terça-feira, 10 de junho de 2014
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Gesane Marinho formaliza apoio à pre-candidatura do PMDB
A pré-candidatura ao governo do deputado federal Henrique Alves (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (09) o apoio do grupo formado pela família da deputada estadual Gesane Marinho, que inclui seu pai Jurandir, ex-prefeito de Canguaretama, a atual prefeita Fátima, sua mãe, e o vereador de Natal, Bertone Marinho, irmão da parlamentar.
A tendência é que o apoio do grupo seja extensivo aos demais pré-candidatos da aliança.
Henrique Alves recepcionou em seu apartamento Gesane e Jurandir Marinho, que preside o PMDB em Canguaretama. Também participaram da reunião o ministro Garibaldi Filho e o prefeito de Serrinha Fabiano de Souza, ambos do PMDB.
Gesane reafirmou que a falta de atenção do seu partido, o PSD, inviabilizou seu projeto de reeleição e se sentiu à vontade para conversar com Henrique Alves por perceber a postura agregadora do pré-candidato do PMDB.
“Eu sempre me coloquei à disposição nesse projeto de recuperação do Estado. Mas foi preciso outro partido enxergar a condição que eu tenho para colaborar”, disse a parlamentar.
Henrique externou sua gratidão à deputada e exaltou as qualidades da nova aliada. “Uma deputada da qualidade de Gesane Marinho merece o respeito de todos os partidos. O seu apoio honrará o PMDB”, afirmou.
Ministério Público Federal adverte sobre preços dos táxis no novo Aeroporto
A Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal distribuiu nesta segunda-feira, dia 9, a seguinte nota:
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) alerta: passageiros que utilizarem táxi em viagens a partir do novo aeroporto devem pedir recibo ou, sempre que possível, fazer o pagamento direto no guichê. O alerta é necessário em virtude de uma série de reclamações em relação ao preço das viagens, que estaria muito acima do que deve ser cobrado.
De acordo com o que apurou o MPF, há uma tabela que fixa os valores que a Cooperativa deve cobrar, e ela deve ser respeitada. O Ministério Público Federal já entrou em contato, tanto com a Inframérica, empresa responsável pela administração do novo aeroporto, quanto com a Prefeitura de São Gonçalo, e ambas confirmaram que a tabela permanece em vigor e que deve ser observada em todas as viagens.
Os passageiros que perceberem que os valores estão muito elevados devem pedir um recibo e encaminhar ao Ministério Público para que os profissionais que estão cobrando a mais sejam identificados.
domingo, 8 de junho de 2014
Imposto de Renda abre 1º lote de restituições para consulta
A Receita Federal deverá abrir nesta segunda-feira, para consultas o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda relativo às declarações apresentadas este ano.
Leia reportagem completa no Correio Braziliense
Leia reportagem completa no Correio Braziliense
Artigo de Poti Neto
No sonho da casa própria tem o DNA de Henrique
Eu sei que a classe política está desgastada; eu sei que
é legítimo o anseio popular por mais seriedade e mais responsabilidade na vida
pública; eu sei que não existe um único santo na face da terra – e não somente
entre os políticos. Entre juízes, promotores, padres, delegados, jornalistas e
médicos também.
Enfim, todos – sem exceção, somos humanos. Todos – sem
exceção – temos nossas falhas, nossos erros e nossos equívocos.
Assim também é na política.
Agora, deixando de lado os erros e falhas, que todos
temos, por um dever de justiça temos que reconhecer:
Na política, temos de nos orgulhar daqueles
representantes que honram o nosso voto.
E hoje: eu quero puxar a brasa para o presidente do meu
partido – o PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves, pela sua visão social e pela
independência com que defende as suas idéias.
No seu segundo mandato, o presidente Lula mandou para o
Congresso um projeto destinado a enfrentar um dos maiores dramas do Brasil – a falta de moradias condignas para grande parte de nossa população.
Qual a família que não acalenta o sonho da casa própria?
Pois bem: Foi o presidente Lula, em seu segundo mandato,
quem mandou para o Congresso o projeto que criava o programa “Minha casa, minha
vida”.
O pensamento dele, era evitar o drama das grandes cidades
que estavam inchando com o êxodo rural e assistiam, sem nada poder fazer, o
surgimento diário de novas favelas.
