terça-feira, 13 de março de 2018

Dom Nivaldo - "comovente lição de humildade e doçura"

Em artigo publicado na edição impressa da Tribuna do Norte nesta terça-feira, o padre João Medeiros Filho, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, presta uma homenagem a Dom Nivaldo Monte afirmando que o saudoso Arcebispo Metropolitano de Natal deixou "comovente lição de humildade e doçura".
Segundo acrescentou, Dom Nivaldo, que completaria 100 anos no próximo dia 15, "como um profeta do afeto e da alegria, foi um semeador incansável da paz e da mansidão, uma estrela que cintila em nossa almas".
As celebrações relativas ao centenário de Dom Nivaldo Monte serão iniciadas no dia 15, com uma missa, às 19 horas, na Catedral de Natal, presidida pelo arcebispo atual, Dom Jaime Vieira Rocha.

domingo, 11 de março de 2018

Jaime Calado derrota Fábio Faria na disputa pelo PHS

Vi, há pouco, no blog do amigo Heitor Gregório, no portal da Tribuna:
O deputado federal Fábio Faria tentou romper o compromisso do PHS de entregar o seu comando no RN ao ex-prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado.
Jaime ainda não se filiou, mas, mesmo assim e apesar do respaldo que o SBT oferece ao deputado Fábio Faria, a direção nacional do PHS preferiu ficar esperando por Jaime e sua mulher, a deputada Zenaide Maia, pré-candidata ao Senado.
Desde que deixou a Prefeitura de São Gonçalo no começo de 2017, Calado deixou o PR e se filiou ao PMN, partido que terá de descartar a fim de poder se filiar ao PHS.

sábado, 10 de março de 2018

Celebração do centenário de Dom Nivaldo será aberta dia 15

Uma missa às 19 horas do próximo dia 15, presidida pelo Arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, na Catedral, abrirá a programação comemorativa do centenário de Dom Nivaldo Monte.
Ordenado padre em janeiro de 1941, foi o primeiro pároco de São Gonçalo do Amarante.
Em 1945 fundou a primeira instituição de ensino superior do RN - a então Escola de Serviço Social.
Foi nomeado bispo de Aracaju, em 1963, pelo Papa João XXIII. Em abril de 1965, o Papa Paulo VI o transferiu para Natal como administrador apostólico. 
Em setembro de 1967, o mesmo papa o promoveu a arcebispo metropolitano - segundo reportagem no portal da Arquidiocese de Natal.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa.

Pesquisa indica que eleitor petista faz do voto sua última esperança

Da intenção de voto numa pesquisa para o voto na urna no dia da eleição vai uma grande distância. Mas, uma indicação da última pesquisa Consult divulgada em Natal salta aos olhos:
O eleitorado petista está cada vez mais motivado a votar. Sabe que o voto é a sua tábua de salvação. Assim, de um lado estimula a abstenção e o voto nulo ou em branco do eleitorado adversário; de outro, valida o seu voto como sua única alternativa de sobrevivência.
Aqui no RN, essa estratégia vem dando certo. 
Na última pesquisa Consult, como candidato a presidente, Lula alcança 48,06% das intenções de voto, mais de 3 vezes a que foi conquistada pelo segundo colocado, Jair Bolsonaro, que ficou com 15,82%.
Para o governo do RN, a senadora Fátima Bezerra ficou na cabeça também. Não chega a ter as intenções de voto de Lula, mas lidera com 27,12%, contra 13,29% de Carlos Eduardo.
Quer dizer; se a eleição fosse agora - pelo menos aqui no RN, o PT faria barba, cabelo e bigode nos pleitos majoritários.
Não vai me surpreender, se a própria ex-presidente Dilma vier pra cá como candidata ao Senado.
A pesquisa Consult, a que me refiro, foi realizada por encomenda da 98 FM entre os dias 24 e 27 de fevereiro, sendo registrada no TSE sob os números RN-05966/2018 e BR-02702/2018. Seus principais números estão na edição impressa da Tribuna do Norte neste sábado.

