terça-feira, 25 de dezembro de 2018
segunda-feira, 24 de dezembro de 2018
Aqui nesta segunda, dia 24, missa do galo celebrada pelo Papa
Em rede com o sistema de televisão do Vaticano, vamos transmitir ao vivo, nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 17,30 pelo horário de Natal (21,30 no Vaticano), a missa do galo.
Amanhã, dia 25, ao meio dia em Roma (8 horas em Natal), transmitiremos a mensagem de Natal do Papa Papa Francisco.
Tudo ao vivo!
Amanhã, dia 25, ao meio dia em Roma (8 horas em Natal), transmitiremos a mensagem de Natal do Papa Papa Francisco.
Tudo ao vivo!
![]() |
| Reprodução: Portal do Vaticano |
domingo, 23 de dezembro de 2018
Fátima pode terminar o governo pior do que Robinson
É grande o risco da governadora Fátima Bezerra terminar o governo que vai começar no dia 1º pior do que o governador Robinson Faria está terminando.
Não é brincadeira.
Cada dia torna-se mais difícil a missão de governar um Estado - mesmo em situação normal, imagine na situação em que se encontra o Rio Grande do Norte.
Uma situação em que só um milagre nos livra de um caos absoluto.
O grande problema é que ninguém faz milagre.
Mas, pior ainda, é que, em vez de encarar tal realidade, gestores públicos costumam se virar produzindo mágicas - numa ingênua tentativa de procurar conquistar a confiança da população com uma encenação.
A mágica de Robinson foi torrar o Fundo Previdenciário. Torrou.
E mesmo assim, está deixando, por baixo, folha e meia atrasadas.
E aí? O que fará a governadora Fátima?
Terá uma solução a apresentar ou também vai apelar para uma mágica como já começam a acenar?
Vamos esperar.
Se apelar para nova mágica, ou se optar por algum truque, não tenho dúvida: corre o sério risco de terminar pior do que Robinson.
Não é brincadeira.
Cada dia torna-se mais difícil a missão de governar um Estado - mesmo em situação normal, imagine na situação em que se encontra o Rio Grande do Norte.
Uma situação em que só um milagre nos livra de um caos absoluto.
O grande problema é que ninguém faz milagre.
Mas, pior ainda, é que, em vez de encarar tal realidade, gestores públicos costumam se virar produzindo mágicas - numa ingênua tentativa de procurar conquistar a confiança da população com uma encenação.
A mágica de Robinson foi torrar o Fundo Previdenciário. Torrou.
E mesmo assim, está deixando, por baixo, folha e meia atrasadas.
E aí? O que fará a governadora Fátima?
Terá uma solução a apresentar ou também vai apelar para uma mágica como já começam a acenar?
Vamos esperar.
Se apelar para nova mágica, ou se optar por algum truque, não tenho dúvida: corre o sério risco de terminar pior do que Robinson.
sábado, 22 de dezembro de 2018
Antes de começar, governo Fátima sofre a 1ª baixa
Não é um bom sinal.
Mauro Albuquerque, um dos primeiros nomes indicados para compor o futuro governo Fátima Bezerra, como secretário de Administração Penitenciária, desistiu.
Não vai mais assumir - como estampa em manchete de capa na edição deste sábado o jornal Tribuna do Norte.
Alegou que preferiu atender o mesmo convite feito pelo governador reeleito do Ceará, Camilo Santana, que, por sinal, é do mesmo partido de Fátima - o PT.
Se for isso mesmo - pura sacanagem de um e de outro.
De Camilo, por criar dificuldade para uma correligionária num estado vizinho. Isso não se faz. É sacanagem, a não ser que tenha sido tudo combinado. Aí, é pior, porque seria sacanagem com quem foi enganado - o povo. Nesse caso, enganado pelos dois governadores.
Sacanagem de Mauro Albuquerque - porque, se ele não quisesse continuar o trabalho que iniciou no governo Robinson, não tivesse aceitado o convite para desaceitá-lo antes do governo novo começar.
Enfim, se não participou da encenação, Fátima poderia proclamar:
- Quem tem um correligionário como Camilo não precisa de adversário.
