sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Caravana da mudança já percorreu 5 cidades. Ainda vai a outras 4

Os candidatos da coligação União Pela Mudança já percorreram nesta sexta-feira (15) cinco municípios da região Oeste com a Caravana da Mudança. Iniciada pela manhã, a mobilização ainda vai a quatro cidades.
Henrique Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), que disputam o Governo do Estado e o Senado, respectivamente, iniciaram a caravana pelo município de Triunfo Potiguar, onde foram recebidos pelo prefeito Gildenor Fonseca (PSB).

“Hoje, a situação de Triunfo é muito difícil. Uma caixa d’água não chega aqui. Por isso, estou em praça pública para pedir o voto em Henrique Alves”, disse o prefeito, ao denunciar falta de apoio do atual governo em relação aos problemas da seca.
Henrique destacou que o radicalismo não pode mais atrapalhar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “O Rio Grande do Norte não pode mais ficar na coisa pequena. Esse exemplo eu quero que o Estado todo assista: eu e Wilma; ela no vermelho, eu no verde, somando para o RN”, afirmou.

JANDUÍS
Mesmo sob forte sol do meio-dia, a Caravana da Mudança tomou corpo e arrastou milhares de pessoas às ruas de Janduís. “É emocionante ver as pessoas no pingo do meio-dia vindo ouvir o que o nosso próximo governador Henrique tem a dizer”, disse a prefeita Lígia Félix (PROS).
Ela comentou que a cidade passa por dificuldades em diversas áreas e também destacou as prioridades com relação à seca. “Estamos sofrendo como muitos municípios pequenos. Queremos uma passagem molhada para a zona rural, poços tubulares, açude a adutora. Mas nós temos esperança no verde que está aqui.”
A candidata ao Senado Wilma de Faria reforçou o discurso. “Não temos quase nada funcionando bem hoje. Henrique tem prestígio nacional e vai conseguir recursos para melhorar o nosso estado.” Para Henrique, o governo não está resolvendo porque não tem condições. “Está quebrado. Não soube usar os recursos.”

MESSIAS TARGINO
A Caravana da Mudança seguiu ao município de Messias Targino. Animado com a receptividade, Henrique afirmou: “Dizem que a campanha está fria. Se está fria é do lado de lá”, disse, ao discursar na companhia do prefeito Arthur Targino (PMDB) e da ex-prefeita Shirley Targino (PR).
O prefeito observou que Henrique tem condições de trazer recursos para melhorar a situação do município quando for governador. “Temos que fazer Henrique governador porque ele vai fazer a ligação com Brasília e trabalhar para melhorar o nosso município e todo Estado.”

RAFAEL GODEIRO
No município de Rafael Godeiro, o prefeito Abel Filho (PMDB) destacou a experiência de Henrique em Brasília e a capacidade de ser o próximo governador. “O Brasil tem 200 milhões de habitantes e o Rio Grande do Norte tem pouco mais de 3 milhões. Mesmo assim, o nosso Estado tem o presidente da Câmara dos Deputados. Henrique chegou, com o seu trabalho, ao terceiro cargo mais importante do país. Ele merece ser o nosso governador.”
Abel Filho pediu apoio para a Saúde municipal, informando que Rafael Godeiro recebe apenas R$ 4 mil por mês do Ministério da Saúde. Ele destacou a força da coligação. “Ao votar em Henrique e Wilma, você vai eleger um governador e três senadores para trabalharem juntos pelo Rio Grande do Norte”.

ALMINO AFONSO
No município de Almino Afonso, a caravana se transformou numa extensa caminhada/carreta pelos bairros do município. O prefeito Laurence Amorim (PMDB) afirmou: Quando a gente trabalha, o povo reconhece. O povo do Rio Grande do Norte vem elegendo você há 11 mandatos. Por isso, agora vai às urnas para elegê-lo governador”.
O ex-prefeito Doutor Bernardo (PMDB) enumerou quatro qualidades de Henrique para provar que ele será o próximo governador: “tradição, experiência, mãos limpas e simplicidade”. Segundo ele, que é médico e atende em vários municípios do interior, a maioria das pessoas dizem que votarão em Henrique. “Mesmo quem não vota, diz que Henrique vai ganhar”, afirmou.
A Caravana da Mudança segue ainda nesta sexta-feira pelos municípios de Frutuoso Gomes, Lucrécia, Olho D’água dos Borges e encerra o dia em Patu. A mobilização segue em mais 14 cidades, no sábado e no domingo, totalizando 23 municípios no final de semana.





quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Walfredo procura parentes de dois pacientes hospitalizados

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, através do setor de Serviço Social (SS), procura por parentes ou familiares de dois pacientes sem identificação. 
Um ferido por queimadura e o outro vítima de acidente de trânsito. 
Ambos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e apresentam quadro grave de saúde. No momento do socorro, nenhum deles portava documentos de identificação pessoal.  
Um dos pacientes é natural do município de João Câmara. Como características físicas possui: pele morena, cerca de 1,70m, aparenta 30 anos de idade e tem uma tatuagem de uma aranha e um escorpião no braço direito, de uma bruxa no braço esquerdo e o nome Firmina gravado no tórax. Ele foi encontrado em frente ao Bar do Ronaldo.
Já a outra vítima foi encontrada na Rota do Sol. Aparentando 50 anos, vestia uma camisa polo verde, uma bermuda escura e calçava tênis preto. Possui olhos claros, cerca de 1,65 m e 90 quilos.
Qualquer informação que possa levar à identificação de familiares ou conhecidos deve ser repassada ao setor de serviço social do HMWG através do telefone 3232-7533. O setor funciona de domingo a domingo, em plantões de 24h.

Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

Nesta quinta, 14/08 na Nova Acrópole: Os 12 trabalhos de Hércules


Prefeito de São Gonçalo busca em Brasília mais recursos para o município

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou ontem (13), em Brasília, de audiências no Ministério das Cidades com o objetivo de buscar recursos federais para investimentos nas áreas de habitação e saneamento básico.
No órgão, Jaime foi recebido pelo secretário executivo, Carlos Vieira e reforçou a necessidade de aprovação dos projetos que estão tramitando no ministério. Carlos Vieira se comprometeu em apoiar e encaminhar as providências para agilidade na aprovação e consequente liberação da verba.
“Estou muito satisfeito com a receptividade. Já tinha sido recebido pela chefe do gabinete do ministério, Francisca Carvalho, e agora conto com o apoio do secretário executivo Carlos Vieira. Os projetos encaminhados por nós são importantes para a qualidade de vida do nosso povo e vamos vir a Brasília quantas vezes for necessário para garantir esses recursos”, enfatizou Jaime.
Texto e fotos (de Francisco Costa) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Livro sobre trabalho de padre potiguar com a juventude brasileira será lançado em Natal

“Quando muitos formam um”. Este é o título do livro, escrito por várias pessoas, especialmente jovens, de todo o Brasil, enfatizando o trabalho do Padre Carlos Sávio Ribeiro, na ação pastoral junto à juventude. O lançamento do livro acontecerá no próximo dia 15, sexta-feira, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal, no encerramento da missa em ação de graças pelos dez anos de sacerdócio do Padre. A celebração terá início às 19h30.
Padre Sávio é do clero da Arquidiocese de Natal e há cinco anos reside em Brasília, onde assume a função de assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante estes anos, ele foi à maioria das Dioceses do Brasil, para assessorar momentos de formação e acompanhar o trabalho realizado com a juventude.

O livro

            A apresentação do livro é o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. “Depois de uma longa caminhada sacerdotal, tendo colhido inúmeros frutos, sobretudo na preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como o Bote Fé e o grupo Jovens Conectados, não podemos deixar de louvar e agradecer a Deus pelo ‘sim’ do Padre Sávio”, diz um trecho da apresentação.
            O livro, com quase cem páginas, consta de textos, escritos a várias mãos, que vão desde a história de vida do aniversariante; o início do engajamento na Igreja, mais precisamente na Paróquia de Cristo Rei, no bairro de Pirangi, Natal; o tempo como seminarista, no Seminário de São Pedro, e o despertar para trabalhar com a juventude; o ministério sacerdotal desenvolvido na Arquidiocese de Natal, na Paróquia de São José, em Angicos, o acompanhamento junto às Equipes de Nossa Senhora, na capelania do Colégio Marista, e o trabalho na coordenação arquidiocesanana da juventude, além da assistência espiritual ao grupo Caravana Natal Feliz, da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol.
            O capítulo 7, do livro, é escrito por Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB. No texto, o bispo destaca o trabalho do Padre Sávio, em todo o Brasil, na preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Nesse processo de preparação para a JMJ, Dom Eduardo lembra o surgimento dos Jovens Conectados. “Rapidamente entendeu a necessidade de criar uma equipe jovem de comunicação, com a presença da maior quantidade possível de jovens provenientes de diversas partes do país e de várias expressões juvenis. Ao se sentirem valorizados em sua capacidade profissional, muitos jovens responderam prontamente ao convite para, voluntariamente, prestar mais este serviço à Igreja do Brasil. Um ano depois, surgiu, o então site www.jovensconectados.org.br que, a serviço da CNBB e da juventude, se propôs a contribuir com o intercâmbio, a formação e a unidade dos jovens...”, escreve o bispo.
            As demais páginas do livro constam de testemunhos de jovens engajados na ação pastoral da Igreja Católica, em diversas partes do Brasil, e que acompanham e colaboram com o trabalho desenvolvido pelo Padre Sávio, em prol da juventude.

A missa

A celebração, no próximo dia 15, contará com a participação do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; dos arcebispos eméritos, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo; do bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano; de Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), e de Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE). Estes dois últimos integram a Comissão para a Juventude, da CNBB. Também está confirmada a vinda de lideranças jovens de vários estados do Brasil, inclusive os autores do livro “Quando muitos formam um”.

Parteiras tradicionais recebem capacitação em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira (11) o treinamento com as parteiras tradicionais do município. A capacitação acontece no Polo Universitário Dr. Ruy Pereira (UAB), por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, dentro do Programa Rede Cegonha. O prefeito Jaime Calado prestigiou a abertura ao lado do secretário de Saúde, Jalmir Simões, técnicos de saúde, médicos, servidores da saúde municipal, além dos secretários Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Ledson França (Comunicação), Gilmar Cardoso (adjunto do Gabinete Civil) e Hiram Campos (adjunto da Comunicação).
O objetivo do projeto é reduzir a mortalidade infantil e materna, fazendo com que as parteiras sejam parceiras da atenção básica à saúde, atuando nas comunidades, e desenvolvendo ações para resgatar, valorizar, apoiar, qualificar e articular o seu trabalho ao Sistema Único da Saúde (SUS). Em São Gonçalo, 25 parteiras estão participando da capacitação e ao final das oficinas vão receber kits completos com instrumentos para facilitar o trabalho.
“Desde os anos oitenta que realizo partos aqui no município, inclusive, o da minha neta que participei ativamente. A realização desse curso é importante para que a gente possa se aperfeiçoar e ajudar ainda mais as pessoas que por um motivo ou outro possui alguma dificuldade em chegar ao hospital” disse Francisca Canindé Costa parteira da comunidade de Santo Antônio do Potengi.
O prefeito Jaime Calado falou da importância desse trabalho de valorização do saber popular. “Eu e meus irmãos nascemos através de parteiras e acho que tem uns aspectos delas que o Brasil vai levar muitos anos para chegar lá. A parteira, normalmente, mora perto e conhece a família e o pessoal, tem respeito pela pessoa e faz aquilo com amor e isso o diploma não dá. Parabenizo todos os encarregados neste processo por resgatar o respeito às parteiras e a vocês que estão participando do curso para melhorar e continuar esse belo trabalho” finalizou.
Texto (de Marília Costa) e fotos (de Isaías Carlos) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Artigo de Paulo Afonso Linhares

