domingo, 31 de julho de 2011

Corpo de Messinho deve embarcar para o RN ainda hoje

Reprodução do site do jornal ZERO HORA
O site do jornal ZERO HORA, de Porto Alegre, informa que o corpo do jogador de futsal Messinho, deve embarcar com destino a Natal, ainda esta noite, a fim de que possa ser sepultado em Macau (RN), terra onde nasceu.
Messinho, de 38 anos, morreu ontem à noite após sentir um mal súbito enquanto fazia o aquecimento para um jogo de sua equipe, a Associação Desportiva Vale do Sol (ADVF) contra o AGE, de Guaporé (RS).
Messinho residia com a esposa e uma filha em Guaporé.
De acordo com o site de ZERO HORA, Messinho não resistiu aos primeiros 5 minutos de aquecimento.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Mundo alcançará 7 bilhões de habitantes em outubro

Projeção anunciada pela Organização das Nações Unidas revela que o mundo alcançará 7 bilhões de habitantes no dia 31 de outubro - informa o ESTADÃO.
Sem dúvida, aumentam os desafios sociais e ambientais do planeta.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Vem aí a mobilização salarial dos bancários

A data base é em setembro.
Todo ano tem greve. Especialmente, é claro, nos bancos oficiais.
Será que vai haver agora em 2011?
Os trabalhadores em bancos realizaram neste domingo sua Conferência Nacional, em São Paulo, e definiram o pleito que levarão aos banqueiros no dia 12: 12,8%.
CLIQUE AQUI e leia a cobertura do CORREIO BRAZILIENSE.

A imagem impressionante do avião que se partiu

Foi ontem no aeroporto da Guiana. As 163 pessoas a bordo escaparam.
(Reprodução do site ABC)

HSBC vai cortar 10 mil empregos no mundo

Segundo o site espanhol ABC, o anúncio das demissões está sendo esperado para amanhã, juntamente com a divulgação do balanço relativo ao primeiro semestre de 2011.
De acordo com o mesmo site, o resultado será inferior ao do mesmo período do ano passado, o que indicaria a necessidade de um plano de enxugamento a ser aplicado a partir de 2012.
O HSBC é apresentado como um banco britânico.
CLIQUE AQUI para ler a notícia completa (em espanhol).

Capa do NOVO JORNAL neste domingo

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

Artigo de Paulo Afonso Linhares

OS MALUCOS DO TRÂNSITO

PAULO AFONSO LINHARES

            Embora pareça que esta é mais uma abordagem sobre motoristas desmiolados e irresponsáveis, quem cometem abusos e danos ao volante, tal não é verdade. Com efeito, esta conversa domingueira se dirige (verbo bem apropriado!) aos verdadeiros causadores de tantos desatinos com o dinheiro e, sobretudo, a paciência dos contribuintes: os engenheiros de tráfego, que pontificam soberanos nos órgãos que cuidam de trânsito nas cidades deste país e, como se fosse duendes inconformados com o bem-estar da coletividade, estão sempre a sacar do bolso do colete algo que dificulte a vida das pessoas motorizadas, sem falar que contam com um conselho nacional – o Contran – que só faz aquelas “besteiras” destinadas a encher os bolsos de alguns vivaldinos: numa hora inventaram um “kit” de primeiros-socorros, que se tornariam equipamento obrigatório de toda a frota nacional de veículos automotores. Mais recentemente inventaram uma vistoria obrigatória e anual de todos os veículos do país, à exceção daqueles com mais de dez anos de uso. A reação nativa junto à opinião pública foi enorme e choveram multas e multas. O “negócio” do momento é a colocação desses antipáticos sensores de velocidade – os pardais – cuja existência tem como objetivo tomar o dinheiro do particular e dar aos poderes públicos, sem esquecer uns sabidinhos que fazem dessa pilhagem um meio de vida.
            São tantas as besteiras que esse pessoal inventa para esculhambar o trânsito, que deixam em nós, (infelizmente) usuários desses sistemas, a nítida impressão de que jamais estiveram ao volante de um veículo automotor. Aliás, quando o estique de sandices está baixo, esses engenheiros lançam mão de uma constante inspiração de suas atormentadas vidas: fechar todos os retornos dos canteiros centrais, para obrigar os condutores de veículos a vagar desnecessariamente por quilômetros e mais quilômetros para chegar a seu destino. No mais, adoram acabar com os estacionamentos, as rótulas, as mãos-duplas, para introduzir as os sentidos únicos, as placas de redução de velocidade, as mãos únicas ou obrigatórias, as lombadas (as eletrônicas e aquelas horrorosas chamadas de “quebra-molas” que mais parecem a parede de uma barragem), as tartarugas, os gelos-baianos, o fechamento de todos os retornos com aquelas manilhas de cimento etc.
            Criar essas dificuldades para os usuários de veículos automotores – cujas opiniões são olimpicamente ignoradas - parece até que dá um enorme prazer (ou dinheiro) a esses planejadores do tráfego urbano nas cidades grandes. Claro, à medida que as populações crescem rapidamente, inevitavelmente aumenta a demanda por infraestruturas urbanas que fornecem serviços essenciais em diversos domínios, como transporte, saúde, educação e segurança. Igualmente ocorre um incremento de demandas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas (melhor educação, programas de preservação do meio ambiente, acesso à moradia) bem como aquelas que favoreçam uma participação política efetiva na gestão e controle da atividade estatal. Milhares de veículos novos ingressam nas malhas urbanas, o que implica uma série de impactos importantíssimos – sobretudo viários e ambientais (aumento da emissão de poluentes) - que não se levam em consideração. O mesmo se diga relativamente aos sistemas de distribuição de água e de esgotamento sanitário: uma quantidade enorme de edifícios novos construída nos centros urbanos maiores, sem que aumente qualquer coisa na oferta desses serviços vitais. Em ambos os casos, os resultados mais do que previsíveis são os colapsos desses sistemas que, em alguns casos, não apresentam qualquer possibilidade de solução.
            Com efeito, não se trata de apenas substituir a infraestrutura falida de uma cidade, porque não é lógico e razoável em se considerando fatores temporais e de custo. A superação dessas barreiras de custos e prazos é plenamente possível com o uso de ferramentas tecnológicas de diversos domínios, capazes de engendrar novos perfis de infraestruturas urbanas. E como podem ocorrer esses processos? Dotando-se os sistemas de digitalização e conectividade capaz de fazer a captação, análise e integração de dados, em tempo real, de modo a capacitá-los responder com eficiência e rapidez às necessidades dos cidadãos. E isso, sempre, permitindo-se uma participação da própria comunidade nas decisões. É nesse rumo que as cidades podem ser “repaginadas”, com revitalização de suas atividades essenciais, com ganhos em inteligência e eficiência. A qualidade de vida numa cidade pode ser medida por cinco parâmetros: estabilidade, serviços de saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura (economist.com, de 28.04.2008). Com base nesses amplos parâmetros é possível estabelecer um ranking das melhores cidades para se viver no mundo. Certamente as cidades com gestores incompetentes e desonestos, além de corpo técnico de baixa eficiência, como é o caso da maioria das cidades grandes do Brasil, dificilmente entrarão no rol onde se encontram: 1-Vancouver (Canadá); 2 - Melbourne (Austrália); 3 -Viena (Áustria); 4 -  Perth (Austrália); 5 - Toronto (Canadá); 6 - Helsinque (Finlândia); 7 - Adelaide (Austrália); 8- Galgary (Canadá); 9 - Genebra (Suíça); e, 10 – Sydney (Austrália). E do Brasil? Como diria “seu” Mané, em tempo idos, necas!    

