terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aberta a temporada de boatos na sucessão da UERN

Do professor da UERN, Carlos Alberto Nascimento de Andrade, recebi o e-mail que transcrevo na íntegra:

ELEIÇÃO PARA REITOR DA UERN

ESTAMOS NO 1º TURNO DA ELEIÇÃO: ETAPA DA DEFINIÇÃO DE CANDIDATURAS E ALIANÇAS POLÍTICAS

Esta é a etapa da temida definição de candidaturas e aliança política. Neste momento as redes organizadas armam os seguintes recursos que elas chamam de estratégia: intrigas; boataria; disseminação de discórdias e desconfianças no seio dos grupos; flagrante forjado como forma de manipular o sujeito; criação de dificuldades para se oferecer oportunidades de soluções, o que Noam Chomsky chama de “problema-reação-solução”. Clientelismo através de promessas de cargos futuros e trocas de favores. Além de tudo isso, vemos ainda a tática fascista da guerra psicológica, intimidação e amedrontamento.
EM TEMPO: este e-mail é um alerta para àqueles indivíduos que naturalizam o comportamento individual e coletivo, e pensam que qualquer outra explicação é mera “teoria da conspiração”. Quem tem facilidade de emprenhar os ouvidos, procure tampá-los com algum dispositivo, pois no momento temos boatos para todos os gostos: que candidatoy vai ser vice de candidato x; que candidato z é o candidato da governadora; que candidatof é o candidato da prefeita; que o candidato m é o candidato do grupo que perdeu as eleições para a prefeitura de Mossoró; que fulano vai ser candidato apenas para que beltrano não seja eleito etc. etc. etc.
Vamos fazer o que achamos que devemos fazer, procurem ser autônomos no pensamento. Utilizem essas boatarias apenas para balizar suas conclusões.
Tá feito o alerta. Vamos adiante: um passo atrás e dois adiante.

Carlos Alberto Nascimento de Andrade
PROFESSOR DA UERN

CACHORRO VELHO SÁBIO E ESCABREADO

Uma velha senhora foi para um safári na África e levou seu velho vira-lata com ela.

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido.

Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço.

O cachorro velho pensa:

- "Oh, oh"! Estou mesmo enrascado! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto.

Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador.

Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto:

- Cara, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.

- Caramba! Pensa o leopardo, essa foi por pouco! O velho vira-lata quase me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum...

E assim foi rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa:

- Aí tem coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz:

- "Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!".

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:

- E agora, o que é que eu posso fazer?

Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doídas não o levariam longe...), o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto, o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz:

- "Cadê o safado daquele macaco? Estou com fome! Eu o mandei buscar outro leopardo para mim!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários críticos sem identificação não serão aceitos.