quinta-feira, 18 de agosto de 2022

São Gonçalo realiza seminário sobre "Saberes do Congo"

A cidade de São Gonçalo/RN é reconhecidamente um campo fértil onde se cultiva inúmeras manifestações do Patrimônio Cultural Imaterial, além de ser detentora de um rico Patrimônio Material. Dentre as inúmeras expressões culturais populares merece destaque o Grupo Congos de Combate, folguedo de origem afro-brasileira.

O grupo realizará no dia 24 de agosto de 2022 o 1º Seminário Cultural "Saberes do Congo - Memórias, Narrativas e Práticas'' no IFRN São Gonçalo. O objetivo é evidenciar e celebrar o dia municipal dos Congos, dia este instituído oficialmente no calendário de eventos pela lei nº 1960 de 10 de novembro de 2021 pela Câmara Municipal.

O encontro voltado para rede pública e privada de ensino, visa estabelecer ações educativas que reforcem a importância do grupo para construção do respeito, cidadania, compreensão da diversidade cultural, dos bens materiais e imateriais e do estudo das culturas populares em toda rede de ensino nos diversos níveis da educação. Bem como aprofundar os estudos e o compartilhamento de ideias com gestores, professores, estudantes e demais interessados, sobre as ações e projetos realizados pelo folguedo num diálogo transversal no qual evidenciará falas, experiências pedagógicas e toda uma cosmovisão que os enraíza com as influências que compõem nossa herança cultural Afro-Ameríndia, sobretudo, como os saberes e fazeres tradicionais podem ser trabalhados na escola para uma educação patrimonial.

A programação contará com Oficina, Exposição, painéis temáticos e proposição final em plenária para análise e sugestão de implementação da cultura popular no currículo Municipal.

A iniciativa do grupo conta com a parceria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia/IFRN/Campus/SGA - Fundação Cultural Dona Militana - Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal e Comissão Norte Rio Grandense de Folclore.

As inscrições podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/i-seminario-saberes-do-congo-memorias-narrativas-e-praticas__1675641?share_id=72u7i

TEXTO E IMAGENS -DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.