Um pão feito de massa azeda, sem utilização de fermentos industriais acaba de ser apresentado em Portugal - informa reportagem no portal Diário de Notícias, de Lisboa.
O título da reportagem é uma verdadeira provocação:
"Pão deixou de ser um inimigo, agora é um aliado da saúde".
CONFIRA.
domingo, 8 de abril de 2018
Artigo de Heitor Scalambrini Costa
Usinas Eólicas: a bola da vez
é Bonito, em Pernambuco
Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco
O município de Bonito, no agreste pernambucano, situado a 136 km do Recife, foi recentemente manchete nacional, depois que sua administração anunciou o interesse de promover mudanças em sua política ambiental. Inspirada em iniciativas que estão acontecendo em vários países, propõe conceder aos recursos naturais, direitos jurídicos próprios reconhecidos na lei orgânica do município.
Também chamada “Cidade das Águas” Bonito é conhecida pelas belas cachoeiras, e várias nascentes, constituindo destino turístico obrigatório aos que amam a natureza. Está nos mbucoínios das Bacias Hidrográficas dos Rios Una e Sirinhaém, tendo como principais afluentes o Rio da Prata, e o Riacho Capema, um dos contribuintes mais importantes do reservatório do Prata, com capacidade de acumulação de 40.000.000 m³. As águas de Bonito abastecem várias cidades do agreste, sendo a principal Caruaru, a mais populosa cidade do interior pernambucano, e a terceira mais populosa do interior nordestino, com seus 356.128 habitantes (em 2017).
Localizada a 900 metros de altura, é contornado por reservas da Mata Atlântica, correspondendo a 4,5 mil hectares de florestas nativas preservadas. Conta com três unidades de conservação municipal do tipo “proteção integral”, ainda não cadastradas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação: Parque Natural Municipal Mata da Chuva, Parque Natural Municipal Matas de Mucuri-Hymalaia e o Monumento Natural Orquidário Pedra da Rosária. Seu Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) é um importante instrumento que possibilita ao município pensar e atuar na conservação de seus recursos naturais de forma estratégica, permitindo assim estabelecer ações de planejamento e de gestão ambiental, inclusive no que se refere a fiscalização e ao processo de licenciamento.
Recentemente uma empresa, dentre tantas criadas para geração e comercialização da energia elétrica produzida a partir dos ventos, demonstrou interesse pela região. A primeira incursão foi sobre os posseiros das áreas altas, situadas nos entornos das unidades de conservação, áreas que apresentam melhores ventos (maiores velocidades) para esta atividade. Iniciando assim um processo nada transparente em relação as condições contratuais de locação de terras para a instalação e operação dos aerogeradores, ameaçando concretamente afetar as áreas de conservação.
O modelo predominante de expansão da geração eólica no Brasil consiste na instalação de grandes quantidades de aerogeradores, o que pressupõe grandes superfícies de terras nas mãos das empresas. Dai a preocupação relativa a Bonito, e suas áreas preservadas.
Uma grande ilusão fica evidente, com relação aos benefícios socioeconômicos gerados pelas usinas eólicas (o mesmo vale para as usinas solares). São citados como vantagens a geração ou ampliação de atividades econômicas locais, resultando no crescimento de empregos e renda, aumento do PIB municipal e estadual, arrecadação de impostos e ampliação da oferta de bens e serviços. A conversa dos empreendedores junto aos gestores, empresários locais é que o paraíso será atingido com a instalação das usinas eólicas. Todavia, não se iludam.
Especificamente com relação a geração de emprego e renda local, e bom que se diga, que os empregos gerados são temporários. Na preparação do solo, nas obras civis e na montagem dos equipamentos é mobilizado um razoável número de trabalhadores temporários (algumas empresas, com atuação regional, trazem seus proprios trabalhadores, reduzindo a oferta para os moradores locais). Após a conclusão destas obras, que geralmente ocorrem entre 12 a 18 meses, a operação destas usinas será feita por poucos trabalhadores qualificados (em torno de 6 a 15 pessoas). Outros aspectos econômicos como aumento do PIB, arrecadação de impostos, são muito menos significativos do que os apregoados. E na maioria das vezes não impacta positivamente o município. Basta conhecer a situação dos municípios onde já existem estas instalações.
O retorno financeiro para os posseiros que arrendaram suas terras é mencionado constantemente, como gerador de renda. Algumas empresas estabelecem contratualmente para pagamento um valor fixo por torre instalada (500 a 800 reais). Outras, por sua vez, definem como critério de remuneração mensal da concessão de uso, um percentual da receita liquida da empresa, em função do número de aerogeradores instalado em uma dada propriedade (em média um aerogerador/hectare). Neste caso será difícil para o concedente saber quanto ganhará por mês. Como são na maioria das vezes minifúndios existentes, o ganho por torre instalada é muito pequeno para o agricultor(a)/posseiro(a).
O que merece ser destacado nesta corrida desenfreada por terras no nordeste (áreas rurais e áreas costeiras) é um processo que tem se mostrado completamente danoso ao meio ambiente e gerado grandes conflitos sociais. Merecendo portanto uma ação mais enérgica do poder público nas diferentes fases destes empreendimentos. E mesmo, não concedendo as licenças necessárias para o empreendimento, quando este, potencialmente desmatar áreas protegidas da caatinga, do pouco que resta da Mata Atlântica; acabar com as nascentes e a biodiversidade local; e desrespeitar e violar direitos dos moradores.
O caso de Bonito, assim como foi o caso do município de Brejo da Madre de Deus (que tem suas áreas em Brejo de Altitude, com várias nascentes e resquícios da Mata Atlântica; e que a população juntamente com o poder público municipal, rejeitaram uma usina eólica), mostra claramente a ganância destes empreendedores, que traçam uma rota no GPS, destruindo a vegetação, pouco se importando o que encontra pela frente e nas imediações.
Não se pode esquecer, que para a conservação está relacionada um princípio geológico, que confere às serras e regiões montanhosas, a missão de armazenar água. As serras recebem água das chuvas, e acumulam, e desse fenômeno brotam as nascentes. O temor pela instalação de torres para captação da energia eólica (e das estradas de acesso) está exatamente na destruição das nascentes, e de uma biodiversidade única, caso venham a ser implantadas.
O que se espera do poder local, e de seus munícipes, é que Bonito não caia na conversa, nas promessas, no conto da sereia de um pseudo desenvolvimento promovido com a chegada de uma usina eólica. Que procurem conhecer mais e melhor, o que já ocorreu em outros municípios nordestinos; e que sejam levados em conta, no momento da decisão, fatores sociais, econômicos, ambientais, culturais do seu povo e da região.
Seria um grande retrocesso, do ponto de vista das conquistas socioambientais, se Bonito recuasse frente aos diversos avanços já obtidos na área ambiental, e consequentemente social. Usinas eólicas que venham violar direta ou indiretamente as nascentes, os biomas protegidos, e o modo de vida dos agricultores e agricultoras familiares devem ser rechaçadas, em nome do bem estar e bem viver das pessoas, e da proteção e conservação ambiental.