Mauro Albuquerque, um dos primeiros nomes indicados para compor o futuro governo Fátima Bezerra, como secretário de Administração Penitenciária, desistiu.
Não vai mais assumir - como estampa em manchete de capa na edição deste sábado o jornal Tribuna do Norte.
Alegou que preferiu atender o mesmo convite feito pelo governador reeleito do Ceará, Camilo Santana, que, por sinal, é do mesmo partido de Fátima - o PT.
Se for isso mesmo - pura sacanagem de um e de outro.
De Camilo, por criar dificuldade para uma correligionária num estado vizinho. Isso não se faz. É sacanagem, a não ser que tenha sido tudo combinado. Aí, é pior, porque seria sacanagem com quem foi enganado - o povo. Nesse caso, enganado pelos dois governadores.
Sacanagem de Mauro Albuquerque - porque, se ele não quisesse continuar o trabalho que iniciou no governo Robinson, não tivesse aceitado o convite para desaceitá-lo antes do governo novo começar.
Enfim, se não participou da encenação, Fátima poderia proclamar:
- Quem tem um correligionário como Camilo não precisa de adversário.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
Fátima nunca teve um natal tão paparicado
A governadora eleita Fátima Bezerra nunca passou um natal tão paparicada como o deste ano.
Há exatos quatro anos, quem estava sentindo esse gosto de chocolate era o atual, Robinson Faria.
Daqui há quatro anos, será que vai acontecer com Fátima o que está acontecendo com Robinson?
Deus queira que não.
Mas, paparicagem à parte, os próximos quatro anos não serão fáceis para Fátima.
E ela não poderá declarar-se surpresa com as dificuldades que a esperam.
Produzir soluções será tarefa sua, intransferível.
Vamos ver no que vai dar.
Como dizia o amigo Geraldinho, procurou a rodilha porque quis. Agora, segure o pote!
Boa sorte!
Há exatos quatro anos, quem estava sentindo esse gosto de chocolate era o atual, Robinson Faria.
Daqui há quatro anos, será que vai acontecer com Fátima o que está acontecendo com Robinson?
Deus queira que não.
Mas, paparicagem à parte, os próximos quatro anos não serão fáceis para Fátima.
E ela não poderá declarar-se surpresa com as dificuldades que a esperam.
Produzir soluções será tarefa sua, intransferível.
Vamos ver no que vai dar.
Como dizia o amigo Geraldinho, procurou a rodilha porque quis. Agora, segure o pote!
Boa sorte!
Nem todos os que sonham são lembrados
A realidade tem mostrado o quanto a perspectiva de poder embriaga e cega muitas pessoas.
Acompanhando o noticiário sobre nomeações, dá para perceber a sensação de alegria, de entusiasmo e até o deslumbramento dos que vão sendo escolhidos. E pelo que dizem, refletem e reagem - por palavras, atos e omissões - só o poder os anima. O peso da responsabilidade não passa nem por perto. Pelo menos da maioria.
Do outro lado, há o desencanto, a ansiedade, o sofrimento, a decepção, dos que esperavam ser e não são.
Sensações indesejáveis para qualquer um e que vão se acentuando à medida em que se anunciam novas indicações, sem que o seu nome apareça.
Nossa Senhora! Alguns são mais discretos. Guardam-se na sua amargura, procuram esconder a frustração e encaram a realidade. Enfim, sacodem a proeira e dão a volta por cima tal como ensinou o compositor.
Outros não, enquanto os buracos vão sendo tapados, olham para o que resta, ficam em cima, insinuam-se, procuram mostrar que estão ali, plantam notinhas no noticiário e assim vão levando o sonho e a esperança de ser lembrado ou lembrada.
Agora, com a equipe da governadora eleita (e sub judice), Fátima Bezerra, praticamente completada, fico imaginando o sofrimento dos que permanecem esquecidos.
Que Deus tenha compaixão de todos.
E do Rio Grande do Norte também diante do deslumbramento, da embriaguez e da cegueira de tantos.
Acompanhando o noticiário sobre nomeações, dá para perceber a sensação de alegria, de entusiasmo e até o deslumbramento dos que vão sendo escolhidos. E pelo que dizem, refletem e reagem - por palavras, atos e omissões - só o poder os anima. O peso da responsabilidade não passa nem por perto. Pelo menos da maioria.