sábado, 30 de julho de 2011

América vence com gol de pênalti

Um gol de pênalti, de Wanderlei, aos 40 minutos da etapa complementar, garantiu a vitória do América sobre o Campinense por 1x0, em jogo realizado esta tarde, no Estádio Nazarenão em Goianinha.
O pênalti foi sofrido por André Neles.
CLIQUE AQUI e leia a cobertura da TRIBUNA.

Campinense vai dando um sufoco no América

No jogo pela Série C, em Goianinha, o Campinense vai aplicando um sufoco no América.
O Mecão fez um gol (anulado) por conta de um impedimento de Max, após cobrança de uma falta.
Estamos aos 31 minutos da etapa inicial.
O jogo está sendo no Estádio Nazarenão, em Goianinha.

Três rapazes chacinados em Lagoa Salgada (RN)

Foi ontem à noite.
O mais velho tinha 25 anos - José Antônio dos Santos, segundo relato do DN ON LINE. O do meio - Luiz Carlos do Nascimento, estava com 21; e o mais jovem - Maurílio de Souza Vicente, tonha 19.
Os três estavam num mesmo local - a casa do José Antônio, quando chegaram dois sujeitos num gol vermelho. Entraram na casa - uma suposta boca de fumo - e dispararam cerca de 20 tiros. Depois foram embora.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem no DN ON LINE.

Caby lança hoje no RJ o livro "Azougue.com"

Desde quinta-feira que o amigo Caby Costa Lima está no Rio de Janeiro. Hoje, a partir das 19 horas, ele estará na feira de São Cristovão para o lançamento do seu livro "Azougue.com".
Será na Barraca da Chiquita, Av. Nordeste, 9 a 11, na conhecida feira Nordestina.
A apresentação do livro será feita pelo carioca, José Eduardo Fernandes Pereira, casado com a mossoroense Goretti, filha do famoso Cícero Ventinha.
Com certeza, vai faltar chão.
Aliás, por falar em Caby e em "azougue.com", sobre o site ele manda dizer o seguinte via-email:
- As páginas Do Bumba e Mossoró Meu Xodó do www.azougue.com receberam uma nova vestimenta hoje. Abraços.

Avião se parte em dois ao pousar com 140 pessoas a bordo. Todas escapam

Foi na Guiana. O tempo estava chuvoso e o aparelho parou a poucos metros de um barranco.
O fato de não ter havido mortes foi um milagre, como destacou o presidente da Guiana ao dar a notícia ao país.
Várias pessoas sairam feridas. Mas, faltam maiores detalhes do acidente. O avião procedia de Nova Iorque.
CLIQUE AQUI para ler a notícia publicada no site do ESTADÃO.

Brasil só empata na estreia do Mundial Sub-20

Foi ontem, à noite, em Barranquilla, Colômbia. 1x1 contra o Egito.
As duas equipes voltam a campo na segunda-feira: o Brasil contra a Áustria; o Egito pega o Panamá.
CLIQUE AQUI e acompanhe a cobertura do G1.

Culpado pela falência política é o eleitor, diz Ney Lopes

- No Brasil, fundam-se partidos como se fundam igrejas - diz o ex-deputado Ney Lopes numa nota que publica em seu blog neste sábado, focalizando a quantidade de novos partidos que se encontram na fila da Justiça Eleitoral esperando o julgamento dos seus pedidos de registro.
Depois de dizer que este é o retrato fiel da falência dos partidos brasileiros, assinala:
- O maior culpado de tudo isto é o eleitor. Se quem vota não escolher melhor, o futuro será cada vez mais incerto.
CLIQUE AQUI e leia mais no blog de Ney Lopes.

Dom Jaime cotado para arcebispo de Natal

O bispo diocesano de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha, está em alta na cotação para vir a ser o sucessor de dom Matias Patrício de Macedo, como arcebispo de Natal.
Dom Matias, como se sabe, alcançou a idade limite e entregou o cargo ao Papa Bento XVI. Quando ele veio pra cá substituindo dom Heitor, estava exatamente onde dom Jaime se encontra hoje: em Campina Grande.
Quem me deu a notícia da cotação em alta de dom Jaime, foi o amigo Vicente Serejo.
Dom Jaime - todos sabem - é norte-rio-grandensense, formado aqui no Seminário de São Pedro.
Antes de ser designado para Campina Grande, onde desfruta do apreço e do respeito de todos os paraibanos, foi o bispo diocesano de Caicó.

Capa do NOVO JORNAL neste sábado

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Asa passa à frente do ABC: 4x3

Aos 29 do segundo tempo, em Arapiraca, André faz o quarto gol do Asa, depois da cobrança de um escanteio.

ABC comete pênalti e o Asa volta a empatar

Raul faz a cobrança e marca. O Asa volta a empatar aos 12 do segundo trempo: Asa 3 x 3 ABC.
Segundo o comentarista da 98 FM, Milton Otaviano, o pênalti, cometido por Nego, foi indiscutível.

ABC faz 3x2 sobre o Asa, em Arapiraca

Ederson coloca na área e Pio empurra pra dentro das redes aos 5 do segundo tempo: ABC 3x2 Asa.

