quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jarbas Vasconcelos: Faxina de Dilma só jogou o lixo pra baixo do tapete

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) queixou-se, hoje, no Senado, que a presidente Dilma recuou do propósito de fazer uma limpeza na administração federal.
Sob avaliação dele, em sua faxina, o que a presidente da República fez foi jogar a sujeira pra baixo do tapete.
CLIQUE AQUI para acessar reportagem sobre o assunto no site do Senado Federal.
Senador Jarbas Vasconcelos (Foto: Waldemir Barreto - Agência Senado)

Bairro Planalto inaugura praça com área de lazer e anfiteatro


A comunidade do bairro do Planalto, que usualmente carece de infraestrutura e espaços públicos, inaugura sua nova praça pública no próximo domingo, 4 de setembro, às 10h. 
A obra é parte do projeto “Nosso lugar, nosso futuro”, promovido pelo Fundo UN - HABITAT das Nações Unidas e executado pela Associação Ritmos, Origens, Desenvolvimento e Aprendizagem (A Roda).
Diálogo, esportes, espírito de equipe. 
Estas são as linhas guias de um projeto que prevê área dedicada ao esporte, ao lazer e um anfiteatro aberto para 50 pessoas.
O espaço, antes um terreno abandonado, foi cedido para A RODA através do Projeto “Adote o verde” e hospedará projetos sociais de educação e cidadania, reduzindo os riscos de exposição dos jovens à violência e ao crime, além de criar um espaço limpo e seguro como ponto de encontro para a comunidade local.
O processo de construção da Praça situada na Rua Professor Antonio Trigueiro envolveu a comunidade local de maneira ativa.
Através de reuniões e debates públicos, A RODA conseguiu coletar as exigências dos moradores do bairro e transmiti-las ao arquiteto e ao engenheiro que elaboraram o Projeto, oferecendo apoio de forma voluntária.
Além da elaboração e realização da praça, o Projeto “Nosso lugar, nosso futuro”, prevê nos próximos meses a organização de muitas atividades por parte dos voluntários brasileiros e internacionais que colaboram com A RODA no âmbito do Programa de Serviço Voluntário Europeu.
Entre as diferentes atividades, como as de educação ambiental, higiene, aulas de idiomas estrangeiros, palestras sobre direitos humanos, A RODA desenvolve o Projeto “Crianças Capoeiristas do Planalto”, com a coordenação do professor Zezinho e do grupo Celeiro de Bambas, que há 10 anos trabalham de forma voluntária para a inclusão social das crianças e adolescentes do bairro, educando no aspecto físico, pedagógico e cultural para fornecer formação e educação completa e oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.
Informações distribuídas por A RODA.

Cobertura do Machadinho foi arrematada por R$ 99 mil

A Prefeitura de Natal anunciou que leiloou nesta quarta-feira tudo o que tinha de aproveitável na estrutura do Machadão e do Machadinho.
No total, o leilão rendeu 142 mil e 400 reais, sendo que só a cobertura do machadinho saiu por 99 mil reais.
Segundo o secretário municipal de Esportes, Rodrigo Cintra, o dinheiro da renda do leilão será utilizado na recuperação das quadras poliesportivas da cidade.
CLIQUE AQUI e leia reportagem completa no site da Prefeitura.

AIDS matou 697 pessoas no RN de 2000 a 2010


O Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais informou que o Rio Grande do Norte encontra-se em 21º lugar, no Brasil, em número de casos de AIDS em adultos. 
De 2000 a 2010 foram diagnosticados 2.723 casos de AIDS em adultos no Estado. Cerca de 60% destes casos concentram-se na área metropolitana. 
A epidemia atinge principalmente os homens, na faixa etária dos 25 aos 49 anos de idade. 
Foram registrados no RN, de 2000 a 2010, 697 casos de óbitos por AIDS (69% para homens e 31% para mulheres).
Informação distribuída pela Secretaria Estadual de Saúde.

Amanhã, tem Khrystal no Palácio da Cultura em Natal-RN

A cantora Khrystal vai se apresentar amanhã, quinta-feira, no Palácio da Cultura, em Natal, a partir das 20 horas, paralelamente ao Festival Gastronômico e à Feira Municipal de Artesanato do RN.
Segundo o produtor cultural, Zé Dias, Khrystal é convidada de Isaac Galvão e, juntamente com a Orquestra Sanfônica interpretará, isoladamente, cinco canções – Coco do M, Gosto do amor, rabo do jumento, Na sombra do Juazeiro e Outra?
Em seguida, com Isaac, apresentará clássicos da canção brasileira.
Zé Dias está feliz da vida com a iniciativa do Governo do estado em realizar o evento, através da Secretaria de Cultura e da Fundação José Augusto.

Proibição de posto de gasolina em supermercado é inconstitucional, diz José Augusto Peres


O promotor José Augusto Peres, disse hoje, ao participar do JORNAL DA MANHÃ, da 95FM, que o Ministério Público está confiante que a Câmara Municipal do Natal aprovará, em votação final,  o projeto de lei que libera a instalação de postos de combustíveis em supermercados e hipermercados de Natal.
O projeto de lei revoga lei municipal aprovada em 1998 que é considerada inconstitucional pelo Ministério Público.
A votação final do projeto de lei de autoria do vereador Raniere Barbosa está previsto para a sessão desta quarta-feira, 31-08. 

Depois da primeira votação, ocorrida na semana passada, chegou-se a anunciar que a segunda e última votação só ocorreria, no mínimo, dentro de dois meses. Dirigido por Miguel Weber, o JORNAL DA MANHÃ é apresentado de segunda a sexta-feira das 7 às 8 horas na 95 FM, com apresentação de Gerson de Castro, Mariana Vieira, Paulo Wagner e Salatiel de Souza, com produção de Armanda Lima.
Informação distribuída pela produção do JORNAL DA MANHÃ.

Nota da Record responde acusações de Datena

A Rede Record de Televisão emitiu nota nesta quarta-feira respondendo a acusações que lhe foram dirigidas pelo apresentado José Luiz Datena.
A emissora nega que, em algum momento, o jornalista tenha sido alvo de censura por parte dos seus dirigentes.
A Record assinala, ainda, ter documento assinado por Datena, no qual o apresentador reconhece que tem uma dívida com a emissora em decorrência de rompimento de um contrato de trabalho ocorrido em 2003.
CLIQUE AQUI para ler o texto integral da nota da Record no site BOL.

