domingo, 22 de maio de 2011

Amanda lança campanha "10% do PIB já!"

A professora Amanda Gurgel acaba de encerrar sua participação no Programa do Faustão, na Rede Globo, conclamando o público a entupir a Internet com uma mensagem - "10% do PIB, já!".
A campanha visa sensibilizar o Poder Executivo e o poder Legislativo a destinarem à educação 10% do Produto Interno Bruto do país.
Em sua participação no programa do Faustão, Amanda afirmou que a notoriedade que conquistou não mexeu na sua vaidade.
Mas, destacou que a assume com responsabilidade, entendendo que, agora, é seu dever e sua obrigação usar a sua voz para externar os pleitos e reivindicações de sua categoria progissional no Brasil inteiro.
Para justificar sua atuação como militante em defesa da educação, a professora assinalou entender que faz parte da missão do professor ensinar as pessoas a lutarem pelos seus direitos.


LEIA TAMBEM:


O Brasil inteiro aprova o discurso de Amanda
Encontrei a página de Amanda no twitter: "10% do PIB, já!"

88 comentários:

  1. Onde? Um site especifico ou em alguma rede social?

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, sou professora em santa catarina e compartilho das mesmas aflições e concordo com tudo o que você disse em relação a educação.

    Parabéns pela sua atitude.
    Wilma

    ResponderExcluir
  3. Tô na campanha!!!! Parabéns Amanda. O país precisa de pessoas como vc!
    #10%doPIBjá!

    ResponderExcluir
  4. Pois é concordo e apoio plenamente com a ação da professora Amanda gurgel, na luta por uma educação descente.

    Professor: Benedito Franklin

    ResponderExcluir
  5. é isso ai quero saber como faço pra postar minha mensagem 10% do pib ja?

    ResponderExcluir
  6. A Professora Amanda é uma grande mulher que está anunciando com coragem uma dura realidade presente em todo o país.
    Acostumaram a nós ver (brasileiros) como uma nação pacífica que tudo aceita e tudo aprova...mas, não é isto...
    De fato, os professores, infelizmente, não podem ser redentores mas, poderiam, se fossem dados a estes condições dignas para transformar a sociedade.
    A verdade mais pura é que, enquanto esta situação vexatória permanecer, teremos ainda mais desigualdades socias difíceis de serem corrigidas a médio prazo.

    ResponderExcluir
  7. Também sou professora e convivo com as mesmas angústias que a professora Amanda. Acredito que com uma mobilização de toda a categoria podemos sim conseguir as melhorias que a Educação merece.

    ResponderExcluir
  8. Estamos aki prontinhos pra lutar pelos 10%di pib já
    Parabéns Amanda!

    ResponderExcluir
  9. como posso fazer parte desta corrente? já coloquei rastequi em tudo que é site, é só isto? ou tem um site específico? Um país querendo realizar uma copa do mundo sem, estradas, rodoviárias, aeroporto e sem o excêncial, educação! me ajuda ai ôôô,

    ResponderExcluir
  10. como assim entupir a internet? de que forma?


    Ciene-ES

    ResponderExcluir
  11. Ja não era sem tempo a midia dispor de maior atenção a problematica que os educadores deste pais enfrentam na dura jornada de trabalho com vistas a alevancar o desenvolvimento dos nossos educandos. Parabens Amanda!! 10%doPIBja

    ResponderExcluir
  12. Está na hora dos nossos governos levarem a sério a educação no Brasi, pois não dá para aumentar a qualidade da educação brasileira sem que aumente os investimentos públicos. É uma vergonha o Brasil, um país que sonha ser desenvolvido, não investir no mínimo dez por cento em Educação

    ResponderExcluir
  13. - "10% do PIB, já!". no mínimo isso, o bom seria 20%...

    ResponderExcluir
  14. E onde está esse bendito link que ja procurei e nao encontro em lugar nenhum????

    ResponderExcluir
  15. Já passa da hora! Ha muito acompanho o drama dos educadores desse país. Concordo com a Amanda Gurgel em gênero número e grau. dezporcentodopibjá. Alexandre Diniz,radialista em Pirapora Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  16. Vamos lutar por uma educação de Verdade para o nosso pais.

