domingo, 31 de outubro de 2010

1º turno atestou independência do eleitor potiguar

Uma constatação clara saída das urnas do Rio Grande do Norte, mais uma vez, este ano:
Nosso eleitorado é um dos mais conscientes do Brasil.
Elege quem quer, independente de partido e independente de quem manda votar em quem.
Um exemplo – Se dependesse do Rio Grande do Norte, não haveria segundo turno pra presidente da República.
Dilma teria sido eleita logo no primeiro turno.
Ela teve, já no primeiro turno, 51,76% dos votos norte-rio-grandenses, quase 5 pontos a mais do que teve no Brasil – 46,91%.
No entanto, esse mesmo eleitorado, que lhe deu votação tão consagradora, não quis nem saber em quem (não apenas Dilma, mas também o presidente Lula) madou votar pra governador e pra senador.
Ta certo que o senador de mais de 1 milhão de votos, Garibaldi Filho, integra a base aliada do Governo, mas seu companheiro do “voto casado” para o senado – José Agripino e a governadora eleita no primeiro turno, Rosalba Ciarlini – são da oposição a Lula e, a partir de agora, a Dilma.
Isso é uma prova da independência e do elevado nível de conscientização do eleitorado potiguar.

Rosalba não vai aceitar "grito" de ninguém

Aproveitando a calmaria do dia do segundo turno, estou fazendo uma leitura mais atenta em jornais dos últimos dias.
Agora mesmo, volto a pegar o NOVO JORNAL de ontem.
Na coluna RODA VIVA, de Cassiano Arruda Câmara, lá em baixo, na seção zum zum zum, encontro a seguinte nota:
- De um conhecedor do futuro governo: "Ninguém vai conseguir um lugar no secretariado, no grito".
Curta e grossa.
Certamente com endereço certo.
Cassiano não ia dar uma nota dessa, mesmo bem pequeneninha, só para encher espaço.
De minha parte, eu pergunto:
- Alguém vai botar a carapuça?
Agora, que tem gente gritando e até já se dizendo escolhido, tem.

Lula defende barrados pela Lei da "ficha limpa"

Estou lendo aqui no site de O GLOBO um resumo da entrevista coletiva que o presidente Lula deu agora de manhã, depois de votar em São Bernardo do Campo.
Indagado sobre os políticos afetados pela "Lei da ficha limpa" eleitos pelo povo, mas barrados pela Justiça Eleitoral, o presidente afirmou:
- Então a Justiça não deveria deixar que eles participassem da eleição.
Quem sou eu pra emitir opinião sobre isso. Mas, tenho opinião e a manifesto, embora seja um simples cidadão.
Nesse particular, estou com o presidente. A Justiça deixa que os caras sejam candidatos e, depois que o povo os elege, vir dizer que esse voto não vale, acho um golpe.
Não me vejo votando em ninguém com ficha suja. Mas, se alguém vota e, inclusive, infelizmente, os elege, deve ser respeitado.
Pra mim, votar só tem sentido se a pessoa puder votar, realmente, no candidato que quiser.
A Justiça não deixou que o cara fosse candidato?
O nome e o retrato de todos os votados não estavam lá na urna eletrônica? Quem foi que botou? Não foi a Justiça Eleitoral?
Aí depois que o povo vota, dizer que o voto não vale? Que é que é isso?
O voto do povo tem que ser respeitado.
Se não é pra respeitar o voto do povo, pra que fazer eleição?

Fátima diz que fica em Natal durante a apuração

Ao contrário de outras lideranças que apóiam a candidatura Dilma Roussef, a deputada Fátima Bezerra, colordenadora da campanha petista no RN, anunciou que permanecerá, hoje, em Natal, devendo acompanhar a apuração no "Comitê suprapartidário de Dilma".
O senador Garibaldi Filho, o deputado Henrique Alves, o governador Iberê Ferreira e a prefeita de Micarla de Sousa, informaram que vão acompanhar a apuração no Hotel Naum, em Brasilia, transformado em QG da campanha de Dilma.

Natal vai conhecer nova arma contra a dengue

Quem vem fazer a apresentação é o professor da USP, Léo Degrève, do Departamento de Química.
Ele estará em Natal no dia 11 para fazer uma exposição sobre "A simulação molecular: uma nova arma contra a dengue".
Será às 7 e meia da manhã no auditório do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (NUPPRAR).
A palestra estará aberta ao público da Academia e da comunidade em geral.
Degrève é graduado em Química pela Université Libre de Bruxelas (1966) e tem doutorado nessa mesma área obtido em 1971 na USP.

Dilma reafirma compromisso "republicano"

A ex-ministra Dilma Roussef tomou café da manhã com apoiadores num hotel de Porto Alegre.
Segundo o site do jornal ZERO HORA, antes de sair para ir votar, acompanhada pelo governador eleito, Tarso Genro, afirmou:
- Este é o processo que torna os eleitores senhores do processo de direção do Brasil. Quero dizer que a partir de amanhã começa uma nova etapa da democracia. Os eleitores têm de exigir que as pessoas que assumam a direção do país tenham sentido republicano.

Manchetes apontam pra vitória de Dilma

Grandes jornais do país dedicam suas manchetes deste domingo às pesquisas da véspera que apontam para uma vitória da candidata presidencial do PT, Dilma Roussef, com mais de 10 pontos de vantagem sobre o candidato do PSDB, José Serra.
Vamos conferir?

FOLHA DE SÃO PAULO: "Dilma Roussef deve ser eleita hoje, diz Datafolha".

ESTADÃO: "Ibope preve eleição de Dilma com 56%"

sábado, 30 de outubro de 2010

Ricardo Rocha acredita no ABC

O ex-zagueiro titular da Seleção Brasileira, Ricardo Rocha, disse hoje acreditar que o ABC deve ser um dos finalistas da série C, com chances concretas de ficar com o título.
Ricardo disse isso durante a transmissão da TV Brasil do primeiro jogo da semi-final entre ABC x Salgueiro, disputado hoje à tarde no Arruda, em Recife.
A partida terminou empatada em 1x1. Idêntico resultado foi registrado na outra semi-final Criciúma x Ituiutaba.
Segundo Ricardo Rocha, as duas equipes que têm mais estrutura são o ABC e o Criciúma.
O ex-zagueiro declarou-se torcedor do Salgueiro, time de sua cidade natal.

"Cidadão sem fome" acaba em Ceará-Mirim

A Secretaria Municipal de Ação Social anunciou a decisão do Governo do Estado de acabar o programa de distribuição de cestas básicas, denominado "Cidadão sem fome", no âmbito do município de Ceará-Mirim.
Em nota distribuída pelo ex-assessor de imprensa da Prefeitura, Jorge Moreira, a Secretaria assinala que o Governo do Estado justificou a medida alegando "falta de Orçamento".
Em Ceará-Mirim, o programa atendia a 2.400 famílias por mês.

Agnelo Alves, outra voz contra a reeleição

Surge mais uma voz na futura Assembléia Legislativa do RN contra a reeleição dos integrantes de sua Mesa Diretora.
Desta vez, segundo nota que li na consagrada coluna RODA VIVA, que Cassiano Arruda Câmara assina diariamente em seu NOVO JORNAL, é a do deputado estadual eleito Agnelo Alves (PDT).

Artigo de Paulo Afonso Linhares

OUTRA VEZ ÀS URNAS
PAULO AFONSO LINHARES
            Na antiguidade clássica, sobretudo no apogeu do Império Romano, as pessoas faziam todos os esforços possíveis para retornar às suas cidades de origem para, no lugar onde nasceram, serem recenseadas. Naquele tempo, ser contada no censo dava à pessoa a condição de cidadania (que era confundida com a nacionalidade, no sentido atual) no âmbito do Império de Roma. Ser cidadão de um país poderoso, de um grande império sempre foi algo a engrandecer as pessoas. Não sem razão o jusfilósofo Marco Túlio Cícero dizia, com acendrado orgulho: "Civis romanus sum" ("Sou cidadão romano"). Não resta dúvida de que, atualmente, o  censo - embora ainda seja uma relevante atividade do Estado, sobretudo pela valiosíssima coleta de dados sobre a população e o país - perdeu importância diante do atributo maior da cidadania que é a de participação das pessoas, no processo político, através do direito de sufrágio, que pode ser positivo (que é o direito de votar) ou negativo (o direito de ser votado ou, como ensina José Afonso da Silva(1997/350),  "consiste, pois, a elegibilidade no direito de postular a designação pelos eleitores a um mandato político no Legislativo ou no Executivo").
            Definitivamente, o exercício do direito de sufrágio, em especial na sua feição positiva, passou a confundir-se com o exercício da cidadania, nos dias atuais. Sempre que penso ou falo nessa questão, lembro-me das palavras do sociólogo Octávio Ianni, que tive a honra de conhecer na condição de convidado a uma palestra que proferiu, em fria manhã de inverno, no Doutorado em Educação da Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Diz o mestre Ianni: "Pouco a pouco, as pessoas começavam a sentir-se e definir-se como cidadãos, com voz e voto, com opinião e decisão. A despeito das diferenças e discriminações de classe, raça, religião, sexo e outras, as pessoas começavam a definir-se com base em um elemento político comum às vezes novo, para muitos. A filiação partidária, o voto secreto nas eleições municipais, estaduais e federais, a possibilidade de falar pela voz do deputado, de fazer-se ouvir pelo líder do sindicato ou partido, por via da imprensa escrita ou falada, tudo isso constituía o princípio e a prática da cidadania." Palavras atualíssimas e bem talhadas para este momento da vida brasileira.
            Hoje, 31 de outubro de 2010, é um data para ser lembrada na história destes auriverdes Brasis. A escolha democrática de mais um(a) presidente - gosto do substantivo de dois gêneros, embora a palavra "presidenta" também seja de uso corrente - da República, em um dos mais significativos processos eleitorais do planeta, por seus aspectos qualitativos e quantitativos (neste caso, envolve 135.804.433  eleitores aptos ao exercício do direito de sufrágio), isto sem mencionar que a estruturação do sistema eletrônico de votação, precedido da construção de um dos melhores e maiores cadastros eleitorais do mundo, melhorou substancialmente o processo eleitoral brasileiro, banindo uma série de vícios comuns ao sistema anterior, posto que não possa ser considerado o ideal, como erroneamente defendem alguns.
            O fantasma da abstenção ronda esta eleição. No primeiro turno deixaram de votar 24.610.296 (18,12%). Neste, o fato de recair a eleição em dia de domingo, na antevéspera de um feriado (Finados), é bem negativo porque  muitas pessoas - erroneamente - preferem não votar, investindo no desfrute integral do "feriadão". É bom lembrar que a legitimidade dos resultados das urnas é tanto maior quanto for o percentual de votos dos eleitores aptos. Seja em Dilma ou em Serra, o importante é votar. Não aposte na abstenção nem seja um reles "brancoso" (que vota em branco) ou anulador de voto. A democracia não é assim tão exigente e se alimenta desse fio de esperança que sempre acompanha os embates eleitorais. Novamente,  às urnas, cidadãos! 