Blog cubano diz que Fidel está vivo

"Urgente: O Bárbaro continua em pé".
Sob esse título, o blog cubano "Yohandry" dá essa curta notícia: Fontes bem informadas de Havana confirmaram ao Blog de Yohandry que o Bárbaro continua em pé".
E conclui: "Lhes deixo esse vídeo para celebrar a saúde de Fidel Castro".
O video é imperdível. Tem quase 9 minutos e mostra alguns dos melhores momentos da "Serenata" realizada, recentemente, em Havana celebrando o aniversário de Fidel Castro.
Fontes da oposição cubana afirmam que esse blog é administrado pela "segurança do Estado".
Há pouco visitei o site oficial do jornal "GRANMA" e não encontrei uma linha sobre a situação de saúde e as condições físicas do líder cubano.
CLIQUE AQUI para acessar o "Blog de Yohandry"

400 mulheres virgens faziam a guarda de Kadafi

O jornal espanhol ABC revela, hoje, que o ditador líbio Muamar Kadafi dispunha de uma "guarda amazônica" formada por 400  mulheres virgens, especialistas em armas de fogo e em artes marciais.
Na reportagem, o destaque e a denúncia feita por algumas delas de que foram violadas sexualmente pelo ditador e seus filhos.
Kadafi e uma de suas guardacostas em reprodução do ABC.
Para acessar a reportagem em espanhol, CLIQUE AQUI.

Capa do NOVO JORNAL nesta 4ª feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Homenagem de Normando a outro grande alecrinense que partiu

PASTEL, éramos doze

E agora José? A festa acabou / A luz apagou / O povo sumiu / 
A noite esfriou... /  O dia não veio / O riso não veio / 
Não veio a utopia / E tudo acabou / 
E agora José? / José, para onde?
Pois é, meu amigo José Arivan de Azevedo, Pastel, esse trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade musicado pelo cantor Paulo Diniz é a pergunta que a torcida alecrinense, especialmente a torcida FERA (Fieis Esmeraldinos Radicais) se faz nesse momento de dor, tristeza e principalmente saudade. Você partiu precocemente de forma inesperada deixando em todos um vazio imenso e a impressão que o ano de 2011 não se contentou apenas com a destruição do estádio Machadão e quer também destruir a torcida FERA, pois em menos de um mês levou você e Birinha, dois importantes torcedores que fizeram parte da mais bonita história do futebol do RN naquele estádio. O Machadão que viu  essa torcida com sua participação decisiva ganhar 35 troféus como a melhor do Rio Grande do Norte. Estádio onde mais tarde assumiu o “Bar 7”, denominado “Mané Garrincha”, depois batizando-o de “Bar das Torcidas”, pois ali era ponto de encontro de todos os torcedores, que além dos bons papos saboreavam a melhor paçoca de Natal e onde a FERA guardava suas bandeiras, faixas e charanga.
Conheci Pastel em 1977 quando criamos a torcida organizada do Alecrim FC, a FERA. Era um garoto magrinho parecendo um palito apaixonado pelo Verdão Maravilha, entusiasmado pintava as faixas e bandeiras da torcida de uma forma empolgante que contagiava a todos. Nessa época trouxe vários amigos torcedores de outros clubes para torcer pelo Alecrim, dentre esses destaco: Marcelino, Beto H, Lavoisier, Zé Ivan, Valério e Poã. Era o mais jovem dos 12 fundadores da FERA que Macedo chamava os 12 apóstolos da esperança e também um dos mais conhecidos, pois participava ativamente dos programas esportivos nas rádios natalenses ao meu lado, Chico e Macedo.  Recordo nossas viagens acompanhando o Alecrim em qualquer lugar não importando se era jogo amistoso ou algum campeonato. Com sua dedicação tornou-se conselheiro, diretor e até vice-presidente do Alecrim ajudando de todas as maneiras, defendendo-o no twitter e às vezes até trabalhando como roupeiro tamanha era sua paixão pelo clube esmeraldino. Lembro comovido dos primeiros anos da FERA quando íamos comemorar as vitórias do Alecrim no “Bar Macaxeirão” ouvindo músicas de Zé Ramalho, Fagner, Elba Ramalho, Ednardo e Amelhinha. Esse bar pertencia ao senhor Zezé, irmão de Sandra, sua então namorada, com quem casou e gerou dois filhos: Taiane e Eduardo que seguindo seus passos criou a torcida organizada FERA Chopp. Quando sua neta Carol nasceu ele me disse surpreso: Normando, já somos avôs.
Impossível esquecer aquela vitória em Parnamirim quando precisávamos ganhar por uma diferença de 4 gols para não cair para a segunda divisão e você me mostrava cheio de superstição e alegria, uma esperança que havia pousado no alambrado do estádio tenente Luís Gonzaga antes do jogo com o São Gonçalo. Festeiro, era presença certa nas festas do Alecrim FC, do ex aluno do CEFET, no Carnatal e as do rei Roberto Carlos que eu promovia. Tínhamos quatro coisas em comum: o amor pelo Alecrim FC, o nome José, fomos alunos do professor Wilton Costa no Colégio Municipal de Natal e a formação no curso de Geografia da UFRN. Imprevisível e destemido, cursando Geografia, foi professor de Português na cidade de Brejinho.
Pastel, obrigado por tudo e que Deus esteja em sua companhia. E hoje a torcida alecrinense não cantará o hino do Verdão que tantas vezes cantamos juntos e sim a música “Despedida” do rei Roberto Carlos que diz: ”Já está chegando a hora de ir, venho aqui me despedir e dizer, em qualquer lugar por onde eu andar, vou lembrar de você, só me resta agora dizer adeus, e depois o meu caminho seguir, o meu coração aqui vou deixar, não ligue se acaso eu chorar, mas agora adeus...”
José Normando Bezerra
Relações Públicas da FERA (Fiéis Esmeraldinos Radicais)
Natal (RN), agosto/2011

Cobradora de ônibus ganha indenização após sofrer oito assalto no horário de trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão do TRT da 11ª Região (AM/RR) reconhecendo o direito de uma cobradora de ônibus de Manaus a uma indenização de 50 mil reais, por danos resultantes dos oito assaltos que sofreu em seu horário de expediente - de 14 horas à 1:30 da madrugada.
A cobradora comprovou que, em consequência dos assaltos, desenvolveu um quadro de transtorno de estresse pós-traumático, o que gerou diversas seqüelas como constantes alterações de personalidades, retraimento social, medo de sair de casa, estado de inquietude motora, hipervigilância e distúrbio no sono.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa no site do TST,

Carrefour fecha duas lojas em SP, uma em MG, outra no ES e mais em Brasilia

No total, foram cinco lojas fechadas representando o desemprego de 600 trabalhadores só na cidade de São Paulo, segundo relato da FOLHA, com base em informações do Sindicato dos Comerciários.
A unidade fechada em Minas, foi em Uberada; a do Espírito Santo, em Vitória.
CLIQUE AQUI para ler reportagem no site da FOLHA.

