quinta-feira, 24 de maio de 2012

Saúde deveria colocar e anunciar postos de vacinação nos shoppings


O número de pessoas que tem procurado as unidades de saúde em busca da vacina contra a gripe não está correspondendo à expectativa do governo.
Por conta disso, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que teve início em 5 de maio e encerraria nesta sexta-feira (25), teve que ser prorrogada em mais uma semana, seguindo até 1º de junho.
De acordo com o Ministério da Saúde o novo prazo possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.
Não basta só prorrogar. Tem que facilitar o acesso das pessoas aos postos de vacinação.
Por que não instalar postos especiais e exclusivos para vacinação em locais de grande movimento, como shopping e supermercados? Fica a sugestão.
No Rio Grande do Norte a meta é imunizar 80% dos grupos prioritários, o que representa 484.349 pessoas. Até a manhã desta quinta-feira (24) foram vacinadas 288.870 pessoas, o que representa 59,64% da meta.
Faltam, portanto, mais de 40% do público alvo.
Devem comparecer aos postos de saúde as pessoas com 60 anos e mais de idade, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, as crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes, os povos indígenas e a população prisional.
De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no Rio Grande do Norte o grupo prioritário que mais procurou os postos de saúde para vacinação foram os idosos, com 191.454 idosos imunizados; seguidos pelas crianças, 51.970 imunizadas; trabalhadores de saúde, 25.920 imunizados e o grupo das gestantes, com 20.798 imunizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.