Do outro lado, há o desencanto, a ansiedade, o sofrimento, a decepção, dos que esperavam ser e não são.
Sensações indesejáveis para qualquer um e que vão se acentuando à medida em que se anunciam novas indicações, sem que o seu nome apareça.
Nossa Senhora! Alguns são mais discretos. Guardam-se na sua amargura, procuram esconder a frustração e encaram a realidade. Enfim, sacodem a proeira e dão a volta por cima tal como ensinou o compositor.
Outros não, enquanto os buracos vão sendo tapados, olham para o que resta, ficam em cima, insinuam-se, procuram mostrar que estão ali, plantam notinhas no noticiário e assim vão levando o sonho e a esperança de ser lembrado ou lembrada.
Agora, com a equipe da governadora eleita (e sub judice), Fátima Bezerra, praticamente completada, fico imaginando o sofrimento dos que permanecem esquecidos.
Que Deus tenha compaixão de todos.
E do Rio Grande do Norte também diante do deslumbramento, da embriaguez e da cegueira de tantos.
Senadores que suspeitaram da Caixa calaram-se
Dois senadores que, ao longo do mandato, levantaram suspeitas sobre a lisura dos sorteios das loterias da Caixa, calaram-se sem explicar o que aconteceu.
Foram os senadores Álvaro Dias e José Medeiros.
Para a sociedade, restaram as dúvidas.
Calaram por que?
Estavam equivocados? Por que não pediram desculpas?
Vem aí a "Mega da Virada".
Foram os senadores Álvaro Dias e José Medeiros.
Para a sociedade, restaram as dúvidas.
Calaram por que?
Estavam equivocados? Por que não pediram desculpas?
Vem aí a "Mega da Virada".
quinta-feira, 20 de dezembro de 2018
Fátima começará o governo sub judice
O Ministério Público Eleitoral não se conforma com a diplomação da governadora eleita Fátima Bezerra diante das irregularidades constatadas em sua prestação de contas e, muitos menos, com a negativa da medida liminar solicitada no recurso em que pediu a sua cassação nesta quinta-feira.
O caso vai prosseguir depois da posse da governadora no próximo dia 1º.
O certo é que, além dos problemas financeiros do Estado do RN, Fátima estará com o mandato ameaçado (sub-judice), pelo menos nos primeiros meses do seu governo.
O caso vai prosseguir depois da posse da governadora no próximo dia 1º.
O certo é que, além dos problemas financeiros do Estado do RN, Fátima estará com o mandato ameaçado (sub-judice), pelo menos nos primeiros meses do seu governo.
Fátima teve ótima convivência com as "oligarquias"
A governadora Fátima Bezerra conviveu muito bem, na sua trajetória política, com as "oligarquias" que conseguiu derrotar no pleito deste ano aqui no Rio Grande do Norte.
Tão bem, que as colocou praticamente todas no seu palanque de candidata à Prefeitura de Natal, há exatos dez anos - em 2008.
Lá estavam os maiores pesos pesados da política potiguar da época e que não conseguiram evitar o maior desastre eleitoral já registrado por essas terras - Fátima foi derrotada pela jovem deputada estadual e comunicadora, Micarla de Sousa, logo no primeiro turno.
Não é de bom tom, então, que as hostilize agora, só porque não a apoiaram para governadora.
Até porque, o futuro a Deus pertence e o mundo não para de girar.
Além do mais, não deve esquecer que, ao seu lado, está a senadora Zenaide Maia.
Tão bem, que as colocou praticamente todas no seu palanque de candidata à Prefeitura de Natal, há exatos dez anos - em 2008.
Lá estavam os maiores pesos pesados da política potiguar da época e que não conseguiram evitar o maior desastre eleitoral já registrado por essas terras - Fátima foi derrotada pela jovem deputada estadual e comunicadora, Micarla de Sousa, logo no primeiro turno.
Não é de bom tom, então, que as hostilize agora, só porque não a apoiaram para governadora.
Até porque, o futuro a Deus pertence e o mundo não para de girar.