Havana se enche de rumores sobre a saúde de Fidel Castro

A blogueira independente cubana, Yoani Sánchez, registra em seu twitter que muita gente tem lhe telefonado para saber se é verdade que se agravou o estado de saúde de Fidel Castro.
Ela diz que não está sabendo de nada. E acrescenta que, se esse rumor for verdadeiro, os cubanos serão os últimos a saberem.
As notícias sobre o agravamento da saúde de Fidel Castro já chegaram ao Brasil. Há pouco vi uma nota no site da revista VEJA.
Tudo começou com uma nota do blogueiro venezuelano Nelson Bocaranda (Veja na imagem abaixo). Segundo ele, o presidente do seu país, Hugo Chávez, decidiu enfrentar num Hospital de Caracas e não em Havana, como das vezes anteriores, a sua terceira sessão de quimioterapia, em razão do agravamento do quadro de saúde do dirigente cubano.
Ele acrescenta que foi montada uma moderna UTI no complexo residencial que Fidel Castro ocupa em Havana. CLIQUE AQUI para acessar o blog de Nelson Bocarabda (em espanhol).
CLIQUE AQUI e acesse a notícia no site da VEJA.

LEIA, em instantes, aqui no blog:


Homenagem a outro grande alecrinense que partiu: Pastel

Rosalba quer empréstimo de 540 milhões de dólares no BIRD

A governadora Rosalba Ciarlini encaminhou à Assembléia Legislativa um pedido de autorização para contrair empréstimo de 540 milhões de dólares junto ao BIRD.
Segundo o governo esse montante é para dar cobertura financeira aos programas do Plano Plurianual (PPA), no período 2012-2015.

MEC oferece bolsas para pós-graduação nos Estados Unidos

Uma chance para universitários brasileiros fazerem pós-graduação nos Estados Unidos. O MEC está oferecendo bolsas de estudos.
Trata-se do programa "Ciência sem fronteiras" executado pela CAPES na modalidade "graduação-sanduiche",  que prevê o embarque dos primeiros estudantes em janeiro de 2012.
Os bolsistas receberão auxilio financeiro pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares norte-americanas, além de passagens aéreas para o percurso Brasil-Estados Unidos-Brasil.
CLIQUE AQUI para informações detalhadas no site do MEC.

Leia em instantes aqui no blog:
Rosalba pede autorização para contrair empréstimo de 540 milhões de dólares

TJRN e Universidade firmam convênios para assistência jurídica


A UFRN e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) assinaram, hoje, dois termos de convênios voltados para a área de assistência jurídica.

O primeiro tem como objetivo a instalação e manutenção de uma Unidade do Juizado Especial Cível, no Campus da UFRN, para possibilitar população mais carente o acesso à justiça.  A Unidade vai funcionar no Setor de Aulas I, do Campus Central, próximo ao Núcleo de Práticas Jurídicas da universidade.

O segundo prevê a oferta de bolsas para alunos do Curso de Direito, no âmbito do Tribunal.   O Curso de Direito da UFRN está entre os melhores do país, apresenta alta taxa de sucesso e empregabilidade. O estágio através das bolsas concedidas pelo Tribunal de Justiça amplia essas possibilidades.

Os termos de convênio foram assinados pela presidente do TJ, Desembargadora Judite Martins Monte Nunes, pela reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, nas presenças do Juiz Assistente do TJ, Luiz Alberto e pelo Chefe do Departamento de Direito Privado, Jair Elói de Souza. 

Para a reitora, a possibilidade dos estudantes de experienciar a prática jurídica no próprio Tribunal de Justiça fortalece os objetivos da UFRN, que é o de propiciar aos seus alunos uma formação técnica e cidadã.

O vice-chefe do Departamento de Direito Privado, professor Anderson Lanzillo, destacou que com a nova unidade jurídica os alunos e as pessoas que buscarem atendimento na UFRN, vão poder contar com uma estrutura moderna e confortável, que certamente garantirá mais agilidade no atendimento.

Outros presentes ao ato de assinatura foram a Juíza Sulamita Pacheco, a Chefe de Gabinete da UFRN, Célia Ribeiro e a professora Patrícia Borba, vice-chefe do Departamento de Direito Público.
Informações da AGECOM.

Reforma política: Principais mudanças ficam para 2014

O relator do projeto de reforma política na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS) está propondo voto misto na eleição para vereador e deputados estaduais e federais a partir de 2014.
Nessas eleições, cada eleitor votará duas vezes para vereador e duas vezes para deputado.
Numa das vezes, o voto será para escolher o deputado ou o vereador de sua preferência pessoal, independente de partido.
Na outra vez, o eleitor escolherá uma das listas partidárias à sua disposição.
O relator anunciou que nesta quarta-feira irá à Ordem dos Advogados do Brasil onde entregará uma cópia de sua proposta de reforma.
CLIQUE AQUI para ler notícia completa publicada no site da Câmara dos Deputados.

Leia dentro de instantes aqui no blog:


MEC oferece bolsas para brasileiros fazerem pós-graduação nos Estados Unidos.

Deu na BBC: India brasileira é a pessoa mais idosa do mundo

Maria Lucimar, reproduzida do site da BBC
O nome dela é Maria Lucimar Pereira. Reside no Acre e pertence à tribo Kaxinawá.
Está para completar 121 anos e é considerada a pessoa mais velha do mundo pela ONG Survival International.
A dieta que ela recomenda é aquela com que se acostumou: carnes grelhadas, peixes, mandioca e mingau de banana. 
CLIQUE AQUI ara ler a reportagem completa no site da BBC-Brasil.

Leia dentro de instantes aqui no blog:
Cobradora de ônibus assaltada 8 vezes tem direito a indenização.

Está no GLOBO: 583 carros são roubados por dia em São Paulo

Estatística divulgada hoje pela Secretaria de Segurança Pública revela que São Paulo registra uma média de 583 roubos de carros por dia.
Esse número representa quase a metade da média diária de produção da fábrica da Volks, em São Bernardo do Campo, de ondem saem, por dia, 1.300 veículos.
CLIQUE AQUI para ler reportagem completa em O GLOBO.

