sexta-feira, 31 de maio de 2019

Estoque de vacina contra a gripe no RN é limitado

A Secretaria estadual de saúde está publicando em seu portal na Internet uma nota confusa sobre a vacinação contra a gripe influenza para as pessoas não integrantes nos grupos de risco - gestantes, crianças, idosos, etc.
Na título, abre uma esperança ao afirmar textualmente:
- Vacina contra a influenza será oferecida para toda a população.
No entanto, no corpo da matéria afirma:
- A partir de segunda feira (03/06), por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a Influenza será distribuída para toda a população. Mas a Coordenação Estadual de Imunizações informa que serão oferecidas aquelas vacinas que não foram administradas nos grupos prioritários. “Não receberemos mais vacinas do Ministério da Saúde. Sendo assim, os municípios que atingiram suas metas praticamente não terão vacinas para oferecer aos demais, pois já fizeram o seu dever de casa que era de oferecer essa vacina aos grupos prioritários”, explicou Katiúcia Roseli, coordenadora de imunização da Sesap.

Falo eu: Pelo que estou entendendo, não há vacinas suficientes para atender ao restante da população. Vão utilizar somente as vacinas que sobraram da vacinação dos grupos de risco.
Para que não paire dúvidas, transcrevo a nota como foi distribuída pela Secretaria de Sáude.

Vacina contra a influenza será oferecida para toda a população
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 10 de abril com prazo de encerramento programado para hoje (31 de maio). A expectativa era de vacinar no mínimo 90% de uma população total de 972.875 pessoas apenas no Estado do Rio Grande do Norte.
Até o momento o Estado do Rio Grande do Norte vacinou 86,6% de sua população, ficando em 8º lugar no país em cobertura vacinal para Influenza. Dos 167 municípios, um total de 81 já atingiu a sua meta mínima para esta campanha.
Foram vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A partir de segunda feira (03/06), por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a Influenza será distribuída para toda a população. Mas a Coordenação Estadual de Imunizações informa que serão oferecidas aquelas vacinas que não foram administradas nos grupos prioritários. “Não receberemos mais vacinas do Ministério da Saúde. Sendo assim, os municípios que atingiram suas metas praticamente não terão vacinas para oferecer aos demais, pois já fizeram o seu dever de casa que era de oferecer essa vacina aos grupos prioritários”, explicou Katiúcia Roseli, coordenadora de imunização da Sesap.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). 

NECESSIDADE

Em recente pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Vivaldo Costa chamou a atenção para o número de pessoas que morreram aqui no RN por conta dessa gripe.
Pelo que falou, o número de casos ocorridos no Seridó é preocupante.
No mesmo pronunciamento destacou a importância da vacina, pois todos os casos de óbito registrados referem-se a pessoas que não conseguiram tomar a vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.