terça-feira, 2 de novembro de 2010

Previsão de atendimento no AME é questionada

A respeito da notícia que divulguei aqui no blog sobre a inauguração, ocorrida ontem, do AME de Nova Natal, recebi um comentário que a Prefeitura precisa levar em consideração.
O leitor cumprimenta a prefeita pela iniciativa, acha que a abertura de AMEs pode ser a porta de entrada pra resolver os problemas do SUS em Natal, mas entende que a capacidade de atendimento anunciada para Nova Natal está super-dimensionada.
Transcrevo o comentário na íntegra. Confira:

"Ótima iniciativa da prefeitura. Virá solucionar grande parte da demanda reprimida.
Não pude deixar de pensar, no entanto, no esforço que a prefeita terá de fazer para cumprir, com qualidade, a meta de 15.000 atendimentos/mês.
Supondo um mês de 4 semanas que não tenha nenhum feriado, temos 24 dias de atendimentos, que necessitarão de 625 pessoas atendidas.
Atender 625 pessoas num dia é muita gente! O horário de atendimento vai das 7 às 18, isto é, 11 horas de estabelecimento aberto. Vamos considerar que, na prática, teremos 9 horas de atendimento [afinal de contas, são seres humanos que estão ali, precisam de pausa para o almoço, pro cafezinho, ir no banheiro etc]. Supondo que teremos por dia 9 horas ininterruptas de trabalho e que cada consulta de um especialista gira em torno de 20 minutos. temos que cada médico tem a capacidade de atender por dia aproximadamente 24-27 pacientes. Assim, para alcançarmos a demanda prometida pela prefeita de 15 mil atendimentos por mês, dando a cada um o tempo de 20 minutos de consultas, precisaremos de 24-26 médicos de plantão diariamente, fora equipe de enfermagem, auxiliar de enfermagem etc. Um verdadeiro exército.

Resumindo:

15 mil atendimentos/mês
625 atendimentos/dia
se consultas de 20 minutos, 24 cons./médico
necessito, diariamente, de 26 médicos.

Não digo que é impossível, pelo contrário, é viável; mas se a prefeita cumprir o prometido, palmas para ela.

Parece que essa campanha eleitoral fez mais bem a Micarla que a Dilma".
Fim da transcrição do comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.