é Bonito, em Pernambuco
Heitor Scalambrini Costa
Professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco
O município de Bonito, no agreste pernambucano, situado a 136 km do Recife, foi recentemente manchete nacional, depois que sua administração anunciou o interesse de promover mudanças em sua política ambiental. Inspirada em iniciativas que estão acontecendo em vários países, propõe conceder aos recursos naturais, direitos jurídicos próprios reconhecidos na lei orgânica do município.
Também chamada “Cidade das Águas” Bonito é conhecida pelas belas cachoeiras, e várias nascentes, constituindo destino turístico obrigatório aos que amam a natureza. Está nos mbucoínios das Bacias Hidrográficas dos Rios Una e Sirinhaém, tendo como principais afluentes o Rio da Prata, e o Riacho Capema, um dos contribuintes mais importantes do reservatório do Prata, com capacidade de acumulação de 40.000.000 m³. As águas de Bonito abastecem várias cidades do agreste, sendo a principal Caruaru, a mais populosa cidade do interior pernambucano, e a terceira mais populosa do interior nordestino, com seus 356.128 habitantes (em 2017).
Localizada a 900 metros de altura, é contornado por reservas da Mata Atlântica, correspondendo a 4,5 mil hectares de florestas nativas preservadas. Conta com três unidades de conservação municipal do tipo “proteção integral”, ainda não cadastradas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação: Parque Natural Municipal Mata da Chuva, Parque Natural Municipal Matas de Mucuri-Hymalaia e o Monumento Natural Orquidário Pedra da Rosária. Seu Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) é um importante instrumento que possibilita ao município pensar e atuar na conservação de seus recursos naturais de forma estratégica, permitindo assim estabelecer ações de planejamento e de gestão ambiental, inclusive no que se refere a fiscalização e ao processo de licenciamento.
Recentemente uma empresa, dentre tantas criadas para geração e comercialização da energia elétrica produzida a partir dos ventos, demonstrou interesse pela região. A primeira incursão foi sobre os posseiros das áreas altas, situadas nos entornos das unidades de conservação, áreas que apresentam melhores ventos (maiores velocidades) para esta atividade. Iniciando assim um processo nada transparente em relação as condições contratuais de locação de terras para a instalação e operação dos aerogeradores, ameaçando concretamente afetar as áreas de conservação.
O modelo predominante de expansão da geração eólica no Brasil consiste na instalação de grandes quantidades de aerogeradores, o que pressupõe grandes superfícies de terras nas mãos das empresas. Dai a preocupação relativa a Bonito, e suas áreas preservadas.
Uma grande ilusão fica evidente, com relação aos benefícios socioeconômicos gerados pelas usinas eólicas (o mesmo vale para as usinas solares). São citados como vantagens a geração ou ampliação de atividades econômicas locais, resultando no crescimento de empregos e renda, aumento do PIB municipal e estadual, arrecadação de impostos e ampliação da oferta de bens e serviços. A conversa dos empreendedores junto aos gestores, empresários locais é que o paraíso será atingido com a instalação das usinas eólicas. Todavia, não se iludam.
Especificamente com relação a geração de emprego e renda local, e bom que se diga, que os empregos gerados são temporários. Na preparação do solo, nas obras civis e na montagem dos equipamentos é mobilizado um razoável número de trabalhadores temporários (algumas empresas, com atuação regional, trazem seus proprios trabalhadores, reduzindo a oferta para os moradores locais). Após a conclusão destas obras, que geralmente ocorrem entre 12 a 18 meses, a operação destas usinas será feita por poucos trabalhadores qualificados (em torno de 6 a 15 pessoas). Outros aspectos econômicos como aumento do PIB, arrecadação de impostos, são muito menos significativos do que os apregoados. E na maioria das vezes não impacta positivamente o município. Basta conhecer a situação dos municípios onde já existem estas instalações.
O retorno financeiro para os posseiros que arrendaram suas terras é mencionado constantemente, como gerador de renda. Algumas empresas estabelecem contratualmente para pagamento um valor fixo por torre instalada (500 a 800 reais). Outras, por sua vez, definem como critério de remuneração mensal da concessão de uso, um percentual da receita liquida da empresa, em função do número de aerogeradores instalado em uma dada propriedade (em média um aerogerador/hectare). Neste caso será difícil para o concedente saber quanto ganhará por mês. Como são na maioria das vezes minifúndios existentes, o ganho por torre instalada é muito pequeno para o agricultor(a)/posseiro(a).
O que merece ser destacado nesta corrida desenfreada por terras no nordeste (áreas rurais e áreas costeiras) é um processo que tem se mostrado completamente danoso ao meio ambiente e gerado grandes conflitos sociais. Merecendo portanto uma ação mais enérgica do poder público nas diferentes fases destes empreendimentos. E mesmo, não concedendo as licenças necessárias para o empreendimento, quando este, potencialmente desmatar áreas protegidas da caatinga, do pouco que resta da Mata Atlântica; acabar com as nascentes e a biodiversidade local; e desrespeitar e violar direitos dos moradores.
O caso de Bonito, assim como foi o caso do município de Brejo da Madre de Deus (que tem suas áreas em Brejo de Altitude, com várias nascentes e resquícios da Mata Atlântica; e que a população juntamente com o poder público municipal, rejeitaram uma usina eólica), mostra claramente a ganância destes empreendedores, que traçam uma rota no GPS, destruindo a vegetação, pouco se importando o que encontra pela frente e nas imediações.
Não se pode esquecer, que para a conservação está relacionada um princípio geológico, que confere às serras e regiões montanhosas, a missão de armazenar água. As serras recebem água das chuvas, e acumulam, e desse fenômeno brotam as nascentes. O temor pela instalação de torres para captação da energia eólica (e das estradas de acesso) está exatamente na destruição das nascentes, e de uma biodiversidade única, caso venham a ser implantadas.
O que se espera do poder local, e de seus munícipes, é que Bonito não caia na conversa, nas promessas, no conto da sereia de um pseudo desenvolvimento promovido com a chegada de uma usina eólica. Que procurem conhecer mais e melhor, o que já ocorreu em outros municípios nordestinos; e que sejam levados em conta, no momento da decisão, fatores sociais, econômicos, ambientais, culturais do seu povo e da região.
Seria um grande retrocesso, do ponto de vista das conquistas socioambientais, se Bonito recuasse frente aos diversos avanços já obtidos na área ambiental, e consequentemente social. Usinas eólicas que venham violar direta ou indiretamente as nascentes, os biomas protegidos, e o modo de vida dos agricultores e agricultoras familiares devem ser rechaçadas, em nome do bem estar e bem viver das pessoas, e da proteção e conservação ambiental.
sábado, 7 de abril de 2018
MDB-Mulher homenageia mulheres transformadoras
O MDB Mulher-RN, presidido pela advogada Kátia Nunes, promoveu o lançamento do "Projeto mulheres transformadoras" em solenidade realizada ontem pela manhã, na Assembleia Legislativa.
