quinta-feira, 5 de maio de 2011

Governo cubano proíbe blogueira dissidente de receber novo prêmio no exterior

O governo cubano voltou a proibir a blogueira e filóloga, conhecida mundialmente, Yoani Sanchez de sair do país para receber mais um prêmio internacional, num reconhecimento ao seu trabalho em defesa da liberdade de expressão.
Desta vez, a entrega seria em Copenhague, Dinamarca, como informa Thor Halvorssen, presidente da Fundação pelos Direitos Humanos, num artigo no portal (em inglês) huffingtonpost.com. 
Apesar da ausência da homenageada, a solenidade será realizada, hoje à noite, devendo contar com a presença de membros do parlamento dinamarquês, proeminentes defensores dos direitos humanos, exilados cubanos e representantes da imprensa internacional.
O prêmio de hoje tem o valor material de 50 mil dólares e não é o primeiro que Sánchez é impedida de receber no exterior. Entres, outros, no ano passado, ele foi homenageada pela Holanda que lhe concedeu o Prêmio Príncipe Klaus. Em 2009, foi condecorada com o Prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo; em 2008 com o Prêmio Maria Moors Cabot, além de ter sido incluída na mais recente  lista das "100 pessoas mais influentes do mundo", da revista TIME.
CLIQUE AQUI para ler (em inglês) o artigo completo.
Yoani Sánchez impedida de sair de Cuba para receber prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.