que me invade/eu peço paz”. Ao som da velha marchinha e com a bandeira branca em punho, a revista _rn entrevista dois dos organizadores do movimento “#Natalpedepaz - Vanessa Gurgel e Guilerme Biachini: “O Estado tem obrigação de dar segurança ao cidadão”.

Outros destaques:
- Apertem os cintos... o dinheiro sumiu
- Gastronomia e Arte na Praça da Árvore
- Alex Gurgel está Bem na Foto
- Ana Cadengue e ‘”Um dia qualquer”, no Por Elas

E com a certeza de que “paz sem voz, não é paz é medo”, a voz alta e clara dos colunistas Luis Fausto, Túlio Ratto, Britto e Silva, Raildon Lucena, Erasmo Carlos, Ana Cadengue e Ramirez Fernandes.


CLIQUE AQUI para acessar a revista.

Dono do Friboi nega que seja sócio do filho do ex-presidente Lula

Numa entrevista disponível no saite da BBC-Brasil, o empresário Wesley Batista, dono do Friboi,  nega numa entrevista à BBC Brasil que o filho do ex-presidente Lula, conhecido por Lulinha, seja seu sócio.
- Nunca vi o Lulinha na minha vida. Sei quem ele é por foto na Internet.
O empresário admitiu que foi chamado ao Instituto Lula, em São Paulo, porque lá estavam querendo saber a origem dos rumores.
Ao relatar essa ida ao Instituto Lula, dá a entender que foi recebido pelo próprio presidente.
A BBC relata:
- Eles (os representantes do Instituto Lula) perguntaram: "Que diabos é isso? São vocês que estão falando isso?"
Ele (o empresário) respondeu:
-De jeito nenhum, presidente Lula, achamos isso um negócio sem pé nem cabeça.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

São Gonçalo: Mais 3 ruas do Santa Terezinha recebem pavimentação

A Secretaria de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante iniciou nesta sexta-feira (31) a pavimentação em paralelepípedo pelo método convencional de mais três ruas no Conjunto Santa Terezinha, Centro do Município. Pela manhã, as máquinas já estavam executando os serviços de terraplenagem.

De acordo com a Infraestrutura nesta segunda etapa de obras estão sendo calçadas as ruas Bento de Oliveira, Imaculada Conceição e Nossa Senhora de Fátima, com um investimento no valor de R$ 405 mil de recursos próprios da Prefeitura Municipal.

Na noite desta sexta-feira (31), a partir das 18h, acontece a inauguração do calçamento das ruas Santa Bárbara, São Vicente e Augustinho Afonso, já concluídas na primeira etapa de obras e com R$ 284 mil investidos.

Fotos (de Isaías Carlos) e texto encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.


STTU-Natal: "Gratuidade para idosos nos coletivos é assegurada mesmo sem cartão"

A STTU de Natal emitiu nota reafirmando que a gratuidade para maiores de 65 anos no sistema de transporte coletivo da cidade é um direito que não pode ser negado, mesmo que o idoso não tenha se cadastrado para receber o respectivo cartão.
A nota repete declaração do secretário adjunto da STTU em recente reunião com o Ministério Público estadual.
A lei autoriza o maior de 65 anos a entrar pela porta da frente em ônibus independente do cartão eletrônico ou não, bastando para isso apresentar a carteira de identidade ou documento comprobatório da idade. Entretanto, o cartão eletrônico será uma opção para aqueles usuários que o adquirir.

Confirmando tal afirmação, a STTU destaca que, embora o cartão eletrônico de gratuidade não seja obrigatório, sua meta é cadastrar todas as pessoas que tiverem interesse em adquirí-lo.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral da nota no saite da Prefeitura de Natal.

Romário volta a cobrar da Veja uma palavra sobre a farsa da conta na Suiça

O senador Romário (PSB-RJ) voltou a cobrar da revista Veja uma explicação sobre a notícia falsa que publicou contra ele, apresentando o "extrato" de uma conta bancária na Suiça.
Desta vez, com a ilustração que aqui reproduzo, o ex-craque da Seleção Brasileira escreveu no Facebook:

"Galera, 
Estou até agora aguardando uma resposta dos repórteres, editores e da revista Veja sobre o extrato falso de banco que eles usaram para divulgar que eu tinha uma conta milionária na Suíça. Avisei aos repórteres Thiago Prado e Leslei Leitão que era mentira, mas mesmo assim eles levaram a matéria adiante, assumindo a responsabilidade da publicação. Então, eles devem responder agora. De onde veio o documento? Está mais que na hora dos veículos de imprensa, tão essenciais para nossa democracia, assumirem a responsabilidade pelas informações publicadas. Neste caso, sendo um documento falso, o sigilo da fonte não é garantido. Eles têm que revelar qual a origem do documento".


