domingo, 4 de setembro de 2011

Arcebispo de Havana reconhece que há “mudanças” em Cuba


O cardeal de Havana, Jaime Ortega, elogiou as “mudanças” empreendidas pelo governo de Raúl Castro e o clima de diálogo que está permitindo a perigrinação que a padroeira de Cuba, a Virgem da Caridade do Cobre, está realizando pelo país, a primeira em 52 anos de governo comunista.
Segundo despacho da agência AFP publicado no site “Diário de Cuba”, editado em Madri, essa perigrinação foi iniciada dia 8 de agosto do ano passado, em Santiago de Cuba, e será encerrada em Havana, no dia 3º0 de dezembro. Neste domingo, a imagem da Virgem chegou ao povoado de Madruga, a 65 quilômetros da capital.
- Isto faz parte do ambiente novo que se registra em Cuba – declarou o Cardeal, assinalando que há “mudanças na educação e na economia” e se referindo, também, à eliminação de concepções ideológicas um pouco velhas”.
Disse mais:
- Se respira um ambiente de mudanças (...) Sentimos um momento onde não há confrontações entre a Igreja e o Estado comunista e esperamos e pedimos à Virgem da caridade que esse clima tenha prosseguimento.
O cardeal destacou que, por ocasião da perigrinação, a Virgem leva “uma mensagem de paz, fraternidade e reconciliação entre todos os cubanos, estejam ou não em Cuba, sem levar em conta a questão ideológica.
A autorização do governo para a realização da perigrinação é atribuída ao inédito diálogo iniciado entre Ortega e Raúl Castro, em maio de 2010 e cujo principal fruto foi a libertação de cerca de 130 presos políticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.