SIM TV anuncia estreia de Paulo Wagner

Ex-secretário prevê retorno de Agnelo à Prefeitura de Parnamirim

O ex-secretário de Obras da Prefeitura de Parnamirim, Carlos Magno (Vovô), afirmou que não se surpreenderá se o deputado Agnelo Alves se apresentar como candidato à sucessão do prefeito Maurício Marques, em Parnamirim.
"Vovô" manifestou esse entendimento ontem, durante a solenidade de lançamento do livro de Agnelo, "Carta ao Humano", realizado na Siciliano do Midway.
O mesmo ponto de vista foi externado pelo ex-vereador Fernando Fernandes.
No pleito passado, tanto "Vovô" quanto Fernando apoiaram a candidatura derrotada do deputado Gilson Moura.

Datena reage a exigências da Record e volta pra Brand

José Luís Datena voltará ao "Brasil Urgente" da Banda já próxima segunda-feira, informa o portal BOL.
O apresentador não aguentou exigências que a Record vinha lhe fazendo e decidiu quebrar o contrato de 5 anos que havia assinado em junho.
CLIQUE AQUI para ler a matéria completa.

Capa do NOVO JORNAL nesta sexta-feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

Agenda da governadora do RN nesta sexta-feira

9h - Local: Governadoria
Evento
Visita do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho

19h - Local: Pier Mauá - Rio de Janeiro
Evento
Participa do jantar oferecido pela FIFA

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Paciente precisa de doação de sangue

DOAÇÃO DE SANGUE – URGENTE*
RAQUEL DE FARIAS SILVA, internada no leito 6 da UTI do Giselda Trigueiro, necessita com urgência de sangue. Ela é receptora universal, portanto, pode ser qualquer tipo de sangue. Quem puder ajudá-la deve procurar o HEMONORTE – Av. Alexandrino de Alencar 1800 no Tirol e fazer a doação em seu nome. A família desde já agradece. 
* Mensagem recebida via e-mail.

Documento pró-democracia em Cuba divide a oposição

Um acordo histórico para transição democrática em Cuba foi anunciado no dia 13 deste mês, em Havana, com o respaldo de influentes nomes da dissidência, como o jornalista Guillermo Fariñas, o líder do Movimento Cristão de Libertação, Oswaldo Payá Sardiñas, e a blogueira Yoani Sánchez.
O documento também tem a assinatura da líder das “Damas de Branco”, Laura Pollán e do porta-voz da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional, Elizardo Sánchez.
Intitulado “O caminho do povo”, o documento desagradou ao também dissidente e ex-preso político Oscar Elias Biscet, que o qualificou de “profundamente ideologizado” e “intensamente socialista”.
Num artigo publicado no site “La Nueva Nación”, Biscet queixa-se de que se propõe “uma reforma do regime consultando e ouvindo os mesmos hierarcas que destruíram a nação cubana nos últimos 50 anos”.
Ele anuncia que vai se reunir com outros dissidentes e ex-presos políticos no dia 14 de outubro, no povoado de El Roque, em Matanzas, a fim de propor um novo projeto de reforma.
Apesar das críticas, “O caminho do povo” defende um novo marco legal em Cuba garantindo as liberdades individuais e de expressão da sociedade civil e preconiza um processo de mudanças sem exclusões, estabelecendo condições para a realização de eleições livres com o objetivo de eleger uma Assembléia Nacional Constituinte.

Técnico do ABC proporciona cena ridícula

Foi, no mínimo, ridícula, a cena proporcionada pelo técnico do ABC, Leandro Campos, escondido atrás de uma placa de publicidade na sala de entrevistas do Frasqueirão, colocando a cabeça do lado de fora e perguntando como se estivesse com medo e não com raiva:
- Gabriel taí? - indagando pelo repórter da 98 FM e da Band-Natal.
E logo adiante:
- Quero avisar pra vocês que, se ele entrar aqui, imediatamente, eu paro de falar e encerro a entrevista.
Tenho certeza que o próprio Leandro, se for ver a gravação da cena, vai concluir que, o que fez não está na altura do seu nome, do seu conceito, do seu currículo.
Acho até que, para não carregar, pelo resto da vida, o constrangimento de tê-la proporcionado, ele vai fazer uma reflexão e se desculpar. Não apenas perante o profissional que discriminou, mas perante toda imprensa potiguar e a valorosa torcida abecedista.

ONU: Brasil é o 5º maior na conquista de investimentos

Um estudo da Organização das Nações Unidas coloca o Brasil como a quinta potência do mundo na atração de investimentos externos.
Segundo o portal da Deutsche Welle, a lista é encabeçada pelos Estados Unidos, seguido pela China.
Para ler a reportagem completa, CLIQUE AQUI.

Paulo Wagner comandará Jornal da 95

A 95 FM - pertencente ao comunicador Miguel Weber - está anunciando para 1º de agosto, às 7:15, o retorno do seu "Jornal da Manhã", sob o comando de Paulo Wagner.
Na equipe também estarão: Gerson de Castro, Salatiel de Souza, Mariana Vieira, Genésio Pitanga e Flávio Campos.

Obras contratadas e não iniciadas

No dia 30 de dezembro do ano passado, a Prefeitura de Natal anunciou ter assinado contrato com a EIT com o objetivo de iniciar a construção do primeiro lote de obras de mobilidade urbana voltadas para a Copa de 2014.
O trabalho era pra ser iniciado durante o primeiro quadrimestre de 2011. Isto é: De janeiro para abril, não tinha dia, nem hora. Começaria.
Mas, não começaram. É sobre isso o comentário que fiz esta semana para o NOVO JORNAL. Sob o título "Há sete meses" está disponível na Internet. Para ler, CLIQUE AQUI.

Capa do NOVO JORNAL nesta quinta-feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Waltinho anuncia visitas a Caraúbas e Assu

Waltinho na procissão de Santana do Matos
O deputado Walter Alves (PMDB) anunciou que estará sábado em Caraúbas e domingo em Assu, participando de encontros partidários ao lado do ministro Garibaldi Alves Filho e do presidente estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves Alves.
Terça-feira, depois de participar da procissão da padroeira de Santana do Matos ao lado do médico Edvaldo e Catarina, na parte da tarde, Waltinho esteve, à noite, em Poço Branco, onde participou, com a população, da festa de emancipação do município, ao lado do ex-prefeito João de Góis e de Waldemar de Góis.