Na hora em que vi, 1536, a nota havia recebido, como se vê abaixo mais de 19 mil curtidas, 1.400 comentários e 1.500 compartilhamentos.
Realmente, entendo que a Veja deve uma explicação aos seus leitores.

NOTA - Na página da Veja no Facebook, postei o seguinte comentário: Gostaria de saber se a VEJA vai responder ao desmentido do Romário sobre a conta na Suiça. Tá prevalecendo a tese dele de que foi vítima de uma farsa da revista. E aí?

AMARN: "Ataque ao Juiz Luiz Alberto foi covarde, agressivo, difamador e injurioso"

O presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte, Juiz Cleofas Coêlho de Araújo Júnior, que as manifestações do vereador de Natal, Sandro Pimentel, nas redes sociais contra o Juiz Luiz Alberto Dantas Filho, constituem ato inadimissível de covardia, agressivo, difamador e injurioso.
Em nota de repúdio, Cleofas assinala o fato do seu colega, Luiz Alberto ser "um magistrado de irrepreensível conduta pessoal e profissional, contando com 30 anos de atividade judicante e 35 anos no magistério, como professor da UFRN, sem qualquer mácula em toda sua carreira.
Abaixo, a íntegra da nota do presidente da AMARN:


Foragido de Caicó é capturado em Parnamirim

Policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) capturaram na noite desta quinta-feira (30), na Rua das Vitórias, em uma área conhecida como Beco do Engole, no Bairro Monte Castelo, em Parnamirim, Vinicius Canindé Fernandes, de 29 anos, que se encontrava foragido do semiaberto de Caicó/RN. 

A guarnição abordou o acusado em atitude suspeita, na via pública. A identificá-lo, confirmou que ele estava foragido da Justiça, existindo em aberto aguardando cumprimento contra sua pessoa um mandado de prisão expedido pelo Juizado da Vara Criminal da Comarca de Caicó/RN.

Ele foi conduzido à Delegacia de Plantão da zona Sul, onde ele ficou recolhido sob custódia da Polícia Judiciária, a fim de ser encaminhado ao Sistema Prisional do Estado.
Texto encaminhado pela Assessoria de Comunicação da PMRN (Sesed)

TCE-RN também anuncia corte de gastos para enfrentar a crise

Em razão da frustração da receita primária relativa ao primeiro semestre de 2015, inicialmente estimada na Lei Orçamentária Anual, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) adotou, em conformidade com as necessidades identificadas pelo Governo do Estado, as providências necessárias ao contingenciamento de suas despesas discricionárias. Para tanto, publicou portaria que indisponibilizou para empenho e movimentação financeira o valor de R$ 321 mil, consignado à conta de suas dotações no Orçamento Geral do Estado.
Além disso, o TCE/RN adotou uma série de medidas neste ano de 2015 que culminaram no corte de aproximadamente R$ 4 milhões no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado com despesas da mesma espécie.
Somente em corte nos gastos com gratificações de gabinete e cargos em comissão, foi economizada a quantia de R$ 1.534.038,11. Com obrigações patronais, despesas variáveis e despesas de exercícios anteriores, a redução chegou a R$ 2.177.439,14. Já os gastos com diárias, passagens e despesas com locomoção, auxílio-transporte, equipamentos e material permanente e preservação de patrimônio, diminuíram R$ 219.045,61.
Também foi possível, nesse mesmo período, efetuar cortes nas despesas custeadas pelo Fundo de Reaparelhamento do Tribunal de Contas (FRAP), atingindo uma redução de R$ 107.987,32 nos gastos com obras e instalações, despesas variáveis, obrigações tributárias e pagamento de diárias.
O Tribunal de Contas do Estado enfatiza que tem, historicamente, mantido um rigoroso controle de seus gastos, em respeito aos ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Texto encaminhado pela Assessoria de Comunicação do TCE-RN.

