sexta-feira, 17 de junho de 2016

São Gonçalo perde a profa. Francisca Lins Rodrigues, dona Nenem

Manuelzinho e dona Nenem - figuras marcantes
da história de S. Gonçalo do Amarante-RN
Morreu nesta sexta-feira, no Hospital do Coração, em Natal, a professora e ex-vereadora de São Gonçalo, Francisca Lins Rodrigues, dona Neném.
Foi uma das figuras mais marcantes da história recente do município, especialmente nos últimos 30 anos antes do ano 2000.
Aliás, ela - nos setores educacional e político - e o seu marido, Manuelzinho, hoje aposentado aos 87 anos, no setor previdenciário, mais precisamente no FUNRURAL.
Ganhou projeção na administração da prefeita Élia de Barros, tendo sido a coordenadora municipal do MOBRAL - Movimento brasileiro de alfabetização, criado sob o regime militar, quando era ministro da Educação o recém-falecido ex-senador Jarbas Passarinho.
Graças ao dinamismo de dona Nenem, de 1969 a 1976, várias turmas do Mobral foram criadas em diferentes comunidades de São Gonçalo, possibilitando que muitos adultos tivessem o seu primeiro contato com as letras.
Paralelamente, Manuelzinho, seu marido, assumia o comando do FUNRURAL, instituição que tinha a responsabilidade de assegurar aposentadoria aos trabalhadores rurais, mesmo aqueles que nunca tiveram oportunidade de contribuir para a Previdência Social.
Hoje, boa parte dos idosos aposentados em São Gonçalo, vivem uma velhice menos sofrida, graças a aposentadoria que Manuelzinho lhes ajudou a conseguir, orientando na obtenção da documentação necessária e na superação de entraves da burocracia.
No âmbito do Estado, Dona Nenem conquistou crédito e conceito graças ao trabalho desenvolvido na coordenação do Mobral e chegou a ser uma das professoras do interior de maior prestígio junto à Secretataria Estadual de Educação, durante os governos Lavoiser Maia (1979-1983) e José Agripino (1983-1987). Foi diretora da Escolas Estaduais Jose Bezinger, no Jardim Lola e da Escola Estadual Dr. Otaviano, no centro da cidade. Passou 10 anos na direção de cada um desses dois estabelecimentos.
O velório de dona Nenem está sendo realizado na Câmara Municipal, onde foi vereadora. Amanhã, na Matriz de São Gonçalo, haverá missa às 8 horas. Em seguida, o corpo seguirá para sepultamento no Cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.