Grevistas da UERN realizam assembléia amanhã

Os professores da UERN se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira, 28, a fim de avaliar o movimento grevista que completa 57 dias e as negociações com o Governo do Estado e Reitoria da instituição. O encontro será realizado na sede da ADUERN Mossoró, às 9h.

A categoria ainda irá avaliar o resultado da audiência que o Sindicato teve com o Governo do Estado na última sexta-feira (22). Na ocasião, a administração estadual apresentou uma proposta, considerada humilhante pelos representantes do comando de greve que estavam presentes, de escalonar o reajuste salarial de 23,98% em três anos (2012, 2013 e 2014). Nada foi sinalizado sobre o descontingenciamento orçamentário da UERN.

Segundo  o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o sindicato vem tentando de todas as formas negociar com o Governo do Estado na tentativa de sair do impasse criado pela própria administração que está tratando os professores da UERN de forma diferenciada em relação às demais categorias de servidores públicos.

Veja a convocação:

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

C O N V O C A Ç Ã O

A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 28 de julho de 2011, quinta-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 08:30 horas, em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 08:45 horas, ou, em terceira e última convocação, com qualquer quorum, às 09:00 horas, oportunidade em que serão apreciados os seguintes pontos de pauta:


1 – RELATO DAS NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO DO ESTADO E REITORIA;
2 – AVALIAÇÃO DA GREVE E DAS NEGOCIAÇÕES;
3 – ENCAMINHAMENTO DE NOVAS ATIVIDADES DE MOBILIZAÇÃO.

  Mossoró (RN), 26 de julho de 2011

Prof. Flaubert Fernandes Torquato Lopes
Presidente

Seturn doa 5 cadeiras de rodas ao Walfredo Gurgel

A gerente de Recursos Humanos do Seturn, Ana Cristina Eufrásia, entregou hoje ao diretor-geral do hospital Walfredo Gurgel, Mozart Dias de Almeida, cinco cadeiras de rodas doadas pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal.
As cadeiras servirão ao pronto Socorro e ao Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador.
CLIQUE AQUI para ler a notícia completa no site da Secretaria Estadual de Saúde.

Prefeitura anuncia reabertura do Centro Odontológico Morton Mariz

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Natal anunciou que o Centro Odontológico Morton Mariz, na Ribeira, fechado desde 2009, será reaberto segunda-feira.
Acrescentou que houve problemas com a empresa vencedora da primeira licitação, seu contrato teve que ser cancelado e as obras tiveram que ser interrompidas.
Novo processo licitatório foi aberto em 2010, mas as obras só foram retomadas em fevereiro deste ano.
Segundo a nota, para que o centro voltasse a funcionar "de imediato", foi fundamental o "empenho" da prefeita Micarla de Sousa.
CLIQUE AQUI e acesse a reportagem publicada no site da Prefeitura de Natal.

Instituto do Cérebro reúne praticantes de capoeira na UFRN

O Projeto Semente, desenvolvido pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realiza no sábado, 30, o Batizado e Troca de Cordas dos participantes do grupo de capoeira. Para o evento, que acontece às 10h, no ginásio do Campus, com acesso pela Entrada 1, foram convidados praticantes de Capoeira de todo o país.

Para participar do Batizado e Troca de Cordas (mudança de nível definida pelo mestre), os interessados devem entregar um quilo de alimento não-perecível na portaria do ginásio. O instrutor piloto do Projeto, professor Sidarta Ribeiro, informou que os alimentos recolhidos serão distribuídos para comunidades carentes.

Segundo o professor do Projeto Semente Thiago Cabral, cerca de 40 jovens e adultos que participam das aulas de capoeira devem prestigiar a solenidade. Além das aulas de capoeira, esse projeto de extensão da Universidade desenvolve oficinas de ciências e música para crianças, adolescentes, jovens e adultos de Natal-RN e Parnamirim-RN.

O projeto é realizado pelo Instituto do Cérebro, Departamento de Educação Física e Escola de Música, ambos da UFRN, em parceria com a Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (FARN), Secretaria Municipal de Assistência Social de Parnamirim, escolas estaduais e municipais de Natal e Parnamirim, Conjunto Habitacional Parque das Pedras e Grupo Capoeira Brasil.
Matéria distribuída pela AGECOM.

Capa do NOVO JORNAL nesta 4ª feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

terça-feira, 26 de julho de 2011

EL PAIS: Álbum familiar com fotos de Amy Winehouse

Para acessar o álbum CLIQUE AQUI

Sai nova edição de O POPULAR em Ceará-Mirim

Esta edição está chegando às principais bancas da cidade

América vende ingresso promocional até quinta-feira

O presidente do América, Hermano Morais, anunciou que a venda de ingressos ao preço promocional de R$ 30,00 para o jogo de sábado contra o Campinense, prossegue até quinta-feira.
Na entrevista que concedeu, hoje, no "Jogo Aberto", da Band-Natal, Hermano acrescentou que a partir de sexta-feira, o ingresso custará R$ 40,00.
Hermano disse que esteve hoje em Goianinha, onde ficou definida a ampliação da capacidade do estádio para 5 mil espectadores.
Sexta-feira, haverá uma vistoria do Corpo de Bombeiros e da Promotoria de Justiça para verificar a questão da segurança no sistema de arquibancada que será implantado no estádio.

Jogo do América em Goianinha começará às 15,15

O jogo do América, sábado, no Estádio de Goianinha, contra o Campinense começará às 15h15 - informou o presidente Hermano Morais, entrevistado no início da tarde de hoje no programa Jogo Aberto, da Band-Natal.
Será o segundo compromisso do clube rubro pela Série C do Campeonato Nacional.
A antecipação do horário se deve ao fato de que a energização do Estádio ainda não foi concluída.
- Teremos de jogar à luz do sol - explicou Hermano.

RN deve a Natal R$ 25 milhões de taxa de lixo

O Governo do Estado do RN deve à Prefeitura de Natal 25 milhões de reais só de taxa de lixo.
Quem fez essa afirmação foi a prefeita Micarla de Sousa, numa entrevista às revista FOCO, que está nas bancas.
Segundo acrescentou, se a governadora Rosalba Ciarlini mandasse liquidar essa conta já seria uma ajuda para a Urbana sair das dificuldades em que se encontra.