Propôs, então, o “Minha casa, minha vida”, criando
facilidades para a realização do sonho da casa própria, mas somente nas cidades
com mais de 50 mil habitantes.
No Rio Grande do Norte, dos 167 municípios, somente 8 têm
mais de 50 mil habitantes. Quer dizer – 159 municípios ficariam de fora por
essa proposta do presidente. Imagine quantos no Brasil também ficariam entre os
mais de 5.500 municípios, se o deputado Henrique não tivesse sido o relator
dessa matéria no Congresso.
Graças a Henrique, o projeto original do governo foi
alterado, por unanimidade. Em vez do “Minha casa, minha vida” valer, apenas,
para os municípios com mais de 50 mil habitantes, passou a valer para todos os
municípios, com duas consequências imediatas:
Uma – Milhões de famílias passaram a ter o direito de
realizar o sonho da casa própria; e duas) milhões de pais de família passaram a
ter direito a um emprego na construção civil pelo maior volume de obras diante
da ampliação do universo de municípios e de famílias contemplados.
Isso é ou não é, uma honra para o Rio Grande do Norte?
Saber que foi um representante nosso que, em boa hora, defendeu uma tese em
favor dos que mais precisam e teve o indispensável respeito das outras
lideranças que deram o necessário apoio à sua iniciativa?
Numa hora como essa, a gente sente, sem dúvida, o valor
do voto que demos. Posso dizer a todos e em especial ao deputado Henrique,
presidente do meu partido – “Meu voto valeu a pena”. Na realização do sonho de
milhões de famílias contempladas pelo programa “Minha casa, minha vida”, tem o
DNA do meu deputado, Henrique Eduardo Alves.
Artigo de Paulo Afonso Linhares
TRAIÇÃO E POLÍTICA
Paulo Afonso Linhares
Quando se inventou a palavra “tragédia” certamente a primeira sílaba foi tirada de “traição”, esta que tem sido cantada em verso e prosa e até foi mote para a peça de teatro musicada, escrita em 1973 por Chico Buarque e Ruy Guerra: “Calabar: o elogio da traição”. No belo texto da peça a traição (de Domingos Fernandes Calabar possivelmente nascido durante a primeira década do século XVII, no atual Estado de Alagoas, contra a colonização espano-lusitana) assume, para uns, até ares de nobre gesto; para outros, foi ele um reles traidor, ganancioso contrabandista e ladrão.
Quais os motivos da sua traição? “Provavelmente, ele foi movido por um misto de motivos, tendo o amor à sua terra natal como leitmotiv. Porém, foi sempre uma motivação mesclada, pois “o coração tem razões que a própria razão desconhece” (Blaise Pascal)”, segundo afirma o historiador Frans Leonard Schalkwijk.
Na intrigante canção de rock moderado, intitulada “Metal contra as nuvens”, a banda Legião Urbana começa com este verso:” Eu sou metal, me sabe o sopro do dragão/ Reconheço meu pesar/ Quando tudo é traição/O que venho encontrar/ É a virtude em outras mãos (...). Isto faz pensar na traição em sentido amplo, algo tão antigo quanto a humanidade, embora também fosse coisa muito ao gosto do deuses da mitologia greco-romana. Todo mundo traia todo mundo, por sexo, política, dinheiro, poder ou, na maioria das vezes, pelo simples prazer de trair. Algo bem divinamente humano.
Das tantas faces da traição, uma apenas interessa para esta ligeira conversa domingueira: a traição política. Aliás, recentemente li um excelente artigo de Andrés Ortega, no jornal espanhol El País, sobre o tema: La política como traición. Ortega abre o artigo com uma verdade de há muito conhecida, mas, quase sempre escamoteada pelos político: “Nenhuma outra atividade como a política, no sentido da luta pelo poder, implica tanta disposição de trair aos mentores que as vezes se apresentas como companheiros e amigos (...) Maquiavel, situo a traição dentro da virtú política, que pouco tem que ver com a moral nem com o ódio.”