PSTU diz que governos do PT enganaram aos trabalhadores

Em artigo disponibilizado no portal Congresso em Foco, o presidente nacional do PSTU, Zé Maria, afirma que os governos além de não terem anulado nenhuma privatização feita pelos tucanos, continuam privatizando  foram os que mais repassaram dinheiro público para os bancos "com o pagamento da chamada dívida pública".
E assinala:
- É este quadro que explica a estrepitosa queda da aprovação popular da presidenta. Os trabalhadores, classe operária em especial, estão revoltados com o governo do PT, pois foram miseravelmente enganados pelo governo deste partido". 
E mais:
- Se o governo e os dirigentes petistas se esqueceram das promessas e afirmações que fizeram na campanha eleitoral passada, saibam que os trabalhadores não se esqueceram nem vão se esquecer. É, portanto, absolutamente justa a revolta dos trabalhadores e o rechaço com que os mesmos tratam este governo.
No artigo intitulado "Quem faz o jogo da direita", Zé Maria propõe que as centrais sindicais, a fim de superar a crise que o país atravessa, convoquem uma greve geral não apenas contra o governo do PT, mas também contra Michel Temer, Eduardo Cunha e Aécio Neves.
Para ler o texto integral do artigo de Zé Maria, CLIQUE AQUI.

Banco do Brasil elimina caixas eletrônicos em Natal

Sem nenhuma satisfação à sua clientela, o Banco do Brasil está reduzindo o número de caixas eletrônicos em diferentes pontos de Natal.
Recebo informação que não existem mais caixas eletrônicos do BB no Hiper da Prudente de Morais e no Nordestão da Salgado Filho e de Ponta Negra.

Transitar em faixa exclusiva de ônibus vira infração gravissima

O Diário Oficial da União está publicando nesta sexta-feira uma alteração no Código Nacional de Trânsito.
A partir de hoje, transitar em área exclusiva paras ônibus, em qualquer lugar do Brasil, é considerada infração gravíssima - além de multa de R$ 574,00, o infrator perde 7 pontos na carteira e ainda pode ter o veículo apreendido.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no G1.

Advogado de Eduardo Cunha falará no Jornal Nacional

O portal do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou ontem à noite no Facebook que o seu advogado, Antônio Fernando de Souza "falará" no Jornal Nacional respondendo à entrevista da advogada Beatria Catta Preta, ex-defensora do delator Júlio Camargo, na Operação Lava Jato.
- A fala dele no Jornal Nacional é a minha fala - ressaltou o presidente da Câmara.
Eduardo Cunha acrescentou:

"Reitero que não tenho qualquer interferência na CPI, desconhecia a sua convocação que se deu com certeza antes do delator mudar a sua versão.
É só pesquisarem na mídia como fiz que fica claro que ela foi convocada antes do delator depor no último dia 16.
O resto, o Dr. Antônio Fernando falará, a exemplo do que vem fazendo.
Mais um pequeno detalhe, a delação desse delator foi divulgada publicamente em 2014 quando eu não era presidente.
Isso para desmoralizar o argumento de que tinham receio de chegar ao presidente da Câmara. Em 2014 eu não era presidente".

Por outro lado, o portal de Eduardo Cunha publicação declaração de Antônio Fernando de Souza, rebatendo a entrevista de advogada Beatriz Catta Preta.
Diz ele:
“As declarações de Beatriz Catta Preta não fazem sentido uma vez que Júlio Camargo já havia negado publicamente o envolvimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. As declarações da advogada dão a impressão de uma coisa montada. A mentira salta aos olhos. Nego com veemência o envolvimento do presidente da Câmara nas fraudes e tenho certeza de que Júlio Camargo não tem nenhum documento que ligue Eduardo Cunha às irregularidades".

Copa Natal de futebol feminino terá 2 jogos no domingo

O campo do conjunto Santa Catarina, zona Norte de Natal, recebe neste domingo (2), dois jogos válidos pela Copa Natal de Futebol Feminino, torneio promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

A primeira partida será entre os times da UFRN e Sarney. O jogo está marcado para 15h. 
Na sequência, a bola volta a rolar. Desta vez, em campo as equipes das Rocas e Roma FC. O duelo começa às 16h45. 
“A entrada dos jogos é gratuita, então contamos com a presença da torcida para mais uma rodada da Copa”, lembra o titular da SEL, Eduardo Machado.