BANQUEIROS INGRATOS

Paulo Afonso Linhares

Nunca "na história deste país" os bancos ganharam tanto dinheiro quanto nos governos petistas, o que, aliás, foi admitido pelo ex-presidente Lula em entrevista à imprensa. E isto não deixa de ser um enorme paradoxo. É bem verdade que o governo tucano de FHC, também, fez mimos impensáveis à banca nacional quando não apenas criou um mega socorro para instituições financeiras chamado PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional), como promoveu uma agressiva política de estímulo à concentração de capital na área  financeira, causando o desaparecimento de todos os pequenos e médios bancos de varejo, chegado a atingir, também, até mesmo algumas das grandes redes bancárias como o Banco Nacional e o Bamerindus. Restaram poucos e grandes bancos controlados pelo capital privado, abrindo-se a possibilidades da instalação, no mercado brasileiro, de algumas redes de bancos estrangeiros (HSBC, Santander etc.).

Com efeito,  sob o argumento de que deveria evitar uma crise econômica sistêmica, o governo Fernando Henrique Cardoso implementou uma política de recuperação das instituições financeiras que estavam com graves problemas de caixa, o PROER, resultando na injeção pelo Banco Central brasileiro de uma montanha de dinheiro: No período de 1995 a aproximadamente 2000, foram destinados em títulos de longo prazo mais de R$ 30 bilhões (corrigido pelo IGP-P, tal valor  ultrapassa, hoje, R$ 150 bilhões!) a bancos brasileiros, aproximadamente 2,5% do PIB, o que foi posteriormente proibido com a advento da Lei Complementar nº 101/2000, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, que proibiu aportes de recursos públicos para saneamento do Sistema Financeiro Nacional).

Em 2013, o lucro dos bancos, no Brasil, bateu todos os recordes. A soma do lucro registrado por quatro bancos brasileiros (Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil,) em 2013, atingiu a cifra superlativa de aproximadamente  US$ 20,5 bilhões (equivalente a R$ 47 bilhões), ultrapassando o Produto Interno Bruto (PIB) estimado de 83 países, no mesmo período, conforme  levantamento feito com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O ranking dos lucros bancários ficou assim em 2013:  o Banco do Brasil teve um lucro líquido de R$ 15,75 bilhões;  o Itaú Unibanco, de R$ 15,6 bilhões, o maior da história de todos os bancos brasileiros de capital aberto; o Bradesco lucrou cerca de em 2013 ficou perto de R$ 12 bilhões; e o lucro do Santander foi de R$ 5,7 bilhões. Os resultados apresentados por estes quatro bancos  em 2013 superou aqueles registrados em 2012. A posição atual é a de que o Banco do Brasil, Itaú e Bradesco são os bancos mais rentáveis das Américas. Os "assaltos" dos empréstimos consignados e os juros estratosféricos dos cheques especiais garantiram esses resultados. Banqueiros, todavia, são como os gatos: quanto mais comem, mais miam...

Estranho é que todos esses resultados favoráveis não têm dado um freio nas línguas nada presas dos banqueiros e analistas do mercado financeiro, a exemplo do recente episódio que envolveu o Banco Santander, que remeteu aos seus correntistas vips (com rendas mensais acima de R$ 10 mil) um informe alertando para os danos que poderiam gerar à economia uma vitória da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro de 2014:  "A economia brasileira continua apresentando baixo crescimento, inflação alta e déficit em conta-corrente. A quebra de confiança e o pessimismo crescente em relação ao Brasil em derrubar ainda mais a popularidade da presidente, que vem caindo nas últimas pesquisas, e que tem contribuído para a subida da Ibovespa. Difícil saber até quando vai durar esse cenário e qual será o desdobramento final de uma queda ainda maior de Dilma Rousseff nas pesquisas. Se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice da Bovespa cairia, revertendo parte das altas recentes."

Uma pancada. Embora seja livre a expressão do pensamento, foi uma atitude grosseira e descabida que até agrediu mais os correntistas alvos da mensagem do que a Dilma Rousseff. Tanto que a direção do Santander se desculpou publicamente e despediu os quatro responsáveis pela veiculação do informe: "... Sendo assim, o Banco pede desculpas aos clientes que possam ter interpretado a mensagem de forma diversa dessa orientação, e reitera sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento.” Explicou, mas, não convenceu. Intramuros, os banqueiros continuam a torcer contra a reeleição de dona Dilma.


Afinal, noutro episódio recente, foi do rico camarote de celebridades e endinheirados que o Banco Itaú (repita-se, o detentor do maior lucro da história com os resultados de 2013), montou na Arena Itaquera, que partiram os xingamentos e chulas agressões à presidente da República, quando da abertura da Copa do Mundo. Tudo bem coerente com aquelas peças publicitárias desse banco, que começa com um dedo rodando e termina com uma imoral dedada. Horrível e de um mau gosto atroz. Assim, Quanto mais comem, mais miam esses vorazes banqueiros com seus lucros maravilhosos. Até quando?