Além do mais, não deve esquecer que, ao seu lado, está a senadora Zenaide Maia.
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Mega-Sena acumula de novo no concurso 2108
Nenhuma aposta cravou as seis dezenas do Concurso 2108 da Mega-Sena, cuja sorteio foi realizado na noite desta terça-feira, 19, em Conselheiro Pena-Minas Gerais.
Foram as seguintes:
Quem acertou uma quina leva o prêmio de R$ 41.585,34.
Nada menos que 58 apostas acertaram.
A quadra saiu para 4.051 apostas, sendo R$ 850,56 para cada uma.
O próximo sorteio será quinta-feira, dia 20, com estimativa de prêmio de R$ 50 milhões de reais.
Foram as seguintes:
- 19
- 22
- 29
- 41
- 44
- 59
Quem acertou uma quina leva o prêmio de R$ 41.585,34.
Nada menos que 58 apostas acertaram.
A quadra saiu para 4.051 apostas, sendo R$ 850,56 para cada uma.
O próximo sorteio será quinta-feira, dia 20, com estimativa de prêmio de R$ 50 milhões de reais.
Discurso de Fátima na diplomação terá 15 minutos, diz o TRE
O discurso da governadora eleita, Fátima Bezerra, na solenidade de diplomação, nessa quarta-feira, dia 19, às 16 horas, no Teatro Riachuelo, terá 15 minutos de duração - informa o portal do Tribunal Regional Eleitoral.
O acesso à solenidade será controlado e exclusivo para convidados. Segundo o TRE foram distribuídos cerca de 1.300 convites.
A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Assembleia.
O acesso à solenidade será controlado e exclusivo para convidados. Segundo o TRE foram distribuídos cerca de 1.300 convites.
A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Assembleia.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
Fátima aposta todas as suas fichas em Jean-Paul
O andar da carruagem está apontando para o fato de que a governadora eleita do RN, Fátima Bezerra, está apostando todas as suas fichas em Jean-Paul Prates, seu sucessor no Senado.
Que não vai ser fácil governar um estado quebrado, como está o Rio Grande do Norte, ela sabe que não será.
Mas, com Jean-Paul, espera que tudo dê certo.
Não foi a toa que o escolheu como suplente na eleição para o Senado em 2014.
Muitos norte-rio-grandenses, alguns dos quais a seguem desde que disputou a primeira eleição na antiga Associação dos Professores, sonharam, naquele ano, com a possibilidade de ser suplente dela.
A nenhum deu qualquer esperança.
Pragmática, amarrou-se no especialista carioca, que funcionou - em 2014 e agora em 2018 - como uma espécie de "Midas".
Graças a ele, não houve problema de recursos nas duas campanhas. Fátima deve está pensando que, com ela no governo, deverá ser a mesma coisa.
Tenho minhas dúvidas.
Mas, torço pra que ela esteja certa.
Porque, se não estiver, a tendência é a situação piorar.
E piorando, não vai piorar somente pra quem votou nela. Piora pra todo mundo.
Que não vai ser fácil governar um estado quebrado, como está o Rio Grande do Norte, ela sabe que não será.
Mas, com Jean-Paul, espera que tudo dê certo.
Não foi a toa que o escolheu como suplente na eleição para o Senado em 2014.
Muitos norte-rio-grandenses, alguns dos quais a seguem desde que disputou a primeira eleição na antiga Associação dos Professores, sonharam, naquele ano, com a possibilidade de ser suplente dela.
A nenhum deu qualquer esperança.
Pragmática, amarrou-se no especialista carioca, que funcionou - em 2014 e agora em 2018 - como uma espécie de "Midas".
Graças a ele, não houve problema de recursos nas duas campanhas. Fátima deve está pensando que, com ela no governo, deverá ser a mesma coisa.
Tenho minhas dúvidas.
Mas, torço pra que ela esteja certa.
Porque, se não estiver, a tendência é a situação piorar.
E piorando, não vai piorar somente pra quem votou nela. Piora pra todo mundo.
domingo, 16 de dezembro de 2018
Mega acumula de novo no concurso 2107
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2107 da Mega-Sena sorteadas na noite de ontem em Criciúma-SC.
