sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alemanha oferece bolsas a universitários brasileiros

A Alemanha aderiu ao programa Ciências sem Fronteiras e planeja oferecer três mil vagas por ano a estudantes brasileiros.
A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e da Secretarias de Ensino Superior e Secretaria de Ensino Tecnológico do MEC.
Uma das parcerias firmadas pelo programa Ciências sem Fronteiras foi com o Instituto Fraunhofer da Alemanha, que lançou edital para selecionar candidatos a bolsa de doutorado sanduíche (DWE), doutorado pleno (GDE), ou pós-doutorado (PDE).
O objetivo é desenvolverem projetos de pesquisa em um dos institutos alemães.
Para participar, o candidato deve desenvolver integral ou parcialmente suas teses de doutorado ou projetos de pós-doutorado dentro das respectivas áreas prioritárias: Microeletrônica; Materiais; Luz e Superfícies; Produção; Ciências da Vida; e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Os interessados devem verificar as vagas oferecidas pelo Fraunhofer no Portal do CsF (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br) e encaminhar as propostas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio da Plataforma Carlos Chagas, até o próximo dia 16 de março.

Divulgação da AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.