Feira de rádio amadores e PX em Ceará-Mirim

Será dia 31, a partir das 9 horas, na sede do Clube Tubarões do Vale - Rua Vereador Aureliano Marinho de Queiroz, 875, Conjunto da Cohab, em Ceará-Mirim.
O presidente Juscelino Marques de Oliveira anuncia a presença de caravas da Região Metropolitana de Natal e delegações de Caicó, Currais Novos, Mossoró e de cidades da Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Capa do NOVO JORNAL nesta 3ª feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

Novas atualizações no "Azougue"

Mensagem de Caby Costa Lima: As páginas Artigos (Hédimo Jales), e Do Bumba do www.azougue.com receberam uma nova roupagem.
Vamos lá.

Itamaraty promove seminário para jornalistas

O Ministério das Relações Exteriores promoverá dias 28 e 29, das 9 às 13 horas, o Seminário de Cooperação Humanitária Internacional para Profissionais de Comunicação Social .
O objetivo é transmitir, aos profissionais e estudantes da área de comunicação pública e privada, conhecimentos sobre a cooperação humanitária internacional, tanto dos organismos internacionais, quanto do atual estágio de formulação da política brasileira de cooperação humanitária.
As palestras terão representantes do governo brasileiro, de organizações internacionais e de entidades da sociedade civil, seguidas de debates com profissionais de comunicação.
O seminário acontece no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). As inscrições podem ser solicitadas pela Internet, no endereço eletrônico formularios.itamaraty.gov.br/chi
Serviço
Seminário de Cooperação Humanitária Internacional - para Profissionais de Comunicação Social
Data: 28 e 29 de julho (quinta e sexta-feira)
Horário: 9h a 13h
Local: Palácio do Itamaraty, Anexo II, Brasília-DF

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Agenda da governadora do RN nesta terça-feira

10h - Local: Goiás Velho/GO
A governadora Rosalba Ciarlini recebe a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera.

16h30 - Local: Currais Novos/RN.
A governadora Rosalba Ciarlini participa da procissão de Sant'Ana, Missa, Palavra de agradecimento e descida das Bandeiras.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prensa Latina: Em greve de fome, presos americanos denunciam tratamento sub-humano

Em reportagem postada em Havana, a agência Prensa Latina denuncia que centenas de presos norte-americanos estão realizando greves de fome em diferentes presídios dos Estados Unidos reivindicando o fim do tratamento desumano que lhes é proporcionado.
A reportagem, difundida no Brasil pelo site da Fundação Lauro Campos, vinculada ao PSOL, afirma:
- Há presos que sofrem graves problemas cardíacos, respiratórios e de desidratação em temperaturas que costumam chegar aos 43 graus centrígrados em algumas ocasiões.
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem completa no site da Fundação Lauro Campos.

Saúde relata atendimento às vítimas da explosão na Cidade da Esperança

Sobre o atendimento às vítimas da explosão de um botijão de gás, ontem, na feira livre da Cidade da Esperança, a Secretaria Estadual de Saúde distribuiu hoje a seguinte nota: 


"O acidente ocorrido na manhã deste domingo (24), causado pela explosão de um botijão de gás em uma feira no bairro Cidade da Esperança, em Natal, mobilizou toda a equipe médica do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).
Nos momentos seguintes ao acidente foi acionada toda a equipe de cirurgia plástica de sobreaviso, ficando cada um dos três cirurgiões plásticos na assistência direta às vítimas. Os funcionários de plantão estiveram mobilizados em dar o suporte necessário. A Direção do hospital e o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, foram comunicados e compareceram imediatamente a fim de oferecer todo o suporte necessário, que incluiu recursos humanos e materiais extras.
Após ser feita a triagem inicial dos 19 pacientes, os mais graves foram encaminhados ao Centro Cirúrgico, os de gravidade intermediária foram encaminhados ao CTQ e os de menor gravidade foram liberados para retornarem ao hospital apenas para atendimento ambulatorial (curativos).
Segundo o cirurgião plástico, João Alves Martins, um dos primeiros a atender os pacientes, a maioria tem queimaduras graves, que atingem de 25% a 50% da superfície corpórea, em membros inferiores, superiores e face. “As queimaduras são de segundo grau profundo e requerem cuidado, pois podem evoluir para terceiro grau”. Ele explica que no momento o estado geral dos 10 pacientes internados “é estável, apesar de potencialmente grave”, e os mesmos serão submetidos à avaliação clínico-laboratorial e procedimentos cirúrgicos necessários.
O atendimento qualificado às vítimas foi possível graças ao trabalho de toda a equipe, desde o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Politrauma, rouparia, farmácia e enfermagem, trabalho este que possibilitou que seis horas após o acidente todos os pacientes já estivessem devidamente atendidos.
O entendimento da direção atual de que o Centro de Tratamento de Queimados deve ser uma área totalmente isolada, devido ao alto risco de infecção das queimaduras, possibilita que o único centro de queimados do Rio Grande do Norte possa oferecer uma assistência de qualidade aos seus usuários.  
Relação dos pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados:
1- Rodrigues Firmino da Silva (20 anos)
2- Dhenifer David Soares Silva (17 anos)
3 - Crislane Silva da Apresentação (19 anos)
4 - Bruno Rocha da Silva (19 anos)
5 - Maria Selma da Rocha (45 anos)
6 - Vanderlene Marcelino da Silva Cruz (28 anos)
7 - Cynira Catarina Silva da Rocha (22 anos)
8 - Samuel Cardoso da Silva (29 anos)
9 - Miriam Lima Rocha (21 anos)
10 - O menino A.A.O. de 11 anos de idade

UFRN abre inscrições para o vestibular 2012

Começaram nesta segunda-feira, 25 de julho, as inscrições para o Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e se estendem até às 23h59min do dia 28 de agosto. As inscrições serão feitas, exclusivamente, através do site da Comperve: www.comperve.ufrn.br

Para inscrever-se, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 110.

O candidato deverá preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele; imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no caso de candidato pagante e o Comprovante de Inscrição, no caso de candidato isento. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 29 de agosto de 2011, no local indicado na GRU.

No site da Comperve também está disponível o edital completo do processo seletivo.
Fonte: AGECOM. 

Primeiras obras da Copa foram anunciadas há sete meses

A Prefeitura de Natal anunciou, em seu site, no dia 31 de dezembro do ano passado, a assinatura do primeiro contrato para execução de obras de mobilidade urbana voltadas para a Copa de 2014.
Era no valor de 137 milhões e 900 mil reais e foi firmado entre a SEMOPI e a EIT.
Alguém tem notícia dessas obras?
Até eu só me lembrei porque recebi neste final de semana dois comentários de uma mesma pessoa a respeito da nota que aqui divulguei.
Quem quiser relembrar, CLIQUE AQUI.

