sexta-feira, 2 de março de 2018

PMs de São Paulo recusam R$ 800 mil de suborno

Tenho que registrar: PMs de São Paulo abordaram um veículo e, quando foram vistoriá-lo, encontraram quase 2 milhões de reais em dinheiro vivo.
Os caras que estavam no veículo lhes ofereceram parte da grana - 800 mil reais, para que os deixassem ir.
Mas, dessa vez, os bandidos quebraram a cara. Foram levados com o dinheiro para o xelindró.
Tiro meu chapéu para os policiais honestos. A grande maioria.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no Correio Braziliense.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Professor ganha piso acima de R$ 3.411 e teto superior a 10 mil em Mossoró

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini. anunciou piso salarial de R$ 3.411,61 para o professor de nível superior.
O teto da categoria, ao final da carreira, supera a marca de 10 mil reais.
Esses números foram revelados por Rosalba na leitura de sua mensagem anual à Câmara de Vereadores, na tarde de quarta-feira, dia 28, segundo reportagem disponível no portal da Tribuna do Norte.

Fachin manda transferir 71 milhões de João Santana para o governo

Do portal do STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que sejam transferidos, para a União, R$ 71,6 milhões que estavam depositados no exterior em contas bancárias do publicitário João Santana, que trabalhou nas campanhas eleitorais dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Santana e sua esposa, Mônica Moura, firmaram acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito operação Lava-Jato, que foi homologado pelo relator em abril de 2017. A decisão do ministro foi tomada nos autos da Petição (PET) 6890.

Em sua decisão, o ministro lembrou que o artigo 4º (inciso IV) da Lei 12.850/2013, que trata do instituto da colaboração premiada, prevê que um dos resultados do instituto consiste na recuperação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa. Apesar de a lei em questão não ter definido a destinação dos valores recuperados, o relator salientou que pode se aplicar, ao caso, a norma prevista no artigo 91 (inciso II, alínea ‘b’) do Código Penal, segundo o qual um dos efeitos da condenação é a perda em favor da União do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé.

Os depoimentos prestados pelo publicitário na delação, de acordo com ministro, revelam grandes tratativas financeiras ilícitas envolvendo manipulação de valores por meio de caixa dois durante campanhas eleitorais, em âmbito nacional e internacional. “Assim, não se verifica a hipótese ressalvada pelo mencionado inciso II do artigo 91 do Código Penal, a justificar eventual destinação do valor recuperado a qualquer entidade supostamente prejudicada diretamente em face dos ilícitos perpetrados, cabendo a destinação do montante unicamente à União”, concluiu o ministro.

MB/AD

RN precisa de recurso para custeio da segurança, diz o governador

Quem disse isso nesta quinta-feira, em Brasilia, foi o governador Robinson Faria, após reunião de governadores com o presidente Temer, segundo notícia publicada no portal do JBr.
No encontro o presidente disse dispor de 5 bilhões do BNDES para fornecer à segurança dos Estados. Mas, não é dinheiro de graça. É por empréstimo.
No total serão 42 bi em 5 anos.
Ao que tudo indica, porém, esses recursos destinam-se a investimentos e não a custeio, como deseja o governador do RN.

Líder comunitário do Golandim emite nota de esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Venho através desta nota esclarecer a comunidade do Golandim os seguintes fatos:

1º - Devido uma reportagem que solicitei a Tv Ponta Negra para mostrar a verdade com referência do calçamento das nossas ruas; prometida pelo o Sr. Prefeito com solenidade de assinatura de ordem de serviço de 17 Ruas, com início 28 junho de 2017, conclusão 28 de março 2018 e não comprida até esta data.
2º - Por esse motivo solicitaram que mim tirasse dos serviços que eu Dioginio Estevam (Dió) prestava a essa comunidade com todo prazer.
3º - Quero deixar claro que não vou sentir falta do dinheiro porque nunca recebi um centavo, por parte da Prefeitura de São Gonçalo. Durante esses 10 anos que presto este serviço a minha comunidade com todo prazer graças a Deus, por tanto desafio qualquer pessoa a apresentar recibo ou contracheque como pagamento por estes serviços prestados por parte da Prefeitura.
4º - Solicito dos que dizem que eu não estou a frente dos serviços que sempre prestei a minha comunidade, por que estava falando mal do senhor Prefeito. Solicito através de documentos que esteja na constituição de 88 ou qualquer outra instituição que falar mal de qualquer pessoa principalmente político quando você pede esclarecimento cobra seus direitos e mostra as promessas não cumpridas, e não só promessa e sim compromisso assumido e assinado e testemunhado por diversas autoridades e não cumprida no caso das 17 ruas que estão paradas sem o calçamento. 
E eu Dió participei da solenidade de ordem de serviço que foi realizada na Rua Mauricio Fernandes com a Jardim das Flores por volta das 16 horas naquela tarde só não lembro da data e o dia.
5º - Quero deixar claro que não falei mal do Senhor Prefeito, nem dos Senhores Vereadores que são eleitos para nos representar, cobrando aprovando e fiscalizando os benefícios para nosso município.
6º - Quero deixar claro, a minha comunidade que estarei firme forte de cabeça erguida, para lutar por vocês, porque esta voz que Deus me deu, só ele vai tirar, porque ninguém pode impedir você fazer o bem sem olhar a quem. 
7º - Por fim quero dizer que agradecerei na hora que o compromisso comprido com nossa comunidade. Porque o que eu fiz, foi mostrar a verdade que muitos não tem coragem de mostrar a verdade.
8º - Quero agradecer aos que depositaram confiança em mim, continuaram depositando. Quero agradecer aos ex secretários do ex prefeito Jaime Calado e os secretários do atual prefeito. Quero agradecer aos funcionários das empresas que prestam serviços a nossa comunidade que sempre nos atendeu com todo prazer. Aos vereadores que solicitei ajuda de prestação de serviço a nossa comunidade. Enfim agradecer a todos, principalmente vocês moradores do Golandim. 
Mais meu agradecimento maior é a Deus, por que sem ele nada foi feito e nem será feito.
Obrigado a todos que Deus Abençoe.
Finalizo com Forte Abraço.
Dioginio Estevam (Dió). 

Placa da mentira em SGA é um desafio às autoridades

A placa acima é um desafio às autoridades. Pelo menos no Golandim, das várias ruas que prometeram calçar desde o ano passado, duas tiveram o serviço iniciado, mas não concluído.
Inexplicavelmente, nenhum órgão fiscalizador procurou saber o que está acontecendo.
Extraoficialmente, uma fonte da Caixa Econômica me informou, há alguns dias, que, desde o ano passado, só houve uma medição da obra.
Os serviços estão parados há vários meses.
A placa tá lá - desmoralizando o anúncio feito pela Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Caixa Econômica e o Ministério das Cidades e a total omissão dos órgãos de fiscalização.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Ezequiel põe tempero na disputa para o Senado

A anunciada candidatura do deputado Ezequiel Ferreira põe um certo tempero na disputa por duas vagas do RN no Senado Federal.
Até agora, além dos dois candidatos à reeleição (os senadores Garibaldi Filho e José Agripino), tais vagas vinham sendo aspiradas, apenas, pela deputada federal Zenaide Maia (ainda sem partido), pela desportista Magnólia Figueiredo, do Solidariedade, e pelo ex-deputado Ney Lopes
Com a entrada de Ezequiel, há um certo embaralhamento, pois ao contrário de Zenaide e de Magnólia, e do próprio Ney, que não contam com respaldo partidário sólido, ele não deve ser visto como mero franco-atirador.
Traz, não só, o respaldo de um forte partido, o PSDB, como também conta com o lastro do seu candidato a governador, o atual vice, Fábio Dantas, além do indiscutível aval de um número significativo de deputados estaduais e de prefeitos.