Descendo para esta desconchambrada aldeia do índio Poti, ocorre-nos o velho, mas, não menos usado dito popular assevera que “trair e coçar é só começar”. Aliás, este é o título de uma peça teatral de Marcos Caruso, que serviu de roteiro para o filme homônimo rodado em 2006 pelo batalhense Moacyr Góes, filho do saudoso educador e historiador potiguar Moacyr de Góes (1930 – 2009). A alusão a este anexim quase chulo vem a propósito das últimas acontecências da política norte-rio-grandense e que culminaram com o rompimento da governadora Rosalba Ciarlini e respectivo consorte/mentor, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, com o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia.
O resultado da última reunião do diretório estadual do DEM, ocorrida em Natal no último dia 2 de junho deste 2014, foi uma rejeição à candidatura de Rosalba para mais um mandato frente ao governo do Estado. Dos 58 votos possível, somente 10 sufragaram o projeto da atual governadora do Rio Grande do Norte; 45 disseram preferir uma aliança com o PMDB de Henrique Alves/Garibaldi Filho, 2 se abstiveram e um anulou o voto. Apesar de o voto ser secreto e, portanto, sem maior possibilidade de se dizer quem votou o quê, as baterias dos (agora) rarefeitos defensores da Rosa se voltaram contra o senador Agripino: traíra, traidor, traição. Entre choros e ranger de dentes, só faltam cantar aquele rapzinho safado do Edcity: “Cara de santinho, dizia ser irmão/ Mas já diz o ditado quem ver cara não ver coração /Traíra, traíra você tá na mira!/Traíra, traíra você tá na mira! /Andava entre os leprosos, pregando a união/ Foi beijado no rosto, tremenda traição/ Traíra, traíra você tá na mira!” Quem traiu quem? Difícil saber.
O senador Agripino disse que há meses não falava com Carlos Augusto/Rosalba. De outra feita disse que não tinha nenhum prestígio no governo da correligionária. Do lado rosalbista, são alegados todos os agrados políticos que o senador do DEM teria recebido desde quando Rosalba conquistou a Prefeitura de Mossoró, em, 1988. O negócio é “ficar peixe” (não necessariamente uma traíra...). O ex-ministro Nelson Jobim, do alto de sua experiência nas futricas da política tupiniquim deu a receita, em entrevista à Folha de São Paulo, em 26/7/2011: “Em politica ressentimento é coisa para amadores e até a raiva é combinada!” Pode? Claro, o que prevalece é o interesse de cada um, seja pessoa, grupo ou partido político; nada de fidelidade eterna. O que conta mesmo são os interesses efêmeros e circunstanciais. É o que se extrai das lições do velho Niccolò Machiavelli, do astuto cardeal Mazzarino, do indiano Kautilya e, sobretudo, daquela ótima safra de políticos mineiros do porte de José Maria Alkmin, Milton Campos, Benedito Valadares, Tancredo Neves, além dos mais genial de todos os políticos brasileiros que foi o gaúcho Getúlio Vargas. No mais, remanesce a (quase) romântica frase, catada na Web, dita pelo obscuro pensador de nome chamado João Vitor Rocha: ”As flores mais belas e perfumadas escondem o doce veneno da traição”. Assim,como diz o samba famoso, “pois é”.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Henrique: RN ganha lugar no Superior Tribunal de Justiça
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, acaba de ser informado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a presidente Dilma acaba de assinar decreto de nomeação do desembargador federal do Rio Grande do Norte, Luís Alberto Gurgel, para ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Gêmea de 48 anos desabafa e diz que não fala com a irmã há 20
“Eu odeio ser gêmea” - Este foi o título de um e-mail que recebi de uma gêmea de 48 anos que não fala com a irmã há mais de 20 anos. Obviamente, a pessoa em questão quis se manter anônima – mas este não é o único caso. Os relatos de gêmeos adultos que não conseguem manter um relacionamento fraternal saudável são verdadeiros desabafos. Pelo que posso perceber esses irmãos só querem contar sobre seus conflitos, na tentativa desesperada de serem ouvidos. Depois do desabafo vem o alivio, mas é paliativo. O que esses irmãos desejam é a cura para um sofrimento que parece não ter fim. Eles carregam um fardo emocional pesado demais – a dor vem embrulhada com muito rancor, raiva, mágoa e algumas vezes, ódio mesmo. Os motivos pelos quais irmãos gêmeos brigam e rompem a relação, são diversos. Posso mencionar dois motivos, que pra mim, ficam evidentes nos depoimentos.