Além dos quatro times que jogam nesta rodada, o certame ainda conta com a participação de Alecrim, Natal FC, União Independente, Parque Floresta e Coríntians, o que reflete em nove equipes participantes.
Nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Esporte.

Prefeito e vice de Mossoró estão em rota de colisão

Encerrado o período de férias que se auto-concedeu por 10 dias, o prefeito de Mossoró, Francisco José Junior (PSD) voltou ao batente.
Ao que se diz, nada satisfeito com a postura adotada, interinidade, pelo vice-prefeito Luiz Carlos de Mendonça Martins (PT).
Martins desfez decisões do titular, como se Francisco José não fosse mais voltar.
Alguns observadores chegam a dizer em Mossoró que o prefeito Francisco José Júnior nunca mais vai tirar férias.

América-RN: Roberto Fernandes anuncia Gláucio no lugar de Max

O técnico do América RN, Roberto Fernandes, escolheu o jovem centroavante Gláucio para o lugar do indisciplinado Max no jogo de domingo contra o Águia do Pará, na Arena das Dunas - informa a Tribuna.
Pantera será mantido no gol.
A confirmação do time deve sair no final do treino de hoje à tarde na Arena das Dunas.
O jogo do América com o Águia do Pará vale pela 10ª Rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Aqui estão todos os jogos da 10ª Rodada da Série C - Grupo A

Sábado, dia 1
Fortaleza x Icasa

Domingo, dia 2
Salgueiro PE x Botafogo PB
América RN x Águia PA
Asa AL x Confiança SE
Cuiabá MT x Vila Nova GO

Salesiano-Natal ouve o tenente Styvenson (da Lei seca)

Nesta semana, o capitão Styvenson Valentin, coordenador do programa de Lei Seca no Rio Grande do Norte, deu uma pausa nos trabalhos de campo para uma ação educativa. 
Em parceria com os setores de Orientação Educacional, Psicologia e Pastoral do Colégio Salesiano, Styvenson participou do projeto “Escola, espaço para família”, que nesta edição abordou a temática “Eu não preciso de você para sorrir – drogas lícitas e ilícitas”.
Além do capitão, participaram ainda do projeto o instrutor do Proerd, Roberto Negreiros e o jovem Alcides Tinôco que ficou tetraplégico após acidente de carro envolvendo bebida alcoólica.
Roberto Negreiros ressaltou a importância da família para prevenir que jovens tenham acesso a materiais ilícitos como drogas e armas. “Precisamos estar atentos. Qualquer droga lícita, para crianças e adolescentes ela se torna ilícita”, pontuou o profissional.
Em seguida, Alcides Tinôco deu seu depoimento sobre o acidente que o deixou em uma cadeira de rodas reforçando a importância de não misturar álcool e direção. Alcides ainda era adolescente quando foi vítima de um acidente de carro conduzido por um colega alcoolizado. Hoje, dedica-se às palestras educativas sobre o tema.
Encerrando a noite, o capitão Styvenson Valentim falou sobre o trabalho que coordena com a blitz da Lei Seca, ressaltou a importância da conduta de exemplo dos pais em relação aos filhos e pontuou várias atitudes que podem ser prejudiciais se realizadas no trânsito como utilizar o telefone celular.
Texto e fotos encaminhados pela Fácil Comunicação


Vereador encara o juiz Luiz Alberto Dantas: "Saia de cima do muro. Deixe de ser tíbio. Aja!"

A decisão do juiz Luiz Alberto Dantas suspendendo, "apenas no tocante à prolação de decisão liminar" o mandado de segurança impetrado pelo vereador natalense Sandro Pimentel contra o aumento nas passagens de ônibus está sendo contestada pelo autor.
Primeiro, além de dizer que o magistrado "tremeu nas bases" e que "afrouxou", assinalou: "Acha que não temos direito, então encontre argumento e indefira, mas saia de cima do muro e deixe de ser tíbio, mole. Aja!"
Essa manifestação do vereador, através das redes sociais, ganhou a manchete de capa da edição desta sexta-feira do Novo Jornal, conforma reprodução ao lado.
Sua segunda providência depois do desabafo foi bater às portas do Tribunal de Justiça a fim de recorrer da decisão e proclamar: "Vamos até as últimas consequências para garantir o direito do povo. Acabamos de protocolar recurso em 2ª instância. Que a justiça se faça e que o Decreto nº 10.757/15 que aumentou as passagens seja tornado nulo e voltem os R$ 2,35" (preço da passagem de ônibus em natal antes do aumento).
O texto no Facebook em que o vereador dirige palavras fortes contra o Juiz vai transcrito a seguir:

PARA QUE SERVE UM JUIZ DE DIREITO?

