sexta-feira, 19 de março de 2021

Ensinamentos para um período de transição

“Um período de transição, como o que vivemos no Brasil, exige de cada cidadão um ativo espírito de discernimento. Somente assim, ele verifica, examina, seleciona, aceita ou rejeita planos, propostas e mesmo pessoas, distinguido o verdadeiro do falso, a realidade das aparências. Caso contrário, o idealismo dos jovens, o trabalho e os padecimentos do povo, as injustiças sociais vêm a ser instrumentos para a vitória de uma causa jamais desejada”.

........

“A atuação pastoral em defesa dos mais necessitados e o apoio às pequenas comunidades devem continuar a ser estimulados, apesar da existência real do perigo ou da constatação de desvios. Contudo, o momento atual requer maior atenção e rigor redobrado para corrigir e para resistir às tentativas de manipulação”.

Alguém sabe de quem são esses ensinamentos?

Foram escritos por Dom Eugênio Sales e publicados no jornal O POTI de 18-3-1979. Durante muitos anos, dom Eugênio manteve uma coluna semana em vários jornais do Brasil, sob o título “A voz do pastor”. Na época dessa que citei, Dom Eugênio era Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.

Para acessar o texto completo no portal de O POTI disponibilizado pela Biblioteca Nacional, CLIQUE AQUI

domingo, 7 de março de 2021

"Há momentos em que a fé pode vacilar" - reconhece o Papa

"Com certeza há momentos em que a fé pode vacilar" - reconhece o Papa Francisco. E acrescenta: "Nestes momentos, lembrai-vos que Jesus está ao vosso lado. Não deixeis de sonhar. Não desistais, não percais a esperança".

Essa afirmação do Sumo Pontífice foi feita neste domingo, 7 de março, em discurso pronunciada em Qaraqosh, uma cidade do Iraque marcada por grande diversidade cultural e religiosa,

De acordo com o portal do Vaticano, nesse discurso, a expressão do Papa "nestes momentos", referia-se aos dias de guerra, de crise sanitária mundial e de grande insegurança.

Para ler a reportagem completa, CLIQUE AQUI.

 

quarta-feira, 3 de março de 2021

Papa pede orações pela viagem à terra de Abraão

O Papa Francisco aproveitou a audiência geral desta quarta-feira para pedir orações por sua visita ao Iraque a ser iniciada sexta-feira, dia 5. Disse ele:

- Depois de amanhã, se Deus quiser, irei ao Iraque para uma peregrinação de três dias.  Há algum tempo desejo encontrar aquele povo que tanto sofreu, encontrar aquela Igreja mártir na terra de Abraão. Junto com outros líderes religiosos, também daremos outro passo em frente na fraternidade entre os crentes. Peço-lhes para acompanhar com oração esta viagem apostólica, para que possa se realizar da melhor forma e que dê os frutos esperados. O povo iraquiano nos espera; esperava São João Paulo II, que foi proibido de ir. Não se pode desapontar um povo pela segunda vez. Oremos para que esta viagem possa ser bem feita.

O portal do Vaticano disponibiliza reportagem completa.


Dom Matias testa positivo para o Covid-19

O arcebispo emérito de Natal, dom Matias Patrício de Macedo, testou positivo para o Covid-19 - informou o padre João Medeiros Filho em mensagem de áudio que transmitiu a amigos no wats app.

Assegurou que ele está bem, em casa, seguindo as recomendações médicas.

terça-feira, 2 de março de 2021

Papa Francisco vai à cidade de Ur, no Iraque, onde viveu Abraão

Em plena pandemia, o Papa Francisco viajará ao Iraque no próximo dia 5, numa viagem histórica, que o levará à cidade de Ur, "de onde partiu o patriarca Abraão", como registra o portal do Vaticano.

Os cristãos que lá residem "esperam a visita de Francisco como um sopro de oxigênio", acentua a página da Santa Sé na Internet.

O atual São João Paulo II tentou fazer essa viagem em 1999, mas, não conseguiu.

CLIQUE AQUI para ler e ouvir reportagem no portal do Vaticano.

33 concursos oferecem mais de 200 mil vagas

Mais de 209 mil vagas para os mais diversos níveis de escolaridade estão sendo oferecidas por 33 concursos públicos com inscrições abertas.

O listão completo com todas as informações de cada concurso encontra-se no portal do Correio Braziliense - AQUI.

segunda-feira, 1 de março de 2021

CEASA funciona mesmo no lockdown

A CEASA-RN garante cumprir todos os protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19 para funcionar mesmo durante o toque de recolher. Nesta segunda, dia 1º, lojas e mercados funcionam das 3 às 13 horas.

Abaixo, o texto encaminhado aos meios de comunicação:

"A Administração das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) esclarece que, por desempenhar uma atividade considerada essencial, a Ceasa-RN permanecerá em funcionamento, mesmo no período em que o toque de recolher, determinado pela governadora Fátima Bezerra em decreto n. 30.383/2021, estiver em vigor.

Na condição de responsável pelos serviços públicos essenciais e fundamentais para o abastecimento de hortifrutigranjeiros para todo o estado, a Ceasa não sofre efeito nas determinações, conforme estabelece o parágrafo 2º, do Art. 1º. 

Assim, as lojas e mercados funcionarão em horário normal, das 3h às 13h, nesta segunda-feira (1º), seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19. 

Além disso, a Administração ressalta que as fiscalizações serão intensificadas para garantir que lojistas e usuários sigam as recomendações como distanciamento social e uso obrigatório de máscara de proteção".