terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Luta pelo não fechamento de escolas e turnos na zona rural de SGA

Divulgação do SINTE-SGA

Nesta segunda (05) Mães, pais, alunos e professores estiveram reunidos na comunidade de Alagadiço Grande pela manhã para discutir estratégias de luta para não permitir que seus filhos fiquem sem acesso a escola. As comunidades de Genipapo, Igreja Nova, Rio da Prata e Alagadiço Grande estão em luta pelo não sucateamento da educação pública da zona rural.

Após se reunirem todos seguiram junto com a direção do sindicato da educação de SGA até a secretaria de Educação e prefeitura de SGA para exigir explicações do secretário de Educação Abel Neto e do Prefeito Paulinho (os quais não foram encontrados). Na prefeitura foram recebidos pelo secretário adjunto Othon que não conseguiu explicar a todos o porquê do fechamento de escolas e alguns turnos nestas comunidades, fazendo com que muitos pais de alunos tenham que deslocar seus filhos para outras comunidades e até outras cidades e professores sendo devolvidos para Secretaria. 
Esta prática de fechamento de turnos nas escolas já está sendo aplicada na turma noturna da Escola Dom Joaquim que fica no centro de SGA.

Todos estão indignados, porque tudo foi feito sem reunião ou consulta com todos que compõem a comunidade escolar dessas comunidades. 
A Prefeitura ficou ocupada pelos pais e professores até que o secretário adjunto se comprometer em dar explicações aceitáveis e que todos sejam ouvidos em seus posicionamentos sobre o assunto em uma audiência que foi marcada para quinta-feira (15), após o carnaval, onde uma comissão composta por membros das comunidades, professores e direção do sindicato da educação estejam presentes com o prefeito e o secretário.

- Não vamos aceitar o sucateamento e fechamento das escolas de SGA, o descaso e abandono com as comunidades da zona rural - afirmam os sindicalista, acrescentando:
- SGA é a cidade com a terceira maior arrecadação tributária do estado. Em contrapartida oferece um dos piores salários da região metropolitana para os professores, não cumpre a lei do piso e não existe gestão democrática nas escolas. As escolas estão caindo aos pedaços e sendo fechadas. A mobilização continua e a luta só cresce por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Abaixo: Fotos da reunião em Alagadiço Grande.


3 comentários:

  1. Cade bocado de puxa saco de abel neto diretores.vice e alguns comicionados.talves com outro secretario não tava aconteçendo isso quem sofre ea população cade as verbas ja ta juntando pra proxima eleiçao prefeito sabotador.Faz vidinho pensando que o povo e besta

    ResponderExcluir
  2. Cade Diretores,vices,comissionados essse eo secretario que voces queriam colocar como vereador

    ResponderExcluir
  3. Agora os puxa saco tão tudo cm cara de choro si safando da população bocado de covarde.... Abel Abel vereador kkkkkkk.

    ResponderExcluir

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.