Um poste da rede elétrica, situado na beira de um buraco aberto pela erosão no cruzamento das ruas Imaculada Conceição com a São Jorge, no Golandim, em São Gonçalo do Amarante, ameaça cair sobre as duas casas de esquina.
As casas têm frente para a São Jorge e o lado para a Imaculada Conceição.
Não é a primeira vez que falo sobre esse problema. Mas, desta vez, falo porque fui lá, a convite do amigo Dió, para ver com os meus próprios olhos.
Concordo integralmente com o que me disse um morador de uma das casas ameaçadas: "Esse poste só não caiu ainda porque Deus está segurando".
Esse trecho da Imaculada Conceição tinha sido calçado há algum tempo, mas devido ao abandono da rua, a erosão foi destruindo aos poucos o calçamento. Arrancou tudo.
Como ninguém tomou uma providência, a cada ano, o problema vai se agravando. Depois do calçamento ser destruído veio a erosão.
Como ninguém cuidou da erosão, o buraco foi aumentando. Hoje tem uns dois metros de profundidade e o poste está exatamente na sua beirada. Por que não caiu ainda, só Deus sabe.
Como ninguém toma uma providência, a população vai colocando lixo tentando tapá-lo, mas até o lixo a água da chuva tem levado também nos últimos dias.
Esse trecho da Imaculada Conceição, entre a rua São Jorge e a Cristina Barbosa, está completamente intransitável. Não somente por causa do buraco, mas também pelo matagal.
Certamente os moradores das duas casas estão correndo permanente risco.
A quem compete fazer alguma coisa, já que o posto está na via pública?
Será a Cosern?
Será a Prefeitura?
Tapar o buraco da rua, acho que a responsabilidade é da Prefeitura.
E a proteção do poste?
Também.
Pois é certo que, além dos tributos municipais, um que a população (mesmo que quisesse) não poderia deixar de pagar, é a taxa de iluminação pública.
Essa taxa vem na conta da luz e, se a pessoa não pagar, a Cosern corta o fornecimento.
Então, fica aqui, mais uma vez, o apelo da população á Prefeitura para uma tomada de providência, antes que o poste caia.
Depois de cair, certamente, a conta ficará muito mais cara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.