quinta-feira, 30 de junho de 2016

Saúde pública do RN clama por socorro

A saúde pública do RN clama por socorro - proclamaram, hoje, da Tribuna da Assembleia vários deputados estaduais, em apartes a pronunciamento sobre o assunto feito por Álvaro Dias (PMDB).
O desabastecimento nas unidades de saúde, inclusive na rede hospitalar, é geral. Faltam medicamentos, material de limpeza e até alimentos.
Um paciente de 80 anos, que necessita de cirurgia, já teve o procedimento remarcado várias vezes - disse o deputado Tomba Farias.
- O pior é que as remarcações só ocorrem, cada vez, depois que o doente teve que respeitar várias horas de jejum.
Os servidores estão em greve há uma semana.
Amanhã haverá um ato conjunto de protesto organizado por vários sindicatos de servidores estaduais que não foram contemplados pelo governo com o adiantamento de uma parte do 13º.
Segundo o deputado Getúlio Rego, o débito do Estado somado ao da Prefeitura de Natal junto ao Hospital Memorial, é da ordem de R$ 5 milhões.
Hoje, pelo telefone, falei com a coordenadora geral do Sindsaúde, Simone Dutra, e ela me disse que está faltando comida para os pacientes.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Diógenes Dantas estreia na TV Tropical

O jornalista Diógenes Dantas estreia na TV Tropical um programa de entrevistas no próximo domingo às 10 horas.
A informação foi transmitida pelo apresentador em sua página no Facebook, com a seguinte nota:
"Vem aí novidade na tela da TV Tropical. Diógenes Dantas entrevista...Gente da política, economia, esporte, cultura, entretenimento. Gente que faz, gente que é sucesso, gente que tem algo a dizer.
Todo domingo você terá um encontro com alguém especial.
Não perca. Diógenes Dantas entrevista...
Estreia, dia 3 de julho, às 10 horas, na TV Tropical.
Do jeito que você gosta".
Anteriormente, Diógenes tinha anunciado no twitter que gravara a primeira entrevista para o novo programa - com o ex-governador Geraldo Melo.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

"Até quem não é católico está "P" da vida", diz ativista sobre saída do Padre Felipe

Esta afirmação foi feita no Facebook por um dos líderes do Movimento Santo Antônio Mais Fortes, Morais Júnior, ao se referir à anunciada retirada do Padre Felipe Anderson da Paróquia de Santo Antônio do Potengi, município de São Gonçalo do Amarante.
Até agora não se ouviu uma única palavra nem da congregação religiosa a que pertence o padre Felipe, nem da Arquidiocese de Natal.
A versão que corre por todo o município e que conhecidos porta-vozes do prefeito Jaime Calado procuram desmentir é de que a transferência teve motivação política.
A insatisfação é generalizada no meio da população e essa postagem de Morais Júnior, que é um ativista sem filiação partidária e integrante de movimentos de Igreja, diz tudo. Ele escreveu:
- Nossa comunidade tem tudo que podemos ter de emoção. 
Parece até uma novela.
Mortes, acertos de contas, justiçamentos, embates políticos e religiosos por conta até de fogos de artifício na festa do Padroeiro. 
Conspirações e ETC.
Mas também tem muita gente trabalhadora e exemplar, que tem autonomia e luta por um futuro mais digno para nosso lugar.
Resgate de Praças Públicas por nossa juventude é um exemplo disso.
Agora essa transferência do Padre que até quem não é católico está "P" da vida.
Fico Imaginando o Próximo Capítulo!
Para morar aqui tem aguentar EMOÇÃO!