Feijão chega a R$ 7,00 em S. Gonçalo

A propósito da nota que editei hoje logo cedo, com base na manchete de O MOSSOROENSE a respeito do preço do feijão, que chegou a 6 reais, recebi do amigo Chico Lima uma informação relativa a São Gonçalo.
- Amigo Paulo Tarcisio,o preço do feijão em São Gonçalo também está nas alturas, agora pela manhã na feira do Amarante o preço do kg variou entre 6 e 7 reais.

Micarla manda abonar faltas de grevistas

A prefeita Micarla de Sousa determinou que sejam abonadas as faltas de servidores da saúde relativas à última greve da categoria e que sofreram descontos nos contracheques de outubro.
Ao dar a informação, a Secretaria de Comunicação disse que a prefeita foi sensivel a apelo de servidores que lhe expuseram dificuldades decorrentes do desconto e que se comprometeram em fazer a "reposição" do trabalho referente aos dias parados.
O pagamento vai sair numa folha extra que a Prefeitura prometeu depositar na próxima semana.

Banco do Brasil vai reabrir agência em São Tomé

O senador Garibaldi Filho anunciou, ontem, que o Banco do Brasil lhe comunicou que está providenciando a reabertura de sua agência na cidade de São Tomé.
Acrescentou que a informação lhe foi transmitida pelo superintendente do BB no RN, Otaviano Amatea.
Garibaldi deu a notícia após receber o título de cidadão honorário do município, durante solenidade comemorativa dos 82 anos de emancipação política e na qual houve, também, a inauguração do complexo de lazer "Levi Martins de Araújo".
Esse complexo foi construído pela Prefeitura utilizando recursos destinados ao município por uma emenda ao Orçamento da União apresentada pelo senador.
Garibaldi aproveitou o seu discurso para agradecer o apoio que recebeu em São Tomé na campanha de sua reeleição e dirigindo-se ao prefeito Babá, afirmou:
- Pode ficar certo que não vai ficar só nisso, não, Babá.
Ladeado por autoridades de São Tomé, Garibaldi ostenta
o título de cidadão honorário

Vítimas e testemunhas terão programa de proteção

O programa de proteção a vítimas e testemunhas no Rio Grande do Norte será lançado dia 5, durante seminário a ser realizado na Assembléia Legislativa, a partir das 9h30.
Além do Governo do Estado, também deverão estar representados no seminário (que deve se estender por toda manhã) o Poder Judicário, a Assembléia Legislativa, o Ministério Público, Centro de Estudos, Pesquisas e Ação Cidadã, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Ordem dos Advogados do Brasil.
Estão previstas duas exposições: Uma, a cargo de Fernando Matos, logo na abertura, sobre "Sistema Nacional de Proteção a Pessoas Ameaçadas"; a outra, às 10h20, a cargo de Nilda Maria Turra Ferreira, sobre "Procedimentos, Rotinas e Atribuições na Construção da Proteção a Testemunhas no Brasil".

Com informações do secretário do interior, Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda Câmara.

Aparece outra contra atrasada da Prefeitura

Calma. Não é da Prefeitura de Ceará-Mirim, não.
É da Prefeitura de Natal. Aliás, todo dia tá pipocando uma.
São aluguéis; telefones da Secretaria de Educação, telefones da Secretaria de Saúde; telefones do gabinete do vice-prefeito; fornecedores; conveniados, o escambal.
Já está na hora, inclusive, da sociedade saber quanto é que dá, hoje, o débito de curto prazo da Prefeitura de Natal. Essas contas que a Prefeitura teria que pagar todo mês e não está pagando em alguns casos há quase um ano.
Agora, a conta mais nova que aparece é a do NUCLAM - Núcleo de Pesquisa em Medicamentos e Alimentos da UFRN.
Há cinco meses que não recebe pelo gerenciamento dos estoques municipais de medicamentos.
Só essa conta atrasada está em 940 mil reais, segundo estou lendo aqui na capa da TRIBUNA DO NORTE deste sábado.
Se Micarla não tomar cuidado com essas contas, vai ser um Deus nos acuda o final do seu governo.

Enquete do "Correio" dá vantagem a Dilma

O CORREIO BRAZILIENSE está realizando em seu site uma enquete sobre qual dos dois candidatos à Presidência se saiu melhor no último debate.
Às 8h04 dei uma olhada no resultado parcial e encontrei os seguintes números:
Dilma - 65,34%
Serra - 34,66%
O CORREIO não divulga a quantidade de internautas.

ATUALIZAÇÃO:

Às 13h08, dei nova passada no site do CORREIO e o resultado havia mudado. Estavam assim:

Dilma - 42,71%
Serra - 57,29%

Existem 46 bilhões de planetas iguais à Terra

Tem gente que não acredita que o homem foi à lua, imagine quantos também não acreditarão nessa conta.
Quem a fez foi a Universidade da Califórnia (Estados Unidos), num estudo encomendado pela agência espacial norte-americana (NASA).
Num determinado trecho, o estudo diz o seguinte:
"Os dados recolhidos indicam que nossa galáxia contém cerca de 200 bilhões de estrelas, tem pelo menos 46 bilhões de planetas do mesmo tamanho que a Terra, sem contar aqueles cujas órbitas estão mais longe da zona habitável".
CLIQUE AQUI e leia reportagem sobre o assunto no site da revista VEJA.

O Mossoroense: Quilo do feijão chega a R$ 6,00

Nossa Senhora: Faz muito tempo que não vou às compras. Seis reais o quilo de feijão. É demais.
Estou vendo aqui na capa de O MOSSOROENSE: "Preço do feijão chega a R$ 6,00 e fica indigesto para o consumidor".
CLIQUE AQUI para ver a capa do dia desse importante jornal do nosso RN.

Mineiro diz que o PT-RN envelheceu

O deputado Fernando Mineiro (PT) fez a declaração que ganhou a manchete de capa deste sábado do NOVO JORNAL.
Tá lá: "Para deputado Fernando Mineiro, Partido dos Trabalhadores no Estado precisa olhar para o espelho e ver os cabelos brancos. "Ainda temos o que cumprir, mas esgotamos um ciclo comigo e Fátima e precisamos buscar a renovação".
Outra chamada de capa é sobre as investigações em torno do assassinato do jornalista F. Gomes. Até hoje a arma do crime não apareceu.
E, como se não bastasse, veja só o que diz o título do NOVO JORNAL: "Suspeito de mandar matar F. Gomes destrói chip para eliminar provas".
O NOVO JORNAL está à venda nas bancas. Ontem, quando fui comprar o meu, tinha acabado em algumas bancas. Pra receber em casa, basta fazer uma assinatura através do número: 3221-4554.
A capa da edição de hoje pode ser vista na Internet. CLIQUE AQUI.

Veja também realiza enquete sobre debate na Globo

A VEJA está colocando a seguinte pergunta:
"Debate presidencial na Globo: Quem foi o melhor?"
Dei uma olhada no resultado parcial a 1h22.
Estavam assim: Tinham votado 8.012 internautas.
Serra - 77% - 6.161
Dilma - 19% - 1.557
Ambos foram mal - 166.
Ambos se sairam bem - 128.

ATUALIZAÇÃO:

Às 8h26 voltei ao site da enquete da VEJA e os resultados eram:

Total de votantes: 11.895
Serra: 77% - 9.117
Dilma - 20% - 2.323
Ambos foram mal - 256
Ambos se sairam bem - 199

NOVA ATUALIZAÇÃO:

Às 14h17, a situação da enquete da VEJA era a seguinte:
Total de votantes: 19.446
Serra -75% - 14.634
Dilma - 21% - 4.019
Ambos foram mal - 456
Ambos se sairam bem - 337

Folha faz enquete sobre debate na Globo

O site da Folha de São Paulo está fazendo uma enquete sobre o debate da noite de ontem na TV GLOBO.
A pergunta é: Quem venceu o último debate presidencial organizado pela Rede Globo?
A 1h06, estive lá e o resultado era:
Tinham votado 11.937 internautas assim distribuídos:
Dilma - 45% - 5.337
Serra - 55% - 6.600.

ATUALIZAÇÃO:
Às 8h20 deste sábado a situação era a seguinte:
Total de votos - 21.266
Dilma - 46% - 9.742
Serra - 54% - 11.524

NOVA ATUALIZAÇÃO:

Às 14h09 voltei ao site da FOLHA e a situação da enquete era a seguinte:
Total de votos: 36.519 assim distribuídos:
Dilma - 44% - 16.162
Serra - 56% - 20.357

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Amanhã, as duas últimas carreatas

Recebi das duas campanhas comunicações sobre suas últimas carreatas a serem realizadas amanhã, sábado.
A de Dilma, comunicada pela assessoria da deputada Fátima Bezerra (PT), terá concentração na Av. Roberto freire próximo ao Praia Shhoping. Vai pra Parnamirim, a partir das 11 horas.
A de Serra, informada pela assessoria do deputado Felipe Maia (DEM) terá concentração na área de Lazer do Conjunto Panatis, a partir das 9 da manhã.

TV-U promete transmitir ABC x Salgueiro amanhã

A TV Universitária está anunciando que vai transmitir amanhã, às 16 horas, a primeira semi-final da Série C entre Salgueiro e ABC, direto do Estádio do Arruda, em Recife.
A narração será de Anderson Cardoso.

Pesquisa dá mais de 80% de aprovação ao reitor

Pesquisa realizada pelo Departamento de Estatística indica que a gestão do reitor Ivanildo Rego e da vice-reitora Ângela Paiva Cruz na UFRN recebe mais de 80 da aprovação da comunidade universitária.
A informação está sendo distribuída pela AGECOM.
Acrescenta que a pesquisa foi realizada em todos os departamentos e unidades administrativas da Universidade ouvindo um universo de 1983 entrevistados - 943 alunos em final de curso, 507 docentes e 530 servidores técnico-administrativos, com mais de quatro anos de serviço.
Quer dizer: Em matéria de aprovação, os gestores da UFRN se perderem pra alguém é pro presidente Lula.
Ah, ia me esquecendo: A vice-reitora Ângela Paiva Cruz é candidata a reitora na eleição de novembro.