O ato foi muito prestigiado e contou com a presença do senador Garibaldi Filho, do presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães, Gleire Belchior, do deputado Hermano Morais, vereadores Ubaldo Fernandes e Felipe Alves, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Isabel Montenegro e a representante do MDB nacional, Katia Lobo. Ela é a tradutora para a linguagem braille da Lei Maria da Penha.
Foram homenageadas como mulheres transformadoras:
Elizabeth Mafra Cabral Nasser
Maria Isabel Araújo Montenegro
Suzimeire Nascimento Bento da Silva
Francisca das Chagas Simplicio de Souza
Lenice Maria do Nascimento
Ecilda Batista de Azevedo
Jaqueline Lopes Campelo da Silva
Maria Nicelma Gomes dos Santos
Idaíza Fernandes
Sheila Freitas
Wilma Batista da Silva
Andreia Ramalho
Erlândia Mendes Medeiros Passos
Tânia Maria Rocha Cabral
Margareth de Brito Gondim
Rosângela Maria da Silva
Vânia de Vasconcelos Gico
Elizabeth da Costa Peixoto Biglione
Lucineide Freire
Maria Ivanira da Silva
Kalina Veloso
Francisca Farias da Silva
Rosana Doly de Oliveira Fonseca
Isabel Helena Meira Marinho
Margarida Brandão Fernandes de Araújo
Tânia de Medeiros Bezerra
Ceci Barbosa Lobo Nunes
Mércia Maria Almeida de Carvalho
![]() |
| O senador Garibaldi e a presidente do MDB Mulher, Kátia Nunes ladeiam a ex-primeira dama de Natal Andreia Ramalho Alves |
O ato foi muito prestigiado e contou com a presença do senador Garibaldi Filho, do presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães, Gleire Belchior, do deputado Hermano Morais, vereadores Ubaldo Fernandes e Felipe Alves, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Isabel Montenegro e a representante do MDB nacional, Katia Lobo. Ela é a tradutora para a linguagem braille da Lei Maria da Penha.
![]() |
| Kátia Nunes e a Procuradora estadual Magna Letícia |
![]() |
| Mesa que dirigiu os trabalhos |
Foram homenageadas como mulheres transformadoras:
Elizabeth Mafra Cabral Nasser
Maria Isabel Araújo Montenegro
Suzimeire Nascimento Bento da Silva
Francisca das Chagas Simplicio de Souza
Lenice Maria do Nascimento
Ecilda Batista de Azevedo
Jaqueline Lopes Campelo da Silva
Maria Nicelma Gomes dos Santos
Idaíza Fernandes
Sheila Freitas
Wilma Batista da Silva
Andreia Ramalho
Erlândia Mendes Medeiros Passos
Tânia Maria Rocha Cabral
Margareth de Brito Gondim
Rosângela Maria da Silva
Vânia de Vasconcelos Gico
Elizabeth da Costa Peixoto Biglione
Lucineide Freire
Maria Ivanira da Silva
Kalina Veloso
Francisca Farias da Silva
Rosana Doly de Oliveira Fonseca
Isabel Helena Meira Marinho
Margarida Brandão Fernandes de Araújo
Tânia de Medeiros Bezerra
Ceci Barbosa Lobo Nunes
Mércia Maria Almeida de Carvalho
sexta-feira, 6 de abril de 2018
Pronunciamento de Osair Vasconcelos sobre o Dia do Jornalista
Inicialmente, quero agradecer ao deputado Galeno Torquato, que por alguns instantes deixou de apreciar a Serra de São José – cuja beleza abençoa a sua região -, de conviver com os seus conterrâneos miguelenses, e dirigir a sua generosidade para me incluir entre os ilustres homenageados de hoje. Muito obrigado, deputado. Em nome dele agradeço, como representante dos homenageados, aos deputados que fizeram todas essas justas e merecidas indicações.
Quero agradecer muito também a esses amigos e colegas de jornalismo pela deferência de me indicarem para falar em nome de vocês. Não é tarefa fácil, diante da algaravia de vozes e pensamentos que somos todos. Faz parte da nossa índole, como categoria profissional, o questionamento ao que o outro diz. É parte do nosso mister diário atentar cuidadosamente ao que ouvimos para questionar o falante onde ele menos espera. É nossa obrigação profissional ser atento e perscrutador. Vigilante e crítico. E, muito especialmente, honesto e fiel ao escrever aquilo que ouvimos. E assim sendo, se eu não reproduzir aqui da melhor forma e fidelidade o que vivi e aprendi nos dois terços de vida que ainda passo em redações, não desculpem o editor. Antes, abram uma nova pauta, copidesquem esta reportagem, interpretem o tema com as suas convicções e escrevam o editorial que criará problemas ao dono do jornal. Pois assim deve ser o jornalista: insurrecto e rebelde. Questionador por convicção. Crítico, inclusive a quem, circunstancialmente como agora, fala em seu nome.
Agora, um lamento. Quem dera pudéssemos nós, os homenageados de hoje, ter aqui, neste lugar que ocupo, o maior de todos: Luís da Câmara Cascudo. Que honra e glória representa para todos nós fazer parte de uma homenagem em cujo rol está esse nome.
Estivesse ele aqui, e eu me sentaria ali, lá no fundo desse plenário (aonde está sentada a sua neta, Daliana), ou nessa galeria em que tantas vezes me sentei como repórter, e ouviria o mestre da cultura popular dizer as verdades tiradas dos seus rios profundos. Como da última vez em que o entrevistei, para o Estadão, e que talvez tenha sido também a última entrevista que ele concedeu. Perguntei qual era o sentido da vida, e enquanto eu olhava as muitas medalhas, condecorações e diplomas que disputavam as paredes com os livros do seu velho escritório, ele respondeu:
- O segredo da vida está no entendimento. Se você não entende a vida, torna-se um desajustado.
O velho mestre Cascudo...! Como seria valioso que ele estivesse aqui, nesse momento complicado porque passa a sociedade brasileira. Talvez ele, com os seus conhecimentos sobre cultura e civilização, esclarecesse de onde sai tanta intolerância, tanto radicalismo, tanta raiva, até ódio, dirigido ao outro quando esse outro pensa ou é diferente, desigual. Diferente ou desigual porque é negro, ou pobre, ou tem distinta orientação sexual. Odiado porque pensa para o lado contrário ao do odiento. Discriminado porque não nasceu igual aos que se acham mais iguais do que todos. Feridos e mortos porque a sua luta, em favor dos seus, mesmo pacífica, fere os que pregam a violência como sustentáculo da sociedade. Seres humanos feridos ou mortos porque – pasmem! – são mulheres, e como tais agem, e por isso são mortas.