OUTROS DEPOIMENTOS:
Vice-prefeito Poti Neto (PMDB) - Compartilho da preocupação de toda comunidade de Santo Antônio do Potengi diante dos rumores de que ocorrem pressões políticas com o objetivo de tirar Padre Filipe Anderson da paróquia de Santo Antônio. Padre Filipe é muito querido pelo nosso povo - por sua dedicação, pelo seu carisma e se destaca por ter uma atuação apartidária, acolhendo a todos com igualdade e respeitando a liberdade de cada paroquiano escolher a posição política que bem entender. Tenho certeza que, na sua clarividência, nosso Arcebispo dom Jaime Vieira Rocha, antes de qualquer decisão, vai ouvir a comunidade católica da paróquia.
Vereador Geraldo Veríssimo (PC do B) - Notícia muito triste na manhã do dia de São João Batista, como cortaram a cabeça do precursor de Jesus, querem calar a voz do nosso querido Padre Filipe Anderson, grande pastor na terra dos mártires de Uruaçu, o homem que vem fazendo um grande trabalho em prol da igreja de Jesus Cristo, tanto fez por Santo Antônio do Potengi e por sua paróquia, construiu várias igrejas, como a nova Igreja Matriz do bairro, a casa da ordem premostratesse, restaurou a Capela de Santo Antônio, e no trabalho de evangelização nem se fala, conseguiu salvá tantas famílias desestruturadas, como jovens, crianças, adultos e idosos, levando ao andor missionário. E com indignação que a comunidade de Santo Antônio do Potengi recebe do arcebispo de Natal a transferência do Cônego Filipe, é como se perde alguém da família, como está morrendo algo dentro de nós, pra ser sincero, e ser mas prático, estamos triste, é um golpe político contra a igreja e contra todos nós católicos.

Outras lideranças políticas como os vereadores Nonato Queiroz (PSB), Alexandre Cavalcanti (PMDB) e Eudócio Mota (Solidariedade) também se manifestaram externando insatisfação com a transferência abrupta do Padre Felipe, sem nenhuma satisfação à comunidade a que ele vinha servindo com tanta dedicação.




Missa de 30º dia por João Garcia será dia 26

Missa de 30° dia.
Celebração da Esperança
30 dias de falecimento de João Garcia Sobrinho
Data: 26 de Junho de 2016 (Domingo)
Horário: 9h
Local: Capela do Instituto Juvino Barreto 
Na Av Alexandrino de Alencar

domingo, 19 de junho de 2016

Avião parte-se no ar em Portugal. Passageiros escapam de paraquedas

Só o piloto morreu num acidente aéreo ocorrido nesta domingo em Portugal, informa o portal do Diário de Notícias.
O avião conduzia sete paraquedistas e a mais de 2 mil metros de altura começou a se desintegrar.
Sete paraquedistas que estavam a bordo conseguiram pular e escapar - dois em estado grave. 
Só o piloto morreu.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Acidentado, ex-deputado Carlos Marinho está no Walfredo

Estou aqui orando e torcendo pela pronta recuperação do amigo Carlos Marinho, ex-deputado estadual, que sofreu acidente e se encontra em atendimento  no Walfredo Gurgel.
Força, Cacau, Deus está com você, querido amigo.

ATUALIZAÇÃO:
Acabo de receber informação de que o amigo Cacau está em recuperação.
Não foi um acidente automobilístico. 
Foi uma queda na frente do prédio em que mora. Ele bateu com a cabeça no batente e sangrou bastante.
Foi socorrido pelo SAMU e levado ao Walfredo. Está plenamente consciente.

Entrevistado na TV deve esquecer a câmera

Está no portal da CNN em espanhol, em vídeo, uma entrevista do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, concedida dia 17 à apresentadora Gabriela Frias.
Menos pelo assunto - a negociação de paz entre o governo colombiano e os terroristas das FARC - o vídeo constitui uma aula de postura para quem precisa dar uma entrevista na televisão.
O presidente da Colômbia não olha diretamente para a câmera uma única vez, em mais de 8 minutos de conversa.
FOTO: Reprodução/vídeo/Internet
CLIQUE AQUI para ler nota completa e acessar o vídeo.

Um ano sem Agnelo Alves: Missas no dia 21

Missas em memória do deputado estadual e ex-prefeito de Natal e de Parnamirim, Agnelo Alves, serão celebradas celebradas em Parnamirim e em Natal na próxima terça-feira, dia 21, data do 1º aniversário de sua partida.
A missa de Parnamirim será na Igreja Santo Antônio, na Cohabinal, às 9 horas.
A de Natal, às 18 horas, na Matriz de Santa Terezinha, na esquina da Rodrigues Alves com a Apodi.

sábado, 18 de junho de 2016

Veja imagens da audiência pública deste sábado no Vaticano

Henrique: "Refuto qualquer ilação sobre conta no exterior"

Nota de esclarecimento

01. Refuto qualquer ilação a respeito de conta no exterior em meu nome.

02. Não fui citado a prestar esclarecimentos.

03. Estou, como sempre estive, à disposição da Justiça, até porque sou o principal interessado em ver todas essas questões esclarecidas

