segunda-feira, 13 de junho de 2011

UFRN realiza 4ª feira Seminário "Escola sem homofobia"

O Núcleo Tirésias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promove o Seminário “Escola sem Homofobia! Por que o material foi proibido?”. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 15, no Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas (NEPSA), às 19h.
O Seminário terá na sua programação apresentação de vídeos e debates, e contará com as participações das professoras Berenice Bento e Erika Gusmão ambas docentes da UFRN.
O Núcleo é uma parceria com o Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF) e tem o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Bagoas - Estudos Gays, Gênero e Sexualidade.
Na mitologia grega, Tirésias é o adivinho cego cuja história está ligada a um debate em torno do prazer e da diversidade de gênero. Uma das versões do mito conta que, ao escalar um monte, Tirésias teria encontrado duas serpentes copulando e as teria separado, matando a fêmea.
A consequência de seu ato foi tornar-se mulher. Sete anos mais tarde, a cena se repete e, ao separar as serpentes, mata o macho. Nessa ocasião, torna-se homem. Tirésias passa a ser aquele que possuía a experiência dos dois gêneros.
Informações da AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.