quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Câmara reage ao "Genocídio da juventude negra" em Natal

Em Natal, um jovem negro tem 5,3 mais chances de ser assassinado do que um jovem branco.

Este dado alarmante constará no 1º Diagnóstico sobre o Genocídio da Juventude Negra Natalense, documento da Frente Parlamentar da Juventude, presidida pelo vereador Pedro Gorki (PCdoB), em parceria com o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte - OBVIO.

Nesta terça-feira (23), a Frente Parlamentar da Juventude da Câmara Municipal de Natal realizou a Audiência Pública para discutir o enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra em Natal. O debate, que durou cerca de 4 horas e contou com dezenas de falas dos participantes, reuniu institutos de pesquisa, movimentos sociais, Ministério Público, conselheiros tutelares, estudantes, professores, entidades do meio jurídico, Secretarias Estadual e Municipal de Juventude e Direitos Humanos, além de familiares e amigos de jovens negros assassinados.

“Enquanto o futuro dos jovens negros natalenses for interrompido por uma violência desumana e enquanto a inexistência de dignas condições de vida resultar no predomínio das condições de morte, se indignar e enfrentar o genocídio em curso é um dever humanitário que deve unir toda a sociedade natalense” afirma o vereador Pedro Gorki, que apresentou dados inéditos coletados pelo OBVIO e COINE, em parceria com o OBIJUV.

Priscila, mãe de Giovanne Gabriel, jovem de 18 anos assassinado por policiais quando ia para a casa da namorada, falou com muita emoção sobre o caso do seu filho: “Milhares e milhares de jovens foram mortos como meu filho. O assassinato de Giovanne só foi descoberto porque eu fui pra luta, não me calei e nem tive medo. Eu fico me perguntando 'que mundo é esse em que a gente vive?'”

A Audiência Pública foi encerrada após a deliberação da constituição de um Grupo de Trabalho para estruturar o texto do Diagnóstico e propor nele políticas públicas para o enfrentamento ao genocídio em curso.

Texto e foto produzidos pela Assessoria do vereador Pedro Gorki (PCdoB)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.