Henrique Eduardo Alves

sexta-feira, 17 de junho de 2016

São Gonçalo perde a profa. Francisca Lins Rodrigues, dona Nenem

Manuelzinho e dona Nenem - figuras marcantes
da história de S. Gonçalo do Amarante-RN
Morreu nesta sexta-feira, no Hospital do Coração, em Natal, a professora e ex-vereadora de São Gonçalo, Francisca Lins Rodrigues, dona Neném.
Foi uma das figuras mais marcantes da história recente do município, especialmente nos últimos 30 anos antes do ano 2000.
Aliás, ela - nos setores educacional e político - e o seu marido, Manuelzinho, hoje aposentado aos 87 anos, no setor previdenciário, mais precisamente no FUNRURAL.
Ganhou projeção na administração da prefeita Élia de Barros, tendo sido a coordenadora municipal do MOBRAL - Movimento brasileiro de alfabetização, criado sob o regime militar, quando era ministro da Educação o recém-falecido ex-senador Jarbas Passarinho.
Graças ao dinamismo de dona Nenem, de 1969 a 1976, várias turmas do Mobral foram criadas em diferentes comunidades de São Gonçalo, possibilitando que muitos adultos tivessem o seu primeiro contato com as letras.
Paralelamente, Manuelzinho, seu marido, assumia o comando do FUNRURAL, instituição que tinha a responsabilidade de assegurar aposentadoria aos trabalhadores rurais, mesmo aqueles que nunca tiveram oportunidade de contribuir para a Previdência Social.
Hoje, boa parte dos idosos aposentados em São Gonçalo, vivem uma velhice menos sofrida, graças a aposentadoria que Manuelzinho lhes ajudou a conseguir, orientando na obtenção da documentação necessária e na superação de entraves da burocracia.
No âmbito do Estado, Dona Nenem conquistou crédito e conceito graças ao trabalho desenvolvido na coordenação do Mobral e chegou a ser uma das professoras do interior de maior prestígio junto à Secretataria Estadual de Educação, durante os governos Lavoiser Maia (1979-1983) e José Agripino (1983-1987). Foi diretora da Escolas Estaduais Jose Bezinger, no Jardim Lola e da Escola Estadual Dr. Otaviano, no centro da cidade. Passou 10 anos na direção de cada um desses dois estabelecimentos.
O velório de dona Nenem está sendo realizado na Câmara Municipal, onde foi vereadora. Amanhã, na Matriz de São Gonçalo, haverá missa às 8 horas. Em seguida, o corpo seguirá para sepultamento no Cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Morre o professor Girafales, de Chaves

O elenco do seriado de TV "Chaves" perdeu mais um dos seus integrantes - o ator Ruben Aguirre - o "Professor Girafales". Ele faleceu na madrugada desta sexta-feira, no México.
CLIQUE AQUI para ler reportagem.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Carta de Michel Temer a Henrique Alves

É o seguinte a resposta do presidente Michel Temer à carta que Henrique Eduardo Alves lhe escreveu entregando o Ministério do Turismo:

Carta de Temer a Henrique
Caro amigo Henrique Eduardo Alves
Agradeço a dedicação e lealdade que sempre permeou nossa relação pessoal e no campo político. Quero registrar o profícuo trabalho que desenvolveu neste período no Ministério do Turismo, seu afinco e envolvimento para melhorar essa indústria tão importante para trazer divisas para para o Brasil. Foi importantíssima sua passagem e seu legado será longo como poderemos verificar durante os Jogos Olímpios.
Como companheiro de jornada dentro do nosso partido ao longo de décadas, quero registrar sua dedicação às causas que abraçamos. e nas quais continuamosacreditando, para levar o Brasil aos rumos que merecem ser trilhados par devolver esperança à população e propiciar o retorno do crescimento econômico, do desenvolvimento e da justiça social
Muito obrigado por tudo,

Michel Temer
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa


Walter Alves: Enfim, um alento para pequenos produtores rurais


Leia a carta em que Henrique pede demissão a Temer

.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Lupércio Luiz, cidadão natalense