Quer dizer: Os ladrões não estão brincando em serviço.

Jornal da 95 põe em debate a questão da segurança no RN

A grave situação da Segurança Pública no Rio Grande do Norte foi o tema principal da edição de hoje do JORNAL DA MANHÃ, da 95FM. 
O delegado-geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, admitiu que “o caos está instalado na Segurança Pública”. O promotor Wendell Beetoven disse que não há como negar a situação caótica, mas apontou que se trata, também, de um problema de gestão, com muitos delegados em funções administrativas e longe das unidades policiais. 
Disse, ainda, que a falta de dinheiro, argumento usado pelo Governo do Estado, “é um mito”.
Ao comentar a Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público contra o fato do delegado de Pedro Velho ser responsável por 22 municípios, o delegado-geral da Polícia Civil admitiu o caos provocado pela falta de policiais. 

“Não se pode arranjar delegado onde não tem. Estamos tentando sensibilizar o governo”, disse o delegado.
Acrescentou ter a expectativa de que o Governo convoque em breve, pelo menos, parte dos 509 aprovados no último concurso realizado pela Polícia Civil. 

Fábio Rogério informou que, entre 1997 e 2011, deixaram os quadros da Polícia Civil 20 delegados, 40 escrivães e 111 agentes por motivos de aposentadoria e demissão, dentre outros.
O promotor Wendell Beetoven diz que a situação caótica é inegável, mas também se deve a problema de gestão, afirmando que a Polícia Civil tem 140 delegados, mas há dezenas de delegados em funções administrativas ou em licença e longe das unidades policiais. 
O representante do Ministério Público assinalou que a falta de policiais é evidente. 
Em 2010, a Polícia Civil teve o número de cargos aumentado de 2.500 para 5.150, mas ainda está com 75% dos seus quadros vagos.  O último concurso foi realizado em 1996.
Texto encaminhado pela divulgação do JORNAL DA MANHÃ.

Tudo pode acontecer em Parnamirim - diz Agnelo

Vi o registro na coluna do amigo João Ricardo Correia, no JORNAL DE HOJE de ontem.
O deputado Agnelo Alves concedeu uma entrevista a outro amigo, Jurandy Nóbrega, na FM Cidade, e deixou todo mundo doido quando falou sobre o que pode acontecer na campanha eleitoral de 2012 em Parnamirim.
Disse o seguinte:
- Eu posso apoiar a reeleição de Maurício Marques; passo apoiar a candidatura do colega Gilson Moura; ou então eles podem desistir de serem candidatos e virem me apoiar.
E, para aumentar ainda mais a confusão, completou:
- Pode ter certeza de uma coisa, Jurandy: Estaremos juntos em 2012.
É o caso de alguém perguntar parodiando o próprio Agnelo:
- Estaremos, quem, cara pálida?
Conversando com um amigo de Parnamirim, ele jogou no ar uma observação:
- Essa pode ser uma resposta de Agnelo ao estímulo que Maurício Marques deu, no ano passado, à candidatura de Rossano Taveira a deputado estadual.
Segundo esse amigo, a candidatura de Taveira serviu, dentre outras coisas, para tirar voto de Agnelo Alves.

Capa do NOVO JORNAL nesta 3ª feira

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Natal terá Festival Gastronômico e Feira de Artesanato esta semana

O 1 Festival Gastronômico Sabor Potiguar será realizado de 31 deste mês a 4 de setembro na Praça 7 de Setembro, centro de Natal. Simultaneamente, na praça ao lado - a André de Albuquerque - será realizada a feira de Artesanato dos Municípios, com a participação de 115 cidades do Estado.
No Festival Gastronômico, estão inscritos os seguintes restaurantes:


- 294
-  Café da Dalila,
-  La Tavola
-  Paçoca do Pilão
- Saideira
- Carnes Nobres,
- Jobim
- Botequim  Ta na Hora,
- Cçuá,
- Da Meladinha,
- La na Carioca,
- Bardallos.
- Café Bicho do Mato
- Pastel de Boteco 

Informações da Mix Assessoria, Comunicação e Eventos.

FPM cresceu em agosto mas deve cair em setembro - diz a FEMURN

A Assessoria de Imprensa da Femurn informou que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja terceira e última parcela do mês será depositada hoje à noite nas contas bancárias das prefeituras, cresceu, em agosto, 17,56% em relação ao mês passado e 10,96% em relação a agosto de 2010. 

Os repasses superaram a previsão inicial de aumento de 14%, feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). 
Até agora, as previsões da STN são de queda de 13% em setembro em relação a agosto e aumento de 16% em outubro em relação a setembro. As previsões poderão sofrer ajustes até o próximo dia 9.

Somados os repasses do FPM para as prefeituras do Rio Grande do Norte de janeiro a agosto deste ano verifica-se crescimento de 17,87% na comparação com os primeiros oito meses de 2010.

Campeões do ENEN dão dicas para uma boa prova

A revista VEJA está publicando em seu site uma série de dicas para uma boa prova no ENEM.
Foram entrevistados vários jovens bem sucedidos em concursos anteriores, entre eles Guilherme Munhoz que ganhou uma vaga em biomedicina na UFRN.
As provas do ENEM deste ano serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.
Além das dicas de ordem geral, os campeões de provas do ENEM, elencam uma série de sugestões sobre a maneira de encarar as provas, notadamente de redação, ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

São Paulo proíbe celular dentro dos bancos

Começou a vigorar nesta segunda-feira, em São Paulo, a lei que proíbe o uso de celular no interior dos bancos.
A medida tem o objetivo de dificultar a ação de assaltantes especializados nas chamadas "saidinhas" de bancos.
CLIQUE AQUI e lei reportagem completa no site da VEJA.

Listão do UOL anuncia 36 mil vagas em concursos públicos

O portal UOL está disponibilizando um listão de concursos, com links para os respectivos editais, oferecendo 36 mil vagas para cargos destinados aos vários níveis de escolaridade em todo país.
CLIQUE AQUI para acessar o listão.

Banco tem que indenizar vítima de fraude financeira mesmo não tendo culpa

Decisão nesse sentido foi tomada pela Segunda Secção do Superior Tribunal de Justiça.
Nenhuma vítima ficará mais sem indenização.
CLIQUE AQUI e acesse reportagem completa no site do STJ.