    ResponderExcluir
  17. Concordo, apoio, assino, essa não deve ser só sensibilização mas uma realidade, só assim conseguiremos acabar com a violencia e com a ver gonhosa corrupção.
    Professora Walkiria pina ribeiro

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Amanda. Você foi corajosa e está sendo muito guerreira. Compartilho com você em todas as reinvidicações. 10% do pib já!!!!!

    ResponderExcluir
  19. É ISSO MESMO. ESSA PROFESSORA É DO BALACO BACO. É CORAJOSA . VAMOS LUTAR POR UM PAÍS MELHOR

    ResponderExcluir
  20. Está na hora dos nos governantes e políticos perceberem que não dá para melhorar a qualidade da educação sem que aumente os investimentos públicos. Por isso apoio essa campanha de 10% do PIB para Educação.

    ResponderExcluir
  21. união professores, é hora de guerra, contra as autoridades deste país que falam em desenvolvimento sem acreditar na educação.não deixem que as palavras desta professora guerreira, "Amanda Gurgel" caia no esquecimento.Parem tudo,parem o país.

    ResponderExcluir
  22. PATRÍCIA
    Para O governo a escola é uma creche e os professores são babás.
    Parabéns pelas suas palavras é o que todo professor pensa e não te tempo de falar, pois quando não esta em sala de aula, está planejando aula.

    ResponderExcluir
  23. Isso ai Amanda,á educação necessita de mais investimento para que possa melhorar as condições das escolas,e professores.
    10% do PIB, já........
    10% do PIB, já.............

    ResponderExcluir
  24. condições dignas para os sofridos professores do Brasil...
    10 % do PIB já!!!!

    ResponderExcluir
  25. condições dignas para os sofridos professores do Brasil...

    10% do PIB já!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Amanda, Este sentimento que você externou é o mesmo de todos os professores do Brasil. É o grito que está entalado na nossa garganta:
    Respeitem o professor... Respeitem as crianças que precisam de educação!
    Alagoas está em greve, clamando por justiça social em TODOS os setores: Educação, Saúde, Segurança. É o mínimo que merecemos, frente à carga de impostos tão absurda no Brasil.

    ResponderExcluir
  27. 10% é pouco para um país que mostra todos os dias desvios de verbas públicas com cifras em torno de 9 dígitos e que paga salários para deputados em torno de 5 dígitos, onde cada deputado, vereadores, senadores teriam que apresentar em 4 anos de mandato projetos para melhorar a sociedade e que não chegam a apresentar nesse período sequer 2 projetos. será que os filhos desses ilustras funcionários públicos estudam em escolas públicas, será que eles andam de ônibus. espero que essa atitude da professora Amanda gurgel seja repetida, incentivada, multiplicada e não esquecida, espero que o Brasil veja isso como um inicio de uma mudança na educação e não deixe ser esquecido como no dia em que um dos nossos grandes educadores foi esquecido em sua morte, sendo anunciado pela mídia apenas cinco minutos, falo de Paulo Freire.
    Assinado Luiz Borges
    Especialista em Educação
    e especialista em ganhar pouco.
    e por fim casado e bem casado com uma professora do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  28. A profissão de Professor, da mesma forma que outras profissões como advogados, médicos, engenheiros... exige nível superior. Eu, com muito sacrifício, cursei matemática e com muito esforço consegui me efetivar no Estado há 7 anos, trabalho também numa Escola Particular há 10 anos e hoje mais do que nunca penso em abandonar a profissão que escolhi, assim como já aconteceu com muitos dos meus colegas professores, sem contar aqueles que desistiram antes mesmo de começar...Tudo isso pelo fato de não sermos valorizados como deveríamos, pois a principal diferença de outras profissões como as que citei acima, em relação ao professor, é o salário. Não é da minha vontade desistir, mas é uma necessidade, preciso saber como é estar do outro lado, qual é a sensação de ser dignamente remunerado, de ser respeitado pelas pessoas, valorizado enquanto profissional, de ter minha casa própria, um carro para me locomover, poder oferecer para a minha família conforto, saúde e segurança. Precisamos ter condições mínimas de vida, pois lutamos para alcançar tudo isso, temos nível superior, somos concursados, somos responsáveis pela educação de um país, a base de todo ser humano e nós também somos seres humanos, merecemos consideração.

