quinta-feira, 1 de junho de 2017

Tributo a Noel Rosa amanhã na UFRN. De graça!

Um "Tributo a Noel Rosa" será realizado amanhã, sexta-feira, dia 2 de junho, na Cooperativa Cultural da UFRN.
Será a partir das 11 horas, com entrada franca.
A programação é uma iniciativa dos professores Carlos Braga e João Paulo e terá a participação da cantora Bruna Hetzel e do violonista Everson Ferreira, executando canções do poeta da Vila.

HISTÓRICO
Noel Rosa viveu apenas 26 anos. Nascido em Vila Isabel no Rio de Janeiro, ele foi um dos compositores e cantores de samba que ampliaram e sofisticaram esse gênero como um dos mais importantes do cancioneiro do país. Ao lado de nomes como Ismael Silva, Rosa - rapaz pertencente à classe média - transitava entre o “asfalto” e o morro naquela época com muita personalidade. E foi no convívio desses dois lugares que nasceu o seu samba sofisticado e ao mesmo tempo de costume. Sambas esses que permanecem atualíssimos, fruto do fazer artístico. 
Há poucos dias, completaram-se 80 anos de sua morte. 

A vida foi curta mas a obra é vasta. Foram cerca de 250 canções escritas e compostas, até ele falecer em 4 de maio de 1937, acometido por tuberculose. De acordo com o professor Carlos Braga, Rosa possuía um talento inigualável. “Ele era um artista itinerante, vivia entre a cidade e o morro e acabou por fazer um samba novo. Muitas dessas canções até hoje atualíssimas”, explica ele, que será responsável por apresentar o artista e a história de suas canções, em pequenas explanações, entre uma música e outra dos artistas convidados para o Música na Livraria.

“Pra mim é uma honra e uma alegria ter aceito o convite do professor “JP” para participar desse projeto, por duas razões: retorno à UFRN para me apresentar e por se tratar de um artista como Noel Rosa, que influenciou e ainda vai influenciar tantas gerações de cantores e compositores”, disse Bruna Hetzel.

Algumas canções que serão apresentadas no Música na Livraria são: “Com que roupa” – a primeira composição que fez sucesso de Noel Rosa; “Conversa de botequim”; ““Palpite infeliz”; “Cor de Cinza”, “João Ninguém” e “Último desejo”, dentre outras. 

SERVIÇO:
MÚSICA NA LIVRARIA – TRIBUTO A NOEL ROSA
Dia: 2 de junho, sexta-feira
Hora: 11h
Local: Cooperativa Cultural Universitária – Centro de Convivência do Campus da UFRN
Entrada Franca
Com informações da Jornalista Sheyla Azevedo Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.