Eis as dezenas:
Para a quadra, R$ 885,33.
O próximo sorteio será dia 18. O prêmio estimado é de R$ 48 milhões.
Eis as dezenas:
- 08
- 38
- 44
- 50
- 56
- 60
Para a quadra, R$ 885,33.
O próximo sorteio será dia 18. O prêmio estimado é de R$ 48 milhões.
sábado, 15 de dezembro de 2018
Paciente nua fica exposta numa enfermaria improvisada no Walfredo
O Sindsaúde-RN distribuiu a nota abaixo transcrita em letras em vermelho:
Na tarde desta sexta-feira (14), o Sindsaúde visitou o Hospital Walfredo Gurgel e se deparou com uma situação lamentável. A sala de atendimento, destinada apenas a medicação dos pacientes, se tornou uma enfermaria, com dezenas de pessoas internadas sob macas e cadeiras.
Os pacientes internados deveriam está resguardados em uma sala de internação, mas devido à superlotação do hospital, estão sendo obrigados a esperar na sala de atendimento. Durante a visita, a diretora do Sindsaúde, Rosália Fernandes presenciou uma situação humilhante de uma das pacientes, “tinha uma senhora que estava despida, estava completamente nua, porque não tinha um lençol para cobri-la”, afirma Rosália.
O Walfredo Gurgel é maior hospital do estado, e referência no atendimento à vítimas de acidentes, e além da capital, a instituição atende também pacientes de outras regiões do Rio Grande do Norte. A falta de médicos nos hospitais regionais do estado acaba agravando ainda mais a situação e a qualidade do serviço prestado pela instituição.
Na tarde desta sexta-feira (14), o Sindsaúde visitou o Hospital Walfredo Gurgel e se deparou com uma situação lamentável. A sala de atendimento, destinada apenas a medicação dos pacientes, se tornou uma enfermaria, com dezenas de pessoas internadas sob macas e cadeiras.
Os pacientes internados deveriam está resguardados em uma sala de internação, mas devido à superlotação do hospital, estão sendo obrigados a esperar na sala de atendimento. Durante a visita, a diretora do Sindsaúde, Rosália Fernandes presenciou uma situação humilhante de uma das pacientes, “tinha uma senhora que estava despida, estava completamente nua, porque não tinha um lençol para cobri-la”, afirma Rosália.
O Walfredo Gurgel é maior hospital do estado, e referência no atendimento à vítimas de acidentes, e além da capital, a instituição atende também pacientes de outras regiões do Rio Grande do Norte. A falta de médicos nos hospitais regionais do estado acaba agravando ainda mais a situação e a qualidade do serviço prestado pela instituição.
![]() |
| Pacientes improvisados em sala de atendimento do Walfredo Foto: Divulgação/Sindsaúde-RN |
Fátima tenta mostrar a grande empresários que o PT não é um bicho papão
Depois de visitar dez empresas que já possuem investimentos no Rio Grande do Norte - entre elas a Vicunha e a Guararapes - o futuro senador Jean-Paul Prates e a governadora eleita Fátima Bezerra declaram-se impressionados com as queixas que ouviram de todas elas:
- Os governos anteriores foram negligentes com o desenvolvimento econômico.
A revelação foi feita por Prates em uma postagem no twitter, "curtida" pela governadora eleita.
Nem o senador, nem a governadora disseram se tal postura vai mudar, mas a postagem foi fechada com uma expressão irônica:
- E tinha gente com "medo" do PT.
Transcrevo abaixo, em letras vermelhas, o texto integral da postagem publicada na página de Jean-Paul Prates e que foi "curtida" por Fátima:
- A visita à Vicunha fechou a série de 10 conversas pós-eleitorais com empresas que já possuem investimentos no RN.
Uma coisa em comum impressiona: a UNANIMIDADE em reclamar que os governos anteriores foram negligentes com desenvolvimento econômico. E tinha gente com “medo” do PT?
Para acessar a página de Jean-Paul Prates, sucessor de Fátima Bezerra no Senado, CLIQUE AQUI.
- Os governos anteriores foram negligentes com o desenvolvimento econômico.
A revelação foi feita por Prates em uma postagem no twitter, "curtida" pela governadora eleita.