Feiras de domingo antecipadas para amanhã

Devido à realização do segundo turno da eleição presidencial no próximo dia 31, serão realizadas amanhã, sábado, as feiras tradicionalmente realizadas aos domingos em Natal.
São as seguintes: Quintas, Cidade da Esperança, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Nova natal, Gramoré, Nova república e Pirangi.
As feiras normalmente realizadas aos sábados, estão mantidas: Alecrim, Santa Catarina, Felipe Camarão, Cidade Nova e Pajuçara.

Informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Globo-Natal prioriza o aspecto local do 2º turno

O grande Santos Neto me comunica que, no próximo domingo, a Rádio Globo-Natal fará ampla cobertura do segundo turno da eleição presidencial, priorizando uma conotação local tanto durante a votação quanto durante a apuração.
E me convidou para participar com a sua equipe. Irei com o maior prazer, começando o meu trabalho por volta das 16 horas.
Mas, a cobertura da equipe de Santos Neto vai começar logo cedo, mobilizando nomes famosos do rádio norte-rio-grandense, como Marcos Lopes, Ricardo Silva, Marcos Lira, Francisco Inácio, Marcílio Dantas e as duas estrelas – Virginia Celli e Anna Ruth Dantas.
Na parte técnica, os titulares da equipe do grande e querido amigo Ailson Bonifácio: Ricardo Santos, Otaciano Alves, Jonas Santos e Décio Luís.
É impressionante a audiência da Rádio Cabugi. Aonde chego, muitas pessoas ainda falam sobre a cobertura do primeiro turno e indagam se voltarei a ser convidado na cobertura do segundo turno.
Agora, já posso responder: Estarei lá com o maior prazer. Pelo reencontro com a audiência, em todo o Estado, e pela oportunidade de reencontrar amigos a quem muito quero.

Natal realiza encontro sobre software livre

Promovido pelo Projeto Software Livre do Rio Grande do Norte (PSL-RN) em parceria com o Sebrae, será realizado dias 5 e 6 de novembro, no Praia Mar Hotel, em Natal, o IV ENSL – Encontro Nordestino de Software Livre.
São esperados cerca de mil participantes. Segundo os organizadores, mais de 600 inscrições já foram efetivadas.
Entre os palestrantes, destacam-se: Ricardo Bittencourt, engenheiro de software do Google; Liduina Vidal, pedagoga formada pela Universidade Estadual do Ceará, colaboradora do Projeto Software Livre Educacional; e Marcelo Branco, ativista e ex-organizador do Forum Internacional de Software Livre, coordenador de campanha nas redes sociais nas eleições 2010.
A grade com a programação completa do evento encontra-se no site <www.ensl.org.br>, onde é possível fazer sua inscrição e conhecer um pouco mais dos palestrantes.

Dilma e Serra travam hoje o último debate

Será na Rede Globo, depois da novela Passione.
As perguntas serão feitas por eleitores "indecisos" selecionados pelo Ibope.
Os candidatos passam o dia aguardando e se preparando para o momento decisivo.
CLIQUE AQUI e leia o que diz o site de O DIA.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Patrões oferecem reajuste de 3,5% a jornalistas

As empresas jornalistícas do RN rejeitaram as reivindicações formuladas pelos Sindicato dos Trabalhadores e contrapropuseram acabar o piso salarial da categoria, oferecendo um reajuste de 3,5% sobre os salários atuais.
O sindicato está convocando uma assembléia-geral para a próxima quinta-feira, dia 4, a fim de deliberar sobre a contraproposta apresentada pelas instituições patronais.
Atualmente, o piso salarial dos jornalistas do RN está em 900 reais e é o mais baixo do país. O Sindicato está pleiteando que seja reajustado para 1.500 reais.

Garibaldi dá entrevista na 102 FM

O senador Garibaldi Filho vai ser entrevistado amanhã, na FM UNIÃO (102.1), no programa apresentado por Chico Lima.
O programa começa às 8 da manhã.
Convidado por Chico Lima, lá estarei para fazer algumas perguntas ao senador peemedebista.

Fotos do adeus a Nestor Kirchner

Um álbum com 23 fotos disponibilizadas pelo jornal LA NACION.
Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.

Pesquisas de 2006 acertaram na mosca

Esou lendo aqui uma matéria publicada no site do ESTADÃO no sábado, 28 de outubro, véspera do segundo turno de 2006.
Segundo essa matéria, o JORNAL NACIONAL divulgou duas pesquisas nesse dia - uma do IBOPE e outra do DATAFOLHA.
Ambas apontavam para uma vitória do presidente Lula sobre Geraldo Alckmin com 22 pontos de diferença.
Aí eu fui conferir o resultado nas urnas: na mosca.
O Presidente Lula obteve 68,83% dos votos e Alckmin, 39,17. Duferença pró-Lula: 21,66%.
Foi na mosca ou não foi?
CLIQUE AQUI e leia no site do ESTADÃO a matéria publicada dia 28 de outubro de 2006.

Número de indecisos é maior que em 2002 e 2006

Agora em 2010, segundo apuração do Datafolha, é maior do que os apurados em 2002 e 2006 a três dias do segundo turno. Quer dizer, nessa mesma época com relação à data da eleição.
Essa informação está no artigo intitulado "Pesquisas já não servem de conforto", da jornalista Renata Lo Prete, da FOLHA DE SÃO PAULO, que li há pouco no blog do Noblat, no site de O GLOBO.
Nas eleições anteriores, por outro lado, era bem mais elevada a maioria que o Datafolha de três dias antes do segundo turno atribuia ao então candidato do PT - o presidente Lula - contra seus adversários.
Vamos aos números tirados do artigo da Renata:
2002 - Maioria de Lula sobre José Serra - 28 pontos. Indecisos: 6%.
2006 - Maioria de Lula sobre Alckmin - 22 pontos. Indecisos: 3%
2010 - Maioria de Dilma sobre Serra - 12 pontos - Indecisos: 8%.
CLIQUE AQUI se quiser ler o artigo completo da Renata Lo Prete no blog do NOBLAT.

Micarla tinha compromisso com Serra, diz Agripino

Estou vendendo o peixe pelo preço que comprei. Leio a manchete de capa da edição desta tarde do JORNAL DE HOJE:
- Para Agripino, Micarla quebrou compromisso ao apoiar Dilma
E completa:
-Senador diz que prefeita viajou com ele para ter uma conversa com Serra; e que, no encontro, foi acertado que ela se manteria na oposição.
Essa mesma versão me foi relatada, hoje de manhã, pelo senador João Faustino durante entrevista na FM UNIÃO - 102.1.

Livro sobre Leopoldo Nelson será lançado amanhã

Será lançado amanhã, dia 29, às 19h, no Solar Bela Vista (Ribeira), o livro “Leopoldo Nélson – Um Canto para o Terceiro Mundo” organizado por Angela Almeida e Helenita Monte.
Na ocasião, estarão presentes o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ivonildo Rêgo, e a pró-reitora de Pesquisa, Bernardete Cordeiro de Sousa - ex aluna do homenageado.
Leopoldo Nélson, ex-professor da UFRN e um dos primeiros pesquisadores de Fisiologia da Instituição, foi também artista plástico e escritor.
O livro, que é fruto de registros guardados pela sua esposa, tem como principal foco dialogar poemas com as obras plásticas desenvolvidas pelo professor, da mesma forma que contextualizar a figura de Nelson com a Universidade.
No volume, o leitor encontrará fotos, depoimentos de pessoas e opiniões de amigos sobre o escritor.

Informações da AGECOM.

Judas Tadeu se queixa de ingratidão

- Quando o clube estava prestes a perder tudo para o INSS e outros credores, nós salvamos. Essa diretoria não reconhece nada.
Esta é apenas uma das frases atribuidas ao ex-presidente do ABC, Judas Tadeu, e que estão elencadas no blog de Ricardo Silva, no site da TRIBUNA DO NORTE.
O ex-presidente enfatiza que não vai dar entrevista sobre sua saída, assinalando que só se dispõe a falar sobre isso se for perante uma reunião do próprio Conselho Deliberativo.
CLIQUE AQUI para acessar o blog de Ricardo Silva no site da TN.

Problema de Judas é ciúme, diz o torcedor

Recebi do amigo João André, responsável por um dos blogs mais visitados da Grande Natal, um comentário à notícia sobre a saída do ex-presididente do ABC, Judas Tadeu, do Conselho Deliberativo do Clube.
O comentário está publicado no local apropriado, mas, pela sua importância faço questão de transcrevê-lo:
- Ninguém é ABC mais do que eu, admito ainda igualdade. É inconteste a passagem brilhante de Judas Tadeu na presidência do clube mais querido do RN. Porém, Judas não pode querer aparecer mais do que Rubens. Ele tem que colocar na cabeça que o presidente agora é outro. O ABC vive uma outra história. O problema de Judas não é reconhecimento, é ciúme mesmo. Judas dedicou sua vida ao ABC de uma forma tão eloqüente que a sua ficha ainda não caiu.
CLIQUE AQUI para acessar o blog de João André.

Sandro teme que haja demissões em Ceará Mirim

O presidente estadual do PSOL, Sandro Pimentel, externou o temor de que o próximo passo do prefeito Antônio Peixoto no enfrentamento da crise que afeta Ceará-Mirim seja a demissão de funcionários.
Sandro editou em seu blog um comentário sobre a sabatina a que Peixoto se submeteu ontem na Câmara Municipal.
Em determinado momento, destaca:
- Algo me chamou muita atenção. Foi quando o delegado prefeito falou que a situação é muito difícil para os municípios, mas que aqui em Ceará-Mirim ele ainda não demitiu nenhum servidor público do quadro efeito e frisou: "ainda não demiti, ainda não". Em minha opinião essa é uma ameaça aos servidores públicos e uma demonstração exacerbada de autoritarismo do delegado que se esquece que concursado não pode ser demitido por incompetência administrativa do prefeito.
CLIQUE AQUI para acessar o blog de Sandro e ler todo o seu comentário.