Zenaide em 2º para o Senado, a novidade da pesquisa Consult

A deputada federal Zenaide Maia apareceu em 2º lugar nas intenções de votos para o Senado, com 19,09%.
Em primeiro, com 21,88%, está o senador Garibaldi Filho e, em terceiro, com 13,71%, o senador José Agripino.
O desempenho da deputada do PR foi a grande novidade da pesquisa Consult que está sendo publicada na edição impressa deste sábado do jornal Tribuna do Norte.
A maioria dos entrevistados disse que não pretende votar ou que permanece indecisa.
A pesquisa foi realizada por encomenda da 98 FM entre os dias 24 e 27 de fevereiro, sendo registrada no TSE sob os números RN-05966/2018 e BR-02702/2018.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Coca Cola vai lançar bebida com álcool no Japão

A Coca Cola japonesa anunciou que vai lançar uma latinha com bebida destilada contendo 25% de teor alcoólico.
Será mais fraca que o uisque e a vodka e  mais forte que o vinho.
É a primeira vez em 130 anos de história que a Coca Cola lança uma bebida alcoólica.
CLIQUE AQUI para ler reportagem (em espanhol) no portal El Pais.

Artigo de Cid Montenegro: Roberto Campos

Na década de 90, eu através do meu amigo e colega de Conselho no Flamengo Gustavo Capanema Filho, no apartamento que era de seu pai 
na av.  Ruy  Barbosa, zona Sul  do Rio, o ex ministro  do governo Getúlio Vargas , dr. Gustavo Capanema, (um dos maiores educadores da República), eu  tive  a honra de jantar com  o dr Roberto Campos.
Um gênio, muito a frente do seu tempo. Falou muito sobre Dinarte Mariz, Tarcisio Maia, Aluízio Alves e Jessé Freire quando o assunto era o  nosso estado. Disse que seu Nevaldo Rocha foi um dos maiores empresários de visão do país. Falava sobre o comunismo, que um dia iria desaparecer, pois era inimigo do desenvolvimento, geração de emprego e renda e responsável pelo sofrimento de um povo amedrontado e ameaçado por crueis ditadores.  Afirmou, "Eu e o Lacerda (Carlos Lacerda), tivemos muitos combates aqui no no Rio e com o Adhemar (de Barros) em SP, porém o maior orador da história do nosso Congresso reconheceu a tempo o erro que aprendeu na sua infância) . Caros leitore(a)s.  talvez os senhore(a)s não saibam que o nome do  maior governador da Guanabara era Carlos Frederico Werneck de Lacerda e o nome próprio foi em homenagem aos comunistas Karl Marx e Friedrich Engels, os  responsáveis pela criação do famigerado Manifesto Comunista. Economista, diplomata, ministro, deputado federal e imortal da ABL, foi acima de tudo um profeta. Vejam o leste europeu, Coréia do Norte, Venezuela, Cuba e outros como se encontram hoje. Na sua época o BNDES cumpria rigorosamente a sua finalidade e não era "financiador" de obras a fundos perdidos para países que ninguém quer morar lá e quem está quer sair. Falou da "ideologia" de muitos socialistas, mas adoravam cachês em dólar, hotéis cinco estrelas e whisky 12 anos. Amigo Flávio Rocha, parabéns pelo absoluto sucesso do seu evento e foi um prazer conhecer o mineiro Sebastião Bomfim do grupo Centauro. Tenho amigos em comum com ele como comandante Afonso (Líderes ex presidente do Atlético Mineiro e dono do BMG. Diss Taxi Áreo), Ricardo Alencar (Coteminas) e Ricardo Guimarãe a ele que MG tem um "povo bão, do trem bão" ele riu muito, uma pessoa simples, admirável.  Que venham outros e lá abracei seu tio Ronald Gurgel, Sérgio e Nelson Freire, Tony Gadelha, Haroldo Azevedo, os queridos Roberto Serquiz e Marcelo Alecrim,  emfim,  muitos outros que são responsáveis pela estabilidade e crescimento da  economia do nosso sofrido, porém mais que viável  Rio Grande do Norte.
2018 é o ano de seu centenário, sei que existe um ditado que diz , "Ninguém é insubstituível", todavia vai demorar muito aparecer um brasileiro que reuna tantas qualidades.  Se fosse uma conta matemática seria. Genialidade + probidade + espírito público + visão de futuro = Roberto Campos.
Ps. A dor afetou com muita força as almas e os corações de seus familiares e inúmeros amigos. Perdemos o maior empresário do ramo farmacêutico, fez história, revolucionou a Fecomércio e o engenheiro, baluarte do CREA e apaixonado abecedista. Adeus seu João Patriota e Arimatea Fernandes, dois homens honrados. Eu queria bem a eles e eles a mim. Descansem em paz.