Cabe a nós, jornalistas, agentes sociais de transmissão não apenas de notícias, mas de pensamento e ideias, a tarefa muitas vezes acima das nossas forças, mas irrecorrível, de combater o radicalismo e a intolerância. E, ainda mais, de lutar para impedir que o radicalismo e a intolerância se transformem em imposição sobre a sociedade. Devemos estar atentos, como atentou Milton nos seus versos em Paraíso Perdido:
Injusto dizes,
E injusto é, atar com leis os livres
E deixar reinar sobre iguais o igual,
Sobre os demais um rei sem sucessão
Volto a Cascudo, o jornalista, e à sua percepção sobre o ofício mais anímico da nossa profissão, o de repórter. Eis como ele nos definiu:
O repórter tem duas grandes vantagens (...): o contato humano e a consciência dos níveis de percepção coletiva.
Se isso nos cabe como elogioso registro de identidade, nos cabe igualmente como registro do nosso dever. Valorizar o contato humano e buscar alcançar da forma a mais real possível a consciência dos níveis de percepção coletiva.
Digo isso porque, próximo que somos aos grupos de poder, e àqueles que tentam fazer do grito a arma de convencimento, quando não de supremacia, muitas vezes nos deixamos levar por quem se pretende representante das verdades absolutas. E contra as verdades absolutas dos que se querem reis sem sucessão está o nosso papel de ouvir e de buscar a consciência coletiva. E - me permitam a licença de falar de uma convicção pessoal enquanto falo em nome de todos os homenageados -, sou convicto de que a nossa sociedade, essa sociedade de tipos e formação tão diversos como Cascudo mostrou, não quer radicalismo, não quer o ódio, não quer a intolerância, não quer a eliminação dos desiguais e dos diferentes de qualquer espécie. Máquinas são iguais, mas não somos máquinas, como disse Chaplin. Humanos é que somos, e como tais, diferentes, e que a diversidade que portamos jamais nos aparente desiguais.
Eis por onde, no meu entendimento, devemos nós, como jornalistas e cidadãos, nos conduzir. Não há salvação se nos desligamos do conjunto da sociedade, se a dividimos entre pobres e ricos, brancos e negros, homens e mulheres, pretensos detentores da razão e os que pensam diferente. Iguais sejamos pela aceitação da diversidade e nunca deixemos atar os livres com leis que privilegiam os que se sentem mais iguais de que todos.
Para isso, sei muito bem, os jornalistas mais veteranos que aqui estão sendo homenageados lutamos. E se os mais novos permitem, aqui trago essas sugestões de luta.
Aos deputados desta Assembleia, me desculpo pelo tom de oratória. Será, talvez, a chance aproveitada nesta casa pelo repórter que tantas vezes sentou ali no espaço destinado à imprensa e ouviu com respeito, e agora saudade, tribunos como Roberto Furtado, Willy Saldanha, Márcio Marinho, Garibaldi Alves, Assis Amorim, Dalton Cunha, Hermano Paiva, Paulo de Tarso e tantos outros. Eram tempos difíceis, esses que agora evoco, e as vozes desses nomes que citei representavam pensamentos diferentes, antagônicos. Mas, aqui, na Assembleia, o confronto das ideias e posições, mesmo sob tempo ditatorial, era o de parlamento e de parlamentar. De discussão e de posicionamento. Às vezes se atingia o consenso. Noutras, não. Mas a diversidade de posições engrandeceu o discurso de todos eles e é o que testemunho agora. O conjunto das diferenças e a busca do comum a todos foi o que ficou como inapagável contribuição deles a esta Casa. Sei que os senhores e senhoras, como continuadores desse feito, conhecem o valor que tem, para o parlamentar, a diversidade das ideias e a construção do bem comum.
Para isso, e por isso, estamos todos nós aqui.
Muito obrigado pela atenção.
Assembleia homenageia jornalistas com sessão solene
Em alusão ao Dia do Jornalista, comemorado anualmente em 7 de abril, a Assembleia Legislativa rendeu homenagens nesta sexta-feira (6) a 25 profissionais com destacados serviços prestados à imprensa potiguar, dentre elas uma homenagem póstuma a Luís da Câmara Cascudo. A solenidade, proposta pelo presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), reuniu parlamentares, gestores, familiares, amigos e colegas dos homenageados, que lotaram as galerias e o plenário da Casa.
“Esta sessão trata de justa homenagem ao Dia do Jornalista. Isso significa um reconhecimento não só à dedicação dos que trabalham nesta Casa, mas também uma homenagem aos profissionais da área que têm se dedicado e procurado contribuir para o desenvolvimento e valorização do jornalismo como profissão”, declarou Ezequiel Ferreira, que também destacou alguns desafios da profissão, como o mercado e as condições de trabalho e o piso salarial.
Ainda em pronunciamento, o presidente Ezequiel anunciou os homenageados e relembrou a trajetória profissional de cada um deles, destacando os diretores de comunicação da Assembleia Legislativa, Rodrigo Rafael e Marília Rocha. “São eles que conduzem o nosso jornalismo nos tempos bons e na adversidade. Sem hora pra terminar. Conduzem uma equipe talentosa, o nosso site, as nossas crises, as nossas redes sociais. A eles, o nosso muito obrigado em nome dos 24 deputados estaduais”, complementou ele, que enalteceu também o legado do “bom jornalismo” de Câmara Cascudo.
Falando em nome dos homenageados, o jornalista Osair Vasconcelos agradeceu a homenagem conferida pela Casa Legislativa e ressaltou o papel do jornalista. “É parte do nosso mister diário atentar cuidadosamente ao que ouvimos para questionar o falante onde ele menos espera. É nossa obrigação profissional ser atento e perscrutador. Vigilante e crítico. E, muito especialmente, honesto e fiel ao escrever aquilo que ouvimos”, afirmou ele, destacando também a homenagem póstuma concedida à Cascudo. “Que honra e glória representa para todos nós fazer parte de uma homenagem em cujo rol está esse nome”, concluiu Osair.
(Leia na próxima postagem o texto integral do discurso do jornalista Osair Vasconcelos).
Todos os homenageados foram indicados pelos 24 deputados da 61ª Legislatura e foram agraciados, durante a solenidade, com a entrega de placas comemorativas. São eles: Alex Viana, Anna Karlla Fontes, Christian Lira de Vasconcelos, Ciro Pedroza, Cledivânia Pereira, Diassis Oliveira, Emery Costa, Felinto Rodrigues, Gerlane Lima, Gunther Guedes, Ilana Albuquerque, Ivo Freire, Jackson Dantas Filho, Jean Valério Gomes Damasceno, João Maria Medeiros, Luan Xavier, Mariana Vieira, Marília Rocha, Ohara Oliveira, Osair Vasconcelos, Rafael Duarte, Rodrigo Rafael, Saulo Vale e Washington Rodrigues da Silva, além de Luís da Câmara Cascudo (in memoriam).