Onze queimados continuam internados no Walfredo

Onze pessoas vitimadas pela explosão de um botijão de gás, ontem de manhã, na feira da Cidade da Esperança, continuam internadas no pavilhão de queimados do Walfredo Gurgel.
A informação foi dada, há pouco, pelo secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, entrevistado no "Bom dia, RN".
No total, foram levadas ao Walfredo 25 pessoas. Quatro, que tiveram queimaduras nos rostos, encontram-se em situação mais delicada.

domingo, 24 de julho de 2011

Jogos Mundiais Militares terminam com vitória do Brasil

A 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares terminou, hoje, no Rio de Janeiro, com o Brasil no topo do quadro de medalhas.
O Brasil faturou 114 medalhas, sendo 45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze.
A China ficou em 2º lugar: 99 medalhas, sendo 37 de ouro, 28 de prata e 34 de bronze.
A Itália ficou em terceiro com 14 ouros; a Polônia conquistou 13 ouros e a França 11.
CLIQUE AQUI para acompanhar um balanço completo no portal ESPN/ESTADÃO.

Artigo de Públio José

O PRINCÍPIO DA QUALIDADE
                                            
Públio José – jornalista

  
                            Os consultores, os entendidos em marketing, em processos industriais, os profissionais de venda, todos, enfim, que estão envolvidos com a produção e a comercialização de produtos e serviços sabem que a qualidade é fundamental. Parafraseando Vinicius de Morais – que em certa ocasião falou “que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental” – eu chego a afirmar: que me desculpem os produtos que não têm qualidade, mas qualidade é fundamental. Em tudo. Nas embalagens, na apresentação, no marketing, na assistência técnica e, principalmente agora, no que concerne à responsabilidade social e ao respeito ao meio ambiente. Todos esses passos têm que ser dados com qualidade. Chego até a ir mais além. Nos relacionamentos, no trabalho, em família, no que você produz, na palavra empenhada, no estilo de vida, a qualidade também se faz necessária, inclusive com o mesmo rigor da praticada no mundo dos negócios.
                        Alguém certamente irá pensar ser absolutamente óbvio o que estou dizendo. Entretanto, apesar da qualidade ser um princípio lógico, óbvio até demais, sua execução e sua prática deixam muito a desejar. Vejamos, por exemplo, os homens públicos. Quando agem movidos por estímulos ligados à corrução, estão agindo, com certeza, fora do princípio da qualidade. Pois a qualidade, no tocante ao desempenho de um homem público, significa, entre outros procedimentos, a prática constante da honestidade no manuseio do dinheiro alheio e a resistência a todo tipo de tentação que o induza a meter a mão naquilo que não é seu. Como se vê, o homem público também tem seu desempenho analisado sob a ótica da qualidade no que faz e no que produz, obrigação, aliás, a que todos eles estão sujeitos quando se dispõem a trabalhar em cargo público ou quando submetem seu nome, numa eleição, ao julgamento do eleitorado.
                        Do mesmo modo, o funcionário público, estando ali para servir, por isso mesmo chamado, apropriadamente, de servidor, também deve se submeter ao princípio da qualidade no serviço que presta à população. Entretanto, na realidade, o que se vê por esse Brasil afora? Tanto no que diz respeito ao comportamento dos homens públicos, como ao dos servidores estatais? No caso dos primeiros, um desprezo quase total com as pessoas de quem mereceu o voto (afinal, uma procuração baseada na confiança), e, no caso dos segundos, uma má vontade no atendimento ao público de causar arrepios, aliada a um despreparo funcional gritante – com honrosas exceções, graças a Deus. Para essas pessoas, afinal, o que significa o princípio da qualidade? O que representa para elas estarem numa posição propícia à prática do bem comum e ao encaminhamento de soluções para problemas que afligem milhares e milhares de pessoas?
                        Pensando bem, a essas pessoas faltam, na verdade, o crédito e a prática do amor e da misericórdia. Aliás, os mesmos sentimentos, os mesmos princípios para os quais Jesus Cristo tanto se sacrificou para que deles tomássemos conhecimento. Falando em Jesus, a respeito do princípio da qualidade, ele nos dá uma grande lição na célebre passagem das bodas de Caná, conforme está escrito no livro de João, capítulo 2, versículo 1 ao 11. Trata-se da transformação, ocorrida em um casamento, da água em vinho. Na efervescência da festa, o vinho acabou, fato gerador de um desconforto enorme ao responsável pelas bodas. Procurado, Jesus salva a situação, transformando água em vinho. Entretanto, há que se ressaltar, no episódio, o compromisso de Jesus com a qualidade, com o rigor do produto a ser oferecido. Havia um profissional contratado para organizar a festa, que aprovou entusiasmado a qualidade do vinho que antes fora água.
                        Seu comentário de que “todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior”, marca, profundamente, a diferença do conceito de qualidade para Jesus (“tu, porém guardaste o bom vinho até agora”) e o mesmo conceito na visão dos homens. Pois o noivo, mesmo tendo na festa pessoas importantes na sua escala de interesses, ainda tentou iludi-las com vinho de boa qualidade no início, para, posteriormente, enganá-las com uma bebida de qualidade inferior. Infelizmente, esse é o típico comportamento humano. Que cumula de gentilezas as pessoas segundo o retorno que delas terão, passando a tratá-las de forma diferente quando for incerto o retorno da vantagem. Essa não é postura de qualidade. O princípio da qualidade, segundo Jesus, deve ser exercitado antes, durante e depois de qualquer relacionamento. Até para aquele que você julga não ser merecedor de um gesto seu – de qualidade.

"Azougue" atualiza "Da época" e "Identidade"

Comunicado do amigo Caby Costa Lima: As páginas Da época e Identidade do www.azougue.com tiveram seus conteúdos atualizados.

Explosão na Esperança deixa 19 queimados

Dezenove pessoas sofreram queimaduras em consequência da explosão de um bojão de gás, hoje de manhã, na feira da Cidade da Esperança - informou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
Duas das vítimas estão em situação mais grave, com dois terços dos seus corpos afetados pelas queimaduras.
A nota acrescenta que, por determinação da prefeita Micarla de Sousa, a secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira e o chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, foram acompanhar o atendimento das vítimas no Walfredo Gurgel.