    ResponderExcluir
  29. Concordo com tudo que vc falou Amanda.VoCê falou tudo que sentimos.
    Obrigada.
    10% do PIB já!

    ResponderExcluir
  30. A professora Amanda é uma de milhares profissionas da educação que gostariam de ter espaço para denunciar a situação crítica da educação o Brasil. Este dia chegou e agora vamos unir nossas forças pra fazer valer esse anseio. Sou educadora e apóio a professora nessa luta. No Twitter já estamos em primeiro lugar... #dezporcentodopibja

    ResponderExcluir
  31. O sentimento nao pode parar!vamos sair do virtual e ir para ruas De natal e do Brasil!
    sou professor de historia de Natal-Rn e sentimos na pele essa realidade!
    O Brasil precisa de mulheres como vc!tamo junto
    Heverson Marques.

    ResponderExcluir
  32. OLÁ, AMANDA, VOCê DISSE O QUE ESTAVA INTALADO NA GARGANTA DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.10% DO PIB JÁ!!!PROFESSORA ESTER DE MT.

    ResponderExcluir
  33. "10% DO PIB JÁ!"

    Vamos entupir os escaninhos de nossos representantes dirigindo-lhes
    cartas, bilhetes, e-mails e exigir-lhes providências concretas, URGENTES
    e irrefutáveis objetivando a solução dessa crise nacional em
    que chafurdam: a classe política já tão execrada, a família alienada,
    a sociedade complacente, os alunos apáticos e os professores conformados;
    exceção seja feita a Amanda Gurgel, uma educadora valorosa.

    ------------------------------

    “Um fato notório que ninguém desconhece: dos trabalhadores qualificados deste país, poucos ganharão pior do que o professor, especialmente aquele das séries iniciais de ensino fundamental.
    Afinal, qual é o preço do trabalho do professor? É o mesmo preço do destino de um povo, pois, o professor é o agente do processo de transformação social de seus alunos.
    Em busca de uma prática libertadora, o professor é capaz de provocar mudanças auspiciosas em seu educando.”

    ResponderExcluir
  34. É isso aí. Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns por nos representar!
    10% do PIB já!
    e com muito atraso!

    ResponderExcluir
  36. Oi, PROFESSORA Amanda, nós professores do municipio de fortaleza-ce, em greve há quase um mês, e sem nenhuma negociação por parte da prefeitura, te agradecemos. Nos sentimos ouvidos pelo Brasil atraves da tua fala. Deus te abençoe, voce é uma pessoa iluminada.Professora Fatima Amaral

    ResponderExcluir
  37. SOU PEDAGOGA ... E CONFESSO QUE FUI ÁS LAGRIMAS COM A CORAGEM E AS DIGNAS PALAVRA DESTA ILUSTRE PROFESSORA, É DE PESSOAS COMO ESSA QUE O BRASIL PRECISA ... ME DEU ORGULHO DE SER PROFESSORA ... PRECISAMOS SIM DE RSPEITOOOOOOOOO... CHEGA DE TER PACIENCIA ... JÁ TIVEMOS PACIENCIA DEMAIS. ATÉ QUANDO MAIS VAMOS NOS PEDIR PACIENCIA!!! 10% DO PIB É O MINIMO QUE MEREÇEMOS... COMO VAMOS SER RESPEITADOS PELOS NOSSOA ALUNOS SE AS AUTORIDADES NÃO NOS RESPEITAM... ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA!!!

    ResponderExcluir
  38. Acho engraçado que para a Copa esse pessoal arruma dinheiro até do próprio Bolso. Mas para a Educação... Ninguém não quer nem saber de Copa com esses problemas que estão acontecendo. Inventam Coisas para disfarçar.

    ResponderExcluir
  39. 10% di pib já ´eo minimo que mereçemos...