Lula vai hoje ao velório de Kirchner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou para hoje (28) a viagem a Buenos Aires para acompanhar o velório do corpo do ex-presidente do país Néstor Kirchner, que morreu ontem (27) –informou a Agência Brasil, com texto de Yara Aquino.
A previsão inicial era que Lula fosse para a Argentina amanhã (29), mas foi preciso antecipar a viagem porque a Presidência da República foi informada de que o velório de Kirchner será encerrado na noite de hoje. Amanhã ocorrerá a cremação do corpo.
Lula seguirá para a Argentina após participar de cerimônia no Campo de Tupi, no Rio de Janeiro, que deve começar às 15h. Para ir à Argentina, o presidente cancelou um compromisso partícula (comício de Dilma) marcado para o início na noite, em Recife.
Além de Lula, sete presidentes sul-americanos irão acompanhar o velório de Néstor Kirchner.

Judas Tadeu deixa o Conselho do ABC

Li a notícia, agora, no blog de Marcos Lopes, no site da TRIBUNA DO NORTE.
Pelo que entendi, o ex-presidente Judas Tadeu está instaisfeito com o tratamento que recebe do seu sucessor, Rubens Guilherme, o atual presidente.
Uma pena. Pois mais que o ABC hoje esteja por cima, não pode ser apagada a passagem de Judas pela direção do clube.
CLIQUE AQUI para acessar o blog de Marcos Lopes.

Missa marcará os 90 anos de D. Eugênio

Dom Eugênio de Araújo Sales, cardeal arcebispo emérito do Rio de Janeiro, vai fazer 90 anos no dia 8 de novembro.
A missa comemorativa será no dia 6, na Catedral do Rio.
Dom Eugênio é norte-rio-grandense, natural de Acari. Foi ordenado padre em 21 de novembro de 1943. Em 1954 foi eleito bispo auxiliar de Natal e, depois, em 1961, foi nomeado administrador apostólico da Arquidiocese. Em 1964, no dia 9 de julho, assumiu a Arquidiocese de Salvador, sendo transferido para o Rio de Janeiro em 1970 e ali permaneceu como Cardeal Arcebispo durante 31 anos.
CLIQUE AQUI para ler mais sobre D. Eugênio no site da Arquidiocese de Natal.

Gesto de Grandeza(*)

A atitude do secretário de Obras de Natal, Demétrio Torres, entregando o cargo à prefeita Micarla de Sousa por discordar do seu comando político constitui gesto de grandeza que, há bom tempo, não testemunhava. Não vai ser fácil pra Micarla encontrar um substituto à altura. Isto é: um substituto que consiga aliar a competência do secretário demissionário, com sua inquestionável experiência de executivo do serviço público e com a sua correção política.
Há informações (que não consegui confirmar, diga-se de passagem, mas há indícios que as endossam) de que, na realidade, a adesão de Micarla à candidatura da ex-ministra Dilma, foi para Demétrio apenas a gota d’água. Há algum tempo ela já havia perdido o encanto com a esperança que a eleição de Micarla represnetava. E a cada dia via crescer aquele sentimento incômodo semelhante ao de um peixe fora d’água.
Por correção política, vinha conseguindo superar esse desconforto pessoal. Afinal, estava ali por integrar um grupo político. Não chegou lá de pára-quedas. Chegou porque ajudara a construir a vitória e se sentia, portanto, co-responsável com o dever de dignificá-la contribuindo com a realização de um governo comprometido com o discurso levado à praça pública.
Mas, na hora em que Micarla, distanciada desse compromisso, sem consultar aliados, apenas lhes comunicou seu novo posicionamento político-eleitoral, não teve a menor dúvida: abriu a porta pra sair.
Infelizmente, a prefeita recebe um pedido de demissão desse quilate com a maior naturalidade do mundo. Praticamente como se nada de grave tivesse acontecido. “O senador José Agripino já tinha me dito que eu me preparasse para essa possibilidade porque ele seria chamado para integrar a equipe da governadora eleita” – disse ela na entrevista de 2ª feira na 95 FM.
Imagino, francamente, que Micarla tenha falado isso sem qualquer maldade, mas é o tipo da declaração que explicita a relação de distância que ela tem com a sua equipe. Uma relação de imperatriz com súditos, no sentido de que a imperatriz não se rebaixa para ouvir o súdito. Quando o escuta, ouve quem fala por ele.
Esse tipo de comportamento é muito complicado – e me arrisco a dizer – muito prejudicial a quem o adota. No serviço público principalmente. Ninguém faz nada sozinho. Um secretário de um governante jamais será um súdito, por mais humilde e tolerante que seja.
Quem dirige precisa de uma equipe - competente, séria, experiente, correta e, de preferência, que tenha espírito público e seja capaz de trabalhar unida. Sob um comando, é certo. Mas, um comando que não se sinta rebaixado por ter uma equipe merecedora de respeito. Pelo contrário.

(*) Este foi o meu comentário na edição de ontem do NOVO JORNAL. Para receber o NOVO JORNAL em casa, faça uma assinatura: 3221-4554.

Espacial coordena evento internacional

A Espacial Eventos é quem está responsável pela coordenação do 1º Congresso Internacional de Ciência, Ética e Educação Integrada que começa nesta quinta-feira, no SERHS Natal Grande Hotel.
Com três dias de duração, o Congresso receberá cerca de 600 participantes (60% de fora de Natal e do Brasil) e 60 palestrantes, sendo 12 internacionais.
A Espacial Eventos, dirigida por Neiwaldo Guedes, profissional com 18 anos de mercado, recentemente promoveu, com grande sucesso, o 13º Congresso Brasileiro de Enfermagem, reunindo cerca de 5 mil pessoas.

Iberê participa de comício com Garibaldi em Macau

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e o senador Garibaldi Filho (PMDB) que estiveram em palanques separados, no primeiro turno, ocuparam o mesmo palanque, ontem à noite, em Macau, defendendo a chapa presidencial do PT/PMDB, Dilma Roussef e Michel Temer.
Também participaram do comício os deputados federais Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR), os estaduais Hermano Morais (PMDB) e George Soares (PR),  bem como o prefeito Flávio Veras (PR).
Um palanque que não pôde ser visto no primeiro turno (Divulgação)

Micarla garante Natal como sede da Copa

A prefeita Micarla de sousa está distribuindo a seguinte nota:

NATAL: A SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2014
Natal será não somente sede da Copa. Será a melhor sede da Copa 2014 do Brasil. Não há possibilidade da nossa cidade deixar de figurar como uma das 12 sedes. Asseguramos esta certeza junto ao Governo Federal e ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que confirmou diretamente ao deputado federal Henrique Alves (PMDB), na tarde desta quarta-feira.
Por parte da Prefeitura do Natal, quero reafirmar que todas as tarefas foram e estão sendo cumpridas. Primeiro no tocante ao licenciamento da área onde será construída a Arena das Dunas Novo Machadão. Depois na cessão da área ao Governo do Estado para que este realizasse licitação em modelo PPP (Parceria Público Privado) e escolha consórcio ou empresa responsável pelo nosso novo estádio.
Natal é a única cidade-sede da Copa de 2014 que já iniciou a concorrência para a contratação das empresas para execução das obras de mobilidade urbana na cidade. Ao todo, a Prefeitura do Natal vai investir R$ 330 milhões. A primeira etapa, em processo de licitação, compreende 5 lotes e totaliza R$ 170 milhões em investimento. São obras importantes que vão desafogar o trânsito e preparar nossa cidade para a demanda de público da Copa do Mundo.
É importante ainda destacar que a Prefeitura do Natal aguarda a aprovação, por parte do Governo Federal, de uma série de projetos como o Prodetur II, que destinará 77 milhões de dólares para a revitalização da orla marítima de Natal, e o PAC II, com a inclusão de mais de R$ 200 milhões em obras de drenagem e pavimentação, com destaque para as áreas do entorno da Arena das Dunas.
Com todo este processo em curso, projetos aprovados, licitações em andamento, investimentos assegurados, reiteramos que a parte que cabe a Prefeitura do Natal está sendo cumprida integralmente. Aproveito para tranqüilizar os natalenses que, assim como nós, sonham em sediar um evento de tal magnitude, que proporcionará o choque de desenvolvimento que a nossa cidade precisa e deixará um legado imenso para as futuras gerações.

Micarla de Sousa
Prefeita de Natal

Fila de três meses pra fazer uma mamografia

Quem acaba de fazer essa denúncia, no programa O POVO NO RÁDIO, na 96 FM, foi o deputado Luiz Almir.
- Na Saúde está uma humilhação. A fila para fazer uma mamografia é de três meses. Tá uma esculhambação.
Ele disse já ter conversado com a prefeita para a necessidade dela colocar o secretariado pra trabalhar.
Mas, assinalou que Micarla não estão atendendo mais as suas liigações.
- A Semsur precisa melhorar. Os mercados estão abandonados. As áreas de lazer e as quadras esportivas estão uma esculhambação. O DED está pra cair.

Faustino dá entrevista na 102 FM

Daqui a pouco estarei participando de uma entrevista com o senador João Faustino na 102 - FM União.
Fui convidado pelo amigo Chico Lima.
O programa começa às 8 horas.

Educação e saúde estão sem telefone

Isso em Natal, a capital que se diz capaz de sediar uma Copa do Mundo.
Aliás, não é somente sem telefone. É sem tem telefone e sem computadores.
Logo nas duas secretarias supostamente mais importantes de qualquer administração. Imagine nas outras como é que a situação está.
A notícia está na capa do NOVO JORNAL nesta quinta-feira:
- Servidores das Secretarias de Saúde e de Educação da Prefeitura, que funcionam no antigo Novotel, trabalham sem telefone esem computadores. A Saúde deve 457 mil à OI.
Quer dizer: É uma vergonha.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Exclusão de Natal da Copa "ainda" não é verdade

A respeito de notícia veiculada por parte da mídia do Rio Grande do Norte na Internet nesta quarta-feira (27), o deputado federal Fábio Faria, o primeiro a defender Natal como cidade-sede da Copa de 2014, declara que a informação é inverídica, mas faz um alerta:
“Natal ainda está entre as cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, mas venho alertando há meses o risco do nosso Rio Grande do Norte perder a maior oportunidade de atração de novos investimentos e, conseqüentemente, avançarmos econômica e socialmente.
Prefeitura e Governo do Estado não cumpriram os prazos determinados pela Fifa até agora, a licitação sequer foi concluída e nem sinal de obras do complexo Arena das Dunas ou de infra-estrutura necessárias para que a cidade sedie a Copa de 2014.
Acredito que esse envolvimento da sociedade vem se somar à atuação da classe política do nosso Estado, que está unida em torno desse projeto tão importante para o Rio Grande do Norte. Nossa bancada federal lutou para a inclusão de Natal entre as cidades-sede. E conseguiu. Mas o cumprimento do cronograma definido pela Fifa cabe, exclusivamente, ao poder executivo.
Vamos continuar cobrando da Prefeitura de Natal ações mais efetivas para o cumprimento das metas. E a partir de janeiro, teremos a governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria trabalhando forte pelo sucesso desse projeto, que não é de uma pessoa, de uma classe social, mas de todo o Estado do Rio Grande do Norte.”