quarta-feira, 7 de março de 2018

Beto e Rosalba fazem pleito por Mossoró em Brasilia

Em audiência com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, nesta terça-feira (06), em Brasília, o deputado federal Beto Rosado (PP) e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), solicitaram a liberação de R$ 42 milhões para a execução de nove obras no município. Entre elas,  a drenagem do bairro Santa Helena e a pavimentação de ruas na comunidade do Jucuri, que já terão suas ordens de serviço assinadas nos próximos dias. 
“Essas obras são reivindicações antigas dos moradores do Santa Helena e do Jucuri, que ganharão maior qualidade de vida, com a estruturação desses locais. Fico muito feliz em poder contribuir com essas melhorias”, ressaltou o parlamentar.
As obras de drenagem no bairro Santa Helena estão orçadas em R$ 13 milhões. A ordem de serviço será assinada na próxima sexta-feira (09). Já a pavimentação da comunidade do Jucuri, orçada em R$ 624 mil, terá a ordem de serviço assinada na próxima segunda-feira (12).
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria do deputado Beto Rosado.


Missa pelo centenário de Dom Nivaldo: Dia 15


Fátima no Senado: Homicídios no RN chegam a 6.610 "por dia"!


Romance de Antônio Melo engloba a política e a bandidagem no Nordeste

"A vingança" - romance de Antônio Melo, será lançado amanhã, quarta-feira, dia 8, no Espaço Fernando Chiriboga (piso G5 no Midway Mall), a partir das 18 horas.
Segundo reportagem de Ramon Ribeiro na edição desta terça-feira, na edição impressa da Tribuna do Norte, a história envolve a política, a paixão e a pistolagem no sertão nordestino das oligarquias familiares.

domingo, 4 de março de 2018

Osni reúne amigos para jogar conversa fora

Foi sexta-feira. No Iate/Natal (Foto: Rafael Damásio)