    ResponderExcluir
  40. A educação e a segurança na Bahia está pedido socoRROO...
    Só quem vive aq e que sabe o sofrimento de todos os moradores.
    Não temos segurança, NÃO temos uma EDUCAÇÃO de qualidade..
    "SOCORRRROOOO"
    Esse é o grito de todos os baianos, especial o nosso interior..
    As cidades que não estão cm o governo, sao as que sofrem mais.
    Sude-BA

    ResponderExcluir
  41. Sou professora (ACT) no estado de Santa Catarina, e pude perceber que infelizmente não existe distância para desigualdades. Nós aqui temos a mesma indignação da companheira de classe (professor)no que se diz da educação no Brasil.
    Joselina Ferreira

    ResponderExcluir
  42. Concordo com você Amanda. Como poderemos ser respeitados pelos nossos alunos, se não temos o respeito dos nossos governantes? Temos que lutar pela nossa dignidade profissional e pela melhoria da educação do nosso país.

    10%dopibjá!

    ResponderExcluir
  43. Nunca me senti tão bem representado profissionalmente,parabéns Amanda Gurgel.

    ResponderExcluir
  44. Amanda,á educação necessita de investimento imediato para que possa melhorar as condições das escolas,e professores.
    10% do PIB, já........ p/ontem....

    Helena

    ResponderExcluir
  45. 10% DO PIB JÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  46. Cara Amanda, suas angústias, minha angústia. Professora no Estado do Ceará EM GREVE. 10% do PIB, já!

    ResponderExcluir
  47. Olá pessoal!
    Milhares de pessoas já postaram seus comentários e apoio a campanha no Twitter, na página:

    http://twitter.com/#!/search/%23dezporcentodopibja

    Essa é a hora e a vez da educação, precisamos mostrar aos nossos governantes e legisladores que somos muitos e somos fortes.

    Vamos também dar a nossa contribuição, vamos mobilizar a sociedade, colegas , amigos, vizinhos, etc.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  48. Concordo com todos, menos, com quem discorda.

    ResponderExcluir
  49. Minha esposa é professora em São Paulo, agora sabemos que o as dificuldades dos professores daqui, estão consistentemente espalhadas por todo o país, quero apoiar fielmente esta destemida professora, ela disse àqueles deputados o que todos nós estávamos engasgados há anos.
    A educação é a base para o crescimento de uma nação, portanto não deve ser tratada com desprezo, não podemos fazer "vista grossa" às explorações sofridas por professores e outros profissionais da educação.
    Parem de responsabilizar os professores pela realidade da educação do país, o que o país reflete é apenas fruto da incapacidade por parte dos poderes e da população de reconhecer a importância do professor, professor deve ser respeitado.
    Estou contigo Amanda, 10% do PIB para a educação jááááá, e distribuição do FUNDEF e/ou FUNDEB entre os soldados da educação, os professores!

    ResponderExcluir
  50. Gente vamos levar essa campanha a sério, pois todos sabem o problema da educação do Brasil, no entanto como a própria professora Amanda disse, o que há é uma banalização ou naturalização da realidade, mas ainda bem que existem pessoas que é capaz de romper a estagnação e ir ao protesto e de colocar a boca no trombone. Parabéns Amanda por sua coragem de expor a realidade e de cobrar a responsabilidade do poder público. Penso que a internet é uma ótima ferramenta de protesto e de mobilização e manifestação popular por isso acho que essa campanha deve ser bem divulgada para que todos possam participar.

    ResponderExcluir
  51. sou professora em Juazeiro-BA e apoio a professora Amanda Gurgel, 10% do PIB ja, ja, ja...........................................

    ResponderExcluir
  52. Marcia Felix de Juazeiro-BA, lhe parabénisa pela sua coragem e força, por ter quebrado todos paradigmas na política parlamentar do País. Fez valer o querer ser professor, que a muito tempo estava faltando na nossa categoria, muitos podia a ter querer mais não teve a sorte e sua oportunidade e determinaçaõ. Agora escreva uma nova historia. 10% do PIB, ja.

    ResponderExcluir
  53. Estou junto na campanha "10% do PIB já". Lembrem-se que todos os profissionais, inclusive juízes, deputados, senadores já passaram pelas mãos de diversos professores para chegarem onde estão. È hora de sermos mais valorizados.

    ResponderExcluir
  54. Todos os professores devem se unir a voz de Amanda e não deixar cair no esquecimento as reivindicações que fez. Quero participar. Agora é a hora "10% DO PIB JÁ!" Quero ficar sabendo o que mais devo fazer para participar.

    ResponderExcluir
  55. Parabéns para a professora Amanda que está dizendo verdades da educação como muitos de nós professores gostaríamos de falar!!! 10%do pibjá!!!