Com informações de Estella Dantas, chefe da Assessoria de Imprensa do deputado Fábio Faria (PMN).

Fernando Fernandes assume Secretaria de Esportes

A Governadoria informou,  no final da tarde, que o ato de nomeação do empresário Fernando Fernandes para a Secretaria estadual de Esportes sai no DIÁRIO OFICIAL de amanhã.
Ele vai ficar acumulando duas pastas, uma vez que já é o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa de 2014.
Na Secretaria de Esportes, Fernando substiui o vereador Júlio Protásio (PSB) que pediu demissão ontem.

Definidos horários das missas nos cemitérios

A Arquidiocese de Natal acaba de informar o horário das missas que serão celebradas no Dia de Finados - 2 de novembro - nos cemitérios de Natal e de Emaús (Parnamirim):

Bom Pastor I - 10h / 16h
Bom Pastor II - 10h / 16h
Alecrim - 8h / 17h
Parque da Passagem - 7h30 / 9h / 17h
Nova Descoberta - 7h / 16h30
Ponta Negra - 8h / 10h / 16h
Morada da Paz – Emaús - 6h30/8h30/15h30/17h
Vila Flor (BR 101) - 10h

Muda de novo ordem de debates entre reitoráveis

A AGECOM anunciou hoje uma nova ordem para os debates entre as candidatas a Reitora da UFRN -  professoras Ângela Cruz e Arlete Araújo.
Se não mudou de novo, neste momento, deve estar sendo realizado um primerio debate (oficial) em Currais Novos. Estava marcado pra começar às 16 horas.
Para amanhã, às 9 horas, está previsto outro debate, desta vez, em Natal, no auditório da Escola de Música.
Depois, só no dia 3 de novembro, quando estão previstos dois debates: Um, às 9h30, no auditório da Reitoria; e outro às 16 h, em Santa Cruz.
Dia 4, o debate será às 9 horas, no Centro de Ciências da Saúde. Por fim, dia 5, às 20 horas, o debate será na TV-U, com transmissão ao vivo.

Jornada estética marca 80 anos da ABO-RN

A Associação Brasileira de Odontologia do RN está com uma série de eventos para comemorar seus 80 anos de atividades, apresentando nos dias 29 e 30 próximos, a 4ª Jornada Estética, no Hotel Praiamar, tendo como palestrantes os Drs. Leonardo Muniz, Weider Silva e Ronaldo Hirata.
As inscrições estão sendo feitas na sede da ABO-RN à rua Felipe Camarão, 514 - Centro ou, pelo fone 3222-3812, ou ainda pelo site http://www.aborn.org.br/, sendo gratuito para sócios em dia.
O dia 29 também vai ser histórico para a ABO/RN, pois vai marcar a inauguração às 20h da nova sede científica e cultural da entidade, sendo o acontecimento muito esperado pela categoria, pelo tamanho do prédio e o avanço que vai significar para toda a classe odontológica potiguar.
Fechando a programação a entidade promove no dia 30 a tradicional Festa do Dentista, comemorando os 80 anos da ABO/RN festivamente no La Mouette Recepções, ao som de São Jó e Pura Tentação, com as senhas e as informações na sede da rua Felipe Camarão, fone 3222-3812.

Texto encaminhado por Flávio Rezende.

Liberação da BR-101 gera reclamação em S. José

A Prefeitura de São José do Mipibu recebeu, na manhã desta quarta-feira, 27, ofício assinado pelo comandante do 1º Batalhão de Engenharia e Construção, Tenente-Coronel Paulo Sérgio Ortiz Rosa, comunicando a liberação do trecho duplicado da BR101, na altura do perímetro urbano de São José de Mipibu.
De acordo com o comandante, o tráfego no trecho vai estar liberado a partir das 07h do dia 29, sexta-feira. Ele informa na missiva que foram cumpridas as exigências técnicas estabelecidas pelo DNIT/RN, que viabilizam a liberação do tráfego no trecho supracitado, em caráter provisório, nos aspectos segurança para os usuários da rodovia e moradores da região, com a construção de seis redutores de velocidade (lombadas) e com a respectiva sinalização prevista.
A prefeita Norma Ferreira, ao tomar conhecimento do ofício, afirmou que a notícia da liberação do trecho é preocupante.
“Vamos continuar com a cidade dividida ao meio. Eu não acredito que depois das reuniões que tivemos, inclusive com o próprio Ministro dos Transportes, em Brasília, o DNIT vá deixar a cidade partida ao meio, trazendo prejuízos a toda a população, sobretudo os pedestres, que terão um muro pela frente como obstáculo e os motoristas que vão ter que rodar quilômetros para fazer o retorno de um lado para o outro”, reclamou a prefeita.

Com informações da ECO NOTICIAS.

Kirchner resgatou a política como instrumento de transformação, diz professor argentino

O professor argentino radicado em Natal, Gabriel E. Vitullo, creditou ao falecido presidente argentino Nestor Kirchner, o feito de ter resgatado a atividade política como instrumento de transformação.
Vitullo é Doutor em Ciências Políticas, está no Brasil há 12 anos, dois dos quais em Natal, onde é o diretor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Essa consideração sobre o papel desempenhado por Kirchner como presidente e líder político do seu país, ele fez numa rápida entrevista que me concedeu, via e-mail, e que passo a transcrever:

Qual o principal papel desempenhado por Kichner como presidente e/ou líder político na Argentina?
Como presidente (2003-2007) e depois como principal articulador e conselheiro político do governo Cristina Fernández de Kirchner, Nestor Kirchner tem desempenhado um papel fundamental. Kirchner, como emergente da fabulosa crise que se deflagrou no país em 2001-2002, veio resgatar a importância da política como ferramenta transformadora e como espaço para a discussão de diferentes projetos de futuro. Foi ele quem, da presidência, encabeçou o processo de forte crítica ao modelo neoliberal e a necessidade de pensar os eixos em torno dos quais construir um modelo diferente, que garanta altos índices de crescimento com distribuição de renda e reparação das grandes injustiças sociais. Kirchner teve um papel de destaque, ainda, no processamento e castigo aos torturadores e assassinos da última ditadura cívico-militar que sofrera a Argentina (1976-1983), até então impunes, propiciando, assim, a conquista da memória e da justiça.

Que impacto imediato a sua falta pode exercer sobre o momento argentino, do ponto de vista interno e do ponto de vista externo?
O impacto político interno será fortíssimo, na medida em que ele era a principal figura política do país e principal candidato a suceder a sua esposa no exercício da presidência da república, com eleições agendadas para outubro de 2011. De fato, ele há meses vinha encabeçando todas as pesquisas de opinião, com chances crescentes de ganhar a eleição em primeiro turno, em um quadro de forte fragmentação da oposição. Do ponto externo, a UNASUL perde seu Secretario Geral e um dos principais impulsionadores dos processos de integração latino-americana e de enfrentamento à ALCA. Governos progressistas como o de Lula, Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa ou José Mujica também perdem um grande aliado.

O vácuo político (na política interna) resultante de sua morte será  "naturalmente" absorvido pela liderança da presidente Cristina ou existem outras possibilidades?
O vácuo será parcialmente absorvido pela presidenta Cristina, que tem ainda um ano de mandato pela frente e que, provavelmente e depois do que aconteceu, venha pleitear a sua reeleição (embora seja muito cedo ainda para imaginar qualquer cenário futuro quanto a candidaturas e realinhamentos político-partidários). Vale destacar que a presidente é uma mulher de grande fortaleza, com uma grande capacidade política.

Livro focaliza mistérios da vaidade humana

A editora Qualitymark lança amanhã, dia 28, a partir das 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall,  o livro “Os mistérios da vaidade humana”, no qual os cirurgiões plásticos Charles Sá e Natale Gontijo de Amorim discutem a vaidade em seus mais diferentes aspectos.
A abordagem ao mesmo tempo complexa e cuidadosa rendeu elogios do renomado cirurgião plástico Ivo Pitanguy e do escritor Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), que assinam os prefácios.
Charles Sá e Natale Gontijo de Amorim mostram que a  cirurgia plástica surgiu como um avanço da medicina para proporcionar ao homem o direito de corrigir anormalidades e de melhorar dotes físicos.
“Quando bem indicada e bem realizada, a cirurgia plástica ajuda na busca de uma vida plena de auto-confiança e satisfação”, afirma  Charles Sá.
Os autores encerram a obra com um roteiro completo para quem pensa em realizar uma plástica: descrição dos principais tipos de cirurgia, anestesia utilizada, pré e pós-peratório, informações sobre cicatrizes e um comentário final sobre cuidados especiais e resultados esperados.
“Trata-se de um guia confiável para o paciente consciente que não quer cair em "armadilhas”, resume  Natale Gontijo de Amorim. 

Ex-presidente argentino morre aos 60 anos

O ex-presidente argentino, Néstor Kirchner, morreu hoje de manhã em consequência de uma parada cardiorrespiratória.
Ele estava viajando pelo país com a mulher, a atual presidenta, Cristina.
CLIQUE AQUI e leia o noticiário do site da revista VEJA.

O site do jornal argentino LA NACION está disponibilizando um álbum com 19 fotos do ex-presidente. Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.

Hermano sugere Waltinho pra prefeito de Natal

O deputado estadual eleito Hermano Morais afirmou que o melhor nome do PMDB para dsputar a Prefeitura de Natal em 2012 é o do deputado estadual (reeleito) Walter Alves.
A manifestação de Hermano foi externada em entrevista que o DIARIO DE NATAL publica em sua edição de hoje.