1) Competição negativa / Rivalidade declarada: Um irmão quer ser melhor que o outro em todas as áreas da vida. A busca pelo sucesso pessoal, profissional e afetivo se torna uma obsessão – e não basta ter, é necessário ter mais do que o outro. E nada parece suficiente, porque o sentimento de vingança aumenta o com passar dos anos.
2) Temperamentos Distintos – Todos nós sabemos que irmãos gêmeos podem até ser idênticos na aparência, mas a personalidade sempre os difere. É exatamente por isso que eles não suportam ser comparados. Porém, nesses casos extremos, os temperamentos também são muito diferentes. Referindo-me na teoria dos quatro humores, são eles: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico. Esses casos representam 10% dos irmãos gêmeos adultos – independentemente de serem univitelinos ou bivitelinos.
(Texto de Jemima Pompeu, 45 anos, gêmea e autora do site totalmente dedicado aos irmãos gêmeos e familiares. Para acessar o blog, CLIQUE AQUI).
São Gonçalo apresenta estudo sobre o plano de desenvolvimento urbanístico
O trabalho de dois anos de estudos e pesquisas, que resultou no Planejamento Estratégico do Desenvolvimento de São Gonçalo do Amarante para os próximos 50 anos, foi apresentado em uma Audiência Pública realizada no Teatro Municipal. O estudo foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O prefeito Jaime Calado participou ao lado do vice-prefeito, Poti Neto, secretários e autoridades do município.
O encontro teve como objetivo apresentar à sociedade e gestores do município o plano proposto, além de discutir com os presentes alguns pontos importantes para o desenvolvimento da cidade e sugerir novas ideias. O secretário do Meio Ambiente, Hélio Duarte, apresentou o estudo junto com Antônio Carlos, membro da Comunidade Europeia de Planejamento e Desenvolvimento estratégico.
“Se existe um momento importante posso dizer que é esse. Estamos aqui para discutir o plano urbanístico do município para os próximos 50 anos. Sabemos que já vem sendo estudado há algum tempo. Após discutirmos será encaminhado a Câmara Municipal para se transformar em lei. Se não fizermos isso agora, pelo crescimento acelerado que estamos tendo, poderá prejudicar futuramente. Precisamos desenvolver, mas com a garantir de qualidade de vida para a população”, finalizou Jaime Calado.
Texto (de Marília Costa) e fotos (de Isaías Santana) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.
ABC convoca a torcida para o baile "Preto & Branco"
O ano de 2014 é especial para o torcedor do ABC. Afinal de contas, são poucos os clubes no Brasil que conseguem atingir a marca dos 99 anos. E para celebrar a data, a Comissão do Centenário do clube está preparando uma grande festa para a sua fiel torcida. Dentro da programação, está previsto o Baile Preto & Branco, que acontece no dia 27 junho, no Olimpo Recepções, com open bar.
A venda de ingressos será iniciada na próxima sexta-feira (6).
A entrada vai incluir o buffet e a bebida da festa, que será animada pela banda Uskaravelho, Dj Luis Couto e o cantor Pedro Lucas. Os ingressos serão comercializados na sede do clube, na loja do ABC, na Ster Bom Midway, além da Banca Cidade do Sol, conhecida como Banca do Tota, na Afonso Pena. A agência 10 Sports foi contratada para organizar o evento.
A Comissão do Centenário, composta pelos conselheiros do clube Antônio Gentil, Augusto Azevedo e Rogério Marinho, já iniciou os preparativos e espera uma grande adesão da torcida. “Será uma grande celebração. Todos os convidados estarão vestidos de preto e branco e acredito que, como nos jogos do ABC, teremos casa cheia”, destaca o empresário Antônio Gentil.
O conceito do evento foi baseado em um dos hinos da torcida: “Vou festejar!”. A música, que é inspirada na canção da sambista Beth Carvalho, embala a torcida nas arquibancadas e será o convite para o torcedor alvinegro.
Texto encaminhado pela 10 Sports.