    ResponderExcluir
  56. nos do estado de sao paulo agradecemos a professora Amanda estamos com voce nossa voz !!

    ResponderExcluir
  57. Parabéns Amanda, vc é uma alma de ouro. Adorei sua mensagem e desabafo pois sou profª tb da rede pública de ensino do RN. Vc realmente escancarou eeta triste realidade brasileira. 10% do PIB JÁ..

    ResponderExcluir
  58. Gostaria muito de me juntar a campanha, mas como posso assinar o manifesto? Ta rolando so no twitter?

    Parabéns à Amanda pela iniciativa e a galera q ta aqui postando e apostando na campanha. Eh assim q a gente muda, não eh lendo o jornal e reclamando sentado no sofá!!!

    ResponderExcluir
  59. Nós professores e toda a sociedade brasileira deve se mobilizar agora pela educação brasileira. 10% do PIB já para educação.

    Prof. Jones
    Salvador-Ba

    ResponderExcluir
  60. Bravo! A tempos não ouço um discurso tão coerente e pertinente! Obrigada por nos dar voz. Sou professora e confeço já não ter mais tanta convicção de ter feito a melhor escolha profissional. Bom saber que existem pessoas como você!Professora Soraia Ramos - Campo Grande, MS

    ResponderExcluir
  61. parabéns Amanda por representar muito bem a classe docente do brasil inteiro, sou também profª da rede pública de ensino no Estado do Pará e precisamos ser respeitados,reconecidos e valorizados.essa campanha não pode parar estamos com você até o fim. 10% do PIB já para a educaçáo.

    Profª Paula
    Mãe do Rio-PA

    ResponderExcluir
  62. Me senti reprentado por Amanda em sua fala e em seu desabafo. Queremos sim, uma educação de verdade em nosso país.
    Prof Uchoa
    Salvador-BA.

    ResponderExcluir
  63. vamos a luta ahora essa!!!professres se juntem nessa campanha, a nossa classe é tão desunida!!! vamos juntos mostrar a verdadeira realidade do noso Brasil! professora maria rosa

    ResponderExcluir
  64. Obrigadoooo!!!!Amanda falou tudo que está aqui dentro de mim. Parece que surgiu uma luz no final do túnel.Essa fala de falta de identidade é verdadeira.
    Continui Amanda, você sabe como nós nos sentimos.

    MªLúcia
    Osasco-SP

    ResponderExcluir
  65. Não acredito que depois da lição de moral e cidadania que a professora Amanda nos deu,ainda tenha colegas que continue dizendo que não fazem greve por que tem quem faça por eles.Nós do municipio de FORTALEZA estamos lutando não só pelo piso, mas também por direitos legais, que nos estão sendo negados, como; concessão de licença prêmio, anuênios, redução de carga horária, entre outros. professora Fatima Amaral FORTALEZA-CE

    10% DO PIB JÁ

    ResponderExcluir
  66. Vamos a luta sim....já demorou muito para acordarmos. Parabéns Amanda Gurgel, vc nos dá orgulho de ser professora e brasileira, pois ainda há tempo de mudar essa situação caótica que está a educação do Brasil. Que nossos governantes deixam de investir em obras desnecessárias - como a Copa do mundo - que só vai encher os bolsos de muita gente corrupta e invista em uma educação de qualidade e de justiça a todos os brasileiros que merecem respeito e dignidade. Vamos nos unir pois do jeito que está não dá. Professores valorizados esse é o caminho.

    ResponderExcluir
  67. Adelma
    Estou com você Amanda e com todos que estejam dispostos a tentar mudar essa realidade. 10%doPibjá!!!

    ResponderExcluir
  68. concordo plenamente com o que a professora amanda gurgel apresentou diante de todos os brasileiros, porque eu a dois anos atrás estudava em uma escola pública(estadual)e passei como a aluna por todos esses desconfortos! que não são poucos, imagine os professores!

    ResponderExcluir
  69. 10%doPIBjá, isso ai, estamos com vc amanda!!

    ResponderExcluir
  70. http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N10255

    GENTE, ATRVEZ DESSE ENDEREÇO, VC ASSINA, E APOIA ESSA CAMPANHA DA PROFESSORA!!

    ResponderExcluir

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.