Trem chinês "vôa" a 420 por hora

O CHR 380 foi inaugurado ontem ligando as cidades de Shanghay e Hangzhou.
O novo trem pode alcançar a velocidade de 420 km/h, mas no percurso de 200 km entre essas duas cidades chegará somente a 350.
No primeiro dia de operaçào, a viagem foi feita em média em 45 minutos, a metade do tempo que era gasto, até agora, pelos trens convencionais.
A China possuir a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo - mais de 7 mil quilômetros.
O Governo chinês quer chegar aos 13 mil quilômetros em 2012 e a 16 mil em 2020.
CLIQUE AQUI para ler (em espanhol) informações mais detalhes no site ABC.

Onda de mosquitos assola Natal

Ainda bem que, nem todos, são transmissores da dengue.
Mas, está insuportável a onda de mosquitos que está assolando vários bairros de Natal.
Quase todos os supermercados da cidade estão aproveitando para fazer promoção de venenos para enfrentá-los.
Agentes de combate a dengue revelam que, aonde passam, a reclamação é generalizada.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Antidopping pega maconha em zagueiro do América

O antidopping realizado no zagueiro Luizão, dia 11 de setembro, depois do jogo em que o América perdeu para o São Caetano por 1x0 deu positivo para uma substância presente na maconha.
O jogador pegou uma suspensão preventiva de 30 dias e, no julgamento, pode pegar uma condenação de até dois anos.
CLIQUE AQUI e leia mais no site da FOLHA.

ONU condena embargo econômico a Cuba

Pelo décimo nono ano consecutivo, a Assembléia-Geral das Nações Unidas aprovou, hoje, uma moção de condenação ao embargo econômico imposto a Cuba pelos Estados Unidos.
Enquanto isso, na ilha, as autoridades cubanas deram a conhecer marco regulatório destinado a equilibrar as contas públicas.
Foi posto em prática um novo e ambicioso esquema tributário para os "empregados independentes" - aqueles que trabalham por conta própria.
As taxas chegam a até 50% do faturamento.

Ciclistas vão à Reserva da Ponta do Tubarão

O presidente da Associação de Ciclistas do RN, Haroldo Mota, anunciou para 7 de novembro o seu primeiro passeio.
O objetivo é percorrer de bicicleta, pela beira mar, cerca de 25 quilômetros da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ponta do Tubarão.
Um dos destaques dessa área é o envolvimento das comunidades nas ações de vigilância e preservação da natureza no sistema estuário do Rio Tubarão, a Ponta do Tubarão, as dunas e a restinga adjacentes aos distritos de Diogo lopes e Barreiras (Macau).
Quem se interessar em participar, deve entrar em contacto com Haroldo.
Contato para reservar seu lugar
Telefones: (84)9927.6555 ou 8808.6559

Ceará-Mirim terá novos secretários em breve

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, deverá anunciar na próxima semana a constituição do seu novo secretariado - informou, hoje, via e-mail, a assessora de Comunicação, Daiana Brandão.
Há alguns dias, Peixoto demitiu toda sua equipe, inclusive os demais cargos comissionados, como forma de adequar o município às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Por outro lado, Daiana revelou, também, que o prefeito decidiu procurar a imprensa a fim de explicar as outras dificuldades enfrentadas pelo município.\
Essas dificuldades resultaram, entre outros problemas, na suspensão da coleta do lixo, no corte de energia em prédio públicos e na interdição do mercado da carne.
De acordo com a assessora, além da crise nacional que afeta todas as prefeituras, em Ceará-Mirim a situação ficou ainda pior em virtude da suspensão das atividades da Usina São Francisco, o que acarretou sensível redução na arrecadação do ISS.
Nesta quarta-feira, dia 27, às 13 horas, Peixoto dará uma entrevista ao jornalista Pinto Júnior, na TV União.

Candidatas a reitora voltam a debater dia 28

Os debates oficiais entre as candidatas a reitora da UFRN só começarão dia 28 - divulgou ontem a AGECOM.
Anteriormente foi anunciado que esses debates começariam dia 26.
A nova ordem dos debates é a seguinte:
Dia 28:
Às 8 horas - Na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA, em Santa Cruz.
Às 19h30 - No CERES de Caicó.
Dia 3/11:
Das 9h30 às 11h30 - Auditório da reitoria.
Ainda haverá um último debate no dia 5, com transmissão da TV-U, mas o horário não foi informado na matéria que acaba de ser distribuída pela AGECOM.
As candidatas já participaram de um debate promovido pelo portal nominuto.com, mediado pelo jornalista Diógenes Dantas.

TV-U reapresenta hoje ABC 3x1 Águia, às 21h

A TV Universitária - Canal 5 da TV aberta e 17 da TV a cabo - anunciou que vai apresentar, hoje, às 21 horas, a reprise do jogo ABC 3x1 Águia do Pará, realizado domingo no Frasqueirão.
Foi o jogo que valeu a carimbada do passaporte do time alve-negro para a Série B, do Campeonato Brasileiro.

CNA/Senar abre concurso de todos

Os fotógrafos profissionais e amadores do Rio Grande do Norte que desejarem participar do 2º Concurso Fotográfico do Sistema CNA/Senar têm até a próxima sexta-feira (29) para se inscreverem no site do Canal do Produtor e mandarem as suas fotografias com o tema: “PESSOAS QUE DÃO VIDA AO CAMPO”.

Serão escolhidas 24 fotos, divididas em dois tipos de premiações diferentes. As 12 melhores fotos receberão premiação em dinheiro, no valor de R$ 2.000 (dois mil reais). As outras 12 fotos escolhidas receberão Menção Honrosa pela participação.

Até o momento, os organizadores já receberam mais de 550 fotografias, enviadas de fotógrafos amadores e profissionais de todo o Brasil.

Envie agora mesmo para o Canal do Produtor a sua melhor foto e vamos torcer para que um fotógrafo do RN ganhe o prêmio.


Texto encaminhado pela agência Eco Notícias.

Janduís expõe "Retratos do Sertão do Apodi"

A exposição fotográfica “Retratos do Sertão do Apodi” do Projeto Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião foi aberta hoje na Biblioteca Municipal Professor Teófilo Régis e ali ficará até a próxima segunda-feira, dia 01/11.
A mostra é o resultado da expedição fotográfica realizada por vários profissionais de renome pelos 17 municípios que compõem o território. 
A abertura da exposição contou com a presença de representantes da Prefeitura de Janduís, Sebrae, Câmara Municipal, organizações não-governamentais, artistas e a comunidade como um todo.  
O evento ocorre paralelo à Festa de Santa Teresinha, padroeira do município de Janduís, como mais um atrativo para os fiéis católicos, turistas e janduienses ausentes que visitam a cidade durante esse período.
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
"Nas pegadas de Lampião em Janduís" (FOTO: Antônio Estevan/Divulgação)

Plano eleva em 5 milhões a folha da Prefeitura

A Câmara Municipal de Natal acaba de aprovar, por unanimidade, os projetos da prefeita Micarla de Sousa, que constituem o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos dos servidores municipais.
Segundo o vereador Aquino Neto (PV), já a partir do próximo mês, o plano vai representar um aumento da ordem de 5 milhões de reais nas despesas mensais da Prefeitura com o pagamento de pessoal.
A vereadora Júlia Arruda (PSB) disse considerar a aprovação dos projetos encaminhados pela prefeita uma vitória "apenas parcial".
Lembrou ter apresentado 16 sugestões de emendas à proposição inicial, encaminhada à Câmara ainda no mês de agosto.
Todas as sugestões - esclareceu - foram objeto de reivindicações dos servidores.
A vereadora reconhece que a prefeitura acolheu nove das suas sugestões, incluindo-as no projeto substitutivo que chegou à Câmara na última quinta-feira. Mas, lamentou que tenha havido ameaça de veto total, caso a Câmara tivesse decidido aprovar alguma emenda.

O GLOBO também faz enquete sobre debate

O site de O GLOBO está realizando, a exemplo do da FOLHA, uma enquete sobre o debate dos presidenciáveis, ontem à noite, na TV Record.
Estive á às 12H03 e, à pergunta "Quem se saiu melhor no debate entre os presenciáveis?" tinham sido dadas 2.761 respostas assim distribuídas:
Serra - 56,28%
Dilma - 43,72%
Se quiser votar, vá à página inicial de O GLOBO e na editoria de "Eleições 2010", clique no link "Quem foi melhor no debate? Vote".
CLIQUE AQUI para acessar o site de O GLOBO..

América procura despertar a torcida

Depois de duas vitórias consecutivas, mas sob forte ameaça de ser rebaixado para a Série C, o América tenta reconquistar o apoio da torcida.
Esse apoio será fundamental para que o time reencontre ânimo e determinação a fim de ir buscar os resultados de que precisa e que lhe garantam, pelo menos, mais 15 pontos nos jogos que restam.
A primeira providência na busca desse reencontro com a torcida é a promoção para o próximo compromisso, sábado agora, no Machadão, contra o Ipatinga.
Começará às 20 horas. Os ingressos foram reduzidos em 50%. Uma arquibancada vai sair por 10 reais e uma cadeira especial por 30. Idosos e estudantes ainda terão desconto de 50% sobre o preço promocional.
Vamos lá, gente.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa na TRIBUNA DO NORTE.

Iraque condena à forca outro adversário

Desta vez foi o vice-primeiro ministro do governo Sadam Hussein, o católico Tarek Aziz.
Foi acusado de promover uma depuração nos partidos religiosos.

Voluntários querem ampliar a "Casa do Bem"

Como resultado da "Caminhada do coração", realizada domingo, voluntários anunciaram a disposição de adquirir terrenos ao lado da sede da "Casa do Bem", em Mãe Luiza, com o objetivo de ampliar as instalações dessa importante ONG de Natal.

Esta é uma das notícias que acabo de receber da Assessoria de Imprensa da Casa do Bem, das quais destaco as que se relacionam com a "Caminhada do Coração" e seus desdobramentos. Transcrevo-as:

1 - Domingo realizamos a Caminhada do Bom Coração, evento idealizado em parceria com a Sociedade de Cardiologia do RN, numa formatação conjunta entre os Drs. Itamar e Diana, Sânzya e Flávio Rezende, com apoio de outras entidades parceiras, reunindo cerca de 500 pessoas no estande da Cyrela em Areia Preta, que caminharam para a Casa do Bem, onde rolou comida saudável, som com o DJ Berto Cabral e confraternização maravilhosa. Dr. Itamar gostou tanto que afirmou no momento que ano que vem teremos mais Caminhada do Bom Coração.