A sessão solene contou com as presenças dos deputados Gustavo Carvalho (PSDB), Hermano Morais (MDB), George Soares (PR), Tomba Farias (PSDB), Ricardo Motta (PSB), Márcia Maia (PSDB), Gustavo Fernandes (MDB), Cristiane Dantas (PLL), Dison Lisboa (PSD), Vivaldo Costa (PROS), Raimundo Fernandes (PSDB), Nelter Queiroz (MDB), Jacó Jácome (PSD), Kelps Lima (Solidariedade), Carlos Augusto Maia (PCdoB), Larissa Rosado (PSDB); José Dias (PSDB); Fernando Mineiro (PT); Galeno Torquato (PSD); e Souza (PHS); o vice-governador do Estado, Fábio Dantas (PSB); o conselheiro do TCE, Poti Cavalcanti; e a vereadora Eudiane Macedo (PTC).
Além da classe política, diversos profissionais da comunicação potiguar acompanharam a solenidade na Assembleia Legislativa.
Fotos: João Gilberto
Nota transcrita do portal da Assembleia Legislativa.
“Esta sessão trata de justa homenagem ao Dia do Jornalista. Isso significa um reconhecimento não só à dedicação dos que trabalham nesta Casa, mas também uma homenagem aos profissionais da área que têm se dedicado e procurado contribuir para o desenvolvimento e valorização do jornalismo como profissão”, declarou Ezequiel Ferreira, que também destacou alguns desafios da profissão, como o mercado e as condições de trabalho e o piso salarial.
Ainda em pronunciamento, o presidente Ezequiel anunciou os homenageados e relembrou a trajetória profissional de cada um deles, destacando os diretores de comunicação da Assembleia Legislativa, Rodrigo Rafael e Marília Rocha. “São eles que conduzem o nosso jornalismo nos tempos bons e na adversidade. Sem hora pra terminar. Conduzem uma equipe talentosa, o nosso site, as nossas crises, as nossas redes sociais. A eles, o nosso muito obrigado em nome dos 24 deputados estaduais”, complementou ele, que enalteceu também o legado do “bom jornalismo” de Câmara Cascudo.
Falando em nome dos homenageados, o jornalista Osair Vasconcelos agradeceu a homenagem conferida pela Casa Legislativa e ressaltou o papel do jornalista. “É parte do nosso mister diário atentar cuidadosamente ao que ouvimos para questionar o falante onde ele menos espera. É nossa obrigação profissional ser atento e perscrutador. Vigilante e crítico. E, muito especialmente, honesto e fiel ao escrever aquilo que ouvimos”, afirmou ele, destacando também a homenagem póstuma concedida à Cascudo. “Que honra e glória representa para todos nós fazer parte de uma homenagem em cujo rol está esse nome”, concluiu Osair.
(Leia na próxima postagem o texto integral do discurso do jornalista Osair Vasconcelos).
Todos os homenageados foram indicados pelos 24 deputados da 61ª Legislatura e foram agraciados, durante a solenidade, com a entrega de placas comemorativas. São eles: Alex Viana, Anna Karlla Fontes, Christian Lira de Vasconcelos, Ciro Pedroza, Cledivânia Pereira, Diassis Oliveira, Emery Costa, Felinto Rodrigues, Gerlane Lima, Gunther Guedes, Ilana Albuquerque, Ivo Freire, Jackson Dantas Filho, Jean Valério Gomes Damasceno, João Maria Medeiros, Luan Xavier, Mariana Vieira, Marília Rocha, Ohara Oliveira, Osair Vasconcelos, Rafael Duarte, Rodrigo Rafael, Saulo Vale e Washington Rodrigues da Silva, além de Luís da Câmara Cascudo (in memoriam).
A sessão solene contou com as presenças dos deputados Gustavo Carvalho (PSDB), Hermano Morais (MDB), George Soares (PR), Tomba Farias (PSDB), Ricardo Motta (PSB), Márcia Maia (PSDB), Gustavo Fernandes (MDB), Cristiane Dantas (PLL), Dison Lisboa (PSD), Vivaldo Costa (PROS), Raimundo Fernandes (PSDB), Nelter Queiroz (MDB), Jacó Jácome (PSD), Kelps Lima (Solidariedade), Carlos Augusto Maia (PCdoB), Larissa Rosado (PSDB); José Dias (PSDB); Fernando Mineiro (PT); Galeno Torquato (PSD); e Souza (PHS); o vice-governador do Estado, Fábio Dantas (PSB); o conselheiro do TCE, Poti Cavalcanti; e a vereadora Eudiane Macedo (PTC).
Além da classe política, diversos profissionais da comunicação potiguar acompanharam a solenidade na Assembleia Legislativa.
Fotos: João Gilberto
Nota transcrita do portal da Assembleia Legislativa.
quinta-feira, 5 de abril de 2018
Sérgio Moro dá prazo pra Lula se apresentar à PF
André Richter - Repórter da Agência Brasil
O juiz federal Sérgio Moro determinou há pouco a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme a decisão, Lula terá até as 17h de amanhã (6) para se apresentar à Polícia Federal.
A medida foi tomada após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou ontem (4) um habeas corpus protocolado pela defesa para mudar o entendimento firmado pela Corte em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância. Lula foi condenado a 12 anos e um mês na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.
FOTOCÓPIA DA DECISÃO
O juiz federal Sérgio Moro determinou há pouco a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme a decisão, Lula terá até as 17h de amanhã (6) para se apresentar à Polícia Federal.
A medida foi tomada após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou ontem (4) um habeas corpus protocolado pela defesa para mudar o entendimento firmado pela Corte em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância. Lula foi condenado a 12 anos e um mês na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.
FOTOCÓPIA DA DECISÃO
Morre em Natal a viúva de Severino Galvão. Tinha 100 anos
O deputado Tomba Farias, no seu pronunciamento desta quinta-feira (5), fez o registro do falecimento de Dona Elvira Galvão, viúva do ex-vereador de Natal e carnavalesco Severino Galvão.
Dona Elvira faleceu aos cem anos de idade, era mãe de seis filhos, entre eles os artistas Babal (cunhado do deputado), Galvão, Eri e Galvão Filho.
Tomba registrou que esteve presente no aniversário de cem anos da matriarca Galvão e que ela era sinônimo de alegria. “Dona Elvira deixou seis filhos, onze netos e três bisnetos. Era uma mãe exemplar e sinônimo de alegria”, falou o deputado.
Ao divulgar essa nota, com informações do portal da Assembleia Legislativa, transmito a todos os familiares omeu abraço de pesar.
Dona Elvira faleceu aos cem anos de idade, era mãe de seis filhos, entre eles os artistas Babal (cunhado do deputado), Galvão, Eri e Galvão Filho.
Tomba registrou que esteve presente no aniversário de cem anos da matriarca Galvão e que ela era sinônimo de alegria. “Dona Elvira deixou seis filhos, onze netos e três bisnetos. Era uma mãe exemplar e sinônimo de alegria”, falou o deputado.
Ao divulgar essa nota, com informações do portal da Assembleia Legislativa, transmito a todos os familiares omeu abraço de pesar.
