sexta-feira, 21 de março de 2014

Henrique adota campanha pela compra de tomógrafo para Hospital Infantil de Natal

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, visitou na tarde desta sexta-feira, em Natal, o Hospital Infantil Varela Santiago e adquiriu várias camisas da campanha que o estabelecimento vai lançar visando angariar recursos a serem aplicados na sua manutenção. Recepcionado pelo diretor do Hospital, médico Paulo Xavier e integrantes de sua equipe, Henrique ouviu palavras de reconhecimento pelo apoio que assegura à instituição.
- Como deputado, Henrique já nos ajudava sempre que o procurávamos. E muito mais tem nos ajudado desde o primeiro momento em que chegou à presidência da Câmara dos Deputados – disse Paulo Xavier.
E prosseguiu: “A UTI neo-natal que inauguramos há uma semana – devemos à ajuda dele”.
Segundo o diretor, no Nordeste brasileiro não existe uma UTI com o padrão de qualidade da do Hospital Infantil Varela Santiago. “No Brasil, se muito existir, são umas cinco iguais à nossa que, inclusive, está equipada com um respirador de alta frequência, com capacidade para atender recém-nascidos com peso de 500 gramas (meio quilo)”.
Paulo faz questão de lembrar: “Em mais de cem anos de história, nosso Hospital, que só atende a pacientes do SUS, só tinha recebido, do Ministério da Saúde, auditores. Nenhuma autoridade havia se interessado em conhecer o padrão de qualidade dos serviços que prestamos. Com Henrique na presidência da Câmara, tivemos a satisfação de receber a visita do secretário de Atenção à Saúde, dr. Helvécio Magalhães”.
Essa visita foi decisiva para que fosse formalizada a parceria que resultou na construção e implantação da UTI neo-natal. “Agora, estamos em campanha para a compra de um tomógrafo” - lembrou.
Na tarde desta sexta, Henrique pôde constatar que se trata, de fato, de uma UTI de primeiro mundo. Lá, além das explicações de Paulo Xavier, ouviu também relatos da médica de plantão, dra. Maria Luiza Barros.
E durante a troca de informações do parlamentar com a equipe do hospital, o médico Paulo Xavier levantou um pleito que resolve o problema da compra do tão desejado e necessário tomógrafo: Já está no Ministério da Saúde um processo referente a uma emenda parlamentar do deputado Henrique Eduardo relativo à compra de equipamentos para uma lavanderia. A direção do hospital propôs uma mudança nos objetivos da emenda e o assunto será levado à consideração do Ministério da Saúde, com amplas chances do pleito ser acatado. Em vez da compra de equipamentos para uma lavanderia, a compra do tomógrafo.
Outras processos, também relativos a emendas e totalizando quase dois milhões de reais que se encontravam emperrados nos escaninhos da burocracia, logo foram localizados e, depois de contatos com as repartições competentes, o deputado e o médico Paulo Xavier receberam garantias de que as devidas soluções serão concretizadas na próxima semana.
Henrique saiu feliz da vida com a visita: “O trabalho do dr. Paulo Xavier e de sua equipe me emociona. Aqui só se atende pacientes do SUS. É um trabalho dedicado e realizado como uma missão”.
O parlamentar lembrou que como governador do Rio Grande do Norte, de 1961 a 1965, o seu pai, Aluízio Alves, sempre prestigiou a ação do Hospital Infantil. “Pra mim, então, é uma honra saber que, dentro das minhas possibilidades, também estou oferecendo a minha parcela de contribuição”.
Henrique disse não ter dúvidas quanto à solução para a aquisição do tomógrafo, mas fez um apelo à sociedade potiguar para que, quem puder, não deixe de adquirir as camisas que passarão a ser vendidas.
- Para uma instituição como o Hospital Infantil Varela Santiago, todo dinheiro que for doado será bem utilizado em favor das pessoas que mais precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.