Pessoal da UERN reage a acusação de que faz greve com objetivo político

Em nota que emitiu hoje, a Associação de Docentes da UERN, apresenta um dado que considera incontestável para responder à acusação do Governo do Estado, de que a greve que está realizando tem conotação política:
- Nos últimos anos quem mais atendeu aos servidores da UERN foi a ex-governadora Wilma de Faria. No entanto, foi nos governos dela que os trabalhadores mais entraram em greve.
Transcrevo abaixo, na íntegra, a nota que a ADUERN e o Movimento de Greve emitiram:


Secretário vê motivação política para a manutenção de greve na UERN.
  A manchete acima corresponde a matéria publicada sábado 27 de agosto de 2011 no Jornal de Fato (ver texto completo no link: http://www.defato.com/politica.php). Através dela, o porta voz oficial do governo do Estado, Secretário de Administração José Anselmo de Carvalho, provavelmente orientado pela Governadora Rosalba Ciarline, acusa a greve da UERN de está sendo conduzida por interesses político-partidários. Vejam na íntegra o que afirma o secretário: "O que surpreende é a questão da rejeição das propostas que o governo faz e, por isso, não descarto que (a greve) tenha influências partidárias (...) As suspeitas de ingerência partidária se devem ao fato da maioria dos militantes sindicais estarem ligados a partidos políticos que tendem a apresentar candidatos nas próximas eleições municipais. Como a UERN é sediada em Mossoró, o objetivo seria beneficiar nomes ligados ao PT e ao PSB”.
Antes que tudo, inicialmente fazemos os seguintes esclarecimentos:
1.  O Comando de Greve dos Professores é suprapartidário, ou seja, nele encontram-se professores filiados ao PT, PCdoB e PMDB. Não identificamos nenhum membro filiado ao PSB, pelos menos ninguém se manifestou enquanto tal; também não sondamos essa possibilidade e muito menos investigamos a vida política partidária de nenhum membro. É necessário reter que a maioria de seus membros não tem nenhuma filiação partidária. Alguns até já manifestaram ter votado em Rosalba Ciarline para o governo do Estado;
2.  A Assembléia Geral dos Professores é a instância que delibera o início e o fim da greve. Cada membro do Comando tem apenas um voto na Assembléia Geral.
3.  Sobre nossas reivindicações, esclarecemos que, o que estamos reivindicando do ponto de vista salarial (23,98%) é um direito que a categoria conquistou através de seu Plano de Cargos e Salário de 1989. Imbuído de nossa responsabilidade institucional, nossa pauta de reivindicações também inclui: descontingenciamento do orçamento da UERN; suplementação de verbas, autonomia financeira, entre outros;
4.  Em relação ao movimento paredista, o Governo só se manifestou oficialmente com aproximadamente 20 dias de greve, mesmo assim de forma vazia, tendo em vista que propôs que a greve fosse suspensa uma vez que só em setembro de 2011 o governo teria possibilidade de atender as reivindicações;
5.  Em seguida, com aproximadamente 50 dias de greve o governo propôs a possibilidade de aumento para 2011 de 3% “se o limite prudencial do Estado não for um elemento impeditivo”;
6.  Finalmente, com 70 dias de greve o governo do Estado propôs oficialmente o escalonamento dos 23,98% reivindicado até 2014;
7.  A ADUERN comandou diversas greves nos três últimos governos estaduais: Garibaldi Filho, Vilma de Faria e Rosalba Ciarline. Vale ressaltar que desses três governos foi a Governadora Vilma de Faria quem mais atendeu as reivindicações salariais dos professores, chegando em 07 anos de governo a aproximadamente 110% de aumento para a categoria. Vale acrescentar também, que mesmo assim foi no governo Vilma de Faria que mais aconteceram greves na UERN. Isto é uma prova inconteste que a greve não é partidária, mas move-se por interesses estritamente institucionais;
Dizer que a categoria sistematicamente recusou as propostas do governo não condiz com a verdade, afinal, pelo exposto só com 70 dias de greve foi que o executivo estadual fez uma proposta concreta e discutível. Diante desta, abrindo mão da pauta original, a categoria de professores aceitou os prazos e os índices propostos pelo executivo estadual na certeza e com a convicção de que estava contribuindo para resolver o impasse. Nossa resposta ao governo incorporava sua proposição e acrescentava aos índices sugeridos os percentuais correspondentes a variação da inflação acumulada no período como forma de não impor perdas salariais à categoria ao longo dos próximos anos. Ressalte-se que no início do processo de negociação, membros do governo já haviam sinalizado positivamente com a possibilidade de atender o percentual apresentado, corrigindo os índices sugeridos, assim como acrescentado dos resíduos inflacionários que porventura existissem. Neste aspecto, foi o governo quem recuou de sua proposta.
Ainda sobre a ampla pauta de reivindicações da greve, em diversas ocasiões o Governo Estadual se comprometeu em descontingenciar os recursos financeiros da UERN. Entretanto, até este momento a liberação dos recursos não foi efetivada. Quem se nega a negociar?
Na verdade, o Secretário Anselmo Carvalho na medida em que acusa o movimento paredista de partidarismo tenta rebaixar e desqualificar o debate. Porque ao invés de se deter e opinar sobre a pauta de reivindicações da categoria, que é a motivação maior da greve, faz ilações especulativas em torno de intenções que só existem em sua mente, porque os fatos reais não correspondem às suas supostas afirmações.
Também é preciso reter, que em diversas ocasiões a governadora Rosalba Ciarline acusou o movimento paredista de ser partidário, uma vez “que no governo de Vilma de Faria a categoria aceitou um escalonamento de três anos, mas no governo dela esta mesma categoria não se dispõe a aceitar o mesmo escalonamento”. Aqui cabe um esclarecimento crucial: em primeiro lugar no governo Vilma de Faria nós aceitamos uma escalonamento de três anos para o correspondente a 64% e não para 27% em três anos como propõe a governadora Rosalba Ciarline. Em segundo lugar, em 2007, ano do acordo com a Governadora Vilma de Faria, a inflação não chegava a 2% ao ano. Em 2011 a inflação pode chegar a um patamar de 6,5%, com projeções para 2012, 2013 e 2014 de 21% de inflação acumulada.
As insinuações provocativas do secretário têm como objetivo central escamotear as reais intenções do governo para com a UERN. Aqui cabe uma pergunta fundamental: Por que o governo contingenciou os recursos financeiros da instituição? Esta medida tem motivação política ou é de outra natureza? Por fim, diante de fatos tão incontestáveis, a conclusão isenta, ilibada e imparcial sobre o histórico deste movimento paredista, é que quem “esticou a corda da greve” foi o Governo Estadual.
Prof. Flaubert Fernandes Torquato Lopes
Presidente da ADUERN
Prof. Carlos Alberto Nascimento de Andrade
Membro do Comando de Greve dos Professores da UERN