Foco premia mulheres escolhidas como destaque

A revista FOCO Nordeste promove nesta terça-feira, no Iate Clube, homenagem a 10 mulheres potiguares eleitas como "Destaque" numa enquete que teve a participação de 43 jornalistas.
Cada jornalista indicou 3 nomes.
No total, foram citadas 71 mulheres. As dez mais votadas são as seguintes (colocadas em ordem alfabética):
1 - Anna Ruth Dantas
2 - Ângela Paiva Cruz
3 - Cláudia Santa Rosa
4 -Daliana Cascudo
5 - Eleika Bezerra
6 - Fátima Bezerra
7 - Larissa Dantas
8 - Rosalba Ciarlini
9 - Titina Medeiros
10 - Zenaide Maia.
A festa começa às 19h30.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Missa de 30 dias por Afonso Marques será no dia 2


General esteve cotado para governar o RN

Calma, pessoal. Isso é história. Não é coisa nova.
Essa notícia é de 30 de janeiro de 1970, ano da primeira eleição "indireta" para governadores estaduais.
Governava o RN o monsenhor Walfredo Gurgel, eleito pelo voto direto em 1965, com o apoio do seu antecessor, Aluízio Alves.
Pois bem: Naquele 30 de janeiro de 1970, o Diário de Natal publicou o resumo de uma entrevista dada no Rio de Janeiro pelo senador Dinarte Mariz.
Segundo ele, não havia clima de disputa aqui no Estado. Tanto que em sua última reunião, a Executivo do então partido oficial - a Arena - havia aprovado uma moção afirmando endossar qualquer decisão que viesse do "comando revolucionário".
Dinarte adiantou que dois nomes despontavam como favoritos - um militar (o general Dióscoro Vale) e outro civil - o do professor Cortez Pereira, seu suplente no Senado Federal.
Quem quiser ver a a página do Diário de Natal em que saiu a notícia, basta CLICAR AQUI.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Rio Potengi amanhece com água em Igreja Nova

Uma grande festa para a população. 
O Rio Potengi, depois de seis anos, amanheceu com água neste sábado no município de São Gonçalo.
O povo fez festa entre as comunidades de Igreja Nova e Poço de Pedra.
Viva!

RN não consegue empréstimo para pagar o 13º de 2017

O governo do Estado anunciou que não conseguiu, junto à rede bancária, a liberação de empréstimos aos servidores estaduais para o pagamento escalonado do 13º relativo a 2017.
Com isso, a incerteza da liberação desses recursos volta à estaca zero.
A promessa agora é que uma nova notícia sobre o pagamento será dada no dia 28.
Fazer o que?
Não custa lembrar:
Quando era apenas candidato ao governo, o então vice-governador Robinson Faria afirmava que as dificuldades que o RN enfrentava na época não era por falta de recursos. Era por falta de gestão.
Três anos depois de haver assumido,diz agora, que o que falta é recurso.
Ou seja: Para ele, "gestão" tem de sobra.

Vamos à feijoada da FESA!



Aulas deste ano ainda não começaram em São Gonçalo

Um amigo me telefona e reclama:
- O único município da Grande Natal onde as aulas de 2018 ainda não começaram é o nosso - São Gonçalo do Amarante.
E continua:
- É o retrato do descaso da gestão com a educação das nossas crianças e dos nossos jovens.
Mas, acentua:
- Agora, pra ganhar dinheiro, o nosso prefeito é um mestre: Você acredita que São Gonçalo paga ao prefeito o mesmo salário do prefeito de São Paulo, a maior capital da América Latina?
- Pois é.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Sessão solene homenageia centenário de Manoel Torres

Manoel Torres exerceu marcante liderança política
no RN, tendo sido prefeito de Caicó e deputado estadual

Eleika reconduzida à presidência da Comissão de Educação em Natal

A vereadora Professora Eleika Bezerra foi reconduzida, de forma consensual, à presidência da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Natal, cargo que ocupa desde que assumiu seu primeiro eletivo em janeiro de 2013. 
A parlamentar também participará, como membro, das Comissões de Cultura e de Defesa do Consumidor. A formação das comissões técnicas foi definida em plenário nesta quarta-feira (21) e deve ser publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias.

