domingo, 23 de setembro de 2012

Refletindo 21 de setembro

Dia Nacional de Luta 
das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído a partir dos movimentos sociais, em 1982, com representação de todas as entidades nacionais. 
A escolha do dia 21 de setembro se deu pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação e representatividade do nascimento das lutas... reivindicações pela efetivação da cidadania e pela participação plena em igualdade de condições. 
Com a adesão da sociedade civil organizada em favor da data e com a ênfase nas comemorações alusivas foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Esta data é comemorada como um momento, espaço para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social deste segmento muitas vezes invisível ou esquecido nas garantias de direitos, como o direito de ir e vir com autonomia e segurança, que são indispensáveis na construção de todo esse processo social.
Hoje, no Brasil, 45 milhões de pessoas, ou seja, 23% - segundo o Censo IBGE/2010, declaram alguma deficiência. E o Rio Grande do Norte hoje é o Estado brasileiro com maior percentual de Pessoas com Deficiência - 27,86% .
Baseados no princípio de igualdade e do direito para todos, quando se trata de Políticas Públicas e cidadania, compreendendo o segmento da pessoa com deficiência, neste intuito tal aspecto ressalta a compreensão indispensável da inclusão social que está articulado à efetivação de igualdade e de cidadania.

 Este é o princípio no qual a ninguém é negada uma efetiva e real participação.
Texto encaminhado por Éliton S. Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.