Novo padre de Santo Antônio do Potengi assume no dia 30
O padre Iranildo Augusto de Assis será apresentado como vigário paroquial de Santo Antônio do Potengi e responsável pela área pastoral de Santo Expedito, em Jardim Petrópolis, município de São Gonçalo do Amarante, no dia 30 de abril, às 19,30.
O anúncio foi feito pelo arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha, através do portal da Arquidiocese de Natal.
Antes, no dia 25, às 19h, será apresentado o seu sucessor como administrador na paróquia de Nossa Senhora da Fátima, em Passa e Fica, padre Gilmar Pereira Victor.
Dom Jaime marcou para 2 de maio, às 19 horas, a apresentação do padre Aldo Alves Pimentel como pároco da Paróquia de São José, em São José de Campestre.
O anúncio foi feito pelo arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha, através do portal da Arquidiocese de Natal.
Antes, no dia 25, às 19h, será apresentado o seu sucessor como administrador na paróquia de Nossa Senhora da Fátima, em Passa e Fica, padre Gilmar Pereira Victor.
Dom Jaime marcou para 2 de maio, às 19 horas, a apresentação do padre Aldo Alves Pimentel como pároco da Paróquia de São José, em São José de Campestre.
UFRN produzirá mais 4 medicamentos para o SUS
O Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) produzirá quatro novos medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) assinadas com o Ministério da Saúde, na última terça-feira, 27, em Brasília, durante a 15ª reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis).
Dessa forma, o Nuplam passará a produzir os imunossupressores Everolimo e Fingolimode, em parceria com a empresa EMS, e o medicamento Truvada, em parceria com a empresa norteamericana Gilead, para uso na prevenção da Aids. Além desses, será fornecida a substância Teriflunomida, usada no tratamento de esclerose múltipla, em parceria com a Natco Pharma e Nortec Química.
Além do Nuplam, outros laboratórios públicos e privados assinaram termos de compromisso, em um total de 33 Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). Os acordos cobrem a produção de 11 medicamentos sintéticos e cinco biológicos para o tratamento de doenças como hepatite C, câncer, artrite reumatóide, HIV e imunossupressores pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos produtos serão negociados com preço até 70% menor que a última aquisição do Ministério da Saúde.
Nota distribuída pela Agência de Comunicação da UFRN.
Dessa forma, o Nuplam passará a produzir os imunossupressores Everolimo e Fingolimode, em parceria com a empresa EMS, e o medicamento Truvada, em parceria com a empresa norteamericana Gilead, para uso na prevenção da Aids. Além desses, será fornecida a substância Teriflunomida, usada no tratamento de esclerose múltipla, em parceria com a Natco Pharma e Nortec Química.
Além do Nuplam, outros laboratórios públicos e privados assinaram termos de compromisso, em um total de 33 Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). Os acordos cobrem a produção de 11 medicamentos sintéticos e cinco biológicos para o tratamento de doenças como hepatite C, câncer, artrite reumatóide, HIV e imunossupressores pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos produtos serão negociados com preço até 70% menor que a última aquisição do Ministério da Saúde.
Nota distribuída pela Agência de Comunicação da UFRN.
quarta-feira, 4 de abril de 2018
Justiça proíbe contratação de estagiário como professor em SGA
A Juíza Denise Léa Sacramento Aquino proibiu a contratação e utilização de estagiários para ministrarem aulas nas escolas municipais de São Gonçalo do Amarante.
Na sentença, assinada no último dia 7, a magistrada deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura comece a cumprir essa determinação, sob pena de multa diária no valor de 10 mil reais.
A decisão atendeu ação movida pelo Ministério Público, o qual, por sua vez, deu sequência ao pedido que lhe foi endereçado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação - SINTE/São Gonçalo do Amarante.
Os 30 dias do prazo concedido pela Juíza terminam no próximo dia 7.
Na mesma sentença, foi determinado que o município remunere os professores que atuarem em regime de suplementação de carga horária de forma proporcional ao número de horas adicionais à jornada de trabalho do professor, calculadas sobre o seu vencimento.
Ao tomar conhecimento dessas duas decisões da Justiça, o SINTE-SGA emitiu nota afirmando:
- O SINTERN/SGA provocou o Ministério Público do município de São Gonçalo do Amarante, exigindo providências contra a prática ilegal de estágios assumindo sala de aula. Finalmente saiu a sentença. Vamos continuar fiscalizando e contamos com o apoio dos trabalhadores da educação.
Abaixo uma fotocópia da parte final da setença da Juiza Denise Léa Sacramento Aquino.
terça-feira, 3 de abril de 2018
Emendas de Beto Rosado beneficiam saúde pública
Natal deve receber em breve uma nova ambulância de simples remoção (R$80 mil) e R$665 mil para serem investidos na saúde pública do município. Os recursos foram obtidos a partir de emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal Beto Rosado (Progressistas) e já foram empenhados pelo Ministério da Saúde. O pagamento deve ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano.
“Investir na saúde dos municípios é garantir qualidade de vida para a população. Por isso, nosso mandato tem destinado recursos, principalmente, para este setor, que precisa ser tratado com prioridade pela gestão pública. Ainda em 2016, destinei R$900 mil para custeio do Hospital Walfredo Gurgel”, lembrou Beto.
Os recursos destinados à capital foram resultado de parceria entre o mandato do deputado Beto e a vereadora Nina Souza (PEN). Além da aquisição de uma ambulância, Beto colocou no Orçamento R$ 300 mil para equipamentos e material permanente da atenção básica, R$ 175 mil para a aquisição de sete gabinetes odontológicos e R$ 190 mil para um veículo de transporte sanitário (VAN).
Texto encaminhado pela Assessoria do Deputado Beto Rosado. Foto: Vanessa d'Oliviêr
“Investir na saúde dos municípios é garantir qualidade de vida para a população. Por isso, nosso mandato tem destinado recursos, principalmente, para este setor, que precisa ser tratado com prioridade pela gestão pública. Ainda em 2016, destinei R$900 mil para custeio do Hospital Walfredo Gurgel”, lembrou Beto.
Os recursos destinados à capital foram resultado de parceria entre o mandato do deputado Beto e a vereadora Nina Souza (PEN). Além da aquisição de uma ambulância, Beto colocou no Orçamento R$ 300 mil para equipamentos e material permanente da atenção básica, R$ 175 mil para a aquisição de sete gabinetes odontológicos e R$ 190 mil para um veículo de transporte sanitário (VAN).
Texto encaminhado pela Assessoria do Deputado Beto Rosado. Foto: Vanessa d'Oliviêr
CNBB fará 56ª Assembleia Geral de 11 a 20 deste mês
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil terá sua 56ª Assembleia Geral de 11 a 20 deste mês.
Será em Aparecida-SP
A Arquidiocese de Natal confirmou a presença do arcebispo Metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha.
PAUTA
Segundo o portal da CNBB, a AG deste ano reunirá cerca de 370 bispos dos 18 regionais da entidade.
