terça-feira, 28 de maio de 2019

Diante da questão do suicídio, a ponte é só um detalhe - diz Vivaldo Costa

A questão do suicídio é muito séria e para enfrentá-la será preciso muito mais do que ficar de plantão na ponte Newton Navarro - em Natal.
Essa afirmação foi feita nesta terça-feira, na sessão da Assembleia Legislativa, pelo deputado Vivaldo Costa.
O problema não afeta somente o Rio Grande do Norte - disse ele. "No mundo - acrescentou - são mais de 300 mil pessoas sofrendo de uma das principais causa do suicídio - a depressão.
- Não basta ir pra ponte a fim de impedir que as pessoas que buscam o suicídio consigam concretizá-lo - frisou o deputado.
Essas pessoas necessitam de tratamento, de acompanhamento, senão, não conseguindo seu objetivo na ponte, vão tentar executá-lo em outra parte, até usando o punho de uma rede em sua própria casa.
Segundo Vivaldo, antigamente se considerava que não se devia falar em suicídio em público, muito menos noticiá-lo, porque isso poderia despertar as pessoas para essa possibilidade.
Hoje, não. Encara-se a questão com mais realismo, optando-se por um trabalho de esclarecimento, de informação e de valorização da vida.
O deputado lembrou que, ele próprio, já promoveu duas audiências públicas para o debate dessa questão na Assembléia Legislativa, aqui em Natal. 
Agora, depois de haver constatado que mais de 50% das pessoas internadas aqui em Natal com doença mental são provenientes do Seridó, está defendendo que a Assembleia promova outra audiência pública sobre o tema. Desta vez, em junho, numa data a ser marcada, na Câmara Municipal de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.