Garibaldi acompanha Henrique e Wilma em todas as cidades

Atuando como um cabo eleitoral com mais de 1 milhão de votos, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, tem feito questão de acompanhar os candidatos da coligação "União pela Mudança" no maior número de eventos possíveis. Neste domingo (10), Garibaldi esteve ao lado do deputado Henrique Alves - candidato a governador, de Wilma de Faria - candidata ao Senado; e Walter Alves, candidato a deputado federal, em quatro municípios da região do Potengi: Ruy Barbosa, São Tomé, Lagoa de Velhos e São Paulo do Potengi. 

Nos quatro municípios, os candidatos foram recebidos por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e correligionários. Diante da receptividade observada, o ministro salientou que o apoio à união de Henrique e Wilma tem aumentado cada vez mais. "Em cada município que passamos vamos sentindo a aprovação da população. Essa união vai colocar o Rio Grande do Norte de volta ao caminho do desenvolvimento", reforçou o ministro. Durante a caravana pela região do Potengi, estiveram presentes os deputados estaduais Ezequiel Ferreira (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Gustavo Fernandes (PMDB), Ricardo Motta (PROS) e George Soares (PR). 
Fotos: Felipe Mamede.

No dia dos pais, Henrique e Wilma visitam 4 cidades

Nem o clima chuvoso conseguiu diminuir o apoio do povo da região do Potengi à candidatura de Henrique Alves ao Governo do Estado e Wilma de Faria ao Senado. A Caravana da Mudança visitou neste domingo (10) quatro cidades da região e foi recebida por uma multidão em todas elas.
Henrique e Wilma passaram pelas cidades de Ruy Barbosa, São Tomé e São Paulo do Potengi, além de Lagoa de Velhos, visitada pelo candidato ao Governo. Foram realizadas carreatas e comícios nesses Municípios, onde os candidatos apresentaram suas propostas para melhorar a vida dos potiguares. 
 A participação popular nos eventos da campanha impressiona até mesmo o candidato.“Parece até que já estamos no final da campanha e o grito da vitória já está na garganta do nosso povo, que tem acolhido essa candidatura de forma calorosa”, disse. Para Henrique, o apoio é fruto do discurso de união presente na sua candidatura. "Vou ganhar porque estou construindo o discurso da união. O radicalismo só beneficia um ou outro líder político, mas não interessa ao povo", disse, acrescentando, no Dia dos Pais, que espera ser um governador para o RN como foi o seu pai, Aluízio Alves.
Em todos os municípios, as lideranças locais reconheceram o trabalho de Henrique Alves pelo Rio Grande do Norte. Os prefeitos citaram obras realizadas com emendas do deputado federal e presidente da Câmara e conseguidas através da influência de Henrique junto ao Governo Federal, em Brasília.
A prefeita de Ruy Barbosa, Maria Aparecida Cavalcante (PSC), conhecida como Nica, explicou que a situação da cidade seria muito mais difícil nesses anos de seca sem o trabalho de Henrique Alves em Brasília. “Nós pedimos e o deputado conseguiu melhorias para o nosso sistema de abastecimento, o que foi fundamental para a vida das comunidades rurais em ano de seca”, disse. E complementou: “Vamos votar em quem ajudou o nosso Município e não em candidato que só aparece aqui de quatro em quatro anos para pedir voto”.
Para o prefeito de Lagoa de Velhos, Igor Araújo (DEM), a atuação de Henrique foi fundamental para a construção da unidade básica de saúde da cidade. “Os recursos para a unidade básica estavam travados e eu falei com Henrique. Com a influência do deputado Henrique em Brasília, os recursos foram destravados e a unidade está sendo construída”, falou. A vice-prefeita Eliria Carvalho (PMDB) destacou o trabalho do candidato do PMDB para conseguir também tratores e uma caminhonete.
Em São Tomé, o prefeito Gutemberg Pereira (PMDB) falou que Henrique é o único com capacidade para tirar o Estado da mesmice. “O único caminho para desenvolver o Estado é eleger Henrique governador. Pelo trabalho que ele tem feito na presidência da Câmara não tenho dúvidas de que ele está preparado”, assegurou.
De acordo com o prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo (PSD), conhecido como Naldinho, a região tem perdido investimentos e Henrique é o único que pode trazer de volta o desenvolvimento. “Perdemos cerca de mil postos de trabalho nos últimos anos e precisamos retomar o crescimento e trazer emprego para o nosso povo”, lamentou.
A candidata ao Senado Wilma de Faria destacou a parceria dos candidatos da Coligação União Pela Mudança. “Quero ajudar Henrique no Governo com o meu mandato de senadora para podermos colocar o Estado novamente nos trilhos”, apontou
O ministro da Previdência Garibaldi Filho disse não ter dúvidas de que o mais preparado para o RN hoje é Henrique Alves. “O RN precisa de um governador que invista em projetos estruturantes como a adutora Monsenhor Expedito. Hoje o candidato com essa capacidade é Henrique Eduardo Alves”, garantiu.
A passagem da Caravana da Mudança pelo Potengi contou com a presença do candidato a deputado federal, deputado estadual Walter Alves (PMDB), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PROS), candidato à reeleição, e dos deputados estaduais Tomba Farias (PSB), Gustavo Fernandes (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Ezequiel Ferreira (PMDB), e George Soares (PR), todos candidatos à reeleição, entre outras lideranças.
Fotos: Tiago Lima.




