terça-feira, 6 de setembro de 2011

Professor indiano da UFRN tem livro lançado pela Universidade de Cambridge

O professor Gandhi Mohan Madras Viswanathan, do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lançou em julho deste ano, em conjunto com outros três pesquisadores, o livro The Physics of Foraging – An Introduction to Random Searches and Biological Encounters, obra publicada pela Universidade de Cambridge.

O livro aborda o movimento aleatório animal como um fenômeno explicável em termos quantitativos, principalmente em relação à busca por alimentos, processo chamado de forrageamento, palavra pouco usual em português. Assinam também a obra os professores Marcos da Luz, da Universidade Federal do Paraná, Ernesto Raposo, da Universidade Federal de Pernambuco, e Eugene Stanley, da Universidade de Boston.

Indiano e natural da cidade de Madras, o professor Gandhi, como é conhecido na UFRN, estuda o movimento animal há mais de dez anos. Segundo ele, a ideia da publicação do livro surgiu quando o grupo dos quatro cientistas que assinam The Physics of Foraging teve quantidade suficiente de artigos publicados.

“Passou de dez, vinte artigos. Eram tantos dados e resultados que, para facilitar a vida de quem está interessado nessa problemática, tivemos a ideia de resumir os resultados num livro”, explica o físico.

O professor Gandhi Viswanathan, no entanto, alerta que “o livro não é uma coletânea de artigos, mas, sim, um livro fundamentado em resultados que estão publicados em artigos”. Viswanathan explica inda que não é necessário que se tenha um conhecimento muito avançado da física para assimilar o assunto abordado. “Um aluno de graduação não terá dificuldades em entender seu conteúdo”.

Um marco importante na área, considerado pelo professor Gandhi como ponto de partida para as pesquisas que resultaram no livro, foi um artigo de sua autoria publicado em 1999 na revista Nature, um dos periódicos científicos mais prestigiados no mundo.

O trabalho apresentado impactou a comunidade científica e, à época, Gandhi já estava vinculado à UFRN. “Mostramos que um certo comportamento aleatório era capaz de otimizar a eficiência de busca por alimentos, o Lévy Flight (Voo de Lévy)”, disse.

A ocorrência é citada em outras publicações e está associada a diversos outros fenômenos, sejam econômicos, biológicos, químicos ou físicos. Na prática, consiste em “atalhos” decorrentes de movimentos aleatórios, porém, matematicamente fundamentados.

O efeito disso pode levantar questões polêmicas, inclusive acerca de produtos geneticamente modificados. “Nossos resultados mostram, por exemplo, que o pólen, material genético das plantas, pode viajar de um país para outro em muito menos tempo do que era previsto antes”, explica Gandhi.

Ainda sem previsão para lançamento no Brasil, The Physics of Foraging pode ser encontrado à venda no site da Amazon através do link http://www.amazon.com/Physics-Foraging-Introduction-Biological-Encounters/dp/1107006791. O professor Gandhi disse que irá entrar em contato com as livrarias para disponibilizar exemplares para venda em Natal. “É uma questão de tempo. O livro acabou de sair”, diz.
Informações da AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.