Estão na agenda temas relacionados à realidade eclesial, socioeconômica e política do Brasil.
O debate central será sobre as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.
Também haverá a eleição dos delegados e suplentes para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.
Será em Aparecida-SP
A Arquidiocese de Natal confirmou a presença do arcebispo Metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha.
PAUTA
Segundo o portal da CNBB, a AG deste ano reunirá cerca de 370 bispos dos 18 regionais da entidade.
Estão na agenda temas relacionados à realidade eclesial, socioeconômica e política do Brasil.
O debate central será sobre as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.
Também haverá a eleição dos delegados e suplentes para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.
RN emite tabela sobre pagamento de março e parte do 13º
Passo a transcrever (em vermelho) a nota do governo do RN sobre esses assuntos:
O Governo do Estado conclui até o próximo sábado (07) o pagamento de março de 98 mil dos 112 mil servidores do Estado, o que equivale a 87% da folha. Os 36 mil servidores da Educação, Saúde e órgãos indiretos que possuem arrecadação própria já receberam os salários de março em 28/03, dentro do mês trabalhado.
Recebem no próximo dia 07/04 os 22 mil servidores da segurança - SESED, SEJUC, PC, PM, CBM, ITEP e policiais do Gabinete Civil e da VICE-GOVERNADORIA (ativos, inativos e pensionistas, PM e CBM) e os 39 mil servidores das demais categorias que ganham até R$ 4 mil. O pagamento dos servidores que ganham acima de R$ 4 mil será divulgado em breve.
O décimo-terceiro salário será pago em 30/04 aos servidores que ganham entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. O benefício dos servidores que ganham até R$ 2 mil já foi pago no último dia 29/03 e o décimo dos servidores da Educação e de órgãos indiretos com arrecadação própria já foi pago no final do ano passado. Em 30/04, o Governo do Estado terá pago o décimo a 58% dos servidores.
O Governo do Estado conclui até o próximo sábado (07) o pagamento de março de 98 mil dos 112 mil servidores do Estado, o que equivale a 87% da folha. Os 36 mil servidores da Educação, Saúde e órgãos indiretos que possuem arrecadação própria já receberam os salários de março em 28/03, dentro do mês trabalhado.
Recebem no próximo dia 07/04 os 22 mil servidores da segurança - SESED, SEJUC, PC, PM, CBM, ITEP e policiais do Gabinete Civil e da VICE-GOVERNADORIA (ativos, inativos e pensionistas, PM e CBM) e os 39 mil servidores das demais categorias que ganham até R$ 4 mil. O pagamento dos servidores que ganham acima de R$ 4 mil será divulgado em breve.
O décimo-terceiro salário será pago em 30/04 aos servidores que ganham entre R$ 2 mil e R$ 3 mil. O benefício dos servidores que ganham até R$ 2 mil já foi pago no último dia 29/03 e o décimo dos servidores da Educação e de órgãos indiretos com arrecadação própria já foi pago no final do ano passado. Em 30/04, o Governo do Estado terá pago o décimo a 58% dos servidores.
segunda-feira, 2 de abril de 2018
Padre de Passa e Fica é transferido para São Gonçalo-RN
O padre Iranildo Augusto de Assis, servindo atualmente na Paróquia de Passa e Fica, assumirá na segunda quinzena de abril, duas funções no município de São Gonçalo, por decisão do arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha, anunciada no último dia 28:
1)Vai ser o responsável pela área pastoral de Santo Expedito, em Jardim Petrópolis, e 2: vigário paroquial de Santo Antônio, em Santo Antônio do Potengi.
Por sua vez, o atual responsável pela área pastoral de Santo Expedito, padre Aldo Alves Pimentel, foi designado para assumir o posto de pároco da Paróquia de São José, em São José de Campestre.
Para saber mais, CLIQUE AQUI para acessar o portal da Arquidiocese de Natal.
1)Vai ser o responsável pela área pastoral de Santo Expedito, em Jardim Petrópolis, e 2: vigário paroquial de Santo Antônio, em Santo Antônio do Potengi.
Por sua vez, o atual responsável pela área pastoral de Santo Expedito, padre Aldo Alves Pimentel, foi designado para assumir o posto de pároco da Paróquia de São José, em São José de Campestre.
Para saber mais, CLIQUE AQUI para acessar o portal da Arquidiocese de Natal.
Parque da Cidade recebe mamães e seus filhos no próximo domingo
Um domingo inteiro de atividades voltadas para as futuras mamães e para as famílias.
Assim é o projeto Ciranda Materna, um evento criado e voltado para mães empreendedoras que iniciará a sua quarta edição no próximo domingo (8), das 9h às 17h30, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
É uma ótima opção de lazer com atividades diversas para adultos e crianças no Centro de Visitantes do Parque da Cidade, com palestras, workshop, além de feirinha de artesanato, gastronomia, cultura e entretenimento.
De acordo com a produtora cultural e coordenadora do evento, Pilar Castro, o tema principal deste domingo (8) será o Parto Humanizado e o trabalho das Doulas.
Desde a aprovação da participação dessas profissionais durante o parto feito na rede pública em Natal, este será o primeiro evento em que as Associações de Doulas irão se reunir e falar amplamente sobre o papel dessa figura tão importante na hora do parto.
“Neste domingo vamos tratar desse tema, com um leque de informações para as futuras mamães, principalmente sobre o trabalho das Doulas, uma vez que já temos lei municipal regulamentando o trabalho delas”, explica a coordenadora.
A Ciranda Materna iniciará com recepção aos visitantes e, em seguida os adultos participarão da palestra “Construção da Humanização”; depois, será debatido o tema “A Doula e a Gestante”.
Ao meio dia haverá Ação Cultural Medicina Popular e um intervalo para almoço. Às 14 horas, será retomada a programação, com o workshop Plano de Parto, seguido de palestra sobre Métodos Naturais de Alívio da Dor e encerra a programação com exercícios de Hatha Yoga para todos.
Enquanto as mães estiverem participando das palestras e workshops, os pequenos participarão do projeto Minicidade de Educação no Trânsito, montado pela STTU.
Em seguida tem contação de histórias com Josivan Alves e Eva Potiguar.
À tarde, após o intervalo do almoço, as crianças participarão de Oficina de Robótica, seguido de contação de histórias com a Fadinha Lili, Isinha Loraf e Maria Lobo.
Ao final, as crianças também poderão participar da Yoga, com Stephany Campanelli.
Veja a Programação:
ADULTO
10h - Construção da Humanização
11h - A Doula e a Gestante
12h - Ação Cultural Medicina Popular
14h – Workshop Plano de Parto
15h30 - Métodos Naturais de Alívio da Dor
17h - Hatha Yoga (para todos)
INFANTIL
10h - Minicidade de Educaão no Trânsito (STTU)
11h - Contação de Histórias – Josivan Alves e Eva Potiguar
14h - Oficina de Robótica
15h30 - Contação de História – Fadinha Lili, Isinha Loraf e Maria Lobo.
