segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

São Gonçalo (quem diria?) é o casamenteiro das mais velhas

O blog "Penafiel, terra nossa", de Portugal, publicou, em 2013, reportagem sobre os dois santos casamenteiros portugueses - Santo Antônio, cuja veneração se propaga pelo mundo a partir de Lisboa, a Capital do país; e São Gonçalo do Amarante, que tem um santuário no norte de Portugal.
O texto da reportagem me foi enviado pelo amigo e colega, Walter Medeiros.
Segundo o texto, Santo Antônio encarrega-se de buscar casamento para as meninas mais jovens; Já São Gonçalo, cuida daquelas com idade mais avançada.
Um fato novo trazido pela reportagem, é que, além de casamenteiro, Santo Antônio também ajuda casais brigados a fazer as pazes.
Mas, para isso, ou seja: para pedir essa ajuda a Santo Antônio, as pessoas interessadas precisam fazer uma espécie de "simpatia", usando duas flores: um cravo e uma rosa.
Os talos das duas devem ser amarrados com uma fita verde, na qual devem ser dados 13 nós.
Enquanto toma essas providências, a pretendente à paz ou o pretendente deve estar pensando em Santo Antônio, pedindo que acabe com a desavença do casal.
E a simpatia para São Gonçalo é a seguinte:
Segundo a reportagem, as moças que se acham encalhadas e precisam de uma ajuda de São Gonçalo a fim de lhes arranjar um casamento é mais simples.
Basta puxar o cinturão da imagem do santo três vezes.
Caso não o faça, corre o risco de nunca casar.
Agora, isso tem que ser feito só no dia consagrado ao santo padroeiro. Não é todo dia.
Por fim, só pra terminar, Penafiel, o nome do blog, é o nome da bela cidade no Norte de Portugal onde é editado. É com você.
Para acessar a reportagem completa, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.