Está aprovado pelos vereadores da capital o título de cidadão honorário de Natal para o jornalista e comentarista esportivo Lupércio Luiz.
A entrega será na próxima segunda-feira, em sessão solene prevista pra começar às 9,30.
Não vou poder comparecer, como gostaria, porque esse horário me impede.
Transmito, de público, meu aplauso por essa decisão da Câmara Municipal de Natal. E a Lupércio, amigo e colega de profissão, a quem muito admiro, a manifestação do meu reconhecimento pelo competente trabalho que realiza e pela admirável figura humana que é.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Bloco do PT tinha 6 votos e deu 3 a Eduardo Cunha no Conselho de Ética

O bloco liderado pelo PT - também integrado pelo PSD, PR, PROS e PC do B - deu ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, a metade dos seis votos de que dispunha na votação da tarde de hoje no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
O parecer pela cassação de Cunha foi aprovado por 11x9.
Na apuração dos primeiros 16 dos 20 votos do Conselho, Cunha ganhava por 9x7. Antigos aliados de Cunha - do PSDB, PSB, PPS e PV é que deram os quatro votos finais que decretaram sua derrota.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa.


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Escolas de São Gonçalo estão com energia cortada

Duas escolas municipais de São Gonçalo estão sem aula desde o dia 9 de junho, mas não é por greve de professores.
É porque estão com a energia cortada - denuncia o Sindicato dos Trabalhadores em Educação - SINTE, em postagem na Internet.
São as escolas Sebastião Prudêncio e Rio da Prata.
Na Varela Barca, o 3º ano está sem aula há um mês por falta de professor.
De acordo com o Sindicato, as escolas das comunidades de Jacaré-Mirim, Guanduba e Oiteiro, estão sem aulas desde a semana passada, porque os transportes que fazem a condução dos professores para essas comunidades estão paralisados.
O Sindicato está convocando uma assembléia geral de professores para a próxima quarta-feira, dia 15, às 14 horas, no Clube dos Correios.

Amigo de Michael Jackson, intérprete de Alf morre aos 76 anos

Morreu nesta segunda-feira, 13, em Los Angeles, o ator Mihaly "Michu" Meszaros, 76 anos, uma semana após ter sido internado, após ser encontrado desacordado no banheiro de sua casa.
Ele se notabilizou por haver interpretado por quatro temporadas, no século passado, o seriado sobre o "extraterrestre" da TV - Alf.
Michu foi amigo de Michael Jackson, com que contracenou num comercial para a Pepsi.
Foto: Reprodução Internet.
CLIQUE AQUI para ler reportagem.

domingo, 12 de junho de 2016

Juiz político não distribui Justiça, faz política - diz advogado potiguar

TEMAS DE DIREITO DO MOMENTO

Ricardo Sobral
Advogado

A experiência revela que cumpre sua elevada missão quem julga silenciosamente, longe dos holofotes.
Juiz político não distribui Justiça, faz política.
Não defendo a nefasta quadrilha petralha, nem o retorno de Dilmão, que perdeu as condições de governabilidade, se é que as teve em algum momento.
Defendo um judiciário fora das articulações políticas, isento e não espalhafatoso.
Aos políticos a política.
Juiz não é Deus, nem pop star.
Delação é ato mais repugnante do que a baba do réptil. Na prisão é teratologia.
Prisão, mesmo com condenação em segundo grau, antes do trânsito em julgado, é excrescência jurídica.
O resto é leguleio.

ABC a caminho da zona, diz torcedor depois de ler Pedro Neto

Depois de ler, no Facebook, o comentário de Pedro Neto sobre o 0x0 de ontem à noite no Frasqueirão, entre o ABC e o Confiança, pela Série C do Campeonato Brasileiro, o torcedor Flávio Alex escreveu: 
"Tá russo, pode entrar na zona, já que pega Fortaleza e Remo fora de casa agora".
Outros leitores que também se manifestaram:
Marcos Aurelio Duarte - Situação muito complicada.
Ivanaldo Lopes Da Silva Lopes - Já falei e torno a repetir, com esse presidente o ABC não vai a lugar nenhum. Ele tem medo de contratar, nada na vida funciona com medo, o medo tira a vontade de vencer.
Thiago da Rocha - Um time medíocre, morto, jogadores sem capacidade de fazer nada diferente. Uma zaga segura, só que os 2 zagueiros muitos lentos. Laterais, meu Deus... Se for nesses campeonatos de bairro acha melhor (Fellipe fraco é um elogio pra ele). O meio só tá escapando Passos, o paraguaio tá muito brabinho, Lucio Flávio melhor nem comentar pqp, Erivelton joga um jogo e dez ñ falta inteligência. Nosso ataque o Jones tem muita vontade mas falta inteligência e atacante q ñ finaliza bem ñ adianta. Nando parece o Nando quando chegou no ABC, ñ pode perder um gol daquele de hoje, mas mostrou no estadual q pode dar a volta por cima, espero q ñ só ele mas todo time pq ñ é só a violência q está afastando os torcedores do estádio tbm é a qualidade dos jogadores agente v jogando em times de massa, tradição, gloria

