Uma apresentação será na Zona Norte; a outra no Campus da UFRN (Foto: Carlos Costa) |
Um Piano pela Estrada leva concertos de Arthur Moreira Lima por todo o país em caminhão-teatro de 45m² de cena.
O projeto tem aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura e conta com o patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Thyssenkrupp, Poupex, e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.
Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.
A equipe de Um Piano pela Estrada compõe-se de, além do próprio pianista, produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, quatro motoristas. A caravana inclui o caminhão teatro, caminhão de apoio, 01 microônibus, 01 van de carga e 02 carros que transportam a equipe.
O concerto tem cerca de 1h30min de duração.
No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
Nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do Governo do RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.