Caso do prefeito itinerante tem julgamento suspenso no STF

Sidrônio Trindade Gonçalves, prefeito reeleito em 2008 no município de Tefé, Amazonas, está afastado do cargo por decisão do TRE-AM, que cassou o seu diploma.
Essa decisão atendeu recurso do segundo colocado no pleito de 2008 e foi confirmada no TSE. 
A alegação do segundo colocado foi que, ao ser reeleito em 2008, Sidrônio conseguiu o seu quarto mandato consecutivo de prefeito, quando a lei só permite dois.
Como provas, foram apresentados documentos mostrando que Sidrônio primeiro se elegeu prefeito de um município vizinho (Alvarães) em 1996; ali ele se reelegeu no ano 2000, cumprindo esse segundo mandato até 31 de dezembro de 2004.
Acontece que, em outubro desse mesmo ano, 2004, ele se elegeu prefeito de Tefé, reelegendo-se quatro anos depois, em 2008.
A suspensão do julgamento no STF foi determinada por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.
CLIQUE AQUI para ler a notícia completa no site do STF.

Listão de O DIA anuncia 10 mil vagas em carreiras militares


O jornal O DIA do Rio de Janeiro está disponibilizando em seu site um listão de concursos na Aeronáutica, Marinha e Exército totalizando cerca de 10 mil vagas.

Leia dentro de instantes aqui no blog:
Campeões do ENEM oferecem dicas para uma boa prova

E mais: 
Proibição do uso de celular dentro dos bancos começou hoje em São Paulo

Nota oficial do Vasco: Ricardo Gomes viverá 72 horas cruciais em observação

O Vasco da Gama emitiu nota oficial na manhã desta segunda-feira revelando que a cirurgia a que o técnico Ricardo Gomes foi submetido foi bem sucedida.
Acrescenta que ele ficará em observação durante as próximas 72 horas.
De acordo com a nota, essas 72 horas serão determinantes para avaliar possíveis sequelas, que, se houver, poderão ser reversiveis.
Roberto foi operado e está internado no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A nota pede à torcida que permaneça formando uma corrente positiva em favor do comandante cruzmaltino.
Para acessar o texto da nota no site do Vasco da Gama, CLIQUE AQUI.

FHC está em 1º, Silvio Santos em 2º, Lula em 3º e Dilma em 4º, no ranking dos mais admirados

A enquete para escolher entre 12 brasileiros mais citados na Internet qual o mais admirado está rolando no portal do UOL. 
Para acessar a enquete e votar, CLIQUE AQUI.
Até às 6,31 desta segunda-feira, haviam votado 6.483 internautas e o resultado era este do gráfico aí de baixo.

domingo, 28 de agosto de 2011

Enfim, a 11ª face do renascimento no site dw

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Eis a décima face do renascimento no dw-world.de

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Sílvio Santos é a celebridade não política mais admirada

O apresentador de TV, Silvio Santos, mantém o segundo lugar na enquete sobre o brasileiro mais admirado que está sendo feita através do portal UOL.
Com 22,33% das indicações ele só perde para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que sustentava a liderança às 20,10 minutos, com 27,81%.
Quem quiser votar é só acessar AQUI a página da enquete no UOL. 
O portal oferece uma lista com 12 nomes, como mostra o gráfico abaixo, onde aparece o resultado até às 20:10.

Fumo é o maior causador de câncer de pulmão, diz o INCA


Amanhã, 29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O amigo Diogo Damásio, assessor de comunicação da Liga Norte-rio-grandense contra o câncer, me fez a gentileza de mandar farto material sobre o assunto.
Dele, recolho informações importantes, das quais destaco:
1 – Tipo mais comum de câncer no mundo e principal causa de muitas doenças pulmonares, o câncer de pulmão está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares.
2 – Só no primeiro semestre deste ano, a Liga atendeu 54 casos de câncer de pulmão – média de 9 casos por mês.
3 – No Nordeste, o câncer de pulmão é o segundo mais freqüente nos homens, ficando atrás, apenas, do de próstata.
4 – Nas mulheres nordestinas, o câncer de pulmão é o quarto mais freqüente, atrás do de mama, colo do útero, e cólon e reto.
5 – Um grande problema é que, na maioria dos casos, o câncer de pulmão só é descoberto em estágios avançados.
6 – Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA) entre 80 a 90% dos casos de câncer de pulsão são atribuídos ao fumo.

Aqui está a nona face do renascimento, segundo o dw

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Eis a oitava face do renascimento na dw-world.de

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Eis a sétima "face do renascimento" segundo a dw

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

A sexta "face do renascimento" na dw

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

Artigo de Públio José

Ser chique

Públio José - Jornalista
(publiojose@gmail.com)