Joâo Fernandes - Se continuar desse jeito, vai brigar pra não cair.
CLIQUE AQUI para ler o comentário de Pedro Neto.

sábado, 11 de junho de 2016

Ministro vem pra campanha de Ricardo Gurgel em Parnamirim

Em vídeo postado na Internet, o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, anunciou apoio à pré-candidatura de Ricardo Gurgel (PSB) em Parnamirim.
CLIQUE AQUI para ler nota completa.

Torcida do ABC é menos presente que a do América

As torcidas das duas equipes mais tradicionais do futebol do RN estão deixando a desejar, como revela estatística da Série C divulgada pelo comentarista Pedro Neto.
Até agora, o desempenho da torcida americana ainda é um pouco melhor. 
Cômputo geral dá ao América o 3º lugar. O ABC está em 8º.
CLIQUE AQUI para ler nota completa.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Eduardo Cunha denuncia animosidade da Globo contra sua esposa

O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, publicou nota no Facebook, defendendo a si própria e a esposa das mais recentes acusações.
Sobre o patrimônio da esposa afirma: "O patrimônio da minha esposa foi constituído pelo seu trabalho na atividade de televisão, sendo a maior parte dele fruto de indenização trabalhista, recebida em ação judicial contra a TV Globo, o que explica boa parte da animosidade e relevância com relação à dada por veículos dessa organização".
No tocante ao seu próprio patrimônio, assinala:
"Volto a reafirmar também que o patrimônio que detinha, que foi transferido para trust, e que suportou os gastos familiares, teve origem antiga, de atividades privadas, sem nenhuma relação com a atividade pública".
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Será que vamos conseguir passar o Brasil a limpo? Figa!

Não sei se a Operação Lava Jato vai conseguir - como deveria - passar o Brasil a limpo, como, há muitos anos, preconizava na TV o jornalista Boris Casoy.
A tarefa não é nada fácil, especialmente diante das pressões que, queiram ou não, seus personagens têm que enfrentar.
Cada lado, só quer que o outro seja enquadrado.
Veja-se as situações do ex-presidente Lula e do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Os dois são, talvez, os que sofrem acusações mais pesadas. 
Vejo-os, embora adversários, na realidade navegando no mesmo mar de dificuldades, cada um ao seu modo procurando se virar na busca de uma boa argumentação de defesa.
Para os lulistas, de há muito, Eduardo Cunha já deveria estar na cadeia. Para o lado de Cunha, quem deveria estar na cadeia, é o ex-presidente.
Procuro não me deixar ser manipulado por qualquer dos lados, certo de que, numa disputa dessa, a verdade dos fatos sai muito castigada, muito comprometida pelas versões conflitantes que cada lado se encarrega de propagar.
Tenho pra mim, porém, que, por maior que seja o clima de radicalismo que a intolerância bilateral impõe num momento como o atual, uma coisa é sagrada tanto para Lula quanto para a Eduardo Cunha - o respeito ao direito de defesa de cada um.
FOTOS: Reprodução Internet.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Temos que aprender a dizer "não" à demagogia. Venha de onde vier