Walter Alves percorre 14 municípios no final de semana

O final de semana foi movimentado para o candidato a deputado federal Walter Alves. Desde a última sexta-feira (8) até o domingo (10), O parlamentar cumpriu a agenda política em 14 municípios da Grande Natal, da região do Mato Grande, do Agreste e da região do Potengi. 
Na sexta, Walter esteve em movimentações políticas em Natal e em João Câmara. 
No sábado, os compromissos de campanha foram em São José do Mipibu, Monte Alegre, Brejinho, Santo Antônio do Salto da Onça, Nova Cruz, Montanhas e Pedro Velho. 
Neste domingo, ele encerrou a agenda em Barcelona, Ruy Barbosa, São Tomé, Lagoa de Velho e São Paulo do Potengi.
"Foi um final de semana de muitas movimentações. Oportunidade para rever amigos e lideranças de vários municípios. Desde que o partido nos convocou para lutar pela cadeira na Câmara dos Deputados, temos recebidos e mais apoios. Sempre tenho garantido nunca manchar ou macular a imagem do meu pai e trabalhar pelo RN", disse.
Nesta segunda-feira (11), o candidato a deputado federal pelo PMDB cumprirá agenda de campanha em Parnamirim e Guamaré.


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Henrique na Sim TV: "Por pouco Robinson não está do nosso lado"

Para o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves as críticas dos adversários acerca do amplo arco de alianças da coligação União Pela Mudança, que vem conseguindo unir o Rio Grande do Norte em torno de um projeto para resgatar o Estado da crise pela qual passa, são fruto da “insegurança”. 
“Eu entendo o nervosismo do adversário, a insegurança do adversário, porque nós estamos conseguindo reunir lideranças do nosso Estado, com experiência, pessoas que governaram esse Estado e que podem me ajudar”, disse Henrique, em entrevista nesta sexta-feira ao Jornal Verdade, da Sim TV.
“Temos de lidar com a eleição de forma séria. Robinson sabe que ele conversou comigo e não foi apenas uma conversa. Por pouco, muito pouco, ele não está ao nosso lado, no nosso palanque. Se estivesse, seria acordão? Não dá mais para esse tipo de explicação, de meias-verdades”, complementou Henrique Alves.
De acordo com Henrique, é preciso esquecer o radicalismo político e focar nas proposições para melhorar o Estado. “Robinson anda dizendo que nem Alves e nem Maia, mas na eleição passada ele apoiou um Alves, Garibaldi, e um Maia, José Agripino, para o Senado. Há quatro anos ele ajudou a eleger um Alves e um Maia. Então, é preciso ter cuidado com essas contradições”, comparou.
A campanha, para Henrique, pelo momento do Rio Grande do Norte, de grave crise administrativa, com problemas na saúde, segurança, abastecimento de água, entre outros, precisa ter um tom propositivo. “Se vier esse debate, da baixaria e do desrespeito, estou pronto para enfrentar, mas não sei como o eleitor vai encarar. Porque eu vou discutir propostas, vou apresentar projetos para o Rio Grande do Norte”, disse.
Nessa perspectiva, fazer da eleição uma guerra é prejudicial ao Rio Grande do Norte. “Venho dizer aqui mais uma vez: eleição não é uma guerra não. E quem está dizendo isso é quem já fez da eleição uma guerra. Se a eleição é uma guerra, depois não há vencedor, há sobrevivente. Todo mutilado e sem autoridade, sem liderança para governar. Eu aprendi, eu mudei”, analisa.
O candidato falou também com otimismo sobre a largada da candidatura ao Governo, onde todas as pesquisas mostram a preferência do eleitorado pelo nome de Henrique. “Estou satisfeito com meus 38%, 39%, que as pesquisas mostram. Temos quase 40% numa eleição que ainda está começando. As pessoas só terão o envolvimento emocional com a campanha a partir do programa de televisão. Se Deus quiser conseguiremos conquistar ainda mais o apoio do eleitor, a partir do voto crítico, com consciência, para chegar ao Governo do Estado”, falou.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Combate à violência, na fase emergencial, será com policiamento ostensivo, diz Henrique