Ora, o Dr. Luiz Alberto Dantas Filho que é o responsável para julgar nossa LIMINAR contra o aumento ILEGAL das passagens, passou 9 dias para decidir e quando fez, TREMEU NAS BASES. Como diz o dito popular, AFROUXOU, teve medo do SETURN e do grupo ALVES, sinceramente? Fiquei decepcionado com esse magistrado que até então o tinha em alta conta, mas é medroso, um juiz frouxo. Se a moda pega, o caminho é fechar todas as varas judiciais e deixar tudo pra 2a instância, imagina o quanto não teríamos de economia. Um juiz ganha mais de R$ 30 mil pra não julgar, então vá pescar ou fazer qualquer outra coisa. Acha que não temos direito então encontre argumento e indefira, mas saia de cima do muro e deixe de ser tíbio, mole. Aja!
Uma coisa é CERTA: Vamos recorrer amanhã logo cedo, a noite é uma criança!


Para ler reportagem em o Novo Jornal, CLIQUE AQUI.

Torcedor pega 18 meses por vandalismo em estádio

Um torcedor do Grêmio de Porto Alegre, réu confesso de atos de depredação e vandalismo no Beira-Rio (do Internacional) foi condenado a 18 meses de reclusão.
Como essa foi sua primeira condenação, o réu teve a pena suspensa por 2 dois em caráter condicional.
Durante seis horas por semana, prestará serviços à comunidade em locais que atendam vítimas de violência e sempre em dias em que o Grêmio estiver jogando.
Em caso de descumprimento, volta a pena original.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no portal do jornal Correio do Povo.

Apesar do cigarro, senadora tá 100% de saúde

A senadora, claro, hoje só tem ela de senadora do RN, é Fátima Bezerra (PT), conforme nota divulgada hoje pela "Abelhinha", Eliana Lima, em seu colunão desta sexta-feira na Tribuna, sob o título "Estetoscópio".
Transcrevo:
- Por fala em saúde, a senadora Fátima Bezerra procurou seu cardiologista, ex-senador Paulo Davim, para check-up rotineiro. Resultado: apesar do cigarro, tudo 100% com a saúde da parlamentar.
Digo eu: Ótimo. E se deixar o cigarro, com certeza, ficará ainda melhor.

ABC x Bahia: um é ruim em casa; o outro, fora de casa

Claro, o ruim em casa, infelizmente, todos sabem, é o ABC. 
Neste campeonato da Séria B, ainda não teve a alegria de celebrar uma vitória sequer, dentro de casa.
O Bahia, por sua vez, também não está lá essas coisas todas jogando na casa do adversário. Entretanto, não perdeu todas. Venceu o CRB.
Por isso mesmo, chegou a Natal decidido a pegar a fase ruim do ABC.
O jornal A Tarde, de Salvador, em sua edição na Internet, dá o seguinte título para o desafio desta sexta-feira no Frasqueirão: "Bahia encara o ABC para acabar com fase ruim fora de casa".
Será?
Vamos ver.
Depois de destacar que o alvinegro potiguar é o pior mandante da Série B, A Tarde lembra que o mais querido está com a moral lá embaixo pelo fato de ter sido derrotado pelo lanterna da competição - o Ceará - em seu último jogo no Frasqueirão.
Por isso mesmo, nessa quinta-feira saiu uma lista de 7 dispensas, inclusive a de Kaíque, que vinha sendo o artilheiro da equipe na competição.
Uma coisa é certa e ninguém pode negar: A fase má do ABC é um fato. 
Agora, a torcida não pode desesperar. 
Má fase faz parte do futebol e só é vencida se houver um clima de determinação, de garra, e de muita fé na capacidade de superação que cada um tiver - atletas, dirigentes e torcedores.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Jornalista tem celular roubado em plena Catedral de Caicó

Nota postada pela jornalista Elaine Vladia na sua página no Facebook:

Pronto! Era só o que faltava. Acabaram de tirar o celular da minha bolsa dentro da Catedral de Santana em Caicó!

