O município de Tibau, distante 42 km de Mossoró, realiza a primeira edição do Acampamento Cultural da Juventude Potiguar, entre os dias 04 e 07 de setembro. A atividade vai promover o intercâmbio entre a juventude potiguar através da música, teatro, poesia, exposições, oficinas, debates e palestras, integração e organização social, contribuindo para a divulgação, valorização e socialização das manifestações culturais, sociais, históricas e artísticas potiguares.
Com o tema: A Cultura Norte-rio-grandense De Vento em Popa e o slogan: O RN Começa Aqui! O evento terá uma programação com diversas intervenções de artistas potiguares e debates sobre o papel da juventude na conjuntura social e política atual, além de atividades ligadas a educação e conscientização ambiental. Entre os eixos temáticos que estarão nas pautas de discussão estão: Juventude e Mídia, Juventude e Meio Ambiente, Juventude e Direitos Humanos, Juventude e Cultura, Juventude e Participação, Juventude e Movimento Estudantil e Juventude e Protagonismo Local.
“Vamos realizar uma festa dos jovens norte-rio-grandenses de todos os cantos, de todas as idades, com todos os seus estilos, gostos e encantos. Queremos promover o intercâmbio entre a juventude potiguar e tratando de temas de interesse e de importância para esse público. Também esperamos promover o desenvolvimento do turismo cultural e ambiental adequado a alternativas de geração de trabalho, ocupação e renda da região”, afirma Adriano Lima, idealizador e diretor de produção do evento.
O Acampamento Cultural da Juventude Potiguar será aberto ao público, totalmente gratuito e realizado na praia, onde será montada toda a infraestrutura do evento e da área de acampamento, que inclui palco, tendas, banheiros, circo, entre outras áreas de convivência. A infraestrutura trabalhará com medidas redução do impacto ambiental como a distribuição de contêineres para a coleta seletiva do lixo e ações ambientais que irão informar e conscientizar a população local e os visitantes sobre a destinação correta do lixo.
O evento também pretende valorizar o potencial turístico do município de Tibau, elevar a geração de empregos e renda da região, melhorar a qualidade de vida da população e, consequentemente, a construção da cidadania dos tibauenses. “Um outro Tibau é possível. O momento atual é muito importante para o desenvolvimento do município, quanto foi o momento da emancipação política, considerando que Tibau ainda precisa conquistar a sua emancipação social e econômica, pois de nada adianta a cidade crescer e se desenvolver se a sua população não acompanhar esse desenvolvimento”, explica Milton Guedes, Secretário de Turismo do Munícipio e também idealizador do evento.
O Acampamento Cultural da Juventude Potiguar está sendo promovido pelo Instituto Social de Arte e Cultura, a Prefeitura Municipal de Tibau e a JA Lima Produções, além de contar com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e do Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, da empresa Agrícola Famosa e o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, do Governo do Estado através das secretarias Extraordinária da Juventude e Secretaria de Políticas para Mulher do RN e do Sebrae/RN.
Texto e fotos encaminhados pela Assessoria de Imprensa do evento
Adriano Lima, diretor de produção |
Milton Guedes, secretário de Turismo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.