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, o presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves, disse em entrevista gravada para o Jornal do Meio Dia, da Universitária FM, que uma das primeiras ações do seu governo, caso seja eleito, será o combate, com policiamento ostensivo, à violência, que nos últimos quatro anos se transformou no mais dramático problema do Estado.
A entrevista foi transmitida nesta quarta-feira, dia 6.
“Primeiro, há uma etapa emergencial. Em seis meses, a pessoa tem que sentir a segurança nas ruas. A sensação de segurança é preciso ter, de que vai se combater a criminalidade. Nesta semana, por exemplo, assaltaram um bar em Capim Macio e ficou por isso mesmo. Ninguém acredita que vai se punir, se iniciar um processo judicial, pegar os bandidos. Essa sensação de impunidade só vai agravar a situação”, disse.
Henrique Alves ressaltou que o problema da segurança não se resolve somente com policiamento, envolvendo também educação, ação social, entre outros fatores. “A insegurança é causada por uma série de fatores. É um assunto complexo, mas precisamos primeiramente desta abordagem emergencial”, complementou. “Natal é hoje a vigésima cidade mais insegura do mundo e a quarta do Brasil, segundo estudo da ONU. E não era assim. A situação se agravou nos últimos anos”, aponta.
Além de segurança, foram discutidos temas como educação, saúde, crescimento econômico e o funcionalismo público. Veja abaixo alguns trechos da entrevista.
Educação integral
“Está na hora de criarmos o Plano Estadual de Educação. O Governo Federal elegeu como meta levar a educação integral a 50% das escolas do país em 10 anos. Então, nós devemos pegar carona nessa prioridade nacional e priorizar a escola em tempo integral. Eu sei que não é tão simples. Porque você pode até fazer a escola, mas o difícil é manter a escola. É uma meta que será prioridade no nosso governo para envolver a criança com o aprendizado, a cultura, o lazer, enfim para a criança se sentir motivada”
Saúde
“Trouxemos no ano passado o então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para conhecer o caos no Walfredo Gurgel. O Governo Federal estava lançando um programa com 11 hospitais prioritários no país, que receberiam um recurso maior, e conseguimos incluir o Walfredo Gurgel. Mas ainda é pouco porque a demanda é muito alta. Nós temos de fazer parcerias com o Governo Federal e com os municípios. Colocar os hospitais regionais para funcionar, além de um hospital de traumatologia para a Grande Natal”
Funcionalismo público
“O Estado começou a anunciar atraso no salário do servidor público há alguns meses para quem ganha acima de R$ 5 mil. Agora, está atrasando para quem ganha acima de R$ 2 mil. E a tendência é esse quadro se deteriorar. Você imagine o orçamento do Estado como será no próximo ano. E já tem aumento aprovado para 2015 e 2016. Não está pagando nem o que há hoje e imagine com esses aumentos para o futuro governador pagar. Os entes do Estado terão de se entender com a sociedade civil para encontrar uma solução para o servidor público do Estado numa mesa de debates. O servidor público quer crescer e se sentir motivado”
Crescimento Econômico
“Primeiro, é preciso enxugar a máquina do Estado. Essa é uma área que espero a compreensão da classe política, mas enxugar é necessário. Temos de fazer de maneira responsável, com uma auditoria que iremos fazer para reduzir as gorduras e tornar o Estado mais ágil. O Estado hoje aplica somente 4% de investimento, sendo que já aplicou 8%, 9%. Como o RN vai crescer com essa capacidade de investimento? Isso tem que mudar”
Apoios
“O importante é a união. Temos que parar com essa mania de olhar para o retrovisor. Ninguém venha dizer que não fez porque o governador anterior deixou isso, deixou aquilo. Isso todos dizem, mas essa mesmice não pode continuar. Quem for governador, sabe a situação qual é. A nossa aliança propõe acabar com o radicalismo na política. Até hoje sempre ficou uma parte puxando pra cima e outra puxando pra baixo. Temos que acabar com isso e iniciar o diálogo no Rio Grande do Norte”

Walter Alves cumpre agenda em Natal e em São Gonçalo

O deputado Walter Alves, candidato a federal pelo PMDB, cumpriu a agenda política desta terça-feira (5) em Natal e São Gonçalo do Amarante. Foram três reuniões com lideranças, companheiros políticos e amigos.

O primeiro dos compromissos foi no conjunto Brasil Novo, em Natal. 
Ao lado do deputado Hermano Morais, Walter participou de uma reunião com a liderança Anderson José e integrantes do Arraiá do Candeeiro. 
A segunda reunião da noite foi em São Gonçalo do Amarante. 
Dessa vez ao lado do deputado Gustavo Fernandes para uma reunião com o médico Isaac Mário e lideranças do município. 
O último compromisso foi novamente em Natal com Hermano, só que no conjunto Santarém para uma reunião com a liderança Edson Carvalho, o vereador Felipe Alves, o apresentador Cyro Robson, mais conhecido como "Papinha e amigos da região.

Walter agradeceu o apoio de todos nas reuniões e viu o fortalecimento dos nomes que apoiam a candidatura de federal. 
"Vimos a aceitação da população para Henrique para o Governo, Wilma para o Senado, a nossa candidatura muito fortalecida. Hoje vimos o fortalecimento também dos nossos deputados Hermano, em Natal, e Gustavo, em São Gonçalo. É o sinal de que estamos no caminho certo", avaliou.



TRE autoriza registro da candidatura de Albert Dickson

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte deferiu o registro de candidatura a deputado estadual do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Albert Dickson (PROS). 

O processo contra Albert Dickson era composto por três acusações que foram julgadas separadamente pelos juízes do TRE-RN, na sessão desta terça-feira (5). 

Na primeira acusação, que pedia a impugnação de Albert Dickson por não ter assumido a Prefeitura de Natal durante viagem do prefeito Carlos Eduardo, o Tribunal recusou por 6 votos a 0. 

Na segunda acusação, por possível abuso de poder econômico, o TRE também recusou por 6 votos a 0.

A última acusação era sobre o pagamento de multas fora do prazo e Albert foi inocentado pelo placar de 5 a 1.

Agenda de Henrique, na Câmara, nesta 4ª feira

10:00 - Audiência com o presidente do IBAMA, Dr. Volney Zanardi
11:00 - Audiência com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira.
14:30 - Audiência com  ministro Francisco Falcão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
15:00 - Recebimento dos autos do processo da CPI do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD).
16:00 - Sessão da Câmara dos Deputados
17:30 - Audiência com o presidente da ABRAFARMA, ,Sérgio Mena Barreto.
18:00 - Audiência com ministro das comunicações, Paulo Bernardo.
20:00 - Sessão do Congresso Nacional.