VEJA quer alcançar um milhão de seguidores no twitter

A revista VEJA anunciou hoje que já conta com mais de 994 mil seguidores no twitter. 
Está em contagem para alcançar o seguidor nº 1 milhão.
Para saber mais CLIQUE AQUI.

Flávio Rezende: Boletim da Casa do Bem

A Casa do Bem tem tantas novidades para contar que as vezes penso em dividir em dois Boletins do Bem, mas, a vontade dá e passa pois fico num pé e noutro para contar logo tudo. Adoro divulgar os que ajudam, as coisas que acontecem pois acredito que devemos espalhar pelos quatro ventos as coisas do bem. Então vamos lá:

- O Iate Clube do Natal está oferecendo uma oficina para jovens, ensinando eles a velejar, montar e desmontar equipamentos, podendo até rolar futuro emprego para estes jovens. Grato a Ricardo, Betuca e Lula Barreto, além dos professores.

- A amiga Sany que tem o salão de beleza Sav Hair Lounge no Praia Shopping doou um monte de coisas, secadora, árvore de natal, objetos diversos, feliz agradecemos de coração.

- A Pizzaria Reis Magos comemorou o Dia da Pizza levando um grupo da Casa do Bem para comer pizza a vontade, foi muito legal, grato a todos de lá de coraçãoe ao amigo Alan Oliveira e sua equipe de jornalismo que nos indicou.

- Agradecemos o amigo do bem Cácio Paiva pela doação de um forno microondas e a meu mano Fernandinho Rezende por doação financeira que nos ajudou muito.

- Hora de agradecer aos hotéis que doam lençóis, travesseiros, camas, colchões que ajudam muito o povo de Mãe Luiza. É o Hotel do Bem.

- O amigo Paulo César Dantas Fernandes da Splash Lavanderia doou roupas para nosso Bazar do Bem e reforçou nosso estoque.

- Quem também doou roupas para o Bazar do Bem foi Tereza Tinôco, o casal Beto Santos/Thaysa Flor da Donna-Donna e diversos outros que vamos lembrando aos poucos. Feliz agradecemos.

- Tem uma galera formada por 824 pessoas de bem que passou no concurso da PM mas ainda não foi chamada. Eles foram na Casa do Bem e doaram roupas, alimentos e brinquedos.
Legal defender uma causa fazendo o bem, parabéns.

- Com várias doações que recebemos já realizamos a Visita do Bem de julho, que entrega para uma família carente alimentos, roupas, objetos e uma quantia em dinheiro, para ajudar no que for preciso.

- Na área de informática recebemos doação de computadores do Sebrae e da Suporte Informática, grato a João Hélio, Zeca Melo e ao amigo Luzivaldo Silva.

- Na área da imprensa agradecemos a galera da Sim Tv por dedicar um programa inteiro para a Casa do Bem, valeu Manú e Myrela, dez a zero. Também ao O Poti por uma matéria legal neste domingo comigo.

- Na área cultural recebemos convites do Circo Tihany e levamos 250 pessoas com ajuda de Augusto Maranhão da Viação Cidade das Dunas. Também levamos um grupo para a peça Açai e Dedos, cortesia do produtor cultural Jorge Elali e de sua querida mãe Ana Elali, fomos também para um evento do SESC, o Palco Giratório, cortesia do coordenador cultural Daniel Aguiar de Rezende e, recebemos da também produtora e empresária Juçara Figueiredo dois cursos durante a realização do seu Fest Bossa e Jazz, um de fabricação de pandeiros e outro de montagem de palcos. Grato a todos, isso é muito legal. Tivemos ainda, antes que esqueça, presença no mágico Renner, uma gentileza do amigo do peito Rodrigo Cruz, que sempre leva artistas para a Casa do Bem.

- Nosso time de futebol jogou hoje e ganhou de 3 X 1 de um colégio, num jogo amistoso e estamos precisando de um patrocínio de R$ 2.500,00 para uniformizar igual todos os 100 jovens com camisa, calção e meião, uma vez que cada grupo tem um terno diferente. A Capoeira do Bem tem um novo atabaque e recebemos doação ainda de mais um violão.

- Agradecer ainda Pedro Mendes que fez show durante nossa festa de 1 ano e a todos os músicos e artistas que cederam suas músicas para o CD do BEM, que está sendo vendido com renda para a Casa do Bem na Potylivros do Praia Shopping, banca de Jussier no Tirol e a banca de Tota em Petrópolis e na própria Casa do Bem.

- Estive ainda fazendo palestra para o pessoal do Rotary Reis Magos, chamado pela entusiasta da Casa do Bem Emanuelle Barreto, onde fui muito bem recebido e, no próximo boletim relataremos o que ficou faltando neste, afirmando que a Cyrela vai promover uma reforma na Casa do Bem e que continuamos precisando de ajuda via conta bancária 26847-X - ag. 1668-3 - Banco do Brasil ou de roupas usadas, calçados, bijuterias etc, para nosso Bazar do Bem.

- Feliz deixo votos de paz e de luz, estamos bem, com as dificuldades normais, mas, mandando ver como vocês mesmos podem comprovar. Repassem este e-mail, apareça em nossa sede na rua João XXIII, 1719  - Mãe Luiza, perto do hotel Rarus, da Via Costeira e vamos fazer sempre o bem e nos ajude a manter esta maravilhosa obra social cada vez mais viva e ativa.

www.casadobem.org.br - 3202-3441

NOVO JORNAL chega a assinatura nº 2.000

O NOVO JORNAL anuncia na edição deste domingo ter chegado à assinatura de nº 2.000.
Assinala que esse número emblemático foi alcançado antes de completar 20 meses de circulação.
Qualquer pessoa pode fazer assinatura através do telefone: 3221-4554.

Real Madri exige resposta imediata de Neymar

Reprodução do site ABC
O recado está no título do site do jornal ABC, ilustrado com uma foto do "menino": "O trem branco só passa uma vez".
No texto, a mensagem fica ainda mais explícita: "O Real Madri lembrou ao empresário de Neymar, Wagner Ribeiro, para lembrar ao atleta que não costume pedir a mesma coisa duas vezes".
ABC reconhece que o craque da Seleção Brasileira enfrenta um dilema. Seu empresário, defende um "sim" imediato ao Madri por 45 milhões de euros. Contudo, o Santos e seu pai lhe pedem para ficar mais um ano no Brasil a fim de celebrar, junto com Pelé, em junho de 2012, o centenário da equipe santista". 
CLIQUE AQUI para ler (em espanhol) a reportagem completa.

