Mediante cadastro prévio, a população ali poderá realizar exames ambulatoriais e consultas em 13 especialidades - oftalmologia, angiologia, cardiologia.clínica geral, endocrinologia, fisioterapia, geriatria, ginecologia, reumatologia, nutricionista, pediatria, fonoaudiologia, além de terapia ocupacional e assistência social.
A unidade tem capacidade para realizar 15 mil atendimentos/mês.
Até o final do ano, a Prefeitura promete abrir outros dois AMEs - um no Planalto e outro em Brasília Teimosa.
Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, na inauguração de hoje, a prefeita Micarla de Sousa contou com a presença do senador Garibaldi Filho.
Acrescentou que o AME de Nova Natal vai funcionar de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, mas fecha nos feriados, como de amanhã, dedica ao Dia de Finados.
Garibaldi foi prestigiar Micarla em Nova Natal (FOTO: Rodrigo Sena/Divulgação) |
Ótima iniciativa da prefeitura. Virá solucionar grande parte da demanda reprimida.
ResponderExcluirNão pude deixar de pensar, no entanto, no esforço que a prefeita terá de fazer para cumprir, com qualidade, a meta de 15000 atendimentos/mês.
Supondo um mês de 4 semanas que não tenha nenhum feriado, temos 24 dias de atendimentos, que necessitarão de 625 pessoas atendidas.
Atender 625 pessoas num dia é muita gente! O horário de atendimento vai das 7 às 18, isto é, 11 horas de estabelecimento aberto. Vamos considerar que, na prática, teremos 9 horas de atendimento [afinal de contas, são seres humanos que estão ali, precisam de pausa para o almoço, pro cafezinho, ir no banheiro etc]. Supondo que teremos por dia 9 horas ininterruptas de trabalho e que cada consulta de um especialista gira em torno de 20 minutos. temos que cada médico tem a capacidade de atender por dia aproximadamente 24-27 pacientes. Assim, para alcançarmos a demanda prometida pela prefeita de 15 mil atendimentos por mês, dando a cada um o tempo de 20 minutos de consultas, precisaremos de 24-26 médicos de plantão diariamente, fora equipe de enfermagem, auxiliar de enfermagem etc. Um verdadeiro exército.
Resumindo:
15 mil atendimentos/mês
625 atendimentos/dia
se consultas de 20 minutos, 24 cons./médico
necessito, diariamente, de 26 médicos.
Não digo que é impossível, pelo contrário, é viável; mas se a prefeita cumprir o prometido, palmas para ela.
Parece que essa campanha eleitoral fez mais bem a Micarla que a Dilma.
Pois é não é impossivel de se bater essa meta ainda mais na região em que foi inaugurada o primeiro AME. Hoje no seu primeiro dia de funcionamento real, era tanta gente, pessoas de todos os lugares e que ja foram atendidas e encaminhadas para suas especialidades.
ResponderExcluirO AME já esta funcionando a todo vapor, de inicio com clinico geral para encaminhamentos, cardiologista, geriatra, pediatra, pneumologia, assistente social, fisioterapia, T.O., e as demais especialidades conforme marcação de consultas.
O projeto tem tudo para dar certo e vai funcionar com a ajuda de todos seus colaboradores, estamos nos empenhado para isso!