TRE autoriza registro da candidatura de Wilma

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou, nesta terça-feira, o registro da candidatura ao Senado de Wilma de Faria. Além da votação favorável, houve uma recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE) para que o registro fosse acatado por respeitar as exigências da legislação eleitoral. A decisão foi por seis votos favoráveis e nenhum contrário. 
Os juízes do TRE e o MPE consideraram que não havia fundamento no pedido de impugnação contra a candidatura de Wilma de Faria feito pela coligação formada por candidatos a deputado do PT. Também reconheceram os comprovantes de quitação eleitoral que foram apresentados. 
“Não há motivos para impugnação, porque não houve assunção ao cargo [de prefeita]", afirmou o procurador regional eleitoral, Gilberto Barroso. No pedido feito pela coligação petista contra o registro, a alegação, rejeitada, foi de que a candidata teria assumido o cargo de prefeita automaticamente, uma vez que o titular se afastou do cargo entre os dias 16 e 28 de abril para uma viagem internacional. 
Mas os juízes do TRE aceitaram os argumentos da defesa, segundo os quais ela não assumiu nem praticou qualquer ato como prefeita no período. Além disso, tomou posse no cargo de prefeito, na época, o vereador Júlio Protásio, por decisão judicial.
Os juízes também rejeitaram outro pedido de impugnação que apontava a ausência de comprovação de regularidade de pagamento de multa. Os magistrados reconheceram os comprovantes de quitação eleitoral apresentados pela defesa. Esse pedido foi apresentado, inicialmente pelo MPE, que depois reconheceu a quitação e, portanto, não haver motivo para deixar de ser deferido o registro da candidatura. 
A decisão dos juízes do TRE confirma, assim, que a candidatura está regular e o registro foi feito de acordo com as exigências da Justiça Eleitoral e da legislação que define os requisitos para candidaturas. 

Henrique sugere acordo entre aposentados e o governo

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), declarou nesta terça-feira (5) que vai colocar na pauta do Plenário da Casa, em outubro, a proposta de emenda à Constituição que acaba, aos 65 anos, com a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas (PEC 555/06).
Ele também pretende votar o Projeto de Lei 4434/08, que reestabelece a equivalência das aposentadorias em salários mínimos. 
A declaração foi feita durante reunião com representantes dos aposentados que cobraram a votação das propostas. Segundo Alves, é importante que a categoria negocie um acordo com o Executivo para que a votação não sofra a obstrução de partidos da base governista. 
Os deputados Cléber Verde (PRB-MA) e Lincoln Portela (PR-MG) também participaram da reunião.
Fotos: J Batista

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

"Desafio" marca celebração Dia Mundial da Capoeira em São Gonçalo-RN

No último domingo (3) foi comemorado o Dia Internacional da Capoeira. Para comemorar a data a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e lazer realizou, em parceria com a Academia Salve Zumbi, o III Desafio 24 horas de Capoeira. As competições aconteceram no Ginásio Vereador Aildo Mendes (Centro), onde estavam presentes o prefeito Jaime Calado, os secretários municipais Micael Moreira (Esporte) e Jane Oliveira (Assistência), além da vereadora Valda Siqueira.
O evento proporcionou aos amantes da capoeira momentos de aprendizado através de palestras, aulões e apresentações culturais. Mestres de todas as regiões fizeram-se presentes. Foram mais de 400 pessoas visitando e aprendendo um pouco mais sobre esse esporte. A prefeitura fez a entrega de 100 kits de capoeira, cada um contendo calça, camisa e faixa, para as crianças e adolescentes, bem como aconteceu a entrega de placas em homenagem a pessoas que se empenham e dedicam a melhoria do esporte.
“Estou muito feliz por realizar mais um desafio desse. Passar os ensinamentos que aprendi é gratificante. Agradeço todo o apoio da prefeitura, a Secretaria de Esportes e todos que contribuíram para que o evento se realizasse” afirmou Mestre Gato.
O Prefeito Jaime Calado falou da importância do esporte para o desenvolvimento e formação de crianças e adolescentes. “É um trabalho excelente para as crianças e adolescentes. O mérito desse trabalho é todo de vocês que se esforçam, suam a camisa e fazem com que esse esporte se torne a cada dia maior no nosso município, além de realizar o trabalho de ocupar a mente e o tempo dessas crianças para que não fiquem por ai sem fazer nada. Só tenho que parabenizar e dizer que estamos a disposição de vocês”, disse.   
Texto (de Marília Costa) e fotos (de Isaías Carlos) encaminhados pela Secretaria Municipal de Comunicação.



domingo, 3 de agosto de 2014

Artigo de Paulo Afonso Linhares

MITOS DO DIREITO 
E OUTRAS INCERTEZAS

Paulo Afonso Linhares

Nos ásperos tempos que vivemos a maior das certezas é a de que tudo é cada vez mais incerto e movediço, como se um grande princípio da indeterminação governasse os atos humanos e a vida das sociedades contemporâneas, para alterar conceitos e mudar o sentido das coisas. Em suma, como asseverou o filósofo Marx, para fazer desmanchar no ar tudo que é sólido e, complementamos, que carrega a tintura de definitividade, de verdade assentada ou juízo irrefutáveis. O relativismo, a provisoriedade e a precarização, já se incorporaram à noção que se tem da natureza e da vida social, sem qualquer conotação de bem ou de mal, de negativo ou positivo.

Na realidade, nos domínios da ciência quanto na práxis das comunidades humanas, é corriqueira a mutação dos conceitos. Veja-se, por exemplo, a generalizada satanização pela Medicina da ingestão de substâncias como os açúcares e os lipídios (gorduras) nas dietas alimentares. Com uma certeza muitas vezes descolada de base científica tem sido afirmados os males que elas causam ao organismo humano, sobretudo, quando ingeridas em excesso. No entanto, recentemente, pesquisas abalizadas realizadas por prestigiosas instituições da Inglaterra e amplamente divulgadas trazem a intrigante conclusão de que, em pessoas sadias (não diabéticas e não hipertensas) a ingestão, mesmo excessiva, de açúcar ou de gorduras, separadamente, não apresenta potencialidade ofensiva à saúde das pessoas. O risco de graves danos à saúde estaria na combinação de ambas as substâncias. Verdade? Pode ser, embora outra pesquisa ainda mais aprofundada, a ser realizada por instituição mais gabaritada que aquela, possa concluir diversamente: açúcar e gordura combinados não fazem mal; o perigo estaria na ingestão excessiva de um ou de outra. E não causaria maior surpresa se uma terceira pesquisa, realizada por outra instituição mais prestigiosa, concluísse que o consumo de açúcar e gordura, mesmo em excesso e combinado, nenhum malefício causaria à saúde humana.