Nem o senador, nem a governadora disseram se tal postura vai mudar, mas a postagem foi fechada com uma expressão irônica:
- E tinha gente com "medo" do PT.
Transcrevo abaixo, em letras vermelhas, o texto integral da postagem publicada na página de Jean-Paul Prates e que foi "curtida" por Fátima:
- A visita à Vicunha fechou a série de 10 conversas pós-eleitorais com empresas que já possuem investimentos no RN.
Uma coisa em comum impressiona: a UNANIMIDADE em reclamar que os governos anteriores foram negligentes com desenvolvimento econômico. E tinha gente com “medo” do PT?
Para acessar a página de Jean-Paul Prates, sucessor de Fátima Bezerra no Senado, CLIQUE AQUI.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Orquestra e Madrigal da UFRN vivem momento inesquecível diante do Papa
SERGIO VILAR
O argentino Papa Francisco provou da música brasileira nesta última quarta-feira (12). O concerto histórico da Orquestra Sinfônica da UFRN, realizado no Vaticano para o Santo Pontífice, foi considerado pelo embaixador do Brasil em Roma, Antônio de Aguiar Patriota, como "a melhor performance artística" em sua gestão, iniciada em 2016. A Orquestra comandada pelo maestro André Muniz, acompanhada do Madrigal da UFRN se apresentou hoje (13) no Conservatório Licinio Refice, ainda em Roma, junto a músicos italianos.
"Os dois concertos foram incríveis. Na embaixada eles não economizaram gentileza. O público foi impecável, com direto a lágrimas e manifestações de carinho e orgulho ao final. Nos ofereceram um coquetel com muito vinho, champagne e caipirinha. E a apresentação para Papa foi emocionante. Todo o grupo ficou extremamente orgulhoso ao ouvir o Santo Padre citar e agradecer à UFRN. Em seguida foi lido um texto em português repetindo o agradecimento", disse orgulhoso o diretor da Escola de Música da UFRN, Jean Joubert.
A oportunidade de se apresentar ao Papa se deu "quase por providência divina", como brincou o maestro André Muniz. "Padre José Mário estava no concerto que executamos a ‘Grande Missa Nordestina’ na Antiga Catedral, em dezembro do ano passado. Ao final do concerto, ele disse emocionado: 'Esta é uma obra que o Papa Francisco certamente se emocionaria ao escutar. Já pensou um Papa argentino escutando uma missa em latim, mas com elementos rítmicos e melódicos do Nordeste Brasileiro em pleno dia da Padroeira das Américas?'.
Sugestão feita, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz entrou em contato com o arcebispo Dom Jayme, que encaminhou um histórico da Orquestra e do Madrigal ao Vaticano. E no dia de celebração dos 60 anos da UFRN, a Reitoria recebeu a confirmação do concerto. Antes, ainda em novembro, foi realizado o concerto Rumo a Roma, no Teatro Riachuelo, com o mesmo repertório apresentado ontem ao Papa.
No repertório foram executadas as peças ‘Magnificat Aleluia’ de Heitor Villa-Lobos; a própria ‘Grande Missa Nordestina’, do compositor pernambucano Clovis Pereira; a premiére de uma Obra de Danilo Guanais, o ‘Regina Coeli’; O Guarani, de Carlos Gomes; Pinos de Roma, de Ottorino Respigui, entre outras. "Hoje muitos integrantes da orquestra são oriundos de diversos estados do Brasil. Então demos protagonismo à música feita e produzida no Brasil. O nosso diferencial é que produzimos em uma qualidade que sinceramente não deve a muitas orquestras profissionais", concluiu André Muniz.
O argentino Papa Francisco provou da música brasileira nesta última quarta-feira (12). O concerto histórico da Orquestra Sinfônica da UFRN, realizado no Vaticano para o Santo Pontífice, foi considerado pelo embaixador do Brasil em Roma, Antônio de Aguiar Patriota, como "a melhor performance artística" em sua gestão, iniciada em 2016. A Orquestra comandada pelo maestro André Muniz, acompanhada do Madrigal da UFRN se apresentou hoje (13) no Conservatório Licinio Refice, ainda em Roma, junto a músicos italianos.