Artigo de Paulo Afonso Linhares

BRASÍLIA: A DANÇA DAS CADEIRAS 

Paulo Afonso Linhares


Um estouro de boiada ou, mais precisamente, um velho caminhão sem freio a desembestar ladeira abaixo, são as imagens mais aproximadas que vêm à mente quando o assunto é o governo Temer. No entanto, enquanto chão de vivência do poder, o cotidiano dos gabinetes brasiliense segue o ritmo daquela brincadeira infantil chamada “dança das cadeiras”. 
Para reavivar as lembranças da infância, esse jogo  consiste na formação  de uma roda de cadeiras e outra de pessoas, em que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira disponível.
Na realidade de Brasília, as cadeiras são os postos de comando da alta burocracia federal e as pessoas os tantos pretendentes a cargos que se aboletam em azeitadas máquinas partidárias. A música variada, tanto pode ser o circunspecto Hino Nacional, o ‘Moonwalker’ de Michael Jackson, uma ária de Puccini, o 'Que Tiro Foi Esse?' da funkeira Jojo Todynho ou, em derradeiríssima hipótese, valem mesmo essas coisas da moda que são as politicamente corretas ‘ladainhas’ da Lava Jato, recheadas de delações premiadas e outras atrocidades do ramo, seja na versão da banda do STF ou no ritmo curitibano do califa Sérgio Moro e seus dellagnolzinhos amestrados. Pode nem sempre ser assim tão animado, mas, que dá ‘rolo’ isso dá…
A última rodada de acontecências brasilienses (algo a ver com aquela estrofe da Acontecência, de Jorge Vercillo: “Não importa a hora que terei de acordar amanhã/Tudo é ver seu respirar, acelerar, desenfreado/Seu discurso em meu ouvido vai arrebatar qualquer eleição…”), o dernier cri nos jornalões e netuorques tupiniquins, é a criação do decantado Ministério da Segurança Pública.  Aí, sem menor sombra de dúvida, o mordomo do soturno Palácio da Alvorada, ‘seo’ Michel Temer, se superou.
Embora acossado por um rosário de fiascos políticos e econômicos, além de uma avalanche de processos judiciais, Temer ensaia a pretensão de ser candidato à eleição presidencial deste 2018. Em especial porque sabe - e ele é um político muito ladino - que se Lula for impedido de disputar, o que restar é tudo ‘japonês’, tudo igual, de modo que aumentam exponencialmente as suas chances de manter, por mais quatro anos, os seus velhos glúteos chantados na curul presidencial. 
Para isso, contudo, algo relevante - e bem visível político-eleitoralmente! - precisava ser feito. Para que o ‘efeito de demonstração’ fosse completo, com a produção de um fenômeno das influências recíprocas entre meios distantes, Temer, com primeiro movimento, decretou uma polêmica intervenção parcial no combalido Estado do Rio de Janeiro, focada no caótico segmento da segurança pública; num segundo movimento, sacou do bolso do colete à criação  de mais um desses mastodontes da Administração federal: nasce o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que engloba o DPF (Departamento de Polícia Federal) a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o Depen (Departamento Penitenciário Nacional), o Conasp (Conselho Nacional de Segurança Pública), o CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) e a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Estranho é que todos esses organismos existem e estavam congregados já no Ministério da Justiça. 
O novel Ministério, segundo a letra de Medida Provisória que o instituiu, tem como competência "coordenar e promover a integração da segurança pública em todo o território nacional em cooperação com os demais entes federativos". 
Apesar do mortal esvaziamento do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), literalmente reduzido. “Extrato de pó de traque”, um resignado dr. Torquato Jardim, atual titular da pasta, disse que  "continuará trabalhando 14 horas por dia". Em que mesmo não se sabe ao certo. Ora, para ele rigorosamente apenas restou o imponente Palácio Raimundo Faoro, aquela estrutura moderno-gótica desenhada pelo genial Niemayer, cuja fachada se caracteriza pelo desalinhado conjunto de cascatas artificiais que correm por calhas de concreto e caem num vistoso espelho d’água.
Brincadeira à parte - afinal, trata-se aqui de ‘danças das cadeiras’... - o MJC ainda ficou com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e o Arquivo Nacional. Poucas e não menos bolorentas emoções para o operoso dr. Jardim. Aliás, à exceção do Senad e do SNJ, todos os outros têm estruturas e funcionamentos autônomos em face do MJC.
A gestão do novo rebento incrustado no gigantesco organograma do Governo Federal ficou a cargo de Raul Belens Jungmann Pinto, pernambucano e de ascendência germânica pelo lado paterno, deputado federal e ex-ocupante de várias pastas ministeriais, inclusive, o Ministério da Defesa no atual governo Temer, com inegável êxito. A tarefa de Jungmann, todavia, não será assim tão simples, a começar pelo clima de guerra civil que se observa em quase todos os grandes centros urbanos brasileiros, a exemplo do Rio de Janeiro, aliado às dificuldades materiais de seu enfrentamento decorrentes da grave crise fiscal por que passam os Estados e Municípios deste país. Falta dinheiro para quase tudo, inclusive, para segurança pública.
Por fim, essa dança de cadeiras do governo Temer, todavia, afigura-se mesmo com um exercício de inutilidades. Ora, sem dúvida foi desnecessária a criação de mais um ministério: bastaria transformar o Ministério da Justiça e Cidadania em Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ser gerido por Raul Jungmann. E se Torquato Jardim não fosse ‘encaixável’ no Ministério da Defesa, e não parece ser, ficaria sem cadeira nessa dança do poder, nestes tempos bicudos. Simples assim.