Outro dilema da ciência foi a dúvida instilada há quase um século sobre a propagação da luz: seria através de ondas ou de partículas de energia (ou corpuscular)? Thomas Young e James Clerk Maxwell, a partir de sólidas cogitações teóricas e exaustivas demonstrações empíricas,  concluíram pela natureza ondulatória da luz, no final do século XIX. Em 1900, todavia,  o alemão Max Planck refuta essa teoria quando afirmou que a energia emitida por um corpo aquecido, um pedaço de metal, por exemplo, se propagaria não como um fluxo contínuo de ondas, mas, composto por minúsculos pacotes encapsulados de energia, que denominou de "quantum".

Posteriormente, essa noção foi ampliada pelas pesquisas de Wilhelm Wien, John William Strutt, também conhecido como Lord Rayleigh,  Philipp Lenard, Albert Einstein (que denominou os pacotes de energia de "fóton", nomenclatura até hoje utilizada), Ernest Rutherford, Niels Bohr, Louis-Victor de Broglie, Arnold Sommerfeld, Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger, Max Born e  John von Neumann. Tudo fera, gênios mesmo. Restou claro que a Física clássica, moldada no determinismo por Isaac Newton, não  resolveria o problema. Foi necessária a adoção  da chamada Física Quântica, baseada no indeterminismo e no cálculo das probabilidades caracterizados pelo Princípio da Incerteza de Heisenberg.

Disso tudo resultou a concepção de que a propagação da luz se dá tanto na forma de ondas quanto pela emissão de partículas, a depender de certas condicionantes. Em suma, todos contribuíram de algum modo na tentativa de desvendar o livro da natureza, porém, mantida a certeza de que tudo é relativo e incerto. Ora, se as palavras, valores e certezas mudam, a despeito das experimentações e dos modelos teóricos  cuidadosamente construídos, mais incerteza grassa no ambiente das ciências sociais aplicadas, em especial no mundo do direito.
     
Neste cenário, por exemplo, o direito cada vez mais se afigura como mero sentimento e infinitamente mais distante daquela ideia de uma ciência do direito defendida por Kelsen e tantos outros, sobretudo, quando nos situamos no campo minado da sua aplicação e interpretação, através das quais a própria lei - tida como direito objetivo - leva às leituras mais díspares e que traduzem sentimentos pessoais e ideológicos do julgador, embora "ao juiz em particular caberia descobrir a solução mais justa possível para o caso concreto mesmo que não se ajuste ao seu sentimento pessoal de justiça conjecturado num momento inicial", nas palavras de Luciano Roberto Bandeira Santos (cfr. A cientificidade do direito, a ponderação de princípios e a argumentação jurídica sob a perspectiva da filosofia de Karl Popper. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3309, 23 jul. 2012. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/22260>. Acesso em: 24 jul. 2014).

 Aliás, já é antiga a noção de um "Direito  Quântico",  como a que defende o jusfilósofo brasileiro Gofredo Telles Júnior, para quem seria uma espécie do Direito Natural – não aquelas variantes construídas doutrinariamente como categorias ideais (seja o jusnaturalismo teológico de Tomás de Aquino ou o jusnaturalismo racionalista de Hugo Grotius e, mais recentemente, na bem moldada roupagem que lhe dá  John Finnis, entre outros), mas, o direito que emanaria de um governo legítimo e traduziria a interação dos "fatores multívios do meio ambiente e das imposições genéticas dos seres vivos e que simplesmente exprime a disciplina imprescindível da convivência humana". Em suma, a conhecida contraposição entre onda e partícula, na Física, corresponderia àquela mesma que há entre poder e resistência, no Direito.

Na contramão desse pensar, infelizmente o direito contemporâneo, mormente no Brasil, é edificado a partir de mitificações da realidade e da superposição de categorias metafísicas, a exemplo das noções de "força normativa da Constituição", "sentimento constitucional", "justiça", "legitimidade" etc. A "justiça" é uma categoria metafísica e como tal impossível de ter um conceito preciso. Com efeito, cada sentença prolatada traduziria a aplicação do direito segundo critério de Justiça, segundo os juízes monocráticos ou colegiadas que as prolatem. Todavia, se nesta oração a palavra "justiça" for substituída por "vontade geral", "espírito republicano", "preceito democrático" ou mesmo "Deus", em nada mudaria porque são categorias metafísicas de impossível  refutação e, como tal, incognoscíveis.


Neste sentido, razão maior teria o filósofo Karl Popper, que nega ao direito o status de ciência, na medida em que não se lhe permitem qualquer refutação, a falseabilidade, porquanto somente tem cientificidade a teoria que aceita confrontação com os fatos. Noutras palavras, somente é científica aquela teoria que possa ser falseável. Questões filosóficas ou epistemológicas à parte, na prática, a sufocante judicialização da vida e o acendrado ativismo judicial, no Brasil, dão o tom de incerteza e indeterminismo às relações jurídicas, sejam entre pessoas privadas ou entre um Estado cada vez mais poderoso, tentacular e invasivo, e o cidadão continuamente sozinho, confuso, espoliado e até destituído de esperança.