sexta-feira, 19 de março de 2021

Ensinamentos para um período de transição

“Um período de transição, como o que vivemos no Brasil, exige de cada cidadão um ativo espírito de discernimento. Somente assim, ele verifica, examina, seleciona, aceita ou rejeita planos, propostas e mesmo pessoas, distinguido o verdadeiro do falso, a realidade das aparências. Caso contrário, o idealismo dos jovens, o trabalho e os padecimentos do povo, as injustiças sociais vêm a ser instrumentos para a vitória de uma causa jamais desejada”.

........

“A atuação pastoral em defesa dos mais necessitados e o apoio às pequenas comunidades devem continuar a ser estimulados, apesar da existência real do perigo ou da constatação de desvios. Contudo, o momento atual requer maior atenção e rigor redobrado para corrigir e para resistir às tentativas de manipulação”.

Alguém sabe de quem são esses ensinamentos?

Foram escritos por Dom Eugênio Sales e publicados no jornal O POTI de 18-3-1979. Durante muitos anos, dom Eugênio manteve uma coluna semana em vários jornais do Brasil, sob o título “A voz do pastor”. Na época dessa que citei, Dom Eugênio era Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.

Para acessar o texto completo no portal de O POTI disponibilizado pela Biblioteca Nacional, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.