"Os dois concertos foram incríveis. Na embaixada eles não economizaram gentileza. O público foi impecável, com direto a lágrimas e manifestações de carinho e orgulho ao final. Nos ofereceram um coquetel com muito vinho, champagne e caipirinha. E a apresentação para Papa foi emocionante. Todo o grupo ficou extremamente orgulhoso ao ouvir o Santo Padre citar e agradecer à UFRN. Em seguida foi lido um texto em português repetindo o agradecimento", disse orgulhoso o diretor da Escola de Música da UFRN, Jean Joubert.
A oportunidade de se apresentar ao Papa se deu "quase por providência divina", como brincou o maestro André Muniz. "Padre José Mário estava no concerto que executamos a ‘Grande Missa Nordestina’ na Antiga Catedral, em dezembro do ano passado. Ao final do concerto, ele disse emocionado: 'Esta é uma obra que o Papa Francisco certamente se emocionaria ao escutar. Já pensou um Papa argentino escutando uma missa em latim, mas com elementos rítmicos e melódicos do Nordeste Brasileiro em pleno dia da Padroeira das Américas?'.
Sugestão feita, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz entrou em contato com o arcebispo Dom Jayme, que encaminhou um histórico da Orquestra e do Madrigal ao Vaticano. E no dia de celebração dos 60 anos da UFRN, a Reitoria recebeu a confirmação do concerto. Antes, ainda em novembro, foi realizado o concerto Rumo a Roma, no Teatro Riachuelo, com o mesmo repertório apresentado ontem ao Papa.
No repertório foram executadas as peças ‘Magnificat Aleluia’ de Heitor Villa-Lobos; a própria ‘Grande Missa Nordestina’, do compositor pernambucano Clovis Pereira; a premiére de uma Obra de Danilo Guanais, o ‘Regina Coeli’; O Guarani, de Carlos Gomes; Pinos de Roma, de Ottorino Respigui, entre outras. "Hoje muitos integrantes da orquestra são oriundos de diversos estados do Brasil. Então demos protagonismo à música feita e produzida no Brasil. O nosso diferencial é que produzimos em uma qualidade que sinceramente não deve a muitas orquestras profissionais", concluiu André Muniz.
![]() |
| Imagem da Tv do Vaticano (Reprodução) |
Unesco premia primeira radionovela brasileira
Agência Brasil
Brasília
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu na quarta-feira (12) o certificado Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco. O certificado foi concedido pelos roteiros da primeira radionovela brasileira, “Em busca da felicidade”, transmitida pela Rádio Nacional no período de 1941 a 1943. A cerimônia de entrega foi no Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.
O Programa Memória do Mundo da Unesco foi criado em 1992 e tem como objetivo garantir a preservação e difusão de documentos de relevância para a memória coletiva e promover a conscientização sobre a importância do patrimônio documental como bem da humanidade para as gerações futuras.
Transmitida pela Rádio Nacional, "Em busca da Felicidade" foi a primeira radionovela produzida para o rádio brasileiro. Ela teve início em 1941, cinco anos após a inauguração da emissora, e terminou em 1943. Trata-se de uma história cubana escrita por Leandro Blanco e adaptada para o português por Gilberto Martins.
À época, os programas da Rádio Nacional eram gravados em acetatos à base de vidro, condição imposta durante o período da segunda guerra mundial. Extremamente frágeis, esses suportes se perderam com o tempo, e com isso, foram perdidas também as gravações originais da obra. No entanto, o arquivo da Rádio Nacional, hoje sob responsabilidade da Empresa Brasil de Comunicação, mantém seis dos nove volumes do conjunto de roteiros da novela.
Como as gravações originais não existem mais, tornou-se ainda mais importante a preservação dos roteiros. Ao candidatar os roteiros no programa da Unesco, a EBC defendeu que, “apesar de incompleto, o conjunto de roteiros configura-se como importante registro de um momento pioneiro na radiodifusão brasileira, sendo sua preservação e conservação importante para a memória radiofônica e social de um país que por décadas parou diante dos rádios para acompanhar os capítulos das inúmeras radionovelas lançadas após o sucesso de 'Em busca da felicidade'”.