2 - Outras coisas do bem também pintaram no evento, como a idéia de realizar o Passeio Ciclístico do Bem, o juiz Fábio Holanda pensa em adquirir um terreno para aumentar a Casa do Bem em parceria com um trabalho que ele desenvolve no bairro e, o casal Itamar/Ludmila, prometendo esforços para também adquirir um outro terreno para que a Casa do Bem possa crescer mais.

3 - Essas notícias são tudo que a gente queria pois, aumentando, vamos poder fazer mais, muito mais.

Folha faz enquete sobre debate na Record

Às 9h33, tinham participado 10.222 internautas.
À pergunta "Quem se saiu melhor no debate da Record", tinham sido dadas as seguintes respostas:
Dilma - 4.433 - 43%
Serra - 5.789 - 57%
Para votar, CLIQUE AQUI.

Felipe defende o nome de Serra no Seridó

O deputado Felipe Maia (DEM) dedicou a segunda-feira a visitas ao Seridó, onde agradeceu a votação que o reelegeu e fez campanha em defesa do candidato presidencial do PSDB, José Serra.
Em Currais Novos, acompanhado pelo presidente da Câmara, João Neto, percorreu a tradicional feira livre da cidade. Depois foi a Parelhas.
Nessa cidade, onde a vitória foi de Serra no primeiro turno, Felipe estava com Ulisses Potiguar Filho, vereadores Humberto Alves, Antônio Neto, ex-vereadores Zilda e Jônatas Silva e o ex-vice-prefeito Nelson Arnaldo.
O grupo fez uma verdadeira maratona percorrendo os bairros Maria Terceira, Cohab, Ipe, Boqueirão e Cruz do Monte.

Felipe percorreu a feira de Currais Novos, cumprimentou eleitores
e distribuiu material de Serra

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Abecedistas fecham com Dilma

O presidente do ABC, Rubens Guilherme Dantas, foi hoje ao comitê suprapartidário de Dilma, em Natal, para comunicar à deputada Fátima Bezerra o seu apoio e de outros dirigentes à candidata presidencial do PT, Dilma Roussef.
Acompanhando do vice-presidente, Poti Júnior, do vice-presidente de Marketing, Paiva Torres e do diretor de Marketing, Alan Oliveira, Rubens agradeceu a Fátima, que é conselheira do ABC, pelo apoio oferecido ao clube durante a caminhada rumo à Série B.
A deputada foi presenteada com uma camisa comemoratva da conquista.
Fátima Bezerra, conselheira do ABC, recebeu uma camisa comemoratuva do acesso à Série B

Sindicato quer jornalistas todos de preto amanhã

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN, Nelly Carlos, anunciou para amanhã, dia 26, a segunda rodada de negociação com entidades patronais, visando a assinatura de uma nova convenção coletiva de trabalho.
A dirigente sindical está apelando aos jornalistas para que se vistam de preto nesta terça-feira, como forma de realizar um protesto silencioso contra os baixos salários dos jornalistas do Rio Grande do Norte.

Nova Natal reabre unidade básica de saúde

A Prefeitura anunciou que vai reabrir a Unidade Básica de Saúde de Nova Natal na próxima sexta-feira, dia 29, depois de obras de ampliação que a transformaram num Ambulatório Médico Especializado - AME.
A ampliação, totalizando 390 metros quadrados, permitirá que, no local, funcionem clínica geral, pediatria, ginecologia, psicologia, nutrição, fisoterapia, enfermagem e esterilização.
Uma equipe de seis médicos - três no turno da manhã e três à tarde - estará trabalhando diariamente.
Nesta segunda-feira, a prefeita Micarla de Sousa foi conhecer as obras de ampliação, junto com o secretário de Saúde, Thiago Trindade.
De lá, foi à UPA de Pajuçara e conversou com pacientes que aguardavam atendimento. Segundo a Prefeitura, o índice de satisfação das pessoas atendidas na UPA é da ordem de 98,8%, muito maior, portanto, do que a popularidade do presidente Lula.

S, Gonçalo: Meninas vencem competição de xadrez

Duas meninas ganharam a competição de xadrez realizada na escola Municipal Maria da Cruz, em Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante.
385 estudantes participaram da disputa. As vencedoras foram Priscila e Camila Venâncio, alunas do nono ano..

Decreto de Iberê disciplina a transição

Decreto do governador Iberê Ferreira de Souza, a ser publicado no Diário Oficial de amanhã, estabelece normas para disciplinar o processo de transição do Governo do Estado.
A governadora eleita, Rosalba Ciarlini, poderá indicar um grupo formado por até seis pessoas para receber todas as informações relativas ao governo do atual.
O decreto designa o chefe do gabinete civil, Luís Claúdio Macedo, como coordenador do processo de transição que deverá ser iniciado, oficialmente, no dia 15 de novembro.

Vox Populi dá 49%x38% para Dilma

Pesquisa Vox Populi realizada ontem e hoje em 214 municípios apresenta a candidata do PT, Dilma Roussef, com 49% das intenções de voto contra 38% de José Serra (PSDB).
De acordo com o Vox Populi, ainda há 7% de indecisos e 6% do eleitorado pretende votar em branco ou anular.
Os numeros foram antecipados há pouco pelo blog do Noblat.
Para conferir, CLIQUE AQUI.
Em sua última pesquisa do primeiro turno, o Vox Populi deu a candidata do PT com 57% das intenções de voto. Nas urnas ela obteve 46%.

Câncer de mama será debatido na Assembléia

Por iniciativa do deputado Antônio Jácome (PMN) a Assembléia Legislativa realizará audiência pública, amanhã, dia, 26, sobre a questão do câncer de mama.
Começará às 9h30 e será aberta a todas as pessoas interessadas.
Jácome, que é voluntário do Hospital do Câncer, externou preocupação com o crescente aumento do número de casos, inclusive, a cada ano, vitimando mulheres mais jovens.
Vários especialistas estarão presentes e deverão oferecer informações sobre a realidade atual da doença no Rio Grande do Norte e também sobre medidas preventivas que podem ser adotadas.

Parapsicólogo fala sobre depressão em Natal

Trata-se do Padre Juarez Farias, que é de Minas Gerais e cuja palestra, sobre depressão, está marcada para quinta-feira, dia 28, às 9 horas, no auditório do Hospital João Machado.
Será aberta ao público.
Também será aberta ao público uma palestra sobre tabagismo, a ser proferida amanhã, dia 26, às 14 horas, também no auditório do hospital.
As duas palestras fazem parte da programação alusiva à 2ª Semana do Servidor e a 3ª Semana de Saúde.do Hospital João Machado, ambas de amanhã até o dia 28.

Assassinato de padre comove Fortaleza

O corpo do padre Josenir Moraes dos Santos foi encontrado hoje por policiais da Rodoviária Federal no interior que um gol que bateu na cerca de uma casa, na altura do KM 77 da BR-22.
As primeiras informações dão conta de que o padre perdeu o controle do veículo depois de ter levado dois tiros.
Padre Josenir era muito querido em vários municípios cearenses. Ultimamente servia na Paróquia de Nossa Senhora do perpétudo Socorro, no bairro Alto Alegre, em Fortaleza.
CLIQUE AQUI para ler notícia ainda em apuração no site de O POVO.
O DIÁRIO DO NORDESTE, em notícia mais recente, fala que o padre, de 48 anos, levou só um tiro. Mas, adianta que a Polícia ainda não sabe se o tiro foi disparado antes ou depois que o veículo em que o sacerdote se encontrava derubou uma cerca e invadiu uma casa.
CLIQUE AQUI para acessar a cobertura do DIÁRIO DO NORDESTE.

Debate na Record começa às 22 aqui no RN

O debate entre os candidatos presidenciais Dilma Roussef e José Serra, hoje à noite, na Rede Record, começara às 22 horas, aqui no Rio Grande do Norte.
Na chamada que transmite, a emissora fala em 23 horas porque se refere ao horário oficial de Brasilia, hora de verão.

Peixoto devia ter se demitido também, diz Sandro

Referindo-se ao gesto do prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto (PR), que demitiu todos os ocupantes de cargos comissionados, inclusive o secretariado, o presidente estadual do PSOL, Sandro Pimentel, afirmou:
- A atitude do prefeito mereceria aplausos calorosos se ele tivesse incluído na lista o seu próprio nome.
A manifestação de Sandro Pimentel foi portada no seu blog. Pra acessá-lo, CLIQUE AQUI.

Poti também defende fim da reeleição na Assembléia

O deputado Poti Júnior (PMDB) afirmou hoje que também defende o fim da reeleição para cargos na mesa diretora da Assembléia Legislativa.
Essa posição foi externada durante entrevista que concedeu a Chico Lima, que apresenta o programa Alexandre Cavalcanti na 102 FM.

Previsão de inflação volta a subir

É a sexta semana seguida a registra essa tendência de crescimento inflacionário este ano.
Agora, a estimativa é de que a inflação de 2010 chegará a 5,27%.
Essa é a expectativa dos analistas de mercado ouvidos senalmente pelo Banco Central.
CLIQUE AQUI para ler a notícia completa no site da AGÊNCIA BRASIL.

PT mantém Micarla à distância

Pelo menos nas movimentações de final de semana, a campanha presidencial do PT manteve à distância a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV).
No material de imprensa distribuído pela assessoria da campanha, não foi feita a menor referência à presença da prefeita em qualquer ato da intensa programação cumprida nos quatro cantos de Natal.
O único prefeito que teve o nome citado como participante das mobilizações pró-Dilma no final de semana foi o de São Gonçalo, Jaime Calado, que é do PR.
Por outro lado, em seu jornal "Via E-mail", o jornalista Roberto Guedes adverte: O secretário de Obras de Natal, Demétrio Torres, poderá pedir demissão a qualquer momento.
O gesto seria uma resposta do agripinismo à decisão de Micarla de aderir à candidatura Dilma Roussef.

Garibaldi leva campanha de Dilma a Nova Cruz

O senador Garibaldi Alves vai a Nova Cruz, agora de manhã, e aproveitará uma visita à tradicional feira da cidade pedindo votos para candidata presidencial do PT, Dilma Roussef.
Ontem, depois de haver presenciado, pela manhã, o ABC carimbar o passaporte para a Série B vencendo o Águia do Pará por 3x0 no Frasqueirão, Garibaldi fez comício, junto com Henrique e outras lideranças, em Parelhas.
Ontem à noite: Garibaldi chega a Parelhas em campanha pró Dilma.