sexta-feira, 2 de março de 2018

PMs de São Paulo recusam R$ 800 mil de suborno

Tenho que registrar: PMs de São Paulo abordaram um veículo e, quando foram vistoriá-lo, encontraram quase 2 milhões de reais em dinheiro vivo.
Os caras que estavam no veículo lhes ofereceram parte da grana - 800 mil reais, para que os deixassem ir.
Mas, dessa vez, os bandidos quebraram a cara. Foram levados com o dinheiro para o xelindró.
Tiro meu chapéu para os policiais honestos. A grande maioria.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no Correio Braziliense.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Professor ganha piso acima de R$ 3.411 e teto superior a 10 mil em Mossoró

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini. anunciou piso salarial de R$ 3.411,61 para o professor de nível superior.
O teto da categoria, ao final da carreira, supera a marca de 10 mil reais.
Esses números foram revelados por Rosalba na leitura de sua mensagem anual à Câmara de Vereadores, na tarde de quarta-feira, dia 28, segundo reportagem disponível no portal da Tribuna do Norte.

Fachin manda transferir 71 milhões de João Santana para o governo

Do portal do STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que sejam transferidos, para a União, R$ 71,6 milhões que estavam depositados no exterior em contas bancárias do publicitário João Santana, que trabalhou nas campanhas eleitorais dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Santana e sua esposa, Mônica Moura, firmaram acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito operação Lava-Jato, que foi homologado pelo relator em abril de 2017. A decisão do ministro foi tomada nos autos da Petição (PET) 6890.

Em sua decisão, o ministro lembrou que o artigo 4º (inciso IV) da Lei 12.850/2013, que trata do instituto da colaboração premiada, prevê que um dos resultados do instituto consiste na recuperação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa. Apesar de a lei em questão não ter definido a destinação dos valores recuperados, o relator salientou que pode se aplicar, ao caso, a norma prevista no artigo 91 (inciso II, alínea ‘b’) do Código Penal, segundo o qual um dos efeitos da condenação é a perda em favor da União do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé.

Os depoimentos prestados pelo publicitário na delação, de acordo com ministro, revelam grandes tratativas financeiras ilícitas envolvendo manipulação de valores por meio de caixa dois durante campanhas eleitorais, em âmbito nacional e internacional. “Assim, não se verifica a hipótese ressalvada pelo mencionado inciso II do artigo 91 do Código Penal, a justificar eventual destinação do valor recuperado a qualquer entidade supostamente prejudicada diretamente em face dos ilícitos perpetrados, cabendo a destinação do montante unicamente à União”, concluiu o ministro.

MB/AD

RN precisa de recurso para custeio da segurança, diz o governador

Quem disse isso nesta quinta-feira, em Brasilia, foi o governador Robinson Faria, após reunião de governadores com o presidente Temer, segundo notícia publicada no portal do JBr.
No encontro o presidente disse dispor de 5 bilhões do BNDES para fornecer à segurança dos Estados. Mas, não é dinheiro de graça. É por empréstimo.
No total serão 42 bi em 5 anos.
Ao que tudo indica, porém, esses recursos destinam-se a investimentos e não a custeio, como deseja o governador do RN.

