sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Igreja prevê o surgimento de ricos em Cuba

A revista mensal da Arquidiocese de Havana, "Palabra Nueva", prevê que poderão surgir pessoas "ricas" no país como consequência da abertura na economia.
De acordo com a revista, isso poderá representar "um desafio diferente, do ponto de vista da ética e da legalidade", mas enfatiza que a pobreza explícita em que vive a maioria da população "não é menos desafiante ou perigosa" para a sociedade cubana.
- Opor-se ao rico só porque é rico, ainda que não seja tão tico, nem se considere como alcançou a riqueza, nem como a emprega, pode ter sua origem em uma convicção ideológica errada ou, simplesmente, em pura inveja - diz o artigo.
Depois de assinalar que, em Cuba, o adjetivo "rico" tem uma conotação pejorativa, o artigo assinala que "o mal não está na riqueza ou na pobreza, mas na forma de viver essas duas realidades".
A revista assinala, também, que com as reformas econômicas em curso, diminuirá a função "paternalista" do Estado e que, isso, levará alguns a se sentirem órfãos, "mas, outros, vão se sentir livres".
E conclui: Os cubanos devem se preparar para uma nova realidade. 


FONTE: Diário de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.