A defesa foi acolhida pela Unesco e o acervo ganhou o certificado do Programa Memória do Mundo da Unesco. O certificado foi entregue ao superintendente da TV Brasil, Caíque Novis, por Solange Straub Stecz, integrante do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.
Brasília
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu na quarta-feira (12) o certificado Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco. O certificado foi concedido pelos roteiros da primeira radionovela brasileira, “Em busca da felicidade”, transmitida pela Rádio Nacional no período de 1941 a 1943. A cerimônia de entrega foi no Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.
O Programa Memória do Mundo da Unesco foi criado em 1992 e tem como objetivo garantir a preservação e difusão de documentos de relevância para a memória coletiva e promover a conscientização sobre a importância do patrimônio documental como bem da humanidade para as gerações futuras.
Transmitida pela Rádio Nacional, "Em busca da Felicidade" foi a primeira radionovela produzida para o rádio brasileiro. Ela teve início em 1941, cinco anos após a inauguração da emissora, e terminou em 1943. Trata-se de uma história cubana escrita por Leandro Blanco e adaptada para o português por Gilberto Martins.
À época, os programas da Rádio Nacional eram gravados em acetatos à base de vidro, condição imposta durante o período da segunda guerra mundial. Extremamente frágeis, esses suportes se perderam com o tempo, e com isso, foram perdidas também as gravações originais da obra. No entanto, o arquivo da Rádio Nacional, hoje sob responsabilidade da Empresa Brasil de Comunicação, mantém seis dos nove volumes do conjunto de roteiros da novela.
Como as gravações originais não existem mais, tornou-se ainda mais importante a preservação dos roteiros. Ao candidatar os roteiros no programa da Unesco, a EBC defendeu que, “apesar de incompleto, o conjunto de roteiros configura-se como importante registro de um momento pioneiro na radiodifusão brasileira, sendo sua preservação e conservação importante para a memória radiofônica e social de um país que por décadas parou diante dos rádios para acompanhar os capítulos das inúmeras radionovelas lançadas após o sucesso de 'Em busca da felicidade'”.
A defesa foi acolhida pela Unesco e o acervo ganhou o certificado do Programa Memória do Mundo da Unesco. O certificado foi entregue ao superintendente da TV Brasil, Caíque Novis, por Solange Straub Stecz, integrante do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.
![]() |
| Equipe do Acervo da EBC ostentando diploma emitido pela Unesco (Foto: Sgt Alexander Henrique da Silva - Cendoc/Força Aérea Brasileira) |
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
Bolsonaro está de olho nos gastos da Caixa Econômica
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, está de olho nos gastos exorbitantes da Caixa Econômica Federal com publicidade e patrocínios.
Segundo ele, em postagem que fez no twitter, só "neste último ano" foram cerca de R$ 2,5 bilhões.
O presidente acrescenta que a mesma atenção vai dedicar a contratos feitos por outros órgãos do governo como o BNDES, o Banco do Brasil e a Secom.
Abaixo transcrevo a íntegra da postagem do presidente em letras azuis:
- Tomamos conhecimento de que a Caixa gastou cerca de R$ 2,5 bilhões em publicidade e patrocínio neste último ano. Um absurdo! Assim como já estamos fazendo em diversos setores, iremos rever todos esses contratos, bem como os do BNDES, Banco do Brasil, SECOM e outros.
Para acessar a página do presidente no twitter, CLIQUE AQUI.
Segundo ele, em postagem que fez no twitter, só "neste último ano" foram cerca de R$ 2,5 bilhões.
O presidente acrescenta que a mesma atenção vai dedicar a contratos feitos por outros órgãos do governo como o BNDES, o Banco do Brasil e a Secom.
Abaixo transcrevo a íntegra da postagem do presidente em letras azuis:
- Tomamos conhecimento de que a Caixa gastou cerca de R$ 2,5 bilhões em publicidade e patrocínio neste último ano. Um absurdo! Assim como já estamos fazendo em diversos setores, iremos rever todos esses contratos, bem como os do BNDES, Banco do Brasil, SECOM e outros.
Para acessar a página do presidente no twitter, CLIQUE AQUI.
Assinar:
Postagens (Atom)