"Tinha muito puxa-saco na missa de Rosalba"

A afirmação foi feita, há pouco, pelo deputado Luiz Almir, na 96 FM.
O deputado referia-se à missa de aniversário da governadora eleita, realizada na semana passada na Catedral de Natal.
Falando no programa "O povo no rádio", Luiz chegou a dizer:
- Até a mãe de uma secretária de deputado que vivia brigando por Iberê, estava lá oferecendo um buquê de rosas pra Rosalba.
O deputado estava muito confiante de que, com Rosalba, assumirá a presidência da CEASA, "junto com os diretores que Iberê botou pra fora".

domingo, 24 de outubro de 2010

Alunos cobram um jornal na UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte há anos conta com  uma emissora de TV; mais recentemente conquistou uma emissora de rádio FM, mas ainda não tem um jornal.
Agora, alunos de Comunicação Social estão embalados num movimento de exigência às duas candidatas ao cargo de reitora de um compromisso com a criação de um jornal.
A campanha, denominada "Queremos um jornal", já conta com a adesão de vários professores, a partir do apoio oferecido pelo professor Emanoel Barreto.
CLIQUE AQUI para acompanhar as últimas sobre o movimento no blog COISAS DE JORNAL, de Emanoel Barreto.

Fotos do último domingo de campanha

CLIQUE AQUI e veja álbum de O GLOBO com Dilma e Lula no Rio.

Veja álbum de O GLOBO com Serra, Alckmin e Aécio. CLIQUE AQUI.

O último domingo de campanha

CLIQUE AQUI - Cobertura de O GLOBO sobre José Serra.

Cobertura de O GLOBO sobre Dilma Roussef. CLIQUE AQUI.

Galeria de fotos do UOL. Na quinta foto, em primeiro plano, aparece a governadora eleita do RN, Rosalba Ciarlini (DEM), ladeada por Aécio Neves, José Serra e Itamar Franco. CLIQUE AQUI.

Para ir direto à foto de Rosalba, CLIQUE AQUI.

Claudemir faz o terceiro do ABC

Foi aos 45 minutos da etapa final. ABC 3 x 0 Águia (Pará).
O árbitro deu 4 minutos de acréscimo.
Aos 49, Jaime faz o gol de honra do Águia.
Foi o último lance do jogo. Resultado final: 3x1 ABC.

Esquizofrenia afeta 1% da população mundial

A causa da doença ainda é desconhecida. Seu principal sintoma são as alucinações.
Estas são apenas algumas informações constantes do artido "Efeito colateral de um fantasma irreal", escrito pela médica e professora universitária Monara Bittencourt e publicado no site http://www.informern.com.br/.
CLIQUE AQUI para acessar o texto integral do artigo.

ABC faz 2x0 e carimba o passaporte para a Série B

Gol de Jackson, aos 32 minutos do segundo tempo. O ABC carimba o passaporte para série B.

ABC abre a contagem, aos 15 da etapa final

Gol de Leandrão. 1x0.
Foi o primeiro gol dele na Série C. Na comemoração tirou a camisa e recebeu cartão amarelo.

TV-U tá mostrando jogo do ABC

O jogo contra o Águia, de Marabá (PA).
O placar de momento, 24 minutos da etapa inicial, é 0x0.
A TV-U é o canal 5 da TV aberta. Na TV a cabo é no canal 17. A TV Brasil (canal 42 da TV a cabo) é está transmitindo também.

sábado, 23 de outubro de 2010

PMDB aplaude apoio de Micarla a Dilma

O presidente estadual do PMDB, Henrique Alves, e o senador Garibaldi Filho prestigiaram, hoje, a entrevista coletiva que a prefeita Micarla de Sousa concedeu para explicar seu apoio à candidata presidencial do PT, Dilma Roussef.
A entrevista, realizada no Hotel Porto do Mar, teve também a presença do presidente estadual do PT, Eraldo Paiva.
O senador Garibaldi Filho considera que a adesão de Micarla reforça o palanque dilmista no RN e libera os peemedebistas para se dedicarem mais à campanha no interior, ficando Natal sob os cuidados da prefeita.

Palanque dilmista do PMDB hoje está no Oeste

Ontem, como a fato registra, o palanque de Garibaldi, Henrique e outras lideranças do PMDB esteve em Lajes. "Uma forma de dar mais condições pra que eu e Henrique possamos trabalhar mais pelo RN - disse Garibaldi - é eleger Dilma para presidente. Ela é a melhor para o Brasil e é a melhor para o Rio Grande do Norte"- disse Garibaldi. Neste sábado, no Oeste, o palanque peemedebista estará em Umarizal e Mossoró. Amanhã, porém, Garibaldi estará em Natal. Vem pro jogo do ABC, no Frasqueirão, contra o Águias, do Pará. E não esqueça: o jogo começa às 9 da manhã.

Senac projeta novos talentos da gastronomia

O primeiro lugar do concurso “Novos Talentos”, no 7º Festival Gastronômico da Pipa, anunciado ontem ficou dividido: Sávio Corrêa e Liliane Félix empataram com a dupla Vitor Medeiros e Franklin Marcelino, todos eles alunos do Senac.
Sávio e Liliane apresentaram o prato “Surpresa de coco”, enquanto Vitor e Franklin optaram pela sobremesa vitoriosa “Delícia de coco”.
Outras duas duplas foram premiadas: Daniel Pereira e Natália Dias (UnP) levaram o segundo lugar, com o “Ravióli de coco”; e Isabel Dias e Polyana Soares (Senac) ficaram em terceiro, com a “Cestinha Coco Brasil”. 
Para a professora do curso de Cozinheiro Profissional do Senac, Elizabeth Assunção, esse resultado é fruto de três meses de preparação e dedicação total, tanto dos professores quanto dos alunos participantes
O 7º Festival Gastronômico da Pipa começou no último dia 16 e segue até amanhã, 24/10. O patrocínio é do Ministério do Turismo, BrasilGás, UnP, Banco do Nordeste, Dubeef e Clan, e o apoio do Senac-RN, Campos Equipamentos e refrigeração, Sesi - Cozinha Brasil, Castelo, Brasinox, Camil, Armazém Pará, Inovar, Uvifrios e Prefeitura de Tibau do Sul. Mais informações estão disponíveis no site: www.festivalgastronomicodapipa.com.
Informações de Verônica Garrido Roncari. FOTOS: Daniel Camelino/Divulgação.
Professores Juliano e Elizabeth com a dupla Franklin e Vitor
Sávio e Liliane dividiram o primeiro lugar com Franklin e Vitor

Artigo de Paulo Afonso Linhares

POLÍTICA SEM ÓDIO

PAULO AFONSO LINHARES

O ódio, enquanto exacerbação da intolerância, da não-aceitação do outro, contamina gravemente tudo que suas sombrias asas tocam. Aliás, é um sentimento, o ódio, cujas manifestações são sempre maléficas, desagregadoras, injustificáveis e altamente perniciosas. Motivado por outros sentimentos individuais como a inveja ou a soberba, é o ódio um pecado menor, porém, quando revestido pelo manto da supraindividualidade  da política, da etnia ou da religião, ele se torna socialmente muito perigoso, pois é o combustível  volaticíssimo dos conflitos sociais e das guerras. É bem certo que algumas pessoas veem alguma valia no ódio, a exemplo do escritor francês Jean Genet, quando diz , na obra Les négres, que [...] Ce qu'il nous faut, c'est la haine. D'elle naitront nos idées". "O que precisamos é de ódio. Dele nascerão nossas idéias".
            Além do mais, tem o ódio a capacidade, em determinadas circunstâncias, de literalmente inverter os sinais das coisas, como ocorre na política: ora, se esta pode ser imaginada como expressão maxima da realização do bem comum,  quando contaminada pela componente do ódio se transforma no seu oposto passando a ser inelutavelmente à figuração do mal. No seu Breviário dos Políticos, o cardeal Jules Mazarin, após advertir sobre a perniciosidade dos ódios e rancores, conclui dizendo que "[...] Nunca te arrogues de praticar uma política melhor do que a dos teus antecessores, nem de anunciar que as tuas leis são ao mesmo tempo mais rigorosas e mais equitativas, pois atrairias a animosidade dos seus amigos. Ainda que sejam perfeitamente justificados, nada reveles dos teus projetos políticos, ou pelo menos não fales senão dos que estás certo de que serão bem recebidos por todos".
            O ódio religioso tem sido, paradoxalmente, uma das causas de grandes infortúnios da humanidade. Ao longo da História, quantos milhões de mulheres e homens não foram mortos "em nome de Deus".  Na política tem sido historicamente maléfico e igualmente fez milhões de vítimas. E neste ponto que se fixa esta ligeira reflexão, mormente em face dos acontecimentos recentes que envolvem as campanhas dois candidatos à presidência da República, Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB.
            Nessa reta final das campanhas uma componente de intolerância, de ódio  mesmo, infelizmente começa a permear perigosamente algumas manifestações políticas. Estranhamente o candidato Serra, habilíssimo na criação de factóides, se disse agredido por militantes petistas quando caminhava no Rio de Janeiro, quando teve sua cabeça atingida por um rolo de fita crepe. Diante dessa acusação, Dilma retrucou que também tinha sido "alvejada" em Belo Horizonte por objeto jogado por partidários do tucanato.
             Para piorar o quadro, o presidente Lula, inadvertidamente saindo de sua condição de supremo magistrado da nação, imputou a José Serra a condição de mentiroso, pois teria sido alvo de mera bolinha de papel... Ora, o presidente deveria ter partido do pressuposto de que qualquer tumulto ou embaraço à livre manifestação política é, no mínimo, um atentado à democracia e, assim, externado seu veemente repúdio àquela prática. Fosse ou não mais um dos factóides engendrados pelo tucano Serra e seus marqueteiros. E pedido a expulsão de qualquer militante de seu partido que porventura tivesse perturbado a manifestação política adversária. Afinal, deixa Serra fazer as caminhadas com suas bandeiras pela ruas do  país; deixa que Dilma leve suas propostas às ruas livremente. Sem serem molestados. Afinal, a democracia se constrói na convivência de contrários e não basta apenas tolerar o outro, mas com ele conviver pacifica e respeitosamente. Contrariamente de muitos países do mundo, o Brasil pouco conhece das manifestações do ódio nas religiões, nas relações étnicas e, sobretudo, na política. É muito bom que assim continue. Nossas crianças agradecem.