17h - Yoga com Stephany Campanelli (para todos)
EXPOSITORAS: @joarteseatelie, @kina_cor, @browniedacamis, @brilha.estrelinha_kids, @adoro_bijuteria, @pinguinho_kids, @quimdindin, @tapiocakids, @lovelybakeco, Pacha, Biscoito Da Vovó, Cozinha Vegetariana.
A Ciranda Materna conta com apoio dos seguintes parceiros: Produtos Lucena, Robô Ciência, Crowd Coffee, Leroy Merlin e Prefeitura de Natal/Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
Texto e foto: Vilma Lúcia, da Assessoria de Imprensa do Parque da Cidade.
Assim é o projeto Ciranda Materna, um evento criado e voltado para mães empreendedoras que iniciará a sua quarta edição no próximo domingo (8), das 9h às 17h30, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
É uma ótima opção de lazer com atividades diversas para adultos e crianças no Centro de Visitantes do Parque da Cidade, com palestras, workshop, além de feirinha de artesanato, gastronomia, cultura e entretenimento.
De acordo com a produtora cultural e coordenadora do evento, Pilar Castro, o tema principal deste domingo (8) será o Parto Humanizado e o trabalho das Doulas.
Desde a aprovação da participação dessas profissionais durante o parto feito na rede pública em Natal, este será o primeiro evento em que as Associações de Doulas irão se reunir e falar amplamente sobre o papel dessa figura tão importante na hora do parto.
“Neste domingo vamos tratar desse tema, com um leque de informações para as futuras mamães, principalmente sobre o trabalho das Doulas, uma vez que já temos lei municipal regulamentando o trabalho delas”, explica a coordenadora.
A Ciranda Materna iniciará com recepção aos visitantes e, em seguida os adultos participarão da palestra “Construção da Humanização”; depois, será debatido o tema “A Doula e a Gestante”.
Ao meio dia haverá Ação Cultural Medicina Popular e um intervalo para almoço. Às 14 horas, será retomada a programação, com o workshop Plano de Parto, seguido de palestra sobre Métodos Naturais de Alívio da Dor e encerra a programação com exercícios de Hatha Yoga para todos.
Enquanto as mães estiverem participando das palestras e workshops, os pequenos participarão do projeto Minicidade de Educação no Trânsito, montado pela STTU.
Em seguida tem contação de histórias com Josivan Alves e Eva Potiguar.
À tarde, após o intervalo do almoço, as crianças participarão de Oficina de Robótica, seguido de contação de histórias com a Fadinha Lili, Isinha Loraf e Maria Lobo.
Ao final, as crianças também poderão participar da Yoga, com Stephany Campanelli.
Veja a Programação:
ADULTO
10h - Construção da Humanização
11h - A Doula e a Gestante
12h - Ação Cultural Medicina Popular
14h – Workshop Plano de Parto
15h30 - Métodos Naturais de Alívio da Dor
17h - Hatha Yoga (para todos)
INFANTIL
10h - Minicidade de Educaão no Trânsito (STTU)
11h - Contação de Histórias – Josivan Alves e Eva Potiguar
14h - Oficina de Robótica
15h30 - Contação de História – Fadinha Lili, Isinha Loraf e Maria Lobo.
17h - Yoga com Stephany Campanelli (para todos)
EXPOSITORAS: @joarteseatelie, @kina_cor, @browniedacamis, @brilha.estrelinha_kids, @adoro_bijuteria, @pinguinho_kids, @quimdindin, @tapiocakids, @lovelybakeco, Pacha, Biscoito Da Vovó, Cozinha Vegetariana.
A Ciranda Materna conta com apoio dos seguintes parceiros: Produtos Lucena, Robô Ciência, Crowd Coffee, Leroy Merlin e Prefeitura de Natal/Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
Texto e foto: Vilma Lúcia, da Assessoria de Imprensa do Parque da Cidade.
Exército propõe "Força Tarefa" contra o "crime organizado"
Em sua página no twitter, o comandante do Exército brasileiro, General Villas Boas, sugeriu a formação de uma Força Tarefa - por tempo indeterminado - contra o crime organizado.
Confira:
"Ainda sobre os casos de sucesso no combate ao crime organizado, mais uma ação que poderá ser aplicada no Brasil é a criação de uma Força Tarefa com MP, Judiciário e Policiais por tempo indeterminado".
E conclui:
- Claro, com profissionais verdadeiramente compromissados.
Para acessar a página do General Villas Boas no twitter CLIQUE AQUI.
Confira:
"Ainda sobre os casos de sucesso no combate ao crime organizado, mais uma ação que poderá ser aplicada no Brasil é a criação de uma Força Tarefa com MP, Judiciário e Policiais por tempo indeterminado".
E conclui:
- Claro, com profissionais verdadeiramente compromissados.
Para acessar a página do General Villas Boas no twitter CLIQUE AQUI.
Livro "Amor sem limites" será lançado amanhã, dia 3, em SGA
Miriam de Sousa estará amanhã, dia 3, em São Gonçalo, para fazer o lançamento do seu livro "Amor sem limites", em que relata sua vida ao lado do seu falecido marido o ex-senador Carlos Alberto.
Carlos Alberto faleceu como deputado federal em dezembro de 1998. Este ano, portanto, será o vigésimo de sua partida.
Conforme o convite abaixo, dirigido a toda população, o lançamento começará às 19 horas, na sede da Câmara Municipal, indo até às 21 horas.
Cada exemplar custa R$ 50,00 reais.
No livro, Miriam revela um importante detalhe que não chegou ao conhecimento de todos: Carlos Alberto e Aluízio Alves superaram as divergências que os separaram politicamente.
Enquanto Carlos Alberto esteve em tratamento, Aluízio o visitava frequentemente, pois tiveram, inclusive, a oportunidade de residir no mesmo prédio.
Numa das citações a respeito de uma conversa reservada de Aluízio Alves com Carlos Alberto, no apartamento de Carlos, conta Miriam que os dois pareciam pai e filho.
Carlos Alberto faleceu como deputado federal em dezembro de 1998. Este ano, portanto, será o vigésimo de sua partida.
Conforme o convite abaixo, dirigido a toda população, o lançamento começará às 19 horas, na sede da Câmara Municipal, indo até às 21 horas.
Cada exemplar custa R$ 50,00 reais.
No livro, Miriam revela um importante detalhe que não chegou ao conhecimento de todos: Carlos Alberto e Aluízio Alves superaram as divergências que os separaram politicamente.
Enquanto Carlos Alberto esteve em tratamento, Aluízio o visitava frequentemente, pois tiveram, inclusive, a oportunidade de residir no mesmo prédio.
Numa das citações a respeito de uma conversa reservada de Aluízio Alves com Carlos Alberto, no apartamento de Carlos, conta Miriam que os dois pareciam pai e filho.
Assinar:
Postagens (Atom)