Líder comunitário do Golandim emite nota de esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Venho através desta nota esclarecer a comunidade do Golandim os seguintes fatos:

1º - Devido uma reportagem que solicitei a Tv Ponta Negra para mostrar a verdade com referência do calçamento das nossas ruas; prometida pelo o Sr. Prefeito com solenidade de assinatura de ordem de serviço de 17 Ruas, com início 28 junho de 2017, conclusão 28 de março 2018 e não comprida até esta data.
2º - Por esse motivo solicitaram que mim tirasse dos serviços que eu Dioginio Estevam (Dió) prestava a essa comunidade com todo prazer.
3º - Quero deixar claro que não vou sentir falta do dinheiro porque nunca recebi um centavo, por parte da Prefeitura de São Gonçalo. Durante esses 10 anos que presto este serviço a minha comunidade com todo prazer graças a Deus, por tanto desafio qualquer pessoa a apresentar recibo ou contracheque como pagamento por estes serviços prestados por parte da Prefeitura.
4º - Solicito dos que dizem que eu não estou a frente dos serviços que sempre prestei a minha comunidade, por que estava falando mal do senhor Prefeito. Solicito através de documentos que esteja na constituição de 88 ou qualquer outra instituição que falar mal de qualquer pessoa principalmente político quando você pede esclarecimento cobra seus direitos e mostra as promessas não cumpridas, e não só promessa e sim compromisso assumido e assinado e testemunhado por diversas autoridades e não cumprida no caso das 17 ruas que estão paradas sem o calçamento. 
E eu Dió participei da solenidade de ordem de serviço que foi realizada na Rua Mauricio Fernandes com a Jardim das Flores por volta das 16 horas naquela tarde só não lembro da data e o dia.
5º - Quero deixar claro que não falei mal do Senhor Prefeito, nem dos Senhores Vereadores que são eleitos para nos representar, cobrando aprovando e fiscalizando os benefícios para nosso município.
6º - Quero deixar claro, a minha comunidade que estarei firme forte de cabeça erguida, para lutar por vocês, porque esta voz que Deus me deu, só ele vai tirar, porque ninguém pode impedir você fazer o bem sem olhar a quem. 
7º - Por fim quero dizer que agradecerei na hora que o compromisso comprido com nossa comunidade. Porque o que eu fiz, foi mostrar a verdade que muitos não tem coragem de mostrar a verdade.
8º - Quero agradecer aos que depositaram confiança em mim, continuaram depositando. Quero agradecer aos ex secretários do ex prefeito Jaime Calado e os secretários do atual prefeito. Quero agradecer aos funcionários das empresas que prestam serviços a nossa comunidade que sempre nos atendeu com todo prazer. Aos vereadores que solicitei ajuda de prestação de serviço a nossa comunidade. Enfim agradecer a todos, principalmente vocês moradores do Golandim. 
Mais meu agradecimento maior é a Deus, por que sem ele nada foi feito e nem será feito.
Obrigado a todos que Deus Abençoe.
Finalizo com Forte Abraço.
Dioginio Estevam (Dió). 

Placa da mentira em SGA é um desafio às autoridades

A placa acima é um desafio às autoridades. Pelo menos no Golandim, das várias ruas que prometeram calçar desde o ano passado, duas tiveram o serviço iniciado, mas não concluído.
Inexplicavelmente, nenhum órgão fiscalizador procurou saber o que está acontecendo.
Extraoficialmente, uma fonte da Caixa Econômica me informou, há alguns dias, que, desde o ano passado, só houve uma medição da obra.
Os serviços estão parados há vários meses.
A placa tá lá - desmoralizando o anúncio feito pela Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Caixa Econômica e o Ministério das Cidades e a total omissão dos órgãos de fiscalização.