terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Para refletir: O medo de errar

Por que tememos o fracasso? Todos nós nos preocupamos com o futuro, com o que será do amanhã, porque não queremos fracassar. Mas isto é um erro de visão. Esperamos sempre que tudo saia tal qual desejamos.

Tivemos uma péssima educação com relação a como encarar o erro, pois não aceitamos que possamos estar errados. É claro que vamos sempre cometer erros. Se soubéssemos tudo, se fôssemos perfeitos, não estaríamos aqui, não seríamos mais humanos. É próprio da natureza humana errar, e estamos na vida para aprender. É necessário provar, corrigir, tentar de novo.

Por conta das carências da educação que recebemos, nunca vemos o erro como uma experiência para aprender ou para nos aprimorar como pessoas, e chegamos até mesmo a temer a correção. Esse é um ponto chave para dominar este temor: aceitar o erro como algo natural, e entender que na verdade não existe o fracasso, mas apenas experiências para serem vividas. Podem ser agradáveis ou desagradáveis, mas todas nos deixarão um ensinamento. O conhecimento não surge como passe de mágica, nem de um dia para o outro. É necessário praticar muitas vezes para aprender; sabemos que não há uma solução definitiva e eterna.

Todo o programa de Filosofia Prática de Nova Acrópole é voltado para responder a essas inquietações, sempre relacionando a teoria com a vivência prática, e assim resgatando da Filosofia seu sentido realmente útil e vivo.


Texto de Beatriz Diez Canseco, diretora nacional da Nova Acrópole no Peru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.