O maior desafio que, sob o meu ponto de vista, um dia, a maioria da população brasileira terá que abraçar é o de aprender a dizer não à demagogia.
Qual o sentido em que cito essa palavra - demagogia?
Pra mim, demagogia traduz a atitude de políticos que se vangloriam de saber aproveitar (e explorar) as aspirações da Nação, prometendo ao povo fazer aquilo que está na base das suas necessidades, dos seus sonhos, dos seus desejos.
Ou então, tratam, simplesmente de dividir o país - como se um partido fosse capaz de reunir o que de melhor existe na sociedade, sobrando para os demais, o que existe de pior - em matéria de oportunismo, de irresponsabilidade e de corrupção.
Em um caso ou no outro, fogem de mostrar a realidade.
Por exemplo: A realidade atual do Brasil - que se traduz em inflação alta, retração da atividade econômica, desemprego, falência dos serviços públicos essenciais (como segurança, educação, saúde, infraestrutura) jamais será superada sem um ajuste fiscal, que permita ao país voltar a um patamar de receita compatível com as suas necessidades e as aspírações do seu povo.
Ou seja: A nação precisa urgentemente alcançar um incremento de sua máquina arrecadadora, com um agravante: num momento em que a massa trabalhadora já não tem mais de onde tirar recursos para pagar impostos.
Quer dizer: Temos que sonhar com uma estrada de mão dupla, por onde possam trafegar sem atropelos, a massa da população, que diz não à demagogia, e não tem como arcar com um aumento da carga tributária; e um governo responsável, capaz de dar um basta na roubalheira e. ao mesmo tempo, conseguir controlar gastos e aumentar a arrecadação, indo atrás daquela "meia dúzia" de alguns milhares de marajás que concentram mais de 90 por cento da riqueza nacional - cobrando das grandes e incalculáveis fortunas a devolução do que acumularam - ao longo da história - via corrupção e especulação financeira.
Entenderam por que temos de aprender a dizer não à demagogia?
Porque enquanto não aprendermos, também não seremos capazes de eleger um governo verdadeiramente sério e responsável.
E, sem um governo sério e responsável, não tem volta. 
Amanhã será uma Venezuela, uma Bolívia, uma Nicarágua, no máximo, uma Cuba.

Morre Manoel Pereira, ex-prefeito de Natal

Tomei conhecimento agora, no blog de Heitor Gregório, do falecimento do meu antigo colega de seminário, Manoel Pereira dos Santos, ex-prefeito de Natal e ex-secretário de Estado nos governos José Agripino e Rosalba Ciarlini.
Era um homem super-preparado.
No início do seu segundo governo, em 1991, o atual senador José Agripino me disse:
- Se o Rio Grande do Norte tivesse uns três Manoel Pereira, a nossa situação seria outra bem diferente - pra melhor.
Conheci Manoel Pereira no seminário de São Pedro nos anos 50 - a partir de 1957.
No começo de 1961, ao final do "seminário ferial", em São José de Mipibu, o nosso reitor - à época Cônego Lucilo Alves Machado, nos avisou: Não havia terminado em tempo o serviço de manutenção e pintura do seminário.
Por essa razão, tinha que adiar o início do ano letivo. Assim, pedia a quem morasse em Natal ou em cidades circunvizinhas que conseguisse com as suas famílias hospedagem em casa para, pelo menos mais um colega.
Manoel Pereira foi comigo para São Gonçalo.
Na época, a cidade estava vinculada à paróquia de Macaíba, sem um sacerdote residente.
O pároco de Macaíba era o padre Chacon.
Manoel, paraibano residente em Nova Cruz, pertencia a uma paróquia dinâmica e vibrante, conduzida pelo monsenhor Pedro Moura, que criara, inclusive, uma ordem religiosa na cidade.
Meu convite a Manoel para passar aquela semana com a minha família tivera por motivação mostrar-lhe o que era o outro lado: ou seja, uma paróquia "rebaixada", desmotivada, sem padre, com igreja fechada.
Naquelas férias - final de 1960 - tinham sido as minhas primeiras em casa, depois de 4 anos de seminário. Eu estava com 16 anos
Foram tempos inesqueciveis. O líder da cidade - político e religioso, era o então ex-prefeito Manoel Soares da Câmara. Ele me estimulara a me integrar à comunidade, convocá-la para a oração pelo menos uma vez por dia, trazendo-a para dentro da Igreja, que passou a abrir todas as noites.
E assim - durante o dia eu estava em contacto com as familias, conversando sobre a sua realidade, despertando a juventude a se preparar para encarar os desafios do amanhã, promovendo reuniões de leitura, etc. À noite, na igreja - que superlotava - rezávamos o terço, eu lia um texto do evangelho e sobre ele fazia uma reflexão.
Na última noite de nossas férias extras, após descer a pequena escada da calçada de São Gonçalo e ganhando a praça de Matriz onde, então nós morávamos, quase que mato Manoel de susto:
- Manoel, amanhã quando você voltar para o seminário, vou mandar uma carta pro Padre Lucilo comunicando que decidi deixar o seminário.
Manoel não caiu. Segurou-se. E alguns segundos depois, fazendo um gesto com a mão em direção da Igreja, que, mais uma vez lotara a fim de rezar comigo, perguntou:
- E o que você vai dizer pra esse povo?
E eu: "Amanhã, depois do terço, vou contar a verdade. Não estou abdicando da minha fé. Apenas senti que a minha missão é outra". 
Ele seguiu o seu rumo. Terminou o seminário menor. Foi para o seminário maior em Fortaleza. Depois do curso de Filosofia foi selecionado para estudar Teologia em Roma. 
Contudo, não chegou a se ordenar.
Também entendeu ser outra a sua vocação. Abraçou, com extrema dedicação, o serviço público.
Que Deus o acolha.
O sepultamento será às 16 horas no Morada da Paz, em Emaús, após missa de corpo presente marcada para às 15 horas.
Foto: Frankie Marcone/Reprodução Internet. 