Raridade: Cai na rede vídeo com imagens de Frei Damião. Revil Alves me mandou


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Prefeitos e vices eleitos no RN a 30/11/1969

62 prefeitos foram eleitos no RN em 30/11/1969. A posse ocorreu no dia 31 de janeiro de 1970
1 - Água Nova
Prefeito: Antônio de Souza Barreto - Vice: Pedro Raimundo do Nascimento
2 - Almino Afonso
Prefeito: Aizê de Souza Nunes - Vice: José de Souza Leite
3 - Afonso Bezerra
Prefeito: Gildenor Monteiro Júnior - Vice: José Américo de Souza
4 - Barcelona
Prefeito: Valter Lopes - Vice: Manuel Paulo Nantes
5 - Bento Fernandes
Prefeito : Joana Ferreira da Cruz - Vice: Jaime Ferreira de Andrade
6 - Baia Formosa
Prefeito: Antônio Ferreira der Souza Filho - Vice: João Anacleto Filho
7 - Carnaubais
Prefeito: João Teixeira Filho - Vice: Francisco Roque de Souza
8 - Carnaúba dos Dantas
Prefeito: Valdemar Cândido de Medeiros - Vice: Vicente Fernandes Dantas
9 - Cerro Corá
Prefeito: Manuel Antunes de Melo - Vice: José Julião Neto
10- Coronel Ezequiel
Prefeito:  José Lopes de Araújo - Vice: Zuca Paulo (MDB)
11 - Cruzeta
Prefeito: Cícero Romão Bezerra - Vice: Erli Ernani de Araújo
12 - Coronel João Pessoa
Prefeito: Antônio Alves de Lima - Vice: Janduhi da Cunha Lima
13 - Doutor Severiano
Prefeito: José Desilio Fernandes - Vice: Francisco Leite da Silva
14 - Felipe Guerra
Prefeito: Francisco das Chagas Silva - Vice: José Batista de Souza
15 - Frutuoso Gomes
Prefeito: Gilvan Fernandes Carlos - Vice: José Maria Fonseca
16 - Grossos
Prefeito: José Fausto - MDB
17 - Itaú
Prefeito: Francisco de Assis Pinheiro - Vice: Clementino Noronha da Silva
18 - Ielmo Marinho
Prefeito: Edgar Sena Alves - Vice: Joaquim Joaci de Medeiros
19 - Ipueira 
Prefeito: Ivan de Araújo Gorgônio
20 - Japi
Prefeito - Francisco Adésio de Medeiros - Vice: Francisco Teobaldo de Medeiros
21 - Januário Cicco
Prefeito: José Aldo Barbalho e Silva - Vice: José Fernandes de Moura
22 - José da Penha
Prefeito: Osório Estevam da Silva - Vice: Emídio Izidro da Silva
23 - João Dias
Prefeito: Sebastião Jácome de Oliveira - Vice: Mário Alves Diniz
24 - Jandaíra
Prefeito: Severino Ramos da Câmara - Vice: Sebastião Vitorino de Souza
25 - Lages Pintadas 
Prefeito: José Bezerra Furtado - Vice: José Ferreira Pontes (MDB)
26 - Lucrécia
Prefeito: Eliziário Amaro de Queiroz - Vice: Francisco Bernardino da Cunha
27 - Maxaranguape
Prefeito: Manuel Laurindo de Castro - Vice: Luiz Gonzaga Varela
28 - Marcelino Vieira
Prefeito: Vicente Lopes Fernandes - Vice: Vicente Arnaud de Medeiros
29 - Monte Alegre
Prefeito: Solon Ubarana da Silva - Vice: Cícero Hipólito Soares da Cunha
30 - Monte das Gameleiras
Prefeito: Luiz Teixeira Pinheiro - Vice: Manuel Gomes Fernandes
31 - Olho d´Água dos Borges
Prefeito: Alfredo Xavier da Silva - Vice: Ezequias Pinto de Paiva
32 - Ouro Branco
Prefeito: José Isaias de Lucena - Vice: Dorgival Medeiros Pereira
33 - Parnamirim:
Prefeito: Antenor Neves - Vice: Ulisses Ávila - MDB
34 - Pau dos Ferros
Prefeito: José Edmilson de Holanda - MDB
35 - Poço Branco