Prêmio de jornalismo do BNB vem para Renata Moura e Cledivânia Pereira, da Tribuna

As jornalistas da Tribuna do Norte, Renata Moura e Cledivânia Pereira, ganharam o Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional, na categoria Regional 2, disputada por veículos de comunicação do RN, PB, MA e MG.
A reportagem "Eólica: nova indústria, novas oportunidades", foi a vencedora em jornalismo on line; e a série de reportagens "Consumo", venceu em impresso.
Renata é editora de economia e Cledivânia, editora executiva da TN.
A foto delas duas é uma reprodução da que a Tribuna publica nesta sexta-feira (de Ney Douglas).
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa.

Natal celebra os 60 anos de sacerdócio do Padre Thiago

Num dia como hoje, 31 de julho, quando tinha 25 anos de idade, o Padre Thiago Teisen, era ordenado sacerdote em seu país - Bélgica.
Aos 38 anos, a convite do então arcebispo de Dom Nivaldo Monte, em 1968, chegou a Natal.
Nesse período, em sua missão religiosa no RN construiu 43 igrejas, ampliou 6 e quadruplicou a de Igapó - informa reportagem no saite da Tribuna.
Fundou duas paróquias - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas Quintas, em 1969 e Santa Maria Mãe, em 1982, no Conjunto Santa Catarina. No mesmo ano, reiniciou a paróquia de São Miguel, em Extremoz.
Também como parte do seu trabalho, construiu, implantou e conduziu 34 jardins de infância.
A comemoração terá como ponto alto uma missa, nesta sexta-feira, às 1930, na praça da igreja matriz da Santa Cruz, em Igapó.
CLIQUE AQUI e leia reportagem na Tribuna.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Violoncelista da UFRN premiado em Festival internacional

O violoncelista Diego Paixão, aluno da Escola de Música da UFRN, que participa da classe do professor Fabio Presgrave, acaba de ser premiado no Festival Internacional de Campos do Jordão com bolsa de estudo para a École Normale de Musique de Paris.
Este é o festival mais competitivo da América Latina, no qual centenas de jovens músicos de todo o mundo disputam todos os anos a oportunidade de participar do evento. Diego conseguiu uma distinção ainda maior: ser um dos vencedores do prêmio que contemplou os jovens músicos de maior destaque. Com isso, se tornou o primeiro músico do Rio Grande do Norte a conseguir tal privilégio.
Diego Paixão iniciou seus estudos em um projeto social na Zona Norte de Natal, e desde 2007 é aluno da UFRN, tendo feito o curso técnico, bacharelado e pós-graduação. Participou ainda de projetos estratégicos da Escola de Música, como a Orquestra Sinfônica da Universidade e o UFRN CELLOS.
No mês passado, junto com os professores Rucker Bezerra e Paulo França, foi solista na peça do professor Danilo Guanais durante a turnê da Sinfônica da UFRN pela Alemanha, sob a regência do professor André Muniz. Foi também bolsista do Programa Unibral (DAAD-CAPES) que o proporcionou um ano de estudos na Alemanha.
Nos últimos anos, a EMUFRN investiu permanentemente em internacionalização, e o prêmio obtido por Diego Paixão em muito se deve aos recentes desenvolvimentos da Escola de Música da UFRN.
Notícia distribuída pela AGECOM

Rafael Motta circula pela feirinha de Santana em Caicó

O deputado federal Rafael Motta, do PROS, cumpriu agenda em Caicó nesta quinta-feira (30) e participou de eventos relacionados aos festejos de Santana, como a tradicional Feirinha e a novena. Durante sua estada, o parlamentar prestou contas do trabalho dele na Câmara dos Deputados, em Brasília, e ressaltou a importância da festa para todo o Estado.

"A festa de Santana é muito importante não só pela questão religiosa, mas também pelo aspecto econômico, por movimentar a economia da região e atrair milhares de turistas para o Caicó nesse período", afirmou Rafael Motta em uma das entrevistas concedidas a rádios locais durante a visita a Feirinha de Santana. 