 Creio que, com raras exceções, todas as pessoas querem ser chiques. E, com a penetração planetária dos veículos de comunicação acontecendo mais do que nunca no dia a dia das populações – principalmente das mais carentes – reforçando, enaltecendo, estabelecendo a necessidade, a obrigatoriedade de todos se transformarem em chiques, de se darem bem, de serem bem sucedidos, essa questão virou uma paranóia universal. Daí que, a cada dia que passa, mais se cristaliza essa onda, essa aspiração coletiva. Mas, o que é ser chique, afinal? Será um bom negócio lutar para se alcançar este objetivo, essa posição? Ou será melhor nem se dá atenção a estas coisas, torcendo o nariz para assuntos de tal natureza? Para a grande maioria das pessoas – e de acordo com o conceito da palavra fixado pelos tempos atuais – chique é, primeiramente, ser refinado, andar na moda, ter acesso ao que é bom...
                       Manter amizade com pessoas importantes, freqüentar restaurantes sofisticados, ter conhecimento sobre as bebidas que entram nos guias indicativos das grandes revistas, comentar o livro que lidera a lista dos best-sellers, conhecer detalhes da vida das grandes personalidades, está por dentro das grandes transações do meio empresarial, saber da intimidade da vida dos políticos de renome, citar autores endeusados pela mídia, fazer trejeitos repuxando bem os S e os R das palavras... Como se vê, a lista é grande e poderá se tornar até enfadonha. Coincidentemente, li, dias atrás, entrevista de uma esfuziante celebridade, a francesa Cécile Bonnefond, presidente da Veuve Clicquot Ponsardin, fabricante do chiquérrimo champagne Veuve Clicquot, sobre esta e outras questões. Deixando de lado as outras, mantive-me atento, na entrevista, à sentença de sua autoria sobre o que é ser chique.
                        A resposta de Cécile Bonnefond me deixou surpreso e encantado. Afinal, para uma mulher rica, bem sucedida, acostumada a desfilar seu charme e currículo profissional nos mais refinados ambientes do mundo, nada mais natural que ela também ratificasse o que significa ser chique de acordo com os conceitos emitidos atualmente. Nada disso. Segundo ela, tchan, tchan, tchan, tchan, ser chique é: “Saber ser adequado nas diversas situações”. Sacou? Agora, digo como aquele locutor esportivo: “Pelas barbas do profeta! Que bonito! Que lance, o de Cécile!” Pois é. De acordo com ela, ser chique não é necessariamente ser rico, não é obrigatoriamente ser culto, nem ter amizades importantes, nem freqüentar lugares refinados, muito menos saber das picuinhas que preenchem a vida das celebridades. Ser chique, enfim, é saber se portar dignamente na vida – mesmo nas situações mais desafiadoras.
                        Ser chique é ser parlamentar, por exemplo, sem se envolver em falcatruas. Ser chique é presidir o Senado Federal sem deixar atrás de si um rastro de lama. Ser chique é ocupar o posto de ministro sem receber propina. Ser chique é dirigir a escola e ser apontado pelos alunos e seus pais como exemplo a ser seguido. Ser chique é administrar os recursos públicos com eficiência e responsabilidade – e dar conta até dos centavos. Ser chique é cultivar a humildade, a sensatez, a serenidade, além do respeito ao próximo. Ser chique é suportar a injustiça, o desamor, a desatenção, sem revidar na mesma moeda. Ser chique é ocupar uma posição de liderança e lutar para que os que estão mais abaixo tenham a chance de sonhar com o posto mais acima. Ser chique é nunca precisar dar um murro na mesa para os outros lhe seguirem. É fácil? Não, não é. Mas que é chique ser chique – ah, isso é. 



A quinta "face do renascimento", segundo a dw

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

A quarta "face do renascimento", segundo a dw

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para conferir, CLIQUE AQUI.

FHC lidera enquete sobre brasileiro mais admirado

O portal UOL está realizando uma enquete sobre o brasileiro mais admirado.
Há pouco, depois do ex-presidente Fernando Henrique vinham: Silvio Santos, Lula, Dilma, Pelé e Luciano  Huck.
Para votar, CLIQUE AQUI.
Estive lá às 13:30 e o resultado era o seguinte:
Segundo o site esses 12 nomes foram colhidos por serem os mais citados na internet

A terceira "face do renascimento" segundo dw-world.de

CLIQUE sobre a imagem que amplia. Reprodução do site dw-world.de.
Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.

Aqui está a "segunda" face do renascimento na DW-world.de

CLIQUE em cima que amplia. Reprodução do site da Deutsche Welle.
Estava disponível neste domingo AQUI.

Dez dicas para alcançar todos os sonhos

As dicas estão no blog "Coisas de mulher", que Marcela Cavalcanti assina no site DN ON LINE.
Vale a pena conferir.
Basta CLICAR AQUI.

DW põe na web 11 "faces do renascimento" - 1

Esta é a primeira. Não sei se continua disponível. Quando fui lá estava
na homepage http://www.dw-world.de/dw/0,,607,00.html?id=607

Morre em Mossoró filha do juiz aposentado e ex-deputado estadual Assis Amorim

Estou lendo a notícia na coluna de Cézar Santos, no JORNAL DE FATO, sob o título "Luto": 
- O juiz aposentado e ex-deputado Assis Amorim e dona Marilene choram a morte da filha Daniela, ocorrida ontem. 
E acrescenta: Bacharela em Direito e com apenas 33 anos, Daniela lutava contra esclerodermina – rara doença reumática crônica. 
- O corpo está sendo velado na Igreja do Nazareno, de onde sairá para sepultamento no Cemitério São Sebastião. A Assis e Marilene, o nosso conforto - conclui a nota de Cézar Santos.

Viúvo de 90 anos conta 52 filhos, inclusive com a cunhada e a sogra no RN

Luiz e três das suas companheiras
E ele está vivinho da silva, cheio de saúde, sem sentir dor alguma em qualquer parte do corpo, só lamentando não poder mais namorar, mas ainda tendo viva uma lembrança inquestionável - "Como mulher é bom".
O nome dele é Luiz Costa de Oliveira, conforme relatado em reportagem de Sayonara Amorim, com fotos de Wilson Moreno, disponibilizada no site da GAZETA DO OESTE.
A numerosa família, hoje com 100 netos e cerca de 30 bisnetos, - conta Sayonara - foi descoberta graças ao trabalho realizado pelo projeto "Memorial Vivo", conduzido em Campo Grande pelo professor Júnior Liberato.
Residente no município de Campo Grande, região OESTE do RN, Francisco conta ter chegado aos 90 anos com grande vigor físico levando uma vida normal e sem algo de especial: Só fumou até os 50 anos, não bebe e se alimenta com feijão, arroz, batata e macaxeira.
Teve 17 filhos com a primeira mulher, Francisca, de quem ficou viúvo. Depois, conheceu Maria Francisca. Mais 17 filhos. A irmã dela - Ozelita - veio ajudar na criação da meninada e lhe deu mais 15 filhos. 
Por fim, a mãe das duas, também não resistiu ao charme do genro e lhe deu mais um filho.
As três só tem palavras de elogios para Cosme, de acordo com a reportagem de Sayonara:
- Ele nunca maltratou nenhuma de nós. Sempre cuidou bem dos filhos e nunca deixou faltar nada em casa.
CLIQUE AQUI para acessar a reportagem completa.

80% dos acidentes envolvem ciclistas em Mossoró

Esta notícia está na manchete de capa de O MOSSOROENSE neste domingo:
- Cresce o número de acidentes com motos - como dá pra ver na foto aí do lado.
Os dados foram divulgados pelo SAMU: De 1.744 acidentes de trânsito com vítimas registrados em Mossoró, nos seis primeiros meses deste ano, 1.395 - quedas, colisões, atropelamentos - envolveram motociclistas.
CLIQUE AQUI para acessar o site de O MOSSOROENSE.