Prefeito: Ivan Cardoso de Carvalho - Vice: José Francisco de Souza
36 - Pendências
Prefeito: Levani de Freitas - Vice: Valdemar Rodrigues da Silveira
37 - Pilões
Prefeito - Elias Antônio da Silva - Vice: Francisco Paiva Cavalcanti
38 - Presidente Juscelino
Prefeito: Luiz Moreira da Silva - Vice: José Alberan de Souza
39 - Passagem
Prefeito: Hilton Sales Chaves - Vice: Arlindo Francisco da Silva
40 - Riachuelo
Prefeito: José Alves de Lima - Vice: Francisco Caetano de Souza
41 - Rafael Fernandes
Prefeito: Cláudio Gabriel de Macedo - Vice: Cezário Chaves de Oliveira
42 - Rafael Godeiro
Prefeito: Raimundo João de Paiva - Vice: Aldo Lopes da Silva
43 - São Bento do Norte
Prefeito: José Pereira de Aquino - Vice: Valdemar Soares Vital
44 - São Bento do Trairi
Prefeito: José Xavier da Silva - Vice: José Raimundo da Silva
45 - São Fernando
Prefeito - Juvenal Medeiros - Vice: Abemor Fernandes
46 - São Francisco do Oeste
Prefeito: Antônio Cavalcanti de Morais - Vice: Luiz Silveira Rocha
47 - São Gonçalo do Amarante
Prefeita: Élia de Barros - Vice: Maurício Fernandes de Oliveira
48 - São Vicente:
Prefeito: Francisco Pereira Filho - Vice: Josefa Monteiro dos Santos
49 - Serra de São Bento
Prefeito: João Laurentino - Vice: Luiz Mariano das Neves
50 - Sitio Novo
Prefeito: Maria Aparecida Pereira de Medeiros  Vice: José Serafim Filho
51 - Senador Elói de Souza
Prefeito: Anália Maurício Maciel de Souza - Vice: Hortêncio Ribeiro da Costa - MDB
52 - Senador Georgino Avelino 
Prefeito: Candidato - PMDB
53 - Severiano Melo
Prefeito: Bevenuto Melo Holanda Neto - Vice: João Severiano Melo
54 - Serrinha
Prefeito: Manoel do Carmo dos Santos - Vice: Maurício Targino dos Santos
55 - Tangará
Prefeito: Aprígio Fernandes Pereira - Vice: Geraldo Abdala Lima
56 - Timbaúba dos Batistas
Prefeito: José Damasceno de Araújo - Vice: Antenor Araújo
57 - Taboleiro Grande
Prefeito: Djalma da Silva Pereira - Vice: Vicente Hermenegildo do Rego
58 - Umarizal
Prefeito: Maria Conceição Dias de Souza - Vice: Tércio Avelino Bezerra
59 - Upanema
Prefeito: Luiz Cândido Bezerra - Vice: Antônio Eliseu de Carvalho
60 - Várzea
Prefeito: Severino Florêncio Sobrinho - MDB
61 - Viçosa 
Prefeito: Jaime Mafaldo de Paiva - Vice: Kerginaldo Forte de Amorim
62 - Vila Flor
Prefeito - Cristovão de Araújo Fagundes - Vice: Cândido Garcia de Morais.
NOTA DO BLOG
A relação acima faltando o nome do prefeito e do vice de Senador Georgino Avelino e os nomes dos vices de Grossos, Ipueira, Pau dos Ferros e Várzea oi publicada no Diário de Natal do dia 19 de janeiro de 1970, anunciando a posse no dia 31.
Peço a alguém que souber dos nomes que faltam que me informem.
Sim: Essa eleição em 1969 foi a primeira disputada entre os dois novos e únicos partidos da época - Arena e MDB. Dos 62 eleitos aqui no RN, 55 eram da Arena e 7 do MDB. Os 7 do MDB tem as letras do partido após os nomes dos eleitos. Os demais eram todos da Arena. 
CLIQUE AQUI para ver a relação original na página do Diário de Natal.

Becker 1ª Temporada - Episódio 15: "Arque com suas escolhas"