Além da Feirinha, onde foi acompanhado pelos vereadores Mancuso, Alisson Jackson, e Ivanildo do Hospital, e do suplente Sandoval, Rafael Motta também visitou o Monsenhor Antenor, e assistiu a tradicional novena de Santana. Rafael Motta também visitou o Museu do Seridó e a Ilha de Santana.

"O Seridó é muito rico no turismo religioso, cultural e gastronômico e comprovamos, mais uma vez, tudo isso, nesta visita a Caicó", afirmou o deputado federal Rafael Motta, que é integrante da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Texto e foto encaminhados pela Assessoria de Imprensa do deputado Rafael Motta.

"É inadmissível transformar defensores em investigados", diz presidente do STF

O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, concedeu habeas corpus desobrigando a advogada Beatriz Catta Preta a atender convocação da CPI da Petrobras.
Lembrando que a Constituição preceitua que o advogado é inviolável por seus atos no exercício da profissão, Lewandwoski assinalou:
- É inadmissível transformar defensores em investigados, subvertendo a ordem jurídica.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no saite do STF.

Bombeiros resgatam cavalo acidentado em Candelária. Veja vídeo

Um resgate realizado no começo da tarde desta quinta-feira (30) pelo Corpo de Bombeiros Militar atraiu muitos populares. Um cavalo que puxava uma carroça prendeu as duas pernas em uma canaleta de escoamento de água, na Avenida Brancas Dunas, no Bairro de Candelária, em Natal.

A ação durou cerca de dez minutos e contou com a presença de quatro bombeiros. Um desencarcerador, utilizado em operações de salvamento terrestre, e uma marreta foram necessários para obtenção do acesso para liberação do animal. 

O cavalo sofreu apenas algumas escoriações leves. O proprietário foi orientado a levá-lo ao veterinário para uma melhor avaliação.
Populares que acompanharam o trabalho dos bombeiros aplaudiram o resultado da operação.

Texto e ilustrações encaminhados pela Assessoria de Imprensa da Sesed. 






Zenaide Maia visita feirinha de Santana em Caicó

A tradicional feirinha de Sant'Ana, em Caicó, recebeu a visita de muitos políticos na tarde desta quinta-feira (30) e entre eles estavam a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN).

A deputada fez a visita ao lado do presidente estadual do PR, João Maia, do deputado federal Rafael Mota, do vereador José Maria (PR), do ex-prefeito de São Fernando, Paulo Emídio, além de amigos e correligionários.

"Eu faço questão de participar da feirinha de Sant'Ana aqui em Caicó, pois é uma maneira de rever meus familiares e amigos", declarou a deputada Zenaide Maia.
Texto e foto encaminhados pela G7 Comunicação.


CBF abre caminho para entrada de Zico na eleição da FIFA

Crise faz Assembleia suspender apresentações de shows

Vi no portal da Assembleia uma notícia que chama a atenção para o tamanho da crise: Até a Assembleia Legislativa do nosso RN, normalmente um poder que nunca se preocupa com o que gasta, pois não precisa ter preocupação com o ato de arrecadar, viu que tinha de reduzir suas despesas.
Uma série de medidas para diminuí-las foi anunciada nesta quinta-feira pela mesa diretora da casa.
Entre os cortes destacam-se:
1) 400 mil reais de gastos com as suspendas da Assembleia Cidadã (que oferece atendimento à população nas áreas de saúde cursos e emissão de documentos) e da Assembleia Cultural que leva artistas para apresentações por todo estado.
2) Cancelamento de 107 linhas de celular que custaram 360 mil reais aos cofres públicos.
3) Fechamento de dois anexos que têm o custo anual de R$ 800 mil.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no saite da Assembleia.

Missa em Igapó marca os 60 anos de vida sacerdotal do Pe.Thiago


Roberto Vital cobra quase R$ 1 milhão de indenização ao ABC

O médico Roberto Vital, recentemente demitido do ABC, após 27 anos de serviços, entrou com uma ação na Justiça do Trabalho cobrando indenização de 975 mil reais.
Durante o período em que trabalhou no clube, ele nunca teve carteira assinada.
Assinalou ainda que estava com o salário congelado desde 2010.
Os advogados de Roberto Vital assinalam que ele esperou 60 dias por algum contato do ABC depois da demissão, antes de entrar com o perdido de indenização.
Essas informações constam de reportagem disponibilizada no saite da Tribuna.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Grevistas de Natal recebem apoio do DCE da UFRN

A presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Natal (Sinsenat), Soraia Godeiro, revelou hoje que o seu movimento reivindicatório está se fortalecendo peante outros setores da sociedade, como foi o caso do DCE da UFRN.
Essa informação ele postou no Facebook, num nota intitulada "Faça chuva ou faça sol" com o seguinte teor:

FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL
Não existe tempo ruim quando o assunto é a LUTA! Retomamos nosso acampamento em frente à Prefeitura, para mostrar que pode fazer sol ou chuva: só vamos acabar a greve com o CUMPRIMENTO DOS NOSSOS DIREITOS!
Hoje recebemos, inclusive, mais um apoio: a juventude de luta, do Diretório Central dos Estudantes da UFRN, compareceu ao evento para fortalecer o nosso movimento.

Já no saite do Sindicato, a principal notícia diz: "Mais servidores aderem ao ato público em frente da Prefeitura".
A nota acrescenta que hoje foi preciso mais uma barraca e novas mesas".
A foto abaixo foi reproduzida do Facebook do Sinsenat.
CLIQUE AQUI para conferir.

ABC contrata ex-volante do América, revela Jorge Aldir

Aqui está a informação que o narrador Jorge Aldir, da 98 FM, transmitiu em sua página no Facebook:
ABC anuncia a contratação do volante Márcio Passos que já defendeu o América do RN. Primeira de seis contratações que serão feitas pelo Clube.
Mais cedo, publique aqui a notícia: "Presidente do ABC diz que começa hoje a reformulação do elenco".
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento acertam parceria

Os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, assinaram, em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de facilitar a troca de informações com investidores internacionais. O acordo com o MDlC prevê o compartilhamento de informações para ampliar investimentos, gerando oportunidades de negócios relacionados ao turismo no Brasil.
Para Henrique Eduardo Alves, o novo acordo está alinhado com a estratégia de inserir o turismo na pauta econômica do país. “O setor passa a ter uma rede de informações qualificadas, o que facilita a ampliação de investimentos no país”, afirmou o ministro. Alves ressaltou ainda que o Brasil tem um grande potencial para atrair investidores, especialmente devido à visibilidade conquistada com a Copa do Mundo e a Olimpíada.
O acordo permitirá o intercâmbio de informações e a articulação de ações conjuntas para facilitar a entrada de investimentos produtivos no país por meio da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai).
Foto (de Gustavo Messina) e informações encaminhados pela Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo.

Chuva dá uma trégua e operação tapa buracos chega hoje a 6 bairros de Natal

O saite da Prefeitura de Natal está informando que os serviços de aplicação de asfalto da Operação tapa buracos foram retomados nesta quinta-feira 30 pela Semov.
São beneficiados os seguintes bairros:
Lagoa Nova: Rua São José, cruzamento com a Avenida Lima e Silva.
Candelária: Rua Jaguarari, cruzamento com Av. da Integração.
Alecrim - Colocação de paralelepípedos na rua Presbítero Artur Dumaresq.
Potengi - Manutenção de drenagem na rua Caraúbas.
Pajuçara - Rua Tenente Souza - desobstrução de galeria.
Planalto - Rua Mirassol - reposição de tampas e grelhas.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no saite da Prefeitura.

STJ diz que não pode obrigar Estados e municípios a prevenirem deslizamentos

Por decisão unânime, a Segunda Turma do STJ negou provimento a recurso especial interposto pelo MP do Rio de Janeiro requerendo que o Estado e do Município fossem obrigados à implementação de políticas públicas de contenção e de prevenção de deslizamentos de encostas.
Apesar de reconhecer o caráter urgente da implementação de políticas de contenção e prevenção de calamidades públicas, o ministro relator, Humberto Martins, retificou decisão do TJRJ "reconhecendo a falta de interesse de agir do MP".
Segundo reportagem no saite do STJ, ele ressaltou: "A extinção do processo sem julgamento do mérito por falta de interesse de agir faz coisa julgada meramente formal. Não obsta, portanto, que apareça posteriormente tal condição de ação, permitindo que o Parquet insurja-se novamente contra o ente municipal com os mesmos pedidos constantes na petição inicial".

CLIQUE AQUI para ler reportagem completa.