Artigo de Paulo Afonso Linhares

O OCASO DOS PARTIDOS

Paulo Afonso Linhares

A pedra angular do sistema democrático representativo e da própria organização estatal são os partidos políticos, tidos estes como instituições sociais de fins políticos, com caráter associativo, cujo escopo é de ser instrumento de coordenação e manifestação da vontade popular. Claro, nos regimes políticos baseados na autocracia (governo de poucos) os partidos perdem completamente sua razão de ser, se descaracterizam completamente e atendem a propósitos completamente alheios às idéias de democracia (governo de muitos). Verdadeiramente, os partidos políticos são vetores que canalizam e orientam as vontades de milhares de indivíduos na direção de objetivos políticos, traçados a partir de concepções ideológicas ou doutrinárias, tendo como principal a conquista do poder estatal.

No viés sociológico, Bluntschli defende que "[...] Os partidos não são instituições de direito público, nem membros do organismo do Estado, senão agremiações sociais de fins políticos.” Puxando para o campo tecnicista de sua “teoria pura do Direito”, Hans Kelsen assevera que os partidos políticos nada mais são do que “órgãos destinados à formação da vontade estatal”. O jurista Pinto Ferreira, todavia, reunindo as diversas teorias acerca dos partidos políticos, sintetiza magistralmente a sua concepção: "O partido político é uma associação de pessoas que, tendo a mesma concepção de vida sobre a forma ideal da sociedade e do Estado, se congrega para a conquista do poder político a fim de realizar um determinado programa”.

A tarefa que cabia, no passado, ao príncipe, hoje é do partido político; o moderno príncipe, segundo construção teórica do filósofo Antonio GRAMSCI, longe de ser uma pessoa real ou uma pessoa física, é, sim, um organismo social representativo da vontade coletiva. Destarte, a função que MAQUIAVEL atribuía a um indivíduo (o Príncipe), Gramsci atribui a um organismo social especialíssimo e fruto do crescimento político da sociedade (o partido político). Interpretando a concepção gramsciana de partido político, Nilson Borba Filho e Orides Mazzaroba (O partido político em Marx, Engels e Gramsci – disponível em: http://bit.ly/oLYWwb - 20/07/2011), dizem que “... GRAMSCI entende que o partido não é um organismo corporativo, mas, sim, um organismo universal, pois a possibilidade de tornar-se classe hegemônica condiciona-se na capacidade da classe operária elaborar, de modo homogêneo e sistemático, uma vontade coletiva nacional-popular, construindo um novo bloco histórico e assumindo o papel de classe dirigente. A construção dessa vontade coletiva é papel prioritário do partido político ou, segundo GRAMSCI, do moderno príncipe.

Bem, esse marco teórico já é suficiente para o que se tem a dizer, aqui, acerca da atual situação dos partidos políticos no Brasil. Sim, a despeito dos avanços das instituições democráticas, da consolidação dos direitos fundamentais e de uma concepção de cidadania, sob a égide da Constituição de 1988, fato é que os partidos políticos brasileiros (atualmente são 27 os registrados no Tribunal Superior Eleitoral) vivem uma debilitante calmaria e com baixíssima performance na conceituação que lhe dá parcela ponderável da sociedade brasileira. E todos em eterna crise, mesmo aqueles que, por vezes, desfrutam diretamente ou pegam alguma carona no acesso ao poder.

Crise por todos os lados e para todos os gostos: 1) o DEM de José Agripino se tornou gelatinoso e se desmancha a olhos vistos, sendo engolido aos pedaços pelo futuro PSD do prefeito Kassab; 2) o Partido da República, de Alfredo Nascimento, começa a enfrentar problemas enormes com as acusações de corrupção feitas a importantes membros de sua cúpula, através de cargos que ocupavam no Ministério dos Transportes; 3) o PT que até hoje não conseguiu refazer-se dos escândalos do “mensalão”; 4) o PSDB vive enorme crise de identidade entre SP versus MG (Serra ou Aécio Neves?) e, na condição de maior agremiação oposicionista, tem tido pouquíssimos êxitos; e, 5) o PMDB, que vive há muitos anos o dilema de sempre apoiar candidaturas majoritárias de outros partidos resumindo-se a ser ele mesmo um partido destinado a eleger bancadas parlamentares, ademais do fisiologismo que demonstra no desfrute dos cargos que abocanha nos governos aliados. Mesmo que saia uma reforma política – no que é difícil de acreditar neste momento – dificilmente os partidos políticos brasileiros atuais sairão da letargia que os consome. Na verdade, experimentam as diversas agremiações nacionais, o amargor do ocaso, mormente porque a maioria deles já morreu e ainda não sabe disso. As consequências serão drásticas, no médio e longo prazo, sobretudo porque podem comprometer o modelo democrático e a instabilidade das instituições republicanas. O ocaso das instituições partidárias será sempre o eclipse da democracia.

Capa do NOVO JORNAL neste domingo

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

sábado, 23 de julho de 2011

ABC arranca empate jogando fora de casa

ABC x Boa Esporte (MG) empataram sem abertura de contagem esta noite, em partida válida pela Série B - 12ª rodada.
O jogo foi no Estádio Melão.
Com o resultado, o ABC volta à zona de classificação, ficando em quarto lugar.
Segundo o comentarista Lupércio Luiz, foi a pior apresentação do ABC neste campeonato.
Ficou provado, segundo Lupércio, que o ABC precisa reforçar o seu elenco, fazendo novas contratações.

ZERO HORA: Infográfico mostra trajetória de Amy Winehouse

CLIQUE AQUI para acessar

Agnelo e Robinson se acertam para 2012

A notícia ganhou a manchete de capa da edição do JORNAL METROPOLITANO deste fim de semana e está disponível na Internet.
O acerto está relacionado com a disputa para a Prefeitura de Natal.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

América faz 3x1 sobre o Fortaleza

O América vai fazendo barba, cabelo e bigode sobre o Fortaleza: 3x1, dentro do Presidente Vargas.
43 minutos do segundo tempo. Três de acréscimo.
Wanderley, Max e Val construiram a vitória americana.