Leia também aqui no blog:
Temos que aprender a dizer "Não" à demagogia. Venha de onde vier

terça-feira, 7 de junho de 2016

STF aprova 48 testemunhas pró Dilma na CPI do Impeachment

Em decisão anunciada hoje o presidente do STF, Ricardo Lewandovski, endossou decisão do presidente da Comissão Processante (do Impeachment), senador Raimundo Lira, de acatar a apresentação de 48 testemunhas pela defesa da presidente Dilma Rousseff.
Noutra decisão, Lewandovski rejeitou recursos para retirar da relatoria da CPI o tucano Antônio Anastasia.
CLIQUE AQUI e leia reportagem.



A oração é que dá energia à luz do cristão, diz o Papa

Em vídeo: A delação de Nestor Cerveró

O portal do ESTADÃO está disponibilizando vídeos com a delação do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.
Num deles, chega a dizer que foi "sacaneado" pela presidente Dilma.
Junto com os vídeos, o Estadão publica declaração atribuída à assessoria da presidente afirmando:
- Este teatro montado por esta pessoa que não tem credibilidade e é suspeito de crimes, não intimida a senhora presidenta Dilma Roussef. Ela tem a consciência tranquila e reitera que as provas que demonstram as calúnias de Nestor Cerveró são contundentes.
CLIQUE AQUI para acessar o portal do ESTADÃO.

sábado, 4 de junho de 2016

Papa: "Sacerdote é pastor, não inspetor do rebanho"

Plebiscito decide sobre bolsa mensal pra todos os suiços: R$ 10 mil

A Suiça vai realizar um plebiscito neste domingo, dia 5 de junho, para decidir sobre o estabelecimento de uma bolsa mensal para todos os seus cidadãos seja ricos, sejam pobres - todos - no valor de 2.500 francos suiços, hoje equivalentes a 2.250 euros ou a 2.442 dólares - informa reportagem no portal alemão Dw.
Em reais, a Bolsa seria de aproximadamente 10 mil reais.
CLIQUE AQUI para ler reportagem.

RESULTADO do plebiscito: A proposta foi rejeitada. CLIQUE AQUI e leia nova reportagem.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

São Gonçalo: PMDB vai transformar comissão provisória em Diretório

Peemedebistas são-gonçalenses voltam a se reunir com o comando estadual do partido. Foi nesta sexta-feira em Natal. O partido decidiu transformar a Comissão Provisória em Diretório Municipal.


quinta-feira, 2 de junho de 2016

Aluízio Alves, um homem de gestos

Uma foto que, para nós, representa um verdadeiro troféu que não tem preço. Em janeiro de 2000, o dr. Aluizio Alves visita a sede do extinto semanário O Grande Natal. Diante dele, Henrique Cavalcanti (em pé), Alexandre Cavalcanti, Paulo Tarcísio e Poti Junior. Atrás, em pé, Vanilson Julião e Edilson Cavalcanti. Aluízio Alves era um homem de gestos. A foto foi tirada por outro saudoso amigo que integrava a nossa equipe - Canindé Chagas.

Reunião deste dia 2 da Comissão do Impeachment. Assista

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Ministro do Turismo recebe 4 prefeitos e um vice do RN

O ministro do Turismo recebeu nesta quarta-feira, em Brasilia, os prefeitos Fernanda Costa, de Santa Cruz; Pepeu Gomes, de Passa e Fica; Severino Rodrigues, de Monte Alegre; Ivan Padilha, de Pendências; e o vice-prefeito de São Gonçalo, Poti Neto.
Fotos: Paulino Menezes/MTur