Emendas de Henrique beneficiam mais 5 municípios do RN
Cinco emendas individuais do deputado Henrique Eduardo
Alves em benefício de municípios do Rio Grande do Norte foram liberadas pelo
Ministério da Saúde, conforme publicação no Diário oficial da União desta
quarta-feira, dia 4.
Os recursos destinam-se à aquisição de equipamentos e
material permanente para estabelecimentos de saúde no âmbito da atenção básica.
Segundo Henrique, tratam-se de
emendas que visam atender uma área vital e de amplo alcance social em cada
município, neutralizando, pelo menos em parte, a escassez de recursos
destinados à saúde pública.
No lote agora liberado, são contemplados os seguintes
municípios:
Santa Maria – R$ 192.000,00
Taboleiro Grande – R$ 300.000,00
Água Nova – R$ 106.800,00
Campo Grande – R$ 204.640,00
Grossos – R$ 299.000,00
terça-feira, 3 de junho de 2014
Presidente do PEN critica tentativa de estadualizar resultado eleitoral em Ipanguaçu
O presidente do PEN, advogado Luíz Gomes, criticou recentes avaliações sobre o resultados eleitorais em Mossoró e em Ipanguaçu apresentando-os como vitórias do PSD e derrotas do PMDB.
De acordo com Luiz Gomes, não se pode estadualizar eleições municipais porque cada município tem sua particularidade que independe das eleições para o Governo do Estado. No caso específico de Ipanguaçu, afirmou:
“O pleito se municipalizou e é inverdade as afirmações do PT e PSD de que o resultado desta eleição tenha qualquer influência estadual. Nós do PEN, por exemplo, apoiamos o projeto político do Geraldo Paulino, porque acreditamos que ele pode fazer mais por Ipanguaçu, mas na majoritária estadual deste ano estaremos em palanques distintos. O PEN apoiará o PMDB”, declarou.
Acentuou que o PEN não foi o único partido que declarou apoio a Henrique que esteve no palanque petista em Ipanguaçu. “Nesse palanque em Ipanguaçu, tivemos o próprio PSB, da vice-prefeita Wilma de Faria, que é pré-candidata ao Senado Federal, que está com Henrique. Estadualizar não é o correto”, observou.
O PEN é um dos integrantes do chamado G7, grupo de sete partidos que já externaram apoio à pré-candidatura de Henrique Eduardo Alves para o Governo do Estado. Além do Partido Ecológico Nacional, também integram o grupo PV, PHS, PRP, PRTB, PPS E PTB.
domingo, 1 de junho de 2014
Henrique estimula a juventude a buscar a própria qalificação
Em discurso na confraternização de aniversário do vereador Felipe Alves (PMDB), realizado neste domingo (01), na Redinha, o deputado federal Henrique Alves (PMDB) deixou uma mensagem de estímulo profissional aos jovens da Zona Norte de Natal.
“Façam cursos de informática, idiomas, se qualifiquem porque o mercado de trabalho vai aumentar”, aconselhou Henrique, referindo-se às oportunidades proporcionadas àquela região pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que iniciou suas operações no último sábado em São Gonçalo do Amarante.
O deputado lembrou que lutou pela viabilização do aeroporto durante 18 anos e que agora quer ver os benefícios. Ele contou que quando esteve na China, em abril, levou às autoridades locais as potencialidades do Rio Grande do Norte no sentido de convencê-los a instalar uma base logística no Estado.
Além de Henrique, participaram da confraternização, em um clube da Redinha, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o deputado estadual Walter Alves (PMDB) e dezenas de convidados do bairro.
Após os discursos de homenagens ao aniversariante, todos cantaram parabéns para Felipe Alves e aproveitaram o café da manhã e o bolo oferecidos aos convidados.
Luto oficial no RN pela morte de Marinho Chagas
A Governadora Rosalba Ciarlini decretou luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira, 2 de junho, pela morte do jogador Marinho Chagas.
De acordo com o decreto, que será publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, 3, a bandeira do Rio Grande do Norte deverá ser hasteado à meio mastro em todas as repartições públicas do Estado em sinal de respeito à memória do jogador.
O sepultamento de Marinho Chagas ocorrerá às 17h desta segunda-feira em Natal.
Nota distribuída pela Assessoria de Comunicação do Governo do RN.
Assinar:
Postagens (Atom)
.jpg)