Leia, também, dentro de instantes aqui no blog:
Morre em Mossoró filha do juiz aposentado e ex-deputado estadual Assis Amorim

Capa do NOVO JORNAL neste domingo

Compre o NOVO JORNAL nas bancas ou faça 
uma assinatura para recebê-lo em casa.
Telefone: (84) 3221-4554.
CLIQUE AQUI e acesse a capa do dia.

Ninguém fez a sena na Mega 1.314

A Quina, 122 cartões apostados acertaram. Cada um leva pouco mais de R$ 27.500; a quadra, saiu em 7.797 apostas. Cada uma leva R$ 615,03.
Eis as dezenas:
38 - 42 - 44 - 52 - 58 - 60.


Leia dentro de instantes aqui no blog:
Viúvo potiguar de 90 anos conta 52 filhos, inclusive com a cunhada e a sogra

Artigo de Paulo Afonso Linhares


MUITO ALÉM DO RAZOÁVEL

Paulo Afonso Linhares

            Muito tocante, posto que jocosa, a frase dita recentemente pelo mais do que centenário arquiteto Oscar Niemeyer, esse mito (ainda) vivo da civilização brasileira: "Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas, sim, de camburão". Tem razão o velho lutador das causas do povo brasileiro, pois é altíssimo o nível de degradação que atinge os altos escalões da República. Embora não goste de ser chamada de “faxineira”, de que não está a fazer tal “faxina ética” no ministério, a presidente Dilma parece não ter disposição de usar o belo jarro de flores como penico, nessa salada geral em que se transformou a política brasileira. E não para por ai. Algumas coisas que ocorrem neste país, na política, que são difíceis de acreditar.
            O mais grave é que a degradação política e ética não ocorre apenas no nível da elite, mas, encontra-se fundamente instalada no corpo da sociedade brasileira. Veja-se o exemplo da sociedade nordestina, sobretudo nas áreas mais remotas do sertão, cada vez mais permeável à invasão (do lixo) cultural que escorre tanto pelas telas das TVs quanto mesmo pela Internet. A banalização de certas práticas sociais e a tolerância com o crescimento do tráfico de drogas, impõem novos perfis às comunidades sertanejas onde hábitos seculares são abandonados, outros jazem mesclados com motivos alienígenas muitas vezes incompatíveis com a cultura e até mesmo com fatores ambientais da região semi-árida. Bem ilustrativo dessa inadequação é o caso daquela jovem senhora que, numa festa em que seu marido inauguraria um novo empreendimento lá estava ela a envergar pesado casaco de peles que era capaz de aquecer mesmo um esquimó no rigoroso inverno ártico, enquanto ali na festa a coluna de mercúrio do termômetro escalava o trigésimo grau da escala de Celsius.
            O colonialismo cultural do “sul maravilha” é mais que evidente. Com efeito, sob o influxo do processo de globalização padrões estéticos, culinários e até lingüísticos atropelam as tradições locais e “pasteurizam” o modo de ser dos povos da caatinga. E já não se ouve o bom baião de Gonzaga, de Dominguinhos, os experimentos musicais de um genial Sivuca, ou os xaxados de Marinês e de Jackson do Pandeiro. Esses sons tão nordestinos não passam de vagas lembranças em nossos ouvidos. E isto não é nenhuma crise de passadismo, mas, a constatação da perda de traços importantes de cultura sertaneja.
            Há práticas que iniciam sem que se saibam os porquês. Algumas chegam a ser hilárias, a exemplo dos carros de som que, em muitas cidades do interior nordestino, anunciam velórios. Hoje é comum vê-los a anunciar que “fulano faleceu às tantas horas e os parentes e amigos são convidados para o velório que está acontecendo em tal local e o sepultamento ocorrerá...” Incrível é como essa prática se generalizou, do mesmo modo como, nas dentaduras postiças que adornam os sorrisos sertanejos, brilham esses aparelhinhos metálicos que primitivamente serviam para correção ortodôntica. Bem, todo esse embananamento parece ter a mesma raiz do problema crucial, posto por Niemayer, de se querer usar como penicos bonitos jarros de flores. 

sábado, 27 de agosto de 2011

Leonardo sugere a grafiteiros de Natal que assumam o tapume da Arena das Dunas

Uma oportuna idéia acaba de ser lançada pelo ex-presidente do ABC, Leonardo Arruda.
A sua sugestão está colocada em sua página no microblog twitter.
Confira abaixo:
Para acessar o twitter de Leonardo Arruda CLIQUE AQUI.

Prefeitura de S. Gonçalo anuncia crescimento do PR

PR festeja novas filiações (Foto: Isaias Carlos)
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Gonçalo distribuiu e-mail neste sábado comunicando a filiação ao PR, partido do prefeito Jaime Calado, de 51 lideranças municipais.
Além do prefeito, também participaram da solenidade, realizada na Câmara Municipal, o presidente estadual do partido, deputado federal João Maia, o deputado estadual George Soares e o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto.
Segundo a nota da Secretaria de Comunicação, entre os novos filiados estão: Edson Bacurau, Lió, Clóvis Barbosa, Marizaldo Sena, Umila Moraes, Arlete Paiva, Riva Júnior, Francisco Siqueira, Valda Siqueira, tica da Água e Lira do Campo.
O e-mail transcreve as seguintes declarações de Edson Bacurau, do deputado João Maia e do prefeito Jaime Calado.
Edson Bacurau: "Foi muito difícil sair do PMDB que eu passei minha vida toda, mas agradeço por que aqui fui muito bem recebido. Estou chegando ao PR consciente de que vamos somar forças para reeleger Jaime, esse homem que está fazendo uma questão comprometida com a melhoria de São Gonçalo".
João Maia: "Estou aqui hoje satisfeito por que vejo em Jaime um gestor comprometido e de credibilidade. Isso mostra que o PR está contribuindo para o desenvolvimento deste município. No momento em que São Gonçalo recebe um aeroporto de grande porte o nosso partido recebe os novos filiados para somar".
Jaime Calado: "Nós temos um compromisso com a melhoria de São Gonçalo e cada conquista não é apenas minha, mas de todos nós. Digo aos novos filiados que vocês escolheram um partido de pessoas que pensam, planejam e fazem, e ainda mais, um partido de fé, esperança e amor".
A notícia das filiações ao PR foi distribuída pela Secretaria 
de Comunicação vinculando-as ao processo sucessório local em 2012